segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Instrução de Armamento e Tiro Polícia Federal


Sem dúvida alguma a aula do SAT é a que chama mais atenção dos alunos durante o curso. Trata-se de um excelente grupo de professores profissionais altamente qualificados e apesar da pressão acreditem: todos farão o máximo para o sucesso de vocês. Sempre rola uma adrenalina diferente  devido ao armamento, disparos o local das aulas enfim... Para quem quer escolher uma boa lotação é fundamental um bom aproveitamento nesta disciplina.

Os armamentos utilizados ao longo do curso são: espingarda calibre 12, submetralhadora HK MP5 9mm e revólver 357. Porém, nas avaliações só é utilizada a pistola Glock9mm. Apesar de não haver prova com todos os armamentos todas elas são importantes para a sobrevivência policial. Durante o meu curso foram aproximadamente 1200 disparos durante os 4 meses. Para terem noção, na PMERJ foram apenas 70 disparos em 9 meses de curso. Definitivamente temos que valorizar e agradecer esta disciplina tão valorizada que o departamento nos concede. Por outro lado, nós fizemos por onde e merecemos, pois somos FEDERAIS!!!

Existem aulas teóricas em sala de aula, mas são poucas, e logo depois já está valendo. Aproveitem ao máximo os instrutores... Pergunte, tire dúvidas eles estão lá para isso. Após umas cinco aulas a cobrança aumenta e a pressão faz parte da instrução, mas, por favor: NÃO QUEBREM REGRA DE SEGURANÇA. Os instrutores vão falar nisso do início ao final do curso. É a única coisa que o aluno corre risco até mesmo de desligamento. Os primeiros disparos os professores fazem de forma individual. Esqueçam os colegas olhando se preocupe apenas com você.

A primeira prova de tiro ocorre na metade do curso. Ocorreu apenas uma reprovação nesta fase. Apesar de muitas notas abaixo de 6.0 é possível recuperar tranquilamente na segunda. Até lá vocês estará fera. Na prova de tiro tem um diferencial na avaliação: a nota que elimina é somente a inferior a 4,0 e a média será a soma das duas provas.  Quem tirar 8 ou acima disso na primeira basta tirar 4.0 na segunda já estará no paraíso. Valorizem todas as aulas. O que é ensinado será cobrado na avaliação. Todas as provas você tem a oportunidade de treinar mais de 5 vezes, salvo engano, são 10. É o simulado da prova. Na primeira, são 20 disparos: quatro a 10 metros, visão primária, e seis a 15 metros. Terminada esta sequencia os professores vãos até os alvos (com o aluno) e farão a contagem da primeira série. Logo após, são dez disparos e você terá que sacar e disparar dois tiro em no máximo 2 segundos. Após é feita a média e estará pronta a sua nota.


Para quem tem dificuldade ou desde o início do curso são disponibilizado aulas em um estande de uma empresa próximo a  academia. O valor é elevado. Como os professores mesmo falam não é necessário confiem nos professores. Estas aulas ocorrem aos sábados após a turma ser liberada às 12hs. Concentração e disciplina. Todas as aulas os professores olham seus tiros e vão corrigindo, basta você entender e seguir as recomendações. Existem aulas com colete, noturno, com obstáculos, simulação de favela e uma aula diferenciada mais do que especial, mas esta só saberá quem estiver lá... Mais cedo ou mais tarde todos saberão tenho certeza disso.

49 comentários:

  1. Olá meu caro, um dúvida, o uso de óculos na academia de polícia ou nos exames médicos entregues antes, atrapalhou você de alguma forma?? Poderia explicar com detalhes??

    ResponderExcluir
  2. Mévio Tício,

    de forma alguma. O edital estabelece um limite de correção na visão. Dentro da academia só tive dificuldade com a submetralhadora no início, mas depois tudo foi superado.O que gostaria que eu falasse? Como não tive problemas não tenho muito o que falar... Se for mais específico... Fique tranquilo.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fico esclarecido Alexandre, muito obrigado e sucesso sempre.

      Abraço.

      Excluir
  3. Alexandre que postagem do c*****. O dia que eu estiver lá lembrarei das suas palavras. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro serginho_sp!!!
      Tava sumido cara!

      Realmente mais um excelente post esse!

