sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prova e TAF


Vou passar um pouco da experiência que eu tive em relação a provas CESPE. Sem sombra de dúvidas é uma Banca que pode te levar do “céu ao inferno” muito rápido. Tive a oportunidade de estudar com vários professores no RJ onde muitos eram especializados neste tipo de avaliação. Descanso de no “mínimo” 2 dias. Menos do que isso vai acabar achando novidades na véspera da prova e poderá te desequilibrar.
Recebi a recomendação de perder 2 minutinhos avaliando o nível da prova logo no início. Ler o tema da redação de forma antecipada pode fazer com que parte da prova objetiva, principalmente textos, tenha haver com o tema. Existem casos de textos grandes e as questões nada tem haver com ele. Usei esta tática no dia e ganhei alguns minutos importantes, além disso, é possível identificar algo no texto que será cobrado logo depois. Sempre sublinhar as principais partes. Nas questões de reescritura escrever mesmo, nada de apenas olhando.

Importantíssimo redação oficial!!! Fácil, mas existem algumas regras chatas. No concurso de 2012 várias questões relativas a este assunto. A maioria das questões são relativas a interpretação. Devido ao número de questões português é o divisor de águas. Refazer provas cespe é uma excelente dica.
Informática não vem sendo cobrado nada muito complicado. Não sou bom, mas acertei todas que marquei deixando poucas em branco. Por outro lado, não sei dizer se para o cargo de escrivão a dificuldade aumenta. Em 2009 algumas era possível fazer e outras impossíveis.
Atualidades: ou cai o que é noticiado sempre na imprensa ou então questões do nível Interpol que ninguém sabe. Revista, jornal da TV e jornais impressos são o necessário para uma prova comum.
Raciocínio lógico geralmente é mais fácil do que nos cursos. Atenção e tranquilidade e saber montar tabela de forma rápida.
Em relação às matérias de Direito meu amigo é obrigação ir bem. Percebe-se que houve uma grande diferença da prova de 2009 letra de lei e 2012 jurisprudência e súmulas. Galera é necessário pontuar. Atenção total!!!
Administração Gerencial muita coisa relativa a motivação. AFO basta ler r torcer para cair o que você sabe.
Arquivologia não tenho noção mas excelente de pontar!
Redação: seja objetivo e claro. Não precisa ter rodeios. Nunca escrevi bem minha nota: 12,93 e foi o que me colocou pra dentro desta maravilhosa profissão. Objetiva fiz 64. Classificação inicial 620 e alguma coisa após todos os testes 412 salvo engano. O conectivo adequado faz diferença. O examinador observará que tem uma noção. Na introdução me posicionei sobre o que foi cobrado e logo após citei tudo o que obrigatoriamente terei que citar. Nos desenvolvimentos usar exemplos, dados estatísticos com fonte e citar fatos notórios. A conclusão novamente mostrar o ponto de vista e terminar de forma positiva, perspectiva de melhoras um Brasil melhor!
Rasura não é o fim do Mundo, rasurei e tirei excelente nota basta fazer um risco. Levar no mínimo duas canetas, ou melhor, três. Respeitar as margens e posicionar de forma clara os parágrafos. Muitos me perguntam: redação antes ou depois. Sempre fiz antes, mas nunca tive a possibilidade de ver minha redação corrigida. De uma forma ou de outra me sentia aliviado, bastava apenas marcar o certo ou errado. Por outro lado, me senti bem fazendo depois. Rola uma certa agonia vendo colegas ao lado terminando a redação e passando a limpo. É necessário respirar e fazer o seu. Na maioria das vezes parte do texto pode ser usado na redação. Sempre gosto de fazer todas as linhas 30. Na situação em questão fiz 27 ou 28.

Muita pressão psicológica pode trazer prejuízos à prova objetiva. Do que adianta muita adrenalina, cobrança se não fizer a sua parte na prova? Treinar é necessário, mas o cérebro precisa saber a que pressão será submetido naquele momento. Concentração, preparação para “guerra”. Tem muito haver com o vídeo que postei sobre: VOCÊ ACEITA DESAFIOS??? Me ajudou muito assistia sempre antes de dormir uns 15 dias antes. Me dava muita força para enfrentar a concorrência. Uma pausa física faz diferença e como faz. Independente da pontuação, meu camarada, mesmo existindo o mínimo de chances treine, treine... Se for chamado e perder jamais você irá se perdoar!!! Se eu não tivesse acreditado e me esforçado provavelmente não conseguiria. A nota de corte na objetiva foi 62 fiz 64!!! A redação me salvou me colocando entre os possíveis chamados. Nesta hora o site PCI vai ser importante para sentir o rendimento dos concorrentes. É muito bom saber que estudou e conseguiu ficar ao menos próximo. O treino sai com satisfação. Quantos estão preparados e na hora H ficam longe do objetivo. A pressão de prova é muito grande.
Confesso que não vi a data do TAF dos senhores. Acredito que não seja tão rápido quanto o meu. A pessoa que já possui facilidade basta o controle emocional. A galera do sufoco, treinar, treinar, treinar... Um profissional da área pode ajudar muito. Pare para pensar, o quanto já investiu neste sonho??? Vale a pena e cuidado com lesões – principalmente no salto. Treine sempre em caixa de areia. Lembre-se: o TAF é apenas eliminatório e não classificatório. 12 pontos é o necessário não precisa forças pode se poupar caso tenha alguma dificuldade.

Os examinadores são tranquilos não se preocupem. Uma boa hidratação e café da manhã leve. Existe tempo de uma prova para outra. O primeiro foi a barra uns 20 minutos depois salto outros 20 corrida e 25 natação. Chegue com antecedência sem esquecer o documento de identidade, atestado médico de acordo com modelo e fique de olho no examinador chamando os nomes. As pessoas não entram de uma só vez. Aparecerá um membro da banca chamando nominalmente, a partir dali irmão, é guerra, mas ao final rola um alívio gostoso. Salvo a corrida são duas tentativas em cada exercício. Se as pessoas pedirem a segunda chance mesmo já tendo feito o índice colaborará com quem não conseguiu, pois terão mais tempo de recuperação.

Acho que esgotei o assunto. Dúvida, basta participar nas postagens.

Abraços.

32 comentários:

  1. Muito bom saber desses detalhes. São dúvidas de todos que pretendem ingressar na carreira.
    Alexandre, não lembro se comentei com você, mas, não vou prestar esse ano. Tenho tentado me dedicar o máximo que posso, e a gente leva um tempo até para aprender como se deve estudar, né mesmo?
    Estou confiante que, continuando neste ritmo, ano que vem estarei com uma carga boa.
    Há rumores de que terá concurso ano que vem e tbm em 2015. Sabe algo a respeito disso? E para Perito, será que tbm sai??
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem fortes indícios de concurso para APF no ano que vem estourando primeiro semestre de 2015. Em relação a Perito após este só Deus sabe...

      Mantendo a pegada você chegará voando no próximo concurso.

      A luta do DPF agora será pela reestruturação da carreira mas isso nada tem haver com concurso.

      abs

      Excluir
    2. Creio que vc quis dizer primeiro semestre de 2014, não? hehe

      Excluir
    3. Isso falcão, excelente observação. Quase matei a galera do coração...

      Abs

      Excluir
  2. Ah! Teu blog tá me fazendo apaixonar pelo cargo de Agente. Estou dividida, mas com tudo que tenho ouvido, ou melhor, lido, Escrivão está ficando em 2º lugar, rsssss.
    Meu esposo é para Perito, mas tbm vai tentar APF e EPF. Isso tudo se as provas não forem no mesmo dia.
    Até mais!
    Huds e Samla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso analisar bastante antes. Será que ficaria feliz passando para EPF na fronteira??? O que vale é estar dentro mas nem todos pensam assim...

