segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fronteira: Fim do Mundo e o início do Paraíso...


Dia 30 de maio para muitos apenas um feriado normal: cinema, praia, teatro, estádio de futebol, churrasco... Bem, eu já fui um simples "mortal". Na fronteira a coisa é diferente para quem quer usufruir e não ficar apenas reclamando da região. Alugamos um ônibus e fomos até Cusco PERU fazer um passeio durante o feriado. Famílias reunidas, muita festa, brincadeira... Neste momento fiquei pensando: esse era o local que diziam ser o fim do Mundo? Quem faz o local é cada um de nós, amigos, familiares. Estar de coração aberto para nova fase é fundamental.

Nunca imaginei cruzar a "Cordilheira dos Andes" rodeado de amigos e olha que a viagem foi muito cansativa. Conhecer novas culturas, pessoas, estilo de vida isso sim é ser diferente. Não entendo porque em fóruns 95% das coisas são negativas em relação a lotação. Torno a dizer: Sou muito feliz e minha família me acompanhará onde o DPF me mandar!!! Como eu pedi isso à "Deus". Ele jamais me perdoaria (se eu reclamasse) após tantos pedidos e graças a ele, minha família e dedicação cheguei lá.

Comentei com minha esposa quando que no RJ nós sairíamos em grupo assim. Vários carros na estrada em "comboio" duas trocas de pneus do mesmo veículo, empréstimo de estepe...rs 
Isso são coisas que só descobri aqui no Departamento. Nosso objetivo maior foi de disputar um amistoso em Cusco - futebol- mas só na viagem tivemos 3 baixas. A altitude foi o nosso maior adversário. São 3400 metros meu caro. Ver um colega dizendo: se não tiver jogo não contem mais comigo para nada!!! não tem preço.rs 

Foram 24 horas de estrada (ida e volta) e menos de 48 horas na cidade mas foi muito bom!!!kkkkk Como podem observar a logística e a estratégia foram perfeitas. Nosso próximo objetivo é ir em Quito ficando 6 dias na estrada e 1 na cidade! Durante todo o trajeto e inclusive passeios fomos "escoltados" pela Polícia Nacional do Peru. No retorno a imigração do país vizinho ficou aguardando por mais de uma hora nossa chegada. É por estas e outras que digo e repito: "orgulhosos por ser federais". Estar em um país da América do Sul e dizer sou policial no Brasil é uma coisa outra é dizer: sou polícia "de la linha" faz toda a diferença!

São essas coisas que fazem a diferença. Estudem, lutem pois jamais estarão sozinhos. Farei questão de buscar cada um de vocês no aeroporto dar um abraço e dizer: "sejam bem vindos à família DPF". Só é infeliz quem quiser. Não existe lotação ruim. "Ruim é estar fora do DPF". Percam 5 minutos de estudo e abracem sua esposa, marido, filho, namorado(a), pai, mãe, irmão etc.. e digam a eles que serão felizes!!! E como serão... Quanta experiência de vida e o melhor de tudo é poder sair após alguns anos e conhecer novos lugares. Será que este emprego existe???

21 comentários:

  1. Algum escriba foi jogar tb ou era só jogo de Agente? hahahaha

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso falcão tinha escriba também. Os dois que existem em minha lotação jogam. Inclusive estão querendo unificar o cargo de agente e escrivão.

      abs

      Excluir
    2. Tu acha provável que unifique? Acho dificil e mesmo que unifique deve demorar ainda... Acho que os Agentes não iriam querer que unifique.

      Excluir
    3. Os agentes não querem. Os escrivães aceitam numa boa. Nãos ei como anda o processo mas acho possível sim devido a união dos Epas. Agora na hora do vamos ver acho difícil um agente ir para o cartório digitar tendo um escriba à disposição também...

      É ver para crer.

      abs

      Excluir
  2. Fiquei curioso.. quem ganhou o jogo ??? hehehe

    ResponderExcluir
  3. Não teve jogo... Resolveram evitar devido ao desgaste que poderia ocorrer gerando inclusive problemas de saúde. Eu particularmente já conhecia Cusco e Machu Pitcchu e sabia do desgaste. Resumindo: O servidor que organizou o amistoso se rendeu ao pedido do General peruano em não realizar a partida.rs Teve um convidado que teve uma dor de cabeça absurda devido a altitude. A distância não é muito grande o problema é ficar subindo e descendo em circulo durante mais de 3 horas.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, como sempre um excelente post.
    Falando em escrivão, ai na tua lotação, eles saem junto nas operações ou ficam mais internos?
    Acho que esta é a pergunta que todo futuro escrivão quer saber sobre o cargo.
    Um enorme abraço.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na operação em Rio Branco geral foi para pista. Na minha delegacia são apenas três sendo que apenas dois estão trabalhando. Na escala do final de semana um agente pega no máximo um serviço no final de semana, sendo mais claro, pega um em cada dois meses. Já o escrivão pega no mínimo dois por mês. Pode não ser acionado mas tem que ficar na cidade pronto para qualquer flagrante ou procedimento.

      Ficam mais internos! Quando estão disponíveis e querem vão para pista sem problema algum. O problema é que sempre tem alguma coisa para fazer resta saber se é urgente ou não. As vezes nem os vejo na delegacia pois ficam reservados no cartório.

