domingo, 18 de agosto de 2013

Teste de Aptidão Física "Quando o corpo não aguenta é a moral que sustenta"



TEXTO APF PAULO MONTEIRO

Antes das quatro provas, e especialmente da natação, vamos falar de algo bem importante, a estratégia do TAF para passar você tem que fazer pelo menos o mínimo em cada modalidade e no somatório ter pelo menos 12 pontos! Isso, 12 pontos. Se você for o Rambo e fizer 24, não vai ganhar nada! Na academia sim, mas lá já e ouuuuutra historia. A ordem é a seguinte, barra, salto, corrida e natação. Vamos lá: você tem que ver suas capacidades, mas no geral, a barra é uma excelente forma de pontuar, principalmente para os homens. Fazer 4, 5 ou 6 pontos é excelente. E mais, você só usará novamente os braços na natação, e terá um bom tempo até ela pra descansa-los. De o máximo nela, assim com de o máximo no pulo. Caso você não tenha o joelho muito bom, evite o segundo salto para evitar lesão, mas no geral, tente sempre melhorar. Fiz 09 barras (04 pts), e saltei 2,55 (06 pts). Já tinha pontuação pra passar, era só fazer o mínimo nas duas outras que teria 14 pts. Tente chegar à corrida com 08 pts. Com treino é um índice bem atingível. Se estiver nessa faixa agora é hora de se poupar, corra tranquilo. Eu corri 2550 (4pts) em 12, pra mim era uma corrida leve, na academia cheguei a correr 3100 no mesmo tempo. Natação, independente do seu nível na agua, o ideal é só precisar fazer o mínimo. Pois vai que..... Ai meu caro, e coração e vamos que vamos, de o seu máximo! A vitória já estará ao seu lado após esses 50. Pode sair colocando o pulmão pra fora, ouvir o seu tempo na borda é muuuuito bom. Fiz 31,45s (5pts). No fim acabei fazendo 19 pts, mas só precisamos de 12! Programe-se pra ter 12, o que vier além é lucro. E na corrida, quem está bem, é hora de se poupar pra enfrentar a piscina.....

Muitos se perguntam sobre o tempo de descanso e tal. Relaxem. Tem tempo de sobra pra descansar. Normalmente quando o cara vai repetir a tentativa a galera sempre da uma aliviada e da um tempinho a mais. Entre corrida e natação rola uns 20 minutos tranquilo. Vamos às provas em sim.

Barra: faça supinada (com a palma da mão voltada pra você) é mais fácil. Pode balançar, pode dar impulso, pode descansar, pode tudo. Só não pode largar nem encostar nas hastes do lado. Tem que passar o queixo mesmo, e outra, e extensão completa dos cotovelos, não tentem dar o migué de descer menos. Os juízes acabam não contando e isso desequilibra psicologicamente o candidato. No local de prova eles contam alto, 1, 2... a cada repetição. No geral os fiscais não tão ali pra ferrar ninguém. Para o treino: fazer barra! Mas pulley na academia ajuda muito, faça repetições supinadas e pronadas. Malhar o bíceps ajuda também. Esse é o exercício que menos posso ajudar, era meu pior índice no TAF, na academia fiz no máximo 13, para entrar fiz, mas muita gente na academia faz 15. Mas meninas é sim possível fazer cinco barras. Vi menina fazendo 8 a 10 barras..

Salto: é técnica. Existem vários vídeos no youtube que ajudam. No básico é o seguinte, flexione os joelhos perto de 90º. Eu flexiono mais, mas isso vai de cada um. Va impulsionando seu corpo, como fosse contanto “é 1, e 2, e 3". E jogue seu corpo toda a frente, auxiliando com o movimento dos braços, impulsionando-os pra frente. Salte num angulo de 45º (fisicamente é a maior distancia percorrida por um projetil de arremesso) e flexione os joelhos ao máximo pra cima no momento do voo. Caia jogando o corpo pra frente, melhor bater a cara no chão, que cair pra trás e perder cm muito valiosos. Treino: se não tiver problema de joelho faça o agachamento total ou agachamento zero (é semelhante ao agachamento normal, mas em vez de flexionar ate 90º o fim dele é praticamente encostar a bunda no chão) na fase negativa (descida) lento, na fase positiva explosão total. Exercício extremamente pesado. Para alguém de 70-80 kg, 10 kg + barra está de excelente tamanho. Fortalecer a rotula em abdução (aquele exercício de mulher de ficar abrindo e fechando a perna.. heheeh) também é legal. Flexor e extensor também são bem legais. Na academia pulei 2,65, no TAF 2,55... E TREINO. Caso não esteja conseguindo, tente entender o movimento, é muito mais técnica que outra coisa. Tente treinar em caixas de areia, o impacto nas articulações e menor. No dia do TAF, posicionem-se alguns centímetros atrás da linha para evitar queimar o salto, melhor ter alguns centímetros a menos que um salto invalido.

