segunda-feira, 8 de abril de 2013

E o começo de uma grande batalha o TAF...

Para aprovação no concurso do DPF é necessário muita dedicação. Devido ao grande destaque na imprensa, é cada vez mais disputado o ingresso na instituíção. Por todo o Brasil muitos candidatos abrem mão de muita coisa para conquistar um verdadeiro sonho.

Criticado por diversos professores de Educação física o TAF vem se tornando um grande diferencial do concurso. Esses afirmam que os indícies não são compatíveis, pois é necessário um grande volume de estudos e sendo assim, muitos não teriam tempo hábil de preparação.

O que sabemos é que o DPF queria mudar o perfil do candidato. Ao invés de pessoas muito inteligentes, porém, fora do perfil policial - o órgáo busca atualmente um equilíbrio: elevado nível intelectual e um bom preparo físico. Desta forma, o indíce de reprovação é bastante elevado. Após o edital de 2009 muitos concurseiros resolveram "migrar"para outras carreiras. Realmente conseguir a aprovação na prova escrita e depois reprovar no TAF é algo bastante frustrante.

Indico aos aspirantes a ingressarem no departamente que não abram mão da parte física! As modalidades avaliadas são: Barra, salto, corrida e natação. Desses, sem sombras de dúvidas, o que mais reprova é a natação - seja no exame do Cespe ou na ANP. Vale ressaltar que o edital de 2004 exigia para reprovação nadar acima de 56 segundos e de 2009 em diante acima de 41. Baixar 15 segundos na piscina é algo bastante relevante. Em segundo lugar colocaria o salto. 

No dia do TAF realizado pelo Cespe a adrenalina é muito alta. O que chama a atenção e observar pai, mãe, esposas, filhos, amigos; torcendo e vibrando a cada conquista. Não é possível terceiros ingressarem no local dos testes. É importante sair bem cedo de casa não esquecendo o documento de identidade e o atestado médico que deve ser no modelo solicitado pela banca examinadora. Em alguns locais foi permitido candidatos saltarem descalços já em outros isso foi vedado. Ainda ocorreu a terceira hipótese: deixaram saltar mas lançavam o fato na pauta do aluno (neste caso recomendo não arriscar). O tempo de espera de um exercício para outro varia de 10 a 30 minutos.

Durante o curso de formação a esmagadora maioria dos alunos"reprovados no TAF" perderam na natação. As outras modalidades com o treinamento que é realizado pelos professores na ANP é mais do que o suficiente para melhorarem as suas marcas.

Diria que pessoas com dificuldade buscassem um professor da área específica, começar os treinamentos o quanto antes e além disso, realizarem um TAF diagnóstico antes fazendo uma modalidade seguida da outra. Será possível perceber como o seu corpo responderá no dia.

Dúvidas acessem o site: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_AGENTE/ e vejam o edital.

8 comentários:

  1. Alexandre, vc sabe onde encontro a parte que proíbe a entrada de terceiros no dia dos testes físicos. Entrei cum uma representação no MPF para que seja permitido a filmagem dos testes com o fito de subsidiar em um futuro recurso administrativo, ja que no dia do meu teste não permitiram que eu acompahasse a marcação do salto e também não fora divulgado os indices na hora.

    Obrigada.

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Bem, na realidade nunca vi algo expresso proibindo a entrada, porém já é uma marca registrada do cespe unb. Quando realizei meu taf no salto realmente eu tinha que sair da caixa de areia mas o examinador ao aferir a metragem gritava e todos os candidados e a banca tomavam ciência. Existiu neste concurso coisas estranhas. Não foram padronizados os procedimentos em todos os testes pelo Brasil, ou seja, tiveram examinadores cobrando mais e outros exigindo menos. Mas sinceramente isso é pura especulação dos alunos na academia. cada um contava sua história... Este procedimento de não poder realizar a gravação inclusive é mantido na ANP. É vedado a utilização de relógio, filmadora, máquina fotográfica, celular, cronometro... Muitos alunos acham interessante ter direito a filmagem ao menos na academia mas an realidade isso não acontece. Sabe-se também que os examinadores são contratados próximo ao dia do teste por isso gera tanta confusão. Espero que continue estudando. Tenho a convicção que na próxima oportunidade terá um final feliz.

      Abraços

      Excluir
  2. Obrigada, Alexandre!!! Boa sorte na sua lotação!!!!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, pelo que você diz a natação de fato tem alto índice de reprovação, tanto no TAF do concurso quanto na ANP, poderia me dizer se na academia os testes tem “recuperação” ?
    Ou se a pessoa ficar com uma nota baixa já é desligado ?

    E no TAF do certame é possível uma segunda tentativa na natação também ? Salvo engano, eu li no edital que: Se o candidato não conseguir fazer a barra terá direito a uma segunda chance.

    No que diz respeito às filmagens... Eu tenho as filmagens da ANP do curso de formação para APF que o meu pai concluiu no ano de 2003, várias etapas e treinamentos do curso. Acredito que aquela época não havia restrições, pois em nenhum momento a câmera estava escondida.
    Guardo com o MAIO ORGULHO DO MUNDO não só a fita como os diplomas, fotos dentre outras coisas, tanto da PCDF quanto da FEDERAL !! Tenho certeza que se for da vontade de Deus eu poderei dar esse orgulho ao meu pai e minha mãe. E o meu guerreiro vai sentir orgulho de mim e me acompanhar em todas as etapas, pois está na minha mente e em meu coração a todos os momentos de minha vida.

    PARABÉNS pela iniciativa de criar o blog, desde que descobri sempre passo por aqui. Que Deus abençoe a você e sua família hoje e sempre,
    Abraço !

    ResponderExcluir
  4. Prezado Yuri,

    desculpe a demora pela resposta, vamos lá:
    1- Todos os teste na ANP possuem 3 chances, salvo a corrida. No TAF Cespe são duas chances.

    2- Não existe recuperação na ANP. Nadar em tempo superior ao mínimo é reprovação e deixa o curso no dia seguinte em regra.

    Hoje não existe a possibilidade de filmagem no curso, inclusive é vedado o uso de celular nos horários de aula.

    Obrigado pela força qualquer dúvida estamos aí. Você~e já tem sangue de PF.

    abs



    ResponderExcluir
  5. é muito, muito, muito frustante ficar no TAF depois de classificado dentro das vagas na prova objetiva! Reprovei na corrida por alguns metros. E corrida não tem 2a chance!

    ResponderExcluir
  6. Len Skaviski,

    fica minha solidariedade por sua situação. Sinceramente eu não sei como iria me comportar caso isso fosse comigo. Muita força e dedicação nos treinos.

    abs

    ResponderExcluir
  7. E quais são as atividades físicas cobradas na ANP?
    Obrigado e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir