sábado, 15 de junho de 2013

"Você não sabe o quanto caminhei pra chegar até aqui"...


Superar limites para realizar Sonhos

O assunto hoje vai "tocar" no coração de muita gente. Estudar para um concurso difícil, trabalhar e/ou ainda ter que se preparar para um dos TAFs mais difíceis do Brasil não é para qualquer um. Vamos lá, eu nunca soube nadar. Sempre que estava com amigos, adolescentes, ficavam rindo da minha cara. Sempre respeitei muito o mar, piscina. Chegou a ter situações de irmos passear de "Saveiro" e eu com uns 20 anos pular ao mar de colete, sempre motivo de piada.

Para realizar o sonho de vida minha vida tive que superar esta adversidade. Começar a nadar com 29 anos não foi fácil. Sabia que haveria necessidade da natação mas com o tempo de 56 segundos era uma coisa (taf 2004). Quando saiu o edital (2009) com o tempo máximo de 41 segundos quase joguei tudo para o alto. Vários profissionais da área não acreditavam quando eu dizia este tempo mínimo. Tive que ter forças... Com 1,86m e 75kg apresentava uma dificuldade ainda maior na água apesar de ter boa envergadura. E para superar a vergonha iniciei os treinos no meu condomínio com um amigo formado em educação física.

Tinha que nadar no tempo dele, por volta das 19:00h e era época de inverno. Muito, mas muitoooo frio. Na realidade apesar do sofrimento preferia assim. Não gostaria que terceiros me vissem fazendo "garrafinha" na água. Não existiam pessoas na piscina, somente o guardião (por sinal de casaco) , mas no final de semana pegando um sol com minha filha uma senhora me abordou: " meu filho, você é o rapaz que fica nadando naquele frio"? Respondi que sim! Ela disse: "nossa, que Deus lhe abençoe, fico com minha empregada na janela com uma dó de você"... Até que resolvi entrar em uma natação mesmo SESC Niterói e comecei a minha luta.

Estudando, trabalhando e treinando era complicado ir todos os dias. Evoluía muito devagar. No curso observava amigos dizendo que o taf era mole, isso e aquilo e dava uma profunda tristeza. Imagine passar e rodar no teste físico... Conseguia nadar durante uma hora sem parar, mas nada de fazer o tempo. Para ser sincero antes do teste só fiz por 2x e achava que era minha professora querendo me dar moral. Achava que o tempo de 41 era algo muito bem pensado, pois fazia 41 e alguma coisa, 42... Sinceramente cheguei a duvidar da minha capacidade. Estava cansado daquilo: feriado, finais de semana, dedicação e, além disso, lutar contra algo que eu não conseguia. Tinha um amigo que também foi aprovado que passava o mesmo sufoco que eu, porém, ele também tinha problemas com o salto coisa que eu nunca tive. Nunca consegui, mesmo tentando, saltar "menos" de 2.14 metros. Este companheiro nadava um pouco melhor do que eu, mas era raro fazer abaixo do tempo também.

Após a prova vi que minhas chances eram reais. Eu e aquele amigo de treinos começamos a nadar de segunda a sábado. Era treino às 06:00h sofrimento total. Isso era devido a minha professora ministrar aula em outro local com piscina de 25m e a necessidade de ser cedo era para nós não termos que pagar. obs: onde eu nadava tinha 20 metros. Ao ser aprovado a primeira pessoa que liguei foi minha professora e falei: "Bianca agora sou eu e você"... Ela me apoiou muito nunca desistiu de mim. Eu tinha muito medo de desapontá-la não só ela como os outros professores... Treinei muito pesado e faltando uma semana para o taf nadei com um professor que era bombeiro fiz em 42. Ele disse parabéns na adrenalina um segundo é mole!!!

Já estava esquecendo. Quando saiu o local do taf fui até a UFRJ. Necessitava ver a piscina. Chegando lá me arrepiei. Literalmente senhores, conversei com a piscina. Explicava a ela que estava muito próximo do meu sonho e que estes 50 metros não poderia apagar tudo o que eu fiz para chegar até lá. Orava, pedia com os olhos vidrados nela. Levei minha sunga e conversei com o guardião que me autorizou nadar. Ao entrar nadei bemmmm de leve e acreditem: " logo que entrei na água pensei que eu conseguiria a piscina me recepcionou bem". Fiquei por cerca de 20 minutos e fui embora. Foi importante para saber que o local da virada era complicado. Havia alguns candidatos nadando e marcando tempo. Teve um que olhei e falei esse cara não sabe nadar e quando chegou a borda falaram 40 segundos... Pensei: não é possível eu vou fazer!!!

Chegou o dia. Café da manhã bem leve. Fui quieto no carro com minha esposa. Falava muito pouco bem concentrado. De uma forma ou de outra não me imaginava perdendo aquela luta. Pensava muito em Deus! Fiz todos os testes com tranquilidades e vale ressaltar que quase nem treinei. Sou magro não tinha dificuldade com os outros exercícios. Fiz 8 barras (quando estava forçando a nona larguei), corri e saltei com tranquilidade tudo me poupando para natação. Sabia que minha família dependia deste momento. Professores aguardavam o resultado, amigos, familiares, companheiros de profissão.

Fui trocar de roupa muito nervoso. Antes de chegar ao vestiário colegas que sabiam da minha dificuldade gritavam (pois em uma parte do trajeto quem estava fora via os candidatos). Nunca vou esquecer-me do amigo Machado gritando: "Luizinho não cansa é braço é braço"!!! Aquilo foi tudo o que eu precisava ver aquela galera. Enquanto muitos comemoravam eu estava concentrada. Parecia o "frango sadia" com toca, óculos, parecia um profissional só faltava o pé de pato...heheheh A galera mesmo só de sunga aguardando a hora.