Corrida: Sei que é difícil, mas não se preocupe inicialmente com os 12 minutos. Corra, simplesmente corra. Alterne treinos de 30 a 50 minutos correndo em pique leve sem parar, com corridas fortes, corra em torno de 90-95% de sua capacidade o máximo de distancia que conseguir, caminhe 30s a 1minuto. Faça este treino inteirando 20 minutos. Quando tiver sentindo o corpo mais leve faça uma previa dos 12 minutos. Mas não treine basicamente os 12m, sua evolução será muito menor se assim fizer. Está dentro dos 2400? Ótimo, preocupe-se em melhorar, não fique pensando unicamente nestes 12 minutos. Talvez seja o índice mais tranquilo e fácil e de se melhorar. Na academia, cerca de 70 a 80% da turma faz o máximo na ultima avaliação. Eu corri 3100 na academia, então não e nada impossível! Intercale estes treinos para não desgastar a musculatura, e caso sinta suas pernas bem cansadas antes de algum treino faça um regenerativo, corrida duns 20 m extremamente leve, só pra soltar a rigidez muscular. Nada de usar aquele tênis novo multi moderno que comprou semana passada. Não é hora de inventar, aquele velhinho confortável vai ser bem melhor. Caso tenha alguma "camiseta aerodinâmica" use-a. E bem legal sentir o vento cortando em seu corpo, mas NAO E NADA NECESSARIA. Se você nesse momento está se perguntando o que é uma "camiseta aerodinâmica" esqueça o que eu disse e não se preocupe em comprar uma. Antes do salto e da corrida da daquele tempo de dar uma aquecida, uma alongada pra aqueles que curtem (não entrarei nesse tema para não causar discussão, mas a meu ver alongar antes do exercício e completamente dispensável, mas isso é outro assunto, caso queiram explico isso depois.) nada e feito assim na correria. Quanto a isso fique bem tranquilo

Natação: esse é o bicho de sete cabeças. Na verdade nem é, mas com certeza é a prova que mais elimina no TAF. Antes que me perguntem sobre meu plano de treino: eu não tive plano de treino. Nadei oito anos na minha vida, dos 6-13, cheguei a competir e tal. Fiz apenas quatro treinamentos antes do TAF, o que prova que nado é técnica. Não vou deixar de comentar, mas se você está inseguro quanto à piscina é hora de contratar um professor particular. Não é hora de economizar, você gastou muito para chegar até aqui. Sinceramente não vejo a necessidade de PERSONAL pras outras provas, mas pra natação vale muito a pena. Seguem algumas diquinhas iniciais: Mao de nadador é fechada, em forma de concha, dedos colados, como se cavasse a terra. NADA DE DEDOS ABERTOS. Natação não é somente braços, na verdade é muito mais perna que braço. A pernada é constante e firme, mas não precisa e NAO DEVE, levantar muita agua. VC vai se impulsionar, ela é seu motor, e não um bate estaca como se tivesse chutando uma bola de futebol no fundo da piscina. Outra, o movimento de perna vem desde o quadril, assim você faz um movimento forte sem muito esforço, e não somente abaixo dos joelhos, como e feito constantemente pelos que iniciam. Uma boa forma de treinar isso é, com o auxilio de uma pranchinha, atravesse a piscina inteira só com o movimento das pernas. No inicio vai cansar muito, sinal que suas pernadas não estavam eficientes. As braçadas entram na agua como lanças (furando a agua), você estende totalmente o braço, e puxa a agua em sua direção. E difícil passar uma técnica pelo computador, por isso a importância de ter um professor ao lado.

Respiração: o melhor é não respirar. Em provas de 50m, não fazem uma respiração os atletas profissionais. Mas não somos então o ideal e dar no máximo cinco respiradas na ida, e sete na volta. Quanto menos melhor, você ganha atrito ao respirar. Eu faço em média três e cinco respectivamente. Nada de respiração bilateral. Veja qual o seu lado que respira melhor, e vai ser deste lado que vai respirar. Sabem o que é golfinhada? E aquele movimento por baixo d'agua que aumenta sua velocidade e otimiza a distancia percorrida pelo nadador antes de atingir a tona da piscina. E semelhante a pernada do nado borboleta. Ajuda muito, eu, por exemplo, nado apenas uns 10m na "primeira piscina”, o resto e tudo debaixo d’água. O cansaço e bem menor. Se não sabe do que estou falando tudo bem, não é hora de aprender, mas é outro ponto que o professor pode ajudar muito. Virada olímpica: se faz tranquilamente, faça no dia. Senão, faça a virada simples, ponha a mão na borda, gire o corpo, e impulsione com os pés a parte de baixo da borda. Eu fiz essa pra evitar possíveis erros na execução, já que não treinava há muito tempo... Ela e mais lenta, mas nada que atrapalhe, e sem riscos... Eu acostumei a nadar sem toca e sem óculos, caso queira usar prenda bem, para evitar que ela caia no meio do caminho. Ah e para os meninos, não precisam comprar barbeador e raspar o corpo todinho, os pelos fazem diferença nos milésimos de competição de alto nível, pra gente e totalmente desnecessário. Por fim, quem tem insegurança, contrate um personal de natação. Qualquer duvida, e só perguntar...


107 comentários:

  1. Grande dicas Paulo! Minha maior dificuldade é a natação, mas estou em treinamento intenso para conseguir o índice, na verdade falta um pouco de coordenação motora..hehehe..mas chegaremos lá!

