domingo, 19 de maio de 2013

SEU NOME SERÁ LEMBRADO!!!



Prezados(as), o bom filho a sua casa retorna e aqui estou eu. Saiu o edital galera. Não é hora de desespero. Sei que é complicado... Geralmente os estudos não rendem mas é neste momento que deve ser feito o diferencial. Ler com calma o edital é um bom ponto de partida. Pode ser que tenha ocorrido mudanças. 

Mas que momento gostoso é estar próximo de um concurso público muito perto de um sonho. É neste momento que paramos para pensar o quanto investimos neste sonho. E torno a dizer hoje que para ingressar em nossos quadros é preciso ter um objetivo maior: ir para região de fronteira, ganhar R$ 6.098 liquido e encarar esta guerra EPAs x Delegado não é para qualquer um. Esqueçam terceiros que estão de olho grande no seu sonho!!! É comum observar pessoas que não passam dizer assim: foi bom assim, não me adaptaria viver na fronteira. Mesmo se fosse aprovado não sei se valeria a pena...(conversa)

O importante é você saber que fez a sua parte. Que deixou muitas coisas de lado e vai entrar com tudo. O resultado, sem hipocrisia, pouco importa. Faça literalmente o seu melhor. Eu e muitas pessoas como: familiares e amigos de verdade teremos muito orgulho de vocês! Estava agoniado sem poder postar neste blog. Gostaria de dividir essa angústia com cada um dos senhores. Precisamos estar unidos para encarar esta prova de frente. Me recordo que no dia 6 de maio estava saindo de casa como cada um dos senhores. Candidato, caneta preta, cartão de inscrição e identidade. Me recordo que vi uma menina linda no ônibus, novinha, deve ter uns 14 anos muito estilosa e maquiada. Cara, morava próximo a minha casa - embora jamais tivesse encontrado com ela - e toda vez que passava por ela - após a aprovação - sentia uma vibração positiva. Não por ser bonita, até porque não sou pedófilo, mas sim porque de uma forma ou de outra ela fez parte da minha história!!!

Não podemos ter medo da banca. Eu fui confiante com uma "gana" enorme de destruir a prova, iniciar a feitura da mesma. Lembro que na sala da prova eu ficava olhando e desdenhando dos candidatos pensando: uma vaga é minha!!! Cara, escrevendo isso fico até emocionado... Nada melhor na vida do que ter orgulho de si mesmo cara!!! Eu lutei não tive medo da prova e venci por mais que muitos duvidassem de uma pessoa que ficou durante 7 anos na Polícia Militar do RJ. Dia 17 de maio foi meu aniversário e eu estava dentro da academia Nacional de Polícia cantando o hino do DPF. Não tem preço. É verdade que gostaria de gritar cantando mas observo que aquela gana das pessoas ficam na época do curso de formação e é uma pena...

O certo é que quem não estiver disposto a ir para guerra em busca de seu sonho jamais será lembrado. O vídeo mencionado nesta postagem eu recebi de um amigo dias antes da prova e me emocionava. São estas pequenas coisas que vão te dar vibração na hora em que bater o desespero. Se você não acreditar em você mesmo "jamais terá o seu nome lembrado". Esqueçam terceiros, aqueles que te chamam de louco e os invejosos. Seja você mesmo. O momento é agora não é amanhã nem depois. A sua atitude de hoje é que fará de você um vencedor seja neste concurso, no próximo ou na vida!!!

Façam não só por você mas como por todos aqueles que lhe dão força. Amigos, filhos, maridos, esposas, pais, avô, avó enfim... Dê o seu melhor, tenho a convicção que eles e eu terei muito orgulho de cada um dos senhores. O Brasil necessita de policiais qualificados e quando o Departamento lançou o edital foi no intuito de chamar as pessoas mais qualificadas do Brasil para ingressarem nos seus quadros. A hora é agora, resta saber se você está disposto a fazer o seu nome ser lembrado... Precisa se portar como um lutador do UFC. Se não tiver disposição de partir para cima da banca ela vai pegar você, portanto, pra cima dela!!!

E aí, estão dispostos a fazer seus nomes figurarem na relação do Cespe??? Eu lutei por esse sonho e no restaurante da Academia pude ver semana passada o meu nome imortalizado na Academia Nacional de Polícia!!!

