domingo, 28 de julho de 2013

Grupo de Pronta Intervenção "GPI"

GRUPO DE INTERVENÇÃO TÁTICA

Enquanto não sai o gabarito definitivo estou falando um pouco dos grupos especiais. Em breve falarei do COT e CAOP. Qualquer sugestão de postagem basta dizer. Vamos continuar os treinos... Estudaram muito com este objetivo de "ao menos" ter a possibilidade de serem convocados. Este momento é muito especial. Não se esqueçam que a reprovação do TAF para escrivães supera o índice de Agentes.

Visando fortalecer a atuação da Polícia Federal nos Estados foi Criado o Grupo de Pronta Intervenção "GPI". O objetivo seria dar uma resposta mais rápida aos delitos locais que necessitem de uma estratégia mais enérgica. Muito interessante para as pessoas que gostam de ação, mas estão com a família, pois para fazer parte do COT necessariamente o Servidor é lotado em Brasília. Portanto, quem gosta de ação e pretende levar a família é possível "sim" ser mais operacional onde estiver lotado.

Apesar de ser bastante eficaz o grupo está sendo bastante prejudicado. Não existe um treinamento permanente para os seus ocupantes e nem tão pouco um setor específico. Simplesmente, desempenham suas funções normalmente na Delegacia em seus setores de origem e caso ocorra necessidade são acionados. Após a  greve no DPF o grupo perdeu bastante "força" e muitos policiais deixaram de fazer parte do mesmo.

Segue matéria do jornal correio do Povo Porto Alegre Setembro 2011:

O Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal no Estado completou dois anos no dia 31. A unidade foi criada para atuar em ações de risco diferenciado nas quais sejam necessárias técnicas e táticas especiais. Com aumento da criminalidade e a proximidade de grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Brasil, o aperfeiçoamento e o treinamento do efetivo é intensificado.


Atualmente, o GPI tem 17 policiais federais treinados em um rigoroso curso de técnicas de intervenção, ministrado em Brasília pelo Comando de Operações Táticas da PF. Nos quase dois meses de treinamento, os policiais foram submetidos a aulas de entradas táticas, defesa pessoal e patrulha urbana e rural. Conforme a Polícia Federal, o GPI está apto a realizar, por exemplo, tomada e ocupação de edificações, ingresso em favelas, controle de distúrbio civil e operações embarcadas, entre outras. Os policiais são acionados sempre que houver risco ou necessidade especial no cumprimento de missões até fora do RS. Em novembro de 2010, a unidade participou da retomada do Complexo do Alemão, no Rio. Em fevereiro deste ano, o GPI atuou no Complexo de São Carlos, também no Rio.


84 comentários:

  1. Grande Alexandre!
    Mermão, mais um post "massa"! Gostei muito do vídeo!
    Vlw!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é para galera que gosta de adrenalina!!!

      Na PF existe espeço para todos.

      ABS

      Excluir
    2. Oi melheres podem entrar no GPI ?

      Excluir
    3. Oi melheres podem entrar no GPI ?

      Excluir
  2. Nobre Alexandre !! Não esquece de um post sobre o canil também ! Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar achar algo sobre o assunto.

      Deixa comigo.

      Valeu.

      Excluir
  3. Aeeee... tempos que eu queria ver um post sobre o GPI... Fantastico.
    Agora me diz, como faz para entrar? é do mesmo jeito que para o COT? Faz um curso antes?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um recrutamento e o curso de formação na ANP.

      Não sei muito sobre o assunto, mas não é nada pesado. O objetivo do curso é capacitar o profissional de forma técnica. Ideal para quem vai levar a família junto.

      abs

      Excluir
  4. Valeu Alexandre!! Depois, se for possível, eu gostaria de ver algo sobre os trabalhos periciais.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayarinha,

      aqui quem manda são vocês... Vou postar sobre o melhor cargo do DPF.

      abs

      Excluir
  5. Tem idade para fazer parte do GPI??? E quais são os teste para entrar na equipe???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagno, negativo quanto a idade. Abre o curso e os interessados fazem a inscrição. Em Brasília rola um curso, não sei a duração, e ao final os aprovados montam o grupamento. É bem mais tranquilo que o COT e CAOP, pois objetiva passar técnica É lógico que rola um Gás...kkkk

      Obs: Não existem em todos os Estados.

      abs

      Excluir
    2. TKS. Sonho um dia fazer parte da PF e ser um desses operacionais.

