quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal!!!

Saiu o gabarito preliminar e temos a alegria de poucos e tristeza de muitos. Todo concurso é assim. O que mudou um pouco o cenário foi o estilo de aplicação da prova. Aos que estão na iminência de serem relacionados para próxima etapa meus parabéns! Já aqueles que por um motivo ou outro não fizeram um bom exame não fiquem decepcionados. Fiquei na luta por 5 anos até conseguir a realização do meu sonho.

Sei que a cobrança é grande: família, amigos, companheiros(as)… Mas precisamos saber até onde vai o nosso sonho. O conhecimento nós nunca perdemos. Apesar do “foco”deste blog ser Polícia Federal não podemos descartar a possibilidades de outras carreiras. O “estudo” é a maior arma para as pessoas humildes alcançarem o seu sonho.

Para quem ficou na casa dos 50 treinem!!! Não será pior do que estudar 6, 8, 12 horas por dia. No gabarito preliminar fiquei com 59 pontos e no definitivo 64. Cara, você treinar após a prova é muito gostoso. Chega ser uma higiene mental. Eu me sentia realizado, mesmo se não fosse chamado, sabia que tinha feito a minha parte. A partir daí já começa aquele gostinho pela segunda etapa do concurso. As pessoas perguntando na pista de corrida ou na academia e uma hora ou outra você deixa escapar e já começa a sentir o “tudo de bom”da profissão.rs 
Claro, cautela sempre, pois concurso difícil e sofrido igual a este pelo amor de “Deus”.

Vejo vários colegas desanimados, inclusive desapontados com o rendimento na prova. Vamos lá galera, após passar as festas vamos voltar com tudo!!! Deixem a depressão de lado. "Cole" em um colega que foi bem, faça contato para correrem juntos, marque o tempo… Junto com isso, adquira o conhecimento. Veja o que ele fez que você pode adaptar em sua realidade, dicas e etc… É lógico que não é por causa de uma aprovação que o candidato sabe mais do que você. Mas acho um momento importante para troca de informações e até mesmo mudança de estratégia. Futuramente o colega pode estar vestindo o preto e esclarecer muita coisa para você dentro do DPF.

No concurso de 2010 um colega ficou no TAF, mas independente do resultado ele virou meu herói! Hoje também é APF passou no mesmo concurso que eu. A minha confiança aumentou muito ao ver que um colega que estudava comigo ser aprovado, a partir de então vi que também era possível conseguir. Pelo que tenho observado as notas estão na casa dos 55 até 67. Lógico que existem os “galácticos” na casa de 70 e 80, mas com certeza não são pessoas normais!!!kkkk 
Não faço esta pontuação nem com gabarito do lado.

Amigos, mais um Natal juntos obrigado por me aturar mais um ano. Desejo a todos muita paz, saúde e união familiar. Independente do resultado todos são vencedores a única coisa que mudou foi o tempo de cada um. Ainda falta muito, mas o primeiro passo já foi dado.
Grande abraço.


Feliz Natal!!!

65 comentários:

  1. Alexandre, só tenho a agradecer por você manter este blog, onde busco revitalizar minha motivação, como agora com 56 pontos já estava pensando em desistir, mas vou me preparar para o taf como fosse certo. Para escrivão PF estava com 64 ponto hiper motivado mas fiquei de fora, quem sabe agora não sera ao contrário.
    Um feliz natal a todos do blog
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iglezias,

      você está no bolo da galera irmão. Prova foi das galáxias vai treinar!!! Você já passou por esta experiência, estava bem e caiu. Agora existe a possibilidade de inverter e pelas notas que estou acompanhando não é caso de milagre você entrar após as mudanças.

      Fé!

      Excluir
  2. Eae Alexandre, olha eu aqui de novo. Disse que estava torcendo pro meu próximo comentário ser sobre como você me ajudou na hora da prova e aqui está ele.

    Comecei a ler o blog pouco depois de ter saído o edital e tirei todas as minhas dúvidas sobre o ''caminho'' até a aprovação. A cada dia árduo de estudo, eu lia, metodicamente, dois textos seus por dia pra me motivar pro dia seguinte. E o relato que eu lembrei na hora da prova foi aquele em que você falou que tinha deixado 21, salvo engano, questões em branco e isso me fez encostar a caneta de lado após ter respondido 97 questões. Até agora, isso resultou em um final feliz (69 líquidos) e é por isso que, após 12 quedas em provas do Cespe, eu finalmente tenho chance em um concurso dessa bendita banca. Precisei aprender aos 45 do segundo tempo que o caminho não é chutar sem critério (pelo menos pra mim).

