domingo, 28 de abril de 2013

ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS: Juntos somos fortes!!!





Algumas pessoas devem se perguntar o motivo por eu desenvolver este trabalho. Gosto de receber esta energia. Pessoas que almejam contribuir para um país melhor por um Departamento ainda mais forte. Buscando este grande sonho abrimos mão de diversas coisas. Amigos e familiares ficam distantes quando não nos chamam de "loucos". Existem vários tipos de concurso público mas ser Policial Federal é algo muito diferente. O prestigio é tão grande que irão observar que muitas pessoas se afastam de você. Vamos ser sinceros... No Mundo de hoje quem gosta de ver o outro bem? Muitos vão lhe dar os parabéns mas ficar felizes por estarem longe. Imagine só você se tornando uma referência. Outros ainda dizem assim: "até que eu gostaria de ser PF mas não faço o concurso por ter que morar em uma região de fronteiras"... Pura mentira!

Existem muitas pessoas que gostam de desanimar os candidatos que buscam os novos cargos mas posso ser bem sincero: tirem suas conclusões dentro do DPF. Já penso em voltar a estudar caso não saia a reestruturação. O problema é que não me vejo deixando de ser Federal. Tenho fé que o clima e melhores salários se tornarão realidade em um período mediano. Não existe profissão mais nobre onde será respeitado seja pelo rico ou pobre. Vestir a camisa preta, colocar o distintivo, entrar em uma viatura ostensiva é um grande sonho. Para isso é necessário ter força de vontade e nos unirmos com forças positivas.

Muitos não entendem porque buscamos isso com tanta força. Tenho a convicção que querem deixar de assistir o fantástico no Domingo vendo uma megaoperação e fazer parte dela. O nosso patrimônio não é a  tecnologia e sim o pessoal que compõem nossos quadros. O sucesso e ser bem sucedido é algo que mexe com a realidade humana, ou seja, estamos falando da inveja. O que você prefere? Ver seu vizinho ou colega conquistando um sonho e ficando ao seu lado - todos falando dele - ou indo buscar espaço a KM de distância??? Aí sim vocês vão ver os verdadeiros amigos!!! É lógico que o amigo de verdade vai "vibrar" com você.

As pessoas gostam de conquistar seus objetivos mas quantos, como vocês, estão dispostos a abrir mão de viver por este objetivo? Hoje a minha vida pertence ao Departamento de Polícia federal. Sou chefe do núcleo de operações de minha Unidade e por diversas vezes ao invés de indicar alguém eu digo: deixa que eu vou!!! Estão prestes a ingressar em uma instituição maravilhosa. Existe a desmotivação  de alguns servidores antigos, mas galera, pessoas com 3 meses de polícia dizerem que estão desmotivados é foda... Ninguém disse que seria fácil e não é fácil! Pergunta em qualquer cursinho quantos são voluntários para irem trabalhar no Oiapoque??? Depois que conquistam fazem cara feia ou pensam em pedir exoneração.

Existe um problema muito grave no DPF que é a guerra entre os EPAs e Delegados. É uma "guerra Santa" e quem perde com isso é o departamento. O Delta é o chefe da Delegacia mas diferente do Militarismo ele não pode obrigar um servidor a fazer determinado serviço. Observem que sou a favor do movimento de valorização aos EPAs!!! Gosto de ética. Falo de diversas coisas sobre a ANP mas lá terão surpresas, portanto, não toco no assunto. Tenho apostilas do curso mas não passo a ninguém. Guardo como o meu troféu. Uma coisa é tirar dúvida outra é ser desonesto com outros aspirantes.

Estou na torcida por cada um de vocês e independente do resultado admiro a luta de cada um aqui. É como este vídeo. Muitos fazem vista grossa ou estão com preguiça mas quando nos unimos por um mesmo objetivo somos imbatíveis. ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS!!! Existem problemas na sociedade mas enquanto muitos colocam a camisa branca e fazem o sinal da paz nós sairemos de preto e de madrugada para resolver os problemas que prejudicam milhares de pessoas em nossa sociedade. Quando a chuva começar a cair ai sim poderemos separar os HOMENS dos MENINOS...

Independente do problema interno do DPF foquem no objetivo e façam como o menino do vídeo: muitos vão virar as costas e criticar enquanto neste trabalho nós canalizaremos energia positiva para juntos vencermos esta batalha. Contem comigo!

sábado, 27 de abril de 2013

Curso de formação



Fiquei sabendo ontem por fonte "fidedigna" que o curso de formação para Delegado iniciará apenas no início do ano que vem. Acredito que isso não vai valer para peritos e escrivães pois o mesmo não soube responder. O processo de prova oral será demorado fazendo com que as coisas andem devagar. Confio em quem me passou a informação e essa veio de dentro do DPF em setor específico relacionado ao concurso.

Teste físico: Os candidatos portadores de deficiência terão os mesmos indicies dos não portadores no TAF. Sendo assim, a deficiência terá que ser algo compatível com a função. ex. não ter um dedo...

Galera, estas informações são tiradas de "fofocas do DPF" não posso assegurar nada, ok? Particularmente acredito bastante. Vamos ver. Tenho que manter meu público fiel ligado nas informações!!!rs

Edital dia 30. A hora é essa!!!


