quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nomeação e Posse


Festa de formatura PF 2012

Após a formatura ficamos aguardando de forma "ansiosa" pela nomeação e posse lembrando sempre que a investigação vai até o ato de nomeação. Muito se especulava em função a data exata. Levando-se em consideração que as passagens são "caras" algumas pessoas optaram por apostar. Haviam rumores que só sairia no final de janeiro e forte indício que sairia antes do final do ano. Tudo foi de forma muito rápida. Autorização para nomeação e um dia depois a nomeação.

Só então que realmente comemorei... Ver meu nome no D.O da União após toda minha luta e dificuldade não tem preço. Não existe nada melhor do que sentir orgulho de você mesmo! Família comemorando, enfim, acabou a pressão sou Agente Federal. Enquanto alguns escolhiam para tomar posse apenas ao final do prazo outros se antecipavam ou aguardavam até mesmo na cidade escolhida.  A partir da posse é que começa valer a matrícula mais antiga e isso é de grande importância para férias, pontuação para remoção...Dia 28 de Dezembro foi inesquecível!!! Dizem que quem tomou posse até o dia 31 poderá gozar um período de férias, na prática, não sei como funciona.

Estava com passagem comprada para o dia 8 de janeiro, pois aguardava alguns exames ficarem prontos. Dei "mole" o certo é assim que sair da ANP já começar a realizá-los. Observando amigos já servidores "devidamente empossados" resolvi solicitar o adiantamento do meu exame. O Militar necessita do certificado de reservista e necessitei ir até o Quartel general da PMERJ solicitá-lo, vale o comentário. Cheguei na maior humildade e falei com o responsável pela sessão. O mesmo informou: "Ihhh rapa, isso vai dar merda ein... Você necessita de ao menos 30 dias". Fulano, manda a pasta do fulano. Tá aqui mas não tem como!" Neste momento fiz o pedido: "eu sei que existe um prazo mas necessito disso a minha nomeação saiu hoje". De cabeça baixa o militar informou: " eu sei que você precisa mas não pode cagar para o nosso procedimento agora... Você passou para qual concurso? respondi: Polícia Federal! Neste momento ele levantou a cabeça e me deu o papel dizendo: "vou quebrar teu galho... Tire uma cópia e devolva, deixe sua funcional aqui"...

Na volta já estava geral da sessão sabendo me dando os parabéns, perguntando quanto tempo estudei, que era um exemplo...hehehehe depois fui no laboratório e informei que necessitava do exame mais rápido louco para que perguntassem o motivo né... Dito e certo, falei e consegui. Mudei a passagem do dia 8 para o dia 4. Um dia anterior a viagem recebi uma ligação do ACRE (ao ver o DDD 68 meu coração já acelerou) informando que teria uma equipe indo me buscar no aeroporto. Ao chegar na capital rola adrenalina né... E ao desembarcar vi a viatura ostensiva e ao lado 3 policiais Federais que em deram um abraço e falaram "seja bem vindo ao DPF"!!! irmão, fico arrepiado só de lembrar.

Precisava fazer o exame admissional pois não consegui fazer no RJ. Almoçamos e fomos direto lá. Existia uma fila devido a um outro concurso para professor. falei com a enfermeira que o Superintendente daria posse aos novos servidores no fim da tarde e já era próximo de 16h. Não sei o que ocorreu fui atendido rapidamente e ao entrar na sala o médico (que estava meio puto) falou: " Senhor Luiz, boa tarde. Policia federal né? já fizeram vários exames não sei porque mais este". Fez uma rápido exame e me deu os parabéns dizendo que sentia muito orgulho do serviço prestado pela Polícia Federal no Estado do Acre.

Retornei na parte administrativa do DPF onde conferimos toda documentação. cara que sufoco... É um medo de faltar algo ams eles são bem flexíveis. Quando gerou minha matrícula vibrei e aguardamos a posse. Veja e reveja várias vezes todos os documentos necessários para posse. Chegue com tudo devidamente separado, cópia e etc... Não teve uma solenidade como previsto mas sim um bate-papo e muitos elogios pela dificuldade do concurso e o período na ANP. Logo pós fomos buscar a arma. Não era novinha sei que a pergunta será essa mas é muito nova. 
obs: Alguns pegaram 0km da mesma forma que quem tomou posse pouco depois ficou uns 7 dias sem arma.

