quinta-feira, 13 de março de 2014

Motivação: A realização de um sonho!

A convite do novo amigo Claudio resolvi escrever um pouco sobre minha trajetória dentro desta casa que conhecemos por DPF.

Sempre tive o sonho de entrar na PF, como muitos aqui! Aos 22 anos me formei na faculdade e a primeira coisa que fiz foi entrar num cursinho especializado. Minha família que sempre teve uma boa condição social era contra e por isso tive que usar de artifícios para seguir em frente. Mergulhei nos estudos, pela manha no cursinho e a tarde em casa... Após 6 meses de estudo veio a bendita prova da Cespe. Alguns dias depois o resultado e voilà!!

Estava acima da nota de corte mas entre os últimos colocados. Sabia que as provas física, medica e psicotécnica seriam decisivas e assim foram. Fui aprovado mas fora do numero de vagas. E assim começaram as convocações para a ANP, 2 em 2005, 2 em 2006, e a esse ponto já estavam convocando quem estava acima do numero inicial de vagas mas eu ainda era um dos últimos! No dia da segunda chamada de 2007 lembro que acordei e fui direto pro computador, sem esperança alguma, queria apenas ver o quanto ainda teria que esperar. Mas para minha surpresa lá estava o meu nome, como ultimo chamado, eu não acreditava naquilo, li umas 10 vezes pra me certificar ate que a ficha caiu e não consegui conter as lagrimas, um choro de alegria, de dever cumprido, de sonho realizado, gritei como nunca! Sabia que nada mais poderia tirar aquilo de mim.

Em agosto de 2007 aterrisei em Brasília e iniciei o curso na ANP. Como naquela época não era internato optei por ficar fora da academia. Não entrei na neura que alguns ficam quando estão la dentro, me dediquei mas sem deixar de ter meus momentos de lazer, afinal sabia que ia para algum interior do Para. Em dezembro do mesmo ano tomei posse como APF e no mesmo dia entrei em exercício. Casa nova, vida nova, emprego dos sonhos, cidade nova, amigos novos... Tive a sorte de ter como primeira lotação uma delegacia excelente, com um clima sensacional onde aprendi muito, vigilância, analise, campanas... Éramos uma família! Fomos considerados por 3 anos a melhor delegacia do Norte pelos trabalhos realizados. Por isso tive o privilegio de realizar diversos cursos tanto na área operacional como na área de inteligência (assunto pra outro post!).  Aos poucos os colegas foram sendo removidos e a equipe se dissolvendo e eu apos 3 anos fui para o Sul, trabalhar na tríplice fronteira. Ao chegar em Foz fui recebido ainda no aeroporto pelos colegas do NEPOM, onde assumi meu posto e estou ha 4 anos. Durante estes 7 anos conheci muitos lugares, tive oportunidade de trabalhar em missão em outros tantos e posso afirmar sem medo de errar que não ha lugar mais operacional do que o NEPOM Foz. Aqui me especializei em Operações Anfíbias e passei pelas situações mais alucinantes que se possa imaginar, aprendi, apreendi e prendi muito, muito mesmo, ao lado de uma equipe que e referencia no mundo naquilo que faz, colegas que estão sempre prontos pra enfrentar qualquer parada lado a lado. Se fizermos uma media dos últimos 3 anos nossos números mostram aproximadamente 15 toneladas de maconha, 90 embacações, 300 veículos e 40 milhões em apreensões anuais. Aqui somos amados, odiados, invejados e ainda assim permanecemos firmes e fortes.

