quinta-feira, 30 de maio de 2013

Lotações Polícia Federal


As fronteiras do Brasil são as lotações que esperam pelos senhores. É necessário que tenham o "coração aberto". São culturas, locais, modo de vida e pessoas bem diferentes. Ruas esburacadas, dificuldade em conseguir um bom imóvel, péssimas prestações de serviços, preços absurdos nos mercados, falta de hospitais, colégios de pouca qualidade são apenas alguns fatores...

Por outro lado, podemos citar a tranquilidade, poder chegar no trabalho em 5 minutos, almoçar em casa, ter acesso a juízes e desembargadores, ser a autoridade local, e a violência que sem dúvida é menor do que nas grandes cidades.

Nestas lotações vocês serão literalmente "os caras". A cidade sabe quando estão saindo uma turma e chegando outra. Não tem como disfarçar. Te olham e perguntam: você é da federal??? Apesar disso ninguém mexe com você  muito pelo contrário. No futebol ninguém reclama e diversos serviços são facilitados como colégio e hospitais. 

A população é muito carente.5% com uma condição boa e 95% vivendo em grande dificuldade. O "curral eleitoral" é absurdo. Em festas locais chegamos a ficar enjoados com tanta propaganda. É possível andar com tranquilidade junto com a família não precisa se preocupar. Quem conseguir ficar lotado em uma Capital levará grande vantagem. Vale muito a pena fazer 3 pontos em Rio Branco. Dentre elas, pelo que vejo, a pior é Macapá. Ter aeroporto é um diferencial.

Não vejo nenhum colega em grandes dificuldades nas suas lotações. Acredito que as piores sejam: Oiapoque (ruim de tudo), Tabatinga (pela distância) e Altamira (aluguel elevadíssimo). Estar no Sul do Brasil é sinônimo de "prestígio". Dizem que a cultura e principalmente o "povo" é mais fácil de se adequar.

É possível levar a família não vejo problema. A minha união familiar é muito mais forte do que antes vivendo em uma grande cidade. Existem aqueles que optam em deixar a família e mediante a isso ficam desesperados querendo viajar para casa. Isso é outro motivo de embates no DPF. Uns chefes são mais flexíveis outros não. O certo é que: NÃO FIQUEM ACHANDO QUE PODERÃO TROCAR PLANTÃO E IR PARA CASA SEMPRE. Quem já conseguiu ir passou uma semana e não tem perspectiva de voltar (falo na minha lotação). Todos sabem da dificuldade do concurso, que é fronteira e depois ficam reclamando. Acha que não vai se adaptar faça prova para o Ministério Público local. Não entendo estas cosias. As pessoas passam em um concurso desse, encaram uma ANP pesada e depois dizem que estão em depressão!!!

O certo é que como todos dizem existe um limite na fronteira que é de uns 3 anos. Após isso já é foda! Fui à Brasília e parecia que eu estava na Califórnia cara...rs 
Vou passar um bizú que ninguém me passou, fuja das seguintes lotações: oiapoque, tabatinga, cruzeiro do sul, epitaciolândia, Guajará-mirim, altamira e pacaraima. Sendo assim, já terão superado uma fase mais crítica na primeira lotação. Estou feliz lotado no Acre mas ver colegas em Vilhena, Ji-Paraná, Sul do Brasil e nas capitas não é fácil. Fazer o que não estudei!!!kkkk

Agora vou tirar uma onda com vocês: quem aí já jogou amistoso Internacional??? Estamos indo para Cusco (Peru) jogar um futebol contra a polícia peruana levando a família para um passeio. Isso são coisas que só a fronteira poderá te oferecer. Mil kilometros de estrada mas que valerá muito a pena.

19 comentários:

  1. Ola Alexandre, seu blog é minha página inicial.Sempre com um material excelente.Seguido converso com minha esposa sobre a lotação.Lendo seu relato já fiquei imaginando passar e ser lotado em uma região sem uma boa escola.Hoje nós não temos uma boa renda, mas a que temos, destinamos a uma boa escola para nossos filhos.Acredito que a educação é a base para termos uma boa qualidade de vida no futuro.
    O sonho de vestir esta camiseta preta esta acima de tudo.
    Um grande abraço.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lopes,

      seu caso é bem parecido com o meu. Aqui a união prevalece. Mudei meu ponto de vista pois dentro do DPF observei que a "esmagadora" maioria são oriundos de faculdades federais. Isso quer dizer: a base é tudo! Não abrirei mão disso para minha família. Estamos roendo o osso mas em breve comeremos o filé.

