quinta-feira, 11 de julho de 2013

Teorias nada convencionais de véspera de prova



Postagem de um APF Paulo Monteiro do concurso de 2012 que resolveu colaborar com este trabalho.

           A prova chegando, a aflição aumenta, e ninguém acaba sabendo o que fazer. Queremos estudar, queremos descansar, e na hora H o que fazer? Eu sei. Não sei se funciona com todo mundo, mas eu sei lidar relativamente com essa situação, e se servir de ajuda vão as dicas. Mas antes, quem sou eu pra poder dizer alguma coisa. Na verdade não sou ninguém importante, nem quero ser, mas consegui algumas aprovaçõezinhas por ai: Sou agente da PF, passei em 3º na prova da ABIN, e na época de vestibular tinha nota pra passar em medicina em universidade federal. Só passei nisso, mas também só fiz isso, não sou concurseiro, fiz apenas os que me sentiria feliz em trabalhar. Fiz também o concurso de agente 2009, e não passei por 7 questões. Ah eu nunca tinha estudado pra PF, apenas sentei e fiz a prova, sem nunca ter lido livro algum de direito. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

             Nosso cérebro é um musculozinho, valioso, e que deve ser muito bem tratado. Ele é parte do nosso corpo, mas tem uma autonomia que poucos acreditam na sua capacidade. Ele é como um atleta, e nós somos seus treinadores. Ele é nosso Neymarzinho. E todo atleta, antes da competição precisa de descanso. Viemos de meses, anos estudando com afinco, não são alguns dias que fazem a diferença. Quando corremos, e chegamos à linha final, não podemos parar de uma vez, precisamos ir desacelerando nosso coração, e assim é com nosso cérebro, precisamos ir diminuindo sua atividade gradativamente até o dia da prova. Na semana que antecede o dia D, diminua o ritmo de estudo, faça apenas revisões leves, vá diminuindo a pressão que você exerce sobre ele, vá poupando -o para a final do campeonato. Muitos podem ta falando, esse cara é louco, vou perder tempo de estudo logo na reta final. Não é perder tempo e cuidar do seu cérebro. Exemplo pessoal, nos meses que antecedem o vestibular, eu decidi sair de casa, parar de estudar e relaxar na praia. Passei 20 dias no mar, morava em Minas então lá não tem mar, voltei para as festas de fim de ano, voltei para a praia, passei mais 10 dias e fui fazer a prova, resultado: 2º lugar no meu curso, e nota para passar em Medicina, em universidade federal. Cada um conhece o seu corpo,e não proporia atitude tão ousada a todos, mas uma semaninha cuidando do seu neymarzinho não faz mal a ninguém.

             Importante, NADA de fazer aquele simulado casca grossa, estudar aquela matéria que você tem dificuldade. Agora é hora de confiança. De acreditar no que você sabe, mas eu não sei tudo? NINGUÉM SABE! Pode ter certeza disso. Ninguém enfrenta a Espanha num amistoso as vésperas da final. Quero mais é jogar contra o Uzbequistão e ganhar de 10 a 0. Isso é se enganar? Não. Isso é dar moral, dar confiança, te ajudar a confiar em você. Se você não confiar, você não vai passar! E tenha a certeza que não saberá tudo, mas sabe o suficiente, e isto basta.

             Ok, na última semana já dei uma diminuída no ritmo, chegou sexta-feira. GAME OVER. Agora meu caro, é fechar os livros, e confiar que eles só serão abertos por um colega seu, que os pedirá emprestado, pois você PASSOU. Hoje é dia de tomar uma cervejinha de leve num barzinho, nada de encher a cara, nada de mega baladas, só uma descontraçãozinha, alguns amigos. Nada de assunto prova! Acorde tarde, hoje é seu dia de se mumificar. Dia de não pensar em nada, ficar deitado no sofá, comidas leves, atividade cerebral próxima de 20% de sua capacidade, quanto menos é mais. Se possível, peça a sua mulher/namorada (o) para ter esse momento com você. Já fizeram tanto sacrifício, um dia a mais não faz diferença. Um sexozinho ajuda muito, nada de acrobacias, hoje é dia do básico e gostoso. Tente dormir cedo.

