sábado, 22 de março de 2014

Rumo ao Departamento de Polícia Federal


Em meio a todo este problema na Segurança Pública e a crise interna no Departamento muitas pessoas perguntam se teremos ou não concurso este ano. Não sou muito de acompanhar em fórum e fiz contato com instrutor que está na ANP. Fui informado que tudo está parado no MPOG. Não existe uma previsão concreta neste momento. No início do ano era iminente a vontade de realizar concurso logo depois da Academia de Peritos, Delegados e Escrivães.


Não é novidade para ninguém as manifestações que estão ocorrendo em todo território Nacional. De fato, para o Governo, somado a crise na Segurança, o momento não é nada bom. Mais uma vez foi oferecido, no dia 18/03, o percentual de 15.8% para os EPAs. Esse fato gerou mais uma vez uma profunda insatisfação. Isso tudo ocorreu em um momento de muita expectativa em torno de um acordo.

A realidade é que quem entrou agora não sofreu com com o congelamento do subsidio. Para aqueles que são mais antigos estão literalmentes sofrendo com este quadro. Além disso, sabemos que para termos um DPF eficiente é necessário um bom salário. Diversos servidores estão buscando novos caminhos devido ao congelamento e principalmente o clima interno que tem ocorrido devido a toda essa briga. O que posso afirmar é que estudar para entrar no Departamento é mole o difícil é estudar para sair e abrir mão do tão sonhado distintivo e da camisa preta. É como se fosse voltar a ser um “simples mortal”.

Muitas Policias Civis já estão ganhando o mesmo ou mais do que nós. Não é por achar que somos melhores ou piores, mas… Doar sua vida aos estudos, passar por uma bateria de exames e testes, cursar ANP e depois ir para região de fronteira cada vez mais deixa claro que só vale a pena para aqueles que sonham!!! Mesmo assim, é muito fácil observar sonhadores desmotivados. O Governo é muito claro que conta com a Força Nacional para resolver seus problemas seja ele qual for. Jamais irão se negar. Militarizados, geralmente não ganham bem e além do seu salário recebem diária girando em torno de 6 mil reais. Para muitos deles uma oportunidade única. Aí eu te falo, será que é justo? Para nós não tem acordo e pagam líquido para um policial da Força, que se quer passou por concurso público, igual a um Policial Federal “novinho”. A possibilidade do Exército e a Força nacional assumirem nossas funções na Copa são grandes.

Independente da situação ainda vejo muitos colegas estudando e muito para estar aqui. Você se dedica e se entrega de uma tal forma que mesmo escutando muitas coisas quer ver com seus próprios olhos. Eu também pensaria dessa forma. Para aqueles candidatos que sonham e querem fazer a diferença acreditando em um futuro melhor no DPF avante! Até o dia 4 de abril ainda podemos ter uma resposta positiva.

O importante é cada um dos senhores estarem cientes do momento que passamos e possam explicar a seus vizinhos, amigos e parentes o atual momento. Não podemos deixar que o Órgão com maior credibilidade dos país se perca em meio a um descaso e para isso é necessário que cada um faça a sua parte. Aqui em Epitaciolândia todos nós trocamos o título e vamos fazer valer o nosso voto. Quando me perguntam o motivo do meu otimismo é muito simples: “enquanto muitos estudam para sair eu pretendo me aposentar aqui”por isso luto por melhores condições de nossa categoria.


17 comentários:

  1. Muito bom seu post alexandre ! com certeza as coisas vão mudar e pra melhor ! ainda estou na luta pra conseguir esse sonhado cargo, e já estou defendendo o orgão como se nele já estivesse rsrsrs muita gente pergunta sobre essa crise na PF mas ninguém sabe na REAL o que se passa.

    ResponderExcluir
  2. Lamento por este momento ruim em que o DPF está passando não somente o DPF mas o país como um todo. Também defendo a causa e faço das palavras do Alexandre as minhas.
    Com todo respeito aos servidores, mas eu não me vejo trabalhando em outra área: fiscal, bancária etc. Assim quando estiver na PF vou batalhar para condições melhores.
    Eu quero ver com os meus próprios olhos e já sabendo do risco.

    ResponderExcluir
  3. otimo post alexandre. passei no taf da pcrj. mas meu objetivo e ser pf. um grande abraco!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, em outro post vc disse sua posição no CFP passado e acabou escolhendo Epitaciolândia. Queria saber quais outras opções vc tinha..

