sábado, 10 de agosto de 2013

Concurso de remoção, adicional de fronteira e Capitais


Sabe-se que toda lotação da Polícia Federal possui uma pontuação diária que varia de 1 a 4 pontos. Se por um lado o servidor perde em qualidade de vida, por outro, ganhará na possibilidade mais rápida de retorno para casa ou até mesmo em chegar à lotação desejada. Para ficar em uma capital é necessário pontuar bem durante a Academia. Vale lembrar, que a classificação Cespe de nada vale durante o curso. As notas das avaliações internas é que irão de colocar a KM de vantagens de sua casa. Em geral, as capitais, são bem disputadas. É comum Delegacias descentralizadas não possuírem hospitais para atendimento como é o caso da minha lotação. Porém, temos contato com um excelente médico local, que avalia a situação e  se necessário for encaminha para Rio Branco. Além disso, o Exército é sempre uma boa opção nestas regiões.
Também é do conhecimento de todos que nas Superintendências é o local onde chegam as principais oportunidades: cursos, missões, palestras, reciclagens e etc... Muitas das vezes servidores lotados fora destas Unidades só ficam sabendo depois que chegaram oportunidades. Não é nada do outro Mundo. Na minha lotação chegaram excelentes oportunidades, quase todo mês tem uma novidade. Fizemos dois treinamentos de tiros totalizando mais de 600 disparos. Para quem atua na segurança pública sabe como isso é difícil. É notória a qualidade de vida nas Capitais, pode ser que não sinta de cara, mas quando for ao interior vai ver a diferença. Sinceramente ser lotado em Rio Branco que vale 3 pontos é muito interessante. Não tinha essa visão antes do curso.
Só o fato de ter avião para quando quiser ir e vir já é um paraíso. É comum encarar horas de estrada para uma viagem e por vezes, tendo que arcar com hospedagem, pois muitos voos saem de madrugada e é inviável pegar estrada à noite, salvo se necessário. Na estrada não tem sinal de celular, vários buracos e ausência de acostamento (tem que ir com fé)... Ideal: sempre avise um amigo: “estou saindo agora”. Caso necessário alguém sabe que tem algo de errado. O preço fora das Capitais é elevado, principalmente alimentos. Um sorvete Kibon chega ser um “mimo”...kkkk
Promoção da semana: Corre que vai acabar!!!

É comum também não existir escolas particulares ou cursos de inglês por exemplo. Geralmente a estrutura do colégio Público é melhor que nos grandes centros, pois dividem o mesmo ambiente: filhos de militares, juízes, promotores, policiais federais, comerciantes e a grande parcela de pessoas humildes locais.
Bizú: “ao saber o local onde será lotado faça contato o mais breve possível”!!! Pegará as melhores residências e poderá negociar até mesmo imóveis mobiliados. Nada disso eu sabia senhores, é informação de primeira mão. Agora eu te digo: conte estas dicas, espalhe na ANP e ficará sem imóvel!!! Isso é deve ser privilégio de vocês que dão moral ao Blog!!! Em geral os donos dos imóveis gostam de ter Federais morando nestes locais, porém, não são muitas opções.

O servidor lotado na fronteira aprende muita coisa, joga em várias posições. Já na SR (capitais) ficam em um setor específico. A estrutura da SR é outra não poso negar. Mas não se preocupem na minha lotação: várias L200, Pajero, Focus, viaturas descaracterizadas e etc... É possível fazer um bom trabalho, mas sabemos das dificuldades, resumindo: é necessário ter boa vontade, ou seja, querer trabalhar... 

Os "novinhos" provavelmente vão chegar já com direito ao adicional de fronteira. Abaixo segue matéria, pois esta semana passou pelo Senado. Apesar de pouca gente acreditar antes, agora parece que é real. Ontem fiz contato com um representante do Sindicato e ele falou: "o adicional já entrou a cabeça, o ombro e a metade do corpo"... Duvido que exista outro trabalho tão claro como este...kkkkkk Em tempo, informo ainda que o APF Paulo Monteiro está fazendo uma postagem espetacular em relação ao TAF. A relação dos classificados será muito especial aqui e vai emocionar aprovados e os futuros aprovados!!!