Nossa estrutura e equipamentos são frutos de conquistas e de lutas internas, onde nos mesmos corremos atrás daquilo que necessitamos. Muitos reclamam da falta de equipamento mas nunca moveram uma palha. Difícil resumir em linhas o que realizamos por aqui, em tese somos responsáveis por todo o contrabando, droga e armas que vem do Paraguai tanto pelo Rio Paraná quanto pelo Lago de Itaipu. Estouramos depósitos, apreendemos embarcações, perseguimos carros, temos intensas trocas de tiro, seja com traficantes ou com a marinha do Paraguai, ministramos cursos, damos apoio a roubos de carga, banco, transporte de valores, presos de alta periculosidade, enfim... A escala de trabalho aqui e bem diferenciada, não  cumprimos expediente, fazemos os nossos horários de acordo com a demanda, e todo nosso tempo de serviço e na rua ou na água! Ainda assim acabamos ultrapassando em muito as horas mensais. Fazemos porque somos loucos por isso, cada um aqui ama o que faz e da o sangue. Temos um canal no youtube com nossos videos: www.youtube.com/nepomfig  Contudo, como todos sabem a PF passa por uma situação muito delicada e isto começa a refletir no nosso trabalho, temos muitos colegas desanimados e os números despencaram, confesso que sou um deles, chegamos a um ponto que não da mais pra suportar. Difícil resumir tudo em um único texto, portanto se alguém quiser saber algo mais, detalhes, curiosidades, fique a vontade, tentarei ajudar ao máximo. Não desistam dos seus sonhos. Verão que ao alcançá-los terá valido muito a pena.

Um grande abraço. 
APF Rafael R S








45 comentários:

  1. Agradeço ao colega Claudio por indicar o Blog ao APF Rafael. Apesar dos problemas o DPF continua sendo a realização se um sonho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso. Foi um prazer.

      Acredito muito nesse blog, e sei como ele é importante tanto para mim como para outras pessoas.
      Continuamos na luta. Sempre.

      Tenham certeza, que se tem duas pessoas sensacionais, estas são o Alexandre e o Rafael... Obrigado pelo apoio e incentivo.

      Excluir
    2. Sempre bom ajudar, afinal ja fomos aspirantes tbm! Grande abraco.

      Excluir
  2. Fala Alexandre! Mais uma vez trazendo experiências que servem de incentivo para todos nós, legal! Poderia informar o link para o blog do APF Rafael?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendi errado o comentário do Alexandre. Obrigado.

      Vamos com tudo!! APF 2015

      Excluir
  3. Boa tarde .
    Gostaria de saber quais sao as atribuiçoes e como funciona a DELEPAT na Polícia Federal.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalha com crimes contra o patrimonio, roubo a banco, cargas, etc.

      Excluir
  4. O Rafael não disse qual foi sua primeira lotação, gostaria de saber qual foi.

    obrigado,

    André

    ResponderExcluir
  5. Que post "loko", "loko" mesmo...kkkkk
    Rafael eu li um trecho curioso sobre troca de tiro com a marinha Paraguaia gostaria de saber dentro do possível como que é isso. Eu gosto de ação, hahaha.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja aconteceu varias vezes. A marinha paraguaia recebe do contrabando pra deixar que as cargas saiam do paraguai e acabam fazendo uma seguranca nas folgas. Ja tivemos trocas de tiro tanto no lago de itaipu como no rio parana. A base deles fica em baixo da ponte da amizade.

      Excluir
    2. Isso nao é nenhum segredo ou denuncia grave. Esta mais que.documentado. Ja foram feitas diversas informacoes do tipo. Ja se foi noticiado em.imprensa e ate videos desses confrontos nos temos.

