sexta-feira, 3 de maio de 2013

Escolha de Vagas



Após entrar na Academia Nacional de Polícia o assunto mais comentado é a relação de lotações disponíveis para o concurso. Para os que pretendem buscar uma boa lotação vai uma dica: não tire nota inferior a 9.0. Isso porque a diferença de pontuação é muito pequena. As matérias diferenciais são: tiro, TAF e Defesa Pessoal (clique em TAF e vejam as dicas do nosso amigo Falcão). Acho que são 18 disciplinas. Fechei com média 9.045 e minha lotação foi na casa dos quatrocentos. As fronteiras mais disputadas são no Sul do Brasil. Foz do Iguaçu era um sonho mas antes mesmo de iniciar a escolha de vagas já não existia mais. Este fato ocorre porque policiais antigos possuem o direito de ocupar as vagas. O que sobrar no concurso de remoção é que fica para os novinhos.

Existem as lotações Top 3: Oiapoque RR, Tabatinga AM e Pacaraima RR. Teoricamente considerada as mais complicadas. Top 5: Incluem: Cruzeiro do Sul AC, Epitaciolândia AC ou Guajará-Mirim RO. Isso porque Epitaciolândia vem se desenvolvendo e  Guajará decrescendo. 

O meu objetivo era de terminar o curso e superar a natação. Hoje observo que minha lotação vale os mesmos 4 pontos de Vilhena RO excelente cidade. Além disso, Uruguaiana RS, Guairá PR são boas opções e com pontuação quatro também. Vale a pena sim dar o gás... Fará total diferencial na hora da escolha. 

É adrenalina do início ao fim. No dia da escolha nos reunimos no Teatro de Arena e até então ainda não existia relação. Sempre rola uma lista "fake" na ANP e um ranking que tem como dar uma noção.  Voltamos para os alojamentos antes de sair as opções. Lá pelas 11:30 chegou a lista e às 14h - mais ou menos - o momento de escolha. Quem está bem sofre muito pois são muitas oportunidades. Você olha o mapa deste "Imenso Brasil" e fica viajando...rs

Vaga espelho: quando um sub judice (sj) escolhe uma vaga ela não é preenchida, ou seja, apenas alunos regulares eram providos na mesma. O sub judice era lotado na respectiva lotação que escolheu mas a vaga continuava disponível. Neste concurso foi diferente. O sub judice ocupava a vaga e o resultado foi o seguinte: Epitaciolândia AC cinco sub judice optaram por ela e nenhum tomou posse, resultado, apenas quinze nomeações das vinte previstas.

A cidade de Dourados MS foi a mais disputada. Acho que dos 5 primeiros 4 optaram por ela. A cidade que fechou a escolha foi Altamira PA. O custo de vida é muito alto e uma simples casa pode custar 3 mil reais o aluguel. Fronteiras do Sul são as mais disputadas logo depois vem as capitais. Até a posição 300 ainda se pode escolher algo depois é a menos pior...kkkk 

Se existir casal vale a pior classificação. O melhor deixa de escolher no seu momento oportuno e escolhe junto com o aluno que teve o pior. ex: um aluno foi o décimo colocado e a aluna (namorados) trigésima terceira. O décimo colocado - abre mão na sua hora de escolha - e vai escolher no mesmo momento que a aluna for chamada. Cada aluno é chamado na frente e faz a sua escolha no microfone. Bem, acho que pude passar algum conhecimento, dúvidas basta perguntar. Tabatinga AM é uma cidade boa mas de péssimo acesso e voo caríssimo de Manaus. De barco com maré a favor são três dias maré contra uma semana (é o que dizem)... Por outro lado, é a melhor escola do DPF.

Para finalizar não conheço nenhum colega da ANP que esteja "odiando" a sua lotação fazendo valer o que já relatei anteriormente: "não existe lotação ruim. Ruim, é estar fora do DPF"...

Segue relação do último concurso de Agente 2012. 


