segunda-feira, 29 de julho de 2013

Perícia Criminal Polícia Federal

Hélio Buchmuller Perito Criminal Federal 1/3

Perícia criminal 2/3

Perícia Criminal 3/3

Vou prestigiar o que na minha opinião é o melhor cargo do DPF: perito Criminal. Estes são realmente "picas". Pessoas altamente qualificadas com excelente nível. São lotados apenas nas SRs, ou seja, capitais dos Estados. São fundamentais para desvendar atos minuciosos. É bonito ver um laudo elaborado por um perito. Não tenho muito contato com estes profissionais, pois sou lotado em uma descentralizada. Alguns deles você olha e pensa "este cara  maluco", mas basta ver o nível profissional que rapidamente muda de opinião. Sei que os aspirantes ao cargo de perito encontram grande dificuldade de informações. Espero que possa auxiliar em algo. Tive a possibilidade de assistir uma apresentação com o PCF Hélio Buchmuller e posso lhes dizer que o cara é fera!!!

A importância da perícia aumenta a cada dia. O conhecimento dos criminosos faz com que a elucidação dos fatos se torne algo cada vez mais complexo. Por vezes o que parece imperceptível para nós, para eles, é algo muito claro. Trabalham isolados em seus respectivos setores. Acredito que seja o cargo onde os profissionais são os mais especializados no Departamento.


O Perito Criminal Federal (FONTE APCF) ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PERITOS FEDERAIS

Perito criminal federal é um policial do Departamento de Polícia Federal com conhecimentos técnicos e científicos a serviço da justiça. É um profissional especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova material, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo.

São atribuições do perito criminal federal: realizar exames periciais em locais de infração penal, realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço, coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais, participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento das mesmas, desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Graduações exigidas para atuar como perito criminal federal:

Área 1
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 2
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação ou Engenharia de Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 3
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou Engenharia de Redes de Comunicação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 4
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 5
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Geologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 6
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Química, Química ou Química Industrial, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 7
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 8
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biomedicina ou Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 9
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Florestal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 10
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina Veterinária, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 11
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Cartográfica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 12
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 13
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 14
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 15
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 16
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Área 17

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia de Minas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Área 18

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

34 comentários:

  1. Grande Alexandre,
    Mas um post excelente.Muito legal mesmo.
    Segue como dica, um grupo especializado da PF no amazonas.Os caras são da selva.
    Agradecemos pela sua dedicação para com os aspirantes.
    Um enorme abração meu bruxo.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lopes,

      vou tentar conseguir um material.

      Forte abraço.

      Excluir
    2. Alguém com material de estudo para Perito da area 1?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre

    Sei que minha pergunta não tem relação direta com esse assunto, porém talvez seja a dúvida também de alguns outros que acompanham o blog. Vi um vídeo há algum tempo, antes de ser postado aqui, daquele escrivão que entrou com 38 anos na PF (se não me engano). Você, quando conseguiu a aprovação, estava com quantos anos? Não sei se existe como dizer isso, mas houve uma idade média que tu pode percebida na ANP? Te pergunto isso porque tenho um APF aqui no RS, meu amigo, que entrou com 24 anos, mas noto que a grande maioria, quando passa, geralmente tem família e filhos.

    Se puder responde te agradeço!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro Lucas!
      Mais uma vez peço licença ao Alexandre, e agora a você, para comentar um pouco sobre sua pergunta, do meu ponto de vista!
      A idade é relativa, pois geralmente quem passa nesses concursos da PF/PRF, entre outros, são pessoas que já estão na carreira pública, ou mesmo privada.
      O Alexandre, por exemplo, já nos informou que era Policial Militar do RJ.
      Eu já fui Policial Militar daqui de Pernambuco (soldado), passei apenas um ano, depois entrei no Exército (Sargento), onde já estou por 13 anos. Estou com 36 anos, e olha, não desisti de prestar os concursos da PF.
      Geralmente, as pessoas que passam nos concursos tanto da PF quanto da PRF, quando têm idade igual ou inferior a 25 anos, são seus primeiros empregos na carreira pública. Chegarão nas lotações com bastante "gás", mas sem experiência alguma! Mas isso não é problema, pois o dia-a-dia é que dará experiência!
      Espero ter contribuído um pouco!
      Abração!