Valeu galera, espero que seja motivador este depoimento.

43 comentários:

  1. Incrivel e emocionante!!!!!! Parabens!!!! Gostaria que vc contasse sua saga de treinamentos para o taf. Sua altura e peso.se emagreceu. Se ja estava conseguindo os indices antes do resultado. Ou seja ...tudo. Grande abraco!!!!

    ResponderExcluir
  2. Digo isso pq e dificil para muitos treinarem e estudarem ao mesmo tempo. Mas e preciso saber se a partir do resultado e dois meses da para dar um gas a mais para o taf. Valew!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      passei maior sufoco malandro!!! Tenho a convicção que muitos vão se identificar com a minha dificuldade. Até o final rolou adrenalina devido a natação. Deixa comigo.

      abs

      Excluir
    2. Caramba cara... Nao vejo a hora desse post. Mes q vem ja e a prova de escrivao e depois prf. Estou estudando dez horas por dia e faco treinamento fisico duas veze por semana. Mas nao forco muito pois preciso me garantir na prova da cespe. Cara.... Faca logo essa postagem pra gente se motivar mais. Valew!!! Grande abraco!!!!!

      Excluir
  3. Ótimo Post, eu nunca iria imaginar que havia sido recepcionado no aeroporto. Me arrepiei ao ler.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu quase chorei me imaginando lá na hora...
      Deve ser foda pra caraleo!

      Excluir
    2. Não são em todas as lotações que isso acontece. Fui privilegiado!!!

      Mas como um todo é normal alguém te pegar ou levar. Quando vai para alguma missão ou retornar sempre tem amigos indo fazer o transporte.

      abs

      Excluir
  4. Alexandre,

    devo dizer que me arrepie ao ler o trecho sobre sua chegada ao aeroporto.

    Acredito que a sensação deva ser de muito orgulho e satisfação.

    Mais uma vez: PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentimento é que valeu muito a pena. Nada mais do que merecido. Minha vida passou a ser do "Brasil"!!!

      Obrigado amigo.

      abs

      Excluir
  5. Alexandre, na retirada da arma você pode escolher entre uma g17 ou uma g19?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende,

      G17 existem muitas tranquilo. Geralmente as mulheres pegam as menores devido a dificuldade de portar. Diziam na ANP que nem receberíamos a glock pois o exército estava vetando a importação. No final de tudo, recolheram as glocks que estavam sobrando em todo o Brasil e mandaram para as lotações. Arma muito boa não falha por nada. Em 6 meses já atiramos por 2x totalizando quase 200 tiros. Quem é de outra força sabe como isso é difícil.

      Tá chegando sua hora irmão vai se arrepiar tenho a convicção. Como é bom acordar de um sonho e ver que virou realidade.

      abs

      Excluir
  6. Conta mais sobre esse começo Alexandre...

    Como foi o primeiro dia de serviço? como é o dia a dia? (Na medida do possivel, claro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Claudio,

      seu pedido é uma ordem. Falarei sim!!!

      Senti que a galera "vibrou com o post". Nada melhor falar do que os senhores querem saber assim vamos longe!!!

      abs

      Excluir
    2. Com toda certeza TODOS vibraram demais.

      Isso é o mais perto da carreira federal policial que nós podemos ter no momento...
      Entao, temos que aproveitar! hehe

      Excluir
    3. Muitos colegas que foram alunos parecem que esquecem. Eu gosto deste clima de competição. Muitas pessoas estão criticando o momento do DPF realmente não está bom mas é melhor ver de dentro do que ficar sabendo por fora!!!