SR/DPF/AC Rio Branco 12
DPF/EPA/AC Epitaciolândia 20
DPF/CZS/AC Cruzeiro do Sul 17
SR/DPF/AM Manaus 16
DPF/TBA/AM Tabatinga 25
SR/DPF/AP Macapá 18
DPF/OPE/AP Oiapoque 9
SR/DPF/MS Campo Grande 4
DPF/CRA/MS Corumbá 18
DPF/DRS/MS Dourados 3
DPF/NVI/MS Naviraí 13
DPF/PPA/MS Ponta Porã 13
DPF/TLS/MS Três Lagoas 7
SR/DPF/MT Cuiabá 7
DPF/BRG/MT Barra do Garças 9
DPF/CAE/MT Cáceres 19
DPF/ROO/MT Rondonópolis 8
DPF/SIC/MT Sinop 6
SR/DPF/PA Belém 16
DPF/ATM/PA Altamira 18
DPF/SNM/PA Santarém 12
DPF/MBA/PA Marabá 20
DPF/RDO/PA Redenção 18
DPF/GRA/PR Guaíra 20
DPF/FIG/PR Foz do Iguaçu 14
SR/DPF/RO Porto Velho 31
DPF/GMI/RO Guajará-Mirim 19
DPF/JPN/RO Ji-Paraná 19
DPF/VLA/RO Vilhena 8
SR/DPF/RR Boa Vista 14
DPF/PAC/RR Pacaraima 25
DPF/BGE/RS Bagé 6
DPF/CHI/RS Chuí 9
DPF/JGO/RS Jaguarão 7
DPF/LIV/RS Santana do Livramento 2
DPF/SBA/RS São Borja 10
DPF/UGA/RS Uruguaiana 16
DPF/DCQ/SC Dionísio Cerqueira 6
TOTAL 514

30 comentários:

  1. Alexandre, Parabéns pelo Blog.
    Todos os dias tenho que entrar e conferir uma postagem sua.

    Cara, parece que estou vendo eu escolhendo os lugares, pensando com muita dúvida qual seria o melhor. Deve ser uma dúvida enorme.

    Como são as disputas para MT, MS e PR ?
    Acho que essas seriam algumas possíveis e melhores lotações para mim.

    Guaíra - PR
    Ponta Porã - MS
    Três Lagoas- MS (mais próximo de casa) muito disputado ?

    e várias outras que constam nesses 3 estados.

    Muito Obrigado pela motivação, continue assim que breve nos encontraremos em missões pelo Brasil.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parise,

      são disputadas sim mas nada impossível. Escrivão tem uma vantagem. As vagas são melhores e além disso a possibilidade de retorno para casa mais rápido é maior. Essas três opções que você citou se fosse no concurso de Agente teria que ficar entre os 150... É o que imagino. A diferença é que o pessoal do Sudeste e Nordeste - que aprovam bastante - geralmente buscam um local de pontuação 4 pontos pois independente da lotação ficarão longe de casa. Dessa forma, fica mais fácil retornar.

      Estaremos juntos sim meu camarada. A casa é boa e necessita de pessoas qualificadas como você.

      Abs

      Excluir
  2. Grande Alexandre, mais um grande post! Obrigado!
    É sempre bom saber para onde poderemos ir um dia, e possivelmente passar um bom tempo de nossas vidas.
    Realmente Foz do Iguaçu é um sonho, no meio dessas vagas todas.
    Mas, uma coisa interessante, eu sempre achei que as capitais seriam preenchidas primeiro!
    Bom, quanto a certos lugares de fronteira com aluguéis altíssimos, eu já imaginava. É que o Exército também tem quartéis em regiões de fronteira, e amigos meus que são transferidos para essas regiões, quando não conseguem PNR (Próprios Nacionais Residenciais) - aquelas casas próprias de vilas militares em que pagam apenas uma pequena taxa - sofrem com altos aluguéis.
    Se bem que a permanência dos militares lá é de apenas 2 anos.
    Lembro que quando fiz o Curso de Formação de Soldado da PMPE, não havia escolha de vagas. Saiu um listão dos Batalhões (Brigadas, como são chamados no Rio Grande do Sul) e o nome do militar estava em algum deles. Independente de sua colocação no Curso. Salvo engano, apenas o 1º colocado tinha opção de escolha.
    Já no Exército, foi meio parecido com a ANP, só que como eram poucos alunos (já que cada Arma/Quadro/Serviço - Infantaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, etc...)- escolhia a sua lotação separadamente. Em um auditório, havia na parede um mapa do Brasil, em uma mesa haviam tiras de papel com os Quartéis escritos em cada uma. Ao chamar o aluno (futuro Sargento) por ordem de classificação final, ele se levantava, se dirigia até a mesa, pegava a tira com o nome do quartel, falava (ou gritava, como os vibradores eram, kkkk) a lotação escolhida e colava a tira em cima do mapa na localidade do quartel (para isso as tiras eram autoadesivas). Ficamos sabendo das lotações uma semana antes da escolha, e mesmo havendo acordos entre alunos sobre tal vaga iriam escolher, na hora muitos mudavam de opção, dando um "reboliço" na cabeça de uns, gerando até discução no alojamento. Fala sério!!!
    Meu Curso foi no Rio de Janeiro, e escolhi João Pessoa-PB como lotação, pois só havia uma vaga em Recife-PE, e já havia sido escolhida.
    Bem, vou ficando por aqui.
    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz,