              Dia do prova, acorde tarde. Hoje o dia é seu. É o seu dia. Interiorize-se. Hoje é você e Deus. Comidas leves, nada de tomar ou comer o que não é acostumado, aquele energético que alguém te indicou. Hoje não é dia de testes, qualquer coisa somada a ansiedade natural pode resultar numa diarréia, e isso não será nada bom. Eu por exemplo faço dieta líquida. Só tomo guaraná e açaí. Guaraná além de ter grande quantidade de água, tem muito açúcar, dá animo e energia pra sustentar o corpo. O açaí tem energia, tem carboidratos de demorada absorção o que garante energia por mais tempo, e é repleto de minerais que ajudam na capacidade mental e memória. Por que não comer alimentos sólidos? Para concentrar todo metabolismo corporal na atividade cerebral. Esta dieta não é obrigatória, é apenas a que eu faço, e se quiser segui-la, experimente-a dias antes para ver se seu corpo se adapta. Mas recomendaria o guaraná a todos, acho bem mais eficiente que o próprio chocolate. E lógico, muita, muita água. Ela é o combustível do seu cérebro.

 Chegue cedo ao local de prova, evite qualquer tipo de contratempo. Relaxe ao máximo, poupe seu cérebro. Se for escutar música ponha algo leve, um regaezinho, ou coisa assim. Deixe o Slipknot pro dia do TAF. Momentos antes, tenha aquela conversa com Deus, que sabe de todo seu esforço, de toda sua dedicação, desabafe com ele. Agora é a hora: BRINQUE na sua prova. Ela não vai mudar a sua vida. Você sim! Pois agora é a hora que você tem que confiar em você. E isso não é tão simples. Na minha prova, não conseguia fazer as questões, me sentia confuso, indeciso, era a prova que poderia me dar acesso ao meu sonho. Sabia que não tinha ido bem em português e direito. Olhei pra mim, pro meu eu e disse: PAULO, QUE PORRA É ESSA? Tu veio até aqui pra fazer essa merda de prova? Vista a roupa preta nessa hora, acredite. Eu acreditei, daí pra frente eu gabaritei Raciocínio Lógico, Atualidades, Economia, Administração, Contabilidade e errei 1 em informática. Passei ai, passei porque sabia muito dessas matérias? Não. Passei porque confiei que ia fazer! Saber o conteúdo todos os senhores sabem, a questão é confiar!

           Vamos a termos práticos: Redação antes ou depois? Eu sempre faço depois. Além de as questões poderem dar uma ajudada, você já fez sua prova, tem o tempo restante toda pra redação. Acredite, ela é importante. Além disso, você desfoca um pouco sobre a prova, e pode voltar para refazer as questões com dúvida com a cabeça mais tranqüila após ter feito ela. Deixar ou não deixar em branco? Eu deixo o mínimo possível. Se você fizer apenas as que tem certeza, deixa um número grande de questões em branco, e pode apostar, você vai errar alguma que jurava que tinha acertado, ai menos pontos você vai fazer. Minha teoria é, tem 60% de certeza, marque. Marcando duas questões em que tenha 60% de certeza você terá 36% de acertar as duas e somar 2 pontos, e apenas 16% de errar as duas. Desta forma você tem o dobro de chances de ficar positivo. Marcando 10 dúvidas, acertando 6, você soma 2 pontos líquidos, o que é melhor que nenhum,caso deixasse em branco. E outra o Cespe é maluco, nem tente pensar, tem muito errado nessa matéria, muito certo nessa outra, É ASSIM MESMO. Aparecem vários errados juntos e vários certos também, não se confunda com isso.

            No mais é só relaxar! E lembrem do seguinte, 60% das pessoas que fazem esta prova sabem menos que eu, 25% sabem igual a você, mas estarei melhor preparado psicologicamente, 14% sabem mais que eu, mas vão ficar nervosos, e eu não. E eu estarei entre o 1% do top! Ta ai a importância da confiança. E lógico, não anote o gabarito. De que adianta saber quantos pontos fiz, quero é o resultado. Nunca anotei um gabarito, loucura? Prefiro chamar da tão falada confiança. E você, confia em você?