Quando eu era o próximo o examinador  mandou ficar atento. Passou um filme na minha cabeça. Fiz o que prometi, por favor, não comecem a rir.... Me imaginei representando o Brasil nas olimpíadas com narração do Galvão Bueno!!! Narrei tudo, exatamente tudo desde a minha caída na água até a chegada. Lembro como se fosse hoje: " ele tá chegando no momento crucial é a virada... perfeito faltam 25 metros, seguraaaaa que eu quero ver" (neste momento digitando meus olhos estão com lágrimas)... Pensava na minha família minha filha dizendo: papai nadar, papai nadar. Em um determinado ponto eu cansava últimos 10 metros, mas foi aí que me concentrei e puxei ainda com mais força. Cheguei à borda e o examinador gritou: 37.26!!! Chorei na hora quase não consegui sair da piscina. Era tanta emoção que tiveram que em ajudar. pulei em cima do candidato que entraria depois hoje é meu grande amigo.


Depois descobri que minha esposa estava em cima de um muro vendo a prova e chorou quando o cara que estava ao lado dela falou meu tempo. Ligou para minha mãe dizendo: ele conseguiu!!! Minha mãe só chorava... Fiz contato com os amigos e ao chegar em casa meu irmão estavam lá e fomos para churrascaria. Aí falei o seguinte: “meu Deus, hoje o senhor me mostrou que não tem jeito, a vaga é minha”...

É por essas e outras que dou o maior valor pela minha profissão.

Em tempo, informo que o meu colega de treino também passou no TAF, fez 38 na natação, mas infelizmente ficou no psicotécnico. Conseguiu liminar cursou ANP mas não conseguiu a posse precária até o momento. Está vindo quente para a prova de escrivão.

85 comentários:

  1. sem palavras, foi completamente espetacular.

    Mais uma vez muito obrigado, muito motivacional, emocionante.
    Deu até vontade/necessidade de nadar, eu tenho um pouco de medo em se falando de TAF (corrida e natação), nunca fui ligado a esportes.

    Mas vou conseguir, são tantas vagas só preciso de uma.
    E vai ser minha.

    Valeu
    Continue nos ajudando.

    ResponderExcluir
  2. Parise,

    é importante a pra´tica esportiva até mesmo para dar uma relaxada. Por suas palavras a sua condição é mais tranquila que a minha. O meu era desespero total em uma modalidade as outras nem treinei.

    Continue firme chegará lá!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Alexandre!! Pô, cara, passou um filme na minha cabeça ao ler teu relato. Como já disse aqui, fui excedente no último concurso. Eu deixei para treinar depois que passou a prova teórica (pois não me sentia preparado para a prova teórica e gastei meu tempo vago todo para seu estudo). Cheguei no dia da prova sem nunca ter feito o tempo da natação e me cansava na corrida antes do final, mas consegui passar nas duas, saí de lá com a alma lavada, com sensação de dever cumprido, de ter superado meus limites. Enfim, agora me preparo para a prova de escrivão, e espero, em breve, fazer parte da grande PF também. Parabens, cara, teu blog motiva bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother! Vc disse q treinou pro taf depois da prova? Como vc fez no salto?de cara ja tava fazendo os 2,14? Sem treinar muito eu faco 2 metros. Nao sei se e a minha altura e peso. Tenho 1,77 de altura e 79 kilos. E vc brother? So pra eu ter uma ideia! Posta ai no site sua saga de treinamentos! Valew!

      Excluir
    2. Cara, quando vi o gabarito e vi que tinha chance de estar na segunda fase, contratei um personal que elaborou um plano de treino pra mim: segunda a sabado Ele me ajudava no salto, corrida e barra. Me encontrava com ele 3 desses dias, nos outros treinava sozinho. Natação eu ia treinar segunda, quarta, sexta e sábado de manhãzinha. Tenho 1,70m e 66kg(sou "pequeno", mas como sou bem magro, tive facilidade pra conseguir realizar os exercícios). Foi muito corrido, cara. Cheguei no dia inseguro em todos os exercícios (tirando a barra que já fazia mais de 3 com tranquilidade). No dia, usei a tática de seguir alguem que ia correr mais ou menos nos 12 minutos, isso me ajudou a conseguir. No salto, consegui 2,36m, até hoje nao sei como kkkk Foi como o alexandre disse: a adrenalina ajuda. Na barra fiz 10. Natação saí da piscina muito tenso, o cara fez um suspense pra me dizer o tempo, mas: 36 segundos.

      Excluir
    3. Legal brother! Se eu passar vou entrar em contato com vc pra me passar o contato do personal. Foi muito caro? Me diz uma coisa so cara.. Como foi o salto? Como foi o comeco e o treinamento???

      Excluir
    4. Muito boa essa troca de experiência de vocês. isso só vem enriquecer ainda mais nosso espaço. Aqui é local de guerreiro. Juntos somos fortes!!!

      Só reiterando salto é jeito!!! vale a pena pegar um profissional da área. O amigo que citei nos treinamentos pagou um profissional e em duas semanas resolveu o problema. Estratégia é tudo. Você já gastou muito com este concurso agora não é hora de economizar, salvo se não tiver...

      obs: tenho um amigão mesmo que passou em 2009 e rodou no salto por se machucar treinando cuidado só treine em caixa de areia pois é muito impacto no tornozelo. Hoje ele é APF lotado em Pacaraima RR.

      Excluir
    5. Danilo,

      tem um diferencial: já viu que é capaz!!! Agora é outro jogo mas tem total condições de confirmar o favoritismo. Tranquilidade e humildade.

      Abs

      Excluir
    6. Valeu, Alexandre. É isso aí. Concurso muito dificil, concorrência alta, é aquela história: além de estar preparado, tem que ser o seu dia, vir uma prova boa pra pessoa. Espero que seja dessa vez. Um mês pra frente pra aumentar essa possibilidade de ser o meu dia hehe. Andre, o personal me passou exercicios para ganhar força nas pernas, mas o salto em si eu aprendi olhando a instrução em vídeo das provas no próprio site da PF.

      Excluir
    7. Cara, o que me da mais medo é o psicotécnico. Impressionante. Todos as outras fases depende exclusivamente de mim, essa não! hahah
      É um grande mistério. Ja li umas 3 vezes aquela apostila que rola na net, sobre os testes e tal. Mas mesmo assim, meu pavor é grande.