Publicação FENAPEF
Indenização
Senado aprova gratificação para servidores federais em região de fronteira »
Auditores da Receita e policiais federais e rodoviários federais que trabalham em região de fronteira poderão ter direito a indenização, conforme projeto de lei (PLC 47/2013) aprovado nesta quarta-feira (7) pelo Plenário do Senado. O projeto, oriundo do Poder Executivo, estabelece mecanismo de compensação pecuniária de caráter indenizatório, capaz de minimizar a evasão de servidores de regiões vitais para as políticas de segurança nacional.

O projeto, que foi analisado e aprovado nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, atribui a ato do Poder Executivo a definição de localidades estratégicas vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e repressão de "delitos transfronteiriços".
A lotação nessas localidades dará ao servidor o direito de receber a indenização, fixada em R$ 91 por dia de trabalho. Para o governo, o "fenômeno da variação da mancha criminal" justifica a necessidade de não colocar na lei as localidades onde os servidores serão contemplados com a indenização.

Apesar de isenta do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), essa gratificação não poderá ser paga cumulativamente com diárias, indenização de campo ou qualquer outra parcela compensatória decorrente de trabalho em região de fronteira. Seu pagamento terá efeito retroativo a 1º de janeiro de 2013.
Relator do projeto na CCJ, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) agradeceu a sensibilidade da Presidência do Senado por colocar o projeto em pauta na sessão desta quarta-feira. Em sua avaliação, a medida ajudará os estados de fronteira por estimular a atração e fixação de servidores públicos.

Fonte: Agência Senado


19 comentários:

  1. Grande Alexandre!
    Companheiro, tenho postado menos aqui devido à reta final para prova de amanhã (PRF).
    Mas acesso e leio todos os dias!
    Surgiu uma dúvida sobre esse post: o adicional de fronteira será pago por dia de trabalho, certo?! Então, sendo assim, os Policiais Federais (PF) receberão mais que os policiais Rodoviários Federais (PRF)! Afinal, os "PF" trabalham de segunda à sexta-feira, e ainda concorrem a uma escala de fins de semana/feriados. Só os dias úteis (segunda à sexta) já contam 5 adicionais por semana. Já os "PRF" concorrem a uma escala de 24/72 (na maioria das vezes), o que equivalem a 8 adicionais por mês.
    Estou certo?
    Bem, não importa! O bom é que todos têm direito!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flopess,

      realmente o adicional é referente a dia efetivamente trabalhado. Várias dúvidas já surgiram referente ao assunto. A PRF quandro trabalha fica 24 horas. O adicional avançou muito, porém, ainda falta a regulamentação dizendo quais locais vão receber, se o policial for acionado de sobreaviso se receberá ou não enfim...

      Meu amigo, é melhor "pingar" do que secar. Se discute até mesmo se será efetivamente ou todos os dias devido a lotação.

      Vamos aguardar a regulamentação. Mas a princípio você está correto.

      abs

      Excluir
    2. Por mais que o PF trabalhe mais dias que o PRF, não receberá mais, porque ambas as carreiras são de 40horas semanais. Ou seja, enquanto o PRF trabalhar um dia, receberá o triplo (visto que o dia trabalhado seria 8 horas). Ou mais ou menos isso! hehe

      Excluir
    3. Companheiro Claudio,
      não havia pensado por esse lado!
      Espero que pensem assim como você!
      Mania minha, por ser militar, achar ,ou pensar ás vezes, que tudo é como aqui no EB! Fala Sério!!!!
      Abração!

      Excluir
  2. 30 dilmas eu pote de sorvete, meu caneco! E eu estava perguntado estes dias para o italiano se tinha café espresso kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caverna,

      do que adinta você viver na cidade se a sua felicidade está na camisa preta meu amigo!!!

      vai fazer café na meia, mas será feliz!!!