    Cara, na barra tem algum impedimento quanto a posição das pernas? É porque gosto de fazer com elas flexionadas.

    Outra coisa, ouvi que a piscina da ANP é "mais rápida", na verdade me falaram que ela não tem bem 25 metros..é lenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      excelente texto do Paulo né? Não existe posição corretas das pernas. Pode esticar, cruzar, balançar. O que vale é esticar o braço todo e passar o queixo na barra.

      A piscina da ANP possui 24,5 metros.

      abs

      Excluir
  2. Excelente texto Paulo.

    Minha dificuldade percebo que ainda é a virada simples, quando toco na borda, levo uma trombada da maré que vem contra mim. Se pudesse explicar mais detalhes se devo pular essa maré por cima ou mergulhar por baixo, e se apenas depois de tocar a borda ou começo antes de tocá-la.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Caverna,
      bom saber que estás correndo atrás nos treinos!!! É isso aí! Na torcida!!!
      Cara, essa tua dificuldade eu também tenho nos treinos. Apesar de não ter passado desta vez para PF, já vinha treinando.
      Perdia tempo em duas situações: na saída (barrigada) e no retorno também vinha a "trombada"! Mas ainda assim consegui uma única vez fazer 39s, demais vezes ficava em torno de 43-45s.
      O negócio é treinar, e na hora, a adrenalina ajuda muito também, acredito eu!
      Abração!

      Excluir
    2. caverna, a virada e o seguinte: mão na borda, erga a cabeça, gire o tronco lateralmente, posicione as duas pernas coladas na borda (parte submersa), e ao mesmo tempo que mergulha impulsiona com as pernas. Esse tempo submerso da pra fazer 2-3 golfinhadas. Rola uns 5metros nessa brincadeira...

      Excluir
    3. Um detalhe pra suportar a marola é a posição das mãos, amigo Caverna! As mãos unidas, uma sob a outra, como se fosse uma "flecha", muita força, assim você anular ou diminuir a contra-resistência da água. Estou com dificuldade na barra, Caverna.

      Excluir
  3. Espetacular seu post Alexandre!! Parabéns pela sua iniciativa em compartilhar também esses conhecimentos!! Eu vou começar a nadar com mais frequência para ter a minha técnica aprimorada quando eu for aprovada no próximo concurso!! Agora, quanto ao pulo, pra mim é o mais difícil...não conseguia chegar na distância mínima de maneira alguma. É um ponto que merece muita cautela... até o meu TAF, estarei preparada!

    Aos colegas, é manter o foco, se disciplinar em relação á alimentação, que também é muito importante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara,

      o salto é pura técnica, mas também reprova bastante do TAF Cespe. Já na ANP são tantos treinos que ninguém fica, salvo a natação que ainda continua sendo complicada.

      NA ANP treinávamos na caixa de areia com mãos para trás fazendo pequenos saltos e também pegando impulso com o braço. Os professores diziam que este impulso era fundamental. Como sou alto, nunca tive dificuldade neste exercício.

      O texto foi elaborado pelo APF Monteiro. Acredito que ele possa lhe ajudar também.

      abs

      Excluir
  4. Oi Alexandre... Tenho uma dúvida... Nos TAFs da ANP oq é treinado é o mesmo que é pedido na prova da cespe (barra, salto, corrida e natação), ou há algo mais??? E como funciona as avaliaçoes de matérias práticas como essa???
    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regyhana,

      são os mesmos testes. Existem 3 TAFs na ANP: diagnóstico e dois que reprovam (no meio e no final). Exatamente a mesma coisa. Não existe recuperação ou turmas para alunos com dificuldade. A diferença é que vai ter uma chance a mais são três durante academia. Se não fizer arruma as malas e espera o táxi no P1 (portaria). É importante dar o gás agora. Eu morria de medo de perder na natação. Vale nota também e faz grande diferença para quem quer uma lotação boa.

      abs

      Excluir
  5. Outra coisa não sei quanto aos outros, mas, não consigo assistir a esse vídeo postado fica dando "vidro postado"... E normal ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: "video privado" rsrs....

      Excluir
    2. Está no youtube de forma que as pessoas não possam acessar por lá (ao menos eu acho).

      abs

      Excluir
  6. Oi alexandre blz! excelente post! tb não estou conseguindo acessar o vídeo pois, diz que está privado.
    olha,vou começar a ralação na academia agora depois de ter feito os exames e ter ido na nutricionista. tenho outra dúvida, vc tomou suplemento? é necessário? ( a minha nutri proibiu terminantemente, disse que eu nem precisava gastar meu dinheiro com isso) eu vou seguir as indicações dela é claro, mas essa dúvida me persegue.
    A minha batalha pessoal é com a natação, ainda não sei mas vou iniciar logo.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      como sofri com natação. Não tomava nada, inclusive na "teoria" é vedado na ANP. Dizem que dá um gás a mais né...