      Se Alexandre ou Danilo, se vcs lembrarem algumas coisas cobradas e puderem falar... ja ajudaria. =D

      Excluir
  4. Fala Alexandre,

    Amigão estou tendo a mesma dificuldade que vc teve em relação a natação, tenho 28 anos e também não sabia nadar até o ano passado.Atualmente já consigo dar minhas braçadas tranquilamente,também fazendo aula de natação de segunda a sexta não era possível não conseguir,rs. Mas mesmo tranquilo ainda preciso treinar mais para o TAF e aconselho a todos os seguidores desse blog a não desprezarem a natação achando q vão em 1 mês treinar e bater o índice pedido. Agora vamos as perguntas Alexandre:
    1- Na virada, vc só tocou na borda ou fez a famosa virada Olímpica?
    2- Vc treinava em uma piscina funda? Digo isso porque eu treino em uma piscina q da pé e como sou do Rio provavelmente faria o TAF na UFRJ e lá a piscina tem um pouco mais de 2 m de profundidade.Acho q seria interessante eu treinar em uma piscina mais funda?
    3- Mudando um pouco de assunto.Recentemente saiu o edital da PRF e veio com algumas inovações,como a prova de títulos. Vc acredita q a PF poderá começar adotar a apresentação de títulos como caráter classificatório em seus próximos concursos?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Fiz a virada paraolímpica..hehehe Batia na borda e pegava impulso com os pés na base do vamo que vamo.

      2- Com certeza!!! Eu treinava no Caio Martins em Niterói e a piscina devia ter pouco mais de 3 metros e muita água. Utilizada em competição mesmo. Irmão, parecia que eu estava em um oceano muito diferente do sesc e do Salesianos onde eu nadava. Na UFRJ era mais tranquila que o Caio martins. Nesse meu tempo 1 segundo devido ao volume de água. Era tenso... Vale muito a pena treinar com dificuldade maior excelente pergunta!!!

      3- Acredito que sim assim como há tempos se fala em inglês ou espanhol. Se a tal da reestruturação sair aí mesmo é que vai complicar um pouco. Acho que é um plus a mais. Se estivesse fora faria uma pós ou algo do tipo. Com certeza vai decidir vaga.

      Agradeço pelos elogios e tenho certeza que suas perguntas irão tirar a dúvida de outros aqui.

      abs

      Excluir
    2. É igual vc disse uma vez Alexandre:
      Seu professor profetizou:
      "Passa logo nessa porra, que cada vez fica mais dificil."

      Excluir
  5. Depoimento incrivel alexandre!!!! Parabens!!! Eu tou treinando 2 vezes por semana 2500 na corrida. 11 barras. Salto tou fazendo 2 metros preciso ganhar esses 14 cm e natacao no ano passado eu nadei 43 segundos mas sei q com treino consigo baixar. Meu problema e o salto. Teve colegas seu la na anp em situacoes tb complicadas no treinamento pro taf? Principalmente salto? Valew brother!!! Abraco!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza...

      O salto tem um macete do braço de você pegar impulso jogando para frente e atrás. Dentro da ANP é tranquilo você sai saltando o máximo ou próximo a isso.

      Os professores da ANP passavam um treino onde você apenas fazia o movimento do quadril com as mãos para trás sem pegar muito impulso. Depois ficar saltando na caixa de areia tipo uns 5 saltos jogando bem o braço e mais ou menos a perna.

      Quando você jogar o braço para frente na hora do salto precisa deixar seu braço te levar no impulso como se estivesse te puxando mesmo. Dentro da academia ninguém perdeu no salto.

      abs

      Excluir
  6. Muito show teu relato aí cara. Parece que nada ia te parar até entrar na PF.

    Fico pensando nesse seu amigo: depois de tanto estudo, se matar no físico, sacrifícios..reprovar na porcaria do psicotécnico. Como se uma prova situacional avaliasse se o candidato tem o "perfil". A avaliação psicológica deveria ser durante o curso de formação.

    Na parte física estou tranquilo na corrida e barra. Salto tenho que treinar, pq não passo de 2,10. Natação pelo que percebi nos treinos é que com uma boa preparação consigo bater o tempo, mas o foda é que moro em uma das regiões mais frias do sul. Temperaturas negativas são comuns. Por hora estou nadando de leve, mas se passar na prova teórica vou investir e treinar em clube com personal e o mais importante: piscina térmica...kkk

    Cara e no dia do TAF como é o comportamento dos fiscais? Te botam uma pressão para tentar desestabilizar ou é tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      os fiscais são lights. Os "super poderes" começam desde então amigo...hehehe Estão sendo fiscais de futuros Federais. Pelo menos no RJ nos tratam com total respeito. Fora a parte da piscina que eram instrutores renomados nas outras atividades era uma garotada. Para ter noção quando partir para nona barra (lembrei da piscina e não quis continuar) coloquei os pés no chão segurando. O cara ficou me olhando e não falou nada eu que falei acabei.

      Atenção mulherada: Cuidado com a barra!!!

      Resumindo, os fiscais são tranquilos mas é necessário fazer o seu não tem moleza.

      abs

      Excluir
  7. Post muito bom... meu problema também é a natação... sempre tive fobia de piscina pois quase morri afogado 2x quando criança... quando decidi que ia correr atrás do meu sonho a primeira coisa que fiz foi me matricular em uma academia de natação. A primeira vez que entrei na piscina tremia igual vara verde kkkk... o instrutor até me zuou! Hoje consigo fazer em 43s... faz mais de mês que to tentando baixar esse tempo e não consigo... ta osso!
    Em compensação barra é moleza pra mim... uma dica pra quem é gordinho é tentar perder um pouco de gordura, vai ajudar muito na barra e salto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O candidato que não tem dificuldade em nenhum teste já sai na frente neste concurso é só se preocupar com os estudos.