      Excluir
  6. Faço parte do GPI e vou fazer alguns esclarecimentos: O GPI existem apenas em algumas Superintendências, apesar de com a proximidade dos grandes eventos o números de GPIs aumentou. Existem normativos internos que disciplinam o ingresso, a atuação, dentre outros. Para ingresso no GPI é necessário realizar teste físico na Superintendência de origem (teste que será reaplicado pelo COT), passar por entrevista para verificar se o policial tem o perfil para ingressar no grupo, e por fim, o curso de Técnicas de Intervenções - CTI ministrado pelo COT em Brasília. O curso é ministrado das dependências do COT, ANP e ambientes externos. Em relação a "voga" do curso, posso dizer que não é tão fácil quanto se imagina. No meu curso teve aluno cortado por insuficiência técnica, psicológica, lesão física (essa última acontece bastante. Eu por exemplo, ainda estou com duas lesões nos dedões dos dois pés. E já tem um tempo que terminei o curso. Teve aluno com nariz quebrado). Então rola sim um estresse no curso, muita pagação, o ritmo é acelerado. Claro que em comparativo com o Curso de Operações, poderíamos dizer que o curso, claro, é mais tranquilo. Mas não é um curso "Lá Lá lá".

    Depois de terminado o curso, que pode ter policiais de vários estados ao mesmo tempo, cada policial volta para sua origem e compõe o GPI de seu estado, podendo ser acionado a qualquer momento para situações em qualquer lugar do Brasil, grande parte delas em conjunto com o COT. Em relação a rotina de treinamento,temos dois dias por semana para treinar. Esse treinamento é comandado pelo próprio GPI que mantém a doutrina aprendida no COT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leandro, como você faz parte do GPI talvez consiga tirar essa minha dúvida, qual grupo da POLÍCIA FEDERAL é responsável por investigar e combater o terrorismo?
      desde já, grato!

      Excluir
    2. Divisão Antiterrorismo, sediada em Brasília.

      https://www.google.com.br/search?q=DAT+policia+federal&rlz=1C1AOHY_pt-BRBR712BR712&oq=DAT+policia+federal&aqs=chrome..69i57j69i60j0l2j69i60l2.2506j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#q=deivis%C3%A3o+antiterrorismo+policia+federal

      Excluir
  7. Eu gostaria de saber se mulher pode ingressar no COT e no GPI, ou é apenas para homens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode entrar mulher sim, o problema é que elas não querem. O COT até hoje só teve 1 mulher, que se formou em 2006 e hoje é delegada (mas já saiu do COT faz tempo).

      Excluir
  8. Lesley,

    não tem discriminação pode ser tanto homo como mulher. O treinamento é o mesmo.

    abs

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Podem sim. Todos os cargos policiais podem (APF, DPF, PCF, EPF, PPF)

      Excluir
  10. Boa tarde. Precisa ser policial pra fazer parte do GPI? Ou um civil pode ingressar direto ?

    ResponderExcluir
  11. Precisa ser policial federal (qualquer cargo).

    ResponderExcluir
  12. Aí homi, qual seria a função do perito no GPI?
    Operacional e interno, só Operacional ou mais interno do que Operacional?
    Como Fica?

    ResponderExcluir
  13. Olá, queria saber a carga horária e o tempo de serviço do GPI e se quem cumpre o tempo de serviço de 5 anos do COT pode logo após, ingressar no GPI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Na Polícia Federal a carga horária padrão são 35 horas semanais, sendo que o policial é obrigado a fazer 1h de atividade física todos os dias (não me pergunte se todos fazem nem se é fiscalizado). Entretanto, em geral quem faz parte do GPI acumula suas funções normais (por exemplo, se for escrivão, vai acumular seus inquéritos policiais com as funções do GPI) e também rolam as viagens e treinamentos... enfim, se a pessoa está muito preocupada com carga horária, saiba que o GPI é uma responsabilidade A MAIS, então tem que considerar isso antes de entrar.

