terça-feira, 23 de abril de 2013

Plano de estudo Reta Final


Em uma postagem anterior um colega perguntou como era o meu horário de estudo. Respondi que eu me dedicava muito porém não tinha muita organização. Fiz contato com um amigo que foi o nono colocado do último concurso. Cavalcanti, meu amigo de alojamento, fez um trabalho fantástico antes mesmo de ser tornar Agente - na condição de aspirante Federal. O endereço do blog é: " http://caveirapf.blogspot.com.br ". É coisa de "doido" o horário começa meia noite cara...rs

A postagem ocorreu nos últimos 45 dias para a prova. Segue o texto:
  
Olá pessoal,
  
Como dito no post inaugural, tenho planos de estudo bastante ambiciosos. Nessa ocasião, venho compartilhá-los com vocês.

É necessário dizer que eu tenho uma condição pessoal que me privilegia bastante. Não trabalho, namoro, mas não sou casado e não tenho grandes afazeres. Tenho certeza que muitas pessoas não têm esses privilégios, mas sei que qualquer um pode adaptar o que fiz para sua particular situação.

Como hoje é 22 de março, temos exatos 45 dias de estudo (sem levar em conta o dia da prova). Então, o problema que se apresenta a nós é: O que estudar nesses 45 dias. A resposta não é muito simples. Você deve levar em consideração N fatores. Vou citar aqui alguns que considero particularmente importantes.
  • Número de questões que caíram na última prova de uma dada matéria;
  • O quanto você já sabe sobre a matéria;
  • Por qual material você vai estudar;
  • Como você vai organizar seus horários de estudo;

Número de questões que caíram na última prova de uma dada matéria: é importante observar, para cada matéria, quantas questões caíram nas ultimas provas da PF. Assim, você irá saber quais matérias o examinador considera mais importantes. Adicionalmente, você pode analisar, dentro da matéria, quais assuntos são mais pedidos e estudá-los com afinco.

O quanto você já sabe sobre a matéria: se você já conhece bem uma matéria, não busque ser o "fera" nela. É melhor estudar algo importante e que você ainda não domina bem. Você precisa ligar este fator ao anterior. Pegue uma matéria que caia muitas questões e que você ainda não domina e estude.

Por qual material você vai estudar: essa é uma dúvida de todas as pessoas. Eu particularmente, não sou muito chegado em apostilas. Geralmente, elas não aprofundam o conteúdo, têm erros grotescos e são muito sintéticas. Você pode estar me achando louco de dizer que uma coisa sintética é ruim. Pois bem, em minha opinião, coisas sintéticas demais são ruins sim! Para mim, material bom é material grande, repetitivo, prolixo - sabe por quê? Porque nós só aprendemos com repetição e explicação dos motivos das coisas. É repetindo e sabendo o porquê das coisas que nós as fixamos. Contudo, se você ainda não estudou quase nada do assunto da prova, aí não tem jeito, é necessário estudar por algo menor.

Como você vai organizar seus horários de estudo: Nunca estude por mais de 2 horas, você vai acabar cansado e distraído. Como vocês verão, na organização do meu tempo só há um momento em que estudo por mais de 2 horas, mas há um detalhe: são duas horas de estudo teórico e mais 1 de questões. Então não são exatamente 3 horas do mesmo tipo de estudo. Eu me divirto fazendo questões.

 Existem muitos outros fatores que podem ter relevância para você, procure-os e pense em como driblar os problemas. Uma coisa fundamental para se preparar bem é se conhecer bem. Conhecer como você rende melhor nos estudos. Para isso, é preciso observação e experimentação. Você perceberá como isso foi importante para mim logo abaixo.

Meu Horário de Estudo



 Como vocês podem ver, estou vivendo para a PF e assim seguirei até o fim, se Deus quiser. Como eu havia dito, não tenho obrigações, de forma que posso aproveitar todo meu tempo para estudar e treinar. Acho que uma das coisas mais estranhas no meu horário é o fato de eu dormir parceladamente. Por experiência própria percebi o seguinte: sempre que estudo (aqui, refiro-me a estudo teórico e não a resolução de questões) por 2 horas, preciso de um bom espaço de tempo sem estudar para recompor minha mente (estou falando de umas 3 horas, no mínimo!), a menos que eu durma (aí umas duas horas resolve). Então bolei este horário de forma que eu estude  3 vezes e essas 3 vezes estejam bem espaçadas. Para espaçar os horários de estudo, coloquei dois horários de sono entre os horários de estudo mais próximos. Vejam que o único momento que eu não durmo entre uma estudada e outra é entre as 7 da manhã e as 16:30 (percebam quanto tempo se passa entre as 7 da manhã e as 16:30... é um verdadeiro abismo).



Complementando o estudo teórico, assisto a aulas no PC e faço questões por 2 horas todo santo dia. Nessas duas horas, respondo, em média, 40 questões apenas. Parece ser muito pouco, mas não é bem assim. Quando faço questões, se eu tiver qualquer insegurança em relação a algo ou se eu vir algo interessante de comentar, eu paro, pego o livro e leio, pesquiso na net, faço alguma anotação no superprovas (se você não souber o que é isso, pesquise no google, é de grande valia, juntamente com o site "questões de concursos").