      O ideal é conseguir manter o equilíbrio. Tudo faz parte, pelo menos é algo objetivo. O foda é o psicotécnico que você sai sem saber como foi. Aí é flórida!!!

      abs

      Excluir
    2. Alexandre, sou psicóloga, porém, existe uma infinidade de testes, uns até bem subjetivos (ao meu ver), o que não deixa de trazer um medinho pra todo ser mortal, rs. Você lembra quais testes foram aplicados?? Se não sabe os nomes, sabe caracterizá-los?? Hehe...

      Excluir
    3. Detalhe: senti um nervosismo no momento em que lia seu post, parecia que eu mesma estava realizando as provas. No final, chorei. Parabéns!!

      Excluir
    4. Samla Rios,

      Muitos testes de personalidade que você marca de 1 a 6, do dado que gira, memória com pessoas, aquele que você precisa dar um risco na figura igual (vários), teste de rima, ex: se árvore é madeira então agulha... Começa de manhã e vai até 19hs mais ou menos.

      Posso tentar lembrar de outros depois. Mas são muitos de personalidade, acho que de raiva também caiu. Se pudesse dar uma explicação para galera...kkk

      Obrigado por compartilhar a minha emoção!!! Claramente alguns são para esfriar a cabeça e outros para te arrebentar. Horas depois repete testes com perguntas iguais (parece que querem contradição).

      Obs: o temido PMK não caiu!!!

      abs

      Excluir
    5. Eita PMK temido! kkkk. Mas esse tipo de testes que vc citou são eficazes demais, muito bem elaborados. Como vc mesmo disse em um post, na entrevista o lance é tranquilidade, tbm sou adepta da verdade, assim não há risco de vc se perder por ter que "re-mentir" rs. Falar a verdade SEMPRE é bom, em qualquer ocasião da vida! Quanto aos de memória, uma boa dica é exercitá-la, existem muitos jogos para isso. Não tem como burlar testes, eles são incríveis mesmo! Se alguém quiser perguntar algo, fique a vontade! Lembrando que só posso falar aquilo que está dentro da ética. Até nós psicólogos temos medo de testes, kkk. Abraços!

      Excluir
    6. Perfeito,

      eu faço o mesmo não falo nada que possa me prejudicar ao mesmo tempo que informo os colegas. Os testes são muito cansativos. Quando ocorreu o PMK em 2009 foram dois dias de psico.

      Apesar de ser apenas um dia foi muito cansativo saímos tontos e o pior, sem saber como fomos.

      Mais para frente podemos fazer uma postagem específica onde , se possível, gostaria de contar com sua ajuda.

      abs

      Excluir
    7. Pode contar, com certeza! É nítido o quanto você trata os posts com honestidade e ética. Muito legal isso!
      Outro detalhe importante, que poucos sabem (trabalhei por um tempo na coca-cola aqui da minha cidade, com recrutamento e seleção) é que o candidato tem o DIREITO de saber porque não foi recomendado. Essa devolutiva é dever do profissional.
      Quando precisar, me mande e-mail: samla_rios@hotmail.com
      Meu esposo e eu tbm temos facebook. Pelos nomes "atípicos" não é difícil encontrar, kkkk. Huds Sousa e Samla Rios.
      Abraço

      Excluir
  8. Sensacional o post. Como sempre, já era o esperado.

    Muito bom ver esses relatos. Imagino quantos candidatos e concursandos iguais a nós tbm nao tem/tiveram essas dificuldades.

    Quanto ao TAF eu nao acho de outro mundo. No primeiro dia de treino de Nataçao fiz 36. Sem virada olimpica, e no meio percebi que meu desempenho caiu. No salto tbm, fui 2.14. Sem treinar e sem tecnica.
    O problemaé a barra. Tenho 1,80 e 94 quilos, nao sou gordo, mas sou pesado. E isso é um problema. Mas minha estratégia é fazer pelo menos 10.
    Quanto a corrida, eu nao conseguia correr 5 minutos e ja ficava morrendo. hahaha. Entrei no jiu jitsu, e em menos de 2 meses de treino de jiu, fui correr, e corri por 25 minutos a 9 por hora. Nao é o suficiente para fazer o mínimo, porém, pra mim já foi um grande avanço. Mas sei que até o TAF vou conseguir os indices daa corrida.

    Mais uma vez, parabéns Alexandre. Sou muito agradecido pelo blog. Ele da muita força e animo.
    E a todos nós, que buscamos nossos sonhos, não vamos deixar de treinar. Pelo menos correr de FDS galera.
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. Claudio,

    tu tá tirando onda dizendo ter dificuldade e fazendo pelo menos 10!rs Você está se esforçando será recompensado e após terá muito orgulho disso!

    Vou falar dos testes que lembro: relógio, memória e alguns testes de personalidade...

    Estamos juntos Claudio, vc está sempre presente e isso é gratificante irmão.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha to tirando onda não brother. Nao consigo fazer as 10 barras ainda nao. Consigo 7 morrendo. Mas faz tempo que nao treino. Mas meu objetivo é fazer 10.
      Obrigado pela força.

      Pode cre, teste de psico sao foda. Nunca se sabe o que vao pedir. Complica.

      Opa...sempre presente sim. Prestigiando e aproveitando esse blog e as experiencias dos colegas. Quando eu passar, tenha certeza, te pago um churrasco! haha

      Abraço!

      Excluir
    2. Se dependesse de mim organizávamos um para toda a galera. Não precisa de churrasco amigo a satisfação de estar contribuindo para o sonho de cada um aqui não tem preço.

      Em breve a galera vai estar se encontrando por este imenso Brasil...

      abs

      Excluir
  10. Alexandre! Mais uma vez obrigado pelas informações.

    Me diz uma coisa:
    Lá na ANP tinham muitos candidatos que usavam óculos? Digo isso porque eu uso óculos e lentes de contato tb. Na aula de tiro para quem usava óculos qual era a orientação?
    Os dormitórios era misturado? Homem e mulher? São quantos em cada dormitório?
    De noite, após as aulas, eles liberavam pista e piscinas para todos treinarem?
    A alimentação? Tinha que pagar pelo café, almoço e jantar?
    E seus estudos? Você estudava quanto tempo por dia? Ficava obcecado pela aprovação? Fazia o quê para relaxar? Deixava de assistir filmes e ouvir música para não atrapalhar a concentração?
    Na prova Cespe você deixou questão em branco?