      2.0 Para ser do GPI não necessariamente precisa ter o curso CTI (Curso de Técnicas de Intervenção, ministrado pelo COT em Brasília com duração aproximada de 60 dias). Alguns integrantes fizeram outros cursos, ou tem alguma experiência vinda de outras forças ou simplesmente tem o perfil desejado e podem fazer parte. Mas, caso façam parte do GPI tem ter feito o curso, eles ficam esperando aparecer oportunidade de fazer esse curso (isso porque abrem algumas turmas por ano e nem sempre é possível contemplar todos os interessados de uma vez).

      2.1 Caso o candidato faça o curso CTI ele é obrigado a ficar à disposição do GPI daquela lotação por algum tempo (não me lembro de são 2 ou 3 anos). Destaco que essa obrigação não impede de você ser removido em caso de concurso de remoção.

      3. Quem fez parte do COT, caso depois vá para outra lotação ONDE TENHA GPI pode fazer parte do GPI sim, caso tenha vaga e seja de interesse daquela lotação.

      3. Recomendo este blog http://novopolicial.blogspot.com/

      Excluir
  14. 1. SC tem as seguintes lotações
    Florianópolis
    Itajaí
    Joinville
    Criciúma
    Dionísio Cerqueira
    Chapecó
    Lages´
    É bem complicado ir para lá, eu diria pelo menos 8 anos em uma lotação 4 para ter boas chances de ir pra alguma dessas.

    2. Quanto a participar do GPI depende basicamente de:
    - Se o GPI tem interesse em ter você como integrante;
    - Se o seu chefe vai deixar você participar;

    No comentário abaixo falei mais algumas coisas sobre o GPI, depois dê uma olhada.

    Recomendo o blog: http://novopolicial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Queria saber se para ser do GPI, precisa do prazo de 1 ano de exercicio como policial Federal para se voluntariar ou se após a conclusao na academia de formação,poderia me volumtariar para ingressar no GPI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário tempo mínimo de polícia para pertencer ao GPI.

      Excluir
  16. E queria saber tambem se possivel, os estados de atuação do GPI após a conclusão do curso e se escolhe onde pode ser lotado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos Estados da federação tem GPI. Outra coisa importante de se mencionar é que o GPI é algo discricionário do Superintendente Regional (que é o gestor de cada superintendência). Se ele achar que não deve ter, ele não cria ou pode desfazer o grupo se já existente.
      Para saber os Estados onde tem GPI recomendo que adquira o livro GOLF PAPA ÍNDIA, escrito por policiais federais que inclusive são ex-integrantes do COT.
      https://www.useblackeagle.com.br/livro-golf-papa-india

      Em relação a escolher a lotação... veja bem, você vai ser do GPI do estado onde você já é lotado! Se você for lotado no Amazonas e fizer o CTI, você será parte do GPI Amazonas!
      Claro que, em caso de remoção (concurso de remoção, motivo de saúde, peixad... ops...), você PODE TALVEZ fazer parte do GPI do Estado para onde você está indo.
      Mas pela sua mensagem ficou parecendo que você acha que vai fazer o curso CTI e depois vai escolher o estado pra onde vai.. negativo! Espero que tenha ficado claro.