      Excluir
  6. Rafael E Alexandre, moro em Foz do Iguaçu e quase sempre nos deparamos com seus colegas "do NEPOM" na Fitfoz. Esses dias estava conversando com um outro APF (antigão), e passou um "desses" caras do NEPOM pela gente, não fazendo questão nem de cumprimentar o outro colega Agente da mesma família. Questionei o colega Agente, sobre isso e falei... ué vocês se conhecem né, ele disse sim... mas esses "caras" só lembram da gente quando precisam de algo, no dia a dia é assim mesmo, eles nem conhecem a gente... Confesso, que fiquei decepcionado com a situação... Outra situação ocorreu na sede do DPF aqui, em que presenciei a triste cena, de colega com óculos pretos e camisas do DPF passando um do lado dos outros pelos corredores, sem nem ao menos dar bom dia... NÃO SEI PORQUE AS PESSOAS MUDAM TANTO QUANDO VESTEM ESSA CAMISA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto e muito subjetivo. Defato no cenario que estamos hoje tem sido muito comum. Como trabalho em Delegacia este fato nao e comum. Nao e a camisa preta que mudam as pessoas sao elas por conta propria que mudam.

      Estes fatos ocorridos especificamente em Foz nao tenho como comentar nao sei se o colega entrara no merito.

      abs

      Excluir
    2. A delegacia tem mais de 200 policiais. As vezes um nao.gosta do outro e ponto final. Pena.que vc tomou como verdade as palavras de apenas um lado da situacao. E quem makha na fit foz sou eu.mesmo. se.naocumprimentei.e pq nao.vi ou porque nao gosto da.pessoa. alias.pra falar mal do nepom vc vai encontrar muita gente. Ouca o.outro lado.antes de postar algo deste tipo.

      Excluir
    3. Acho engracado isso. O unico do.nepom que malha na fitfoz sou eu e confesso que cumprimento todos os.outros colegas que.malham la. Ate aqui, tentando ajudar tenho.que suportar essa.palhacada. Nossa equipe nao e estrelinha como dizem por ai. Pelo.menos nao.vivemos de.embuste. Nao me.interessa se o cara e APF PPF PCF DPF EPF se for babaca nao tenho obrigacao de cumprimentar so pq trabalha na PF. Mais engracado é ouvir que so falamos quando.precisamos. Normalmente e o contrario. Os numeros e os videos provam o trabalho que realizamos. Sempre facil criticar. Quero ver...

      Excluir
    4. Rafale, em nenhum momento tentei causar discussão, apenas fiz um comentário da situação que me deparei entre servidores do mesmo órgão e achei muito estranho... Mas tranquilo Rafael, sei não somos obrigados a gostar de todo mundo. Apenas citei o que o colega falou sobre a situação. Quanto ao trabalho do Nepom, é excelente em nossa região e considero que seria o sonho de muito aspirante à PF.

      Excluir
    5. Fique a vontade entao pra conversar comigo na academia. Vou te mostrar que quem trabalha na rua e poe a vida em risco, dependendo do colega ao lado tem uma.visao bem.diferente. E que a humildade e parte essencial.neste tipo policial. O que mais ouco é mentira, embuste, de quem nunca...

      Excluir
  7. Rafael, como é o processo para participar do NEPOM? Qualquer aente que seja removido para Foz pode participar do grupo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Basta ser voluntario. Damos.o treinamento.depois que o colega entra. Pena que falte voluntarios.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    Gostaria de saber , para quem gosta de ação qual desses lugares vcs recomendam para trabalhar na PF e qual é mais atuante em SP ?
    DRCO
    DRE
    DELEPAT

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil mensurar isso. Todas essas delegacias tem sua dose de acao. Isso pode depender muito da equipe, pois servico e acao tem em.todas.

      Excluir
  10. Oi, Pessoal!
    Que história massaaa!! O caminho é acreditar sempre e trabalhar para que isso ocorra.
    Rafael, quais os cursos já realizados por você aí no Nepom?
    Outra coisa, visto que você já passou por uma delegacia e que o Alê está em uma delegacia, se o delta resolver ir em uma dada operação com os demais quem ficará no lugar dele, o chefe do NO e o que ele faz especificamente? Perguntei isso para vocês, pois, na SR tem mais de um delta.
    O chefe do NO tem em todas as delegacias e qual é o critério de escolha pelo delta(liderança/aptidão especial/confiança)?
    No aguardo por Altamira (meu irmão passou 8 meses lá no ano passado, me contou muuuuita coisa) e Epitaciolândia!!