    Conta pra gente. Obrigado brother e continue postando novidades!

    Abs




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não muitos mas eu era um deles. Na aula de tiro com MP5 me complicava era melhor usar lente. Nas duas primeiras aulas de natação não era autorizado usar óculos de natação.

      Existem dormitórios masculinos e femininos variando de 4 a 6 pessoas possuindo em cada 2 chuveiros.

      A pista, barra e caixa de areia fica liberado todos os dias a noite. A piscina apenas durante o almoço. Alimentação sem exceção todas mediante pagamento.

      Não estudei muito me preocupava em me formar devido ao sufoco na natação. Em média 2 horas por dia mas apenas próximo as provas. Não assistia filmes e relaxava ouvindo música. Deixei cerca de 21 questões em Branco na prova.

      Abs

      Excluir
    2. Xi alexandre. Me expressei mal. Eu quiz dizer:
      antes de voce fazer a prova da pf. Vc estudava qts horas por dia?
      Era dedicacao total e foco total? Conseguia relaxar ou ficava bitolado? Conta pra gente.
      Abs

      Excluir
    3. Depende.... Eu trabalhava segunda, terça e quinta (essa era minha escala na PMERJ). Fora isso ainda tinha que treinar. Estudava umas 4hs nestes dias e quando estava em casa de 8 a 10hs. Rendia bastante na biblioteca. Eu nadava pela manhã, tomava café, almoçava e novamente um cafezinho a tarde.

      A galera que estudava comigo nem soube que passei, sacanagem: "melhor do que passar é contar para galera"...heheeheh

      Sábado era simulado (sagrado) de 8 às 20h. Domingo após o edital de 7 às 18hs. Vida social muito pouca deixei de viver. A família sentiu mas hoje podemos dizer que valeu a pena!!!

      abs

      Excluir
  11. Grande Alexandre, valeu pela iniciativa, vc não sabe o quanto reduz a angústia de quem anseia por uma vaga, não consegui bater o tempo ano passado, perdi a vaga na ANP, fiz 43 seg na natação, mas desde o ano passado que mantenho o ritmo de treinos e de estudos, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns cara, você é um guerreiro!!!

      Tinha muito medo disso não teria forças para começar de novo. Admiro muito pessoas com o seu foco vai passar de novo irmão!!!

      A cada pessoa reprovada na piscina eu quase chorava de tensão. Posso imaginar o que passou. Isso serve para mostrar a galera do Blog que lá reprova mesmoooo...

      Perdeu no primeiro né? No segundo a sensação é que as coisas ficam mais tranquilas pelo menos senti isso.

      Se quiser compartilhar alguma coisa vivida lá basta dizer. me passa por email que posto aqui na íntegra.

      abs

      Excluir
  12. Mais um ótimo post motivando a galera.
    Minha maior dificuldade é no salto, tenho 1,65m e 70kg. Barras atualmente estou fazendo 7, mas já cheguei a 10. Estou me dedicando mais aos estudos, corrida sempre foi tranquilo. Natação também faço na média 38s ou 39. Agora salto a cada 5 salto eu consigo 1 chegar 2,14m
    Minha ideia é treinar focado to taf após passar na escrita, enquanto isso vou mantendo os treinos(corrida e barra) 2x por semana.
    Alexandre, me responde uma coisa. Como tu fez a prova escrita? Deixou quantas em branco? As que ficou em dúvida marcou? Na última prova de agente eu não passei pois marquei toda a prova acabei acertando 90 e errando 30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salto tem como pegar depois da prova com dedicação total volto a dizer: "saltou é jeito"...

      Fui para prova pensando: estudei muito dificilmente não saberei alguma questão mas se acontecer vai ficar ruim pra todo Mundo.

      Acho que marquei 99 questões e fiz um levantamento de quanto eu iria tirar. Marco as questões de forma a saber se preciso voltar nela ou não. Analisando as certezas (que quando sai o gabarito você vê que não era) vi que dava para passar. Depois vejo as que tenho quase certeza 80%.

      Depois coloco no bolo as que eu tenho chance digo mais de 50% de chances. Se marcar acima de quatro nem que seja um ponto sai positivo, ou seja, ganhou de alguma forma. Mas tem que estudar, caso contrário, é mais fácil ganhar na mega sena...hehehe

      Marcar todas é muito complicado não conheço ninguém que tenha passado nesta condição.

      abs

      Excluir
  13. Fala parceiro,


    Muito bom o post. Rpz tá mais incentivador do que os filmes de Rocky Balboa.hehehe

    Voltei do meu período recluso na ilha pra ficar um pouco com a ada,mas sem deixar os estudos de lado lógico.

    Tava meio desanimado esses dias,pois fiz uma pontuação baixa na prova de investigador da civil.

    Fiquei entre os 100 primeiros de 400 vagas,mas o problema foi esse, queria estar entre os 20 primeiros pelo menos.

    Não para tirar onda, é pq considero o nível da PF bem superior ao de um investigar da civil(dificuldade da prova).Eu passando mesmo em último lugar na PF serei o cara mais feliz do mundo, o importante é passar.hehehe

    Não vou deixar baixar a bola e tou dando esse gás final.

    Quanto ao teste fisico pra mim é tranquilo,fiz natação por vários anos,faço jiu-jitsu,malho a mais de 6 anos...então esporte é minha área.Sempre gostei!hehe

    A onda mesmo é passar na objetiva e no psicoteste que muita gente perde tb, sem meio entender o pq perdeu.

    Valeu pelos post parceiro.Continue postando mais que vc não sabe como é incentivador.

    Ontem mesmo deu 1h da manhã e eu ia dormir, depois que li o post levei o estudo até 5h.