      Força e honra!!!

      abs

      Excluir
  7. Alexandre Parabéns meu velho.
    Deixe eu te perguntar, quais(modelos) as viaturas que tem na sua lotação e você já teve a oportunidade de guiar uma delas? Como que funciona o esquema de pilotar, existe um rodízio, tem um agente apenas para isso? Quando você vai tomar um cafezinho "fardado" como é que é??? Hahaha cara todos nós que estamos deste lado sonhamos com isso, tenho certeza.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre piloto cara e todos são obrigados a dirigir, pois a qualquer momento um colega pode necessitar e todos devem estar aptos. Na ANP você pilota L200, aprende algumas funções e também o Corsinha onde você dá até cavalo de pau!

      Viaturas ostensivas: L200 diversas, Pajero Dakar, Focus "novo". Descaracterizadas temos várias l200, astra, carros simples para serviços bem reservados... Prefiro não citar pois são bem reservados!!!

      A sensação é muito boa né cara. Não te olham como uma pessoa normal. na operação G7 em Rio Branco colegas desceram da viatura e foram aplaudidos em um restaurante. No Estado do Acre nosso prestigio cresceu muito.

      Sempre que observava na rua ficava me imaginando e chegou a hora graças ao meu bom Deus!!! Em cidade pequena comparo como se fosse um jogador de futebol onde vai sabem que você é Federal!!!

      Sei que querem saber: Elas perdem a linha mesmo!!!heheeh Solteiro meu amigo, passa final de semana se recuperando no soro... brincadeira, brincadeira...

      abs

      Excluir
  8. Alexandre, cara, ta demais isso aqui.

    Quase choro lendo isso, rsrs
    Choro de emoção, parece um sonho, e falando em sonho isso ta acontecendo demais, estou até sonhando com esse concurso.
    Dias atrás que estava passando um apuro em um treino na ANP, acordei do sonho bem cedo e fui correr,(rsrs) e ontem sonhei em ver meu nome nos classificados desse concurso.

    Anciedade está grande, as vezes parece que isso não passa de um sonho e que nunca chegará.

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parise,

      já passei por isso e sei como é... Precisa ir a luta e encarar a Guerra!!! Tudo valerá a pena. Eu comentava com minha esposa que se visse ao menos meu nome na lista já estaria realizado e quando apareceu foi de vez cheguei para ficar!!!

      Estamos juntos na torcida.

      abs

      Excluir
  9. E otimo ver um agente federal contando como chegou la. E muito motivador!!!!!! Nao pare de escrever brother!!!!!!. Estou estudando e treinando pra caramba.por pouco nao passei no de agente. Agora e escrivao e em seguida prf. Se nao for agora vai ser depois. Estudar ate passar!!! Falow brother!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Deus sabe a hora e será agora. O importante é ser forte psicologicamente aguardei 5 anos. O certo é que estão surgindo muitas oportunidades nunca vi isso. A hora é essa, por outro lado, muita gente boa vai entrar nestes dois concursos e nos próximos quem mantiver a pegada estará na frente.

      Hoje minha esposa me cobra que eu dizia que escreveria um livro referente a segurança pública pois fiquei 7 anos na PMERJ.

      Nunca deixe de sonhar.

      abs

      Excluir
  10. Grande Alexandre, simplesmente demais!!!
    Caraca maluco, quando apareceu o simbolo da PF nos desenhos em laser eu senti aqui a galera vibrar.
    Um grande abraço.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simplesmente olhava e chorava pois sofri muito na natação. nada daquilo foi mentira passamos muita dificuldade. passar na prova é apenas o início. Este concurso é o mais cruél do Brasil cara.

      Humildade sempre que com força de vontade você chegará lá!

      Obrigado pelos elogios.

      Excluir
  11. Grande Alexandre!
    Incrível, cara! Como você nos motiva. Todos aqui vibraram, e eu também, claro!
    É isso que queremos!
    Obrigado amigo, por tudo!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre falo: Esta dedicação á para vocês que sonham em ser do Departamento. Joguei meu futebol e fiquei muito feliz com os comentários.

