terça-feira, 23 de julho de 2013

EU NÃO VIM ATE AQUI PRA DESISTIR AGORA



Texto APF Paulo Monteiro

               Essa hora é um momento muito difícil, demos nosso máximo, só nós sabemos o quão difícil foi fazer tudo que fizemos, chegar aonde chegamos. E quando olhamos aquele gabarito, vemos uma nota que não era a que sonhávamos. Ai pensamos inúmeras coisas, porque meu deus? Será se me esforcei ao máximo? Não deu pra mim. Fica pra próxima. Mas sinceramente, agora não é hora de nada disso.
             No momento só temos uma coisa: especulação! A nota não é oficial, não temos as anulações, não temos nada que não seja especulação. E esse o principal motivo deu adotar uma postura mais radical: só confiro no dia que sai a lista final. Ali sim, temos um resultado! Mas para você que conferiu, vamos lá, fez mais de 60 pontos, bom, acredite. Sei que temos PRF pela frente, mas é hora de treinar pro TAF. É muito triste ver alguém que passou na prova, fez algo muito difícil e ficou pelas próprias pernas. Se for pra morrer, que morra lutando, que morra tendo a consciência que fez tudo, que foi até o fim. E se na listagem eu tiver em 800, devo acreditar? Acredite sempre, tudo é possível. Nada é impossível, e quando não acontece é porque era o melhor. E nesse assunto posso dar um testemunho sobre a atitude de acreditar. Em 2010 prestei concurso pra ABIN, fiz sem esperanças, sem me dedicar muito, e afinal era 1 vaga no Brasil. Fiz, sentei, fiz uma prova relativamente boa, e voltei a minha vida. Deixei esse concurso pra trás, e como não confiro nada, acabei esquecendo por completo desta uma vaga. Dois meses depois, em uma quarta a tarde recebo uma ligação do Cespe, avisando que eu deveria levar em conta o horário de verão para a realização do exame médico. Mas que exame? Eu era o terceiro colocado no Brasil, só não sabia disso. Ah, e o exame era domingo, e já estávamos na quarta a tarde. A lista de exames é idêntica a da PF, somando-se um mapa cerebral digital. Resultado: Eu fiz TODOS os exames em 2 dias! Montei um aparato de guerra pra isso, minha mãe e madrasta passaram o dia no telefone ligando pra médico aqui, médico a colá. E eu, contando com a ajuda de amigos pra conseguir tal fato. Um taxista conhecido meu viajou comigo 200km, eu saí de Belo Horizonte para Itaúna, pois lá existia um médico que faria o tal mapa cerebral digital. E perguntando a ele quanto eu devia, ele disse: paga a gasolina e me da uma garrafa de uísque quando você tomar posse. Nessa mesma viagem, a secretária de tal médico me ligou toda estressada que ele já ia fechar o consultório, contei a história a ela, ela repassou ao médico, e escuto uma voz ao fundo dizer, “diga a ele pra vir tranqüilo, que vou esperá-lo”. O toxicológico eu fiz um semelhante de urina, fiz o com o fio de cabelo que é pedido, mas entreguei apenas o protocolo. Sábado, todos os exames em mão, descubro que por ter feito os exames numa clinica de check-up, pela agilidade, eles não dão laudo avaliativo, apenas parecer geral. Nesse momento sentei na calçada, chorei, olhei para o céu e disse bem alto, EU VOU CONSEGUIR ESSA %$%*#, EU NÃO VIM ATÉ AQUI PRA DESISTIR AGORA. Amizades, sabe aquele conhecido, do conhecido, do conhecido, que conhece um médico, então, numa tarde, tinha todos os laudos em mãos. Resultado final: passei após apresentar recurso e entregar o toxicológico.
            Depois disso sabe o que aconteceu? EU NÃO FUI CHAMADO. Ainda sou excedente. Mas sabe em que tudo isso me serviu, além de gastar tanto dinheiro? Serviu pra eu ter a certeza que fui até o fim, que dei tudo de mim, e que não fui chamado simplesmente porque não era o melhor pra mim! Hoje não troco o que tenho por ABIN nenhuma, consegui grandes amigos, moro numa cidade que estou curtindo, e durmo todas as noites com a certeza que fiz a minha parte! Não se entregue, não esmoreça, o melhor sempre acontece, basta você agir. O impossível está na cabeça de cada um!