      Abs

      Excluir
  3. Eu tenho uma dúvida. Como sempre...rs...onde ocorre a prova de corrida? Em pista de atletismo mesmo? Quadra poliesportiva? Nestes lugares há alguma marcação na pista, por exemplo de 100 em 100 metros ou de um em um quilômetro. Há algum tipo de relógio para termos uma noção do tempo?
    Eu queria fazer uma observação em relação à prova objetiva mais precisamente na matéria de informática. Eu fiz a prova de agente no ano passado e achei fácil errei uma apenas mas eu vi a prova de "Papilo" e achei meio complicada uns termos "zuados". O que mais me impressionou foi a prova de Escrivão de Polícia - AL - 2012 da CESPE na matéria de Informática, achei muito complicada no diz respeito a Rede de Computadores e Segurança de Informação. Vale a pena darem uma olhada.
    Na minha opinião essa matéria vai "punk".
    Vamo que vamo!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho,

      não há algo regulamentando o caso. Piscinas variam em todo o Brasil facilitando para uns e dificultado para outros. Até piscina térmica já foi utilizada. Onde corri não era emborrachado e sim tipo um cimento. Onde não existe marcação colocam placas com papel dizendo a distância. Não é possível utilizar relógio e a cada volta terá um fiscal dizendo o número de sua volta e, salvo engano, o tempo.

      Valeu por passar dicas a galera o espirito é esse!!!

      abs

      Excluir
    2. A marcação é de 50 metros de placa para placa.

      Excluir
  4. Outro grande post Alexandre. Ajuda muito.

    Cara, a Cespe nos últimos anos vem terrorizando no direito: colocam questões muito controvertidas e não seguem um padrão de doutrina. Sem falar na péssima redação das questões, não dá para saber se querem a regra ou a exceção. Mas é isso né cara, se a prova é ruim, é ruim para todo mundo, então não tem desculpa.

    O português é realmente como você falou: vai ser um diferencial. Questões de interpretação são 100% certo que caem, tem que ter muito cuidado pois são textos longos, complexos e se o cara tiver nervoso marca qualquer coisa.

    Mas para não perder o costume vou te fazer uma pergunta aí, na verdade um conselho, indicação, sei lá ...kkk..

    É o seguinte: não tenho problema de nervosismo na prova, sempre fico muito calmo, até porque tudo que podia fazer para preparação já fiz, agora é só aplicar. Acho que minha formação em Psicologia ajuda muito nesse aspecto. Meu problema é a fadiga, percebo que quando estou respondendo questões após umas 2 horas fico muito fatigado, começo a errar questões bobas e fico disperso. Então preciso de pelo menos uns 20 minutos para recuperar. Só que na hora da prova não posso me dar ao luxo de parar 20 minutos porque o tempo é curto e em geral demoro na redação. E aí meu camarada, algum conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João! Posso me atrever?? rsss. Alexandre pode dizer se essa dica vale...
      Não falo por mim, pois sou inexperiente no assunto, mas meus professores dizem que o ideal é fazer simulado, pelo menos uma vez por semana, pois, além de resolver muitas questões, ajuda a se preparar fisica e psicologicamente para a prova.
      Vamos nos unir nesse Blog, galera!
      Qualquer dica aqui é válida! Pelo menos para mim... hehehe
      Abraço

      Excluir
    2. Realmente não pode sair por tanto tempo. O ideal é ir ao banheiro, levar algo para comer e beber. Em relação a ficar disperso acontece comigo também então já sei que é a hora de lavar o rosto.

      Samla Rios foi perfeita! Baixe provas do Cespe e tire um dia para resolver se possível umas duas antes da prova ou ao menos uma. Dessa forma, já estará um pouco mais preparado.

      Todos os finais de semana eu fazia simulado incluindo redação. Isso facilitou muito.

      Quem puder passar uma tática ou conhecimento será muito bem vindo.

      Excluir
  5. otimo post alexandre!!!
    na prova de agente/12 teve 8 questoes anuladas. cara...quantas q vc acertou.errou e deixou em branco em cada materia?portugues.redacao oficial.rac logico. etc... posta ai pra gente ter uma ideia...!!!!! abraco!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de missão e minha prova, ou melhor meu troféu, está em casa. Posso dizer que fiz 99 questões e ao final fiquie com 64. Questãoes que não eram para ser anuladas foram e que eram não foram... Doideira né!!!kkk

      Sei que levei um preju nas anulações.

      abs

      Excluir
  6. Chego a ser repetitivo, mas não deixo de falar. Perfeito novamente.
    Postagem clara e objetiva. Sanando muitas duvidas da galera
    Parabéns Alexandre.