    E as provas la não tem nada de moleza.. acredito que algo mudou nessa ANP em relação as provas. rs

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. "Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade." (Raul Seixas)

    Sem dúvida, o atual momento precisa de união e muita força para lutarmos por um DPF respeitado e forte. Para os EPAs, existe a grande expectativa de que o governo irá atendê-los...enquanto para nós, meros concurseiros, assistimos à distante batalha ansiosos por nossos concursos e esperançosos para participarmos também desta luta incansável por um departamento melhor. Quem tem sangue de Federal também quer entrar nesta arena e abraçar a causa...quem é um simples mortal, certamente rumará para outro caminho ciente de que esse está complicado demais. Ok, é a lei do custoXbenefício falando mais alto! Vamos respeitar. Contudo, para nós, nobres guerreiros...AVANTE! Se chegamos até aqui, vamos continuar estudando. Se eu já sou um APF, eu vou lutar por melhorias...enfim, todos nós devemos fazer a nossa parte para juntos transformarmos o nosso sonho em realidade!!! Um forte abraço e que Deus proteja todos nós. AVANTE! BRASIL!

    ResponderExcluir
  6. E ai , Alexandre Santos ! Grande post, mais uma vez sendo sincero com todos, pelos problemas que o DPF, evitando que alguem se iluda com a. PF! Mas por tudo que você disse , estamos aqui , queremos o distintivo e a camisa preta, vamos fazer nossa parte, e esperamos resolver estes problemas, vamos entrar p queremos ser PF! E como VC disse lutar por uma aposentadoria melhor. Agora me diz o VC sabe sobre as delegacias do estado de SP? Abraço e td de bom

    ResponderExcluir
  7. Srs.
    Concurso autorizado!
    http://www.jusbrasil.com.br/diarios/68166583/dou-secao-1-27-03-2014-pg-118

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora galera, agora é a nossa vez!!!!!

      Excluir
    2. Alguém tem idéia de quanto tempo para o edital? e depois do edital quanto tempo para a prova?

      Excluir
    3. Boa meus caros!
      Oz a em relação à data é difícil prever mais ou menos. O que eu sei é que o último concurso para PF a autorização foi em Dez/2011 e a prova foi 06/Maio/2012. Isso em relação ao cargo de agente. O que muito se vê é que depois do Edital a prova constuma ser uns 2 meses depois.
      Tá chegando galera FOCO!
      Abraços

      Excluir
  8. Alexandre, será que você poderia nos explicar um pouco sobre o concurso de remoção? Como funciona. Porque sabemos que as cidades de fronteira tem pontuação, que atividades de chefia tem pontuação, mas exatamente como funciona e como contam esses pontos não temos a mínima idéia.

    ResponderExcluir
  9. O alexandre! blz?!! o concurso foi autorizado!! vc sabe nos dizer quando +- pode ser a possivel prova? visto que a PF quer realizar ainda em 2014 os exames fisicos,, medicos.. etc... abraço!

    ResponderExcluir
  10. Será que alguém pode me ajudar ??? No final do ano me formo e todos sabem que o diploma não é lá tão rápido. Alguém sabe se é possível fazer a ANP somente com a Declaração de Conclusão de Curso Superior, seja por mandado de segurança ou alguma outra forma? Sei de um caso na polícia civil do DF que o STJ julgou pela possibilidade de fazer o curso com esta declaração, apresentando o diploma somente para a posse.
    Agradeço se alguém me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maurício

      Olha, você já procurou a coordenação da sua faculdade sobre a situação?
      Porque, o que eu sei é que se o aluno foi aprovado em dado certame ou participará de curso de formação policial antes da formatura, ele fará provas referentes às matérias dos períodos seguintes (desde que esteja com uma boa média, exemplo-8) e se for aprovado em cada matéria de cada período com a média da faculdade, aí estará devidamente graduado/formado no curso, lembrando que isso serve apenas para essa finalidade e que a lei de diretrizes básicas da educação prevê isso, porque de fato existem pessoas que são excepcionais.


      Ficar subjudice é muito sacrificante não desejo para ninguém.

      Já vi muitas jurisprudências de pessoas nesses casos, a via adequada é MS mesmo em Brasília. Os juízes geralmente deferem, porém a AGU recorre alegando ofensa ao p. da isonomia.
      Veja, com a faculdade primeiro acredito muuiito que dará certo por lá, minha prof semana passada me informou sobre isso e ela dá aula em pública e particular.

      Abraços

      Excluir
    2. Oi, Camila

      Agradeço muito sua atenção. Muito útil seu comentário.
      Pelo que vi no edital passado, como disse o Alexandre, na matrícula para a ANP é possível apresentar apenas a Declaração de Conclusão de Curso Superior. O negócio é torcer para a ANP ser em 2015, caso contrário, todo sacrifício foi em vão (para este concurso).

      Excluir
  11. Mauricio, o diploma é requisito para posse, já que esta ocorre após o curso de formação, você deverá apresentar a documentação exigida na investidura. Assim está escrito no último edital e foi assim no edital da PRF, creio que permaneça. Até porque a ANP é fase do concurso.

    ResponderExcluir