    Taba faltando aquela gás de dizer: ¨Mão na cabeça POLICIA FEDERAL¨...eu viajo muito!kkkkkk

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio irmão o bom filho a casa retorna!hehehe
      Não fique assim a prova da PF foi dia 6 maio dia 15 de abril teve prova da civil aqui 400 vagas fiquei na posição 600 e pouco. Vários colegas que estudavam para APF ficaram de fora e passaram na federal. A matéria no RJ da civil tinha 30% de diferença na parte de direito.

      Parabéns pela aprovação mas agora é a hora do tudo ou nada esteja preparado!!! É ao contrário: "Policia Federal mão na cabeça"...kkkkk

      abs

      Excluir
    2. É ao contrario pq depois que o cara ouve "Policia Federal" ele nao ouve mais nada.... fica em choque e se borra todo! hahaha

      Excluir
    3. Realmente é ao contrário.Foi a emoção do momento.kkkkkk

      Vamos com fé e que venha a ANP.

      abs

      Excluir
    4. Caro Vicente, aproveitando a deixa do Grande Alexandre, não se preocupe com nível das provas das Polícias Civis elaboradas pelo CESPE. Não há diferença. Peguei as provas depois (Investigador, Escrivão e Delegado), e vi o nível das questões. Respondi, depois conferi o gabarito. Também não ficaria nas vagas, mas passaria. Claro, deixei em branco as matérias que não estão no Edital da PF.
      Não existe nível fácil ou difícil para o CESPE. É muito relativo. Depende da questão e a "sorte" de você ter estudado o assunto pertinente ou ter "entendido" o que a banca quer. Já ocorreu de eu ter errado questões por não ler...reler...reler...e interpretar o que ela dizia. Às vezes, coisas simples, que eu havia estudado. O negócio é ter muita calma quando for ler as questões.
      O CESPE não tem nível fácil ou difícil, ou puxado e menos puxado, quando se refere a cargos na área Estadual, ou Federal, ou mesmo Municipal. Também há concursos de nível Médio pelo CESPE em que as questões são mais difíceis do que as de nível Superior.
      Uma coisa é certa, responder sempre questões anteriores é muito importante.
      Uma grande abraço e bons estudos!!!!

      Excluir
    5. Amigo. Vc tem toda razao. Na ultima prova de agente errei 10 questoes q se eu tivesse relido a materia mais vezes ou pensado mais um pouco para deixar em branco eu teria passado. Mas tudo e experiencia. Uma coisa e certa: tem q ter foco e estudar ate passar.
      So p vc ter uma ideia eu nao tinha estidado quase nada de informatica e errei apenas uma. Cespe e fogo. Tem q ter sangue frio.

      Abs

      Excluir
    6. Cespe é tática de "guerrilha" na prova. Não adianta se afobar. O que vale é ler com atenção e saber principalmente interpretar a prova - saber onde colocar a mão e onde tirar.

      O examinador coloca questões Pelé (marcou é gol) e outras justamente para você acertar e fazer o diferencial ou perder pontos "bobos" que você já tinha acertado.

      Gosto sempre de perder 2 minutos iniciais para sentir a prova ver o nível que ela veio. Mas tem que se garantir, pois caso contrário, bate o desespero...hehehe

      abs

      Excluir
    7. flopess,

      realmente parceiro. Tou tentando trabalhar esse lado emocional.

      Axo também que quando é o dia da pessoa ninguém tira a vaga dele,lógico que estando preparado.

      Quero ver a galera aqui do blog,depois da prova, trocando ideia de como será a ANP,quais documentos vamos precisar...hehehe.

      É noís!

      Excluir
  14. Ao ouvir isso as mulheres enlouquecem e os homens estremecem... E ao final ambos pegam o cel e ligam: "você não sabe o que acabou de acontecer comigo!!! Um Homem com a roupa preta e letras amarelas nas costas me parou... parecia o Batmam"!!!

    * eu não gosto desta comparação mas nas escutas vários meliantes nos chamam assim... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah massa... Muito bom. E realmente devem ser chamados assim, pq vcs são verdadeiros super-herois.

      Excluir
  15. Alexandre, no dia do TAF ql é o tempo de uma prova para outra? Dá para descansar legar ou é melhor se poupar?

    O foda é que não basta fazer o mínimo em cada teste né cara, pois tem que somar 12 no final.

    ResponderExcluir
  16. Não existe um tempo certo e sim um mínimo previsto. De uma prova para outra demorei uns 20 minutos, salvo a natação, que deve ter passado 30 minutos ou mais.

    Exatamente isso, tem que ser bom em alguma coisa. Vários candidatos perdem por fazer abaixo dos 12. É necessário estar atento...

    avs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Alexandre! E aí, tudo na paz?

    Outro belíssimo texto!

    O que é nosso está guardado! Quando é pra ser...ah, meu amigo...mais cedo ou mais tarde tomamos posse - literalmente - do que é nosso!

    Não vejo a hora de vestir essa roupa preta... sempre me disseram que fico ótima de preto! rsrs

    abraço
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sumida!!!

      Tudo na paz??? rapaz, você faz parecer que estou no RJ muito engraçado.... kkkkkkk

      Se fica bem de preto imagina com as letras douradas aí ninguém te segura.

      Bons estudos.

      abs

      Excluir
  18. Grande Alexandre, mais um post matador.
    Diga-me uma coisa, você era um concurseiro ativo, tipo tentava para qualquer carreira, ou estudava somente para PF?
    Abraço
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudava para PF e tentava outras provas para polícia Civil e Rodoviária. Ocorre que depois de alcançar um bom nível de conhecimento decidi só fazer PRF se pudesse ser lotado em um bom Estado. ex: No acre eu não seria PRF até porque já estava aprovado na Polícia Civil do RJ.

      Sendo PF vou até para o Oiapoque. Mas conheço PRF daqui trabalham 24x72 a responsabilidade é bem menos por ser um policiamento ostensivo, por outro lado, o risco aumenta. É uma excelente profissão também. Acho que é uma opção boa de carreira.

      Mas retornando, só queria PF. nada de ficar estudando outras matérias.