      Se perguntar para minha filha de 2 anos o que eu sou ela vai te dizer; "papai dedeal"!!!

      abs

      Excluir
    2. "papai dedeal" Que gracinha, rs... Imagine ela na escola daqui uns anos, e a professora pergunta: "Qual a profissão do seu pai?" E ela: "Policial Federal!" Quanto orgulho!! E nós, que ainda não temos filhos, estamos lutando para fazermos parte do Departamento, para daí começar aumentar a família, rs. Não vejo a hora!! Obs: da aprovação e da prole. Hehehehe
      Abraço
      Samla e Huds

      Excluir
  2. Grande post Alexandre, com certeza vai ajudar muito na escolha dos locais. Mentalmente já estou preparado para passar 3 anos na fronteira, se for no sul melhor..ahaha...mas o que conseguir está valendo.
    Nada contra os outros locais do país, mas é que minha família e amigos são todos do sul.

    Cara para ter concurso de remoção ou possibilidades de mudar de lotação é só quando abre novo concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim apenas com um novo concurso, salvo se tiver motivos elencados na 8.112/90. Com este concurso a galera Delta, Escriva e perito estão vibrando!!!

      É como diz a música do Engenheiros do Havaí: "nós não precisamos saber pra onde vamos nós só precisamos ir"...

      Entre para família e será feliz independente da lotação.

      abs

      Excluir
  3. Cara, esse blog está d+.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos.

      Pra cima deles!!! Tá chegando a hora.

      abs

      Excluir
  4. Parabéns Alexandre. Mais um post fantastico. Se eu nao acessar pelo menos 3 vezes ao dia, eu nao durmo.
    Otimas informações. Cada post, é um pedacinho na minha imaginação na construção de um sonho.
    Obrigado.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Claudio...

      Nunca deixe de sonhar. Eu sonhei e conquistei. Por outro lado busque com todas as suas forças pois em algum momento você vai vencer tenha a certeza disso!!!

      abs

      Excluir
  5. Parabéns Alexandre. Tanto pelo blog quanto pela ajuda dada a nós futuros recrutas, se Deus quiser.
    Já me preparo psicologicamente para a fronteira a alguns anos. Desde que entrei para a PMPB em 2007, já queria a PF, e digo uma coisa, com certeza a fronteira vai ser apenas uma fazer. Pior é passar 30 anos na briosa polícia militar, vc entende o que tô falando.
    Essa lista de cidades vai ficar anotada para o momento oportuno, isso se eu puder escolher.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adriano,

    você vai escolher cara mas para isso é preciso que você seja o primeiro a acreditar. Abra mão do lazer e busque seu objetivo principal. Como te falei hoje sou referência na PMERJ. Eu não ganhei 30 anos estudando para Oficial e sim uma vida sendo Federal. Existem muitos colegas da PMPB que vai se inspirar em você.

    Nunca deixe de acreditar!!!

    abs

    ResponderExcluir
  7. Sendo nomeado na PF tenho q trabalhar de imediato na fronteira? Minha esposa eh funcionaria estadual, isso nao me daria o direito de ficar no meu estado?

    ResponderExcluir
  8. Olá Alexandre!
    Estou estudando para concursos há alguns meses e irei começar a focar para o concurso da Polícia Federal. E procurando relatos sobre o concurso da PF, achei o seu blog e me surgiu uma dúvida referente a este tema de lotação:
    Sei que a escolha pelas vagas de lotação é por ordem de classificação, mas os lugares determinados pela PF são os descritos num mapa que você postou ano passado referente aos adicionais de fronteiras ou há mais algumas que não constam naquela lista? Você lembra se há também vagas para a região Nordeste do País? E se há, são em grande quantidade? Pois sou de Pernambuco e gostaria de saber se há vagas nessas proximidades.
    Desde já, agradeço pela resposta.

    P.S. Parabéns pelas suas postagens. São em demasia incentivadoras para quem vive na vida de concursos atrás de um sonho.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Parabéns.
    já ouvi várias vezes pessoas falando, que o PF não poderia ser lotado na sua Cidade de origem, ou se fosse lotado, não poderia ficar por muito tempo. Como funciona o regime de lotação?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! O que define a ordem de escolha das lotações? A posição no concurso ou o desempenho na academia?

    ResponderExcluir
  13. Muito bom! Estava querendo tentar o concurso,mas não tem nenhuma possibilidade de escolher Varginha por exemplo de imediato? Tenho que obrigatoriamente ir para a fronteira?

    ResponderExcluir
  14. Olá A.S! Pode dar uma dica de material de estudos? Obrigado!

    ResponderExcluir