    Acho que sou um ponto fora da curva perante os colegas, porque muitos aqui são mais maduros (tenho 20 anos recém completados), mas a vontade de ser APF é maior que qualquer coisa. E você, mesmo sem saber, me ajudou bastante até aqui.

    Por fim, desejo a você e aos colegas um feliz natal e vamos ver o que vai rolar em 2015. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Paulo,

    porra que maneiro cara! Foi exatamente isso fiz 99 e deixei 21 em branco. Então errou muito pouco mandou bem. Se tudo "ceteris Paribus" é assim que se escreve??? estará dentro!!!

    Não sabe como isso me motiva. Você é muito novo "jovem" vamos ficar na torcida. Até mesmo em relação ao chute deve ser algo consciente, mas cada um com a sua técnica.

    Vamos aguardar o desenrolar. Epitaciolove te espera!!!kkkkkk

    abs

    ResponderExcluir
  4. Companheiros e companheiras,

    aos poucos me recobrando!!! Como dizem aqui no blog, juntando os cacos!!!

    Fiquei feliz pelo resultado de muitos aqui!!

    Iglezias, torço por você, irmãozinho!!! Sei como foi difícil para você abandonar as fases do concurso da Polícia Civil daí, em busca deste sonho!! Muita coisa vai mudar, e espero que para melhor!!! Treine sim para o TAF!

    Vocês vão se encontrar lá na ANP, serão da mesma turma de formação, vão sofrer nos treinamentos pesados, vão rir muito também!!! Curso de formação é isso!! sonhem, eles acontecem!!! :)

    Não fui passar o Natal com meus pais. Eles moram no interior daqui de Pernambuco. Irei para lá neste fim de semana. Quando liguei para desejar Feliz Natal, minha mãe logo perguntou: "e como foi a prova?" Respondi: "não fui bem!". E ela: "Na próxima você passa. Não desista. Deus sabe a hora certa!"

    Obrigado Alexandre, pela força e motivação que você nos dá aqui!
    Não nos abandone!
    Escrivão vem aí! Tomara que já em 2015!!!
    Também tentarei PRF!!!

    Não se desiste de um sonho!
    Bom para o homem é trabalhar naquilo que gosta!!!

    FELIZ NATAL a todos e suas famílias!!!!

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flopess,

      o resultado não foi o que você esperava sei que algo não deu certo. Provavelmente não era a sua hora, mas andou na fila com certeza. Lendo o seu relato com sua mãe tenho a convicção que o guerreiro está ferido, porém a guerra ainda não acabou. Espero que retorne para casa no final de semana, curta um "colo" e a família, pois este é o nosso maior patrimônio. Se orgulhe também da confiança que recebe e junte os "cacos", pois muitas batalhas ainda estão por vir. " Só faz história quem vai à guerra". Pegue a sua granada, fuzil e colete... Retorne de cabeça erguida e recolha pelo meio do caminho armas e munições, pois por diversos motivos "consideráveis" muitos soldados abandonarão esta guerra!!!

      Feliz Natal e parabéns pela personalidade forte de saber valorizar a "expectativa" do companheiro mesmo estando psicologicamente abalado.

      Abs

      Excluir
  5. Bem isso mesmo Alexandre: "independente do resultado todos são vencedores a única coisa que mudou foi o tempo de cada um. Ainda falta muito, mas o primeiro passo já foi dado".

    Copio as palavras do Flopess:

    Não se desiste de um sonho!
    Bom para o homem é trabalhar naquilo que gosta!!!

    FELIZ NATAL a todos e suas famílias!!!!

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mévio Tício,

      é se apegar nas coisas boas para enfrentar o futuro. Vida que segue aprendendo com os erros. "ser policial é sobretudo uma razão de ser, é enfrentar a morte, mostrar-se um forte no que acontecer". Parte do hino da Polícia Militar do RJ.

      Abs

      Excluir
  6. Alexandre, agradeço por fazer desse espaço um ponto de motivação para mim que a dois anos me dedico p esse certame. Infelizmente ainda não foi dessa vez pra mim. Mas dependendo da deferência dos meus recursos ainda posso entrar. Tudo pode acontecer!