44 comentários:

  1. Nem tenho mais elogios á fazer. Simplesmente fantasticos todos os seus posts.
    Realmente, esses gabaritos extraoficiais sao uma merda. Só servem para desmotivar. Acabei de conferir alguns, Alfacon com AEP com Aprova Concursos, meu Deus.. cada um fala uma coisa. hahaha Se eu pegar as respostas que me convem de cada, acho que faço uns 80 pontos.

    Então, o que resta é esperar até a noite. Tenho certeza que as 19 nao ficará viavel acessar o site do CESPE! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 80 tá dentro!!!

      Treinar Claudio, treinar... Dentro das vagas.

      Excluir
  2. Belo post! Desistir jamais, tem que dar o seu melhor, se for suficiente ótimo, se não for o negócio é corrigir os erros para a próxima. Só agora entendi a frase do Pareira "o gol é um detalhe".....kkk..acho que serve tbm para essa vida de concurseiro.

    Alexandre, tu viu a prova de redação? O que o pessoal comentou? Pergunto pelo fato que a hipótese apresentada na prova deve ser algo que acontece no trabalho da PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caso bem prático mesmo o descaminho. Muita gente errou no comentário. Ritmo de trabalho tá frenético aqui.

      Ob: esta postagem foi do APF Paulo

      abs

      Excluir
    2. Se for descaminho pelo menos está eu acertei. Também coloquei que cabia a instauração do IP e não praticava crime algum o escrivão. Será que tá certo?

      Excluir
    3. O pouco que ouvi sobre a redação. Descaminho, cabia prisão em flagrante.

      É um crime que cresce a cada dia mais. Muitos traficantes estão trocando o tráfico por este crime, tendo em vista, o elevado lucro e a pena ser bem menor.

      abs

      Excluir
  3. Caraca, cai 11 pontos no gabarito oficial, de 76 pra 65 líquidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta na briga tranquilo, aguarde o oficial.

      Estou aguardando uns amigos me passarem ideia do corte.

      Excluir
  4. Grande Alexandre. Meu nobre !!
    Respondi 105 e errei 20, resultado = 65 líquidos.
    Agora é aguardar com o coração e os treinos, o dia 12 de agosto pela possibilidade de correção da redação. Sei lá, fiquei meio triste, esperava ir melhor. Mas vamos ficar triste hoje e levantar a cabeça já a partir de amanhã. Uma coisa aprendi contigo já: Se não for desta vez, será na próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente se não for agora. Mas por outro lado já estaria treinando foi muito bem.

      Tô correndo para o trabalho novamente.

      fui

      Excluir
    2. Rapaz, 65. Tá de sacanagem. Tá chorando de barriga cheia!!!

      Falei com um aprovado de 2012 o cara fez 50. Disse que a prova estava estranha.

      Treino!!!

      Excluir
  5. Aos companheiros Unknown e Caverna, meus parabéns!!!!
    65 líquidas nessa prova, tá dentro!
    Infelizmente não foi minha vez! :(
    Mas, bola pra frente! Desanimar nunca, jamais!!!!
    E, Dreyfus (Unknown), treine, cara!!! Dessa vez, vai dar tudo certo! Estou torcendo por vocês, alias, por todos vocês!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo , muito obrigado, nem tinha prestado atenção q tava postando como Unknown, kkkk, vc foi bem não???
      Alexandre, tem ideia de quando será o concurso pra agente?????