      Abs

      Excluir
  19. Alexandre. Me diga uma coisa:
    Pela sua experiencia. Das 120 questoes. Quantas vc consideta q sao questoes pele marcou e gol?

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem estudou bastante de 40 a 45 questões. Mas o que decide a prova é o português. Muitas questões se pontuar bem lá. Informática, Direito, atualidade (esta ou vem fácil ou impossível tipo Interpol).

      Tem que ter tranquilidade. A prova de escrivão acredito até que sejam mais questões Pelé, pois dizem que arquivologia cai muitas questões e é moleza (nunca estudei ouvi dizer). Geralmente a pontuação para entrar é mais alta que Agente.

      Abs

      Excluir
  20. É mermão TAF pra mim era um problema, reprovei no concurso passado da PC aqui de rondonia estando nas vagas graças a essa minha dificuldade com exercícios.
    Mas isso é psicológico logo em seguida fiz o TAF pro cargo de Agent Penitenciário e passei sem problemas. Apenas foquei! hoje vivo essa rotina de treinos de novo, pro DEPEN, acredito que no próximo da PF estarei diplomado - ai a coisa vai ficar séria. RSRS
    .
    Abraço a todos e valeu pela motivação alexandre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é que já está "focado" como se fosse fazer a prova hoje. Isso só facilitará a sua nobre batalha.

      Muito boa visão.

      abs

      Excluir
  21. Alexandre, no salto horizontal é desclassificado se mexer os pés na aterrizagem?

    No edital da PF não fala isso explicitamente, nem no vídeo demonstrativo deles. Eu pergunto porque ontem fui fazer o TAF de um concurso aqui no PR e queimei uma tentativa pois meu pé se moveu um pouco depois do salto. Na outra tentativa tava tenso e saltei 1,74 cara. Tinha treinado um dia só e sempre fazia cerca de 2,10. Que merda hein? Mas é bom para começar a treinar desde já para o da PF

    ResponderExcluir
  22. Não tem mistério a cobrança não é tão alta. vale o último local que seu "corpo" tocar ao solo. Se cair e der um passo atras valerá este.

    Quando salto aterrizo e já saio andando para frente para não correr risco de voltar. Vi um cara queimando, pelo menos todos os candidatos acharam no taf cespe, mas quando o examinador olhou a linha de areia estava intacta. O objetivo da linha é acusar a queima. Acho que foi Deus!!!heheehe

    abs

    ResponderExcluir
  23. Meu velho, me tire uma dúvida apesar de não ser relacionada com o tópico.

    Nesse pouco tempo de PF como está sendo a relação AGENTE X DELEGADO?

    Pergunto isso pq muito agente reclama.E outra, rpz eu odeio receber ordem.hehehe.
    Na verdade não seria receber ordem e sim receber ordem de quem não sabe dar ordem.

    abs

    ResponderExcluir
  24. O clima não está bom!!! Muita intriga, parece guerra Santa mas isso varia de local para local. Após a PEC 37 a tendência é piorar mais ainda, pois um lado sairá ganhando. Entrei agora, não tenho como entrar neste mérito.

    Não vejo o Delegado dar Ordem. Meu chefe cobra apenas estar ciente de tudo o que acontece.

    O clima no DPF não é bom vão entrar em um momento conturbado. Se existisse união o órgão seria ainda mais forte.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é parceiro,realmente se houvesse união o poder do órgão seria outro.Conseguiria tudo que quisesse,mas infelizmente uns preferem perder do que ver o outro ganhar,mesmo ele ganhando junto.INFELIZMENTE.

      Quando eu entrar a gente vai brigar por melhorias no órgão.
      hehehe

      abs

      Excluir
  25. Texto inspirador, meu nobre amigo!


    Status: Emoção a MIL.


    Abraços!

    Spartanski

    ResponderExcluir
  26. Obs.: E PARABÉNS por todo esforço e dedicação. Você é merecedor de portar esse distintivo.

    Spartanski

    ResponderExcluir
  27. Somos merecedores!!!

    A nossa união e motivação vai fazer com que possamos superar nossas dificuldades.

    Sem dor não há vitória.

    Vamos que vamos...

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Galera (e Alexandre) se puderem divulgar... é um grupo de estudos em que participo onde sao feitos simulados com questões CESPE.

    http://policiafederal.maisforum.com/

    ResponderExcluir
  29. Valeu Claudio!

    Alexandre, obrigado pelo post, motivação total. Fale um pouco das aulas de tiro e de defesa pessoal, eu sempre me imagino fazendo essas aulas na ANP.

    Forte ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  30. Valeu Claudio, na spróximas postagens divulgarei no blog estamos juntos!!!

    File, estou devendo este post. Estou na fronteira com Peru de missão mas me esforçarei para tanto.

    Não abandonarei os amigos na reta final.

    abs

    ResponderExcluir
  31. Alexandre, post simplesmente emocionante. Me emocionei pq sei como é difícil e gratificante o momento do taf. Não tive como não recordar meu momento de taf para o concurso da PMPB. Cara a corrida 12 min para mim era meu maior desafio. O resto era moleza, exemplo era a barra q sempre fiz 15 fácil). Treinada com meu pai que tbm é militar (cobrava muito pq para ele exercício é coisa que já tá no sangue. Não passar no taf para ele era uma coisa inadmissível).
    Até o dia da corrida só tinha feito os 2400 m duas vezes, uma delas no dia anterior.
    Mas no dia a motivação de correr em grupo é algo que eleva a moral e o fôlego.
    Mas o mais importante foi ver minha mãe gritando no canto da pista. VAI, VAI, vc consegue! Cara não tem explicação a emoção que é isso.
    Resumindo: Passei.
    Quando dei a última volta e cheguei na linha, cai no chão morto mais apto. heheheh. Um bombeiro que tava perto disse: Não é bom vc parar assim, vc tem q continuar andando.
    Cara, eu deitado no meio da pista, olhei pra ele e disse: Não importa se eu morrer agora, eu já consegui! kkkkkkkkkk
    Valeu Alexandre.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Sensacional...