    Obrigado é um feliz natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson,

      pensamento positivo tudo pode acontecer. Precisa estar preparado caso ocorre esta reviravolta. Tenha fé!!!

      abs

      Excluir
  7. Acho que esse está sendo o melhor natal da minha vida rs, mas ainda apreensivo com a redação, alterações de gabarito, TAF, exames médicos, ANP kkkkkkkk

    Feliz Natal a todos e não vacilem deixando para treinar para o TAF depois do resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh garoto,

      mandou bem!!! Sonho é sonho vamos acreditar o trabalho foi feito.

      Abs

      Excluir
  8. Alexandre! Suas palavras motivam cada vez mais! Fiquei com 53 líquidos. Mas, pelo que estou acompanhando na net, as questões polêmicas passíveis de alteração de gabarito são as que eu errei. Portanto ainda existe um pingo de esperança. Estou bem em corrida, barra e salto. Natação amanhã mesmo vou correr atrás e não deixar pro dia 26/01/15. Faz tempo que não nado. Mas sempre nadei bem. Cespe sempre altera os gabaritos de 5 a 10 questões. Claro que temos que torcer para não ser as nossas rrssss. Temos que nos orgulhar da prova que fizemos. Boa sorte a todos e espero ser um privilegiado de dizer futuramente aqui que tudo é possível! Fiquem com Deus e abraço pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      o jogo continua. Faça os seus recursos e treine. Melhor pecar pelo excesso. Este concurso é muito psicológico também. Temos em mente as seguintes etapas: prova objetiva,taf, psicotécnico, médico... Se permita a curtir o momento. Você merece, fez sua parte e independente da classificação deve se orgulhar.

      Nós como seres humanos somos movidos pela "motivação" e isso depende de cada um de nós.

      Aos trabalhos o combate está apenas começando. Você não pediu tanto por isso??? Não subestime a Banca, pois ela bate pesado.

      Abs

      Excluir
  9. Grande Alexandre! Parece que foi ontem que frequentei seu blog pela primeira vez e comentei em uma de suas mensagens motivacionais.

    Me dedico a esse concurso desde Abril desse ano, quando optei por sair do meu trabalho para estudar exclusivamente em prol do meu sonho de ser PF (já estudo desde setembro de 2013, porém em horários compatíveis e bem reduzidos).

    Passei mal durante toda a prova, inclusive precisei ir ao banheiro 3x para jogar agua na cara e tentar me recompor. Acredito que o nervosismo somado ao calor infernal que fazia no Rio de Janeiro (para varia o ar condicionado nao dava vazão no local onde realizei a prova, em Bonsucesso) tenham me derrubado. Saí muito desanimado e frustrado pois estive longe de fazer o meu melhor, o que tinha me preparado durante esse tempo.

    Após o gabarito preliminar renovei minhas esperanças, fiz 61! Fiquei feliz pois, apesar de saber que poderia ter feito mais pelo meu preparo, foi algo positivo pelo estado em que fiz a prova (não conseguia raciocinar 100% em nenhuma questão praticamente).

    Acredito que estou "na briga" e já estou focado no treino!

    Independente do que aconteça, gostaria de agradecer mais uma vez todo o apoio e suporte que nos dá. Você não faz ideia do exemplo que é para todos nós ...

    Um forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Ribeiro,

      te considero um fenômeno!!! Pelo tempo de estudo e pela dificuldade foi excelente. Na minha opinião hoje estaria dentro da relação de aprovados, agora veremos com as alterações.

      Muito treino e cuidado com as lesões. Lembre-se: o TAF no Cespe é apenas eliminatório e não classificatório. Não precisa quebrar recorde mundial.

      Valeu pelos elogios.

      Abs

      Excluir
    2. Certo Alexandre! Sigo firme e com muita humildade, foco total!!

      Excluir
  10. Parabéns galera. Independente de quem se deu bem ou não, todos voltaram da batalha vitoriosos. Estou muito feliz pelos amigos daqui que se deram bem. Aos amigos que como eu, não foram tão bem, apenas tenham calma e pensem que uma guerra se faz com inúmeras batalhas, e essa foi apenas mais uma de muitas que podemos combater o "bom combate".
    Fiz apenas 42 pontos. Como sou da área de direito, essa não foi minha prova. Outras virão!
    Continuemos com FOCO, FORÇA E FÉ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano,

      é dar continuidade ao trabalho que está sendo feito. Está no caminho é continuar pegando firme nos estudos.