Todas as vezes que o Departamento diz que um edital será lançado, particularmente,  nunca vi o prazo não ser respeitado. Me recordo no concurso de 2009 que a autorização do concurso saiu e depois disso o edital deve ser lançado no máximo 6 meses. Quando todos já achavam que não sairia nos últimos dias a devida publicação foi feita.

Salvo engano - após a publicação - a prova deve ser realizada no mínimo 2 meses depois. Este é o prazo basicamente que vocês ainda possuem para dar o último ajuste. Chegou o momento de fazer aquele resumo das partes mas importantes de cada matéria e além disso reforçar aquelas que você possui mais dificuldades. Fiquem tranquilos... A Prova do Cespe não é difícil. O Grande desafio é ser melhor do que os outros candidatos.

Uma dúvida que sempre paira no ar é: fazer a redação antes ou depois? Sempre fiz antes mas neste último fiz depois. Peguei a prova com  a cabeça fria. Gastei cerca de 2 minutos para dar uma geral na prova antes de começar. Realizava a leitura dos textos de português de forma rápida e depois analisava na questão se pedia algo de interpretação - geralmente a maior parte das questões são desta forma.

Por muitas vezes você lê bem devagar e depois observa que não depende do texto. É uma tática da Banca. Redação oficial é um tema que vem ganhando muito espaço. Me recordo que deixei em branco questões fáceis. Atualidades é o seguinte: ou cai o que está sendo noticiado na imprensa ou questões do tipo: INTERPOL que em 2009 ninguém sabia. Você precisa ter noção onde deve meter a mão e onde pode recuar. Algumas questões são colocadas como o diferencial e mais do que isso, são feitas para o candidato errar.

Quando peguei a prova de 2012 e vi a parte de direito vibrei pois sabia que estava elaborada com temas modernos... Fui na cautela mas confiando no meu conhecimento, resultado: Arrebentei nesta parte!!! Não fui bem em Contabilidade porém sai positivo. Economia errei uma que até hoje estou puto foi erro do professor em aula e AFO mandei bem. Quando saí da prova perguntei a uma amigo sobre a nota de corte e ele disse: 58 no gabarito preliminar tá dentro e não deu outra... O corte foi 62 mas com anulações!!! É muito difícil mas até hoje existem pessoas que passam pontuando muito pouco nestas três matérias ou deixando em branco...


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Até onde vai o seu sonho???


Por vezes nós ficamos indecisos achando que nunca estamos preparados. Ficamos aguardando o edital e quando ela está por vir bate o desespero. Isso é normal, fato totalmente inerente ao ser humano. Na minha época falei com um amigo também APF hoje: " Fudeu cara, vai sair o edital". Ele respondeu: "mas não é isso que nós estamos esperando?"

Sei o que cada um de vocês pensam... Estão em busca de um sonho e não de uma profissão. Independente do momento ser Policial Federal é sinônimo de respeito, dedicação, honestidade e maturidade. para tanto temos que abrir mão de muita coisa: amigos, família, noitadas, esposa, filhos, futebol...

A pergunta é: "Até onde vai o seu sonho?" Ser aprovado neste concurso, se despedir de parentes e amigos e encarar a região de fronteira e por muitas vezes se sentir esquecidos pelo departamento. Salário liquido de R$ 6.098,00. Descobrir que oficiais de Justiça do Estado do Acre podem ganhar até 15 mil mês.

Vejo muitas críticas na internet falando do Departamento. Não tiro a razão dos colegas e tenho a convicção que necessitamos de um aumento considerado. Mas, vestir o preto, colocar o distintivo no peito, entrar em uma viatura ostensiva é bom demais!!! Você já parou para pensar em uma coisa. Se for vender um vizinho for vender o apartamento ele logo vai dizer: Lá é tranquilo, meu vizinho é Policial Federal.

Existem muitas desvantagens em trabalhar em uma delegacia descentralizada (fora da Capital). Porém, a experiência que se ganha é muito interessante. Não pensem que a maioria das atividades são realizadas na rua. Pelo contrário, o coração da PF bate de forma interna. Diligências são realizadas, intimações, barreiras mas em momento oportuno. Uma vantagem no interior é ter contato direto com Juiz, promotor... Ai você vê quem realmente é o cara!!!rs Mandam pra cacete!!! O ideal é morar em um lugar legal, ter conforto, manter contato nos finais de semana com colegas da Delegacia. Na localidade é como se você fosse um jogador de futebol, onde chega todo mundo sabe sua profissão e você é respeitado. 

É possível comprar passagens bem em conta com antecedência. Alguns chefes permitem um número maior de idas até a sua cidade natal mas isso não é regra. Não achem que podem ficar trocando plantão a vontade. Isso existe mas numa proporção bem menor do que se imagina. É importante ter o coração aberto e explorar as cosias boas que a região possui. Quem é solteiro meu amigo...rs 
Por outro lado, acredito que pessoas que levem a família enfrentam a situação com muito mais naturalidade e o tempo passa mais rápido. Muitos relacionamentos terminam a longa distância com o tempo.