      Excluir
    2. Floppes, parabéns por este espírito de equipe. Forte indícios segundo semestre do ano que vem. Torno a dizer: a fila vai andar a União está contratando muito. Quem não passar dará um grande passo na fila.

      Excluir
    3. Grande Alexandre!
      Sou assim mesmo, cara! Sempre na torcida por todos!
      Após 11 de agosto (prova da PRF), retorno aos estudos para Agente PF, já contando com próximo concurso!
      Dreyfus (Unknown) fui bem não, mermão! Arrisquei e minha estratégia não deu certo!
      Na torcida, cara!!!
      Abração!

      Excluir
    4. Unknown,

      Mantenha o ritmo que em breve terá mais. Ano que vem se Deus quiser novos Agentes serão formados é o que esperamos.

      abs

      Excluir
  6. Parabéns aos amigos que conseguiram esses excelentes resultados. Achei que iria melhor, mas desanimei quando vi a redação e não lembrava exatamente o crime, entre o contrabando e o descaminho. Mas as provas servem pra isso, tudo tem seu tempo. Errei uma de lógica, 1 de atualidade, informática difícil mas fui relativamente bem, arquivologia errei 2 apenas.. chutei muitas pela confiança que tive nessas matérias, mas minha nota foi lá pra baixo.
    Cespe é foda, aquela questão do marido e da mulher na entrada do imóvel.. os caras sabem como deixa na dúvida. Pelo gabarito preliminar eu acertei, mas que sacanagem...
    Vamos pra próxima, boa sorte aos amigos no taf.

    Alexandre, existem comentários de prova pra agente ano que vem, alguma especulação ai na PF? Inclusive vi há alguns dias uma solicitação de concurso em um site do governo, mas parecia parado naquele momento.

    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessidade de pessoal enorme, principalmente após os grandes eventos. Cespe é assim mesmo a prova vem diferenciada. Muita reclamação em relação ao nível de dificuldade.

      Independendo do aproveitamento vale como experiência.

      Vamos em frente...

      Excluir
  7. galera, perdi alguns pontos com o gabarito da Cespe, to com apenas 57 líquidos. Mas acho que ganho uns 4pts no minimo. Tem muitas questões com gabarito errado ali.

    se eu ganhar umas tres que errei talvez dê pra ter a discursiva corrigida. Mas preparação pra PRF começa amanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí mas teve uma boa nota ein... Não descarto suas chances não. Tenha os pés no chão, por outro lado, é necessário estar preparado para uma convocação.

      vamos ver.

      Excluir
  8. E agora, Alexandre? Fiz 65 pontos líquidos. Meio triste tb, não sei se dá p ir para o TAF.

    E, eventualmente indo para segunda fase, você sabe dizer se o grau de reprovação no TAF é grande de forma a propiciar que os candidatos que ficaram em classificações mais distantes tenham chances de serem chamados? Como foi no seu concurso?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Tarcísio Mello,
      cara, não desanime! Li sua pergunta ao Alexandre e, peço permissão para breve resposta.
      No concurso para Escrivão de 2009 foram 400 vagas. Classificados na Objetiva/Discursiva cerca de 1250 (3 vezes número de vagas, incluindo até o último que obteve aquela nota do corte). Foram para academia (ANP) cerca de 356. Ou seja, menos do que o número de vagas. Muitas reprovações no TAF, além de saúde e psicoteste.
      Já os concursos de Agente, sempre sobram excedentes, tanto 2009 quanto 2012. Acho que é a galera que treina mais. Talvez!!!
      Mas, por isso, treine! Treine bastante!!!
      Abração e boa sorte!

      Excluir
    2. No meu concurso, como sempre,aproximadamente 30% de reprovação no TAF já é característico do Cespe, por isso, treinem.