      Em breve estaremos juntos de preto vocês vão ver.

      abs

      Excluir
  12. Venho acompanhando o blog há algum tempo, e esse post foi sensacional, foi ótimo pq foi pedido pelo pessoal no post anterior, e realmente esse tipo de post é o que nos deixa extremamente ansiosos. Me atrevo a pedir que poste mais coisas realacionadas ao dia-a-dia, operações(se possivel), como é morar na fronteira. Pode acreditar que qualquer coisa já deixa a gente feliz, talvez até aquelas que parecem bobas, como as viaturas, como é na delegacia, os armamentos e etc..

    Me formo no final de 2015, e morro de medo de demorar pra ter concurso depois disso, já que a maior necessidade é para agora copa do mundo e olimpiadas,Ou seja, o dpf deve estar correndo para realizar concurso, formar e preparar os agentes para os eventos, o que gera custo e depois pode ter que haver um periodo de establização. O que pensa do assunto?

    E fugindo um pouco do assunto PF, mas falando ainda de segurança publica, queria muito saber a sua opnião sobre esses protestos seguidos de confronto que tem ocorrido nas capitais. Pergunto isso pq tenho minha opnião, e a totalidade das pessoas da minha idade pensa algo diferente, e gostaria de saber a opnião de alguem da area de segurança publica.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Prezado Flavio,

    agradeço imensamente pelos elogios. Bem, realmente o período está muito bom para concursos. Prece que agora vai haver uma constante em relação a provas. Muita gente deixando o DPF seja por exoneração seja por aposentadoria. Como falei aquelas pessoas que antes ficavam até a compulsória estão pedindo para sair ao completar o tempo (famoso clima vivido hoje). Não acredito que fique muito tempo sem concurso como ficava antigamente o que pode diminuir é o número de vagas. Com a demanda APF, PRF, EPF muita gente vai entrar agora a fila vai andar muito...

    Em relação aos protestos com confronto a credito ser devido aos movimentos que ocorrem em âmbito Mundial e a facilidade de divulgação nas redes sociais. Isso não acontece somente com a sociedade civil. È comum nos últimos tempos até profissionais de segurança pública como a Polícia Militar se rebelando. O povo está mudando um pouco sua visão e através da imprensa tomam conhecimento de muita coisa que antes ficava às escuras.

    O próprio Governo sabendo desta tendência Mundial criou a Força Nacional. Parece que hoje contam com 5 mil Homens. No início a ideia era área de fronteira, após passou para problemas Estaduais e hoje são usados até para índios. O DPF vem perdendo atribuição para o Exército isso porque quer melhores condições e a reestruturação salarial e da carreira.

    Como se vê, não é só a sociedade que vem se rebelando. Greve de PM o Governo manda automaticamente a Força nacional até as coisas se acalmarem. Não tenho nada contra os mesmos mas ganham cerca de 5.800 reais líquido + o salário do seu respectivo Estado. Nós estudamos pra cacete para ganhar 6.098 líquido levar a família para zona de fronteira, curso pesado, exame médico... Estão desvalorizando ou não? Além disso, investigamos, fazemos barreira, refúgio, oitivas, intimações... Eles "apenas" fazem a segurança da PF quando estão nos apoiando, pois a responsabilidade é toda do policial federal. Sinto até vergonha de dizer isso.

    Será que me expressei bem?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente, e essa questão da Força Nacional da uma bela de uma discussão.

      Fico feliz por essa previsão dos concursos, mesmo diminuindo as vagas, só de haver consistencia no tempo já é algo bastante interessante.

      Agora é aguardar os próximos posts.

      Abraço

      Excluir
  14. OBRIGADO!

    Ao ver ao vídeo, chorei de emoção.
    Estudo para PF desde 2011, é meu objetivo de vida profissional.
    Você não tem ideia como esses posts estão ajudando a manter e melhorar a força nos estudos.

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força de vontade é tudo,

      treino difícil jogo fácil... Fico feliz por poder levantar sua autoestima e de outros colegas por aqui.

      Vejo que este humilde trabalho está surtido efeito.

      valeu pelos elogios!!!

