domingo, 1 de setembro de 2013

Psicotécnico, Operação Cruzeiro do Sul AC e Adicional de Fronteira

O teste psicotécnico sem dúvida alguma é o que mais “atormenta” a vida dos candidatos. Além disso, foi o que mais trouxe problemas no último concurso devido a uma apostila postada na internet que explicava cada tipo de teste. O autor deste material foi aprovado e cursou a ANP. No dia em que realizou a sua inscrição já foi entrevistado por diversos profissionais, inclusive psicólogos. Ao final tudo deu certo, se formou e no dia da formatura foi aplaudido de pé por todos os formandos.

Devido ao fato relatado e a grande repercussão não duvido que sejam realizadas mudanças, porém, não é possível fazer muito. É muito cansativo, atenção durante todo o tempo e todos saem exaustos e sem saber como foi o aproveitamento. Acredito que tenha iniciado 09:00 e terminou às 12h iniciando 14:00 até 19:00h mais ou menos. A sensação de insegurança não será apenas dos senhores, mas de todos os candidatos.
São muitos testes, muitos mesmo... Variam daqueles mais simples de fazer um traço até outros bem complicados. A técnica que eu utilizei foi o bom senso e acima de tudo ser verdadeiro. Dessa forma, conseguia responder a mesma coisa às 09:00 da manhã e 18:00h da noite, já que muitas se repetem. Muitas reprovações e revoltas de candidatos. É muito comum ouvir pessoas falando: “entra na justiça e pega uma liminar”... Por ora é interessante, mas é muito ruim ver um colega cursando sem ter a certeza de nada, muitos nem participam da formatura e simplesmente por um detalhe. Geralmente são anos de briga no judiciário.

Pessoas estabilizadas ou que estejam em um bom emprego “geralmente” aguardam o término do pedido, sendo assim, não correrão risco da posse precária. Não é difícil ouvir casos de pessoas que ficaram anos no departamento e de uma hora para outra a liminar cai. Não existe ter ficado tanto tempo e não sair... Pode até correr atrás, porém, é complicado. Por outro lado, existem casos de pessoas que ficam anos nesta posição e ao final o resultado é feliz! Resumindo: concentração e tranquilidade. Usem suas armas disponíveis e estejam preparados. Tudo é válido. Fiquem atentos no tempo. Me perdi no teste de memorização e fiquei muito nervoso. Tive que me concentrar para retomar o exame. Achei que a psicóloga fosse avisar: faltam 2 minutos e isso não aconteceu. Resultado, de 25 só marquei  17, porém, tenho certeza que acertei as que marquei.

Os testes variam no tamanho e tempo. Atenção total nas instruções. Se existir colegas psicólogos e quiserem dar dicas beleza, mas não pode se expor. Comentar é uma coisa dar dica é outra, ok? Dúvidas é só postar.

POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO EM CRUZEIRO DO SUL
Dia 28, 29 e 30 estava em Cruzeiro do Sul e fechei todas as lotações do Acre que são três. Cidade muito boa... Ao menos 2 ou 3 vezes melhor que Epitaciolândia AC. Escolas particulares, mercados de médio porte, população, curso de inglês, diversas opções de moradia, efetivo grande.
Com certeza a cidade não é de quatro pontos, o que a torna ser assim é a distância. 10h da Capital Rio Branco ou 50 minutos de avião. A passagem custa entre 400 ou 600 ida e volta. O problema é que ao sair da cidade de avião não é possível pegar o voo no mesmo dia. É necessário ficar na Capital até o dia seguinte ir até Brasília e por lá esperar mais 5 horas até pegar outro voo.
Em Epitaciolândia ficamos a 3 horas do aeroporto e, além disso, a estrada esta melhorando muito. Porém, a cidade, torno a dizer: Cruzeiro é infinitamente melhor dizem ser a segunda maior do Acre.


40 comentários:

  1. Eu acho mesmo que o lance do psicotécnico seja tentar ficar tranquilo, ser natural e verdadeiro. Vejo essa coisa de 'pegar dicas' sobre o teste um tanto perigoso...mas enfim, é ir bem alimentado, roupas confortáveis e respirar fundo. O que tiver que ser será!! Boa sorte a todos e aguardo post dos que fizerem o teste, contando como foi sua experiência, claro se for possível.

    Alexandre, tenho uma imensa curiosidade sobre o Acre, deve ser uma experiência muito enriquecedora morar e trabalhar neste estado, com certeza cultura diferente, clima diferente, creio que dá para sentir a atmosfera de um Brasil como aquele que passa nas miniséries da Globo hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayarinha,

      trabalhar no ACRE é simplesmente ver com os próprios olhos o que sempre falaram da História do nosso país nas aulas de geografia, por exemplo, quando falavam: Putz, o Acre é muito longeee... É ter a oportunidade de ver que realmente está servindo ao DPF, como você falou, é diferente. Ao voltar para casa todos vão querer saber como é aqui "experiência de vida".