25 comentários:

  1. Boaaaa Paulo!!!

    Gostei da postagem irmão. Para quem não conhece o Paulo também é APF e conheceu o nosso blog por acaso. Pelo que observaram o cara é "vibrador" e compartilha da nossa loucura!!! Literalmente "rasgou o verbo" veio de carrinho voador tipo Júnior Baiano...

    Estou rindo até agora, muito bom...hehehe É isso aí, agora é partir pra dentro. Só podemos ir para frente.

    Só tenho a agradecer a sua colaboração me sinto honrado!!! Forte abraço e qualquer novidade basta enviar ao meu email que postarei na integra!!!

    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Não tenha duvidas que irei adotar essa estratégia.

    Muito boa...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional,

    Realmente a cabeça essa semana fica a 1000,
    Preciso relaxar, mas com tantas coisas que ainda não revisei.

    Vou diminuir até parar.
    e domingão estamos lá fortes para mais uma batalha.

    Valeu

    ResponderExcluir
  4. Cada um com a sua tá de guerrilha!!!

    É lógico que podemos encarar o colega como um "Galáctico" de curriculum invejável. Eu não tive toda esta base. Foi ralação mesmo na força. Anos de estrada... É gratificante saber que sou companheiro de trabalho de uma pessoa tão qualificada.

    Não importa quem você é ou quem você foi. Se a partir de agora se dedicar você chegará lá... Em algum momento o seu sonho se realizará basta acdreditar!

    abs

    ResponderExcluir
  5. muito bom o post alexandre. veio em otima hora. nessa semana e semana que vem eu estou pegando leve.so leitura basica de revisao mas nada de aprofundamento.nao adianta ser o superman. isso so piora. agora e ir de boa e o q tiver q ser sera. hj por exemplo. estava estudando arquivologia e direito adm orcamentario e teve um momento que parecia q o cerebro ja assimilava as paginas seguintes e so fazia sobrecarrega lo mais ainda. nao e facil brother. tive q dar uma relaxada na academia se nao eu teria um piripaque.
    otimo esse depoimento do paulo. se Deus quiser e com meu esforco quando passar tambem vou te mandar um email contando essa minha saga rumo a aprovacao. grande abraco!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente não é uma tática muito convencional..heheh

    Particularmente vou meter o pé até sexta, aí de leve e no sábado só relaxar. Mas cada um se adapta melhor a uma técnica.

    Como disse o futuro colega Paulo: confiança é tudo. Só não pode extrapolar (vide Anderson Silva). O importante é saber que essa prova é só mais uma, se não passar agora vai passar na próximo concurso. PF é órgão permanente gente.

    Show de bola o vídeo Alexandre, com certeza vou incluí-lo em meus vídeos motivacionais.

    Força e fé rapaziada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu concurso parei na quarta, quinta feira era só ver vídeos de motivação.

      Nesta postagem o vídeo conheci na ANP o professor apresentou na aula e adorei.

      Não faltarão oportunidades, mas dia 21 só vai dar a gente!!!

      abs

      Excluir
  7. alexandre. na investigacao pessoal depois q vc foi aprovado. os agentes da pf foram na sua casa ou falaram com seus vizinhos ou patentes? vc ficou sabendo de algum procedimento feito pela pf ou e bastante sigiloso? valew!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      tenha certeza que a PF vai na sua residência. Pode ser que você fique sabendo ou não. É bem simples o procedimento. No meu caso foram no vizinho e logo depois ligaram para minha esposa, pois o tel dela, estava na FIC. Em relação aos procedimentos sigilosos prefiro me omitir.

      obs: eu já estava na ANP

      abs

      Excluir
  8. Saiu a consulta ao local e horário da prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este local e horário vai mudara sua vida!!!

      Chegou a hora...

      Excluir
  9. O Blog como sempre de parabéns.

    Pois é, inusitada a teoria.
    Pra mim nao sei se daria certo. Vida inteira estudei nas vesperas, e muita coisa lembrei na hora da prova por causa disso. Então, não perco preciosos minutos por nada. Sei da minha capacidade e confiança, mas pra mim, aqueles ultimos minutinhos sao sagrados.
    Espero que funcione para muita gente isso. pra mim não, obrigado.

    Nesses dias, todo txto é bem vindo. Tudo que ajude a melhorar nossa moral.
    Avante PFs.