      Abs

      Excluir
  11. Brothers fiz 57, estudo a 3 anos ininterruptos, to muito nervoso por muitos motivos; erros em questões bobas; recursos em andamento etc.

    O que vcs acham sera que vai dar caldo? to nas cotas também, e detalhe na minha humilde opinião o corte deve vim 60. abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na moral? Vai treinar pro TAF, meu amigo!

      Excluir
    2. Vai treinar companheiro! Com recursos sua nota pode aumentar um pouco e ficar dentro (com sua nota atual isso já é possível), tenha fé e foco!

      Abraço

      Excluir
    3. blz, obrigado pela força. rumo a Anp

      Excluir
  12. Alexandre obrigado pelo apoio, fiz a prova para me ambientar com todo o circuito, ainda estou me formando e sou concurseiro de nível médio e fiz a prova focado na parte de rl, pt e informática que a área pela qual vou me formar aqui no rj pela uff, as outras áreas não sei praticamente nada so a questão da lei retroagir em favor do réu rsrsrsrsrs....agora e acabar com as dúvidas que ainda restava e me preparar de forma mais completa, pois como visto na prova ela foi bem diferente, acredito q quem se preparou de forma completa se seu muito bem. A redação veio bem tranquila não acha? ..... um bom final de ano para todos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      a galera que estuda focada na PF estava preparada para outro tipo de redação algo mais do mundo jurídico. Pegou a galera meio que de surpresa, mas quem estava por dentro das notícias acho que deu para fazer uma boa redação.

      Forte abraço.

      Excluir
  13. Alexandre! Faça um post sobre sua rotina de treinamentos. Principalmente natação! Quantos dias por semana, horário, e se você já acelerava logo na primeira nadada ou tinha um maçete. Ou seja, como você se organizava.

    Abraço brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Andre,

      mas vou antecipando que eu basicamente só treinei natação. Todos os dias só descansava aos domingos por ser meu "desespero"...

      Aguardando apenas sair o resultado.

      abs

      Excluir
  14. Alexandre , você é escrivão certo ?
    Você poderia fazer um post sobre as atribuições , vantagens e desvantagens dos cargos da PF? Quais os problemas das áreas ? Quais as facilidades ? Falar sobre a parte operacional ? Etc etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre é Agente. Tem vários escrivães que contribuem com o blog aqui nos comentários. Eu posso tentar ajudar mas gostaria de pedir que você fosse mais específico. Abração.

      Excluir
    2. Caverna,

      se puder quebrar esta agradeço para esclarecer ao amigo.

      Abs

      Excluir
    3. E ai caverna, tudo tranquilo.?
      Seguinte , o agente é responsável pela investigação, pela parte operacional, e o escrivão pelo cartório. Entendo assim, mas e ai, o escrivão fica o tempo todo na delegacia, é isso? E quando chegar a ser antigão, com muito tempo de casa, o agente ainda continua investigando e o escrivão tomando conta do cartório ou vocês chefiam uma seção ou departamento mais tranquilo?
      Valeu, abração...

      Excluir
    4. Olá, tudo bem.

      Não é engessado como você escreveu, conheço escrivães que fazem investigação e agentes que ficam somente na área administrativa, não há nada que impeça isso, é tudo questão de perfil (vai ter um colega mais sangue no olho, outro que quer ficar no escritório) mas isso não diminui a importância de cada um.

      É claro que a maioria dos agentes estão lotados no NO, que é o setor responsável por realizar as diligências em campo, mas as outras carreiras policiais também podem fazer alguma diligência, fora que também pode ter um ou outro escrivão lotado no NO.

      A maioria das missões tem escrivão junto. Há determinadas operações, missões maiores que todos da delegacia vão precisar ir para a rua juntos, papiloscopistas, delegados.

      A atividade do escrivão é primordialmente as relacionadas as atividades cartorárias, ele é o responsável pelo material apreendido, sua destinação, e outros atos dentro do inquérito que o Delegado vai decidir através de despachos. Se ele fizer apenas isso, ainda assim vai precisar sair da delegacia para comunicar um flagrante, fazer o trâmite entre Justiça, MPF, PF, acompanhar incineração de drogas, etc.
      Se um escrivão está exclusivamente dentro do cartório, não quer dizer que ele não está participando da investigação, conheço escrivães que fazem intimações, acessam base de dados, trocam ideias com os delegados sobre outras diligências interessantes, sabem tudo que está acontecendo dentro do IPL "x", etc. Tudo vai da pessoa e não do cargo.