      Experiência de vida. Dizer que o acre não existe é uma grande covardia. É um povo que teve a opção de escolher ser ou não Brasil. Enfim, já me empolguei acima da média.kkkk Porém, existem locais mais interessantes, portanto, estudem na ANP.

      abs

      Excluir
  2. Alexandre, beleza? Além da sua técnica utilizada - bom senso e ser verdadeiro - você estudou para o psicotécnico? Eu penso que devo ir naturalmente, como realmente sou, sem me preparar especificamente para o psicotécnico e chegar no dia e encará-lo. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Athur,

      vi pessoas que estudavam o psico serem reprovadas e da mesma forma ao contrário. Enfim, não existe receita de bolo. Todos os candidatos ficam apreensivos, mesmo que seja um psicólogo.

      Bom senso e tranquilidade e para quem acredita um pouquinho de fé. Fui aprovado, mas não sei se passei por muito ou por pouco.

      Amém!!!

      Excluir
    2. Verdade cara, sou formado em Psicologia e mesmo assim morro de medo..kkk

      Tenho um amigo que tbm é formado em psico que foi o único q reprovou no psicotécnico de um concurso de SC, o bicho queria rasgar o diploma...kkkk

      De qlq modo pretendo me preparar para este teste para não ter surpresa. Vou conversar com amigas psicólogas com experiência em avaliação psicológica e, na medida do permitido, faço um comentário mais detalhado em data próxima ao exame.

      Excluir
  3. Não deve ser fácil esse psicotécnico, principalmente por ser o dia inteiro, deve ser muito cansativo.
    Li relatos de candidatos (2009) que foram naturalmente e não se enquadraram no perfil requisitado, já em 2012 estudaram a famosa apostila e conseguiram passar.
    Eu acredito que se você já vou aprovado em um psicotécnico da área policial sendo verdadeiro, continue assim. Caso contrário vale a pena dar um lida na apostila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iglezias,

      realmente já tinha feito dois exames anteriormente para concurso. Realmente quando caia algum que eu já conhecia dava uma confiança,mas acredito que seja apenas algo em torno de 20%.

      É necessário estar bem descansado. cada um tem sua tática de guerrilha. Eu fui na base da tranquilidade (dentro do Possível) e sinceridade.

      abs

      Excluir
  4. Respostas
    1. Parece que existe na internet. Gostaria de pedir que não fosse veiculado este tipo de coisa aqui, pois no último concurso já deu problema. Depois de passar na objetiva ser reprovado por comentários seria algo bastante constrangedor. Se quiser deixar seu e-mail e algum colega passar beleza.

      Se puder ajudar de outra forma... Estamos juntos, forte abraço.

      Excluir
    2. Tranquilo Alexandre!! Acompanho o blog desde o início, era um mero espectador, agora já estou interagindo mais... acredito que não há motivos para desespero; se você senta, estuda, resolve questões e constata que está progredindo; a aprovação vem normalmente, mas é preciso ter uma vida equilibrada com uma visão geral de tudo! Estou na saga APF e vou fazer parte desta família! Pode deixar que eu ajudarei de alguma forma... Parabéns pelo Blog!

      Excluir
  5. Grande Alexandre!
    Aproveitando o espaço mais uma vez, companheiro!

    Não foi desta vez! :(

    Como constava no edital, diferente para Escrivão-PF, na PRF poderia haver mudança de gabarito. E foi o que ocorreu!!!
    Por conta disso, estou fora da PRF 2013!

    Como havia comentado antes, estava com 62 na preliminar!
    Houve 2 anulações de informática(fiquei na mesma, pois havia acertado antes ambas questões) e 3 alterações de gabarito (ganhei uma delas, aumentando a pontuação para 64, porém perdi duas diminuindo assim em 4 pontos)!!

    Final: 60 pontos!!!
    O ponto de corte para redação foi 63!!! Putz!!!!

    Sei como os companheiros aqui que passaram por experiências parecidas se sentem!!!

    Bola pra frente! Rumo ao DPF 2014!!!!!

    Aos que conseguiram, força!!!! Parabéns!!! Na torcida!!!

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. flopess, uma semana para catar os cacos. Mas bora não deixar a peteca cair. Quem tem um sonho, determinação e foco, não desiste. Lamento muito ter batido na trave. Rumo ao próximo \o/

      Excluir
    2. Ah! não acredito.
      Eu pensava que tu estava dentro do PRF com tua nota. Já que eram mil vagas, pensei que a nota de corte seria mais baixa.
      Estamos ai pra te apoiar, rumo a agente DPF 2014

      Excluir
    3. Obrigado, companheiros Caverna e Iglezias!!!
      Realmente, fiquei muito abatido!!
      Mas a luta continua!!!!!

