quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Próximas etapas


Bora Treinar...


Fala galera, aqui é o Caverna.

Chegou a hora de focar no TAF, quem já não estava treinando, precisa correr atrás do prejuízo, mas nada de se assustar. Com alimentação equilibrada, ritmo de treinos e foco, todos os exercícios do TAF são possíveis de fazer quando chegar o dia. Vamos falar sobre cada um deles sob a minha perspectiva.

Lembro que eu deixei de treinar a barra e quando fui “testar” não fazia mais que cinco hahaha, até o dia do TAF só cheguei em 10 para conseguir as 15 na ANP. Para quem não é do ramo da musculação, recomendo nem tentar a pegada supinada e treinar só a pronada. Lembre-se do queixo que os fiscais são exigentes. O resto é treino, treino, treino, quem tem dificuldade, vá em uma loja de esportes e compre aquela barra de colocar em batente da porta do quarto, ajuda e muito ter uma barra sempre a sua disposição, olhou para ela, ela olhou para você, não tem escapatória, bora fazer séries.
  
Sobre a natação, nesta fase do concurso eu só conseguia dar os tiros de 25 metros, então nada de se apavorar se você não consegue, tem gente que recomenda treinar todos os dias, eu já digo o seguinte: respeite seu corpo, eu comecei durante os treinos a sentir o ombro e tinha dores que me deixavam muito preocupado, cheguei a fazer fisioterapia para ajudar. Então o que pode servir para alguns, pode não ser bom para você. De nada adianta chegar no dia com alguma luxação, fratura ou lesão. Treine forte mas dê atenção à recuperação e aos sintomas que o seu corpo transmitir. Use a cabeça!

O pulo também assusta, eu tinha plena convicção que faria o máximo, chegou no dia, foi o pior resultado, nota 3. No dia houve uma pequena “lombada” que fizeram com areia e os fiscais disseram que quem encostasse ali poderia correr o risco de “queimar o pulo”. Achei absurdo, mas dependendo da capital onde você faça, se prepare sempre para o pior. Treinando para o pior, quando vier o teste você tirará de letra.
  
A corrida não tem jeito, é treino, treino e treino. Eu já corria a mais de um ano, então para mim foi tranquilo, o que eu não recomendaria é só treinar os 12 minutos, tem gente que só treina isso, eu discordo. Você deve fazer tiros de 200, 400 metros, intercalados com trotes, caminhadas, outro dia correr trinta minutos. Se você tem dificuldade, precisa de cadência, e é isto que vai lhe ajudar.

Qual sua principal dificuldade? Alguns é a natação, outros o pulo. Mas sem esquecer de todos hein! Faça seu post nos comentários e com certeza colegas ajudarão a complementar este post e resolver suas dúvidas.


Para os que não foram agraciados com a nota de corte, deixo esta frase de Martin Luther King:

“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”

Para refletir. Grande abraço as todos os aspirantes do futuro colega, Caverna.

31 comentários:

  1. Boa tarde Caverna.

    Você recomenda algum tênis especial pro salto? Estou usando um rainha vôlei mas andei pensando em adquirir um pra salto em altura. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha um colega na ANP que usava sapatilha de atletismo. Eu acho exagero (opinião pessoal), o importante é ser um tênis sem o solado liso para não escorregar, outra coisa, no dia da prova passe a mão nos solados para limpar a areia, como os jogadores de vôlei fazem.

      Excluir
    2. Valeu caverna dando uma força para galera.

      Tamo junto!!!

      Excluir
  2. O que está pegando no momento é o salto. Só estou conseguindo 2,10!! Parece que no dia a dia os treinos não evolui. Já vi vários vídeos no Youtube e não saio dessa marca. Começando a ficar preocupado rsrsrsrsrs. Se puder me ajudar neste ponto agradeço, caverna!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está usando o movimento do seu corpo? Existe o balanço dos braços, jogar as pernas para frente na aterrissagem, entre ver um video no youtube e coloque na velocidade do youtube 0,5. Observe todos os movimentos do corpo de quem consegue. Filme seus movimentos e compare. O salto estático envolve muito este uso do " momentum "

      Excluir
    2. Valeu carverna, agora estou batendo a meta, que é de 2,14, estou mais tranquilo, porém, quero ir mais longe, pois quero ter a distância de segurança. Abraços!!!

      Excluir
  3. Andrei, um colega meu de treino usou moderadamente caneleiras de 1Kg nos saltos, outro dia saltou sem caneleira e ganhou alguns centímetros. Não sou da área de Ed. Física não sei se pode ocasionar lesão ou algo do tipo, só passando a experiência que presenciei.

