sábado, 17 de janeiro de 2015

Tempo na região de fronteira

Parece que foi ontem... Já são 2 anos de fronteira. Muita coisa que se falava sobre a região de fronteiras hoje posso tirar a minha própria conclusão. Posso dizer que estou feliz, mas admito que a localidade começa a nos “sugar” um pouco. No início tudo é lindo. Três anos é o tempo em que se consegue ficar numa boa aqui. E olha que na minha lotação sempre nos reunimos, fazemos churrasco, curtimos piscina e UFC vira evento de luxo! Sem sombra de dúvidas chegou o momento dos senhores colocarem sangue novo aqui. Quem puder fazer uma boa ANP e pegar uma lotação em capital não pense duas vezes. Tudo gira me torno da SR: melhores missões, cursos, oportunidades, estrutura e etc...

Isso é o que todos os policiais lotados no interior sentem no dia a dia. Lógico que existem as exceções. Pretendo trabalhar em uma SR na próxima remoção. Ser policial atualmente requer ser por uma realização pessoal. Até mesmo aqueles que sonhavam se fosse hoje pensariam duas vezes antes de encarar a fronteira. O Estado do Acre é uma região onde ainda se vive com tranquilidade. Gosto daqui e muitos servidores que são removidos pedem para retornar. Não pretendo ficar a minha vida toda por aqui, mas a lotação que mais se aproxima da minha realidade é a Capital Rio Branco. De uma forma ou outra você fica conhecido entre os policiais e isso possibilita escolher um local onde deseja trabalhar.

Antigamente eu olhava na folha dirigida concursos em regiões distantes e pensava: com este salário eu vou!!! Complicado amigos, vejo Órgãos com concursos a nivel nacional sem a mínima estrutura. Acho que em relação a isso o DPF não está tão ruim. Na minha lotação temos viaturas razoáveis e uma Delegacia arrumada. As oportunidades em missões e cursos aumentaram muito nos últimos tempos. Agora, uma coisa que vale muito a pena em uma lotação de fronteira é a união, a amizade e o companheirismo dos colegas servidores destes locais.

Resultado definitivo: Puro chute apostaria 58 a 60 o corte. Quem não fez uma boa prova mais continuar os estudos terão outras oportunidades não só no DPF como em outros Órgãos Policiais ou não. Aos colegas que estão otimistas para o concurso de APF vamos treinar.

Escrivão: muitos candidatos tem receio quanto ao cargo de escriba. Galera, muitos colegas deste último concurso estão trabalhando fora do cartório. Para sempre, não sei... Porém, é a situação atual. Não se esqueçam que muitos colegas aqui do blog passaram e não vejo nenhum arrependido, pelo contrário, já adaptados ao seu cargo e de vez em quando fazendo trabalho de rua. Portanto amigos, não existe gol feio. Feio é não fazer gol. O que vale é estar dentro e fazer parte da família!!!

Galera estou de plantão e com sono, portanto vamos dar um desconto.


Abraços

77 comentários:

  1. Bom Domingão a todos. Sei que ainda não sou PF mas, umas das coisas que pude perceber ao longo desses bons 5 anos em contato com essa prova ( estou a 3 ininterruptos) diz respeito a maturidade que essas pancadas cespe trazem pra sua vida. Essa transição é um barato, porque quando você olha para trás, não é e nem vai ser mas aquele rapaz que sonhava em ser Federal.

    Portanto, cresci muito só de estudar e levar revés nesse que a priori foi um sonho e hoje é uma missão; uma questão de honra de provar pra mim que posso realizar um planejamento de logo prazo.

    Quero também agradecer o espaço e corroborar com o Alexandre no sentido de acreditar piamente em um corte 59-60 ampla. É nesse sentido, que espero ganhar 3 anulações ou mudanças de gab para ingressar na próxima etapa desse meu planejamento. (estou com 57).