Tenho amigos na fronteira da região Sul, Norte... Só ouvi falar em uma baixa até agora e foi no Oiapoque. Porém, a pessoa que pediu exoneração não sabia se tomaria posse. Não é muito divulgado mas o DPF possui alto indicie de alcoolismo e suicídio. Como já relatei anteriormente faria tudo novamente. Sou feliz e quem sabe possa estar em  missão na Copa das Confederações no mês de Junho.

Como podem observar sou um apaixonado pelo minha profissão... Espero nunca perder este espírito e tenham certeza que algo de bom vai surgir em relação ao subsídio dos EPAs.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Plano de estudo Reta Final


Em uma postagem anterior um colega perguntou como era o meu horário de estudo. Respondi que eu me dedicava muito porém não tinha muita organização. Fiz contato com um amigo que foi o nono colocado do último concurso. Cavalcanti, meu amigo de alojamento, fez um trabalho fantástico antes mesmo de ser tornar Agente - na condição de aspirante Federal. O endereço do blog é: " http://caveirapf.blogspot.com.br ". É coisa de "doido" o horário começa meia noite cara...rs

A postagem ocorreu nos últimos 45 dias para a prova. Segue o texto:
  
Olá pessoal,
  
Como dito no post inaugural, tenho planos de estudo bastante ambiciosos. Nessa ocasião, venho compartilhá-los com vocês.

É necessário dizer que eu tenho uma condição pessoal que me privilegia bastante. Não trabalho, namoro, mas não sou casado e não tenho grandes afazeres. Tenho certeza que muitas pessoas não têm esses privilégios, mas sei que qualquer um pode adaptar o que fiz para sua particular situação.

Como hoje é 22 de março, temos exatos 45 dias de estudo (sem levar em conta o dia da prova). Então, o problema que se apresenta a nós é: O que estudar nesses 45 dias. A resposta não é muito simples. Você deve levar em consideração N fatores. Vou citar aqui alguns que considero particularmente importantes.
  • Número de questões que caíram na última prova de uma dada matéria;
  • O quanto você já sabe sobre a matéria;
  • Por qual material você vai estudar;
  • Como você vai organizar seus horários de estudo;

Número de questões que caíram na última prova de uma dada matéria: é importante observar, para cada matéria, quantas questões caíram nas ultimas provas da PF. Assim, você irá saber quais matérias o examinador considera mais importantes. Adicionalmente, você pode analisar, dentro da matéria, quais assuntos são mais pedidos e estudá-los com afinco.

O quanto você já sabe sobre a matéria: se você já conhece bem uma matéria, não busque ser o "fera" nela. É melhor estudar algo importante e que você ainda não domina bem. Você precisa ligar este fator ao anterior. Pegue uma matéria que caia muitas questões e que você ainda não domina e estude.

Por qual material você vai estudar: essa é uma dúvida de todas as pessoas. Eu particularmente, não sou muito chegado em apostilas. Geralmente, elas não aprofundam o conteúdo, têm erros grotescos e são muito sintéticas. Você pode estar me achando louco de dizer que uma coisa sintética é ruim. Pois bem, em minha opinião, coisas sintéticas demais são ruins sim! Para mim, material bom é material grande, repetitivo, prolixo - sabe por quê? Porque nós só aprendemos com repetição e explicação dos motivos das coisas. É repetindo e sabendo o porquê das coisas que nós as fixamos. Contudo, se você ainda não estudou quase nada do assunto da prova, aí não tem jeito, é necessário estudar por algo menor.

Como você vai organizar seus horários de estudo: Nunca estude por mais de 2 horas, você vai acabar cansado e distraído. Como vocês verão, na organização do meu tempo só há um momento em que estudo por mais de 2 horas, mas há um detalhe: são duas horas de estudo teórico e mais 1 de questões. Então não são exatamente 3 horas do mesmo tipo de estudo. Eu me divirto fazendo questões.

 Existem muitos outros fatores que podem ter relevância para você, procure-os e pense em como driblar os problemas. Uma coisa fundamental para se preparar bem é se conhecer bem. Conhecer como você rende melhor nos estudos. Para isso, é preciso observação e experimentação. Você perceberá como isso foi importante para mim logo abaixo.

Meu Horário de Estudo



 Como vocês podem ver, estou vivendo para a PF e assim seguirei até o fim, se Deus quiser. Como eu havia dito, não tenho obrigações, de forma que posso aproveitar todo meu tempo para estudar e treinar. Acho que uma das coisas mais estranhas no meu horário é o fato de eu dormir parceladamente. Por experiência própria percebi o seguinte: sempre que estudo (aqui, refiro-me a estudo teórico e não a resolução de questões) por 2 horas, preciso de um bom espaço de tempo sem estudar para recompor minha mente (estou falando de umas 3 horas, no mínimo!), a menos que eu durma (aí umas duas horas resolve). Então bolei este horário de forma que eu estude  3 vezes e essas 3 vezes estejam bem espaçadas. Para espaçar os horários de estudo, coloquei dois horários de sono entre os horários de estudo mais próximos. Vejam que o único momento que eu não durmo entre uma estudada e outra é entre as 7 da manhã e as 16:30 (percebam quanto tempo se passa entre as 7 da manhã e as 16:30... é um verdadeiro abismo).