    ResponderExcluir
  4. Hehehe!!!

    Ai, sinistra a postagem do caverna ein... Valeu meu garoto muito bom e explicativo p próxima fase.

    Galera vamos contribuir p galera que ainda não foi contemplada. Quem quiser e puder: santosla1@hotmail.com enviar a redação sem o nome. Este contato fica p todos q quiserem contato já respondendo a um colega que pediu o contato no pôster anterior.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Essa da barra na porta me fez ri muito aqui...rsrs, pois tenho uma desde 2012 e é assim que funciona para mim também, olhou para ela e ela para você, vai lá e faça...kkk. Tinha até trilha sonora com a música do Raul Seixas...tente outra vez!!!!

    Valeu, Caverna!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas....estou enganado ou a menina ficou chateada porque fez 5 barras????NINJA!

    ResponderExcluir
  7. Caverna ou Alexandre, na parte dos exames médicos o edital pede laudo por médico especializado. O laudo dos exames de sangue, fezes, urina, drogas podem ser feitos com um clínico geral? Ou exige alguma especialidade? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este eu fiz sem pedidos médicos algum. Como paguei pelos exames, não precisava de pedido médico, o que solicitei para o laboratório foi uma versão dos resultados assinada de próprio punho do responsável técnico pelos exames com carimbo.

      Excluir
  8. Por que recomenda a pegada pronada? a pegada supinada é mais fácil, né não?

    ResponderExcluir
  9. Consigo fazer 12 barras, mas com a pegada supinada ( que é a com a palma da mão virada para o meu rosto). Consigo mais com supinada do que com pronada.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre. Sei que não é o objetivo do topico. Mas se possível me tira essa duvida. Na sua opinião.. Qual a melhor policia de se trabalhar? PF ou PRF.. Visto que muitos falam sobre o clima de insatisfação na PF.

    ResponderExcluir
  11. Alexandre. Sei que não é o objetivo do topico. Mas se possível me tira essa duvida. Na sua opinião.. Qual a melhor policia de se trabalhar? PF ou PRF.. Visto que muitos falam sobre o clima de insatisfação na PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erlan,

      complicado dizer isso. Nos últimos tempos muita gente vem perguntando isso. Depende do seu objetivo. Quando entrei na PF meu objetivo era participar das grandes operações. Onde você estiver estará bem, porem nunca vi um PF sair e ir para PRF (salvo se fosse subjudice na PF). Existiu uma situação agora no curso de escrivão. A coordenação da ANP chamou todos os aprovados para EPF que também passaram na PRF. Tinham aproximadamente 110 alunos e algo próximo de 10 alunos optaram pela PRF.
      Obs: na minha delegacia dos cinco escrivães quatro passaram na PRF e foram chamados para esta reunião. Segundo eles nem pensaram 2x.

      Hoje viajando pelo Brasil pegando estrada vejo muitos Postos da PRF com poucos servidores, muitos carros no pático como sucatas e o serviço de barreira. A escala para estudar lá é 24x72 tem este ponto positivo para quem pretende continuar estudando.

      Na PF existem problemas sim é fato, mas quando eu estudava não pensei que aqui fosse ter algo de diferente. Aqui entendi que existe injustiça como em 99% dos Órgãos Públicos no Brasil, mas aqui o "embate" é maior... Os praças da PM amam os oficiais? Investigadores da civil amam delegados? Na PRF apesar de ser carreira única não existe um chefe antigão que a galera comenta que o cara não sabe nem falar ou é carrasco? Lógico que na PRF a satisfação em relação a meritocracia seja melhor... Inclusive, se eu fosse chefe será que eu seria um bom chefe? (somente com o poder na mão para saber)...

      Tenho um colega ex PRF que diz o seguinte: lá era carreira única mas chefe é chefe; na PF existem muito mais oportunidades de missão; aqui eu prendo e levo para o meu cartório (minha casa); o peso da carteira é maior na PF. Por outro lado, o clima na PRF era melhor isso ele admite.

      Se existir algum colega que possa falar da PRF o espaço está aberto. Esqueci de dizer que somos parceiros é comum o trabalho conjunto todos somos policiais!!! Muitos PRFs estão satisfeitos lá e muitos que desejam sair estudam para algo fora da Polícia ou até mesmo Delegado.

      É o que sempre digo se um dia eu for sair da PF voluntariamente será para algo que não seja Polícia. Sou fanático pelo DPF se exagerei na opinião favor relevar.

      Vale dizer ainda que os concursos são diferentes né... PRF geralmente são muito mais vagas. Se você está em dúvida vale a pena levar isso em consideração também.

