segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Aguardando o Gabarito

Muita gente reclamando da prova de ontem e com razão. Ninguém imaginava que o exame pudesse vir daquela forma. Para os "amantes do Direito" uma grande decepção. No último concurso da PRF a Banca também surpreendeu com a parte de Trânsito... E agora, qual postura adotar para o próximo concurso? Só vejo uma solução: ser completo! Agora é aguardar o gabarito cespe para ter noção do resultado. Alguns gabaritos estão sendo divulgados por aí, mas é comum haver várias questões que não batem com o que o Cespe "quer".

O meu ponto de vista é o seguinte: parece que o perfil mudou. Querem o APF com uma capacidade de raciocínio maior para desenvolver as investigações e a parte de Direito fica com o Delegado. Por muitos anos o concurso no DPF entre EPAs e Deltas era muito parecido. Prova de certo e errado 120 questões com muita cobrança de Direito. Agora para Delegado exige experiência de 3 anos e entrou a prova oral. Acredito que para alcançar a média tenha ficado mais difícil, pois a grande maioria se garantia no Constitucional, Penal, Processo, Administrativo e Leis.

No próximo concurso vamos ver se a objetiva vai repetir o perfil da prova de ontem.

28 comentários:

  1. O que eu vejo na net é ninguém elogiando a prova. Tomare que a nota de corte seja baixa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, companheiro Alexandre!

    Ninguém esperava uma prova assim!!!

    Mas, discordando do companheiro Andre, do post acima, não acho que o ponto de corte vai ser baixo!

    Grande maioria dos concurseiros que prestaram esse concurso são da área de Contabilidade e Economia, sem contar Informática (exatas). E as questões de Direito, que foram poucas, não estavam tão complicadas para eles!!!

    Mas, vamos esperar o gabarito oficial do CESPE.

    Uma coisa é certa: vi muita gente terminando a prova com apenas 1 hora de início, e houve muitas faltas nas salas aqui em Recife.

    Respondi apenas 104. Deixei 16 em branco! :I

    Espero, pelo menos, ter os 48 mínimos exigidos. Mesmo que não passe! Fiz mina parte!!!

    Abração a todos e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flopess,

      você estudou, portanto, foi difícil para todos!!!

      Aguarde o gabarito não sofra por antecedência.

      abs

      Excluir
  3. O que eu achei estranho foi gente reclamando do excesso de básicas. Olha só: português veio padrão, informática veio SÓ 4 a mais (apesar do conteúdo cobrado ter sido puxado) e RLM veio o que costuma cair (algumas fáceis e outras puxadas) e o que caiu a mais era totalmente digerível, ou seja, uma pessoa de intelecto médio conseguia responder.

    Eu, particularmente, acho muita inocência do candidato saber que pode cair 14 questões de informática e não estudar a bendita! Desde a época do Alexandre, direito foi perdendo espaço e passou a ser uma simples obrigação do candidato.

    Além disso,tem uma galera que fala que o APF que passar nesse concurso não vai manjar de direito. Pera lá... Se o cara estudou, o estudo dele passou pelas básicas, específicas e alienígenas, ou seja, ele já sabia das matérias de Direito, mas quando caiu outra coisa ele já estava preparado!

    Por fim, vale dizer uma coisa que machuca em muitas pessoas, mas é verdade:
    1- Se souber Direito = parabéns, você é o candidato comum
    2- Se souber Direito + Básicas = parabéns, você é o candidato com potencial
    3- Se souber Direito + Básicas + Eco/Contab = parabéns, você é o candidato ''mamãe, eu brilho no escuro!''

    Por fim, muitos professores falaram que, devido à surpresa da prova, a nota de corte tende a ser, talvez, menor que a de 2012 (até falaram que estava mais difícil que 2012). Eu acredito na casa dos 60 mesmo, porque não vi ninguém com mais de 70.

    Se tudo der certo, espero que meu próximo post seja de agradecimento ao Alexandre por influenciar diretamente no meu jeito de fazer prova kkk

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  4. Paulo,

    o seu comentário rendeu até mesmo ligações falando do assunto e a opinião foi a seguinte: se as matérias estão previstas no edital ninguém pode reclamar...