      Excluir
  17. Boa noite, queria saber como é para se voluntariar para o GIP, logo após sair da ANP e ser lotado, devo me dirigir para Superintendencia e me voluntariar? Tenho essa curiosidade de como funciona o passo a passo, se possivel me tira essa duvida!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Quando você chegar na lotação, procure os policiais do GPI e mostre seu interesse, seja curioso em relação ao que eles fazem. Eles devem te explicar como funciona e começar a te observar (mesmo sem você saber). Se você estiver em uma delegacia - em vez de superintendência - talvez tenha um ou dois policiais do GPI lá, então se possível tente trabalhar com eles em cumprimento de mandados, fazer parte dos treinamentos, etc;

      2. Você é um novato e ninguém sabe nada sobre você, então você precisa ser notado POSITIVAMENTE. Seja um bom policial. Atenção ao detalhe, iniciativa, excelente preparo físico, capacidade de trabalhar em equipe.

      2.1 Tão importante quanto ser notado positivamente é não fazer m... Nada de dirigir bêbado, dar tiro em via pública, procurar confusão, não cumprir compromissos - isso inclui ser pontual - MUITO CUIDADO COM EXPOSIÇÃO EM REDE SOCIAL (está uma febre hoje em dia, muita gente se expondo e alguns falando besteira em rede social. Não entendo isso, policial federal geralmente trabalha com investigação e estes não deveria mostrar a cara em rede social)

      3. Ofereça ajuda, tente participar dos treinamentos QUE FOREM PERMITIDOS com o GPI (artes marciais, coisas assim) Tente fazer amizade com os caras. Por mais competente que um policial seja, se não souber se relacionar não vai conseguir fazer parte de um grupo desses. AMIZADE E RELACIONAMENTO NA POLÍCIA FEDERAL É TUDO.

      4. Fazendo os passos acima, eles podem se interessar em ter você como membro do GPI e, como já falei, não precisa fazer o curso para fazer parte do GPI. Se os GPIanos te quiserem no grupo e sua chefia imediate e o SR permitirem, você poderá fazer parte. Aí é aguardar abrir o curso CTI (em geral abre 1 ou 2x por ano) e surgir vaga para sua lotação. Quando aparecer o curso, você faz.

      Resumindo, seja um bom policial, não faça besteira e seja voluntário. Ah, e tenha paciência, na Polícia Federal nem sempre as coisas ocorrem na velocidade que queremos.

      Excluir
    2. Obrigado me esclareceu todas as duvidas sobre esse assunto👍👏👏

      Excluir
  18. Bom dia, queria saber se você pode me tirar uma duvida sobre as lotações do GIP e Do COT, eu vi em algumas paginas policias que explicam que quem gosta de ação e esta com a familia é bom fazer parte do GPI, porque o servidor que quer fazer parte do COT fica lotado em Brasília,queria saber se o servidor é obrigado a se isolar da familia para ficar de forma ininterrupta na sede em Brasília ou funciona do mesmo jeito do GPI, sendo que sua lotação fica permanente em Brasília? Poderia me tirar essa dúvida, porfavor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lotação permanente em Brasília, enquanto fizer parte do COT. Não tem isso de se isolar da família, você leva sua família para Brasília, da mesma forma que levou pra Tabatinga, hehee (se essa for sua lotação inicial).
      Em relação ao GPI, você fica lotado na sua lotação mesmo, seja ela capital ou interior. Se você estiver no interior e o GPI na capital precisar, você vai para lá dar apoio.

      Excluir
  19. E aproveitando o assunto sobre o COT, queria saber também se no processo em que o servidor passa na primeira fase do curso de duração de 18 semanas e vai para a segunda fase que é quando ele passa cerca de mais de 1 ano sendo avaliado nos demais biomas do país, se essa avaliação é ininterrupta, sem poder voltar para rever a familia, ou se há intervalos entre esse periodo, poderia me tirar essa dúvida também porfavor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso dura 20 semanas. Essa segunda fase é como um estágio probatório, você trabalha normalmente mas fica sendo avaliado. Não tem isso de passar um ano longe de casa não. A maioria das viagens dura alguns dias, às vezes tem coisa de 1 mês ou 2, mas um ano longe de casa, não.

      Excluir
  20. Bom dia, tenho 1,65 de altura (sou homem), consigo entrar para o cot ou gpi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não há restrição de altura para entrar nesses grupos. Tive um instrutor que era do COT não sei nem se tinha 1,60, rs.
      Bons estudos e boa sorte. E mantenha o físico em dia. Faça academia, corra e nade.

