terça-feira, 16 de abril de 2013

Uniforme da Academia Nacional de Polícia


Dentro da ANP existe uma loja onde é necessário adquirir os uniformes para as aulas. Além disso, materiais como algema, fiél, calça Rip stop, óculos, abafadores dentre outros. A minha dica é só comprar lá o que for obrigatório. 
São estes: Camiseta SEF (educação física), camisa SAT (Tiro), Camisa DPP (Defesa pessoal), shorte de educação física, camisas para sala de aula, boné e casaco. Devem ser adquiridos no mínimo (suficiente) dois de cada itens citados. São padronizadas por isso só pode ser comprada lá. Por este motivo o custo é elevado

É necessário ter paciência pois os alunos experimentam antes de comprar. Muita demora e falta de peças fazem parte do início. Por vezes são distribuídos senha e pode durar mais de um dia a espera. Quando ocorrem problemas de entrega é dado um certo tempo para todos estarem padronizados, caso contrário, o aluno deve estar com tudo o que estiver previsto sob pena de perda de pontos. O valor gira em torno de 350 reais... Isso se você comprar apenas os itens obrigatórios de serem comprados lá.

Ao colocar o uniforme a "ficha começa a cair"... O orgulho se torna algo inerente a sua vida. Pessoas de todos os locais do Brasil. Tudo é novo para todos, salvo raras exceções, que eram escrivães e foram cursar para Agentes. Também existem subjudices que continuaram estudando e resolveram fazer outra academia como regulares. As coisas começam a tomar forma, ou seja, vai começar o curso!!!

16 comentários:

  1. Caro Alexandre, primeiramente meus parabéns por esta iniciativa. Precisávamos de mais um site (ou blog)deste gênero.
    Uma dúvida me surgiu. Você comentou que haviam, dentre os alunos de sua turma, pessoas que já eram do DPF (Escrivães, ou mesmo Papi), mas que retornaram à Academia (via concurso normal, como todos), para cursarem o curso de formação de Agentes. Pois bem! Agora que você está aí, me responda: o que realmente fazem os Escrivães em uma delegacia ou superintendência? Ficam só internos, ou também participam de operações?
    Como você sabe, aqui fora os Escrivães são chamados de "Escravões", pois dizem que fazem de tudo, além de suas funções inerentes ao cargo. É assim mesmo?
    Os Agentes ganham diárias em participações de operações externas, trabalham muitas vezes externamente em investigações daí muitas vezes devem passar dias sem nem botar os pés na delegacia. Entre a classe (Agente-Escrivão-Papiloscopista) os Agentes são elite. Etc e tal...é verdade tudo isso?
    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Flopes,

    Pelo pouco que vi no Departamento percebi que todos os documentos passam pelo cartório salvo raras exceções. Precisam dar conta de todos os inquéritos policiais, expedição de portarias, qualificar pessoas, ter o controle das viaturas em relação a documentação,contagem de bens apreendidos, ofícios diversos, antecedentes criminais... É uma atribuição bastante exigida. Na prática nunca vi um Agente desenvolvendo a função do escriba.

    Por vezes já comentamos: "cara, escrivão é escravão". Não podemos dizer que Agente é a elite entre os EPAs mas geralmente é a função mais desejada em se tratando de polícia. Também participam de operações e não raras vezes participam de investigações, operações, barreiras... Vai muito do perfil do policial nunca vi serem vetados se estiverem com tempo disponível. Vale salientar que muitos não querem rua e mesmo sem estar muito atarefados ficam realizando suas tarefas e colocando documentação em dia.

    Os escrivães também participam de missões ganhando diárias assim como os demais cargos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas informações, Alexandre!
      No último concurso para Agente, fiz 52 pontos. Mas o ponto de corte foi 62.
      Bom que me resta ainda o de Escrivão. Estou estudando bastante.
      Há um pedido de autorização para mais 1.200 vagas. Sendo 600 Agentes, 450 Escrivães e 150 Delegados. Se as provas forem no mesmo dia (quando ocorrer autorização, sair edital...) e mesma hora, terei que optar por Escrivão ou Agente.
      Se Escrivão, terei certa vantagem, por matérias diferenciadas estarem mais "afloradas" na mente - ARQUIVOLOGIA e certos pontos de Informática.
      Se optar por Agente, terei que rever os estudos de CONTABILIDADE e NOÇÕES DE ECONOMIA.
      Mas, se as provas para APF e EPF forem em dias diferentes ou mesmo dia mas horários diferentes, optarei pelas duas!!!!
      Mas, no momento estou focando este concurso que por hora está suspenso.
      Abração!!!!!!

      Excluir
    2. O que consta é que o concurso de Agente será depois. O concurso que estava enrolado andou portanto acredito que você não terá este problema. Eu sou suspeito para falar mas independente do cargo se estiver dentro será feliz. Hoje o Departamento está dividido mas dias melhores virão. Faça sua parte. Se fez 52 pontos é sinal que não é uma pessoa leiga. Foque e aproveite cada minuto de estudo.

      Abs

      Excluir
  3. Alexandre, necessariamente todo novo escrivão ou agente vão para região de fronteira? Após os 3 anos do estágio probatório é fácil de conseguir transferência para outra localidade?

    Eu sou de SC, mas estou morando no PR. Tenho consciência que provavelmente não ficaria aqui na região nos primeiros 3 anos, minha esperança é conseguir voltar para o sul após esse período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não João, mas a grande maioria dos novos policiais vão para região de fronteira. Dizem ser necessário três anos para remoção mas na prática basta sair um concurso que você pode concorrer.