    Foda cara, se eu estivesse nesta situação de candidato ficaria frustrado, pois as matérias de Direito são "gostosas de estudar" e nos passam a sensação de estar preparado, super policial. Mas realmente, estas outras matérias são as "picas das galáxias"...

    Eu torno a repetir: Passa logo nessa porra a cada ano que passa fica mais difícil!!!

    Boa notícia a todos: quando fui aprovado todos os colegas saíram da prova desanimados (ou ao menos a maioria).

    Não desista vamos ter fé!!! Muita gente jogando a tolha sei o quanto é complicado.

    Paulo, será uma honra compartilhar esta vitória.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Obs: eu prefiro prova da PF com muitas questões "picas" em Direito, mas quem sou eu...rs

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, esta prova, realmente, poderíamos classificá-la como "atípica". Eu, sinceramente, não sei qual é o perfil de APF que o DPF está exigindo. Será que um APF mais voltado para atribuições administrativas? Você que é um, poderia nos informar qual é a real necessidade de conhecimentos aprofundados em economia, contabilidade e informática? Em suas missões, vocês aplicam os princípios da contabilidade do novo CPC? Ou diferenciam um bem substituto de um bem de Giffen? Se os atos de um APF são vinculados, ao meu ver, ele deve ter profundo conhecimento nas respectivas leis, ou seja, um aprofundado entendimento do Direito Puro, sejam Constitucional, Administrativo, Penal e Processo Penal. Quem deve ter conhecimento aprofundado nas tais "matérias nada a ver" são os peritos. E já ocorrem concursos para estes nas respectivas áreas (acredito que com exceção de economia). Uma prova aprofundada em informática cabe para quem pleiteia um cargo de Analista de TI ou um Perito em informática. Realmente, uma prova de informática possuir, praticamente, o número de questões de "todos" os Direitos; é meio frustrante. Se é uma atividade típica da PF os crimes de contrabando e descaminho, porque não foram questionados? A PF de fronteiras, aeroportos e portos convivem diariamente com questões corriqueiras em relação ao Estatuto do Estrangeiro, e aí, cadê essas questões? Uma prova discursiva - apesar de ter achado um tema bem simples - discorrer sobre terrorismo? Sunitas x Xiitas? Seria mais palpável tratar de um estudo de caso relacionado ao cargo. É rir para não chorar. Além de muitas outras questões que não foram abordadas neste concurso. Uma prova de português bem aprofundada são palpável e obrigatória, assim como uma prova de raciocínio lógico - uma disciplina que deveria ser exigida desde o ensino fundamental - porque é muito importante, principalmente, para um cargo que necessita de decisões rápidas e corretas. Eu acho que por conta da suspensão e a decisão liminar favorável ao prosseguimento do concurso faltando poucos dias para a data marcada, pareceu que o CESPE pegou em seu banco de questões, muitas assertivas para Técnico ou Analista de alguma coisa anterior ou vindoura e exigiu-as; como se tivesse sido feito às pressas. Estou aguardando o gabarito oficial, mas muito provavelmente, não tenha nem conseguido atingir o perfil, mas é vida que se segue. Para muitos que estão na minha mesma situação, é levantar a cabeça, dedicar-se, ainda mais, aos estudos e preparar-se para PRF, Escrivão PF, etc. Um abraço e parabéns, novamente, pela iniciativa desde Blog!

    ResponderExcluir
  7. Rafael Barreto,

    Gostei das suas palavras "essa porra mesmo". Bem, com este debate chegaremos ao famoso "fundo do nada". Mas vamos lá. De fato realmente existem os peritos e muito competentes. Ocorre que estes só são lotados nas SRs e nem todos possuem peritos na área, por exemplo, de contabilidade. Concordo com vc quando diz que estes são os que devem ter o conhecimento amplo na matéria. De fato, muitos concursos são assim vc utiliza uma coisa no dia a dia e cobram outra na prática. Quer exemplo melhor que na PRF com 6 questões de trânsito?