      Excluir
  21. Boa noite, eu queria saber quanto tempo um agente fica sendo do COT? Caso ele passe no curso de formação do comando de operações taticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica o tempo que ele quiser, pode passar a vida toda lá, enquanto estiver fazendo um bom trabalho. O período MÍNIMO para ficar é 4 anos. Claro que se estiver dando muito trabalho, podem te botar pra fora antes disso.

      Excluir
  22. Boa noite, me tira uma dúvida sobre, por exemplo o servidor é um delegado federal e quer fazer o curso do COT e consegue entrar para o mesmo, logo após ele concluir o periodo no grupo COT, ele volta a ser delegado federal normalmente onde foi lotado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1ª coisa: O delegado que passar no COT sempre vai ser delegado. Há muito tempo, por exemplo, o COT é Coordenado por um delegado.

      Quando à sua pergunta, a regra atual é que, após 5 anos de COT, o operador pode escolher entre 3 opções de lotação e a Administração manda ele pra onde ela achar mais conveniente.
      Boa sorte e vá treinando a carcaça...

      Excluir
  23. Boa tarde, poderia me tirar umas dúvidas, existe o GPI no estado do Ceará? e também porque muitos blogs comentam sobre a lotação para o nordeste ser um pouco difícil de ser lotada, não entendo. Não é sempre que tem vagas por lá é? Poderia me tirar essas dúvidas? Porfavor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      1. Sim, existe GPI no Ceará. Na grande maioria dos estados tem GPI.
      2. É difícil conseguir ir para o Nordeste porque muita gente quer ir para lá (seja porque nasceu no nordeste ou porque quer morar lá mesmo, praia, sol, etc). As cidades mais difíceis de conseguir são Fortaleza, Natal, João Pessoa, Aracaju, Maceió e Recife. Conseguir ir para uma dessas PELAS VIAS NORMAIS (concurso de remoção) com menos de 8 anos de polícia é complicado. Ir para outras lotações no nordeste é MENOS difícil. Maranhão, especialmente São Luís e Imperatriz não é difícil, às vezes abre vaga na ANP.
      Para delegado às vezes abrem vagas excelentes também, devido ao baixo efetivo.
      Quando falo VIAS NORMAIS me refiro a concurso de remoção. Existem outras maneiras de remover. Não vou comentar remoções via judicial, pq no judiciário o cara pede o que quer e a justiça por dar ou não
      - remoção por motivo de saúde sua ou de alguém da família (começa como sendo remoção provisória e depois de um tempo se a situação persistir, você é removido em definitivo. Caso a situação não persistam você precisa voltar. Caso inspirado em fatos reais: policial removido para outra cidade para fazer um tratamento de saúde de seu filho, pois na lotação original não tinha um bom sistema de saúde. O filho faleceu antes da remoção virar definitiva, o policial tem que voltar pra lotação original);
      - permuta (você troca de lotação com outro policial)
      - remoção de ofício (geralmente funciona assim: vc foi de missão para um lugar e a pessoa lá gostou do seu trabalho e quer q vc vá para lá em definitivo. Aí essa pessoa fala com o chefe dela e tal, que vai falar com o Superintendente/SR do seu estado. às vezes o superintendente não te libera e fica por isso mesmo, às vezes libera e às vezes não libera mais em Brasília tem alguém q tem mais poder e você é removido mesmo assim. Muitas vezes, até isso acontecer, você fica de missão "ad eternum" num local. Tem gente que passa ANOS de missão, ganhando diária, e só termina a missão quando a remoção sai.)
      - recrutamente. Unidades policiais (geralmente em Brasília) estão precisando de servidores e fazem recrutamento. às vezes esses recrutamentos exigem algumas habilidades específicas (como conhecimentos de contratos, informática, etc). Geralmente precisa da autorização da chefia.

      Por fim, na PF uma vez removido em definitivo para uma lotação, você só sai dela se quiser.