    Feliz é o ser humano que conhece esta palavra: "superação"! parabéns por todo esforço e dedicação. Me emocionei com o seu relate. É gratificante saber que pessoas se identificam com nosso trabalho e o principal, compartilham com os demais colegas.

    Tenho certeza que este contato com vocês aqui no Blog faz de mim um Homem muito mais feliz.

    Avante Guerreiro dia 17 de julho!!!

    Hoje vou adiantar a postagem da ANP!!!hehehe

    abs

    ResponderExcluir
  33. Alexandre, parabéns!!! Me fizestes chorar muito agora, choro ainda engasgado de minha reprovação no salto. Estava entre os quinhentos, e essa parte que fala da família foi o que mais me pegou, ficava imaginando: Meu Deus!!! Como vou falar em casa que reprovei?!!! Se tudo o que eu sempre quis era ser Agente de Polícia Federal, desde de 2006, abri mão de muita coisa para me dedicar para esse concurso. Terminei o ensino superior pensando na PF, abri mão de casamento, de ter filhos, para estar bem fisicamente. Aí você pesnsa: Será que vale a pena abrir mão de tanta coisa por um sonho?!!! Em 2009, fiquei por uma questão, fiquei muito mal. Mas fui com tudo em 2012 e ainda não foi dessa vez. Por isso, agradeço muito você por pensar em contribuir de alguma forma com àqueles que sonham um dia está aí. Desejo-te muita sorte, garra, não se permita desanimar em função daqueles que já se encontram decepcionados com a Instiuição.

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      são estes tipos de relatos que faz com que eu tenha força de desenvolver o blog. saber que o Brasil possui diversas pessoas apaixonadas pela "roupa preta"... Imagino a sua dor, sinceramente, meu peito apertou ao ler seu comentário.

      Parabéns por ter essa força e dedicação. Na ANP o problema é maior ainda vi cada cena. Este concurso realmente se não for o mais difícil está entre eles.

      Só pude comemorar após a nomeação mais o gostinho é muito bom. Por isso dou valor. Vi um caso parecido com o seu: É do RJ?

      Força, agora é outro momento mas você já viu que é capaz.

      Parabéns!!!

      Excluir
  34. Obrigada, Alexandre! Sou de Boa Vista/Roraima. Como pode ver, já estou na fronteira..rsrs. Estudando para Escrivão, mas com certeza, farei Agente quando sair.

    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Vista/ Roraima um luxo!!!

      Falam muito bem da sua cidade. Tenho vários amigos lotados aí principalmente em Pacaraima. Parabéns por sua luta, com certeza, será considerada uma heroína. Leve uma bandeira do seu Estado quando for escolher a vaga. Dois colegas do Acre fizeram isso e foram aplaudidos pela galera. O Norte faz parte do Brasil e como faz...

      A hora é agora não é amanhã nem depois.

      Sucesso.

      Excluir
  35. Obrigada, Alexandre! Levarei sim.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  36. Caraleo.....

    Não tenho palavras pra descrever o que li nesse momento.
    Vi um cara da minha sala ser eliminado durante a ANP.
    Tinha um cara do meu quarto que passou raspando no ultimo TAF.
    Graças a deus, tinha a nataçao como prova tranquila, fiz abaixo de 30 nas duas, mas compartilho as lagrimas com vc, pq sei o qnto suor se derramou para vestir nosso manto. Orgulhosos, somos muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra paulo, você sabe né... Tem uma colega aqui que perdeu no salto ainda fase Cespe que mora em Boa Vista eum colega eliminado na ANP que tambéms posta aqui. Eu estava fora do número de vagas no início mas através da seleção natural sabia que estaria dentro se fizesse minha parte.

      Mesmo assim, não torci contra ninguém. Um colega do RJ no Psico comentou: estou em novecentos e pouco. Estou rezando para reprovar geral... A galera até saiu de perto dele. Entrou na primeira chamada dos que ficaram de fora, quando pessoas não fizeram a matricula. Não acho que eles estava errado, mas falar isso em público não achei legal. Hoje é um colega. ralou, estudou, mereceu...

      Comente algo e mande para o meu email. Com certeza tem algo de interessante. Fale de sua lotação, enfim...

      abs

      Excluir
  37. E outra nao se ache maluco, eu narro minhas nadadas tmb. Mto "vamos paulo" e bastante palavrão. E logico, mto tapa na cara, pra cair nagua com sangue no olho. E isso ai guerreiro!

    ResponderExcluir
  38. Alexandre ou Paulo,

    Na escolha da lotação, a capital Boa Vista está em as últimas opções? Se caso passar, terei facilidade de ficar lotada em BV?

    Abçs,

    Ana

    ResponderExcluir
  39. Pelo Contrário Ana,

    temos aulas falando das lotações e Boa Vista é "Top" dentre as regiões. O Paulo deve saber melhor te responder isso, mas acredito que entre os 500, só teria chance se ficasse ao menos até a posição 100.

    Após a prova falarei sobre algumas regiões farei contato com amigos. Paulo já fez o resumo dele sobre BV. Contarei também com vocês que moram nestas localidades.

    É um chute e meio que otimista.

    abs

    ResponderExcluir
  40. Chorei com esse post.

    Só comecei a treinar depois da divulgação do resultado, pois sinceramente não esperava minha aprovação.

    Estou muito nervoso com a natação. Mas confio em Deus e no meu esforço.

    ResponderExcluir
  41. Jaime,

    do caralho a postagem né... O tempo passa e esquecemos muita coisa. Quando li agora me emocionei e senti orgulho de mim mesmo foi difícil. Vejo que está curtindo o blog e colocando va´rias postagens fico feliz.

    É natural que fique preocupado com o TAF também fiquei, mas agora é guerra!!! É muito melhor treinar pesado do que estudar. Faça sua parte que o futuro Deus está olhando por você.

    Abs

    ResponderExcluir
  42. Que pena que só conheci teu blog agora. Parabéns pela iniciativa. Acabei de passar no TAF de agente Pf e fico feliz de saber que não fui o único que chorou de alegria na piscina da ufrj. Abraço.

    ResponderExcluir