Complementando o estudo teórico, assisto a aulas no PC e faço questões por 2 horas todo santo dia. Nessas duas horas, respondo, em média, 40 questões apenas. Parece ser muito pouco, mas não é bem assim. Quando faço questões, se eu tiver qualquer insegurança em relação a algo ou se eu vir algo interessante de comentar, eu paro, pego o livro e leio, pesquiso na net, faço alguma anotação no superprovas (se você não souber o que é isso, pesquise no google, é de grande valia, juntamente com o site "questões de concursos").


Quanto às aulas, fiz um curso no Damásio... dei umas "investigadas" nas aulas que eles disponibilizavam online para reposição e acabei conseguindo pegar todo o curso. Só um aviso... não subtraí NADA! :)



domingo, 21 de abril de 2013

Início das aulas e TAF diagnóstico


As turmas possuem em média 36 alunos. Não existe lugar definido em sala de aula. Existem algumas funções que geram pontos no conceito do aluno. Todos começam com nota 8.0 e de acordo com o curso a mesma pode aumentar ou diminuir. Funções que somam pontos:

Xerife: responsável pelos recados, deslocamento e apresentação da turma nas atividades. No início assumem os militares devido a sua vivência mas todos podem ser voluntários. Como no início tudo é novo a cobrança é menor, desta forma, fica mais tranquilo fazer este trabalho. O Xerife que estiver frente a turma na semana da bandeira ganha uma pontuação maior. Semanas curtas, com feriado, ganham a mesma coisa que o xerife de uma semana comum. O subxerife apenas auxilia e assume a turma na ausência do titular mas na outra semana passa a ser o xerife.

Multimídia: Auxilia os professores em sala de aula. Basicamente opera o computador. 

Na semana da bandeira existem: orador, pessoas para fazerem o hasteamento da bandeira (três) e responsável pelo texto. Todos recebem pontuação no conceito também.

Os professores do SEF Educação física fazem avaliação de cada aluno - peso, altura, pressão - para comparação ao final do curso. Uma pequena apresentação é montada e para os alunos que reclamam dos índices do TAF logo é apresentado o slogan: " CAIXA ECONÔMICA TAMBÉM É FEDERAL"!!! Ou seja, quer moleza e ser chamado de federal, o edital da caixa vai sair a qualquer momento...rs

TAF DIAGNÓSTICO: Antes da primeira aula do SEF é realizado o diagnóstico. Fiquem tranquilos pois não reprova ninguém e geralmente realizado na segunda semana. É feito em dois dias distintos: Salto e natação e no outro barra e corrida. É como se fosse o TAF do Cespe. Estão presentes os professores e também o SAVAL setor responsável pelas notas das avaliações. Apesar de não reprovar os alunos que não alcançam os tempos são alertados pelos seus orientadores (cada turma possui um). Os professores fazem um relatório e lá mencionam os alunos com dificuldade e a partir de então os orientadores tomam conhecimento.

Geralmente todos melhoram o seu aproveitamento durante o curso fiquem tranquilos. As aulas ministradas são mais do que suficiente para isso salvo natação que visa mais coisas operacionais. A piscina abre às 12hs de terça a sexta-feira mas isso após um mês de curso. A pista de corrida, barra e salto ficam a disposição dos alunos a partir das 18:00hs. Existem opções de natação aos finais de semana. Na loja que vende roupas eles fazem a carteirinha, porém, é possível pagar de forma individual na portaria do Clube. De carro o tempo até o local é de 20 minutos.

No último curso foi vedado a utilização do óculos de natação. Como sempre nadei com ele passei grande dificuldade até a sua liberação. Quem estiver bem na piscina treine bastante: peito, lateral - com ajuda e sem as mãos, salvamento, nadar com calça, tênis, camisa, segurando algo e etc... Quem já possui dificuldade com o crawl, amém!!!rs

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Isto é Academia Nacional de Polícia


Sem dúvida alguma o Teatro de Arena é o local onde o orgulho pela aprovação se torna ainda mais evidente. Logo no início do curso o Diretor do curso recebe os alunos e da "as boas vindas". Neste momento é mencionado por ele todo o esforço que foi feito por cada um de nós. A relação  candidato x vaga e o número total de inscritos a todo momento é lembrada.

O Departamento os receberá de portas abertas lembrando sempre que ainda falta 50% do caminho. Olhos atentos se cruzam, tudo é novo... Regras são mencionadas. É importante o conhecimento do manual do aluno entregue logo após a matrícula.

Bandeiras de todos os Estado da Federação dão um toque final no ambiente. Realmente é uma verdadeira arena. Durante o curso várias palestras são ministradas no local. As sextas feiras quando chove o hino e a leitura da semana "que é realizada por uma das turmas" são apresentadas neste local.

O fato mais emocionante no meu curso foi o texto feito por um aluno. Devido a chuva a leitura foi feita no TEATRO DE ARENA.

Vejam o show. Tenho certeza que vão se arrepiar. LEITURA OBRIGATÓRIA!!! 
Esta leitura emocionou todos os alunos a autoridade presentes. Todos sem exceção bateram palma de pé!

"DISCURSO DA TURMA “N” DO LIV CFP - APF

Dignos policiais, servidores administrativos. Senhores convidados e caros colegas.