      Excluir
    2. desculpem os erros de digitação aí, estava respondendo apressadamente.

      Excluir
  24. Boa noite, me tira umas duvidas sobre o delegado federal que entrar no COT ele desempenha as mesmas funções dos grupos de assalto ou os sniper's ou ele fica na função de delegado, coordenando como ja fazia na sua lotação, sendo que agora no COT ?.
    E também queria saber se por exemplo Sou Delegado Lotado em Fortaleza- ce e consigo passar para o COT, fico o periodo minimo de 5 anos por la,depois disso volto a ser delegado na minha lotação de origem ou vou para outra lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta muito parecida foi respondida já (seria a mesma pessoa perguntando?), mas vamos lá.

      Se um delegado entrar no COT, ele será lotado no COT em Brasília e será um operador. Para ser sniper, tem que ser aprovado em curso específico promovido pelo próprio COT. Claro que com o tempo de COT, ele pode chegar a ser chefe de equipe e ocupar funções de comando.

      Se você é delegado lotado em Fortaleza e passa para o COT (já digo que isso é algo muito improvável de acontecer, porque quem consegue ir para Fortaleza já tem MUITO tempo de polícia e geralmente não quer mais COT, hehe), vai ser lotado no COT em Brasília.
      Quando acabar o período mínimo de 5 anos, TEM CHANCE (de acordo com a norma, o policial escolhe 3 lotações e a administração manda pra onde achar conveniente. Na prática não sei como está funcionando) de voltar para Fortaleza. Assim você pode escolher até 3 lotações, se quiser ir pra outro lugar que não Fortaleza, pode tentar tranquilo.

      Excluir
  25. E queria saber também se tem como o agente ou delegado ficar de forma fixa em uma lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. O que pode ocorrer é você mudar de setor (por exemplo, trabalha na DRE - repressão a entorpecentes e vai para a DELEFAZ - crimes fazendários). Mas na prática a única forma de ser removido DE LOTAÇÃO sem querer é se a delegacia fechar, rs.
      Em suma: uma vez lotado no lugar, poderá ficar para sempre lá se quiser.

      Excluir
  26. Obrigado por tirar minhas duvidas, queria saber so mais uma do senhor, que é sobre essas lotações no nordeste que o senhor falou, porque parece ser tão impossivel assim? Kkk, é porque é muito cobiçado e vai mais pela colocação na ANP ou é porque não abre muitas vagas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode TALVEZ abrir alguma coisa no nordeste para Papiloscopista e Delegado na ANP. Fortaleza é quase impossível, não abrem vagas. O tempo todo vai gente para o nordeste sendo removida por ofício, ou pq casou com alguém ou por motivo de saúde. Lembrando que Maranhão é tranquilo de ir (Caxias nem tanto).

      Excluir
  27. Qual o periodo de tempo, pode-se fazer esse pedido de oficio de remoção? E se é definitivo e se pode ser em qualquer lotação ou so as que abrirem vagas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz o ditado, "o choro é livre". Você pode pedir para ir para qualquer lugar, difícil é o seu chefe e o Superintendente Regional liberarem.
      Às vezes tem os recrutamentos para lugares específicos (maioria em Brasília). Mais uma vez, caso o chefe não libere, vai ser difícil ou impossível conseguir.
      Entretanto, algumas vezes você consegue ser removido de ofício mesmo sem seu chefe querer (mas aí a peixada tem que ser muito grande).
      Uma vez removido para uma lotação, só sai se quiser.

      Existem alguns recrutamentos que independem da vontade do chefe (como COT, CAOP e alguns outros poucos). Concurso de remoção também não precisa de autorização da chefia.