      Se o cara for operacional trabalham na rua sem problema. Existe um escriba muito bom onde trabalho sempre que pode ajuda bastante. No DPF o preconceito maior é com os papiloscopistas.

      abs

      Excluir
    2. Pq? O que tem contra os papiloscopistas? hehe

      Excluir
    3. Contra os Papilos??? Nada muito pelo contrário tenho grande admiração. Hoje essa classe luta para demostrar a sua importância. Faz tempo que querem ser reconhecidos como "peritos".

      Existem algumas gozações com os colegas que possuem esta nobre função.

      Excluir
  5. Alexandre, mais uma vez parabéns e muito obrigado por passar
    pra gente um pouco dessa emoção.

    Continue sempre com esse trabalho, você não tem ideia o quanto isso nos motiva, a emoção que dá em ler seus post.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh Parise,

      sempre marcando presença né irmão. Se liga cai pra dentro ein... Só vai dar a gente nesta prova!

      "O Brasil é nosso e é lindo"!!!kkkk

      Valeu pelas palavras.

      Força e honra.

      Excluir
  6. "Policia de la linha"..hahah..é isso aí, vamos que vamos.

    Alexandre, aproveitando o tema que os colegas estão perguntando: se passar no concurso de escriba, fazer o curso de formação e tudo mais..caso depois passe no concurso para agente, tem que fazer o curso de formação e começar tudo do zero ou aproveita alguma coisa?

    Cara, meu sonho mesmo era ser agente, mas estou com uma gana de entrar para a corporação que por hora topo qlq coisa..hahah

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Não aproveita nada salvo o tempo de contribuição para aposentadoria. Se já era classe especial, segunda ou primeira voltará a ser terceira classe.

    Acho que a única coisa de favorável é pelo fato de já ser do DPF sendo assim os instrutores não pegarão no seu pé!rs Carreiras diferentes apesar do curso de formação ser bem parecido.

    É bem provável que depois nem queira ser Agente. Já ralou, recebe a mesma coisa e poderá ver que irá para pista trabalhar também.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Vc é um abençoado! Entre centenas de PF's, é vc quem está aqui, nos ajudando. Nunca me cansarei de agradecer.
    Como sempre, vêm as perguntas... rsss
    Por quais materiais vc estudou, no seu tempo de preparação??
    Abraço, Samla e Huds

    ResponderExcluir
  9. LFG, eu vou passar e diversos cursos.

    Sou do RJ e das quinhentas vagas colocamos 80 no curso. Na minha sala de 36 nove eram da cidade maravilhosa. Sendo mais claro no Rio de janeiro PF é uma "febre". No momento em que não se fala de concurso temos simulados todos os finais de semana e turmas cheias. É coisa de maluco. Além disso, não sou inteligente, estudei, ou melhor, insisti por 5 anos!!! Acumulei um bom conhecimento. Muita estrada e um sonho louco parece que foi ontem.

    Sábados saia da aula 20h e Domingo às 07H já estava em outro curso (longeee). Mas é assim galera, ser Federal requer dedicação.

    Vou repetir o que meu professor falou: "passa logo nessa porra que a cada ano fica mais difícil"...kkkk

    Tudo tem seu tempo. Resisti e venci, vocês não serão diferentes!!!

    Vamos com tudo!

    ResponderExcluir
  10. kkkkkk... temos nos apegado a esta frase aí!
    Olha só, deixei tantos comentários espalhados pelo seu Blog, que só hoje vi esta resposta.
    Mas valeu a dica!
    Olha que felicidade: entrei de férias hoje!! Tenho Julho inteirinho pra me dedicar em tempo integral.
    Passaremos, inclusive, uma semana no sítio, só de boa, estudando embaixo do pé de manga. Hehe...
    Abraço!
    Samla e Huds

    ResponderExcluir
  11. Que grande notícia...

    Estão muito focados e ciente do que realmente querem isso é muito bom. Uma semaninha no sítio luxo total!!! Clima totalmente favorável, fugindo da cidade...

    Samla e Huds, pelo perfil, estaremos juntos em breve.

    Aguardo vocês!!!

    ResponderExcluir
  12. Amém!!!! Pois é, luxo! Hehe... chacrinha do meu pai, no interior do Tocantins, onde vivi minha infância. Estudos e lembranças! :D
    Estamos num ritmo legal, pretendemos mantê-lo. Como não iremos prestar esse ano, "ainda" não estamos no desespero, rs. Só mesmo aprendendo, reaprendendo e revisando as matérias que já conhecíamos.
    Muito obrigada por todo esse retorno a nós!
    Abraço!
    Samla e Huds

    ResponderExcluir
  13. É fundamental esta tranquilidade só tendem a ganhar. Aproveitem o momento e que este clima de união pelos estudos possa permanecer com o casal. A base é dar o "gás" antes de previsão de edital. Dessa forma, terão uma tranquilidade muito amior. Estou com inveja de vocês ein...heheeh

    Onde estou falta luz ao menos 3x ao dia, só pega celular Vivo e a rede cai toda hora!!!heheh

    Mas sinceramente, foi isso que eu pedi a Deus.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Alexandre desculpe a liberdade

    mais

    ""sejam bem vindos à família DPF". "

    cara não vejo a hora do dia em que eu estiver recebendo essa recepção...

    FORÇA E HONRA....

    POLICIA FEDERAL...

    ResponderExcluir