Todos os dias os noticiários gritam em nossos ouvidos que é preciso fazer algo já. Imediatamente. E é para termos o privilégio de fazer algo que cada um de nós estudou durante horas, dias, semanas, meses. Anos. O que eu vejo aqui são mais de 600 pessoas que querem realmente fazer a diferença e que não se satisfazem em simplesmente escrever frases de protesto ou postar fotos chocantes nas redes sociais. Eu vejo mais de 600 pessoas que querem fazer mais, muito mais do que apenas reclamar. Na minha frente eu vejo um batalhão de homens e mulheres que sabem que a força de nossa polícia federal não está nas pistolas ou nas algemas que carregamos, mas na nossa sede de mudança, na nossa irrefreável vontade de fazer um país melhor para nós, para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos. Sabem o que estou vendo? Estou vendo um monte de gente que tem plena consciência de que reciclar latinhas, dar algumas moedas para as crianças no semáforo ou fazer passeata pela paz vestindo branco e fazendo o símbolo da pomba com as mãos não é o suficiente para ajeitar esse país. Já terceirizamos o trabalho, terceirizamos a caridade e temos até redes sociais terceirizando os relacionamentos, mas não vamos permitir que nossa vontade de mudar esse país seja terceirizada. Queremos arregaçar as mangas e fazer nós mesmos. Talvez seja por isso que esse lugar cheira a suor e a batalha. Para onde quer que se olhe o que se vê são homens e mulheres que se propuseram a lutar por algo realmente grande. Pessoas como eu e como vocês que tiveram a coragem de contribuir para um país melhor e mais justo. Falo de esforço e superação. A superação que faz com que consigamos correr mais e mais rápido mesmo debaixo de um sol impiedoso. O esforço que faz com que nossas meninas superem o desafio das barras fixas, o esforço que faz com que as caixas de areia fiquem lotadas todas as noites, mesmo depois de um dia longo e cansativo de aulas. Falo da vibração de nossos companheiros de sala à beira da pista de corrida a cada volta a mais que completamos no TAF. Falo da constante e saudável disputa entre as linhas 1 e 2. Falo dos muitos alunos que nadam bem devagar para dar tempo para que seus companheiros que não conseguiram atingir o índice se recuperem para mais uma tentativa na natação. Lembrem-se de que ninguém disse que isso aqui seria fácil. Mas você ignorou todos os avisos e continuou seguindo seu caminho sem olhar pra trás. Em nenhum momento você pensou em recuar. E assim transformou o medo em coragem e o cansaço em força de vontade. Muitos pensam que é brincadeira quando falamos o que passamos. Falo da tristeza de se despedir de um amigo desligado. Falo de amizade e companheirismo. Falo da Academia Nacional de Polícia.

Dentro de poucos meses teremos a missão de investigar os muitos fraudadores, corruptos, traficantes, pedófilos, estelionatários, terroristas, sequestradores, ladrões e marginais de toda espécie que apostam na impunidade de seus atos e não raro são chamados de doutor ou vossa excelência. Não precisamos citar nomes, todos sabemos quem são os responsáveis pelo desvio da verba da merenda, pelo sucateamento da saúde pública, pela perpetuação do trabalho escravo, pela evidente falência da educação, pelo financiamento do tráfico de drogas. Todos sabemos quem alimenta a miséria e se alimenta da miséria. Eles certamente acreditam que serão poupados da justiça. Nunca serão. Eles pensam que serão inocentados. Nunca serão. Vamos dedicar nossas vidas a limpar nossa sociedade e livrar o povo da epidemia de corrupção que assola esse país e que mata mais, muito mais do que qualquer doença. Estamos aqui para não dar descanso aos criminosos que matam milhões de brasileiros apenas com uma caneta. Vamos fazê-los pensar três vezes antes de meterem de novo a mão em dinheiro público. Não podemos obrigar as pessoas a fazer a coisa certa, mas podemos dificultar bastante a vida de quem tenta fazer a coisa errada. O país nos deu uma missão e todos aqui sabem o que acontece com missão dada. Nossa tarefa é nobre e a nossa luta não tem nem freio nem marcha a ré. Não podemos andar pra trás enquanto o filho do faxineiro não puder estudar na mesma escola que o filho do senador, enquanto há tantos desamparados pela falta de verba que foi desviada dos cofres públicos, não com tantas mães perdendo seus filhos para as drogas. Só nos contentamos com a vitória. Por isso, quando voltarem para suas casas, avisem a seus amigos e à sua família que de alguma maneira vamos fazer a situação desse país mudar para melhor.

Peço a cada um de vocês que ao final da leitura dessa mensagem, quando os senhores forem bater palmas, que essas palmas não sejam dirigidas a mim, mas ao colega que está ao seu lado. Vamos aplaudir a nós mesmos com força e com vontade, para celebrar todo o nosso esforço, para comemorar a vitória de tanto tempo dedicado exclusivamente a chegar até aqui. Vamos aplaudir demoradamente toda a nossa garra, toda a nossa vontade de vestir aquela roupa preta. Vamos festejar com aplausos todo o longo caminho que tivemos que percorrer pra chegar onde estamos agora. Vamos lembrar que somos todos um só, somos todos o mesmo grupo, seremos todos policiais federais. Estamos passando por um momento de transição e por isso devemos aplaudir aqueles que lutam por uma Polícia Federal cada vez melhor. Senhoras e senhores, como diz a música, eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia que insiste em nos rodear. E é por isso que eu peço agora uma longa salva de palmas para todos nós."



