segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Mulheres Federais!!!


As mulheres no DPF

É difícil falar por todas as mulheres, mas é possível passar uma noção básica de como é gratificante, e ao mesmo tempo uma luta constante.

Com aproximadamente 9 meses no Departamento já podemos ter uma idéia de como é a rotina de uma Policial Federal no Brasil. Desde o início no Teste de Aptidão Física (TAF) já é possível ver que o número de mulheres que desejam ingresso no concurso é bem menor que o de homens. Além disso, o número de reprovação entre as mulheres é bem maior. “No meu grupo, em São Paulo, apenas eu fui aprovada” diz APF Mariana.  “Em Florianópolis fui a única mulher aprovada” diz APF Tânia. Não é impossível! Basta treinar e treinar muito, principalmente para a barra que é o que mais reprova as mulheres. Somos guerreiras, nada de sexo frágil.

Academia Nacional de Polícia

Foram 4 meses e meio de semi-internato. Mudamos nossa vida para Brasília e ficamos isoladas do mundo. Algumas deixam filhos e maridos, conseguindo falar pouco no telefone e vendo algumas vezes por mês, no final de semana. Éramos aproximadamente 45 mulheres preenchendo as 500 vagas para o cargo de Agente de Polícia Federal e algumas ficaram nessa fase. Nas aulas de Atividade Física Policial, por exemplo, não existia distinção de índices, dávamos o máximo para acompanhar os homens, principalmente nas aulas funcionais que exigiam cumprimento de tempos e maior preparo.  Contudo, após treinar com muita perseverança, a maioria das mulheres melhoraram seus índices: corrida, barra, natação, salto, alcançando o máximo ou próximo disso.

Fronteira

O concurso de 2012 previa preferência de lotação na fronteira. A maioria dos agentes foi para alguma cidade de difícil provimento, como Pacaraima/RR, Oiapoque/AP, Tabatinga/AM, Epitaciolândia/AC, Altamira/PA. Como a maioria das mulheres ficam por último na classificação geral da Academia, a maioria está nestas lotações difíceis. Em Epitaciolândia/AC, por exemplo, existem 5 agentes desse concurso, além de uma papiloscopista.
A vida nestas cidades é tranquila e não existe muita distinção entre homens e mulheres. Entretanto para aquelas que possuem filhos, fica difícil trazê-los em face da pouca estrutura da cidade, além de tornar difícil vê-los com frequência, pois as passagens não são muito baratas e são escassas.

Operacional

As mulheres da Polícia Federal são fortes e gostam de atuar na área operacional. Contudo, percebe-se que as chefias no geral preferem não colocá-las neste setor, preferindo destiná-las a setores mais administrativos, como imigração. Temos que lutar muito mais que os homens por um espaço em atividades mais operacionais, todavia algumas colegas guerreiras fizeram cursos mais operacionais que exigem bastante força física e cumpriram sua missão. Há aquelas que preferem, em razão de possuírem filhos, uma área mais tranquila, administrativa, mas é uma questão de opção.

Por fim, esperamos que o post tenha sido esclarecedor em alguns assuntos, e que deixamos claro que sentimos muito orgulho de ser federais. Somos mulheres lutando por um Brasil melhor, acreditando que podemos fazer a diferença no mundo.






33 comentários:

  1. "deixamos claro que sentimos muito orgulho de ser federais." Merecem todo o respeito, e tenho certeza que o "ar" feminino no meio policial faz sim a diferença, parabéns a essas guerreiras !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Minha lotação foi a que recebeu o maior número de mulheres na ANP total de 5 Agentes. É uma grande motivação para as mulheres que sonham ingressar no Departamento. Vale lembrar que dentro da Academia fazem o mesmo treinamento dos Homens sem nenhum tipo de distinção.

      abs

      Excluir
  2. Alexandre, que legal este lado feminino no departamento.
    Uma dúvida ainda sobre a natação. Ela ainda assusta muito, então durante a academia como vocês faziam para manter o índice dos testes valendo? Faziam de final de semana em escolas de natação particulares ou havia aulas de natação para não perder o "jeito" durante o curso de formação?
    Pergunto porque da forma que estou hoje, tenho quase certeza que se parar de nadar vou voltar a penar para conseguir o índice. Alguém reprovou na natação já dentro da ANP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo caverna, a natação não saí das nossas cabeças..kkkkk...cara, na próxima vida quero nascer um peixe.

      Ei, depois do TAF vamos continuar nadando, chegar na academia na ponta dos cascos hein!