      "Vem pro meu Mundo"

      Excluir
  3. Alexandre, Parabéns pelo blog !! É de uma iniciativa sublime sua atitude.Todos os dias confiro o blog , os comentários... estou na luta para quem sabe entrar no próximo concurso pra APF (que seja a vontade do Criador!!). Por gentileza , tenho uma dúvida...com relação ao adicional de fronteira, este valor de R$ 91,00 conta pelos dias de folga também , ou somente naquele dia de efetivo trabalho, ou seja 20 dias mensais/ 176 horas mensais? corrija-me se eu estiver errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      seja bem vindo a nossa família!!! Ainda falta regulamentação sobre o tema. A princípio apenas dias trabalhado "efetivamente". O plantonista trabalha na escala de 24x72 e a grande maioria de segunda à sexta concorrendo a finais de semana. Perfeito, seria algo em torno de 1.900,00 reais líquidos. Porém, estão brigando para 2.700 reais.

      Excluir
  4. Ainda bem que eu não gosto de sorvete..kkkkk..

    Valeu pelos bizus aí Alexandre, vai fazer a diferença.

    Cara, na pontuação da ANP o que conta mais? As matérias teóricos ou a parte física?

    Outra dúvida: a questão da reestruturação e reconhecimento como cargo de nível superior como anda? Eu vi que foi formada a frente parlamentar pela reestruturação da PF, tomara que dê em alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      nas provas de teoria: fazendária, investigação... ou seja, provas com cartão de resposta a nota varia muito pouco. Agora, a parte física, tiro, rádio, defesa pessoal são as diferenciais.

      Em relação a reestruturação a briga é grande, acreditamos que vá sair em uns 2 anos. A pressão interna é muito grande A PF parou!!! Se não fosse a briga de cargos seria mais fácil para todos. Vai melhorar, não sabemos quando. No momento o que estás endo negociado é o aumento de 15.8% que os Epas negaram no fim do ano passado.

      Sinceramente, teremos um final feliz próximo dos 9 líquidos quando tudo se acertar.

      Abs

      Excluir
  5. Obrigada pelas preciosas dicas!!
    Sorvete aí na sua lotação é coisa de rico hein? rs
    Sobre o adicional: achei que R$ 91 ainda é pouco, mas com certeza, já é um grande avanço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayarinha,

      realmente é pouco mas vai ajudar bastante.
      Trabalhei em apoio ao Ministério Público do Trabalho e a diária deles é de 800 reais. É poque no nosso caso ser PF é "sonho", porém, em relação a dinheiro tem muita coisa melhor. vai melhorar acredite...

      abs

      Excluir
  6. Vlw por mais essas dicas Alexandre!! Pois é, com esse adicional talvez fica até mais fácil voltar pra casa né?!

    ResponderExcluir
  7. Aquiles,

    com certeza. Muita gente vai ficar ligado ao dinheiro e só sair quando tiver ponto suficiente para lotação definitiva. vai facilitar para a galera do "pinga-pinga" que vai se aproximando ao local desejado. No concurso de escrivão o adicional já deve fazer diferença.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Alexandre, estou com um material muito bom falando um pouco sobre as lotações e suas respectivas cidades, "manual das lotações", não sei se vc já leu... Mas caso vc tenha interesse em postar aqui no blog acredito que vai akjudar um pouco a galera nessa escolha que como vc bem sabe é praticamente às cegas rs... Se vc quiser me manda um email que eu mando p vc pois ele é bem extenso... Aí vc da uma olhada e vê o que acha... Se não quiser tbm não tem prob...
    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email é regyhana@hotmail.com
      Esqueci de colocar no outro post rsrrs..

      Excluir
    2. Regyhana,

      eu também tenho. Quando as pessoas estiverem próximo ao curso de formação vou pastar.

      Valeu pelo compartilhamento do material.

      abs

      Excluir
    3. Hummmmmmmmm ok então... E estou esperando o post sobre as APF que vc prometeu a Samla rsrsrs... Esqueça não viu!!!!!!!!!

      abs

      Excluir
  9. Boa noite,meu caro...A pontuação para o concurso de remoção começa a ser contada a partir das notas feitas na APF ou apenas nas lotações ? E a pontuaçao é por dia trabalhado na lotaçao ou por dia habitado na lotação ?

    ResponderExcluir