    Realmenteo TAF é complicado, e eu não me perdoaria em perder lá. Prova objetiva é punk também. Mas é questão de sorte de cair o que você mais estudou.
    Se você estudar muito, vai ter muito mais sorte!

    Vamos seguindo em frente.
    Abraço a todos. otimo fds de estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Claudio, puxando a galera. Concurseiro não tem direito a final de semana, feriado no máximo jogo do Brasil amanhã para relaxar. Mas é o que sempre digo, sem desespero.

      O conhecimento já está ali,basta apenas um "plus". Minha próxima postagem será em relação a véspera de prova.

      Força,dedicação, vamos com tudo pra cima deles!!!

      Excluir
  7. Alexandre, só uma dúvida sobre o TAF.
    Na natação, no momento da virada, isso em piscina de 25m, como poderá ser feito? Pq o edital diz:
    3.4.
    III – na virada será permitido tocar a borda e impulsionar-se na parede;
    Não fica bem claro se tem que fazer aquela virada de prova de natação oficial ou simplesmente tocar com a mão e voltar.
    Pode ajudar nessa dúvida?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Adriano,

    pode fazer qualquer coisa só não pode colocar o "pé no chão" e também não sair da piscina é lógico. Na adrenalina tem muita gente que erra a virada e prefere fazer tocando com a mão na borda e voltando. Existem videos bons como do Gustavo Borges e um outro professor que me fugiu a memória.

    abs

    ResponderExcluir
  9. Fala ai Alexandre,

    Meu amigo, acredito que em concurso público não existe segredo para aprovação,ou melhor se tem um segredo é vc estudar até passar.Quase todos q prestam concurso público não conseguem até o dia da prova exaurir o edital e ai tem q contar com a bendita da sorte.Para aqueles q conseguem essa proeza a aprovação é só detalhe precisando apenas ter calma no dia da prova para por em prática tudo aquilo q foi estudado e treinado com os exercícios.
    Eu hoje dentro dos meus limites, acredito q tenho de 65% a 70% do edital bem estudado ,ou seja no próximo dia 21 de Julho terei ainda q contar com a SORTE de cair o q domino. Então pessoal se alguém aqui não conseguir a aprovação nesse próximo certame (eu me incluo) não desistam e não puxem o freio de mão, continuem estudando firme para o próximo q com certeza irão conseguir exaurir o edital e contar pouquíssimo com a SORTE. Eu levo essa frase sempre junto comigo: Vc não estuda para passar e sim até passar, se não for com ajuda da sorte será com o exaurimento do edital.
    Alexandre, vc conseguiria estimar quantos % do edital vc dominava até aquele dia 6 de maio de 2012 ?
    Obrigado pelo blog,tem nos ajudado bastante. Vamos q vamos pessoal!!!

    ResponderExcluir
  10. Lote,

    difícil falar ao certo mas algo em torno de 80%. Os professores trabalhavam muito nossa parte psicilógica e isso é importante, diziam: se cair uma questão que vocês não saibam deixem em branco, pois ninguém sabe!!! pica né, professor pica das galáxias..hehehe

    Estudei muito não sou e nunca fui inteligente. Minha Universidade Salgado de Oliveira não tem boa fama. Só tomei vergonha depois que foquei e pensei: quero ser foda!!! Chega de brincar de ser polícia.

    A minha frase durante muito tempo foi igual a sua, mas depois de um tempo eu falava: " até passar ou até o dinheiro acabar"...hehehe Brincadeiras a parte, o período nunca foi tão bom. Vários concursos senhores. Mesmo assim se não der a fila vai andar muitooo.

    Aquele que perseverá alcançará a glória!!!

    obs: perceberam que toda hora escrevo algo né??? To largado an região de fronteira meu peixe...heheeh Mas olha, ontem apliqueia reciprocidade com um Espanhol aqui fiz valer a lei!!!

    ORGULHOSOS DE SER FEDERAL!!!