      Muita gente fazia uso de suplemente, eu particularmente não. A natação lá é puxada. Vai nadar de tênis, calça, sinto... Ufa, gosto nem de lembrar o sufoco que passei, mas para nota o que vale somente é os 50 metros.

      abs

      Excluir
    2. Eiiitaaa, ave maria alexandre!!!
      Acabei de ver vídeo, dá próxima vez vou colocar o desfibrilador aqui do lado...kkkkkkk Eu nem respirei aqui direito e gelei quando aquele cara bateu o sino!Já tinha uma admiração especial pelo COT e DPF(terminei de ler o Charlie Oscar Tango, recomendo à todos, top demais, excelente livro)e agora mais ainda. Teve uma mulher que foi aprovada no curso anos atrás, hj você confirma se tem alguma mulher atualmente no COT?
      Aí foi pra levantar defunto e colocar ele pra correr!
      Continue assim, nos repassando essas pérolas!!

      Abs

      Excluir
    3. Camila,

      acredito que hoje não há mulheres no COT. Abriu um curso e na relação também não tinha mulheres como candidatas. Este livro é muito bom. Na academia o livro sai bem "baratinho" dois professores responsáveis pelo mesmo fazem a venda para interessados.

      Respire fundo e quando achar que é impossível assista ao vídeo.kkkkk

      abs

      Excluir
  7. Alexandre, excelente trabalho o qual faz no blog. Não consegui visualizar o vídeo, o que pode ter ocorrido? Está dizendo que o vídeo é privado. =/

    Como faço para assistí-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur,

      primeiro se torne membro do grupo...kkkk (brincadeira). Já está disponível.

      abs

      Excluir
    2. Ihhh rapaz,

      acabei de ver você já é membro. Já possui seu pacote de privilégios e pode inclusive pedir música!!!kkkk

      abs

      Excluir
  8. Companheiro Paulo Monteiro,
    você e o Alexandre são o diferencial! O incentivo e ajuda de vocês é primordial nessas horas.
    Apesar de não ter passado para PF desta vez, mas fui bem na PRF e estou no aguardo do resultado geral.
    Suas dicas são válidas para ambos os Concursos, pois no TAF da PRF temos a Corrida, a Barra e o Salto também. Só não tem Natação, porém colocaram um tal de "Abdominal"! Diminuir a "barriguinha de cerveja"! kkkkkk
    Obrigado pelas dicas!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Floppes,

      achei muito interessante este post do colega. Vai dirimir várias dúvidas. treine para PRF, como relatei, um excelente cargo também. Se realmente desejar o DPF após fica até mais fácil já estando com estabilidade.

      abs

      Excluir
  9. otimo post do paulo monteiro!
    pela experiencia de vcs. alexandre e paulo. antes do taf. e bom descansar qts dias?

    detalhe: estou aguardando os recursos da PRF para comemorar pois minha nota foi baixa. errei as questoes polemicas passiveis de recurso. na de escrivao pf a cespe anulou 11 e eu esperava umas 5 entao estou na espectativa de participar do taf... e claro ter ido bem na redacao.

    grande abraco a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O TAF normalmente é sabado. Ate terça no maximo quarta da pra treinar. Depois disso descanso sempre e bom!

      Excluir
  10. Valeu chará!

    Os que eu estou no limite são a corrida e o salto.. Mas nesses últimos dias eu vou treinar pra fazer pelo menos 3 pontos nessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      não se esqueça que não precisa pontuar alto em todos os testes se preocupe somente em não ser eliminado. Existe a pontuação mínima também no geral. Muitas pessoas reprovam assim... Treino, treino e treino.

      abs

      Excluir
  11. Alexandre, mais uma vez, parabéns pela iniciativa. É bom também ver que o Paulo abraçou a causa.

    Meu maior problema tem sido o salto. Tenho saltado entre 2,00m e 2,10m. Todo dia me pergunto: por que não nasci canguru?!?!

    Abraços,
    Gabriel.

    PS.: De fato é muito gratificante ver seu nome publicado no DOU em função da aprovação no concurso. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      Já pensou em contratar um personal? Tem muita técnica no salto. Derrepente está quebrando a cabeça a toa. Aproveite o impulso do braço no salto se concentre. Precisa fazer do seu corpo um só impulso e se lançar por completo à frente. A musculatura da perna cansa. Geralmente após 4 ou 5 saltos já perde a qualidade "mola" de impulsão.

      Ver o nome no D.O.U é pura satisfação, realização. Vamos em frente só está começando.

      abs

      Excluir
  12. Acabei de conseguir assistir o vídeo! UAUUUUUUUUU muito bom!! Esse treinamento é pura adrenalina e vontade de ser federal hein! Realmente não é pra qualquer um!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara,

      tem muita gente que acha que o COT é "caosada" ta aí a prova!!! Além disso curso muito rico em técnica realmente forma um grande profissional. Tem um curso em andamento neste momento.

      Na Academia o ritmo é bem mais tranquilo...kkkk

      abs

      Excluir
    2. Eu achei que esse treinamento era rotineiro kkkkk
      Mas é show de bola, estou a cada dia mais encantada com a PF!!
      Alexandre, sei que não está relacionado a este post, mas, para perito criminal área 6, muitos aprovados obtiveram nota inferior a 3 na redação, inclusive tem até 0,0. Fiquei chateada quando vi pois tenho certeza que minha redação foi muito boa. Enfim, aí surgiu uma dúvida: a nota da redação não é eliminatória não?