      O Sul possui muitas lotações na região de fronteira. Em Santa Catarina é impossível no início mas basta dar um gás na ANP que pode ficar em regiões bem próximas. Mais para frente irei postar algumas regiões podem ser disponibilizadas no concursos de vocês.

      Excluir
  4. Ola Alexandre, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo BLOB. Tenho uma dúvida quanto a idade.Hoje estou com 35 anos e meu sonho, como a maioria das pessoas que passam por aqui, é entrar para ANP. Tem uma média de idade das pessoas que entram para a ANP?Você tinha algum colega nesta faixa etária?
    Vi uma reportagem de um escrivão que passou no concurso de 2004 e estava com 44 anos.É normal alguém passar com esta idade, tendo em vista o TAF sem bem puxado?
    Desde já agradeço e se possível comente um pouco sobre o período de estudos para a prova do CESPE.

    ResponderExcluir
  5. Fique tranquilo Luiz, a média de idade é muito mesclada. A maioria deve ter entre 26 e 30 anos. Eu tenho 32. Tinham alunos com mais de 45 anos neste curso. A reportagem foi referente ao escrivão e professor de direito administrativo João Lasmar do RJ.

    Não posso dizer que é normal pois não são muitos ( com mais de 40). Este TAF fez muitas pessoas migrarem para outros concursos como por exemplo receita federal que é muito mais fácil de retornar para casa e ganha como se fosse Delegado. A sua idade é excelente para entrar no Departamento.

    Estudo pesado desde 2007. O que observei na ANP é que a maioria das pessoas são solteiras e não possuem filhos. Além disso muita mas muitaaaa gente formada em faculdade Federal. Era minha última chance no DPF não aguentava mais abdicar de finais de semana, feriado e etc... No RJ PF é uma febre. Próximo ao concurso fiz cursinho até no Domingo só exercício. Isso sem contar o sábado que era o dia inteiro simulado. Coloquei na cabeça que era necessário saber bastante de todas as matérias. Na redação quase gabaritei.

    O DPF até hoje é um sonho. Até hoje fico admirado e orgulhoso de ver a camisa preta no armário e colocar o distintivo no peito. Sem sombra de dúvida a satisfação vale muito mais do que o salário. Não venderia meu cargo nem por 1 milhão de reais. É realização pessoal. Lutei 5 anos e hoje minha filha diz: "papai dedeal"!!!rs

    Todas as vezes que ouvia o hino do DPF as sextas feiras me emocionava e chorava de emoção. Eu nunca fui inteligente mas fui teimoso e venci. Na minha lotação a maioria dos policiais passaram com dois, três de estudos... Refazer provas e muito exercício. Prova do cespe para "merendeira de colégio Municipal" vai lá e faça! Desta forma você se aproxima mais da realidade da prova.

    Trinta e cinco anos tem muita gente lá. Não desista do seu sonho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, Parabens pelo Blog.
      Poucos nessa area postam tanto, igual a voce. Obrigado por esse tempo dedicado a nós...

      Gostaria de pedir, se possivel, que vc postasse sua redação ou de outras pessoas que tambem passaram na prova Teorica. E quanto foi sua pontuação!

      Grande Abraço!

      Excluir
    2. Valeu Claudio eu é que agradeço por curtir as minhas postagens. A minha redação foi o seguinte. Minha esposa me ligou informando que passei neste momento perdi o rumo só pensava na natação. Não sabia que a mesma era colocada no site, ou melhor até sabia, mas como tirei 12.93 valendo 13 nem dei bola. Quando fui correr atras já não estava mais no site. Em relação a redação de terceiros é foda bicho, a galera parece que esquece que foi aluno, sacou?

      Mas fica a dica e esta missão... Vou tentar conseguir com alguém. Não posso me comprometer, pois se falar do concurso com a galera nova parece que a prova foi há 10 anos.kkkkk

      Ao total minha nota foi: 78.93

      Abs

      Excluir
    3. hahaha tudo bem! Tranquilo.
      é que ao que me parece, é o que eu tenho mais dificuldade. Estudo há um ano e estou deixando essa parte de lado. Acho que está na hora de correr atras.
      Grande abraço. Obrigado pela dedicação nas respostas e nas postagem. Voce nao existe cara. Parabens pela humildade!

      Abraçao!

      Excluir
  6. Muito bom o relato, Alexandre. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardo vocês no Departamento!!!

      Me sinto na situação de vocês. Estou torcendo e espero após a prova ter o prazer de saber que minas dicas ajudaram em algo.

      Bons estudos!

      Excluir
  7. Muito bom o relato e motivador, pois também tenho 30 anos e estudo desde 2009, mas focado na PF mesmo desde 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Secretário de Segurança do RJ Beltrame falou na formatura: "é um concurso tão diferenciado que quando você é aprovado recebe mais parabéns em uma semana do que recebeu em toda sua vida"!!!

      No DPF não tem idade e sim pessoas em busca de um sonho.

      Faça sua parte. Treino difícil jogo fácil!!!

      Excluir
  8. Olá alexandre, tudo bem? Você poderia fazer um posto sobre o cargo e dia-a-dia do papiloscopista?
    E na academia, o treinamento físico é o mesmo que pra agente?

    ResponderExcluir