domingo, 9 de março de 2014

Chuí/RS


A lotação Chuí/RS é localizada no extremo sul do Brasil e é uma fronteira seca com o Uruguai. Apesar de possuir essa nomenclatura a delegacia está localizada na cidade de Santa Vitória do Palmar, outro município que está a 20Km do município do Chuí. 
Abaixo uma relação de distância aproximada das principais cidades e pontos turísticos da região(Ponto de referência - Chuí):




Santa Vitória do Palmar - 20km
Pelotas - 260Km
Rio Grande - 250Km
Porto Alegre - 550Km
Montevideo - 350Km
Punta del este - 220Km
Punta del Diablo - 40Km
Fortaleza Santa Tereza - 30Km




No Chuí fica a aduana brasileira (Receita Federal), o NFTI (núcleo de fiscalização do tráfego internacional) da Polícia Federal, a PRF, o MAPA e a ANVISA, existe ali uma boa estrutura para a fiscalização.  Uma obra de ampliação de toda a estrutura que vem sendo realizada para a Copa e esta bem adiantada.
Receita Federal
O NFTI é onde trabalham os plantonistas desta lotação e este posto de migração esta localizado do lado brasileiro da fronteira, diferentemente de outras fronteiras do Rio Grande do Sul que possuem o posto de  fiscalização em outros países e os policias ali lotados não tem autonomia e competência para atuar como deveriam, pelo fato de estar em outro país. No Chuí este fato não ocorre. 

 A delegacia que esta localizada na cidade de Santa Vitória do Palmar possui todos os setores que outras delegacias do departamento. O diferencial desta delegacia é o fato da cidade ser muito tranquila e pacata possuindo aproximadamente 10 inquéritos em 2013. Acredito que se o DPF estivesse em outro momento os números seriam outros, obviamente que não poderíamos comparar com uma fronteira do MT ou MS, mas os resultados seriam melhores do que foram em 2013.
Os crimes mais corriqueiros de nossa atribuição que ocorrem na região são: Contrabando, Descaminho e Tráfico Internacional de Armas.

Delegacia Polícia Federal
 Com relação a cidade e estrutura local vou descrever ponto a ponto:

O Chuí possuí aproximadamente 5 mil habitantes e Santa Vitória do Palmar possuí 20 mil. Como todos os servidores vivem em SVP vou descrever apenas as peculiaridades desta cidade, pois o Chuí não é recomendado para residir.

Saúde - A estrutura hospitalar e clínica da cidade deixam a desejar. Existe um hospital público na cidade, porém sem muitos equipamentos e médicos. Existe também uma clínica da Unimed na cidade, porém o horário de funcionamento é até às 22:00. 
Caso haja uma emergência é necessário ir a Porto Alegre ou Pelotas.
O lado bom é que as farmácias da cidade são boas.

Educação - Para  o maternal, pré-escola e primário existe uma escola bem estruturada, com bom material e bons professores (Rede Positivo). A partir do ginásio e colegial acredito que já tenha que ter conseguido sua remoção.  Não sei quais são os termos atuais para os períodos escolares mencionados acima. 

Lazer - A cidade não possui shopping, cinema, teatro, pubs, barzinhos. Entretanto, para os solteiros, dizem que a noite é bem agitada e as mulheres são bonitas. Afinal os policiais federais, pelo menos os EPAs, são fortes na linha avançada.
Além disso, existem diversas praias que podem ser visitadas tanto no Brasil quanto no Uruguai. No Uruguai existem praias desertas e paradisíacas que podem ser exploradas e praticados diversos esportes radicais. Para os surfistas esta será a melhor lotação inicial que se pode conseguir no DPF.
Para quem gosta de compras, no Chuy uruguaio existem diversos Freeshops onde existem diversos produtos internacionais, desde cosméticos, perfumes, bebidas a produtos eletrônicos que podem ser adquiridos a um bom preço se o câmbio ajudar.

Acesso - O município não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo fica em pelotas. As estradas que vão para Porto Alegre e Montevideo são ótimas.

Alimentação - A cidade possui alguns restaurantes, porém nenhum é de ótima qualidade. Dá para comer, mas não é algo que o motive a ir almoçar fora de casa. 
Com relação aos supermercados, estes também deixam a desejar, pois não possuem grande variedade de produtos e deve-se sempre olhar a data de validade dos produtos que estão sempre prestes a vencer. Além disso eles desligam os freezers durante à noite para economizar energia. 
 