    Bom e pra não ficar encima do muro, até porque não faz parte de mim, para as cotas é de suma importância fazer parte da ampla para que tenha chances nas mesmas, pois, APF não é Antaq ou Anatel, APF é para muitos caráter ideológico; obstinação. E tudo que mexe com cultura é bem mais complexo do que se espera que seja, sem fazer juízo de valor aos demais certames, isso posto, não pensem que o corte das cotas vai ser um diferencial, como já dito tem que fazer pontuação de ampla para vamos dizer assim garantir as cotas.

    Qual a moral das cotas eu não sei, mas estou nelas e convicto que na PF não tenha tanta eficacia que em outros certames, disse tanta eficacia, pois, é obvio que ainda continua tendo mesmo eu acreditando na necessidade de fazer pontuação de ampla. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Pepe Peixoto, relaxe, rapaz!!!

      Sei como deve estar se sentindo! A galera do bolão (como disse o Alexandre) está na faixa dos 50 a 60 pontos. E isso na ampla concorrência!

      Você está com 57 cotista. Te digo, acredito que você estará entre os 120!!!
      Continue treinando para o TAF, pois você o fará!!

      Você diz ser o seu 3º ininterrupto?! Pois já é o meu 4º (Agente 2009, Agente 2012, Escrivão 2013 e, agora, Agente 2014). E não fui bem!

      Já focando o próximo de Escrivão e, por que não, o da PRF! Mas, sonho é sonho!

      Como diz o Alexandre, o importante é entrar no DPF, quer Agente, Escrivão ou Papiloscopista. Claro, há aquele cargo que a pessoa se vê melhor nele, mas não tenho muito esse problema!

      Outra coisa, você está equivocado quando diz que a nota tem de ser igual a ampla para estar nas vagas. Nada disso!
      O Edital é bem claro: se a nota de um cotista for IGUAL a nota dos 450 primeiros colocados na ampla concorrência, ele ficará nas vagas da ampla. Caso contrário, ele (o cotista) ficará apenas na vaga destinada a ele (120 - ou 360 contando com o número de redações corrigidas).

      Abração e boa sorte!!!

      Excluir
    2. Caro flopess, obrigado pela sua arguição, to meio ansioso mesmo, o que quero dizer sobre as cotas
      é ir pro TAF sem fazer figuração, efetivamente com chances de ir para ANP, se você fizer nota de cotas nada te garante ir para ANP, pois, muita gente cotista estará nas duas listas, ou seja, terão feito a nota da ampla, logo, podem não entrar nas 450 mas com certeza estarão bastante confiante nas cotas. A exemplo disso: você pode baixar a lista de convocação da ANTAQ e verá que teve muito cotista que figurava na ampla. Abraços... Obs: fiz a prova de 2009 também pra escriba, só que não me dediquei como estou fazendo nos demais posteriores.

      Excluir
    3. Flopess, sobre o sonho, é isso ai mesmo tens que colocar na frente de tudo, pois, isso levará vc a aprovação nem que dure 10 anos rsrs. para outras pessoas é colocar a carroça na frente dos burros, mas, pra gente é cumprir a missão, e vc sabe missão dada parceiro...

      Excluir
    4. Muito bom galera motivação total!!!

      Aqui só tem guerreiro!!!

      abs

      Excluir
  2. Alexandre! Legal você desabafar com relação esta questão das cidades de fronteiras. Imagino que deve ser complicado mesmo. O negócio é ir para as capitais. E por falar nisso você pretende na sua primeira remoção voltar para Niterói ou vai ser qualquer capital? Grande abraço brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      difícil existir vaga para Niterói. Ou você vai por necessidade da administração ou então apenas com muitos anos de DPF. Seria uma ótima opção, pois sou de Nikit, porém a violência também me assusta.

      Indo para Rio Branco já não haveria novidades. Conheço a cidade, pessoas, ambiente de trabalho. Estou confuso ainda...

      Abs

      Excluir
  3. I aí rapaziada...! a muito tempo acompanho esse blog e já ví um milhão de vezes os posts do amigo alexandre na esperança de um dia passar por esse privilégio de ser federal ! Fiz 62 e estou ansioso pra caramba ! não vejo a hora de chegar dia 26 pra ter a confirmação logo ! estou treinando e com FÉ de que tudo vai dar certo ! grande abraço a todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 71vla,

      tudo "ceteris Paribus" acredito que estará dentro das demais etapas.