    Enfim, infelizmente o concurseiro sofre entendo as razões do descontentamento. Muitas das vezes o mundo dos concursos não é justo.

    Pela prova aplicada o Departamento não está privilegiando os bacharéis em Direito neste concurso. O próximo será assim? Veremos... Agora, não podemos achar que pessoas perdem noite de sono preparando uma prova com as principais funções do cargo né... Em um mundo perfeito isso poderia ser realidade. Amanha sai o gabarito e teremos aprovados sendo justo ou não o concurso segue.

    Parabéns pelo comentário essa parada mesmo.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Quando falei "bacharéis em Direito" entendam pessoas que adoram estudar estas matérias independente da formação.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A parte mais chata dessas últimas provas ninguém falou. O pior até agora tem sido a extinção do "Mévio e Tício" rs.

    Vamos ver mais tarde esse gabarito, mas a luta continua mesmo para os que conseguirem, pois essa ainda é a primeira etapa de uma grande Via- Crúcis.

    ResponderExcluir
  11. Concurso muito difícil, mais difícil que o de EPF, que considerei também mais difícil que o de APF 2012. Não sei o que esperar disso tudo. Resta aguardar...

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, primeiro gostaria de agradecer a você, pela grande contribuição que este blog dá a todos "Aspirantes a PF", confesso que as vezes quando me sentia cansado após horas de estudo, vinha aqui, ler alguns posts e me sentia com o animo revigorado. Isso ajudou muito, principalmente quando estudando contabilidade e economia rsrs.

    Quanto à prova, não se pode xingar e amaldiçoar o CESPE, na minha opinião se você não cobriu o edital todo, assumiu o risco de ter sua estratégia estragada por uma distribuição não esperada de questões. Eu por exemplo, joguei AFO para o alto, pensei ser muita matéria para poucas questões, contabilidade estudei medianamente e só respondi 4 questões, minha sorte foi que caiu poucas questões de AFO e contabilidade não foi tão pesado. Por enquanto, nos gabaritos extra-oficiais e na minha correção eu estou bem, mas tudo pode mudar hoje, ou em janeiro quando sair o definitivo, 3 modificações de gabarito + anulações podem fazer uma diferença GRITANTE.

    Para finalizar, estes que estão desanimados e acharam a prova difícil, peço que não percam as esperanças, todos que conheço que estudaram pouco ou não estudaram, saíram achando que estava fácil ou que tinha ido bem, e quem estudou muito saiu apreensivo, então este é um sinal, pelo menos para mim que estes realmente sabem o que estão fazendo.

    ResponderExcluir
  13. Difícil , sim ,mas nada impossível , eu me dediquei muito e tenho esperança . O que estava difícil para mim que estudei com certeza estava para quem não estudou tanto. Tenho fé que uma vaga pode ser minha, mas se não for dessa vez é porque não chegou a hora. Desistir jamais.

    ResponderExcluir
  14. Bom, sem mimimi.... 60 pts líquidos...esperança ainda vive.....

    ResponderExcluir
  15. Fiquei 53 líquidos e ainda tenho esperança. Agora é hora dos recursos!!! Fui!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Companheiros e companheiras,

    decepção!!!! Uma pena!

    Culpa minha!!!
    Arrisquei demais!!!

    Português e Informática me derrubaram!!!

    Aos que conseguiram, parabéns!!!
    Treinem bastante e boa sorte!!!

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro! Não deu pra fazer os 48? Esta concorrendo as cotas certo?
      Fui mal TB fiquei com 56. Mas caso haja um milagre quero estar preparado pro taf. Muita coisa muda ate o gab definitivo.
      Abraco