Firme nos estudos e esqueçam terceiros. No dia 21 de Julho precisa estar disposto a terminar a prova dando o seu melhor e ao final ter a disposição de encarar qualquer outro desafio que esteja por vir. Uma prova será pouco para a nossa gana e força de vontade. São muitos candidatos por este Brasil a fora mas ninguém, eu disse ninguém, terá mais vontade do que nós. Coloque a sua armadura e se prepare para uma verdadeira guerra lembrando sempre que um bom guerreiro deve ter a disposição de vencer sempre independente do adversário. Eu, amigos e familiares poderemos torcer por vocês mas quem entrará na "Arena" para este desafio serão os senhores.

Dê o seu melhor pois com certeza o seu nome será lembrado!!! E você, aceita desafios???


12 comentários:

  1. Alexandre, só tenho uma coisa para te dizer: Muito obrigada! De verdade!
    Vc não tem ideia de como eu estava precisando ler o que eu li nesse texto.

    Agora que o edital está na rua e a data foi marcada é que o medo de fracassar cresce, a responsabilidade sobre meus ombros pesa, a cobrança (de terceiros que não fazem a minima ideia da complexidade desse concurso) é enorme...
    E essa é a chance da minha vida! Abri mão de muita coisa, na verdade, as vezes tenho a sensação que deixei de viver para estudar para esse concurso...
    Então, é tudo ou tudo, é agora ou agora...não há alternativa, "nada" e "nunca" não existem no meu vocabulário!

    Pô, desculpa pelo desabafo... mas só quem já passou por isso ou quem está passando sabe como esse período é cruel...

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Carina,

    é complicado este momento né... O edital sai e pessoas que não tem a mínima noção falam falam: você vai passar ta estudando pra caramba! Mas é isso aí... Deixe a tensão de lado e vamos viver nosso Mundo. Parece que foi ontem quando passei por isso e sei muito bem. Sabemos da dificuldade mas precisamos administrar o nervosismo.

    Todos passam por isso. Não se desculpe pelo desabafo. Nestas horas precisamos desabafar e não temos com quem fazer isso - alguém com a mesma angústia que nós. Só cuidado para não se cobrar muito pois pode atrapalhar. Ninguém disse que seria fácil, portanto, vamos manter a serenidade. Na prova não vale apenas o conhecimento. A parte emocional ajuda muito.

    Vendo o seu relato me sinto aliviado por ter passado por isso.

    Força e compromisso. Valeu a pena abrir mão de muita coisa: "QUEM QUER VER DEUS TEM QUE MORRER" já dizia um professor de administrativo.

    Bons estudos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexandre,
      Estava lendo o desabafo da Carina e parei a pensar.Minha situação não é muito diferente.Trabalho em uma empresa sem vínculo empregatício, sou casado com dois filho e o maior sonho da minha vida é a PF.Tenho estudado tipo louco.O filho mais novo me pergunta quando irei parar de estudar para concurso para jogar bola com ele, e digo que após a prova terei muito tempo.Na verdade também estou neste caminho sem volta.Tenho que passar.Sei que a prova do cespe não é fácil, mas tenho aproveitado até as idas ao banheiro para estudar! heheheheheh.Pretendo continuar estudando mesmo que não passe neste, pois antes de ser um PF, quero ser policia.Vem vários concursos nesta área e algum passarei.Se não passar para escrivão, de agente não passa minha aprovação.Um enorme abraço e continue nos estimulando, pois é muito gratificante saber que um PF tem a humildade de nos responder.
      Fique com DEUS.
      Rumo ao DPF...

      Excluir
    2. Prezado Luiz Lopes,

      cada um tem sua história. Independente de qualquer coisa todos são merecedores. No seu caso imagino como é... Estava na mesma situação que você porém já era servidor. Buscava alcançar um objetivo maior. Observava vários colegas passando na prova de oficial da PM. No ruim de tudo era pelo menos uma carreira né... Cheguei a largar mas recebi uma ligação de um amigo dizendo: Cara, nós já estamos na frente da fila. Mesmo se tornando Oficial você não será feliz. Volte para o curso!
      * infelizmente este amigo cursou ANP mas assim como a namorada dele eram SJ no psicotécnico. A Liminar dela caiu durante o curso e ele conseguiu terminar porém sem posse ainda. Hoje estuda para perito. Ele fez na objetiva 78 pontos e ela 76!!! Foda né... Ele me falou na ANP que o mais fácil neste concurso é a prova foda são as outras etapas. O mesmo sabe inclusive que passaria para escrivão mas como terá a prova de Agente depois vai fazer para Perito. O fato de já ter sido aprovado e com sobra faz dar muita confiança.