      Bom treino.

      Excluir
  4. Calma Alexandre, até o final do ano alguns participantes do blog irão até ai te render, eheheh. Tu pensa em sair no próximo concurso de remoção para qualquer outro lugar ou vai ficar ai pontuando para conseguir a lotação que realmente queira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iglezias,

      vou sair principalmente por conta da família. Rio Branco já estaria legal. Mas tenho que pensar direitinho ainda. Pode chegar!!!

      abs

      Excluir
  5. Boa tarde , meu amigo, gostei do blog, sou bombeiro Militar do Rio de Janeiro, estudei na Academia turma de simulado e estava lá o dia em que compareceu. Meu amigo quero muito passar nesse concurso essa prova não fui bem pois tive imprevisto nas semanas anteriores à prova. Porém continuo estudando, sei que foi policial militar do Rj, sinceridade: caso à PEC 300 seja aprovada? qual seria o seu sentimento?
    Boa tarde meu amigo, bom serviço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mestre,

      seguinte: ser policial federal é uma coisa que mexe muito comigo uma satisfação pessoal, orgulho que não tenho como dizer. Se eu estivesse hoje no RJ e ganhasse a mesma coisa mesmo assim estaria aqui na fronteira e feliz. Tudo na vida tem sacrifícios e a minha família acompanha e até hoje se orgulha da nossa conquista.

      PEC 300: Um dia já acreditei, hoje, acho muito difícil. Além disso ser subordinado ao Governo do Estado RJ é muito complicado. Você é Bombeiro né? Acompanho a luta de vocês muita covardia em cima de profissionais que são verdadeiros heróis. O salário bruto inicial está R$ 8.700,00 e ainda rola umas missões que rendem um dinheirinho, mas o que mais eu gosto é estar conhecendo novas pessoais, locais, fazendo amigos tudo por conta do "DPF Tour" e recebendo ein...kkkkk

      Os colegas que saem do DPF geralmente são para ganhar o dobro ou mais. Existem exceções que empatam visando voltar para casa, grande parte das vezes por motivo familiar. Um dia eu posso sair, mas com certeza será por dinheiro e não por satisfação pessoal. Resumindo: Não saio!!!kkkkk

      Voltando PEC 300: muito justo, porém, impossível querer que o Estado do Acre pague o mesmo salário de uma grande capital. Por outro lado, não podemos admitir que o RJ pague o que paga a seus servidores.

      Fui claro? Qualquer coisa só postar aí. Desculpe, ams sou fanático pela minha profissão.Rs

      Abs

      Excluir
  6. Grande Alexandre! Mais uma bela postagem. Quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho neste Blog, te acompanho praticamente desde o início.
    Preciso tirar uma dúvida muito importante, e vc é o cara pra isso Rs
    Assim como todos os outros, tb é meu sonho fazer parte do DPF. Sempre desejei me tornar APF, pq acredito que facilitaria o caminho para chegar ao COT. Fiz o último exame e creio não ter ido muito bem. Depois fiquei sabendo que abriria novo concurso para escrivão neste ano, e eis minha dúvida: não sei se presto o exame para pelo menos adentrar no barco para sentar depois, ou aguardaria o próximo exame para APF. Apenas pelo fato de trabalhar para o DPF já seria motivo de muito orgulho e alegria, apenas receio que o caminho para se chegar ao COT seja mais complicado (ou mesmo impossível) em razão da proporção entre Agentes e Escrivães. Qual sua opinião? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E claro, deixo a questão aberta também aos bravos guerreiros deste Blog. Agradeço desde já.

      Excluir
    2. Tarik,

      gostei da atitude!!! Sem problemas escrivão também pode ir para o COT. necessário apenas ao final do curso ter um ano de casa "ao final do curso". Estude firme e treine pesado tudo em busca do sonho. Qualquer cargo pode fazer parte deste grupamento. Já que tem este objetivo você só quer a matrícula depois é todo mundo igual.