      Excluir
  28. Sabe dizer se abre muitas vagas na ANP para o estado do RJ?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, queria tirar umas duvidas sobre o COT: 1- Tem limite de idade para fazer parte do COT?
    2- Com quanto tempo de policia federal pode fazer o curso?
    3- Quanto tempo o servidor que passou no curso do COT pode permanecer na tropa?
    4- E posso pedir remoção do COT a qualquer momento ou tem um periodo ou prazo para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa;
      1. Antigamente havia limite de idade, mas faz algum tempo que aboliram isso. Há operadores que se formaram no COT com 40 ou mais anos.
      2. Precisa ter 1 ano de polícia já contando com o período do curso (quase 5 meses de curso).
      3. Pode ficar no COT a vida inteira se quiser e eles te quiserem também.
      4. O policial aprovado no curso e removido para o COT deve passar no mínimo 4 anos no grupo.

      Excluir
  30. Aproveitando a pergunta do pedido de remoção,no caso de um agente normal, sem ser o do cot como funciona esse concurso de remoção? O agente tem um prazo para pedir essa remoção? E ele pode escolher pra onde vai? Pode me tirar essas duvidas porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei um pouco sobre remoção em um comentário mais acima, vou colar aqui

      2. É difícil conseguir ir para o Nordeste porque muita gente quer ir para lá (seja porque nasceu no nordeste ou porque quer morar lá mesmo, praia, sol, etc). As cidades mais difíceis de conseguir são Fortaleza, Natal, João Pessoa, Aracaju, Maceió e Recife. Conseguir ir para uma dessas PELAS VIAS NORMAIS (concurso de remoção) com menos de 8 anos de polícia é complicado. Ir para outras lotações no nordeste é MENOS difícil. Maranhão, especialmente São Luís e Imperatriz não é difícil, às vezes abre vaga na ANP.
      Para delegado às vezes abrem vagas excelentes também, devido ao baixo efetivo.
      Quando falo VIAS NORMAIS me refiro a concurso de remoção. Existem outras maneiras de remover. Não vou comentar remoções via judicial, pq no judiciário o cara pede o que quer e a justiça por dar ou não
      - remoção por motivo de saúde sua ou de alguém da família (começa como sendo remoção provisória e depois de um tempo se a situação persistir, você é removido em definitivo. Caso a situação não persistam você precisa voltar. Caso inspirado em fatos reais: policial removido para outra cidade para fazer um tratamento de saúde de seu filho, pois na lotação original não tinha um bom sistema de saúde. O filho faleceu antes da remoção virar definitiva, o policial tem que voltar pra lotação original);
      - permuta (você troca de lotação com outro policial)
      - remoção de ofício (geralmente funciona assim: vc foi de missão para um lugar e a pessoa lá gostou do seu trabalho e quer q vc vá para lá em definitivo. Aí essa pessoa fala com o chefe dela e tal, que vai falar com o Superintendente/SR do seu estado. às vezes o superintendente não te libera e fica por isso mesmo, às vezes libera e às vezes não libera mais em Brasília tem alguém q tem mais poder e você é removido mesmo assim. Muitas vezes, até isso acontecer, você fica de missão "ad eternum" num local. Tem gente que passa ANOS de missão, ganhando diária, e só termina a missão quando a remoção sai.)
      - recrutamente. Unidades policiais (geralmente em Brasília) estão precisando de servidores e fazem recrutamento. às vezes esses recrutamentos exigem algumas habilidades específicas (como conhecimentos de contratos, informática, etc). Geralmente precisa da autorização da chefia.

      Por fim, na PF uma vez removido em definitivo para uma lotação, você só sai dela se quiser.

      Excluir
  31. O concurso de remoção acontece sempre durante a formação de novos policiais, ou seja, enquanto está rolando uma ANP, está rolando um concurso de remoção.
    O policial tem um prazo para participar do concurso e pode indicar quantas cidades quiser.
    A ordem de preferência é de acordo com os pontos que cada pessoa tem.
    Cada lotação tem uma pontuação diferente, quanto melhor a estrutura da cidade, menor a pontuação.
    Algumas funções também fazem sua pontuação subir um pouco, como fiscal de contrato, membro do GPI, etc. Essa regra tem mudado nos últimos concurso, às vezes eles adicionam funções, mudam os pontos ganhos, etc.
    Se for contemplado no concurso de remoção, ele tem um período para desistir também.