Acho que é isso.  Se precisar de mais alguma informação é só perguntar.
Lembrando que essa é a minha visão sobre o lugar, cada pessoa pensa de forma diferente. 
Morei muito tempo em São Paulo(capital), portanto meu padrão de comparação com relação a serviços é um pouco mais exigente do que o de outras pessoas. Existem colegas que acham que tudo aqui é perfeito e não querem sair daqui nunca. Enfim, não acreditem em tudo o que lerem. Façam seu juízo de valor, essa é uma decisão que vai influenciar na vida dos senhores por no mínimo dois anos. Pensem bem(para aqueles que terão a oportunidade de escolher, para os outros ...).

Um Grande Abraço









15 comentários:

  1. Dini, acho que nossa curiosidade é na realidade sobre a sede do DPF ai na região, se puder mandar mais fotos...

    Valeuu!

    ResponderExcluir
  2. Mévio Tício,

    o Dini não se encontra atualmente no Chuí, mas já informou que assim que estiver lá mandará fotos da lotação. É importante ter uma noção da cidade como um todo. Sinceramente eu não imaginava que era desta forma o Chuí. Falei inlusive para mandar fotos de locais ruins também.

    Muitas pessoas perguntam a classificação na ANP para ficar lotado no Sul do pais. No caso dele foi a 223 dentre uns 515. Em caso de dúvidas da região só postar que ele vai esclarecer. É importante observar que o número de IPL é bem reduzido.

    Próxima postagem será o Foz do Iguaçu falando da cidade e sobre a conquista de um sonho de um Agente Federal!

    abs

    ResponderExcluir
  3. Muito boa postagem! Pra quem curte um surf, morar ao lado de praias paradisíacas do Uruguai deve ser ótimo haha

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, meus parabens pela serie. O chui aguça a curiosidade de muitos, pena q nao seja pontuação 4.
    Vc nem apagou a parte q fala "aos casados resta morrer", kkkk.
    Fico no aguardo da sua sobre epitaciolost (ou LOVE) hehe e tambem cruzeiro do sul.
    Nao esqueça de falar (e pedir p os colegas) sobre a possibilidadd de pegar uns dias de folga p viajar p casa e a frequência q chega missao (oportunidades de viajar, a trabalho, p outros estados). Abraço

    ResponderExcluir
  5. 2 graus? fresquinho...estilo RJ...fácil adaptação....rs

    ResponderExcluir
  6. A possibilidade de viajar ou não depende da chefia que está por mudar tendo em vista o curso de Delta na ANP. Todas as Delegacias possuem o direito de compensar. Uns mais flexiveis outros nem tanto.

    Epitaciolove vai vir com tudo doa a quem doer!!!kkk Bom que a galera gostou da postagem, mas isso foi devido ao colega que disponibilizou seu tempo para o Blog. É difícil as pessoas ajudarem.

    Obs: ele escolheu a lotação em grande parte por ser surfista!!!

    Dúvidas só postar que ele responde.

    abs

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, algum boato, previsão ou informação para um novo concurso de APF esse ano? Ansiedade tá foda aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falcão,

      devido aos últimos rumores edital no segundo semestre. Dessa vez não foi bizú de nenhum instrutor, porém é o que grande parte do efetivo acredita: 600 vagas. Na próxima semana poderemos ter uma resposta positiva do Governo e o concurso voltar a ser um dos pontos principais do DPF. Neste momento pressão total pela reestruturação da carreira.

      Se tiver novidades eu passo. Imagino a ansiedade. Continue estudando, pois quando sair o edital estará 100% preparado.

      abs

      Excluir
    2. Falcão,

      devido aos últimos rumores edital no segundo semestre. Dessa vez não foi bizú de nenhum instrutor, porém é o que grande parte do efetivo acredita: 600 vagas. Na próxima semana poderemos ter uma resposta positiva do Governo e o concurso voltar a ser um dos pontos principais do DPF. Neste momento pressão total pela reestruturação da carreira.

      Se tiver novidades eu passo. Imagino a ansiedade. Continue estudando, pois quando sair o edital estará 100% preparado.

      abs

      Excluir
  8. Alexandre vai ter algum post de Guará? Acho que vi em algum lugar que em Guará tem uma estrutura nova e muito boa. Estou curioso para saber como que chega a internet e o sinal de telefone celular nestes locais. O Dini poderia nos dizer como que é em Chuí também.

    ResponderExcluir
  9. Só corrigindo é Guaíra e não Guará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho,

      não conheço ninguém por lá, mas espero conseguir algum comentário da lotação. Sei que é excelente para valer os 4 pontos. Em relação a como chega a internet é pergunta para os universitários...kkkk

      abs

      Excluir
  10. Muito bom o post Alexandre!!
    Sabe qual é a pontuação dessa lotação?

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Tenho filho pequeno, então, ao procurar uma lotação, a escola para ele será fator determinante na escolha.

    ResponderExcluir
  12. Em Palmar não tem nenhuma escola para primeiro período (educação fundamental) boa?

    ResponderExcluir