      Abs

      Excluir
    3. Beleza, Alexandre muito obrigado!
      Abs

      Excluir
  7. Alexandre, mas a pontuação numa capital não é pequena? Para pessoas como eu que querem retornar ao sudeste, não é melhor ir para uma fronteira para somar mais pontos do que uma capital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é aí que está o macete: achar uma cidade boa com pontuação alta. Acredite, existe porque já vi aqui mesmo no blog!

      Excluir
  8. Galera sumiu....geral na expectativa para amanhã..tanto já li nos fóruns que na verdade cheguei a uma conclusão...ninguém sabe nada ainda...rs uma coisa é fato, não vai adiantar ficar na nota de corte com uma nota minguada na redação....já que geral chutou, também farei meu chute.... 73-75 (com redação) para ter chance de brigar por ANP.

    Boa sorte a todos, espero que saia mesmo amanhã

    ResponderExcluir
  9. Galera, boa sorte a todos amanhã! Que muitos leitores aqui passem no concurso de APF.

    Em relação a ser EPF, dependendo da lotação, você consegue de boa conciliar as atividades cartorárias e ainda ir pra rua de vez em quando. Se a ideia do candidato for já entrar para ficar fora do cartório, pode se decepcionar e PODE inclusive ficar mal visto entre os colegas - pois quanto mais escrivães fora do cartório, mais serviço para os que ficam, rs. Assim, se tiver MUITO serviço e alguém manobrar pra sair, os que ficam podem não gostar. Mas se tiver pouco serviço, aí me parece que é mais de boa. Penso que o ideal seria uma rotatividade).

    Sem falar que nas mega operações SEMPRE tem escrivão - para formalizar a busca e apreensão, as prisões, etc, rs. Assim, o EPF tem sim, oportunidades de viajar - embora APF tenha mais (pois existem em maior número e, por exemplo, numa equipe de busca em geral é composta por 1 DPF, 2 APF e 1 EPF).
    Se o concurso fosse na mesma época eu faria para APF, mas como não foi, não vejo como compensatório encarar tudo de novo e começar do zero novamente para trocar de cargo. Para quem já é de região de fronteira pode valer a pena trocar, pois depois da nova academia já pode voltar pra casa.

    Em relação a fronteira e capital. Estou em capital e de vez em quando vou pra cidade de fronteira. Lá o clima entre os colegas é muito bom, galera muito unida, acho isso bem positivo. Sem falar que como o serviço cartorário é mais tranquilo então é bem fácil para o EPF fazer trabalhos externos. Mas a estrutura é complicada mesmo, especialmente para quem tem família.

    No mais, como todos falam, a pior lotação é fora do DPF.

    Aguardo boas notícias amanhã! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Feliz demais.....não estou dentro das vagas AINDA, mas estou no TAF! vamos com tudo agora....
    Corte foi mais alto que todos esperavam 64.

    ResponderExcluir
  11. Não posso deixar de agradecer ao nosso anfitrião e os outros federais que sempre colaboram aqui, Caverna, ?! e tantos outros que deixaram seus depoimentos. A estrada é longa ainda, mas vamos com fé.

    ResponderExcluir
  12. Tamo junto, colega Rabelo. Fiquei com 80/10. Pode ficar tranquilo porque o que é nosso ninguém tira. Vamos treinar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi galático....rs parabéns, vamos seguindo...

      Excluir
    2. Muita gente aprovada!!!

      Aos que não foram dessa vez galera, é possível vocês estão vivenciando isso.

      Vamos acreditar!

      Excluir
  13. Esse site tem me ajudado muito! Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Alexandre, saíram notícias em alguns sites de um possível concurso de Escrivão PF ainda em 2015 devido à edição do decreto 8.326 onde não há mais necessidade de autorização do MPOG para abertura de novos concursos - desde que tenha dinheiro em caixa. Você acha que é intenção do DPF abrir concurso em 2015?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus,

      acreditamos somente ano que vem o concurso EPF.

