segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Natação

 Texto: Paulo Monteiro

Ao contrário do que a maioria pensa, natação é muito mais perna que braço. Por dois fatores, primeiro: a perna é que mantém o seu corpo na superfície da água, e quanto menos submerso, e mais na horizontal estiver, menor resistência da água enfrentará. Pra treinar sua perna é simples. Compre uma pranchinha, e tente atravessar a piscina apenas com o movimento das pernas. Movimentos alternados, bate uma, depois bate a outra. Não e necessário bater forte, e sim o mais rápido possível.

Caso você esteja batendo perna e levantando muita água, tente bater mais suave e com mais velocidade. No início, provavelmente, não vão sair do lugar, ou se deslocar devagar, mas com treino vai melhorar bastante. Pode-se usar tal treino como aquecimento, ou intercalá-lo no treinamento.

Mantenha as mãos no formato de concha, e de forma alguma deixe os dedos separados. A função da mão e “puxar” a água e facilitar o deslocamento. Alongue o máximo a braçada, esticando o corpo o máximo possível e puxe a água com força. Não é preciso também exagerar na força, caso contrário seu corpo vai ficar balançando na água e aumentando a resistência.

Respiro depois de quantas braçadas? Depende. Você não precisa se preocupar com um número certo. Tente respirar uma quantidade de vezes confortável. Não precisa ficar respirando toda hora, nem prendendo a respiração a ponto de achar que vai morrer. Veja pra qual lado você tem maior facilidade para respirar e mande brasa. Não e necessário fazer a respiração bilateral, sempre vai existir um lado que se possui maior facilidade, então devo usá-lo. Eu, nado a ida com 1-2 respirações ou até nenhuma (explico depois o porque) e a volta com 4. Mas não é regra, e nem sempre faço essa contagem. Um fator que auxilia muito na respiração é o processo de expiração. Quando respirar (colocar a cabeça pra fora) puxe o máximo de ar que conseguir pela boca, ao retornar a cabeça pra água (mantenha o olhar nos azulejos do fundo, essa é a posição correta da cabeça) e aos poucos e esvaziando o pulmão de ar, soprando mesmo. Para que quando voltar a respirar você não perder o tempo que deveria estar “engolindo” ar, expelindo ele. Para respirar não precisa colocar a cabeça inteira pra fora, basta tirar a boca para o lado de fora.

Na hora do salto, prenda os dedos dos pés na borda, flexione um pouco os joelhos e salte, como se fosse realizar o salto horizontal. A diferença é que você entrará de ponta na água. Alongue os braços ao máximo e una as mãos, formando uma espécie de seta. Eu deixo as mãos próximas aos pés antes de saltar, pois acredito dar mais impulso ao salto. Tente “colar” as orelhas nos ombros, antes da queda, essa é a posição mais adequada e aerodinâmica. Evite ao máximo dar aquela barrigada, que além de praticamente reduzir sua velocidade a zero, gerara desconforto e impede o deslocamento submerso. Ao entrar na água, ou de a famosa golfinhada (unindo as duas pernas e batendo-as de maneira vigorosa e em conjunto, lembrando que o movimento vem desde o quadril, como uma dançarina de dança do ventre), ou se não conseguir bata muito rapidamente as pernas, da mesma maneira que treinou na pranchinha e mantenha seus braços em forma de seta ate chegar à superfície. Aqui é o motivo de fazer pouquíssimas respirações na ida, eu chego à superfície com praticamente 15-20 metros percorridos, então além de percorrer com velocidade quase que um terço da prova, eu gasto muito pouco energia, o que me garante mais gás pro final. Treinem o salto, vale a pena. Eu também aconselho a não tentar adivinhar a hora que o avaliador vai apitar, pois queimar a largada além de tirar uma tentativa sua, possivelmente você não perceberá e nadará com todo gás. Ai, apenas no fim vai descobrir que gastou gás a toda e nada daquilo valeu.

Fazer ou não fazer a virada. Eu não fiz. Por um único motivo, ela tem que estar muito bem treinada pra ser eficiente, e um erro (não bater a perna na borda- acontece- e pode te desclassificar) E olha que nadei muito tempo na vida, mas estava parado a tempos. Fiz da seguinte forma. Bata a mão na borda, ponha a cabeça pra fora e respire. Ao mesmo tempo em que você gira seu tronco, você encolhe suas pernas, colocando o joelho no peito. Afunde, e impulsione suas pernas como uma mola na parede, posicione seus braços como seta, e siga as mesmas orientações do salto. Da pra ganhar uns 5-10 metros ai.

Eu prefiro não usar óculos. Eles podem se soltar, entrar água, afinal dar merda. Eu acho que 30 segundos de cloro nos olhos não faz mal a ninguém. Mas se quiser usar, use aquele que você esta acostumado. Não compre um mega tecnológico na véspera. Use o que ta dando certo. Não invente. 

No mais, é nadar, nadar e nadar. Acho que 4 vezes na semana é suficiente pra quem tem algum nível de natação. Não considero cachorrinho nem “modo rio” estilos de natação, deixo isso bem claro. Heheheehehhe. Quem tem dificuldade procure um personal ele poderá ser muito útil. E pra concluir, não ache que você tem que treinar apenas tiro. Natação e fluidez do corpo. Solte os movimentos, nade bem lento, memorize os movimentos, deixe seu corpo se condicionar a eles. Natação é 80% técnica e o resto é preparação física. Vai dar certo!