      Muitos escrivães preferem não fazer serviço de rua pois terão duas atividades para cumprir, a diligência e depois o cartório. Mas se o cara quiser é só ser voluntário.

      Quanto a ser chefe, de acordo com aquela Medida Provisória que o Alexandre comentou em posts anteriores, o cargo de chefia agora é exclusivo do cargo de Delegado.

      Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
    5. Muito bem explicado Caverna. Obrigado

      Excluir
    6. Caverna,

      Você esclareceu muuuita coisa, principalmente para quem vai fazer esse próximo concurso, obg igualmente!
      Outraas dúvidas:
      1-O escriba viaja tanto quanto o agente nas missões ou menos, por conta das atribuições do cargo?
      2- Pelo que vi (me corrija se estiver equivocada, rs) o escriba se assemelha um pouco ao assessor do juiz, (apenas na questão cartorária) este último decide, dá a direcionamento e o primeiro executa.
      Queria saber se em decorrência da confiança e do tempo de trabalho entre Delta e EPF, com o tempo pode existir algum poder de escolha do escriba no IPL por ex ou no dia a dia.(Falo isso pois, tem lugares que o chefe fala: olha você já sabe e tem condições de decidir, faça tudo aí que só vou assinar ou fazer outro serv.)
      3- Quando tu acha que vai sair o próximo concurso? Esse ano, 1 ou 2 semestre?

      Excluir
    7. Prezada Camila Carvalho,

      A pergunta foi direcionada ao Caverna, mas vou tentar responder também (na minha visão) às perguntas. Tal como ele, sou EPF da última turma (ANP 2014). É até interessante que depois o Caverna venha e responda também para que você, Camila, tenha pelo menos duas visões do tema.

      1) Pelo que tenho visto, agente tem mais possibilidade de viajar que Escrivão para missões longas (30 dias ou mais). Nas missões mais curtas (especialmente para fazer essas "mega operações" que se vê na TV) sempre vai escrivão para fazer trabalho cartorário (papel).
      Por outro lado, missão "de escrivão" só escrivão pode ir, enquanto que as "de agente" escrivão também pode ir :-D.

      2) É bem por aí mesmo.
      Exemplo de despacho de delegado:
      Intime fulano de tal; Expeça ofício a lugar tal; Junte nos autos ofício tal.
      O Escrivão vai e cumpre isso tudo. Liga para o fulano (ou envia intimação pelo correio), elabora o ofício, etc.

      2.1) Em relação a poder de decidir, o EPF pode até fazer sugestões, mas a palavra final é do delegado.
      Em relação ao "fazer e o chefe só assinar" isso é até possível mas NÃO é interessante para o Escrivão, pois quem tá ganhando O DOBRO para analisar o IPL e decidir é o delegado.

      3) Acredito que 1º semestre de 2016 (apesar de o presidente da ADPF ter falado 2015). Com academia 1º semestre de 2017.
      Mas queria muito que saísse este ano já :-D

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    8. Obrigado parceiro. Complementando:

      1) Tem missões que não vem especificado cargo mas sim quem tem experiência em determinada área, exemplo, um policial com experiência em análise.

      2) Apenas não esquecendo que o Escrivão Policial não é vinculado estritamente apenas a atividade de cartório, ao contrário do analista judiciário.

      2.1) Isto é muito relativo ao alinhamento entre o escrivão e o delegado. O que funciona de um jeito em uma lotação por ser diferente em outra.

      3) Eu prefiro não chutar.

      Abraços

      Excluir
    9. Huummm, massaaaaa..
      Muiiitoooo Obrigadooooo ?! e Caverna !!

      Vcs conhecem algum escriba que seja Chefe do No? (ou por conta da atribuição do Epf fica inviável? Ou, sim é até possível, mesmo com 2 serviços, como a pessoa faz?) Porque a impressão que às vezes, fica um pouco aqui de fora é que só o APF pode fazer essa parte operacional.
      Abraços

      Excluir
    10. Conheço escrivão chefe do NO, normalmente quando um escrivão é lotado no NO ele deixa de realizar atividades cartorárias. Ele "sai" do cartório.

      Excluir
    11. Caverna e ?!,

      consultoria de primeira qualidade. Acho importante estes relatos de quem é da área. Galera, todos os cargos possuem o seu valor. Vi poucos escrivães da última turma fazendo a prova. Enfim vai de cada um.