      Já sofreram até agora. Treinei pesado mesmo sem saber se seria chamado. De 58 pulei para 64 e o corte foi 62, mas na redação pilei para posição 600 e pouquinho. Pela estatística de reprovações sabia que bastava fazer a minha parte.

      ao final deu certo!!!

      Excluir
    3. Valeu, Alexandre. Muito obrigado Flopess! Tô nadando, correndo e na academia! Sem parar. Se for pra perder, que seja lutando, até o fim, até a última gota de suor, como bem ensinou Jorge Amado dos Ilhéus: "Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível". Força e fé, senhores!!

      Excluir
    4. É isso aí, companheiro Tarcísio Mello! Estou na torcida!
      Mesmo não tendo chance devido a pontuação baixa, acabei de enviar uma interposição de recurso contra uma questão. Quem sabe mais uns pontinhos para você e os outros.

      Na minha prova foi a questão de número 98: "Nos crimes de responsabilidade, o Presidente da República ficará suspenso de suas funções após a instauração do processo pelo Senado Federal". Isso à luz do disposto na CF, como pede a questão. Pois bem, no Gabarito do CESPE consta como Errada!!!! Só que está Certa!!! Veja Art. 86, § 1º, Inciso II da CF/88!

      Se proceder, já somam mais 2 pontinhos (1 pela questão estar correta, e outro recuperado por perda).

      Abração!!!!

      Excluir
  9. pois e galera. nao deu. com esse gabarito oficial minha nota caiu muito. sem chances. a cespe e muito subjetiva. arrisquei muito.gora e estudar prf.
    alexandre. tenta fazer um post sobre algum aprovado da prf do ultimo concurso. vagas. nota de corte etc...
    boa sorte a todos e fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho muito contato com PRF, mas vou tentar. Já pouco tempo estava trabalhando com eles.

      Vou ver o que consigo. Está bem de cabeça André, parabéns.

      Vamos com tudo para próxima oportunidade.

      abs

      Excluir
  10. 65 liquido??? parabéns!!!! Pelo que estou ouvindo o comentário está na briga!!! Floppes foi perfeito. Ouvi poucas pessoas com notas iguais a sua. Rapaz, fiz contato com 2 amigos do RJ e não consegui falar. pela galera do simulado acho que teremos uma boa noção, pelo menos, eu acredito em uma posição.

    Prova difícil, complicada.

    Espero ter novidades hoje.

    Perguntaram sobre concurso Agente. Fortes indícios ano que vem. Após a Copa muitas aposentadorias confirmadas!!!

    abs

    ResponderExcluir
  11. Para mim não deu, fiz apenas 43 mas sigo na luta. Para quem está no jogo parabéns e siga firme na pegada do macaco loko! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí força. Minha esposa fez 40 e continua estudando. cada um tem seu tempo.

      abs

      Excluir
    2. E isso Alexandre! Desistir jamais, seguimos na luta. Estou me preparando para PRF e depois vai ter um bom aqui para SP que é o Detran. Vamo pra cima.
      Abraço

      Excluir
  12. Quem tem no preliminar mais de 60 tem chances. Aos dois que tiraram 65 no preliminar treinem meus caras! Vcs devem ganhar alguma anulação, e não vejo o corte muito acima do que foi no ano passado. E mesmo quem ficar fora das vagas, vi gnt que tava em 800 e poucos na primeira lista entrar na academia, esses os que sei. E olha que a galera de agente treina mais... abraços e força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. texto bom PACARAIMA!!!!!!!!!!!..rsrs. Quanto ao corte fala assim não Paulo..rsrs, pois fiquei com 57 e estou na esperança. Em 2012 estava com 58 e depois subi para 68 e 12,60 na redação, classificando-me em 380. Tudo é possível.

      Abçs e quando vir à Boa Vista traz um pirulim para mim..rs

      Excluir
    2. Poxa companheira Ana Cláudia,
      fico muito feliz por você ter se dado bem em mais uma prova da PF!
      Sua nota foi boa sim! Você e o Unknown são muito bons, muito bem preparados. Não é para todo mundo passar duas vezes em um concurso difícil e, sem contar, pelo CESPE!!! Meus parabéns!!!