      Excluir
  13. Ótimas dicas!! E o vídeo sensacional também!

    ResponderExcluir
  14. Prezado Alexandre, a sua iniciativa de montar esse blog para tirar as nossa dúvidas e acalmar os nossos ânimos é sem dúvida sensacional. Indo ao tema deste post, eu ainda não faço nenhum dos índices do TAF, apesar de está perto dos mínimos, ou seja, só um milagre para ser aprovado nesse teste. Mas não posso esquecer que ter ganho 13 dos 18 pontos possíveis com a anulação das questões já foi um milagre. Além disso, fiquei 27º para o cargo 18 (Eng. Elétrica) de um total de 7 vagas. Ou seja, precisarei de mais esse milagre para finalmente ser aprovado nesse concurso. Não acredito que ocorrerão reprovações suficientes para a fila andar até a minha posição. Então aproveito para perguntar, ainda que mínima, existe a possibilidade de chamarem mais vagas do que aquelas que constam no edital?

    ResponderExcluir
  15. Clodomir,

    você é um privilegiado!!! Quantas pessoas estudam durante anos e nunca foram aprovadas em um concurso??? Levante a cabeça guerreiro és um fenômeno. Se for da vontade de Deus você será chamado. Eu não fazia o tempo na natação e no dia do TAF fiz em 37.26, portanto, acredito em milagre. Na hora do tudo ou nada é superação!!!

    Em relação a sua colocação: já falam nos bastidores que sobraram vagas. Escrivães possuem um histórico de muitas reprovações. O Departamento tem "pavor" de excedentes acho impossível chamarem além das vagas. No último concurso de PAPILOSCOPISTA deixaram um excedente, eu disse um, de fora.

    Abraços e treine forte. Acredito que o vídeo poderá ser sua fonte de inspiração.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,

      a chance de chamar excedentes realmente me parecem remotas. Mas você mencionou o fato de que é possível que sobre vagas. Caso sobrem vagas para um cargo, essas podem ser remanejadas para outros?

      Obrigado pela atenção.

      Excluir
    2. É impossível isto ocorrer. Se sobrarem 10 vagas e fizerem novo concurso para a mesma haverá arrecadação de milhões em virtude de novo concurso.

      Só resta treinar e torcer.

      Excluir
  16. Pessoal, alguém pode disponibilizar a redação e o espelho de correção do CESPE para fins didáticos? Se puder, envie para o meu e-mail: fabricio.acastro@hotmail.com.

    Parabéns aos aprovados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaziada,

      alguém poderia ajudar o colega? Basta o conteúdo pode retirar o nome. Não se esqueçam que a pouco tempo estavam no mesmo barco.

      abs

      Excluir
    2. Opa, já enviei aí camarada, qlq coisa se não chegar de um tok

      Excluir
    3. Recebido, amigo João!
      Boa sorte nas outras etapas!
      DPF Brasil!

      Abraços!!!!!

      Excluir
    4. Boa tarde João, se não fosse incomodar, vc poderia enviar p mim tbm, eu agradeceria muito... Pois já serve p ter uma boa base...
      Grata...
      regyhana@hotmail.com

      Excluir
    5. Oi Regyhana, já enviei, se não chegou me avise que reenvio.

      Excluir
    6. Chegou sim João, muuuuuuito obrigada!!!

      Excluir
    7. Oi, João!
      vendo a sua gentileza e humildade se não for pedir demais, envia pra mim tb?

      Millastar16@hotmail.com

      Abs

      Excluir
    8. Fala João.
      Se puder me enviar também fico agradecido
      email: leeiglezias@gmail.com

      abraço

      Excluir
    9. Valeu, João!
      Ótima redação, parabéns.

      Boa sorte no TAF! Estarei torcendo no dia.

      Excluir
    10. Meu querido muitiiissímo obrigada!
      Que Deus continue te iluminando.
      Abs

      Excluir
    11. João,

      simplesmente show os eu comportamento. Tenha certeza que só está ganhando forças para enfrentar as novas etapas. Hoje é um grande "ícone" não deixe de dar apoio a galera.

      Estou orgulhoso por você.

      abs

      Excluir
  17. Alexandre, que dicas vc poderia passar pra galera em relação ao psicodoido? kkkkk

    Lembra mais ou menos de quais testes foram aplicados?

    Abração cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      faremos uma postagem, mas não sei muita coisa. Vou citar o que rolou no último concurso.

      Deixa comigo. Os psicólogos de plantão poderão ajudar também.

      abs

      Excluir
    2. Cara, sou formado em Psicologia, se souber o nome dos testes posso verificar se sei alguma coisa.

      De inteligencia deve ser o Teste de Raven, um saco de fazer, o jeito é decorar as respostas pq ele é muito cansativo.

      Acho que o IFN tbm caí, é uma escala de neuroticismo, ridículo, só pergunta besta do tipo "meus amigos acham que bebo demais", "sempre penso em suicídio"...desse tipo.