      Excluir
    2. 36!! Parabéns, eu estou com 31 e já estava me achando velho para entrar na PF. Agora caso eu não passe nesses concursos no mínimo até os 36 anos eu continuarei tentando.

      Excluir
    3. Pessoal, Já fiz esta pergunta ao Alexandre em um post passado.Tenho 36 anos e estou na luta.Não deu neste mas vamos para o próximo.Segundo Alexandre, no último concurso para APF, tinha na ANP pessoas até com mais de 40. Acredito que mantendo uma atividade física permanente, poderemos passar tranquilamente.
      Abraço aos irmãos.
      Rumo ao DPF...

      Excluir
    4. Prezado Lucas,

      você é um menino!!! A profissão que você escolheu é tão maravilhosa que independente da sua idade na época da aprovação será parabenizado. Na academia encontrará pessoas de diversas faixas etárias, onde, até 24 o cara é fenômeno e a idade da maioria gira em torno de 28 a 30 (acredito). O seu sonho não tem idade. Mais vale passar aos 60 e ser reconhecido como um herói do que passar a vida inteiro fazendo a mesma coisa e protestando em redes sociais.

      Venha ser feliz, fazer parte do órgão público com maior credibilidade do país. Vestir o preto, entrar na viatura de letras douradas!!! Você já é um privilegiado por ser estabilizado. Não desista faça diferença. Só tenho a enaltecer a postura do colega Lopes e Iglezias. Aqui não competimos entre si somos uma família e juntos chegaremos à vitória mais cedo ou mais tarde.

      Abs

      Excluir
    5. Obrigado pela força Alexandre. Estou há 2 anos nessa luta, é difícil mas nada que realmente vale a pena é fácil. Eu perguntei isso pois acho que deveria ter tomado essa decisão antes. Fiz inscrição em outros concursos, mas realmente não vejo outro cargo com tamanho prestígio. Quando comento com alguém que estudo pra PF, logo pensam em salário... mas não vejo isso como o grande efeito motivador. Creio que muitos dos que estão tentando seja para conseguir algo que não dependa de nenhuma outra pessoa, basta a tua vontade e dedicação. Pra mim, esse é o desafio que me mantem firme.
      Abraços a todos os amigos!

      Excluir
    6. O salário está defasado... Mas não existe nada melhor do que ter uma profissão que te orgulha. Sou muito feliz. Quando inicio um trabalho já imagino lá na frente o efeito que ele poderá ter e assim busco levar o meu dia a dia.

      Busque se superar sempre. Conhecimento você não perde apenas acumula...

      abs

      Excluir
  4. Fala galera! Vou dar uma dica no blog http://www.equipealfaconcursos.com.br/blog hoje e amanhã vão ter algumas aulinhas na "faixa" "no vasco" ou "de grátis" . Vale a pena entrar e conferir. Tem que fazer um cadastro e se inscrever. Hoje é focado no Depen e amanhã na PRF. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro serginho_sp, valeu pela dica!
      Conheço o site da equipe alfa, muito bom! Uma outra dica boa é o site do curso do Professor Emerson Castelo Branco, o "cursoagoraeupasso"! Lá ocorrem aulões ao vivo, são para quem é assinante. Mas 72 horas depois eles disponibilizam as vídeos aulas gratuitamente na parte de "reprises"! Os aulões voltados para PF por exemplo, super dicas, já estão disponíveis e servem para PRF também. Basta fazer um cadastro no site, é grátis, para fazer login.
      Aproveitando a oportunidade e o espaço que o Grande Alexandre nos proporciona aqui (já que não há um blog, ainda, voltado para aspirantes a PRF), pergunto aos companheiros que prestarão o concurso da PRF: Vocês estão estudando as Resoluções? Um amigo meu comentou que é bom estudar, mesmo sem estar explícito no Edital. Lá consta CTB, mas não custa nada estudá-las.
      Abração!