      Pura especulação, mas é o que a galera acredita.

      abs

      Excluir
  15. Como vocês veem a ordem de classificação? A cespe divulgou em ordem alfabética...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo minha própria pergunta... Achei esse fórum que fizeram uma lista:
      http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?f=5&t=208378&start=520

      Excluir
  16. Não entendi isso aqui que vc falou: "Feliz demais.....não estou dentro das vagas AINDA, mas estou no TAF! vamos com tudo agora..... Vc fez para agente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh que fiquei fora do número estipulado de vagas. para ampla foram 450 vagas, atualmente, estou em 641, porém o TAF e as outras fases derrubam muita gente...

      Excluir
    2. Vc tentou para agente então neste último concurso ? Desculpa se eu estiver enganado.

      Excluir
  17. Novamente bati na trave! fiquei com 60 pontos. Terei que voltar aos estudos.
    Parabéns aos que conseguiram não é nada fácil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Iglezias, sinto muito meu irmãozinho!!!

      Cara, rezei pra caramba pra quando sair o resultado dar tudo certo pra você, o Alexandre Rabelo, a Claudinha e todos os demais!

      Imagino como você deve estar se sentindo!! Lamento!!!

      Não conferi ainda minha nova pontuação após alterações/anulações, pois estou no trabalho e minha prova está em casa.

      Mas, só pelas anulações (x) vejo que recuperei 8 pontos. Saí da zona de rebaixamento. Falta ver as alterações!

      Não desista, estamos no caminho. Nossa hora vai chegar!

      EPF vem aí! Tambérm tentarei PRF e, quem sabe, DEPEN!

      Mas, sonho é sonho!

      Força aí, meu rei!!

      E aos demais, boa sorte nas próximas etapas!!!

      Excluir
    2. Valeu!!! A torcida era grande mas não deu, cada vez chego mais perto, mas o concurso tb fica cada vez mais difícil.
      Força ai que PRF e EPF logo chega.
      Abraco

      Excluir
    3. Valeu pelas energias positivas Flopess, sei que há vagas para todos,por isso também sempre torço para todos aqui do Blog.
      Abraços

      Excluir
    4. Iglezias,

      forte como sempre.

      Sou teu fã. vamos em frente.

      Excluir
  18. 66 6,57 redaçao 223 nas cotas sera que tenho chances tem 103 pessoas na minha frente? putz nunca a felicidade é total redaçao me quebrou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, muita gente da cota vai para AMPLA, treine com fé...se você reparar eles estão nas duas listas ao mesmo tempo, mas no fim vão acabar migrando para ampla..

      Excluir
    2. Valew pelo apoio Alexandre. so precisava tirar 8 nessa bendita redaçao pra ta praticamente dentro rsrs.

      Excluir
    3. pow Alexandre to em 327 usei o ordenador cespe errado, putz fui ver no cw e percebi meu equivoco, mas nem tudo são migalhas botar recurso na redação e ver qual e o papo. muito desiludido... abraços

      Excluir
  19. Não sei se você lembra, mas sou o cara (moro em João Pessoa) que tava na dúvida entre PCDF e PF. Pois bem, a nomeação da PCDF não saiu ainda e resolvi fazer o concurso da PF. Resultado, posição 77º. Vou seguir as demais fases e ver o que o destino tem me reservado. Força pra quem não chegou lá! Se serve de motivação pra alguém: 2012 - 30 pontos; 2013 - 66 pontos ; 2014 - 79 pontos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To ligado em você Rodrigo,

      literalmente passando o carro nos concursos.hehehe

      Estudos é assim, quando o primeiro entra vira goleada e você escolhe.

      Abs

      Excluir
  20. 83/8.59. Foco total no TAF, saltar, correr e nadar.

    ResponderExcluir
  21. Graças a Deus tb vou pro TAF.... fiquei dentro do numero de vagas 378 vou fazer o recurso da redação pra ver se a nota aumenta mais ainda.....!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns aos aprovados. Na próxima, somos nozes. kkk
    Vi muita gente recuperar muitos pontos, tinha esperança mas não tenho como corrigir pois estou sem a prova, não sei com quantos pontos fiquei. Boa sorte nas próximas fases, e pro pessoal que está fora das vagas, coloquem de 15 a 20% a menos em cada fase. No concurso que fiz o TAF da PC, estava em 551. No final fiquei em 380, sendo que no psico quase ninguém caiu (o que é muito difícil acontecer). Então bora treinar! Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      belo texto muitos colegas se identificam com você. sabemos que é possível chegar e por vezes duvidamos de nós mesmos. Dedicação, treino,abrir mão de muita coisa em troca de um sonho.