      Para avaliar personalidade sempre utilizam o IFP, um teste longo com 155 afirmativas salvo engano. Acontece que ele foi suspenso pelo Conselho Federal de Psicologia, seu uso é permitido somente em pesquisa..então deve ser substituído.

      Excluir
    3. Não sei o nome dos testes... Fui marinho de primeira viagem. Mas farei uma postagem sobre.

      abs

      Excluir
    4. Fala João.. tive dando uma lida sobre esses testes..alguns são bem bobos mesmo..

      Ouvi uma história de um cara que ficou 4 anos estudando focado pra PF e caiu no psico pois o teste alegou "Falta de determinação". É brincadeira? kkkk

      Mas vou tranquilo pra essa teste, vai dar tudo certo!

      Excluir
    5. Paulo,

      por incrível que pareça essa história é real e aconteceu também com um amigo.

      Psicotécnico não tem jeito é fazer e torcer para estar aprovado.

      abs

      Excluir
  18. Alexandre, segui tuas dicas quanto aos exames: hoje fui em uma clínica geral, amanha é otorrino, quinta psiquiatra, sexta ecografia, terça cardio e neuro..

    E vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola joão,

      todo candidato sonha com este momento: estudar, passar e fazer os exames. Dá vontade de dizer na clínica: é exame para PF!!!kkkkk

      Passei por isso sei como é...

      abs

      Excluir
  19. Boa noite Alexandre!! Esse é meu primeiro post aqui no blog, e gostaria de começar lhe parabenizando pelo excelente trabalho prestado, ajudando todos que almejam um dia ingressar no DPF! Eu gostaria de saber a sua opinião sobre a possibilidade do pessoal que está na casa dos 700 e poucos ser chamado pra ANP. Você acredita que acontecerá igual ao concurso de 2009 em que todos que passaram por todas as etapas foram chamados? Fiz uma nota razoável na objetiva (73) mas apenas o mínimo na redação e por isso estou sem saber se devo me animar ou não! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigues,

      a possibilidade é grande. Além do TAF o psicotécnico reprova bastante.

      Esteja bem preparado, pois suas possibilidades são reais.

      abs

      Excluir
  20. Alexandre, se você puder tirar uma dúvida ou mesmo alguém que tenha conhecimento sobre o assunto, salvo engano, os cargos de agente e escrivão da PF valem como atividade jurídica, mas e o cargo de policial rodoviário federal, sabe me dizer se vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar sobre o assunto. Se algum colega puder explicar...

      abs

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Alexandre ou APF Paulo, por favor me ajudem! Dúvida na barra fixa: a posição das pernas! Elas podem ser flexionadas ou devem ficar estendidas durante a realização do exame?? Agradecido. Profundamente endividado com o carinho e atenção de vocês! Força e fé, colegas aprovados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcísio,

      Na barra tanto faz a posição da perna pode inclusive balançar... O que vale é esticar os braços e passar o queixo da barra.

      abs

      Excluir
    2. Deus lhe pague, meu amigo Alexandre! Seu almoço aqui em minha casa tá garantido (antes mesmo do resultado da prova objetiva). Força e fé.

      Excluir
    3. Opa,

      vou cobrar ein... Porém, a minha maior satisfação é estar com vocês trabalhando e produzindo em busca de um Departamento forte.

      abs

      Excluir
  23. Fala Alexandre,

    Estou firme nos estudos. No próximo trem com 600 lugares pra agente federal estarei dentro. Mais uma vez obrigado pelo blog. É meu principal combustível para chegar a ANP.

    Agora aproveitando. João teria como me passar sua redação? Meu email: claudio_engmec@hotmail.com.

    desde já agradeço. João sucesso nas próximos etapas.

    Valeu Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí brow, mantenha-se firme nos estudos.

      Enviei cara, qlq coisa grite.

      Excluir
    2. Lote,

      para realização de um sonho não existe tempo e sim dedicação. Muitos ainda estão dando um tempo para retornar os estudos, mas cada minuto de estudo hoje, fará total diferença na prova seja quando for.

      abs

      Excluir
  24. Hoje, décimo dia de natação, consegui o índice. UFAAAAA: 39s57
    Agradecimentos ao Alexandre, João, Dancazura, Paulo Monteiro e Flopess por sempre estarem dando este apoio tão valioso para a gente!
    Faltam 3 semanas, haja coraçãooooooooo. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao Tarcísio Mello também. Daqui a pouco é melhor não citar um a um que vou cometer pecados rsrs

      Excluir
    2. Depois me dá seu email, Caverna. Tenho um manual de natação aqui, ele dá o erro, a causa e a forma de corrigir. Técnica pura, muito simples, tem gravuras tb! Forte abraço. Quero ver vc fazendo 35s!

      Excluir
    3. Tarcísio, você poderia enviar esse manual para mim também? meu email é: mayaravieiraj@gmail.com

      Excluir
    4. Grande evolução caverna. Eu tenho dificuldade na respiração, ainda não fiz tomada de tempo nos 50 metros, só nos 25, fiz em 17 segundos. Pelo menos essa semana consegui pela primeira vez fazer 50 metros, mas morrendo.