      Fico feliz pelos colegas estarem satisfeitos, até pq, ruim é estar fora do DPF!!!

      Abs

      Excluir
  15. Pessoal com quase 60 achando que não vai dá? haha bora treina moçada. Fiz 52 e ainda tenho uma pequena esperança. Prova do cespe não é fácil, ao menos - por enquanto - foi o primeiro concurso que "passei": no primeiro da PF fiz menos de 30 líquidos. Concurso é assim, não deu nesse, vamos pro próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parceiro bom dia, quando digo que estou preocupado, me refiro ao tempo de preparação que tenho e poderia ter tirado uma notinha um pouco melhor, pois, levei minha mente no infinito e vejo que isso não foi suficiente, sensação de impotência e cruel rsrs.
      como bem sabemos o Alexandre é experiente nessa prova por motivos óbvios. entretanto não podemos fugir a realidade tava voando pra essa prova e isso me da um nível de percepção diferenciado, logo, não consigo vislumbrar essa quantidade de anulações e mudanças de gabarito que a galera ta dizendo por ai, pra ser sincero acho meio sensacionalismo mais tudo bem rss.
      contudo, na minha humilde opinião o corte deve girar entorno do 60 ou precisamente isso ( Mãe Diná) em fim to muito triste porque pude fazer a diferença e fiquei a merce da sorte e do acaso errei 3 questões não sei como que ate um iniciante não erraria, e acertei aquela da superveniência porque sou concurseiro veterano e conheço essa jurisprudência cespe. rssrs, fiquei muito mal depois da prova mas depois entendi que meus erros por mais que tenham sido primários, foram fruto de um desgaste de prova monstro ( tava com caimbra na cabeça de tanto pensar).

      conclusão: eles não vão anular o numero de questões que estão falando, e também nao vai haver 15 mudanças de gab, na melhor das hipóteses 4 ou 5 divergências do preliminar e olhe la. Entam eu preciso fazer ao menos o corte pra ter chance de garantir as cotas. to muito aflito amigos abraços...

      Ahhh aquela de superveniência e figurinha marcada, jurisprudência cespe vai ser mantido o preliminar vcs vão ver. fiquem a vontade para comentar e criticar não sou a Dilma só discursos rsrs.

      Excluir
    2. Desde o concurso de 2009 sempre houve muitas mudanças do gabarito preliminar para o definitivo. O CESPE tenta fazer com a que a prova da PF seja difícil e sempre acaba elaborando muitas questões mal formuladas ou ambíguas, o que não deixou de fugir à regra nesse último concurso. Acredito que no mínimo 9 questões sofrerão mudanças.

      Excluir
  16. E ai galera do BLOG, estou vendo o pessoal postar a pontuação com mais de 55 e estarem com receio de ficar pra trás, to com 50 e tô com esperança. Calma, vão vir os recursos, por exemplo , a questão de contabilidade que fala sobre superviniência, a questão de AFO ,que fala sobre receitas e Port, que fala do termo " na atualidade", serão alteradas. Pelo menos os recursos foram encaminhados, e como essas tinha várias questões passíveis de anulação ou alteração. No mais é aguardar, valeu alexandre, abraço...

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catherine,

      parabéns pelo resultado! Sempre existem fenômenos, mas isso é a exceção. Agora é aguardar o resultado e torcer para poucas mudanças. Em relação a barra vou tirar esta dúvida.

      Obs: embora o cespe cobre apenas sustentação dentro da ANP no último concurso cobraram barra completa para as mulheres.

      abs

      Excluir
  18. Esse concurso está sendo uma lição de vida para mim.
    Na sala em que eu fiz a prova muitos candidatos faltaram. Mesmo com todos os imprevistos q surgiram ao longo da minha preparação eu estava lá, já um pouco desmotivada, por ter estudado sozinha, menos do que eu planejava, por estar toda enrolada na facul, com estagio atrasado, defesa de mono adiada... como já disse fui na fé e digo q "gostei da prova", não nego que estava complicada, mas ter muitas questões de informática e economia me ajudaram muito, interpretações de texto, redação oficial e raciocínio lógico tbm consegui desenvolver além do que eu esperava, as questões de direito, q era minha grande preocupação, além de poucas, a maioria era de conteúdo esperado, já contabilidade prefiro não comentar kkkk, não sabia nada, só acertei 1 rsrsrs. Desejo a todos nós muita sorte, vamos continuar a acreditar q vai dar tudo certo, vamos treinar pro TAF galera, já cancelei minhas turmas de férias para me dedicar aos treinos. Galera conheço apenas duas pessoas que fizeram este concurso e ambos só querem saber do carnaval, por favor se manifestem, falem qualquer coisa, preciso conversar com alguém na minha situação rsrsrsrsrs, Abração

    ResponderExcluir
  19. Catherine, pode achar idiota minha pergunta, mas não ficou claro no seu post se você acertou 76 questões ou se sua nota liquida foi 76 pontos (acertos - erros)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Iglezias, na torcida companheiro!!!