Quanto às aulas, fiz um curso no Damásio... dei umas "investigadas" nas aulas que eles disponibilizavam online para reposição e acabei conseguindo pegar todo o curso. Só um aviso... não subtraí NADA! :)



12 comentários:

  1. Com certeza não é nada convencional o plano de estudo..kkk..mas dá para tentar adaptar algumas coisas.

    Alexandre, para ir tão bem na redação qual era sua técnica? Contratou algum serviço de correção de redações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do RJ e lá fazia todos os sábados simulados da prova que englobava redação. Além disso, fiz um cursinho de redação com quatro encontros. Redação nada mas é do que dominar o assunto e saber usar os conectivos. Sou APF devido a boa nota que tirei na discursiva. Neste curso professores corrigiam as redações. Fui praticando e pegando opinião de diversos professores. É importante bastante leitura. No meu concurso pessoas foram reprovadas na discursiva por não dominar o tema que era um assunto jurídico.

      Obs: Nunca fui um bom aluno em redação mas algumas dicas fizeram a diferença!!!

      Abs

      Excluir
  2. Parabéns alexandre, e obrigado por ser mais um motivador pra tantos que querem ser APF's me diga uma coisa, vocÊ conheceu alguem de rondônia na academia? quero saber por questão motivacional, pois quase não tenho notícias de pessoas daqui passando em concursos como o da PF - isso desanima um pouco - a expectativa pra sair do Acre e voltar pra seu estado ou ir pra um estado mais próximo é de quantos anos? abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala Diego,

    tenho um amigão lotado na minha Unidade de Guajará-Mirim. O cara é fera, passou também para o TRF. Sou fã dele!!! Não tenho conhecimento de muitas pessoas da região. No último concurso o Estado que mais aprovou disparado foi o RJ. Na ANP tinha ente 80 a 100 da cidade maravilhosa.

    Sou de Niterói-RJ. Nós só podemos mudar de lotação quando ocorre concurso. Já tem Perito, escrivão e Delegado fazendo festa só em saber que terá concurso!rs Se eu realmente quiser voltar para casa preciso ficar em uma cidade de 4 pontos por pelo menos uns 4 anos para quem sabe conseguir. A minha cidade é muito difícil mas outras como Volta Redonda e Macaé (ambas no RJ) já fica mais fácil.

    Na sua região é mais fácil no ruim de tudo no primeiro concurso de remoção você estará em casa. Na academia conheci um cara caminhoneiro com mais de 40 anos. Possui 6 irmãos todos analfabetos. Fez faculdade a distância, passou na prova e era sub judice do psico.

    Quer exemplo melhor do que esse???

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putz 40 anos, caminhoneiro,nada contra a profissão pois meu pai também é, rapaz esse cara fez milagre pra arranjar tempo! é motivador mesmo, minha motivação está na profissão poder vestir o manto sagrado: é assim que chamo a camisa da PF.

      Sou agente penitenciário estadual há 1 ano atualmente estou focado no depen só pra poder me intitular AGENTE FEDERAL (rs). Ainda estou no terceiro periodo de direito tenho 23 anos e vou pagar o preço de dedicação e sacrifício necessário pra entrar no DPF.
      abraços

      Excluir
    2. Muito bom Guerreiro.
      Na minha turma tinham 3 Agentes Penitenciários Federais. O curso deles para o DEPEN foi dentro da Academia da Polícia Federal - ANP - e isso fez despertar o desejo. Dizem que lá é um ótimo lugar para estudar para outro concurso.
      Um colega sub judice era agente penitenciário no Recife, ou melhor, é - pois não conseguiu tomar posse ainda.

      Eu era Policial Militar do RJ cara... Virei ídolo de diversos amigos, referência!!! Você observará que existe uma segregação. O DPF é um órgão elitizado sim! Na formatura tinha mais gente bonita do que numa festa Global. Postei um vídeo que diz: Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa.

      Lute com fé que chegará lá.

      Abs

      Excluir
  4. Alexandre, e quanto ao Espírito Santo, é muito complicado retornar para ca como Delta?

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vou ficar te devendo essa. Sei que como escrivão é mais fácil voltar do que agente. Delta acredito que sim. Vou tentar te responder essa amanhã.

      Abs

      Excluir
  5. Em uma lotação de 4 pontos com uns 4 anos você já consegue retornar para o seu Estado como Delega, porém, não é para capital

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses pontos das lotações, sao por serem mais afastadas? Quanto mais inospita mais ponto?

      Excluir
  6. Exatamente, em regra quanto pior a lotação maior a pontuação. Não se preocupem pois o Brasil é nosso e é lindo!!!rs
    Se fugir de Tabatinga e Oiapoque já estarão no lucro.

    Mais a frente falarei de lotações. Não sei muito mas poderei contribuir um pouco.

    abs

    ResponderExcluir
  7. Exatamente, em regra quanto pior a lotação maior a pontuação. Não se preocupem pois o Brasil é nosso e é lindo!!!rs
    Se fugir de Tabatinga e Oiapoque já estarão no lucro.

    Mais a frente falarei de lotações. Não sei muito mas poderei contribuir um pouco.

    abs

    ResponderExcluir