domingo, 21 de abril de 2013

Início das aulas e TAF diagnóstico


As turmas possuem em média 36 alunos. Não existe lugar definido em sala de aula. Existem algumas funções que geram pontos no conceito do aluno. Todos começam com nota 8.0 e de acordo com o curso a mesma pode aumentar ou diminuir. Funções que somam pontos:

Xerife: responsável pelos recados, deslocamento e apresentação da turma nas atividades. No início assumem os militares devido a sua vivência mas todos podem ser voluntários. Como no início tudo é novo a cobrança é menor, desta forma, fica mais tranquilo fazer este trabalho. O Xerife que estiver frente a turma na semana da bandeira ganha uma pontuação maior. Semanas curtas, com feriado, ganham a mesma coisa que o xerife de uma semana comum. O subxerife apenas auxilia e assume a turma na ausência do titular mas na outra semana passa a ser o xerife.

Multimídia: Auxilia os professores em sala de aula. Basicamente opera o computador. 

Na semana da bandeira existem: orador, pessoas para fazerem o hasteamento da bandeira (três) e responsável pelo texto. Todos recebem pontuação no conceito também.

Os professores do SEF Educação física fazem avaliação de cada aluno - peso, altura, pressão - para comparação ao final do curso. Uma pequena apresentação é montada e para os alunos que reclamam dos índices do TAF logo é apresentado o slogan: " CAIXA ECONÔMICA TAMBÉM É FEDERAL"!!! Ou seja, quer moleza e ser chamado de federal, o edital da caixa vai sair a qualquer momento...rs

TAF DIAGNÓSTICO: Antes da primeira aula do SEF é realizado o diagnóstico. Fiquem tranquilos pois não reprova ninguém e geralmente realizado na segunda semana. É feito em dois dias distintos: Salto e natação e no outro barra e corrida. É como se fosse o TAF do Cespe. Estão presentes os professores e também o SAVAL setor responsável pelas notas das avaliações. Apesar de não reprovar os alunos que não alcançam os tempos são alertados pelos seus orientadores (cada turma possui um). Os professores fazem um relatório e lá mencionam os alunos com dificuldade e a partir de então os orientadores tomam conhecimento.

Geralmente todos melhoram o seu aproveitamento durante o curso fiquem tranquilos. As aulas ministradas são mais do que suficiente para isso salvo natação que visa mais coisas operacionais. A piscina abre às 12hs de terça a sexta-feira mas isso após um mês de curso. A pista de corrida, barra e salto ficam a disposição dos alunos a partir das 18:00hs. Existem opções de natação aos finais de semana. Na loja que vende roupas eles fazem a carteirinha, porém, é possível pagar de forma individual na portaria do Clube. De carro o tempo até o local é de 20 minutos.

No último curso foi vedado a utilização do óculos de natação. Como sempre nadei com ele passei grande dificuldade até a sua liberação. Quem estiver bem na piscina treine bastante: peito, lateral - com ajuda e sem as mãos, salvamento, nadar com calça, tênis, camisa, segurando algo e etc... Quem já possui dificuldade com o crawl, amém!!!rs

12 comentários:

  1. Essa da caixa é boa..hahah

    Esta semana pretendo ir a uma escola de natação, pelo visto é uma modalidade importante não só no exame físico como durante o curso.

    Cara, e as aulas teóricas? Já tem notícia de alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aulas teóricas é tranquilo. Receberá a matéria no pen drive durante as aulas. É importante desde o início estudar pois em um determinado momento acumula. Matérias como: penas, administrativo, Constitucional não fazem parte do programa.

      Lembro de algumas: moeda falsa, tráfico de pessoas, drogas, armas, investigação dentre outras. As provas englobam diversas matérias. Todos os alunos fazem a prova no dia e horário com direito até cartão resposta. Existem provas de 5 matérias e algumas delas com apostila de 100, 150, 200 páginas... Nota inferior a 6,0 é eliminação mas não lembre de nenhum aluno desligado por este motivo salvo no tiro. Consegui responder, fui claro???

      abs

      Excluir
  2. Faaaala, Alexandre! Bons esclarecimentos de novo. Velho, me tira uma dúvida: eu uso óculos/lente de contato. Nessas provas de natação, eu sairia prejudicado de alguma forma, visto que pode haver o perigo de a lente cair e os óculos serem inviáveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo Danilo,

      o TAF é a mesma regra do Edital Cespe. Você pode ou não utilizar. Neste caso não é discricionário do professor. O que pode lhe prejudicar são "as aulas durante o curso". Várias pessoas que usam lentes tiveram essa dificuldade. Se realmente não puder ficar sem lente é necessário um atestado médico citando este fato mas não se esqueça: o edital diz que o aluno deve ter um certo índice de visão sem algo corretivo. Na dúvida, ninguém bancou ir ao médico com medo de ser eliminado.

      Resumindo: No TAF você tem direito de usar o óculos!!!

      Abs

      Excluir
  3. Mas minha preocupação é justamente nas provas na academia. Se o pessoal que usa lente de contato nas provas na piscina sentiam dificuldade ou receio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande dificuldade!!!

      Muita reclamação. Para piorar o aquecedor não estava funcionando e no início da ANP (agosto) a piscina era um gelo devido a baixa temperatura!!! A ambulância do Corpo de Bombeiros ficava ao lado da piscina e ocorreram vários casos de hipotermia. Quando óculos foi liberado acabou a reclamação acabando com a dificuldade e o receio dos usuários de lente.

      Excluir
  4. Alexandre, conta muito em pontuação e aprovação no curso o usuário já saber manejar uma arma ou saber outra função própria de polícia?

    Pergunto porque nunca dei um tiro na vida e se fosse o caso ia tentar aprender alguma coisa antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, tranquilo...

      Geralmente os melhores atiradores são pessoas que nunca atiraram. Existem cursos de tiro fora da ANP mas isso é jogar dinheiro fora. Os instrutores de tiro são os melhores de excelente gabarito. Você pode passar com nota mínima mas vai ser por nervosismo. Todos saem atirando bem! Relaxe os "camisas vermelhas" são feras. Neste momento pense apenas em passar na objetiva, psicotécnico, médico e taf... O restante vai tirar de letra.

      Abs

      Excluir
  5. Bom dia Alexandre, você não tem ideia do quanto influencia nós que estamos aqui fora querendo entrar para o DPF. Depois que comecei a acompanhar seu blog, leio cada palavra sua com enorme satisfação.Após a publicação dos novos prazos para escrivão, tenho "comido" livro e desta vez a vaga não fugirá.
    Um enorme abraço do gaúcho Luiz Lopes e futuro EPF.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Luiz,

    fico eufórico quando leio algo assim. Como já relatei, a ideia inicial foi incentivar as pessoas que sonham fazer parte do DPF. Continue firme nos estudos e faça simplesmente o seu melhor; o restante entregue nas mão de Deus. Quando fui aprovado tenho certeza que muitas pessoas onde eu estudava ficaram surpresas. Foi uma mistura de fé e muita mas muita dedicação. Acompanho e respondo todas as dúvidas dos colegas. Com pouco mais de 2 semanas o blog já possui quase 3 mil acessos. Comigo não tem frescura: escrevo o que vem na cabeça e não fico corrigindo ortografia e gramática o importante é transmitir a mensagem. Quando tive que me preocupar, por sinal, fui muito bem tirei 12.93 na redação...rs

    Brincadeiras a parte valeu pelo elogio. Você não imagina o quanto ganho forças para continuar mantendo está dedicação. Em breve estaremos juntos.

    Força e honra!!!

    ResponderExcluir