      Caverna, fiquei sabendo que o TAF da PF será dia 15!?
      Na torcida!!!!

      Abração!!!

      Excluir
    4. Porra Floppes,

      até eu fiquei impressionado... Infelizmente não foi dessa vez. Respirar fundo e continuar na batalha é isso que devemos buscar sempre. Busque motivação. vamos continuar juntos!!!

      abs

      Excluir
    5. Companheiro Alexandre!
      Fora minha força de vontade, você e todos aqui do blog são grande fonte de motivação!!!

      Obrigado por tudo!!!

      A luta continua!!!

      Abração!

      Excluir
    6. Flopess,

      Que pena! Estava na torcida por vc. Sei o que estais sentido. Ainda fiquei com 61, estava com 57. Mas já me preparava para esse resultado. Mantenha-se firme e não pare de estudar. Já retomei os estudos e seguindo em frente com o objetivo de ficar entre os 100 para APF/2014. E com as pedras que aparecem no caminho, ainda vamos construir um castelo...rsrs. O segredo é não desistir.
      Se tem uma coisa que me chamou a atenção no blog do Alexandre, foi um tópico que dizia assim: Você não sabe o quanto eu caminhei...(trilha sonoro de minhas aprovações),e outro do Paulo: Eu não vim até aqui para desistir agora!!!!Enfim, nós e Deus sabemos o quanto caminhamos até aqui. E por isso, não VAMOS DESISTIR. Questão de honra passar novamente e entrar em exercício no cargo.
      Ainda cheguei a pensar em estudar para outros concursos, tipo Receita, mas PF é sonho, e eu não vim nessa vida para ensaiar e voltar depois e fazer melhor. Hoje, sou servidora do MPU e só saio daqui para PF, ainda que digam que carreira esteja desvalorizada, que o clima não esteja bom.

      Força e FÉ.

      Ana

      Excluir
    7. Companheiro Flopess,
      Também "bati na trave", ao final, fechei com 61. Não será esta questão que me tirou da PRF que vai tirar minha vontade de entrar para PF. Teno certeza que eu você e muitos daqui estaremos juntos na ANP. Este fórum revelará muitos agentes ainda.
      Um abraço a todos

      Excluir
  6. prf.nao deu dessa vez.tudo e um aprendizado.agora continuar estudando agente pf 2014!!!!!! serao 600 vagas!!!!
    alexandre. quais livros ou apostilas vc utilizou nos seus estudos?
    abraco!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      precisarei de tempo pra te responder. Mais tarde posto aqui.

      abs

      Excluir
    2. Andre,

      vou ser breve: EVP, LFG, Administrativo (Marcelo Alexandrino), Saraiva Constitucional não lembro o nome do autor. Contabilidade Ricardo Ferreira , AFO Fabio Furtado.

      Fora isso muito simulado e aulas de exercício (diferencial) além de provas antigas.

      abs

      Excluir
  7. Agora que eu vi o link do adicional de fronteira. Que beleza parabéns por mais essa coquista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iglezias,

      agora é aguardar a regulamentação. Vitória de todos nós!!!

      abs

      Excluir
  8. Oi!!!
    Blz!!!

    Ameeei o post, É o Robson né! gente booooaaa demais, humilde pra caramba. Tu acredita que esse teste é o que me dá mais medo, pq é bem subjetivo e a pessoa fica sem saber msm o que fazer e qual técnica adotar. Mas, sendo ela mesma acho que não tem como dar errado.
    Ahhh eu acho que tu sabe da liminar modificando para barra suspensa o teste feminino. E aí nessa hora qual a técnica melhor pra se adotar? Qual o exercício de resistência combinado com a respiração vc indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      realmente é o Robson. Psicotécnico de longe é o que mais deixa os candidatos "desesperados"... Não tem como fugir disso.

      Fiquei sabendo da Barra. O problema é que reprovou muitas meninas de Agente e papiloscopistas no último concurso. Aí te pergunto, qual o critério? Beneficiar uma classe ou outra??? E quem perdeu o concurso anterior?

      Não sou bom na barra, mas acredito que tenham amigos aqui que possam responder esta pergunta, a final, temos um grupo seleto multidisciplinar...kkkk

      Abs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olha essa questão é bem complicada, porque muitas pessoas acreditam que as meninas estão fazendo corpo mole tal. Não acredito que essa liminar foi deferida para beneficiar uns em detrimento de outros mas, foi deferida em função da desproporcionalidade que estava no certame em comparação ao PRF e outros e ao corpo do homem e da mulher.
      Mesmo assim, todas que vão para o TAF devem continuar treinando a dinâmica tb e com um treinamento intenso, já que o rojão da ANP nem se compara com TAF em si.
      Agora quanto as que foram reprovadas no concurso anterior aí a coisa complica de vez porque de certo modo elas tem direito tb.
      Eita e agora com essa história do MPF pedindo a suspensão...queiiimaaaa, isso aí tá mais dramático que novela mexicana e eu não acho difícil acatarem a liminar não viu! Se bem que podiam ter feito isso assim que saiu o resultado definitivo.
      Ah pede pro Paulo Monteiro responder essa aí da barra, ou se alguém daqui puder responder eu agradeço.