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nota de Retomada: Delegado, escrivão e papiloscopista

Estava saindo do expediente e um Delegado estava comemorando e dizendo que o concurso vai sair.

Segue parte da matéria da Folha Dirigida:

A polícia Federal (PF) divulgou na última quarta-feira, dia 17, que serão publicados até o dia 30 deste mês os editais de retificação do concurso para 600 vagas de escrivão, delegado e perito, para a inclusão da reserva de vagas para deficientes, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Já as provas objetivas e discursivas serão aplicadas  no próximo mês de julho. O departamento informou também que as inscrições serão reabertas para todos os interessados em concorrer às vagas oferecidas e não apenas para os deficientes. O novo prazo ainda será informado.

Folha Dirigida 17.04.13 (fonte)

Alojamento

Os alojamentos são bons. A composição do mesmo é realizada por ordem alfabética. Quem estiver no seu quarto será da sua turma. A ordem de chegada não interfere em nada apenas na escolha da cama e armário. Varia entre quatro ou seis pessoas. O banheiro possui dois chuveiros e um vaso sanitário.

Vedações: Comida perecível, frutas em decomposição, qualquer tipo de material elétrico e etc... O objetivo é deixar o aluno em condições adversas. Durante o curso é uma guerra psicológica.Torcer para ter bons colegas de quarto é importante. Estabelecer regras são fundamentais no dia a dia. Compras em grupo no início é uma boa opção mas sugiro individual.

As roupas e tênis devem secar do lado de dentro do quarto. É comum observar pessoas as colocando na varanda do lado de fora e no meu curso não foi diferente. Um determinado dia rolou inspeção e todo alojamento foi anotado. Volto a dizer que ninguém fica na porta da ANP observando quantas malas cada um levou, porém dentro do quarto o espaço é bem reduzido e muitas coisas pode gerar problema. O que muitos fazem é deixar dentro do carro só levando para o alojamento quando necessário.

Para facilitar a nossa vida existem pessoas que fazem o serviço de limpeza. Durante a semana três concorrentes oferecem serviço de limpeza de tênis e uniformes. Por isso é importante mais de uma camisa de cada atividade.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Uniforme da Academia Nacional de Polícia


Dentro da ANP existe uma loja onde é necessário adquirir os uniformes para as aulas. Além disso, materiais como algema, fiél, calça Rip stop, óculos, abafadores dentre outros. A minha dica é só comprar lá o que for obrigatório. 
São estes: Camiseta SEF (educação física), camisa SAT (Tiro), Camisa DPP (Defesa pessoal), shorte de educação física, camisas para sala de aula, boné e casaco. Devem ser adquiridos no mínimo (suficiente) dois de cada itens citados. São padronizadas por isso só pode ser comprada lá. Por este motivo o custo é elevado

É necessário ter paciência pois os alunos experimentam antes de comprar. Muita demora e falta de peças fazem parte do início. Por vezes são distribuídos senha e pode durar mais de um dia a espera. Quando ocorrem problemas de entrega é dado um certo tempo para todos estarem padronizados, caso contrário, o aluno deve estar com tudo o que estiver previsto sob pena de perda de pontos. O valor gira em torno de 350 reais... Isso se você comprar apenas os itens obrigatórios de serem comprados lá.

Ao colocar o uniforme a "ficha começa a cair"... O orgulho se torna algo inerente a sua vida. Pessoas de todos os locais do Brasil. Tudo é novo para todos, salvo raras exceções, que eram escrivães e foram cursar para Agentes. Também existem subjudices que continuaram estudando e resolveram fazer outra academia como regulares. As coisas começam a tomar forma, ou seja, vai começar o curso!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Concursos para o DPF e Novo Regime de Previdência

Sabe-que que o Departamento está pretendendo realizar o concurso para os cargos de Delta, Escrivão e Perito. Tivemos uma reunião com um Diretor de Brasília onde foi informado que o concurso que estava suspenso já estava resolvido. Existirá vaga para deficientes mas eles terão que realizar o TAF com o mesmo indicie dos demais candidatos.

Delegados e Peritos possuem um salário inicial de pouco mais de 13 mil reais . A novidade para prova de Delta é a prova oral.

Já os Cargos de escriba e Agente recebem 7.514 reais e liquido R$ 6.098,00. A lotação na zona de fronteira é o que mais preocupam os candidatos mas posso afirmar que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Mais a frente falarei um pouco das lotações. Os "novinhos"estão animados pois acham que em breve sairá o concurso de APF

O Adicional de fronteira é uma das "Lendas que assombram"o Departamento mas temos fé que vai sair. O Brasil é nosso e é lindo senhores!!!

NOVO REGIME DE PREVIDÊNCIA

A partir desta sexta-feira (1º/02), uma mudança no sistema previdenciário afetará todos aqueles que ingressarem na carreira pública. É que os servidores que forem nomeados a partir de 1ºde fevereiro de 2013 estarão sujeitos ao novo regime de previdência complementar, a chamada Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, ou simplesmente Funpresp.
Pelo novo plano, os servidores que ganharem acima do teto da Previdência (R$ 4.159) estarão automaticamente submetidos ao regime da Funpresp. O ministro da Previdência Social (MPS), Garibaldi Alves Filho, disse que amanhã será publicado no Diário Oficial da União um ato da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovando o regulamento da Funpresp - que era o que faltava para as novas normas entrarem em vigor.