      Excluir
    2. Caverna e João,

      as aulas são operacionais!!! A evolução na natação é pequena é necessário nadar no horário do almoço. Após o início do curso, dentro de uns 15 dias, liberam a piscina. No início fica muito cheio, mas é assim que tem que ser. O ideal é nadar, correr no alojamento tomar um banho e voltar para almoçar.

      Além disso, aos sábados e Domingos existe a DIREF que fica aproximadamente 20 minutos da academia. Local bom de treinar. Nadava na casa dos 37/37 e foi apenas manter. Quem possui mais dificuldade nadava com personal em uma academia "pica de Brasília" e gastava um dinheirão que a essa altura do campeonato não é custo e sim investimento.

      Várias pessoas nadam aos finais de semanas saem diversos veículos da ANO em direção a DIREF. Sem sombra de dúvidas de longe o que mais reprova na ANP é a natação. Aproximadamente 1 ou 2 de cada turma no primeiro TAF. Portanto, treinem.

      abs

      Excluir
  3. É muito bom saber como é o Departamento sob uma ótica feminina. Agradeço a postagem, já que sou uma das que tanto esperava por esse tipo de texto.
    Acredito muito na contribuição feminina dentro da Polícia, levando em consideração as habilidades que muitas mulheres detém, como senso de justiça, percepção aguçada, enfim... eu nasci para ser polícia, e vou continuar tentando até que chegue a minha hora!
    Obrigada...e que venham outras postagens femininas.
    Abç
    Samla Rios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samla,

      demorou mais saiu a postagem. Na realidade elas não possuem noção sobre as curiosidades. O primeiro passou foi dado tá aí.

      Curiosidades acredito que elas possam responder, ok?

      abs

      Excluir
  4. Assim como Samla, tbm estava muito ansiosa por esse post, olho o blog todos os dias e ao ver o tema vibrei muito... É uma visão totalmente diferente saber sobre o departamento com base na opinião de uma mulher, visto que, como bem se sabe é setor de predominância masculina... São verdadeiras guerreiras essas muheres por N motivos, deixam suas cidades, suas famílias, passam em um dois concursos mais difíceis do país, na ANP treinam de igual para igual com os homens (feito que dispensa comentários) e partem em busca da concretização de um sonho sem nem saber quando voltarão para casa...
    Parabéns a essas mulheres por tamanha determinação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regyhana,

      mesmo durante toda a crise que o departamento vive nunca ouvi um das Agentes aqui dizerem que vão estudar para outra coisa, muito pelo contrário, dizem que após estar no Departamento não existe outra profissão que possa se equiparar.

      Venha fazer parte deste time.

      abs

      Excluir
    2. Vixxx... Me arrepie toda rsrs... Vou sim Alexandre, se o Senhor permitir estarei muito em breve fazendo parte desse time, tendo a alegria e orgulho de poder pronunciar: "SOU FEDERAL!", que emoção rs... Já fico até imaginando, mas enquanto esse dia não chega tenho que me contentar com o 'federal' só na faculdade mesmo kkkkkk... E falando nisso deixa eu voltar para minha realidade e ir estudar para as provas que me aguardam hehehe... É triste!!! kkk...
      E Alexandre continue assim, pois vc não tem noção do quanto esse blog nos ajuda e nos motiva...
      Obrigada por essa sua iniciativa...
      Parabéns mais uma vez!!!

      Excluir
  5. Pessoal,só pra dá uma animada nos estudos aí....

    Pedido de 600 vagas de agente,450 de escrivão e 150 de delegado:

    http://cprodweb.planejamento.gov.br/consulta_externa.asp?cmdCommand=Buscar&ProcCodProcedencia=3982&ProtNumProtocolo=3000002885201211

    ResponderExcluir
  6. Arrepiei... realmente nos mulheres estamos nos destacado cada vez mais. Nada de sexo frágil, uma mulher determinada e dedicada consegue tudo o que quer, inclusive trabalhar na parte operacional com as mesmas qualidades de um homem.
    Gostei demais do post, me serve de inspiração.

    ResponderExcluir
  7. Como todos os outros post já publicados, a excelência se faz presente.
    Parabéns Alexandre, e principalmente parabéns às mulheres que conseguiram esse sonho tão almejado e difícil de se conseguir.
    =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Que massa, eeeiiitaaa!!!
    É bem interessante essa relação feminina com o DPF e as outras polícias no geral. Mostra que essa profissão não é mais tipicamente masculina mas, é para aquele(a) mais competente e que a mulher está galgando espaço dia a dia.
    Só que uma coisa: o preconceito ainda existe com relação as mulheres, tipo de alguma colega querer ir para alguma atividade operacional e ficar no administrativo? Vc ou algum colega já presenciou ou está superado essa questão?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      depende do perfil. Acontece que muitas das vezes as mulheres são prejudicadas devido ao fato da maioria dos presos serem Homens. Assim, é necessário ter ao menos um policial homem acompanhando. Depende também da insegurança de algumas policiais. Existem pessoas que infelizmente querem dar uma de engraçadinho.