      Excluir
  15. Cara, meu coração ficou batendo forte o tempo todo em que eu lia, só me imaginando nessa! Quase fui nessa de agente, mas do próximo não passa! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mamede,

      bem vindo à familia!!!

      O espírito aqui é este.

      abs

      Excluir
  16. Alexandre, estou comentando a primeira vez no blog. Descobri teu blog hoje por acaso no serviço. Numa boa, estou quase chorando aqui, cara. O teu blog é o que sempre esperei ler e ainda não tinha tido a oportunidade. Fala do processo de transformação até o cargo de APF, entre outras coisas.
    Eu tenho 24 anos, terminei o curso superior agora. Fiz o concurso de APF 2012 mas não deu pra mim. Mesmo que eu tivesse passado, eu não teria como assumir pois a greve atrasou a minha formatura, rs.
    Sou do RJ também, e trabalho no museu da PMERJ, rsrs. Só que sou funcionário civil..
    O teu relato em relação a chegar no QG e pedir a documentação,sendo admirado por ter passado foi emocionante, pois já estive lá várias vezes e dá para visualizar.
    Poxa cara, você pode até não entender e achar meio forçado este relato,mas é a verdade. Desde 2008 que decidi prestar concurso para APF, cara. Meu Deus, é meu sonho, de verdade. Falta motivação pra estudar pra outra coisa. Estou torcendo para ter outro em 2014...
    Estou devorando o teu blog, acho que hoje mesmo termino.
    Parabéns, cara. Obrigado por dividir isso conosco.
    E saber que tu vem da papa mike carioca é show também, pois mesmo não sendo policial, eu estagiei no museu e hoje sou civil contratado. Tenho o maior respeito pela PMERJ...
    abção. Que Deus te ilumine e abençoe a família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, não tenho palavras para agradecer o seu relato. Sua publicação virou postagem no dia 14 de julho.

      Você vai chegar lá...

      Forte abraço.

      Excluir
  17. Caro Alexandre

    Faz 3 semanas que comecei a treinar... Estou acima do peso tenho 5 anos para treinar, pois ainda vou me formar em engenharia da computação... Seu blog vem sendo mais que uma fonte de inspiração vem sendo uma fonte de energia e vida... Obrigado pelo trabalho... Antes de ver seu blog jah tinha falado pra minha esposa que queria ir pro acre e trabalhar na fronteira... pois se é pra guerrear vamos com tudo... um dia quero estar do seu de farda preta... mais uma vez obrigado....

    ResponderExcluir
  18. Não consigo parar de ler seu Blog.

    Com fé em Deus, dará tudo certo no TAF, TAP e exames médicos.

    Fui aprovado agora para APF e sonho todo dia com esse 1° dia na PF.

    ResponderExcluir
  19. Li duas vezes. É muito emocionante!
    Valter.

    ResponderExcluir
  20. Li duas vezes. É muito emocionante!
    Valter.

    ResponderExcluir
  21. Amigo sei que este texto e antigo mas se ler, saiba que vc renovou as minhas forças e irei fazer um tecnologo e começar a estudar para a prf.estou a quatro anos na pmerj e almejo algo melhor para mim e minha família, boa sorte, Deus te guarde e saiba que vc é um exemplo para os que querem algo melhor.

    ResponderExcluir
  22. Amigo sei que este texto e antigo mas se ler, saiba que vc renovou as minhas forças e irei fazer um tecnologo e começar a estudar para a prf.estou a quatro anos na pmerj e almejo algo melhor para mim e minha família, boa sorte, Deus te guarde e saiba que vc é um exemplo para os que querem algo melhor.

    ResponderExcluir
  23. Amigo sei que este texto e antigo mas se ler, saiba que vc renovou as minhas forças e irei fazer um tecnologo e começar a estudar para a prf.estou a quatro anos na pmerj e almejo algo melhor para mim e minha família, boa sorte, Deus te guarde e saiba que vc é um exemplo para os que querem algo melhor.

    ResponderExcluir
  24. acho que foi o mais motivacional do blog.. mds que sonho

    ResponderExcluir