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Matricula na ANP

Chegou a hora de realizar a matricula no curso de formação. Geralmente os alunos se organizam pelo CW e colocam vans a disposição no aeroporto por um preço muito interessante. Um táxi do aeroporto até a ANP custa em média 70 e uma van 20 reais. No primeiro dia é comum muita fila. Quem chega bem cedo passa logo pelo período de angústia e resolve logo a sua situação. Com o passar das horas as coisas se complicam e a fila se torna kilométrica. Parece ser uma "tática"cansando os candidatos mas neste momento tudo é festa.

Candidatos de todo o Brasil se encontram e poucos dias depois se formam grandes amizades. Na recepção apenas se confere o nome do aluno. Logo após, é dada as "boas vindas" e uma pequena explanação referente ao curso é realizada. Um veículo chega para levar os alunos e suas malas para o interior da academia. Lá dentro se toma conhecimento do alojamento - na grande maioria de 6 pessoas. A ordem dos alojamentos é feita por odem alfabética. As malas são deixadas em suas "novas residências" e é necessário retornar para só então fazer a matricula. Vale lembrar que não existe nenhum tipo de conferência para regular quantas malas cada pessoa leva.

Conferir a documentação nunca é demais. Lembrem-se que estarão longe de casa e qualquer imprevisto cria uma situação desconfortável. Não é necessário desespero, pois eles são bem maleáveis. Vi umas duas situações de certificado de reservista que não eram do Exército, Marinha ou Aeronáutica - acho que eram expedidos pela Polícia Militar. Não foram aceitos e os alunos antes de realizarem a matricula tiveram que resolver a situação. Parece que tinham pessoas sem habilitação. No caso de diploma alguns alunos retornavam para sua residência, de avião, para completar a carga horária no final de semana visando pegar o Diploma ao final do curso. Os documentos são conferidos um a um... 

Tudo dando certo vocês receberão um crachá com foto, nome, turma e o manual do aluno. A ordem de chegada não interefere em nada apenas na escolha do armário e cama. No alojamento existem dois chuveiros e um vaso sanitário. Existem uma equipe de limpeza terceirizada que realizam os serviços enquanto os alunos estão em aula. O "bizú" é facilitar evitando deixar coisas no chão.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Enxoval

Vários equipamentos devem ser adquiridos pelos alunos. O gasto é alto girando em torno de R$ 3 mil reais. São por estas e outras que este concurso não é nada isonômico. É comum diversos colegas já ingressarem no curso com dividas. Dentro da ANP é possível comprar algumas coisas mas não é o que recomendo. Além da qualidade não ser boa os valores são elevados.

A melhor coisa é comprar "em grupo"geralmente rende bons descontos. Existem algumas coisas que se usa muito pouco. Por exemplo o coldre "panqueca" nunca usei. Mesmo assim, recomendo adquirirem tudo, pois podem perder pontos que fazem muita diferença na hora da escolha de vagas.

FIC

É um documento muito importante que lhe acompanhará por todo o curso de formação. Não adianta omitir informação - pois além do serviço de inteligência identificar - o aluno terá que justificar sob pena de exclusão. A Comissão de investigação atua até o ato de nomeação. Durante a estadia na ANP muitos alunos são notificados gerando uma grande curiosidade entre os alunos. O orientador de turma pode lhe passar algumas orientações, para tanto, é necessário que você aceite. Caso contrário, o documento é sigiloso e ninguém tomará ciência.

Pelo que me recordo, só vi uma eliminação, e foi faltando uma semana para o fim do curso. Curiosamente, o aluno não compartilhou com os colegas o motivo. Acredito que tenha sido algo complicado. Ao receber o documento o aluno possui 5 dias úteis para explicações. Como só é possível utilizar o telefone a noite gera uma grande angústia até que o mesmo receba uma resposta. Não pensem que ela vem de forma rápida, pois existem pessoas que recebem o "deferido"no dia da escolha de vagas, isso mesmo. Pense como fica o aluno durante este período...

Convocação para ANP

Sai uma publicação provisória e pouco tempo depois o motivo da reprovação nas etapas. O candidato terá pouco tempo para entrar com o recurso que será realizado em um local escolhido pela banca. É possível observar o motivo da reprovação no "psico", para tanto, é necessário ter um profissional da área para ter acesso.

No caso dos exames médicos deve ser preenchido uma ficha com o motivo de sua reprovação e a pendência que foi solicitada. Após isso, só resta torcer e aguardar a convocação.


Exame Médico


Quem não possui plano se saúde é melhor começar a pensar em contratar um ou então separar cerca de R$ 3.000,00 para os exames. É interessante o candidato realizar um "check up" antes pois com o tempo pode ser algo reversível. O indície de reprovação é baixo, porém, a relação dos aprovados assusta pois pouquíssimas pessoas constam como aprovados. Por outro lado, é bem tranquilo a reversão, pois geralmente trata-se de falta de algum exame ou detalhamento do mesmo. 