      Na prática se a menina for "ponta firme" trabalha na parte operacional sem problema. Geralmente se destacam muito na parte de inteligência. Tem espaço para todo Mundo.

      abs

      Excluir
  9. alexandre. parabens pelo post! gostaria q vc me respondesse: o proximo concurso de agente pf de 600 vagas. pela sua intuicao. o edital do concurso pode sair no comeco do ano 2014? ou so depois da copa?
    obrigado! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      não tenho como responder. O pessoal que está dentro acompanha cada movimentação do concurso e comemora. Existe grande esperança de sair no próximo ano.

      Se eu tiver informação mais quente te passo.

      abs

      Excluir
  10. Grande Alexandre, mais um excelente post.
    Gostaria de perguntar aos amigos, se alguém indica algum curso online ou material de raciocínio lógico matemático, pois a prova de escrivão estava bem diferente da ultima prova de agente.Comprei um livro de resoluções de questões, mas parece que o CESPE, mudou a maneira de cobrar.Vi a resolução da prova de escrivão no alfa concursos e parecia tão fácil.
    Abraço a todos.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, ao meu ver o CESPE não cobrou nada de diferente de outras provas.

      Sempre é Lógica Proposicional, Conjuntos, Regra de 3 e Porcentagem.

      Comprei PRF do Agora Eu Passo e não me arrependo. É muito bom. Ea parte de RLM deles é fantástica, muitos exercícios.

      Excluir
    2. Companheiro Luiz Lopes,
      engraçado, você tem o nome de meu pai!! Rsrsrsrs

      Bem, quanto a sua pergunta, concordo com o Claudio, não vi diferença na prova de EPF quanto as questões de Raciocínio Lógico cobradas pelo CESPE em relação às provas anteriores.

      Eu mesmo que tinha dificuldade naquele tipo de questão, usando premissas, aprendi bem e na prova só errei 1 (uma), e mesmo assim ela foi anulada!

      Tenho aqui comigo umas vídeo aulas de resoluções de questões CESPE do tipo CERTO/ERRADO, do curso EVP! São aulas do professor Thiago Pacífico! São excelentes, aborda todos os tipos de assuntos cobrados pelo CESPE em matéria de Rac. Lógico! Ajuda bastante! Método bem fácil de aprender! Posso compartilhar com você e com quem mais se interessar!

      Abração!!!!

      Excluir
    3. Boa tarde Flopess, se vc puder compartilha-lo comigo eu agradeço...
      Regyhana@hotmail.com
      Obriaga!!!

      Excluir
    4. Flopess, meu filho.....heheheh
      Por favor.luizdj78@hotmail.com.
      Eu te mandei um email.
      Abraço e todos e bom final de semana.
      Rumo ao DPF...

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Companheiros Regyhana, Luiz (recebi o e-mail) e Fabricio,

    mandei um e-mail para vocês com o Material em PDF. Trata-se dos exercícios respondidos nas vídeo aulas!

    Mas, quando tento enviar as vídeo aulas, está dando limite excedido. Ao que parece só posso enviar até 25Mb. E as 47 aulas têm, cada uma, cerca de 27 a 33 Mb.

    Não sei como fazer! Vou ver com um amigo que entende de informática se há possibilidade de enviar esses vídeos tipo como fazemos com documentos (zipados)!

    Logo entro em contato!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flopess!
      Se vc puder manda pra mim tb, please =) preciso muito.
      meu e.mail:millastar16@hotmail.com
      Abs

      Excluir
    2. flopes, faz o cadastro nesse site, e faz o upload dos videos. Depois só compartilhar o link.

      https://mega.co.nz/

      Excluir
    3. Oi Flopess eu recebi o seu email... Muito origada viu!!!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Descobri ontem este blog,e só posso dizer uma coisa ele é sensacional para todos aqueles que buscam a realização do sonho de ser um federal.parabéns a todos que o fazem.

    ResponderExcluir
  16. Esse seu blog é uma motivação pra eu não parar de estudar e ir a caminho de um sonho. Parabéns.

    ResponderExcluir