      o exército brasileiro é um grande parceiro do DPF. O local onde moro tem uma quartel literalmente em frente a minha casa. Lá tem médico e caso necessário os caras dão suporte. Adoram trabalhar com a gente sempre nos convidam. Mas é o seguinte: se tiver um dia de PF ao trabalhar com eles é tudo com você. Sempre te perguntam o que fazer e como proceder. Tem que ter atitude, caso contrário, vai virar motivo de chacota...rs Eles nos acham foda, e na realidade, nós somos foda mesmo!!!kkkk

      Como já relatei eu era Policial Militar. Me recordo no primeiro dia de trabalho fomos fazer uma barreira e lá, por acaso, rolou uma operação conjunta. Irmão, Cel da PM, PRF, Agente de trânsito, Exército... Meu amigo, todos de olhando "bolado"... Quando a viatura OSTENSIVA chega não há, eu disse que não há, quem deixe de comentar!!! Me senti foda, ou melhor, todos se sentiram desta forma.

      O prestígio do órgão é impressionante! Ao abordar um veículo as pessoas enaltecem por estarem na pista. Vou parar de falar pois sabem como eu sou... Vou exagerar nos comentários pois sou apaixonado e muito orgulhoso pelo meu trabalho. Em tempo, gostaria de frisar que realizar um trabalho conjunto é muito satisfatório para nós.

      Abs

      Excluir
    2. PORRAAAAAA bixo...que maximo! há poucos dias vi os PF trabalhando aqui em porto velho...mermão todos olhando eu pensando como é que esses PFs estão se sentindo...eu sabia que eles estavam se achando os pica das galaxias rsrs naquele momento!
      putz cara valeu...se Deus quiser vou sentir esse gostinho não tão especial quanto ser PF, pois por enquanto vou entrar pro depen nesse concurso que tá aberto(vou fazer tudo que eu puder pra ser federal)
      Mas vai chegar o dia que vou me sentir o maximo por estar na PF.
      fique com Deus vc e todos os sonhadores que tenho certeza que vibram, assim como eu, com esses comentários. abraços à todos.

      Excluir
    3. Ainda bem que nao foi só eu que me arrepiei ao ler o comentario do Alexandre, descrevendo a chegada da viatura... Impossivel nao se imaginar no lugar... Pq realmente TODOS os PFs sao FODAS e merecem todo esse prestígio!

      Excluir
    4. Eu também me arrepio quando vejo vocês curtindo o blog.Para terem noção ninguém no meu trabalho sabe que posto comentários aqui. Este feedback faz valer cada minuto que passo aqui redigindo os posts. A cada membro adicionado, cada comentário a cada visita. Tenho certeza que pessoas te todos os lugares do Brasil estão tendo oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta nobre profissão. Só não se esqueçam que meu objetivo é transmitir a mensagem. Não fico corrigindo texto... É essa porra mesmo!!!

      Aqui é democracia. Tá chegando a hora vai sair o edital galera. Pensamento positivo!

      Tudo vai dar certo!!!

      Excluir
    5. Alexandre,por fala em "Todos são Fodas e merecem prestígio"...como funciona a questão da banda podre...uma pessoa honesta e que queira fazer seu trabalho com dignidade vai encontrar aluns "obstáculos" e resistência na PF?

      Excluir
    6. Bem, vou falar por mim. Durante 7 anos fiz parte da Polícia Militar do Estado do RJ umas das instituições mais discriminadas do Brasil apesar de ser de longe a mais operacional! Na própria PMERJ nunca tive meu trabalho prejudicado ao trabalhar da forma correta. Tive o meu atestado de idoneidade ao passar pelo serviço de inteligência da PF durante a academia.

      Diferente de outros cargos públicos o DPF é tão maravilhoso que ao vestir a "farda preta" a princípio você é honesto! Fazer parte do órgão público com maior credibilidade do país - segundo pesquisa do fantástico. Isso não tem preço.

      O povo brasileiro aprova o nosso serviço e confia bastante. Hoje quem for abordado por um policial federal a primeira coisa que vai fazer é ligar para um amigo e dizer: "Cara, a Federal me parou!!!"