    Um abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, os principais cursos que tenho sao: Recursos Especiais pela CORE RJ, Op. em selva, op. de inteligencia, especialista no hk 417, condutor de embarcaoes de estado, instrutor de abordagem a embarcacoes do DPF e da SENASP e instrutor de unidades especializadas de fronteira. Entre outros de menor relevancia.

      Excluir
    2. Normalmente ha mais de um.delta por delegacia. Mas caso em dado momento nao haja nenhum ai sim o chefe do NO ou da UIP assume algumas responsabilidades. O criterio de escolha varia. Nao ha uma formula. Mas fica a criterio do delta chefe, lembrando que a forca dos APFs EPFs PPFs pode influenciar em tal escolha.

      Excluir
    3. Achava que na delegacia havia apenas um delta.
      E a procura de mulheres para integrar o Nepom é grande? Atualmente há quantas na equipe?

      Excluir
    4. Nao ha nenhuma. E a procura é zero infelizmente. Acho que nao so fato do risco alto mas das campanas no mato e noites na agua que acabam espantando tanto mulheres como homens.

      Excluir
  11. Olá Rafael, tudo bom?

    Acompanho o blog e a cada post o meu sonho em ser APF se torna cada vez maior!
    Tem alguma notícia do concurso para agente, sai esse ano??
    É necessário ter um tempo de casa para entrar no NEPOM, COT, CAOP?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nao tenho noticia sobre o concurso. Quanto ao tempo minimo, costuma-se ser pre requisito 1 ano de DPF. Mas em outros Nepom's isso pode nao ser exigido.

      Excluir
  12. Em quais unidades do DPF tem NEPOM?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá, primeiramente agradeço e parabenizo pelo ótimo blog.
    Alexandre, qual seu email ou facebook?

    att, Jefferson jr

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por mais uma postagem inspiradora.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal seu blog, obrigado por nos motivar.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rafael,
    Demais seu depoimento.Em relação as questões mencionadas, porque resolveu ir para o NEPON? É muito falado sobre esta unidade na academia?Em operações, fica por muitos dias em campanas? É comum baixas nas operações mais arriscadas?
    Desde já um grande abraço a você e ao Alexandre.Curto este blog, desde o início e passo aqui todos os dias.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz, resolvi vir pro Nepom depois de conhecer colegas daqui no Curso de Operacoes em Selva. O Nepom tem ganhado notoriedade na academia, tem se falado bastante, ate por conta dos videos que temos no youtube. Costumavamos ficar 3 dias em campanas mas na atual situacao do.DPF mudamos um pouco a.estrategia afinal o desanimo.e geral. Apesar de ser bem.comum o confronto armado nunca tivemos baixa.na nossa equipe, uma vez um colega do.Cot levou um tiro na.mao,.outros ja.acertaram viaturas e embarcacoes... Ja do "outro lado" nao temos.tanta informacao.

      Excluir
    2. Gravamos recentemente o programa Papo de Policia do Multishow, serao 7 episodios sobre o Nepom de Foz e suas Operacoes, bem como a rotina.dos.policiais. Vai ficar muito bom o programa. Alem.da adrenalina voces poderao tirar muitas duvidas. Deve ir ao ar no final de abril.

      Excluir
  17. Olá Rafael, também sou residente de Foz, e meu sonho de infância é poder fazer parte da PF, por isso estudo o dia todo... Gostaria de saber sobre a metodologia de estudo que vc utilizou. Vc estudava de domingo a sábado, sem folga? quantas horas se dedicava e quantas matéria procurava analisar diariamente?

    ResponderExcluir
  18. Olá, procuro na internet mas não encontro nada que explique o ingresso no NEPOM para aqueles que fazem EFOMM(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). Ainda estou cursando, faço náutica e tenho muito interesse no NEPOM. Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir