domingo, 28 de abril de 2013

ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS: Juntos somos fortes!!!





Algumas pessoas devem se perguntar o motivo por eu desenvolver este trabalho. Gosto de receber esta energia. Pessoas que almejam contribuir para um país melhor por um Departamento ainda mais forte. Buscando este grande sonho abrimos mão de diversas coisas. Amigos e familiares ficam distantes quando não nos chamam de "loucos". Existem vários tipos de concurso público mas ser Policial Federal é algo muito diferente. O prestigio é tão grande que irão observar que muitas pessoas se afastam de você. Vamos ser sinceros... No Mundo de hoje quem gosta de ver o outro bem? Muitos vão lhe dar os parabéns mas ficar felizes por estarem longe. Imagine só você se tornando uma referência. Outros ainda dizem assim: "até que eu gostaria de ser PF mas não faço o concurso por ter que morar em uma região de fronteiras"... Pura mentira!

Existem muitas pessoas que gostam de desanimar os candidatos que buscam os novos cargos mas posso ser bem sincero: tirem suas conclusões dentro do DPF. Já penso em voltar a estudar caso não saia a reestruturação. O problema é que não me vejo deixando de ser Federal. Tenho fé que o clima e melhores salários se tornarão realidade em um período mediano. Não existe profissão mais nobre onde será respeitado seja pelo rico ou pobre. Vestir a camisa preta, colocar o distintivo, entrar em uma viatura ostensiva é um grande sonho. Para isso é necessário ter força de vontade e nos unirmos com forças positivas.

Muitos não entendem porque buscamos isso com tanta força. Tenho a convicção que querem deixar de assistir o fantástico no Domingo vendo uma megaoperação e fazer parte dela. O nosso patrimônio não é a  tecnologia e sim o pessoal que compõem nossos quadros. O sucesso e ser bem sucedido é algo que mexe com a realidade humana, ou seja, estamos falando da inveja. O que você prefere? Ver seu vizinho ou colega conquistando um sonho e ficando ao seu lado - todos falando dele - ou indo buscar espaço a KM de distância??? Aí sim vocês vão ver os verdadeiros amigos!!! É lógico que o amigo de verdade vai "vibrar" com você.

As pessoas gostam de conquistar seus objetivos mas quantos, como vocês, estão dispostos a abrir mão de viver por este objetivo? Hoje a minha vida pertence ao Departamento de Polícia federal. Sou chefe do núcleo de operações de minha Unidade e por diversas vezes ao invés de indicar alguém eu digo: deixa que eu vou!!! Estão prestes a ingressar em uma instituição maravilhosa. Existe a desmotivação  de alguns servidores antigos, mas galera, pessoas com 3 meses de polícia dizerem que estão desmotivados é foda... Ninguém disse que seria fácil e não é fácil! Pergunta em qualquer cursinho quantos são voluntários para irem trabalhar no Oiapoque??? Depois que conquistam fazem cara feia ou pensam em pedir exoneração.

Existe um problema muito grave no DPF que é a guerra entre os EPAs e Delegados. É uma "guerra Santa" e quem perde com isso é o departamento. O Delta é o chefe da Delegacia mas diferente do Militarismo ele não pode obrigar um servidor a fazer determinado serviço. Observem que sou a favor do movimento de valorização aos EPAs!!! Gosto de ética. Falo de diversas coisas sobre a ANP mas lá terão surpresas, portanto, não toco no assunto. Tenho apostilas do curso mas não passo a ninguém. Guardo como o meu troféu. Uma coisa é tirar dúvida outra é ser desonesto com outros aspirantes.

Estou na torcida por cada um de vocês e independente do resultado admiro a luta de cada um aqui. É como este vídeo. Muitos fazem vista grossa ou estão com preguiça mas quando nos unimos por um mesmo objetivo somos imbatíveis. ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS!!! Existem problemas na sociedade mas enquanto muitos colocam a camisa branca e fazem o sinal da paz nós sairemos de preto e de madrugada para resolver os problemas que prejudicam milhares de pessoas em nossa sociedade. Quando a chuva começar a cair ai sim poderemos separar os HOMENS dos MENINOS...

Independente do problema interno do DPF foquem no objetivo e façam como o menino do vídeo: muitos vão virar as costas e criticar enquanto neste trabalho nós canalizaremos energia positiva para juntos vencermos esta batalha. Contem comigo!

20 comentários:

  1. Grande texto parceiro! Energia extra pra essa reta final de preparação.

    Escriba não é o cargo que eu queria, mas enquanto não sai para delta, como você diz: o importante é estar dentro. Muita dedicação e sacrifício em busca do sonho.

    Cara, como é o convívio com os colegas e professores durante o curso de formação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 95 % de solidariedade e companheirismo. Existes sem aquelas exceções que só pensam em notas e estes rapidamente ficam queimados.

      Já os professores apertam um pouco principalmente no início. Tentam manter uma certa distância principalmente dentro da ANP. As disciplinas que os professores mais colocam pressão são: SAT (tiro), Defesa pessoal, Educação física e abordagem.

      Valeu!

      Excluir
  2. Oi, Alexandre.

    Vc falou algo que ultimamente vem rondando minha cabeça: como pode um novinho já estar reclamando do DPF? Estar desmotivado e já pedindo para sair?? Pô, só pode estar de caô...O cara se matou de estudar, e já está resmungando! Era para ele ainda estar curtindo a fase da lua de mel! rs

    Sem entrar no mérito da luta dos EPAs quanto ao restruturamento das carreiras... Na minha humilde opinião, pelo o que eu vejo daqui do lado de fora, o principal problema da PF atualmente é o conflito de egos.

    Bem, mudando de assunto...
    Você falou no seu comentário da Defesa pessoal... nas aulas, como é a separação das duplas? Um homem e uma mulher podem formar uma dupla, ou eles separam por sexo? E a dupla é fixa, ou há uma rotatividade durante as aulas?

    Obrigada!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitando o gancho da pergunta da menina, queria saber também como é essa pressão das aulas?

      Eu fui no Arnold Classic Brasil que acabou ontem e topei o desafio do BOPE lá na feira de subir num aparelho simulador de escadas e ficar subindo as escadas com capacete, colete, fuzil e os equipamentos do BOPE juntando um peso danado por 5 minutos.

      Nesses 5 minutos o cara ficava berrando com 1 megafone na minha orelha falando palavras desmotivadoras e eu consegui terminar o exercício.

      A pressão seria mais ou menos assim?

      Abs

      Excluir
    2. Nem se compara...

      A guerra na academia é psicológica por ser submetido em um curto espaço de tempo a diversas atividades onde basta tirar uma nota inferior a 6 em uma delas que o seu sonho vira pesadelo.

      Devemos levar em consideração o nível do concurso. Se fosse assim teriam vários filhos de Juízes, Deputados entrando na justiça por tratamento desumano ou cruel!!!rs

      Excluir
    3. Carina,

      na divisão de turmas buscam sempre colocar um número par de meninas. A grande parte do tempo elas treinam entre elas mas existem momentos que treinam com homem também. Em algumas aulas existe o rodízio entre vários alunos.

      Na realidade, mulher na ANP vira Homem!!!rs

      Vem cá, adorei esta parte do caô!!! Você é carioca???kkkk Ao tomar posse você vai ouvir muita coisa. O problema se forma quando começa a ter serviço nos finais de semana, os procedimentos para escolha de missão, possibilidade ou não de ver a família (folga) e etc... Tem gente que já assume o cargo morrendooo de saudades da família.

      abs

      Excluir
    4. Oi, Alexandre

      Não sou carioca não, mas meus pais são... então, sabe como é, está no sangue! rs

      Obrigada!

      Abraço

      Excluir
  3. Alexandre, mais uma vez ficamos agradecidos por suas palavras, amigo!
    Sei como é estar desmotivado, e também não acredito que em poucos meses no DPF alguém fique assim. Ainda é o início de tudo. Precisamos ter fé e acreditar que dias melhores virão.
    Cara, lembro que um dia quando eu morava no interior, eu tinha um sonho. Era adolescente, queria assim como meus amigos na época, seguir carreira militar. Naquela época a procura era grande pelos concursos militares - Exército, Marinha ou Aeronáutica. Eu tinha um sonho: entrar no Exército! Para mim, que sempre estudei em escola pública, via que não era tão fácil assim. Anos de estudo e dedicação, conseguí passar! Primeiro passei para Soldado PM, aqui de Pernambuco, depois passei no Exército (Sargento). O dia-a-dia, a rotina, baixos salários, "acochos", etc... Tudo meio para desmotivar milhares de militares desse imenso país.
    Hoje tenho outro sonho! Mas uma coisa não mudou: ajudar, ou tentar, fazer desse país um lugar melhor para todos nós e nossos filhos, netos, enfim!
    Mudanças vêm, e quando queremos, devemos dar o ponta-pé inicial. A mobilização dos EPA's já foi um início.
    Espero conseguir entrar para família do DPF em breve, e fazer parte deste grupo.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom guerreiro!

      No curso existem muitos SGT do exército. Só na minha turma eram três. Alguns querem emprego outros fazerem a diferença. No DPF grande parte entra com objetivo de realizar sonho e isso é muito bom.

      Precisamos de você tá chegando a hora!

      Excluir
  4. Acredito que a desmotivação de um servidor que acabara de entrar é por causa sobre tudo da lotação estou certo alexandre?.
    Como já falei em outro comentário sou de Rodônia moro na capital, Porto Velho, sei de muitos servidores que reclamam das fronteiras claro que estamos em desvantagem em relação a outros estados, mas tem que falar pra esses servidores que lá no estado deles eles não eram PF's.
    Desmotivação tenho eu que sou agente penitenciário ganho 2500 reais num serviço perigoso e extressante E SEM PRESTÍGIO NENHUM.
    DPF me lote em Rondônia que eu tô em casa. rs
    .
    Abraços a todos sonhadores que assim como eu vão fazer a diferença um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas com este tipo de pensamento tendem a render mais. Penso assim: Não existe lotação ruim. Ruim é estar fora do DPF!

      Eu sai de Niterói Rj região de belas praias, teatro, cinema... tudo o que a vida reservou de bom. Hoje lotado em Epitaciolândia sou mais feliz do que lá. Mas é necessário vir com o coração aberto.

      Busco sempre ver as coisas pelo lado bom. O que faz muita gente desanimar é que o concurso é da PF, porém, não ter hora para almoçar, trabalhar no final de semana, perder um dia de academia mexe com a cabeça de muita gente.

      Pegando o gancho do subsídio, guerra entre cargos e etc... para quem quer fazer corpo mole é um prato cheio. O concurso aumentou muito o nível dos candidatos fazendo com que muitas pessoas com perfil de servidores entrem no departamento pelo status e não por afinidade.

      abs

      Excluir
  5. Alexandre, eu criei um blog a um tempo para ajudar as pessoas dando dicas de algumas provas do TAF. Divulguei lá no CW e fui banido, se vc puder ajudar divulgando também... Afinal de contas, todos nós passamos por difuculdades nesse mundo dos concursos. o link é: http://www.tafdescomplicado.com.br/
    E o face que divulgo as publicações é: http://www.facebook.com/pages/TAF-Descomplicado/133475596839886

    VAleu,

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Show falcão,

    parabéns pela iniciativa. Vou conhecer um pouco do seu trabalho e divulgarei em algumas postagens.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!! Eu não sou formado em Ed. Física, mas pratico musculação há bastante tempo e pratiquei vários outros esportes também, então tenho uma noçãozinha. Fiz mais pra ajudar mesmo.

      Abs

      Excluir
  7. Alexandre, por favor me responde uma dúvida (mais uma né?kkk):

    Como funciona os concursos de remoção? Ou seja: o que é cobrado, qual a periodicidade, concorrência, vagas disponíveis?

    ResponderExcluir
  8. João,

    o concurso de remoção só ocorre quando surge um novo concurso. A galera que entrou em 2004 passou um grande sufoco pois ficou muito tempo sem prova. Cada lotação possui sua lotação diária que varia de 1 até 4 pontos.

    Não existe nenhum tipo de prova de conhecimento e sim pontuação. As vagas ociosas são preenchidas de acordo com a saída de servidores antigos. As que sobram ficam para os novinhos que acabaram de concluir a ANP. Com 5 anos em uma localidade de 4 pontos já é possível ser lotado em um local muito bom ao invés de ficar pingando de um lugar para o outro. É como se fosse uma escada onde você vai subindo de acordo com o seu tempo de casa.

    abs

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe tem uma teoria bem legal. Ela diz que, qualquer amigo se mostra solidário na sua desgraça, inclusive na hora de uma perda. Mas o VERDADEIRO amigo se mostra solidário e FELIZ quando vc alcança sua vitória ou algo que te exalte!
    Aquele que vibra com a tua felicidade, verdadeiramente é seu amigo!
    Alexandre, nossa oração é para que Deus cubra vc e sua família de proteção e te recompense por tanto esforço desprendido a nós!
    Abraços!
    Huds e Samla

    ResponderExcluir
  10. Saibam que vocês já são vips aqui no Blog e muito obrigado pelas palavras mais uma vez. Quando conquista uma vitória é que realmente observa quem é quem. O fato de sair da cidade e etc...


    Parabéns ao futuro casal PF
    obs: minha esposa também estuda para firma.

    abs

    ResponderExcluir
  11. Estou impressionada com esse blog, muito bom. Agradeço a todos.

    ResponderExcluir