      Treine, guerreira!!!
      Desta vez vocês passarão no TAF, estou na torcida!!!
      Deus os abençoe!!!
      Abração!!!

      Excluir
    3. Ana, tô nessa situação também: 59 e com esperança! hehe Ano passado eu dei azar nos recursos: de 62 pulei só para 64. Resultado: no final de tudo, estava como excedente. Espero que os recursos me ajudem esse ano.

      Excluir
    4. Ana Claudia quem sou eu pra dizer pra nao ter esperanças. Se for pra ser será, terá errado as anuladas e pronto. So digo uma coisa: treinem! E triste ver pessoas ficando no TAF

      Excluir
    5. Verdade, Paulo. Reprovar no TAF não é só triste como doído, fiquei no salto, e só eu e Deus sabemos como dói. Continuo treinando, se não for dessa vez pelo menos chegarei mais preparada no de Agente.

      Excluir
  13. Obrigado a todos que escreveram. Estou com 65 e treinando para o TAF, caso este venha. Fiquei triste porque a gente se mata e quer o melhor mesmo, e quando vê certos erros que caímos na prova mesmo sabendo da questão, fica fulo da vida! PQP, caí em cada coisa besta, como posse por procuração, deportação para um país que aceite. Humpf!!! Mas vamos continuar com fé. Agora é aguardar dia 12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caverna, meu chapa, sei como você está se sentindo! Também fiquei "P da vida" quando vi que errei coisas bobas. E olha que eu sempre digo pra mim mesmo antes das provas que prestarei toda atenção nas questões, lerei e re-lerei direitinho antes de marcar. Daí vem a impulsão, a autoconfiança e pronto, lascou-se!!!!
      Não prestei atenção naquela questão de prisão sobre "...informar em até 24 horas..." Caraca!!! EU SABIA DISSO, o certo é "imediatamente"!! Putz!!!
      Outra, aquela do Suprimento de Fundos, algo me dizia todo o tempo (forte intuição), dias antes da prova, que iria cair sobre isso. Li tudo sobre isso, e olha que trabalho na área. Mas na hora da prova, a impulsão e ansiedade me fez não perceber que a palavra "prescinde" se referia ao Suprimento de Fundos e não ao Empenho. Pois EU SEI que o Empenho é feito antes.
      Mas a vida é assim! Paciência!
      Boa sorte, companheiro!
      Abração!

      Excluir
    2. Caverna,

      Com esta nota, estará entre os duzentos, se fez boa redação!!! Também fiquei super triste, estudava para fazer uns 80 líquidos, meu problema maior foi Lingua Portuguesa, na hora de passar para o gabarito revisei e troquei a resposta, Informática e Raciocínio Lógico respondi e depois coloquei sem resposta, iria acertar. O lado positivo de tudo isso é que aprendemos para os próximos concursos.


      Treine e boa sorte!!!
      Ana

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Flopess,

    Obrigada pelas palavras de incentivo. Espero que você esteja certo e que eu realmente consiga. Boa sorte a você também!!! Continuemos estudando.

    Alexadre,

    Parabéns pelo espaço!!! Que Deus te abençoe sempre! Abçs.

    Ana

    ResponderExcluir
  16. Danilo, tenhamos FÉ. Tudo é possível! E eu acredito no impossível, se me disseres que tenho apenas 1% de chance, agarro-me nele.

    Abçs

    Ana

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, tem que ter muita fé sim! Eu to com 53 e to com esperança, pois algumas questões são bem controversas!

    Acredito no seguinte:

    50 até 65 -> expectativa pro dia 12 (muita coisa pode mudar)

    65 pra cima -> dentro da discursiva com certeza (rumo ao taf)

    ResponderExcluir