      Abs

      Excluir
    4. Ok Camila, acredito que o Paulo esteja de missão deu uma sumida. Vou ver se tiro essa dúvida com um profissional de educação física.

      Em relação a suspensão do concurso não é coisa de outro Mundo. No caso, o que intendi, é que estão indagando em relação a forma do Cespe avaliar a sua pontuação. Sempre foi assim, vez ou outra eles mudam. Quem foi aprovado é só pensar no treino. Além disso, o curso é só ano que vem dá tempo de sobra. Ano passado é que foi corrido.

      abs

      Excluir
    5. Com essa informação de que o MPF tinha tentado outras vezes, não dará em nada e fora que essa altura do campeonato é estratégia pura.
      Vou ficar aguardando.
      Obg

      Excluir
    6. Putz, a barra é meu pior exercicio. mas tipo, fazer a isometrica (barra estatica) ajuda mto na dinamica. va aumentando o tempo que consegue ficar erguida na barra, depois fica estatica com os braços em um angulo de 90 graus, pelo maximo tempo que conseguir. nessa posiçao o rosto fica na altura da barra. Pulley e exercicios de biceps sao sempre bem vindos. E pra quem for fazer a dinamica, pode balançar a vontade.

      tava meio enrolado por aqui... hehehehehehe

      Excluir
    7. Paulo e Alexandre muuuuuito obrigado msm!
      Vou colocar em prática tdo.
      Com a liminar indeferida, (uhuuuuuuu) agora é quebrar tudo no taf. Não vou fazer mas, estou na torcida pelo pessoal aqui do blog e alguns amigos.
      Abs



      Excluir
  9. Alexandre, tenho duas perguntas!
    Na sua visão interna da PF, qual é a probabilidade de um novo concurso para agente? E caso venha ocorrer para quando?
    Muito obrigado por esse espaço!!!

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, ano que vem tem eleição, porém todos estão animados para um novo concurso. Acreditamos ano que vem e academia no fim de 2014 início de 2015. Mas isso é só "boato".

    Probabilidade de concurso para Agente é de 100%.

    abs

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, poderia falar como foi sua preparação para o TAF? Quanto tempo antes começou se preparando, quantos dias treinava, alimentação, etc. Outra coisa, tava tranquilo no dia? Rapaz, estou em uma ansiedade, em especial com natação.

    Não estou muito confiante, mas vamos lá né.

    E grande notícia do adicional, apesar dos vetos.

    ResponderExcluir
  12. João,

    eu não treinei tudo. Só tinha medo da natação. Fui para o TAF fazendo o máximo no salto (sempre tive facilidade), 9 barras, uns 5 na corrida - no dia fiz 4 - e na natação meu amigo haja coração!!!

    No dia do TAF muito muito mas muittooo concentrado, parecia um atleta em uma final olímpica representando o seu país. Fiz tudo dentro da tranquilidade e na natação fui com tudo mesmo sem saber se daria ou não, mas fiz o meu melhor. Nadava, após a prova objetiva de segunda à sábado... Os outros testes fiz uns circuitos umas 3x antes da prova.

    Tenha fé e dê o seu melhor. Vai dar certo!!! Matéria que saiu no G1 hoje: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/09/mpf-de-sp-pede-suspensao-de-concursos-da-pf-para-600-vagas.html

    Pode treinar com fé que não vai dar me nada. Sempre ocorrem especulações. Força e Honra, tá chegando a hora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com esse pedido de suspensão a probabilidade de concurso para APF ano que vem é 100%?

      Abs

      Excluir
    2. São carreiras diferentes um não atrasa o outro. Em relação suspensão os motivos nãos serão suficientes para sustentar a manutenção de uma possível suspensão. Sempre foi assim. Acho mais complicado a razão da barra. Existem Mulheres que não conseguem por nada e por já saber deste critério deixam até mesmo de fazer a prova. Enfim, em relação a suspensão não vejo motivo para atrasar o próximo.

      É lógico que o que falo é um "papo" de corredor não tenho contato com quem realmente decide.

      abs

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Boa note, meu sonho é ser da polícia federal e estou lutando para isso, um dos meus maiores medos é o psicotécnico, tenho muita curiosidade de saber quais são as provas que são aplicadas nessa fase. Por exemplo como é essa prova de memorização?

    ResponderExcluir