      Tarcísio, me passa esse manual fazendo o favor.

      jprovesi@@hotmail.com

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. João, você poderia, por favor, enviar para o meu email a sua redação?

      mayaravieiraj@gmail.com

      Excluir
    7. Oi,Tarcísio.
      Me passa o Manual de natação tb! Please!
      Millastar16@hotmail.com

      Abs

      Excluir
    8. É isso aí, Caverna!!!!
      Parabéns, mermão!
      Atingir esse índice nos treinos já é uma vitória!
      Deus é Pai, vai dar tudo certo!!!
      Lembre-se: o Alexandre nos disse que nunca atingiu o índice nos treinos (salvo engano), e no dia do TAF, com toda a adrenalina, conseguiu!!!
      Na torcida!!!!
      Abração!

      Excluir
    9. Caverna,

      excelente notícia!!! Passei por isso e sei como é! na verdade, antes da prova, só fiz o tempo uma vez e achava que a professor queria me motivar. No dia da prova fiz 37. Adrenalina ajuda muito quando se tem concentração. Na realidade eu estava precisando de uma postagem dessa como a sua para me motivar.

      Quinta-feira de manhã, antes das 08:00h, recebi duas ligações do COT exigindo a retirada imediata do vídeo. Fiquei sabendo que não era vídeo institucional e sim interno da turma. Quem acompanha o blog sabe o objetivo que é de motivar. Enfim, foi um balde de água fria!!! Mas, tudo resolvido. Esqueçam aquele vídeo. Por outro lado, também entendo e "muito" o motivo da insatisfação. Mas na boa: morreu o assunto aqui!!! Comentei com meu chefe sobre o fato, ele nem sabia que eu tinha blog, e ao ver vários comentários falou: Cara, que maneiro!!! Comentário pra cacete!!!kkkk

      Caverna, parabéns e rumo ao TAF.

      abs

      Excluir
    10. João o e.mail com o Manual da Natação não chegou.
      :(
      Tenta aí de novo, vou ficar aguardando! A redação chegou aqui certinho!
      É: millastar16@hotmail.com
      Até a anp quero estar parêa com o cielo! kkkkkkk

      Alexandre saiba que sua intenção foi a melhor das melhores, vc é dos (poucos) anjos da guarda e guia para chegarmos ao DPF e realizarmos nosso tão almejado sonho! Mas, compreendemos tudo. sem problemas.

      Abs

      Excluir
    11. João, vc não existe!
      Obrigado de novo! :)
      Ah e Obrigado ao Tarcísio!
      Se vcs tiverem mais arquivos sobre o TAF podem me enviar.
      Abs

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Caros colegas do blog,

    Parabéns aos aprovados no APF!!! Estive uns dias sumida, devido estar sem acesso à internet e também curtindo a dor de cotovelo pela reprovação..rsrs. Afinal, já é a terceira tentativa, 2009 por 1 ponto, 2012 reprovei no salto para agente, e agora por dois pontos no de escrivão. No entanto, não podia deixar de passar aqui para parabenizá-los e desejar boa sorte, que obtenham sucesso em todas as fases! Infelizmente para mim não deu dessa vez, estava com 57 pontos no preliminar e com anulações fui para 68. Enfim, aceitando que quando não é para ser..rsrs. Continuo treinando e justando os cacos para recomeçar para Agente/2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo:Classificados para próximas etapas ao cargo de EPF...

      Excluir
    2. Ana Cláudia,

      parabéns pela iniciativa. É algo muito "nobre" de sua parte. Deus achou que ainda não fosse agora, tem algo melhor para você. saber entender isso é fundamental. Nossa, sua luta está maior que a minha. Estou na torcida. Fez PRF???

      Estou an torcida!!!

      Excluir
    3. Obrigada, Alexandre! Tenha certeza que sua iniciativa de manter o blog é de grande incentivo para nós. Fiz PRF sim, estou com apenas 54 pontos. Não sei o que tem acontecido, mas acho que emburreci...rs. No monento estou estudado para AFT, e após, retomo o estudo para APF. Passar na PF virou questão de honra! E se Deus permitir, será no próximo. AAbraços, tudo de melhor! AAna.

      Excluir
  27. Ana Cláudia, seja bem vinda de volta, também estou 'juntando os cacos', mas desistir JAMAIS!! Força e mais força para continuar os estudos, vamos rumo ao próximo concurso!!!

    ResponderExcluir
  28. Sim, Mayara. Persistir sempre!!!Continuo estudando e treinando. Vou chegar no de Agente uma máquina!!!!..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheira Ana Cláudia,
      tava esperando respostas suas!
      Pena terem sido a de não aprovação!
      Não desanime, guerreira!!!
      Bom ver que já está se recobrando! Estude, a vaga lá do DPF é tua! Tá guardadinha para você!

      Ainda prestei o Concurso da PRF, e até que fui relativamente bem! Tou com 62 líquidos, aguardando o resultado definitivo da Objetiva e provisório da Discursiva!
      Essa espera é terrível!!!!kkkkkk

      Não consigo me concentrar nos estudos durante esse aguardo. Por isso, estudo para PF 2014 só começarei após dia 02 set.

