sexta-feira, 26 de julho de 2013

NÚCLEO ESPECIAL DE POLÍCIA MARÍTIMA


Para descontrair um pouco e baixar a adrenalina do concurso vamos falar dos grupamentos especiais da Polícia federal.

Olha a  redação de vocês aí!!! Contrabando e descaminho...

Para sair um pouco da adrenalina de prova vamos falar um pouco dos grupamentos especiais da Polícia Federal;

A pressão internacional sobre o governo brasileiro, causada principalmente pelas altas taxas de seguro marítimo impostas aos navios em trânsito pelo País, forçaram o Brasil a procurar providências em caráter emergencial.

A resposta imediata do Departamento de Polícia Federal (DPF) ao Governo Federal foi a criação dos Nepom – Núcleo Especial de Polícia Marítima. O primeiro porto a receber o núcleo foi o maior da América Latina. Desde a criação do Nepom de Santos, em 1999, o número de ocorrências de crimes praticados contra navios atracados ou fundeados no porto tem diminuído.  Hoje, já existem 12 núcleos espalhados pelo país. De acordo com o delegado da Polícia Federal, Antônio Hadano, atualmente os principais delitos no Porto de Santos são os de roubos e assaltos às embarcações.


 O funcionamento do Nepom consiste em dar plantão em turno de 24 horas, para atender qualquer chamado de emergência, realizar operações programadas para coibir ações ilícitas em ilhas, embarcações ou litoral da área de atuação, fazer patrulhas rotineiras, diurnas e noturnas, marítimas e terrestres, para prevenir contra atos de intenção criminosa.


Os policiais do Nepom recebem formação especial na Marinha do Brasil, estando habilitados na categoria de Tripulante de Embarcação de Estado, com formação profissional tanto na parte de marinharia, como navegação e máquinas, além de realizarem cursos específicos de combate a incêndio, curso de abordagem, inspeção e vistoria ministrado pelo Corpo de Fuzileiros Navais e curso prático na Capitania dos Portos.

www.portogente.com.br

12 comentários:

  1. Grande Alexandre!
    Mais um excelente post, para nos informar mais sobre o DPF!
    Interessante, sempre quis saber como são as divisões aí no Departamento.
    Se você puder compartilhar, desde que seja aquilo que pode ser do conhecimento de todos, claro!
    Por exemplo, nas Polícias Civis dos Estados, há várias delegacias especializadas (roubo e furto de veículos, homicídios, entorpecentes, mulheres, contrabando, etc.). Mas na Polícia Federal, quando não uma Superintendência, é apenas uma Delegacia! Há repartições nas Delegacias da PF? Ou todos fazem tudo? Você por exemplo, ficou em que área? Uma vez ouvi falar que é difícil os "lobinhos" trabalharem com entorpecentes, área um tanto restrita aos "antigos"! Isso é verdade?
    Abração, companheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Delegacias geralmente você faz um pouco de tudo. Basicamente em Delegacias existem: Delearm (armas), Imigração, N.O (núcleo de operações, G. A (Grupo de análise - escuta. Além disso, é necessário acumular segurança privada, químicos dentre outros.

      É difícil trabalhar com D.R.E nos grandes centros. Nas lotações das fronteiras existe uma grande probabilidade. Muita gente deixou de atuar neste setor devido a greve, abandonaram o setor. Nas descentralizadas (delegacias) você aprende de tudo, por isso é uma grande escola. Já nas SRs fica em um setor específico. Geralmente os "novinhos" são safos, independente do setor desenrolam tudo. Sou lotado no núcleo de operações N.O.

      fui

      Excluir
  2. Excelente postagem.

    Muito bom. Tempos que eu queria ver esses grupos especiais dentro da PF. Espero que escreva mais sobre.

    Fantastica abordagem, como sempre. Muito motivante.
    Obrigado mais uma vez pela força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente texto Alexandre.
      Costumo dizer que já assisti a quase todos os vídeos da PF do youtube, mas este ainda não conhecia.
      Gostaria, se possível, que compartilhasse conosco informações sobre operações e unidades da PF.
      Um grande abraço.
      Rumo ao DPF...

      Excluir
    2. Claudio, salvo engano, fez próximo a 80 pontos, correto? caso positivo você. é que nos passará informações me breve... O vídeo que me enviou é muito bom aguardo apenas o momento oportuno.

      Luiz,
      Vou ver algumas operações e postar aqui. Esta atual, foi apenas para descontrair.

      Dizem que em Foz existe um Nepom de "Ponta" muito bem equipado. Em Delegacias de interior temos no máximo um barquinho mas já rola adrenalina. Na região Norte, as ruas são os Rios!!!

      Vou ver o que consigo de informações.

      abs

      Excluir
    3. Alexandre, já vi no youtube umas operações em Foz, ultra mega power adrenalina elevado na 10 (hahahahahaha), aquilo que acredito, que todos sonhamos em participar.
      Aqui no sul, com o passar do concurso da PF, que infelizmente não fui bem, estou me dedicando ao máximo a Polícia Civil, que terá a prova para escrivão e investigador no próximo dia 18.
      Um grande abraço meu camarada.
      Ficamos no aguardo de informações.
      Rumo ao DPF...

      Excluir
    4. sangue de Polícia na vei é assim mesmo. Não tem perfil para PRF por ser ostensiva? Pense nisso. Ótima profissão. Aceitaram o aumento de 15%...

      Não deixe de sonhar.

      Excluir
    5. Pois é Alexandre, com o gabarito oficial, fiquei com 71.
      Porém, acho que errei umas coisas em redação. Mas vamos ver o que vai dar.
      Enquanto isso, continuo estudando. =D

      Mas com certeza não desistirei.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. A maioria das Srs tem dividido os setores, o que eu acho bastante interessante. Vc passa a entender o que esta acontecendo, a acompanhar mais de perto os "seus" casos. Aqui temos além da Delearm, Delemig e outras mais administrativas. Tem setores beeem animadinhos....

    ResponderExcluir
  4. Alexandre meu caro, parabéns pelo Blog! Demonstra que vale cada tempo perdido em prol deste objetivo!

    ResponderExcluir
  5. Bah! esse video eu não tinha visto ainda, muito bom!!!

    ResponderExcluir