      Excluir
    2. Flopess vou visitar o site mencionado brigadão! Cara eu não vou conseguir estudar as resoluções que você mencionou, eu apenas ler o texto da lei(CTB). Eu estou dando um gás nas matérias de Exatas, Direitos Humanos e Constitucional. Tá osso muita matéria, não vou chegar preparado como gostaria mas estou dando meu máximo. Abraço

      Excluir
    3. serginho_sp, me manda teu e-mail, que te envio um material muito bom do "pontodosconcursos" da matéria de Trânsito! Pelo menos, como falta pouco tempo, dá pra responder os exercícios. É tudo em PDF! Excelente material!
      E, demais companheiros seguidores do blog, se quiserem também, basta pedirem!
      Abração!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Flopess, tô na luta tambêm.
      Se puder, manda para luizdj78@hotmail.com.
      Desde já, agradeço.
      Abraço ao amigos do blog.
      Rumo ao DPF...

      Excluir
    6. Valeu pela dica Serginho,

      minha esposa está lá estudando (assistindo as aulas). Tem vaga para todo mundo e ao final sairemos vencedores. O Brasil é nosso!!!

      abs

      Excluir
    7. Galera, resolução é para quem está "focado" na PRF ou ao menos já conhecia "bem" o CTB. Quem estava focado na PF estude o código e confie no seu conhecimento.

      Se forem bem no trânsito vão brigar de igual para igual com todo Mundo. Vou chutar: 55 vai ser chamado para os exames, isso pq, trânsito puxa a nota para cima (minha opinião).

      Existe um funk no RJ que fala assim: " a zona Sul não é deles a Zona Sul é nossa"!!!!

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Não há previsão de resoluções nesse concurso. Para cobrá-las, teriam que ter explicitado quais. Portanto, minha opinião é que estudem, no que se refere a trânsito, apenas o CTB, o que já é muito.

      Flopess, manda os exercícios pra mim? israelmattozo@yahoo.com.br

      valeu.

      Excluir
  5. E é por esse cargo, mais especificamente na área 6, que os meus olhos brilham!!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo,

    Belo blog. Gostaria de saber se vc possui informações sobre as áreas de perícia que iram abrir vagas para o próximo concurso (2015-2016), tenho interesse na área 10. abs

    ResponderExcluir
  7. Alguém estudando para area 1 ou estou vou angariar essa vaga sozinho? rs Tamo junto!

    ResponderExcluir
  8. cara muito bom o seu post. minha dúvida seria a seguinte. o perito criminal área 7 pode ser lotado em outro estado? li no edital e só havia vagas para o DF. abraço.

    ResponderExcluir
  9. cara muito bom o seu post. minha dúvida seria a seguinte. o perito criminal área 7 pode ser lotado em outro estado? li no edital e só havia vagas para o DF. abraço.

    ResponderExcluir
  10. Alguém teria ou indicaria um bom material de estudo para a area 6? E se há algum preparatório no RJ?
    Obrigado e abraços...

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia,
    Alexandre Santos o senhor sabe dizer se as cidades de lotação para quem passa em um concurso de perito federal (computação) são apenas capitais/grandes centros urbanos? Existe também lotação para tal cargo em cidades de médias ou até menores?
    Muitas pessoas (assim como eu) preferem trabalhar na cidade mas morar no campo (questão de qualidade de vida para a família, filhos… ser bem melhor). O investimento para passar em tal concurso e se aprofundar na área é grande para só descobrir isto depois, este é o motivo da pergunta. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Quero atuar como perito criminal federal, e quero trabalhar em campo em cenas de crimes. Qual graduação devo fazer?

    ResponderExcluir
  13. Alguém tem material de estudo que pode compartilhar?

    ResponderExcluir
  14. O perito criminal federal pode integrar equipes operacionais especializadas, como o COT ou GPI?

    ResponderExcluir