terça-feira, 9 de abril de 2013

Psicotécnico

A única certeza quando você sai do teste psicotécnico é a incerteza... Neste concurso o exame é aplicado em dois períodos: manhã e tarde. Muito desgastante. É comum perguntas realizadas logo no início do teste ser repetida ao final. Creio que teremos mudanças no próximo concurso, porém, a tentativa de retirar o psicotécnico das etapas não funcionou. O que gerou um grande problema em 2012 foi o "Manual do psicotécnico" elaborado pelo Robson concurseiro - hoje PPF.

Me recordo que o mesmo foi indagado sobre o material elaborado no dia em que realizou a sua inscrição. A repercussão foi muito grande e ao longo do curso muito se falou sobre a efetividade do teste. Vamos ver se teremos novidades no concurso que está por vir este ano. Muitos candidatos de excelente nível ficam reprovados nesta etapa e a possibilidade de reversão não são muito animadoras. Até se consegue a "Liminar" para cursar a ANP o que complica mais na frente é a nomeação e posse.

Geralmente quem já possui alguma estabilidade só toma posse após transitado e julgado. Por outro lado, aqueles que se habilitam a assumir o cargo nestas condições, inicia uma grande dor de cabeça. Algumas vezes o final é feliz outras não. O certo é que ao meu ver existem pessoas excelentes ficando nesta etapa enquanto outras demostram comportamento incompatível ao longo do curso. Muito se fala a respeito de um acompanhamento durante a estadia na ANP.

Tranquilidade e bom senso é o que deve prevalecer ao longo da realização do teste. Após isso, resta apenas torcer para o seu nome estar aprovado no dia da divulgação. No mês passado um APF do último concurso se suicidou em Boa Vista RR fato este que reforça a necessidade de um acompanhamento até a nomeação. Gostaria de salientar que Colegas reprovados no Psico já estão conseguindo tomar posse em suas respectivas lotações. O certo é que essas histórias de preconceito na ANP de camisa diferente, crachá... não passa de conversa. Se realmente ocorrer algo do tipo são casos isolados.

8 comentários:

  1. Muito interessante o post.
    Mas em relação à apostila, ela realmente retrata algo dos testes realizados?
    Quais sao as perguntas? os exercicios que vc tem que fazer?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Muitos testes mencionados ali foram cobrados. Eu já havia feito dois psicotécnicos e nunca busquei ajuda de profissional. Eu não sei o nome específico de cada teste, porém posso afirmar que cobram alguns teste re personalidade, memorização (lembrar algumas figuras), de um "dado"que muda de posição e etc...

      Vou buscar algo no final de semana para ser mais específico. É cansativo demais!!! Vamos ver como será neste concurso novo pois no último gerou muita reprovação (como sempre é no DPF). Conselho: busque na internet sobre testes da PF que terá uma boa noção. Não quero entrar em polêmica.

      Valeu Claudio estamos juntos!!!

      Excluir
  2. Ontem fizemos o psicotécnico. Participaram candidatos aos cargos de perito, escrivão e delegado. Vou transmitir a minha impressão aos que possa interessar:

    Os testes são como na prova objetiva: você tem que escolher uma alternativa e pintar a bolinha correspondente. NÃO pode riscar no caderno de questões, só na folhade respostas.

    Tem baterias que medem personalidade, tipo vc gosta de brigas, vc faz amizades, vc detesta receer ordens, vc se apavora com facilidade, nessa linha...

    Tem também baterias de raciocínio, que podem ser verbal (serrote está para o carpinteiro assim como vara de pescar está para o XXXX, e vc escolhe a opção pescador); tem também raciocínio espacial, no qual uns cubos vão girando e vc tem que indicar qual será a próxima posição dele. Eu achei essa a bateria mais interessante porque nela há uma resposta correta, ao passo em que nos de personalidade não há (teoricamente, pois se não ninguém reprovaria).

    Há um teste de memória no qual eles te dão uma folha com 20 rostos de pessoas e 2 minutos para tentar memorizar. A seguir vc tem que virar a folha e verá 24 questões com 4 rostos e um espaço em branco. Vc deve indicar se viu o rosto 1, 2, 3, 4, ou nenhum deles (5). Eu fiquei assustado quando explicaram, pensei que seria impossível memorizar, mas na hora de fazer foi tranquilo, acho.

    Há também testes de atenção, no qual eles indicam 3 figuras como sendo as que vc deve procurar, e uma lista de figuras abaixo. Quando inicia vc deve ir riscando as figuras que são iguais às 3 indicadas no enunciado. Nesse não tem que pintar bolinha, é só fazer um traço sobre a figura.

    Algo que acho importante frisar: muitos testes tem tipo 120 questões e 50 minutos para resolver (os de personalidade, nos quais vc tem que responder sem pensar muito). Fiquem atentos para não empacar e deixar questões sem responder ou com a bolinha mal pintada.

    Última dica: proibido usar relógio.

    É muito cansativo, vc sai com a mente moída. Eu e mais alguns colegas com os quais conversei sentiram desconforto digestivo devido a tensão logo o começo.

    Espero que minha experiência relatada tenha alguma serventia.

    Abraços.

    --

    ResponderExcluir
  3. Roan,

    a única certeza após p psico é a incerteza. Foi exatamente igual ao meu. As suas informações são preciosas para quem almeja o DPF. Me dê noticias, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Roman, gostei muito das suas dicas sobre o psico. Mas, as vezes me bate um desânimo desse concurso. Estou me preparando para fazer a prova objetiva domingo, dia 21 de dezembro de 2014....mas confesso que estou um pouco ão desmotivada pelas tantas fases que temos de passar, ou seja, não adianta ir bem na prova escrita se vc não conseguir realizar o TAF. Não adianta ir bem no TAF, se vc não consegue passar no psico. Não adianta vc ir bem no psico se vc não passa nos exames médicos...... ufa!! Isso me desanima....

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Elaine, o investimento pessoal nos estudos para um concurso tão almejado e concorrido é tamanho, que fica complicado pensar na possibilidade de ser reprovado no psicotécnico.

    Alexandre Santos, gostaria de dizer que fico muito empolgado e motivado com o que leio neste blog, muito bom mesmo. Sou militar de carreira da FAB e estou terminando minha graduação em psicologia daqui poucos anos, por esse motivo ainda não iniciei meus estudos pro concurso, até por conta da minha vida estar bastante corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera, mas é isso que faz o concurso da PF ser um dos mais interessantes e disputados do pais.... rs haja coraçãooooo...

      Excluir