      Abs

      Excluir
    2. Faltou dizer que nos últimos tempos e termos estruturais a PRF está evoluindo muito. A Academia é top e Superintendências estão se espalhando pelo Brasil. O efetivo é qualificado, só passa quem está preparado...

      Excluir
  12. Hoje corri no sol quente do RJ....pensando num treino muito difícil para um jogo menos pesado....seguindo o conselho dos que já conseguiram seu lugar ao sol estou treinando com sabedoria e respeitando os limites do meu corpo...minha maior preocupação é o salto, mas hoje obtive bons resultados saltando na areia.....
    Caso tenha algum colega do RJ treinando no Fundão, favor fazer contato para um treino.
    Bom fim de semana a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Rabelo,

      ta chegando a hora. \treinar é muito mais fácil que estudar passei por isso...kkkk

      Abs

      Excluir
  13. Olá Alexandre!!

    Primeiramente, obrigado pelas publicações. Sempre muito valiosas para nós que sonhamos em fazer parte da PF.
    Meu caro, alguma palavra motivadora ou realista mesmo para quem foi aprovado na prova objetiva, mas está fora do número de vagas (no meu caso, na posição 1.103)?
    O TAF pra mim não é o problema, embora eu não o subestime. O grande problema pra mim é passar por todas as fases e não ser chamado. Essa situação está me consumindo...

    ResponderExcluir
  14. João,

    parabéns pela aprovação. O fato de estar fora do número de vagas não quer dizer que fez uma prova ruim muito pelo contrário é um vencedor. Caso não seja chamado e persistir sabe que é o próximo da fila. A sua classificação complica um pouco devido a ter vaga para cotas. Nada é impossível. Tenho um amigo que fez todas as etapas em 2012, não tinha plano de saúde, gastou 3 mil reais e não foi chamado. Neste último de EPF o colega entrou, ou seja, manteve a pegada.

    Tudo pode acontecer e para estar dentro você precisa fazer a sua parte.

    Bons treinos. Sempre que estiver desanimado leia seu nome no Cespe. Com certeza isso te dará muito orgulho!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, primeiramente parabéns pelo blog, muitas informações importantes e motivadoras. Estou em uma situação parecida com a do colega, estou vivendo um sonho, sempre quis ser PF, porém estou um pouco receoso, pois fiquei mal classificado, estou lá pelos 900º, entrei com recurso para redação pra "chorar" uns pontinhos, mas mesmo assim não estarei em uma posição confortável. Queria sua opinião sincera, você acha que tenho chances reais de ser chamado para academia? Pela peculiaridades desta prova será que a taxa de reprovação principalmente no TAF vai ser maior?
      Pelo que vi em 2012 foi chamado até cerca do 850º, mas eram 500 vagas e neste na ampla serão apenas 450...

      Excluir
  15. Anezio,

    parabéns pela aprovação! Realmente a cota dificultou o ingresso na concorrência ampla. Se considerarmos que a barra feminina foi alterada sem a necessidade de flexionar realmente tende a reprovar menos mulheres. Vale lembrar que muitas foram reprovadas para APF 2012 devido a este teste.

    A sua situação é complicada mas não impossível. De uma forma ou de outro o seu empenho deve ser o mesmo não poderá deixar de cumprir as etapas. Será que a sua motivação será menor do que a do colega que não conseguiu passar para a outra etapa e inclusive já voltou a estudar? Levante a cabeça você é um vencedor! Será um exemplo para os colegas de estudos mas também entendo, caso não entre, o sentimento de decepção do "quase".

    Vamos ficar na torcida.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Alexandre, esse local em que eles filmaram é a ANP?

    ResponderExcluir
  17. Mais uma vez parabéns pelo blog. Fui aprovado no último Taf e gostaria de saber se o aluno pode ir para a ANP com veículo próprio? Outra dúvida que tenho é quanto o aluno recebe durante o curso? Sei que é 50 % Mas quanto em reais ele recebe em reais após os descontos. Queria sanar essa dúvida porque sou (até agora kkkk) sargento do Eb e estou na dúvida entre qual remuneração optar. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Vinicius,

    A bolsa girava em torno de 3.400,00 reais, mas teve o aumento então será um pouco mais. Precisa se informar direitinho, pois o policial federal que cursar ANP não poderá optar receberá a bolsa.

    Fiquei sabendo que a regra mudou dezembro 2014.

    Valeu pelo elogio.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta Alexandre e sobre o carro, sabe dizer se o aluno pode ir com o carro já na apresentação e se tem estacionamento lá para aluno? Abraço.

      Excluir
    2. Tem vagas para alunos sim!!! E ajuda muito nos finais de semana, pois tudo fica longe da ANP.

      Abs

      Excluir