      Não sei se você leu os posts anteriores sobre o concurso da PRF?! Pois é, fiquei de fora, amigo!

      Estudando já para o próximo da PF!!!

      Abração!

      Excluir
    2. Poxa flopess que pena, mas não desenime não. O que não nos mata nos fortalece...rs

      Continue naquela pegada e você será aprovado, tenho certeza.

      Eu estava acompanhando de longe, deixando espaço para a galera que tinha passado de fase.

      Vamos continuar estudando porque a cada dia que passa estamos mais perto da aprovação, não tenha dúvida disso.

      Ano que vem tem APF e PRF novamente o ciclo não para nunca.

      Forte abraço.

      Excluir
  4. Tô na luta galera!!!!

    Alexandre, valeu pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blog tá no nível do antigo saga policial!
      É a nossa nova casa!!!

      DPF Brasil !!!!!

      Excluir
    2. Realmente Fabricio, concordo ctg!
      Bora estudar meu povo!

      Excluir
    3. Esse blog tá no nível do antigo saga policial!²
      É a nossa nova casa!²

      DPF Brasil!²

      Excluir
    4. Estão em casa. É naturam o número de acesso cair. Muita gente que não passou buscou outro foco, mas enquanto existir pessoas motivadas estaremos juntos.

      abs

      Excluir
    5. "Eu só saio daqui quando o 'DJ' também sair..." rs...

      Abraço!

      Excluir
  5. Que TOP esse post, sanou muitas dúvidas minhas, imaginei as cenas quadro a quadro.

    Alexandre

    Depois de empossado os treinamentos continuam com frequencia? Treinamento fora do país todos podem ou restringe-se mais às forças especiais tipo o COT?
    Das armas que tu citou acima tem alguma especifica que o pessoal tem mais dificuldade seja pelo peso, o ângulo enfim ou varia da forma que a pessoa atira e porte físico? Ah e finalizando por enquanto, qual dos 3 na foto é tu....
    O sonho de ser delta federal com informações como essa só aumenta.
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Os treinamentos continuam, mas muitos reclamam. Como já fui policial do Estado posso dizer que é um sonho. Em 6 meses já efetuamos 600 tiros em treinamento. No RJ ficaria 30 e não daria esta quantidade. Quem é Policial sabe da realidade...

      2- Todos podem realizar treinamentos fora do país. Aqui no Acre já foram vários. Porém, estar lotado na SR aumenta muito a sua chance.

      3- Calibre 12 por ser pesada e ter um recuo forte é a que apresenta maior dificuldade para os alunos. Na minha turma tinha uma menina de 1.50m que dava conta bonito, mas passava sufoco.

      4- Nenhum dos três.kkkkkkkkkk

      Valeu camila

      Excluir
    2. Huuummm, bom saber disso!
      A pergunta seria qual dos 2, xD

      Ah
      Quais as situações em que é recomendado o policial não andar armado? (tipo: Quero ir para uma festa e lá sei que vou beber)
      Eu sei que é dever do policial agir e tal mas, existe alguma situação especial, pela particularidade da situação em que é o mais prudente é não agir? (se não puder responder essa última sem problemas) E quais as qualificações exigidas ou aptidões para se trabalhar nas representações da PF fora do país? Deve ser difícil né, a peneira da peneira....

      Eu li esse post umas 5 vezes e a sensação é a mesma. Certeza e vontade de estar lá logo!!

      Abs

      Excluir
    3. Camila,

      após alcançar o sonho não podemos deixar o sucesso subir a cabeça. Se tiver a mesma disciplina que teve nos estudos provavelmente não terá problemas. Digo provável, pq na vida policial não existe certeza. É o que chamo de "disciplina consciente". Quem estuda para PF possui total condições de avaliar uma situação. Através de fatos no cotidiano anunciados na imprensa já podemos automaticamente perceber alguns riscos em nossa vida particular. Noite, festa, barzinho... Sou do RJ lá não se sabe até que ponto usar a arma é vantagem estando de folga. Na fronteira todos sabem da sua condição eu ando armado 100% das vezes. O que temos que levar em consideração que um policial deve agir sempre quando for possível e dentro de uma razoabilidade, porém, não podemos usar este termo para omissão. O policial Federal é preparado para agir e essa ação pode ser com uma arma ou ao menos com uma postura de um profissional de segurança pública. Agora, se preferir agir como qualquer do povo... Tenho certeza que não vai agir nesta última condição.kkkkkk