      Abração!!!

      Excluir
    2. Ana Cláudia e Mayara,

      o blog está ganhando força feminina. Não esqueci da postagem que prometi, inclusive já tenho a pessoa. Depender de terceiros é sempre complicado, mas vou conseguir a postagem. Ontem mesmo falei com a pessoa.

      Floppes,

      realmente estudar é complicado neste momento. Dentro você vai estar, resta saber se na primeira, segunda.... turma. Se estiver bem fisicamente não se cobre muito, mas dê uma estudada até pegar ritmo.

      abs

      Excluir
  29. Flopess, obrigada pelas palavras! Com certeza estarás na relação de classificados da PRF. Agora é estudar p o psico e se preparar para o físico. Desejo- te boa sorte! Se Deus quiser dará tudo certo. Fiz apenas 54 e estou à espera de um milagre...rsrs. Bjao. Ana.

    ResponderExcluir
  30. Fala rapaziada!!!

    Estou sumido devido ao trabalho. No entanto, temos o TAF se aproximando e posteriormente o psicotécnico. No final de semana farei uma nova postagem.

    Se alguém tiver alguma sugestão é só falar. Aqui prevalece a democracia. Em tempo, informo que não se chegou a um entendimento em relação ao aumento de 15.8%.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo cara,

      Pelo menos no Paraná eu vi que a PF está em greve...tem notícias se tds os estados vão aderir? O governo apresentou alguma coisa nova?

      Excluir
    2. Grande Alexandre,
      relaxe, amigo!!!

      Sabemos de suas atribuições no trabalho. E o tempinho que sobra, você dedica um pouco a nós.
      Claro, sem se falar de tua vida social com tua família!

      Abração!!!!

      Excluir
    3. João,

      esse negócio de greve está complicado. Ocorreram várias paralisações, mas o posicionamento atual é não fazer greve.

      Obs: a Reestruturação do DPF também inclui aumento de efetivo!!!

      Valeu pelas palavras Floppes, estamos juntos.

      abs

      Excluir
  31. Se Deus quiser (e o Alexandre também quiser rsrs) no futuro ele terá novos colaboradores PF para o blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, companheiro Caverna!!!

      Se Deus quiser, e acredito que Ele queira, vai dar tudo certo!!!!

      Também estou na luta, treinando para o TAF da PRF, que, se Deus quiser, farei!!!

      Abração!!!!

      Excluir
    2. Vqv!!! Minha gente!!!
      Torcendo aqui por todos que vão para o taf, o sentimento é esse mesmo de solidariedade ao próximo pois, o que é nosso ngm tira.
      Ah tenho uma dúvida qual a melhor técnica para quem vai começar na barra? Eu sei que na PRF é estática e na PF dinâmica então é bom se garantir nas duas!!
      Existe alguma diferença no treino de homem e mulher ou é a msm coisa?

      Abs
      :)

      Excluir
    3. Oi Camila, não sou formado em Educação Física, mas acredito que não há diferença no treinamento para homem e mulher, o q acontece é q geralmente as mulheres tem mais dificuldades na barra, por isso às vezes tem que realizar um treino de abdominal e arranque.

      Se você ainda não consegue fazer uma repetição na barra pode treinar pulley na academia ou aquele exercício em que faz barra cm peso na máquina.

      Não sei se viu, mas nos últimos dias o MP se manifestou para que a PF passe a cobrar barra estática das mulheres, talvez já passe a valer para este TAF do dia 15.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. E aí, Blz!!!
      Vlw pela dica, o caminho é por aí msm! Vou fazer esses três exercícios sincronizados, pra arrebentar nessa bendita barra.
      Pois é essa questão do MP está bombando todo mundo comentando, soube pelo fórum cw e pelo grupo que eu sigo no face sobre taf. dia 15 agora hummmmm.... vamos aguardar os próximos capítulos.
      O que eu estou vendo mesmo é muita gente, muuuiita msm que só deixou para se preparar no TAF agora, que está com o condicionamento físico zero, tipo de não frequentar a academia há tempos!!!
      Por isso temos que estar na academia e cuidando da alimentação sempreeeeee!!!

      Excluir
    6. rapaziada,

      todo ano é a mesma coisa. Muta gente reclamando do TAF e ao final o máximo que se consegue são liminares para cursar a ANP.

      É necessário passar agora!!!

      treino, treino e treno...

      Excluir
  32. Deus quer Caverna ele é o Soberano!!!

    Você fez por merecer. Necessitamos de novos colaboradores para dar uma oxigenada.

    abs

    ResponderExcluir
  33. Ei Alexandre, estou na fé que passarei na primeira fase deste próximo concurso, e estou treinando ha algum tempo a natação (que é o meu maior medo).
    Tenho uma dúvida sobre a virada que nao encontro resposta em nenhum lugar.
    No edital diz que é permitido "tocar a borda e se impulsionar na parede", minha dúvida é se eu posso dar uma pequena "segurada" na borda pra fazer a virada (puxar o corpo e girar), claro que de forma rápida. Ou a regra é apenas TOCAR com a mão aberta?
    Me ajude! rs

    ResponderExcluir