20 comentários:

  1. Sensacional essa dicas !!! Obrigado !!! Partiu piscina do Bangu !!! hauhauhaua

    ResponderExcluir
  2. Legal o texto Paulo! Quando você começou até o dia do TAF foi quanto tempo? E a evolução em segundos? Como foi? Tipo: primeira semana de treino 50 segundos. Ultima semana de treino 35 segundos.Valeu brother!

    ResponderExcluir
  3. Eu conto se vocês prometerem não querer me matar. Heheheheeh. Eu sou um caso a parte. Nadei dos 5 aos 13 anos e competia em equipes mirins.Depois disso por motivos pessoais nunca mais nadei. Antes de fazer a prova medi meu próprio tempo uma vez: 35,5 segundos. Por isso que digo que natação é fundamento, é memória muscular. Relaxei. Depois de aprovado, fiz três treinos leves, pra soltar o corpo, pra readquirir a famosa memória muscular, pra dar aquela desenferrujada. Cada treino de 20-30 minutos. Medi o tempo novamente: 31s. No Taf fiz 30,5, e na Academia fiz 29,6 e 29,2. EU NÃO FAÇO ISSO! Choro? Descredito? NÃO. Só contei essa história pra mostrar que natação é mais que treinar tiro, tiro, tiro e tiro. Natação e fundamento! E pernada correta, respiração correta, braçada correta. Isso só se adquire treinando, e treinar não é necessariamente dar vários tiros e sair da piscina colocando o pulmão pra fora. Quem não tem uma base boa de natação procure quem sabe, foque nos movimentos, nos seus erros ( que são facilmente encontrados) e corrija-os. Treine perna!!! E o mais importante: da tempo. Não de virar nadador, mas de bater 42s da sim. Exige esforço, mas não se afobe. tenha foco e entenda seu corpo e adapte a agua. Esse é o segredo

    ResponderExcluir
  4. Que texto da hora! entrei Hoje na natação e tenho a mesma história que o autor: nadava quando pequeno e entrei agora pra aparar as arestas. Consegui 37 segundos, mas foi no final da aula. Ou seja, posso melhorar um pouco mais. E aqui vem minha pergunta: como é o treino pra conseguir fôlego suficiente pra fazer os 50m respirando o mínimo possível?

    ResponderExcluir
  5. Alguém tem macete de como saltar sem o oculos sair do lugar?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Amigos!!!

    A natação é o teste que mais reprova na ANP. Era a única coisa que tirava meu sono para o TAF. Antes da aprovação na objetiva treinava 3x por semana. Após aprovação só descansava aos domingo alternando treino forte e fraco.

    Eu treinava com uma personal. Apesar de sair salgado ela me dava toda a referência da evolução. As dicas do Paulo Monteiro são muito importantes principalmente para quem possui dificuldade.

    O óculos eu colocava tão apertado que era impossível sair. Importante ser um óculos de qualidade vale a pena o investimento principalmente para os desesperados.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. vlw!!! vou testar amanhã.

    ResponderExcluir
  8. Alexandre vc lembra de alguma majoração na redação de apf12? interpus os recursos e to no aguardo, se ganhar 1pt basicamente só dependo de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepe,

      vi si colegas que conseguiram mas o Cespe geralmente é duro na queda com estes recursos.

      Agora só resta a nossa torcida. Fé!!!

      abs

      Excluir
  9. no dia do TAF, podem entrar os familiares? já vi gente dizendo que não, mas já vi no blog aqui que foi possível...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for possível olhar de longe sim, lugares abertos como a corrida por exemplo. Já a piscina geralmente é em local vetado o acesso.

      Excluir
  10. Fala Alexandre, to por aqui ainda parceiro logico, sempre, não consegui os recursos, mas continuo otimista, estou hj fora das vagas, entretanto, espero que depois do taf ou entre nas vagas da cota ou fique coladinho.

    Faço esse concurso desde 2009, experiencia nessas horas é tudo. maior injustiça essa correção da minha redação viu. Se ganho 8 tava tranquilão. la na frente.

    abraços. continuo forte e confiante. porque sei que no taf não caio nem pra morte.

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, quando será seu próximo post?

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, quando será seu próximo post?

    ResponderExcluir
  13. Alexandre boa noite...
    Tenho algumas duvidas... hahaha

    1- A festa de formatura (Baile) como é? Quantos convites são disponiveis? São os alunos que se juntam e organizam?

    2- Quando vc vai para sua lotação... Leva-se eletrodomesticos ou quando se aluga tem opção de mobiliado?

    3- Vc tinha carro? levou para sua lotação ou comprou um ai? ou preferiu nem gastar com isso?

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Fica tranquilo, a ANP ajuda a organizar, vai ter um representante por turma na comissão, no baile você pode ter quantos convites quiser pagar hahaha

      2- Cada um faz de um jeito. Eu trouxe coisas pequenas, as grandes comprei por aqui, até hoje estou comprando.

      3- Também cada um faz de um jeito, eu vim de carro em 4 dias. Tem gente que comprou depois.

      Abraços

      Excluir
    2. Po Caveira.. muito obrigado pelas informações. Foi de grande ajuda...

      Excluir
  14. Alexandre, você pode ajudar em relação a lotação dos peritos da PF?? Quais as cidades possíveis de atuação?

    ResponderExcluir