      Em relação as oportunidades no exterior o ideal é estar preparada (línguas) e o principal ter padrinho...kkkkkk Muita gente viaja sem padrinho por merecimento também mesmo sem dominar a língua do outro país quando for um curso por exemplo...

      abs

      Excluir
    4. Humildade com ctz é tdo e nos dias de hj é uma verdadeira virtude.
      O exemplo que eu dei foi um comentário que vi em outro lugar, ainda bem que não bebo. Bom senso nunca é demais.

      Olha algumas amigas minhas que passaram no Taf da PFestão com muitas dúvidas acerca do preenchimento da FIP se vc puder fazer um post sobre isso seria excelente!

      Vlw
      :)
      Obg.

      Excluir
    5. Beleza Camila, no máximo sábado faço uma postagem. Não tenho muito o que explicar, mas se surgirem dúvidas vou ajudar no que der. Valeu!!!

      Excluir
    6. Oiii, estou preenchendo o FIP, mas dá um medinho de responder algo errado ou incompleto. Na parte dos trabalhos, coloca os estágios também? Eu nunca trabalhei formalmente, com carteira assinada e tal :\

      Excluir
    7. Oi!
      (Sem querer abusar da sua boa vontade mas,já abusando hehehe) xD

      As meninas pediram para que vc tirasse algumas dúvidas. Blz :)
      1- Tenho que colocar todos os estágios que trabalhei. ( o ponto de interrogação n tá saindo aqui)
      2- Fui no fórum só para trabalhar tb tenho que colocar, ou só quando fui como parte: autor ou réu, testemunha.
      3- Preciso colocar todos os meus endereços, pois morei em vários lugares (repúblicas, kitnetes enfim) me mudei muito e não tenho como conseguir o contato desses lugares para colocar na Fip e eu tb não me lembro como faço.
      4- Os trabalhos que tenho de colocar serão só os de carteira assinada
      5- O nome anterior é o antes de casada
      6- o atendimento do advogado ao preso, contam como visitas ao preso ou só se for parente
      7- Se eu não tenho contato com meu ex conjuge há mais de 10 anos como faço para descobrir o cpf dele.

      Só responda o que der, espero de verdade não estar sendo inconveniente. Mas, preencher uma ficha dessas errada ou com dúvidas acaba com todo um sonho.

      Excluir
    8. 1- Se a FIC não determinar um prazo pretérito sim. Acho que no meu concurso era um prazo de 5 anos.

      2- Não é necessário se apenas foi ao fórum trabalhar.

      3- Se não estipularem tempo, por exemplo: nos últimos 5 anos, é melhor colocar. Cite este fato na FIC, exemplo: sou uma cigana...kkkk Brincadeira galera. Diga na FIC e explique o motivo seja de estudo, trabalho, enfim...

      4- Se puder colocar estágio também seria bom.

      5- Sim nome de solteira.

      6- Sinceramente não sei. faça uma observação.

      7- Somente indo ao programa do ratinho...kkkkkkk

      Gostaria de lembrar que eu não faço parte do setor de recrutamento e seleção. Estou respondendo o que acho. Fiquem tranquilos, detalhes, caso necessário, vocês irão acessar a FIC durante o curso.

      Camila mande email: santosla1@hotmail.com

      abs

      Excluir
    9. Juliana,

      cite os estágios e o tempo que permaneceu em cada um deles.

      abs

      Excluir
  6. Grande Alexandre,
    Demais o post.E cá entre nós, já precisou usar estes conhecimentos no dia a dia?
    Só responda de puder, senão tranquilo.
    Um grande abraço meu camarada.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      nunca precisei mas a melhor coisa é se sentir preparado para repelir um injusta agressão atual ou iminente.

      abs

      Excluir
  7. Excelente e muito incentivador !!!!
    Quero ver o aprovados aqui contando suas experiências!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve os "pupilos" estarão contando com a visão deles.

      abs

      Excluir
  8. Incentivador de maissssss ! Agora até peguei o celular e fiquei mirando a porta do quarto rsrsrrsrs....