    ResponderExcluir
  32. Otimo, obrigado por tirar minhas dúvidas 👍

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, poderia me tirar uma duvida sobre as lotações, quais estados não aparecem vagas na Formação da ANP e quais as mais concorridas e menos concorridas, pode me ajudar porfavor.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos estados não tem vaga. Com certeza vai ter para todos os estados do norte, com sorte talvez centro oeste, fronteira sul e Maranhão (São Luís e Imperatriz).

      Delegado, Perito e Papiloscopista às vezes aparecem umas poucas vagas muito boas, pois são cargos cujo efetivo é menor.

      Excluir
  34. Sobre Paraná e o Distrito Federal, são lotações faceis de conseguir ir ou mais concorridas?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, pode me tirar duvidas sobre as lotações para delegados, Quais estados aparecem com mais frequencia, tirando os do norte?, é capaz de abrir vaga na região sul ou no nordeste para delegado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sul ou nordeste é Difícil mas não impossível.
      Quanto aos que aparecem com mais frequência norte, MS e MT.

      Excluir
  36. Boa noite, tenho uma duvida sobre o tempo do COT na influência do meu concurso de remoção, ouvi dizer que com após 5 anos servindo ao COT, consegue-se escolher qual quer lotação.Exemplo: sou de fortaleza-ce,passei no concurso da PF e fiquei lotado por 1 ano em alguma região de fronteira, logo após, consegui fazer o curso e entrar no COT, ai após os 5 anos servindo, posso conseguir voltar pra minha cidade fortaleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa passar um ano na fronteira para fazer o curso do COT. O UM ano (que nem é tãããão exato assim) já é contando com o curso que dura 5 meses.
      Assim, se você tomou posse em janeiro e o curso é em agosto dá para fazer.
      O que não pode é tomar posse em julho e fazer o curso em setembro.

      Em relação a passar 5 anos lá e depois ir para Fortaleza a regra ATUAL é que você escolhe 3 lotações e eles te mandam para alguma dessas 3.
      Boa sorte

      Excluir
  37. Boa noite, gostaria de saber se o delegado poder fazer parte do GPI, passar pelo curso e tudo mais, ate atuar em missões operacionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pode, mas a regra é acumular a função do GPI com as atividades do dia a dia. Nem todos tem essa disposição, devido ao volume de trabalho.

      Excluir
  38. Pode haver vaga para delegado na primeira lotação para juazeiro do norte-ce?

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, nas primeiras lotações, abrem vaga pra região sul? Por ex: Foz do Iguaçu que é divisa ou no estado do rio grande do sul que tb faz divisa

    ResponderExcluir
  40. Galera, tem muitas perguntas repetidas, vamos fazer perguntas novas!

    ResponderExcluir
  41. Salve guerreiro... Primeiramente, parabéns pela disposição em ajudar futuros policiais ótimo trabalho.

    Sou analista de sistemas e pretendo fazer parte da policia federal na área de cyber segurança. Porém, gosto muito do serviço operacional. Portanto, gostaria de saber se tem facilidade em conseguir lotação para o GPI em Belém do Pará.


    Pretendo servir em umaregião de fronteira para aprender bastante de preferência no oiapoque e depois pedir remoção para Belém.


    Gostaria de saber se fazendo dessa maneira seria mais fácil conseguir a lotação em Belém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PF tem uma carência grande de profissionais dessa área.

      Inclusive neste último CURSO DE FORMAÇÃO algumas pessoas da área de TI foram convidadas a trabalhar em Brasília mesmo, saíram do curso de formação direto para a Diretoria de Tecnologia da Informação (acho um absurdo o policial já começar na área meio, rs, mas...)

      Bom, se você quer ir para BELÉM, é super fácil, pois é A CAPITAL do NORTE MENOS DISPUTADA. Conseguir ir pro GPI também não deve ser difícil conseguir, especialmente se você for agente (nos outros cargos dá também, mas como APF é mais fácil).

      Sucesso!

      Excluir