      Vi lá tua nota no "de olho na vaga"!!

      Tenha fé!! Vai dar tudo certo!!!

      Vivo entrando no CW, trocando umas ideias com a galera que aguarda as possíveis alterações/anulações.

      Mas, como todos aqui que já conhecem o CW, ocorre muito terror lá também!

      Mesmo que eu não passe, pois só mesmo por um milagre, ainda assim ficarei feliz se, ao menos, recuperar alguns pontinhos e sair da zona de rebaixamento (48). kkkkk
      Isso provará que os erros não foram meus, foram da banca!!!

      Abração e boa sorte a você e todos daqui que tiveram um bom desempenho!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Catherine...é tenso né? Nessa época td fica no silencio. Ai dia 26 começa a borbulhar de novo e depois aquieta novamente. Ai só vai ter "movimentação" nos grupos do face de quem passou. É assim mesmo.
    Esta treinando? Ja esta fazendo os indices? Lembre-se.. treine para fazer o máximo em todos os exercicios, porém, se não for possivel faze-los, vá com uma estratégia.

    Só eu aqui estou sofrendo para entrar em forma? hahaha

    ResponderExcluir
  21. Após muitos Cálculos comparativos com os Rankings do concurso de APF12 e EPF13, posso dizer que HOJE o corte está entre 55/56
    Dia 26 Aposto em 59/60, a depender das Anulações (Alteração não conta para fins de corte), para cada Anulação sobe 1 ponto o corte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Shirosan85,

      as questões que sofrerão alteração contam sim. Não são apenas as anulações.

      Lembre-se: para cada anulada que você deixou em branco, ganhará 1 ponto. Mas, se anularem uma que você errou, você ganhará 2 pontos (recuperará o ponto da questão por ter sido anulada e recuperará o ponto que você perdeu quando errou - o chamado ponto perdido por penalidade).

      Já as questões que sofrerão alterações, para C ou para E, quem errou antes recuperará também 2 pontos, pelo mesmo motivo acima.

      Agora, para quem acertou a questão que será anulada, permanecerá na mesma pontuação. E, caso tenha acertado a que sofrerá alteração, infelizmente perderá 2 pontos - um pelo erro e outro por penalidade.

      Com isso, você pode ver que as alterações de questões também influenciam no ponto de corte!!!

      Abração e boa sorte!!!!

      Excluir
    2. Sim Guerreiro Flopess, na verdade eu quis dizer que a Alteração sobe/desce a nota Individual, só dos q marcaram C ou E, diferente de Anulação, em que há um "acréscimo" de 1 ponto para Todos, influenciando assim a Nota de Corte do Concurso em si.
      Exemplificando: uma Prova com muitas Alterações tende a manter o Corte baixo; a Prova da PRF teve só 2 Anulações e teve um corte relativamente baixo (63); Diferente de outra cheia de Anulações, tipo a de EPF13, com 11 Anulações, q disparou a Nota de Corte lá pra 70.

      Abração e Boa Sorte para nós!!

      Excluir
    3. Muito perspicaz vc Shirosan85. Espero que seja mais ou menos isso que vc disse. Acredito que nessa prova tenha 1 anulação apenas (de informática) e algumas outras alterações. Mas vamos ver. Espero que o corte seja baixo!

      Excluir
  22. Companheira Catherine Colins,

    parabéns!!

    Realmente, para quem começou agora a vida de concurseiro, e além do mais, buscando esse tão sonhado cargo, juntando estudos da faculdade e tudo o mais, e obter essa pontuação numa prova atípica como foi essa, dê graças a Deus!!!

    Mantenha-se firme nos treinos!!

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  23. Haja coração até o gabarito definitivo. Muito estudando para a próxima e outros para este TAF. O importante e não desistir do sonho seja ele qual for. Vários concursos estão por vir.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Oxi, toquei liquido por certo, força do hábito. Ser PF é um sonho, sem dúvida, mas independente do resultado já ganhei muito com esse concurso, amo correr e nadar, não entrava em uma piscina a mais de um ano e corria no máximo atrás do busão rsrsrs.