      Fico feliz com relatos assim. Vejo que a galera do blog é firme e segue cada um em busca da conquista.

      Grande abraço.

      Excluir
  25. Alguém sabe me falar se dá pra aumentar a nota na discursiva (conhecem alguém que já conseguiu), to me matando aki, muito foda. 81 + 6,17, (tenho que subir 0,33). Sabia que não tinha ido bem, me perdi no tempo de prova e tive que passar o esboço já finalizando a prova, não deu nem pra conferir a discursiva nem a objetiva.
    Tô passando mal aki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que dá velhinho. Nos concursos passados teve gente que conseguiu. É só comparar o resultado provisório com o definitivo (prova discursiva) dos certames passados que você encontra. Já ouvi história de gente que fez seu próprio recurso e de gente que procurou especialista em letras (professor de redação). Em ambos os casos, conseguiram. Boa sorte!

      Excluir
    2. Valeu irmão, tô na fé aki, e atitudes como a sua ajudam demais!!!
      Tô providenciando o recurso aki, inclusive achei um tal de S.O.S. redações.
      obrigado e abraço.

      Excluir
    3. Eu sugiro que faça contato com algum professor seu, caso tenha feito algum cursinho. Eles geralmente ajudam no recurso. Boa sorte

      Excluir
    4. Caramba cara, que situação. Tu já não tem nada a perder, então vai fundo. Esse SOS é do Pablo, que é um professor TOP de portuguÊs. Vai na fé que tu vai conseguir

      Excluir
    5. Amém, Fé é para essas horas né!!!
      obrigado.

      Excluir
    6. Chaves,

      um professor bom de português que seja especializado em concurso. Já vi algumas pessoas reverter vamos ter fé.

      Abraços

      Excluir
  26. Grande Alexandre, venho acompanhando seu blog a algum tempo, porém nunca postei nada aqui, sempre zapiando nos seus posts e nos comments dos companheiros, primeiramente quero agradecer pela iniciativa e dar meus parabéns para aqueles/as que vão para o TAF, esse é meu primeiro concurso da PF, é um sonho que eu tenho desde de criança, nessa prova eu vacilei um pouco, não fiz todas as 120 questões, fiz só as que teoricamente eu sabia, porém eu muito teimoso achei que era muito poucas questões marcadas, ai o que o idiota aqui foi fazer? chutar algumas questões, e nessa eu me ferrei, acertei 75 e errei 27, no final fiquei com 48 pontos liquidos, fui avaliar a minha prova e vi que chutei mais de 10 questões, como sou negro acho que daria para pelo menos tentar né? mas fazer o que né meu amigo? agora irei focar nos proximos, que venha o escriba, se vc ou alguém do blog souber de algo desse concurso, por favor mantenha-nos informado, mais uma vez parabéns pelo blog !! parabéns aos aprovados, treinem bastante e sempre que puder postem algo aqui, principalmente quando estiverem na PF.

    ResponderExcluir
  27. Alexandre, meu ídolo rs, você tem algum email que eu possa entrar em contato?

    Valeu

    ResponderExcluir
  28. Companheiros,
    só agora conferi meu resultado com a prova, folha de respostas e gabarito definitivo!

    Bem, já sabia que não havia passado!

    Feliz por alguns, triste por outros...!

    A luta continua!!

    Pela primeira vez não fui, digamos, prejudicado pelas alterações/anulações.
    Saí da zona de rebaixamento!!! kkkk

    Ganhei a única que foi alterada, recuperando 2 pontinhos, pois havia errado. (+2) - (PORTUGUÊS).
    Das 7 anuladas: 3 permaneci igual, pois havia acertado (+0) - (RL, AFO e CONTABILIDADE), 3 eu havia errado antes e recuperei 6 pontos (+6) - (PORTUGUÊS, RL e DIREITO ADMINISTRATIVO) e 1 eu havia deixado em branco (+1) - (INFORMÁTICA).