      O praça que passa na prova de oficial as pessoas dizem que ganhou 30 anos. Quando eu sai do RJ falei: "Não ganhei 30 anos e sim uma vida". É importante lembrar das dificuldades depois que passar. A vida na fronteira não é fácil, por outro lado, também não é nada muito complicado.

      Eu sei tudo o que passei. Agradeço a minha família e principalmente a minha esposa que sempre afirmou que eu iria conseguir embora as vezes até eu mesmo duvidar.

      Agradeço pelo apoio. Hoje sou um APF honrado e muito feliz. Tenho orgulho pela "gana" de cada um de vocês são merecedores e o Departamento precisa disso. sangue novo, pessoas motivadas. Venham fazer a diferença e não ser apenas um servidor.

      Abs

      Excluir
  3. Adoro este blog! O Cespe que se prepare! Obrigado Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Cássio,

      estamos juntos. Este trabalho é feito com bastante simplicidade porém fico muito feliz de saber que pessoas assim como você está curtindo.

      Abraços em breve teremos mais novidades inclusive as aulas de tiro.

      Excluir
  4. Boa Alexandre, grande post! Pra cima da banca!

    Agora na reta final é aparar as arestas e rever o conteúdo. Nas próximas semana pretendo fazer muito exercício e focar nos pontos deficitários. Raciocínio lógico é um dos pontos que tenho de melhorar, em especial a parte de probabilidade e contagem, pois perco muito tempo fazendo essas questões e tempo é precioso em uma prova de 120 questões + redação.

    Cara, você responde a questão e marca no gabarito ou deixa para marcar tudo no final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      só marco o gabarito nos finalmente! Porém, cuidado com o tempo. Eu pratiquei muito simulado e estava acostumado a marcar cartão resposta. Marcar uma questão de forma equivocada no cartão desequilibra psicologicamente o candidato.

      Faço uma marcação na própria prova onde sei as questões que tenho que rever. Geralmente Raciocínio lógico as questões da prova são mais fáceis do que praticamos no exercício. Dê uma lida com calma. Volto a dizer: Questões que tenho convicção coloco uma exclamação ao lado. *0% de certeza marco com letra pequena. Dúvida interrogação ao lado e o X coloco onde não posso meter a mão, salvo se sobrar tempo, volto nela. Tática de Guerrilha Urbana!!!rs

      Em 2012 li uma questão de lógica e não entendi nada. Ao terminar a prova e marcar o cartão sobrou tempo. Parei e voltei na mesma. Era muito fácil!!! Quase deixei em branco.

      Até o final de semana vou postar o rascunho da minha redação. Está faltando algumas partes mas irão observar que fui bem fazendo algo simples.

      abs

      Excluir
    2. Ah blz cara, obrigado pelas informações.

      Outra dúvida: nas questões objetivas, começa pelas que tem mais dificuldade ou as que domina mais?

      Excluir
  5. Isso é muito discricionário. Dizem que começar pela parte que é melhor eleva sua "moral". Por outro lado, sempre achei que português é que decide sua aprovação. Preferi começar a prova na sua ordem normal. Além da cabeça estar "100% para interpretação ainda é possível utilizar algumas palavras na prova discursiva.

    Ir bem na parte de direito, com todo o respeito, é vergonha na cara! É obrigação pontuar bem!!!

    Amanhã postarei o meu rascunho da redação. Não está completa mas serve para dar uma base. Observarão que não teve mistério.

    abs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Alexandre o seu testemunho da esperança para que possamos lutar a cada dia.

    ResponderExcluir
  7. Sou Federal do executivo Alexandre... já há 7 anos... uma repartição do MTE... as mesmas coisas... mesmos problemas... e uma angústia inexplicável... vendo suas postagens lembrei do que estava oculto em meu coração desde que saí da GM/RJ em 2009.... fui tomado por um sentimento inexplicável... há pouco mais de 20 dias retomei meus estudos com uma rotina que cabe na minha grade... de 3 a 4 horas líquidas diárias... fazendo meus resumos.. tentando otimizar o máximo o que já tenho de conhecimento com o que pode vir a ser cobrado.. em fim... Agradeço de coração a iniciativa... eu tenho absoluta certeza de que um bom planejamento e disciplina podem levar a vitória... você é uma referência pra mim... obrigado mais uma vez... um fortíssimo abraço!!

    ResponderExcluir