    ResponderExcluir
  25. Oi Alexandre, tudo bem?

    Quero em primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, te parabenizar e agradecer por esse espaço esclarecedor e acima de tudo, uma ferramenta de esperanças para aqueles que, assim como eu, almejam o tão sonhado cargo.

    Parceiro, acompanho o seu blog a aproximadamente um ano, li todas as postagens publicadas, até então, em dois dias. Simplesmente emocionante!!! Hoje, pela primeira vez resolvi postar um comentário.

    Participei do último concurso e não fui bem sucedido. Porém, quando conferi o gabarito no dia 23, e constatei que não dava para ser aprovado com aquela nota, ao invés de ficar triste e baixar a cabeça, eu comecei a me preparar para o próximo.

    Te confesso que ser Escrivão não estava nos meus planos. Não por ser um cargo ruim, até porque, como você diz: ruim mesmo é ficar fora da POLÍCIA FEDERAL! É por questão de perfil mesmo, entende? Meu negocio é correria irmão!!! kkkkk
    Mas a frase que sempre me vem a memória é: PASSA LOGO NESSA PORRA!!!

    De uns tempos pra cá, a minha visão e m relação ao Escrivão mudou muito. Sobretudo depois que comecei a ler o blog, com os seus esclarecimentos e também a ajuda dos colegas Caverna e ?!.

    Estou mergulhado de cabeça em arquivologia, disciplina que nunca tinha estudado. Mas, constatei que não é nenhum bicho de sete cabeças tipo RLM, ao contrário, estou gostando da "criança" hehe.

    Alexandre, nunca imaginei que um Agente Federal, escreveria coisas assim como você escreve, tipo: se identificando, dando localização de delegacia onde trabalha e a acima de tudo dando muita força para os que ainda não chegaram lá. Muito bacana o seu altruísmo. Continue assim!

    Sei que o concurso de Agente ainda esta "fervendo". A expectativa dos colegas é grande. Muita coisa boa ainda pra acontecer pra eles, graças a Deus. Porém, se não for pedir muito, queria que você (ou até mesmo o Caverna e o ?!) postasse alguma coisa em relação ao próximo concurso de Escrivão. tipo: dicas, material de estudo, prova de digitação... essas coisas.

    É isso parceiro!

    E que Deus te abençoe e te guarde. Sempre!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinpf,

      agradeço os elogios amigo estamos junto. Em relação a minha lotação é uma coisa diferente não estou em um grande centro. Por exemplo, aqui todos sabem quem são os Policiais Federais não tem jeito e somos respeitados. Quando estiver em algum local mais complicado ai minha conduta será diferente. Além disso, o que vale é fazer o seu trabalho e respeitar as pessoas. Aqui o preso nos encontra na rua e fala "bom dia" justamente pelo nosso tratamento. Fazemos o nosso e o pós prisão é que faz a diferença.

      O último concurso de escrivão vem mudando muito a rotina no DPF. Muitos estão atuando fora do cartório. Vou ver se algum colega da área pode fazer esta postagem específica. Continue seguindo o seu sonho venha fazer parte da família.

      Abs

      Excluir
    2. Minha manifestação acerca do próximo concurso de EPF.

      1) Em relação a dicas e material de estudo, já postei em outras oportunidades, dá uma olhadinha nas postagens antigas do blog :-D


      2) Em relação a digitação, recomendo a prática em programas e outras maneiras menos "formais". Bate papo, simples transcrição de textos, etc.

      Abração e boa sorte no concurso de Escrivão. Estou te esperando na fronteira com alguns Inquéritos :-D

      Excluir
  26. Pois é Alexandre, é por essas e outras que a Polícia Federal tem credibilidade e o respeito dos cidadãos.
    Em relação ao cargo de Escrivão, muito bom saber disso.
    Mais uma vez, muito obrigado pela força!


    ?!, obrigado pela dica de digitação. Vou dar uma "varrida" no blog novamente e dessa vez, anotarei as outras dicas.
    Em relação a minha mudança (iminente) para a fronteira, pode me esperar mesmo. Em breve estaremos juntos! Vou chegar aí "acelerado!" hehe

    Alexandre e ?!, Mais uma vez muitíssimo obrigado!

    Abraços!


    ResponderExcluir