    Abs

    ResponderExcluir
  11. alexandre.brother.me tira uma duvida: vc disse q esta na fronteira. caso por exemplo vc fique em operacao durante 3 dias seguidos como se fosse plantao. e possivel compensar es folgas todas de uma vez...ficando sei la... uma semana em casa. e se serve para escrivao tb. valeu! abs

    ResponderExcluir
  12. Isto é discricionário do Delegado. O certo é compensar no dia seguinte após as horas a mais trabalhadas. Como estamos longe da família geralmente acumulamos horas para retornar a nossa cidade mas não é de qualquer modo. O chefe estabelece. Não há um padrão depende de cada delegacia. No DPF sempre trabalhará mais do que o normal.

    Mas não estou neste caso. Existem missãos onde a diária pode variar de 177 até 230 reais por um período de 30 dias. Neste caso as horas não contam para acumulação.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  13. alexandre.me diz uma coisa: durante a anp aconteceu alguma vez de vcs.depois das aulas.a noite.serem chamados para uma tarefa de ultima hora. se sim como funciona?tocam uma sirene ou alguem bate na porta? outra coisa. vcs podem circular a noite pela anp? por exemplo: juntar uma galera e ficar conversando em um canto da anp. trocando ideias. valew e rumo a PF!!!!!

    ResponderExcluir
  14. O toque de recolher é às 23hs. Não pode ficar nenhum alunos fora dos alojamentos. Após as aulas é possível tocar um violão próximo aos alojamentos.

    Em relação a ser chamado de surpresa neste curso não ocorreu mas em 2009 sim. A turma tinha que estar pronta em 5 minutos e em forma. Cada xerife ficava com um rádio ou então um carro passava avisando. Foi o que me disseram

    abs

    ResponderExcluir
  15. Olá! Aproveitando o gancho... como funciona essa questão do xerife, Alexandre? Quais são os critérios para escolha, etc....?
    Abraço
    Huds e Samla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Xerife não existe critério. O primeiro pegam alguém que é ou já foi Militar mas nada impede que um "louco" diga que queira ser.heheeh Após, qualquer um pode se voluntariar. Vale lembrar que o bizú é pegar logo no incício. A cobrança é menor e é tudo muito novo. Tem gente que é xerife e não está nem aí... Vale uns pontinhos interessantes e não tem como todos os alunos assumires essa molezinha...

      Abraços ao casal.

      Excluir
  16. Alexandre, sei que minha pergunta não tem muito a ver com esse post mas em um post anterior vc disse que grande parte do seu trabalho como APF é burocrático. Que tipo de trabalho burocrático é esse? É igual ao de EPF? Se você puder falar, é claro. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa, informações, planejamento, desenvolvimento de atividades, utilização de ferramentas, refúgio, imigração... Tudo isso servirá para o trabalho de "campo" posterior. Muito diferente do EPF. O escrivão geralmente fica mais isolado em sua sala. basicamente é um auxiliar direto do Delegado " braço direito" mas nada impede que nas horas vagas faça trabalho na rua. Sem sombra de dúvidas é o que menos possui tempo ocioso, mas não é bicho de sete cabeças. Se a pessoa for desenrolada vai bem, se for enrolado, encontrará certa dificuldade mas se acerta também. Se o Agente enrola pode passar batido mas se o escrivão enrolar... Logo será percebido.

      Bell, posso citar as coisas mais básicas, o restante, somente quando estiverem dentro. Sei que vai me entender. Não importa o post estou sempre disposto a ajudar.

      abs

      Excluir
  17. Olá Alexandre!
    Sobre o TAF, com quanto tempo depois da prova objetiva são convocados?

    ResponderExcluir
  18. Maya,

    isso depende do edital. O meu foi tudo muito rápido. Quem não estava preparado teve que se virar nos 30.

    O edital lhe responde isso de forma expressa.

    abs

    ResponderExcluir
  19. O TAF está me deixando muito preocupado, já que meu serviço não me dá muito tempo para treino.

    Vou treinar natação 5 dias seguidos, pq como sou magro, faço barras, salto e corrida com mais tranquilidade.

    ResponderExcluir