quarta-feira, 10 de abril de 2013

Matricula na ANP

Chegou a hora de realizar a matricula no curso de formação. Geralmente os alunos se organizam pelo CW e colocam vans a disposição no aeroporto por um preço muito interessante. Um táxi do aeroporto até a ANP custa em média 70 e uma van 20 reais. No primeiro dia é comum muita fila. Quem chega bem cedo passa logo pelo período de angústia e resolve logo a sua situação. Com o passar das horas as coisas se complicam e a fila se torna kilométrica. Parece ser uma "tática"cansando os candidatos mas neste momento tudo é festa.

Candidatos de todo o Brasil se encontram e poucos dias depois se formam grandes amizades. Na recepção apenas se confere o nome do aluno. Logo após, é dada as "boas vindas" e uma pequena explanação referente ao curso é realizada. Um veículo chega para levar os alunos e suas malas para o interior da academia. Lá dentro se toma conhecimento do alojamento - na grande maioria de 6 pessoas. A ordem dos alojamentos é feita por odem alfabética. As malas são deixadas em suas "novas residências" e é necessário retornar para só então fazer a matricula. Vale lembrar que não existe nenhum tipo de conferência para regular quantas malas cada pessoa leva.

Conferir a documentação nunca é demais. Lembrem-se que estarão longe de casa e qualquer imprevisto cria uma situação desconfortável. Não é necessário desespero, pois eles são bem maleáveis. Vi umas duas situações de certificado de reservista que não eram do Exército, Marinha ou Aeronáutica - acho que eram expedidos pela Polícia Militar. Não foram aceitos e os alunos antes de realizarem a matricula tiveram que resolver a situação. Parece que tinham pessoas sem habilitação. No caso de diploma alguns alunos retornavam para sua residência, de avião, para completar a carga horária no final de semana visando pegar o Diploma ao final do curso. Os documentos são conferidos um a um... 

Tudo dando certo vocês receberão um crachá com foto, nome, turma e o manual do aluno. A ordem de chegada não interefere em nada apenas na escolha do armário e cama. No alojamento existem dois chuveiros e um vaso sanitário. Existem uma equipe de limpeza terceirizada que realizam os serviços enquanto os alunos estão em aula. O "bizú" é facilitar evitando deixar coisas no chão.

13 comentários:

  1. Muito interessante suas postagens. Já estou curioso para saber como serão as próximas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo elogio. Aos pouquinhos vou alimentando o blog. Se eu puder ser útil para uma pessoa já estarei feliz. Quando chegar na ANP vai ver que as informações farão diferença.

      Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns, Alexandre! Reprovei no teste físico e pude viver um pouco dessa angústia.

    ResponderExcluir
  3. Imagino o quanto foi difícil esta reprovação mas a vida é assim. O importante é manter a dedicação e tentar fazer sempre um pouco melhor ao longo dos dias. O DPF mesmo com a crise que está vivendo é um ambiente de trabalho muito agradável. Faria tudo novamente.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, parabéns, cara! Excelente essa iniciativa. Com certeza, ajudará vários novatos na PF. Eu fiquei como excedente no último concurso, e estou na luta dos estudos para o próximo. Embora, eu e meus colegas excedentes, ainda lutamos e acreditamos na nossa causa, que é conveniente e justa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Danilo, beleza?

      Em primeiro lugar muito obrigado pelos elogios!!! Se é excedente já está na porta do DPF cara, continue firme nos estudos. Tenho vários amigos nesta luta dos excedentes. O concurso de escrivão, Delta e Perito já é realidade. O que consta também é que o de Agente não vai demorar.

      Sempre que tenho um tempinho posto algo novo aqui. Como falei vocês vão lembrar deste humilde trabalho quando chegarem na ANP não ficarão perdidos...

      Qualquer sugestão de postagem basta dizer mas ainda vou contribuir com várias coisas que passei por lá.

      Forte abraço.

      Excluir
  5. Fala meu amigo, parabéns pela bela iniciativa. Quero saber se poderia tirar uma dúvida. A lotação é feita com base na nota recebida no curso de formação ou pela da prova do concurso?
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Grande Alexandre!! Parabéns pelo Blog!! Acredito que já devo ter lido todas as suas publicações.
    Gostaria de tirar uma dúvida a respeito da matrícula. Você mencionou que haviam candidatos que não tinham habilitação... pretendo prestar para Agente, e se tudo der certo até lá, terei no máximo a Permissão para dirigir.. você acredita que isto poderá ser um problema ?
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, grato pelo blog que muito nos auxilia... Minha dúvida é quanto ao comentário que vc fez sobre o certificado de reservista expedido pela Policia Militar e não pelo exercito, marinha ou aeronáutica. Como foi resolvida essa situação? Estou nesta situação e gostaria de me precaver.. Att Joan do Carmo

    Vi umas duas situações de certificado de reservista que não eram do Exército, Marinha ou Aeronáutica - acho que eram expedidos pela Polícia Militar. Não foram aceitos e os alunos antes de realizarem a matricula tiveram que resolver a situação.

    ResponderExcluir
  8. Olá Alexandre,

    Minha dúvida é a mesma do Joan do Carmo. Sou sgt do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba - CBMPB e minha carteira funcional foi expedida pelo mesmo. Entreguei minha reservista (a do exercito, quando fui dispensado por excesso de contingente) no ato da matrícula para o curso de formação de soldado.

    ResponderExcluir
  9. Alan,

    Pelo que entendi vc entregou o certificado assim que ingressou no bombeiros? Se for isso o certificado está na administração da sua corporação. No meu caso antes de ir p ANP levei ofício da PM dizendo que era militar da ativa e que o certificado seria entregue assim que eu pedisse baixa. Resolvi assim!!!

    Na ocasião da posse, tirei cópia autenticada do certificado e posteriormente entreguei o documento original.

    Era isso?

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Fala Alexandre,estou no quinto período de Direito não vejo a hora de acabar já me vejo todo de preto.Com a camisa escrita policia federal.
    O seu blog e um animo para min.
    Tenho uma duvida dentro da ANP,pode usa o celular a noite.

    ResponderExcluir
  11. Grande Alexandre, Só para esclarecer então, depois da matrícula, a pessoa já entra no mesmo dia e só sai depois de formado, ou desligado,correto?

    ResponderExcluir