    Vamos que a luta continua !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom,

      todo grande sacrifício deve ser almejado em busca de uma grande sonho!!!

      Excluir
  9. Post Excelente!!!
    Com certeza vai ser uma das aulas mais aguardadas por todos aqui.

    ResponderExcluir
  10. Legal Alexandre, no domingo farei um curso de tiro aqui pra me habituar hehe
    Uma dúvida: você comentou sobre o curso que ocorre depois de liberados no sábado. Durante a academia vocês não tem posse ou porte de arma, correto? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      somente após a posse temos o porte. Duarante o curso usa a arma durante a instrução e ao final devolve. os treinos fora são com as armas da empresa que presta o serviço. Obs: Nesta empresa eles usam a Glock mas o calibre é 380 diferente da ANP.

      abs

      Excluir
  11. Alexandre,
    1- Estes 1200 disparos, é por aluno?
    ou entendi errado?
    2- A pistola que o Agente recebe e novinha ? É que ja vi uns posts, não neste blog, que o policial recém empossado recebe uma pistola novinha "na caixa" e pelo correio", achei um tanto que estranho , mas esta informação procede?
    Obrigado por tirar nossas dúvidas!!!! <<<>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Barroso,

      1- Sim, por aluno.

      2- Quem escreveu esta informação deve ter sido o TOM CAVALCANTI. Receber pelo correio?kkkkk Muitas das vezes nem recebe na hora da posse. Mas vamos lá: a arma pode ser novinha como pode ser usada. O que importa é que está 100% avaliada por profissionais da área. Meu amigo a Glock é foda!!! Neste último concurso alguns receberam após a posse.

      O Exército está dificultando a compra da Glock (é necessário a autorização do EB) sendo assim corre nos bastidores a possibilidade da PF começar a comprar a pistola Taurus Neste último concurso já tiveram que recolher arma de vários Estados para suprir a demanda. Vamos ver como as coisas vão se desenrolar.

      Abs

      Excluir
    2. Nossa... Trocar a Glock pela Taurus é um absurdo.
      Não sei como a PRF ainda usam Taurus.

      Otimo post por sinal!

      Excluir
  12. Parceiro sabe me dizer se os integrantes de grupos especiais, que por sua própria natureza precisam viajar bastante, recebem diária durante essas viagens?

    ResponderExcluir
  13. Olavo,

    com certeza!!! Recebem diárias e passagens relativas a sua viagem.

    abs

    ResponderExcluir
  14. Alexandre nessas aulas se aprende a fazer a manutenção do armamento?
    Todos? Só a Glock?

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Fala galera! Alexandre, outro ótimo post. obrigado por compartilhar e colaborar com o objetivo e sonho de todos aqui.
    Só estou chateado com a perda do agente em SP, muita paz a família.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  17. Putz que perda...

    Você não imagina como está o clima no DPF em todo o Brasil por essa morte. perder um amigo assim não é fácil. nada justifica...

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Fala meu xará! como estão as coisas? o pessoal tá meio sumido do blog ou é impressão minha?
    Abriu o edital de Oficial de Cartório, aqui no RJ. Será que agente da PF vem em 2014?
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  19. Estou no RJ dei uma parada nas postagens mas semana que vem estamos juntos. Se quiser saber algo específico ajuda bastante, pois a imaginação não é tão boa assim.

    PF 2014 existe especulações. Fui aprovado inspetor PCERJ no último concurso. É um bom termômetro prova cascuda.

    abs

    ResponderExcluir
  20. Esse foi o POST mais esperado, dúvidas, expectativas... mais uma vez parabéns pelas postagens. Nos exercícios e nas avaliações o saque é feito com a arma na cintura ou é com a arma na "coxa" com o coldre "robocop"?

    ResponderExcluir
  21. Daniel,

    em momento algum usará o Robocop na ANP. Nas provas existe a arma já na mão, mas a maioria é saindo da cintura (saque rápido).

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola! Cara, essas suas dicas valem OURO! Preparação psicológica e estratégica para os estudos, os investimentos financeiros, tudo... Valeu mesmo cara! Tenho certeza de que a nossa estada na ANP seria beeem mais difícil sem as suas dicas!

      Excluir