      E quanto a banda podre pode existir mas o departamento está atento e corta na sua própria carne quando toma conhecimento. Infelizmente a corrupção é um tema que "faz parte da sociedade". O Policial Federal não é um robô ou E.T que veio de Marte. Está inserido na sociedade e também faz parte dela.

      Trabalhar no interior faz com que você trabalhe com policiais novos. Garantir 100% de todo efetivo é complicado. Obstáculos nunca ouvi falar no caso prático.

      Somos a única Policia do Brasil intitulada Polícia de Estado que defende os interesses do "povo". Polícia de Governo faz a vontade do Governador totalmente atrelada a Política e é essa a realidade das policias estaduais.

      O Departamento de Polícia Federal possui muita credibilidade e é capaz de causar em suas ações um grande sentimento e orgulho de ser brasileiro.

      Agora lhe faço uma pergunta? Como garantir os 100% de honestidade em um país que é corrompido por essência desde o descobrimento do Brasil???

      obs: desculpe demorar a lhe responder. Só vi seu post hoje. Obrigado por fazer parte deste blog.

      abs

      Excluir
  3. Belo post, Alexandre! Obrigado por divulgar o blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alexandre.

    Excelente post, tirou algumas duvidas que rondavam minha cabeça...

    Por que vc considera Tabatinga a melhor escola do DPF? É lá que o "movimento" acontece?

    Obrigada!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina,

      movimento, parada, caô... Tu é carioca!!!!rs Morro de rir com suas palavras!!!kkkk

      Tabatinga é um local de difícil acesso. Muita droga, muito trabalho. Dizer que foi lotado em Tabatinga AM significa duas coisas: não foi bem classificado e aprendeu a ser polícia de verdade! Existem pessoas bem classificadas que escolhem Tabatinga e são ovacionadas no dia da escolha.

      Muito rio, muita emoção.

      abs

      Excluir
    2. Grande Alexandre!

      Não sou carioca não, pô, tá me tirando?! kkkkkk Brincadeira! Como já disse: está no sangue!

      Obrigada pela resposta!

      Hein, vc já leu o texto do APF Leo Vasconcellos, intitulado "Não saio. Não saio nem que me paguem"?
      Ele transmite a mesma paixão e orgulho que vc demonstra nos seus posts...

      abraço

      Excluir
  5. Grande Alexandre, como sempre um baita post.
    Demais o material.
    Tens algum colega gaúcho?Como são vistos por ai?
    Um enorme abraço e um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá tchê!!!

      Gaúcho sempre gaúcho... A fama não muda né companheiro...rs Levam na boa as brincadeiras e até se divertem com elas. Galera de excelente qualidade. A fama é boa em relação a serviço fora isso, bem... cada um na sua né?kkkkkkk

      Brincadeiras a parte muitos aprovados na ANP galera que se dedica também.

      Pelo site do Cespe podem ver pelos locais dos exames os Estados que mais aprovam.

      Abs

      Excluir
  6. Olá Alexandre,

    em primeiro lugar, parabéns pela inciativa. Além de ajudar aqueles que almejam o cargo, seus textos são bastante incentivadores.

    Se você puder dizer, por qual motivo os cinco candidatos estavam sub judice? Exame psicológico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      esta pergunta requer uma explicação melhor. Vou fazer um post sobre isso, valeu? Mas vamos lá: psicotécnico, TAF, lesões durante a academia...

      Vou explicar melhor você vai ver.

      Abs

      Excluir
  7. Grande post mestre!

    Vou dar tudo de mim para ficar bem colocado, mas se conseguir ficar em algum lugar no sul já está excelente.

    Cara, existe algum curso ou livro que prepare minimamente para já ter uma noção de defesa pessoal antes de entrar na academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhum material.

      Fique tranquilo, só não admitem moleza. Você treina bastante coisa. Só tomem cuidado pois a maioria das lesões são lá.

      Aprenderá as técnicas tranquilamente. Não tem nada de imobilização tipo Jiu-Jitsu. E mais soco, chute, rolamento, queda lateral, algema, condução, defesa de soco, faca. Os professores gostam de energia.

      Abs

      Excluir
    2. Ah beleza cara. Valeu.

      Outra dúvida: ir para uma cidade menor, com menos movimento atrapalha a progressão na carreira, tipo para mudar de classe e tal é melhor ir para uma cidade grande em que o trabalho é maior?

      Excluir
    3. O trabalho na fronteira é muito mais intenso que em uma grande capital. Você faz de tudo aprende realmente a ser um policial.