    A ANP nos espera. Grande abraço a todos.
    E como sempre, parabens Alexandre. Blog é sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal obstáculo da prova somos nós mesmos. Se você se conhece e sabe que estes minutos são preciosos não abra mão. Uma vez fiz um concurso e resolvi estudar na véspera até 17hs. Com 2 horas de prova meus olhos estavam cansados e não parava de lacrimejar, resultado, ferro!

      Aprendi com o erro. Vai um conselho: abra mão ao menos no sábado, ok?

      É a nossa hora Claudio...

      Excluir
    2. Pois é. Sabado eu não leio nada.
      Apenos assisto aulões que os professores e cursinhos dão. Acho interessante rever certos assuntos. Não me canso vendo video aulas. Agora lendo sim. Vejo as aulas e depois dou uma relaxada. Me sinto melhor assim. consciencia tranquila. Vou mais confiante na prova, pensando que tudo que pude fazer, eu fiz. Até o maximo!

      Grande abraço brother!

      Excluir
  10. Colega Alexandre, pelo visto teve gnte que gostou da teoria. Se pelo menos uma pessoa tiver gostado já vale. Como disse, E APENAS UMA TEORIA, e não serve para todos. hehehehe

    Bom que gostou, precisando de algo é só pedir..
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falei com um colega de Pacaraima hoje. Chegou ao RJ para jornada Mundial. Ele te conhece, famosa turma "K"...hehehe

      Exatamente, se servir de base para uma pessoa já valeu a pena. São visões e ideias. Basta cada um analisar e verificar o que serve ou não para cada um.

      abs

      Tamos junto.

      Excluir
  11. Paulo, show de bola cara! Com certeza ajudou muita gente. Não deixe de contribuir com mais histórias: sua luta no TAF; falar sobre essa tal de "turma k"; entre outras coisas.. Se com um PF esse blog está maneiro, imagine com 2 ??!!

    Grande abraço, em breve estaremos justos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, tdas as turmas acabam tendo suas peculiaridades, e nós eramos "irreverentes", mas a grande parte da turmas é bacana.
      Por enqto atençao e total na prova, mas vou ver com o alexandre se faço umas diquinahs de treino, e uma listinha de musicas pra motivar e estourar o ouvido da galera!!

      Excluir
  12. E já que o assunto é motivação: Alexandre, posta este vídeo por aqui.... http://www.youtube.com/watch?v=ET3d6vRmKfI

    Absolutamente indescritivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, valeu por compartilhar as dicas com a gente aí. Em breve seremos colegas (olha a confiança aí né?ahaha)

      Cara, tu falou que passou no concurso para ABIN. Antes de começar a estudar para a PF pensei em me dedicar para ABIN, mas achei meio incerto quando teria concurso, se seria só para algumas áreas de formação, etc. Pode falar um pouco de como foi o concurso que você fez, se exigia formação em determinada área, como se preparou, etc?

      Excluir
  13. Cara, era específico pra área, e minha área tinha apenas 1 vaga, fiquei em 3. Na verdade fico ate com vergonha de dizer, mas eu não estudei. Estudava pra PF ai falei, "a, vou fazer essa prova". Fui lá e fiz. E esqueci, deixei pra la. fui lembrar desta prova, alguns meses depois, qndo alguém do cespe me ligou e disse: seu exame médico é domingo, e você tem que tomar o horário de Brasília como referencia. isso era a quarta feira antes. A lista de exames é igual a da PF. Resultado: Eu consegui fazer todos os exames em APENAS 2 DIAS. Só não consegui entregar o resultado do toxicologico, mas fiz o toxicologico de urina como extra, entreguei, e depois entrei com recurso e passei. No fim não fui chamado, mas ficou uma lição: Quando se quer, se consegue! Nada é impossível, só não podemos sentar na calçada e chorar!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o vídeo, precisava ouvir isso...Alexandre e Paulo muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho,

      o objetivo deste Blog é este!!! Para ter noção o Paulo me mandou o mesmo vídeo que coloquei na postagem falando de motivação, sincronia pura!!!kkkk

      É importante observar o exemplo do Paulo no comentário acima. Os exames devem ser feitos de forma rápida para evitar imprevistos. Mesmo sendo o último da relação não dê bobeira.

      abs

      Excluir