    Ou seja, fiquei com 49 líquidos!!!

    Abração a todos!!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou sabendo qual é a de alguns de vocês: Vocês querem tornar o caminho bem árduo para fazer aqui o post da Vitória mais massa de todos os tempos \o/ \o / \o/
      Como já dizia o poeta Jean Claude Van Damme: Retroceder nunca, render-se jamais.

      Excluir
  29. Acompanho o blog há mais de 1 ano, e nunca havia me manifestado. Mas hoje quero agradecer demais ao Alexandre, que por meio deste blog com suas postagens e comentários, foi importantíssimo na hora que o desânimo bateu, dando aquela força a mais.

    Fiz 59 líquidos (72-13), na prova, fiz 66 consciente, e com medo de não ser suficiente, chutei 19 que eu estava em dúvida. Resultado: acertei 6 e errei 13. Mas não estou desanimado, estudei por 1 ano, conciliando último ano da faculdade, tcc, um filho de 1 aninho, e para ajudar, foi ano de eleição (sou assessor parlamentar) muito corrido.

    Este ano vou com tudo, ainda mais motivado e acreditando que é possível, temos PRF, EPF e 2016/17 APF novamente.

    Mas tudo isso é para agradecer ao Alexandre, que por meio do blog, nos coloca mais próximos do nosso sonho.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  30. Quero também contribuir um pouco com minha pequena experiência que tive. Notei que muitos têm "preconceito" com o cargo de EPF. Por 2 anos fiz estágio na SR/RS, e conheci alguns APFs e EPFs, e o que posso dizer é que nem todo EPF é só trabalho interno, assim como, a maioria dos APFs não era "tão" operacional, realizando muito trabalho interno, principalmente em delegacias específicas, como imigração, controle de armas e outras. Parafraseando Alexandre, não existe trabalho ruim, ruim é ficar fora da PF.

    ResponderExcluir
  31. 58 pontos...contabilidade e economia so consegui 2 pontos. N foi por falta de estudo. Infelizmente tive muita dificuldade.
    Foco em escrivao... Se Deus quiser no proximo iremos comemorar!

    ResponderExcluir
  32. Alexandre, vou para o TAF deste concurso de 2015...moro em Caxias-MA, você acha que existe a possibilidade de ter vagas pro Maranhão? Há cidades do Maranhão com dificuldade de fixação de efetivo, dá para concluir que elas podem ser contempladas com as vagas deste concurso de agente de 2015? Como podemos saber as cidades que foram contempladas com vagas no concurso de 2012 de agente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Para a escolha de lotação serão disponibilizadas vagas, preferencialmente, nos estados do Acre,
      Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de
      fronteira."

      Pode até ter, mas é bem improvável.

      Excluir
    2. eu sei dessa parte do edital, mas como temos o decreto que coloca Caxias-MA e Imperatriz-MA como cidades com difícil fixação de efetivo, pensei que poderia ter alguma vaga pro Maranhão. Até mesmo porque o edital fala em "preferencialmente" e não "exclusivamente". Mas saberia me informar como ver as unidades de lotação dos agente do concurso de 2012?

      Excluir
    3. Você vai achar isso no manual das lotações versão 2 do concurseiro Robson. Procure no google que acha fácil.

      Excluir
    4. http://aspirantespf.blogspot.com.br/2014/05/manual-de-lotacoesii-concurseiro-robson.html

      Excluir
  33. Boa tarde!

    Alguém saberia me dizer como funciona o processo de especialização dentro da PF? Uma vez especializado em determinada área, como seria a remoção p/ tal departamento?
    Faço essa pergunta pois já vi vários vídeos de agentes da PF falando que são vastas as opções para exercer funções diferentes, e que ,dependendo da sua especialização, vc seria alocado em um departamento de acordo com o seu perfil.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, galera! É verdade que o primeiro colocado no curso de formação escolhe a lotação? Quero dizer, independente de vagas?

    ResponderExcluir