      Quando chegar em uma grande cidade poderá atuar em diversos setores devido a experiência adquirida. Nas grandes capitais a possibilidade de ficar 30 anos fazendo a mesma coisa é grande.

      Tanto faz ter apreendido 1 tonelada de cocaína ou ter sido plantonista o que vale é: pontuação do local e tempo. ex: um dia no Oiapoque equivale a quatro dias na Superintendência do RJ, ou seja, um ano no Oiapoque equivale a quatro anos de pontuação no RJ.

      As cidades grandes acumulam as grandes operações que saem na mídia. Agora: escrivão nas grandes capitais trabalham pra cacete!!! Já o Agente no interior aprende a ser polivalente.

      abs

      Excluir
  8. Hmmm..interessante cara. Quer dizer que a pontuação vale não somente para concurso de remoção, mas também para promoção e progressão de carreira? Há uma tabela com as cidades e pontuações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo João....

      Pontuação vale somente para remoção. Progressão de uma classe para outra vale somente o tempo independente de pontuação. ex: aos 3 anos de carreira todos os que entraram em 2012 passam para segunda classe.

      abs

      Excluir
    2. Pq os que entraram para 2012?
      De 2012 pra frente será diferente?

      Excluir
    3. As turmas em questão de progressão na carreira andam juntas. Quem ingressou em 2012 vai completar 3 anos praticamente no mesmo tempo (pois o que vale é a posse e não a nomeação). Com 3 anos já passam a 2ª classe.

      Independe de lotação e pontuação. O que vale é o tempo no Departamento. Depois vão a 1ª classe com mais 5 anos e assim por diante.

      Excluir
  9. Alexandre, desculpe estar perguntando numa postagem antiga, nem sei se você vai ver. Enfim...
    Essa lista que você postou me deixou confuso, pois você disse no texto que não houve vagas pra Foz do iguaçu, e na lista tinham 14 vagas pra lá. Assim como muitas vagas pras cidades do sul. E aí???

    Valew velho!!!

    ResponderExcluir
  10. Cleydson,

    quando uma turma se forma na ANP um pouco antes ocorre o concurso de remoção de quem já é servidor. Nesta ocasião o policial pode escolher todas as lotações que tiver interesse. É realizado um cruzamento no sistema para ver onde cada um conseguiu ser lotado. É normal ocorrer erros e caso um servidor prove na justiça que alguma vaga disponibilizada na ANP ele havia escolhido em ordem de preferência anterior para a qual foi lotado ele reverte na justiça mole. Entendeu? Digamos que foi removido para Guaíra, ams prova que havia optado por Foz do Iguaçu antes de Guaíra. Neste caso ele tem preferência a esta vaga basta pleitear via judicial.

    As vagas chegaram ao nosso conhecimento no dia da escolha pela manhã e só a tarde fomos escolher. A todo momento chegam advogados na Academia solicitando uma vaga. Tem lotação que some. Neste caso, Porto Velho e Guaíra ganharam as vagas remanejadas.

    Não sei se fui claro.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa ver se entendi. Na lista tinha vagas pra Foz, mas os antigões reclamaram e essas vagas foram pra eles e vcs ficaram sem vagas pra Foz, que no caso acabou abrindo opções em Porto Velho e Guaíra.
      Isso quer dizer que no final do curso da ANP, pode ter uma lista pela manhã, e a tarde a lista já mudar?
      Pode acontecer, você sabe de algum caso, de alguém tomar posse e depois o PF antigo reclamar a vaga na justiça e você perder a lotação que escolheu na ANP?

      Abraco!!
      Ps: acho que já li teu blog inteiro umas duas vezes. kkkkk

      Excluir
  11. Isso mesmo a lista pode mudar até a hora da efetiva escolha. Após escolhida pelo aluno e assinada não muda mais acabou.

    Não acontece de escolher e ter uma decepção depois.

    Valeu meu camarada dúvidas basta dizer.

    abs

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, parabéns pelos post. Estou sanando muitas dúvidas. Eu estou hoje com 36 anos, casado, tenho uma filha e moro em Brasília. Sem contar q vou começar minha faculdade de tecnólogo ainda este ano. Acredito q daqui à três anos, eu esteja preparado para o concurso. Pois além da faculdade, vou começar meus treinos físicos e também, mesclando o trabalho, a faculdade, estudos e os treinos. Mas a pergunta é; Será que é muito difícil conseguir uma vaga ou uma remoção para Brasília, lógico eu passando em todas as etapas, que é o que eu espero e vou conseguir. Mas você acha muito difícil isso??

    ResponderExcluir