      Excluir
  17. Pra mim também não deu, só não estou mais triste porque não consegui cobrir todo o edital mas, mesmo assim a esperança era a última que restava...
    Português me quebrou totalmente caí na maioria das pegadinhas, me surpreendi com meu resultado em info, economia e contabilidade que fui melhor do que portuga, vai entender kkkkk
    Em direito não passei vergonha tb, pelo menos isso :P
    Flopess, também foi muito culpa minha, caí na tentação de marcar algumas a mais porque havia marcado pouquíssimas, (no fim recontando tudo marquei só 83) me lasquei completamente.Meu primeiro concurso da Cespe... Ferro total! Tanta raiva de mim nesse momento!
    Enfim, como a banca é que dita as regras cabe a nós nos adaptarmos.
    Amanhã já recomeço meus estudos e ver o que falta corrigir para mudar esse quadro.
    Aos guerreiros(as) que conseguiram parabéns, são mais que merecedores (as)!
    Mesmo que demore um pouco mais, vestirei essa farda preta!
    Agora é dívida de honra.
    Muito sucesso para todos e quebrem tudo no TAF!


    ResponderExcluir
  18. Boa noite amigos!

    Uns animados outros tristes, mas o show tem que continuar. Galera na casa dos 50 vamos treinar. Não é hora de cometer erros.

    Força e honra. Amanha pretendo fazer uma postagem sobre a prova e Natal.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre só você para nos animar nesse momento estou com 49 de nota com sensação de que o mundo acabou , sei que muita coisa pode mudar , mas sinceramente será que da para ter um mínimo de esperança?
      Deus é testemunha do quanto me dediquei para essa prova, fechei todo edital e pensei sinceramente que o Cespe não me derrubaria desta vez. Enfim, juntar os cacos e seguir na luta, até passar!
      Força, Foco e Fé .
      Parabéns aos que conseguiram.

      Excluir
  19. 80 líquidos, mas ainda temendo a redação e alterações de gabarito, quem tirou de 60 para cima, digo, treinem para o TAF.

    ResponderExcluir
  20. Achei a prova com um nível muito alto também. A cespe inovou mais uma vez, principalmente no que tange ao número de questões da parte básica. Tirei 68 líquidos, mas como meu caro Diego mencionou, estou bastante preocupado com alterações que possam vir no gabarito definitivo. Muita coisa pode acontecer galera! Pelo sim e pelo não, irei treinar pra o TAF.

    ResponderExcluir
  21. A sensação de estar tão perto e ter perdido por simples vacilos é a pior possível. Entreguei 10 pontos só em interpretação e Red. Oficial. Fiquei com 57 pontos, mesmo concorrendo a uma vaga por cotas, acho muito difícil conseguir. Enfim... Vida que segue. Alexandre, muito obrigado por todo seu auxílio em nossa caminhada. Excelente trabalho. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Olá colegas do blog,
    Fiquei com 62 e estou confiante, e assim ficarei até o resultado do dia 26/01.
    Parabéns aos que conseguiram boa nota! E aos que fizeram o mínimo, vamos continuar treinando e acreditando.
    Abçs

    ResponderExcluir
  23. Amigos,

    haja coração. Quem está bem torce para nada mudar e quem está ruim ou meio termo torcendo para ocorrer várias alterações. Com o Cespe pode tudo!!!

    abs

    ResponderExcluir
  24. cara tô vendo muita gente falando merda, casa dos 60 e tudo mais, tem noção que essa prova foi extremamente mal elaborado em diversos pontos? eu consegui fazer 46 liquidas (de verdade), e consegui achar 2 questões de certeza no minimo anuláveis, nas quais já entrei com recursos, tomei um susto quando vi que 100 das 120 questões do gabarito provisório divulgado foram alvo de recursos, sem contar que o susto maior foi ver cursinhos ai de nome como aprova e alfa divulgando gabaritos comm diferença de 15 questões do divulgado pela cespe, enfim, acredito que até 50 pode ainda ter fé, principalmente levando em consideração que a nota final inclui a REDAÇÃO, será que todos conseguiram se dar tão bem nessa parte que valia 13 pontos? muitas icognitas, acredito ainda na mudança de 5 a 6 questões dentre mudanças de gabarito e anulações, portanto se alguém ai fez mais de 60 ta entre os 300 em minha opinião, o resto depois de 50 e sem menosprezar quem fez o ponto de corte 48 ta no bolo dos 1800 que vão para o físico, minha opinião, parabéns pelo blog, conheci hj e curti muito.

    ResponderExcluir