Uma pergunta que muitos fazem é se vale a pena efetuar os exames mesmo ficando em uma classificação muito desfavorável. Conheço uma pessoa que foi chamada no apagar das luzes e caso não realizasse ficaria muito decepcionado.

Fiquem atentos nos exames que solicitam laudos médicos e nos modelos que a banca examinadora exige. Existem médicos que possuem uma certa resistência quanto a isso. O Bizú é já levar tudo pronto para que seja apenas assinado  e carimbado pelo profissional com o seu respectivo CRM.

Psicotécnico

A única certeza quando você sai do teste psicotécnico é a incerteza... Neste concurso o exame é aplicado em dois períodos: manhã e tarde. Muito desgastante. É comum perguntas realizadas logo no início do teste ser repetida ao final. Creio que teremos mudanças no próximo concurso, porém, a tentativa de retirar o psicotécnico das etapas não funcionou. O que gerou um grande problema em 2012 foi o "Manual do psicotécnico" elaborado pelo Robson concurseiro - hoje PPF.

Me recordo que o mesmo foi indagado sobre o material elaborado no dia em que realizou a sua inscrição. A repercussão foi muito grande e ao longo do curso muito se falou sobre a efetividade do teste. Vamos ver se teremos novidades no concurso que está por vir este ano. Muitos candidatos de excelente nível ficam reprovados nesta etapa e a possibilidade de reversão não são muito animadoras. Até se consegue a "Liminar" para cursar a ANP o que complica mais na frente é a nomeação e posse.

Geralmente quem já possui alguma estabilidade só toma posse após transitado e julgado. Por outro lado, aqueles que se habilitam a assumir o cargo nestas condições, inicia uma grande dor de cabeça. Algumas vezes o final é feliz outras não. O certo é que ao meu ver existem pessoas excelentes ficando nesta etapa enquanto outras demostram comportamento incompatível ao longo do curso. Muito se fala a respeito de um acompanhamento durante a estadia na ANP.

Tranquilidade e bom senso é o que deve prevalecer ao longo da realização do teste. Após isso, resta apenas torcer para o seu nome estar aprovado no dia da divulgação. No mês passado um APF do último concurso se suicidou em Boa Vista RR fato este que reforça a necessidade de um acompanhamento até a nomeação. Gostaria de salientar que Colegas reprovados no Psico já estão conseguindo tomar posse em suas respectivas lotações. O certo é que essas histórias de preconceito na ANP de camisa diferente, crachá... não passa de conversa. Se realmente ocorrer algo do tipo são casos isolados.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

E o começo de uma grande batalha o TAF...

Para aprovação no concurso do DPF é necessário muita dedicação. Devido ao grande destaque na imprensa, é cada vez mais disputado o ingresso na instituíção. Por todo o Brasil muitos candidatos abrem mão de muita coisa para conquistar um verdadeiro sonho.

Criticado por diversos professores de Educação física o TAF vem se tornando um grande diferencial do concurso. Esses afirmam que os indícies não são compatíveis, pois é necessário um grande volume de estudos e sendo assim, muitos não teriam tempo hábil de preparação.

O que sabemos é que o DPF queria mudar o perfil do candidato. Ao invés de pessoas muito inteligentes, porém, fora do perfil policial - o órgáo busca atualmente um equilíbrio: elevado nível intelectual e um bom preparo físico. Desta forma, o indíce de reprovação é bastante elevado. Após o edital de 2009 muitos concurseiros resolveram "migrar"para outras carreiras. Realmente conseguir a aprovação na prova escrita e depois reprovar no TAF é algo bastante frustrante.

Indico aos aspirantes a ingressarem no departamente que não abram mão da parte física! As modalidades avaliadas são: Barra, salto, corrida e natação. Desses, sem sombras de dúvidas, o que mais reprova é a natação - seja no exame do Cespe ou na ANP. Vale ressaltar que o edital de 2004 exigia para reprovação nadar acima de 56 segundos e de 2009 em diante acima de 41. Baixar 15 segundos na piscina é algo bastante relevante. Em segundo lugar colocaria o salto. 

No dia do TAF realizado pelo Cespe a adrenalina é muito alta. O que chama a atenção e observar pai, mãe, esposas, filhos, amigos; torcendo e vibrando a cada conquista. Não é possível terceiros ingressarem no local dos testes. É importante sair bem cedo de casa não esquecendo o documento de identidade e o atestado médico que deve ser no modelo solicitado pela banca examinadora. Em alguns locais foi permitido candidatos saltarem descalços já em outros isso foi vedado. Ainda ocorreu a terceira hipótese: deixaram saltar mas lançavam o fato na pauta do aluno (neste caso recomendo não arriscar). O tempo de espera de um exercício para outro varia de 10 a 30 minutos.

Durante o curso de formação a esmagadora maioria dos alunos"reprovados no TAF" perderam na natação. As outras modalidades com o treinamento que é realizado pelos professores na ANP é mais do que o suficiente para melhorarem as suas marcas.

Diria que pessoas com dificuldade buscassem um professor da área específica, começar os treinamentos o quanto antes e além disso, realizarem um TAF diagnóstico antes fazendo uma modalidade seguida da outra. Será possível perceber como o seu corpo responderá no dia.

Dúvidas acessem o site: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_AGENTE/ e vejam o edital.