domingo, 3 de agosto de 2014

Os Sacrifícios para se tornar Policial Federal

Bate papo com a galera do NEPOM

Realmente nós concurseiros temos a dificuldade de entender diversas indagações a repeito do nosso sonho profissional. As pessoas não compreendem que os estudos são tratados como a nossa profissão. Temos medo até mesmo de descobrirem em nosso atual emprego o que almejamos, pois muitas vezes gera a perseguição. Se souberem a carreira então aí é que complica mais ainda… Por outro lado, a profissão Policial Federal é tão respeitada pela sociedade que só o fato de você estudar já gera um certo respeito, estou mentindo???

Agora não podemos nos enganar, pois de fato, somos individualistas em nossa conduta. Deitamos e levantamos pensando na mesma coisa “vestir a camisa preta”. Por vezes achamos até que o sonho é intangível, Nada disso, passa quem estuda da forma correta e adota a melhor estratégia. Eu não me engano”me esforcei e superei expectativas! Poucos acreditavam na minha pessoa. Se tivesse que fazer a mesma coisa hoje faria com toda certeza. É comum ouvir: você vai passar. Está estudando faz tempo é dedicado… Isso gera uma responsabilidade absurda. Temos que abstrair.

Dentro do próprio cursinho já rola a sensação se segurança ou insegurança. A pergunta que o colega faz já é interpretada pelo nível de conhecimento do candidato. Me recordo no concurso de 2010 a pergunta na semana da prova de um aluno: Professor, mas o que é peculato??? Imagina a vaia da galera na adrenalina né…hehehe No simulado haviam quase 200 pessoas. Se fosse uma corrida da São Silvetre eu estaria naquele segundo grupo variando da posição sessenta até a vigésima. Não entendi como tinha gente fazendo mais de oitenta pontos. Imagino cada um dos senhores aguardando o edital. Uns torcendo para sair e outros torcendo contra, mas cada um com a sua tática de guerrilha.

Quando me perguntam se acho que vale a pena o escrivão fazer a prova de APF acredito que não. O salário é o mesmo e passar por tudo novamente somente se fosse para Perito por exemplo. Muitos me perguntam em off se será possível ir trabalhar na rua, mas isso vai depender de cada caso específico. Epitaciolve e Cruzeiro do Sul devido a quantidade de vagas com certeza terão colegas trabalhando fora do cartório (se assim desejarem).

Se hoje vocês já estão afastados dos amigos imaginem quando estiverem no DPF. Vivemos uma outra vida assim como os seus amigos também possuem a deles. Ao retornar para a sua cidade de férias, folga ou missão observarão que as amizades por muitas das vezes se perde devido a distância e ao contato. Por isso, a importância da união com os colegas de lotação, pois estes serão a sua família. Tudo mudará na vida dos senhores e eu espero que seja para melhor.

Ontem tive uma surpresa muito agradável. Um colega aguardando nomeação que será lotado em Cruzeiro do Sul fez uma grata visita aqui em Epitaciolove. Foi recebido pela minha família de braços abertos, mas infelizmente não aceitou almoçar.hehehe
Ele estava com sua mãe que me informou que o Blog foi grande fonte de inspiração para o seu filho e que também acompanhava o trabalho. Cara, maior viagem, fiquei muito feliz!!! Galera do RJ mandem e-mail (santosla1@hotmail.com) dia 9 de agosto estou aí.



15 comentários:

  1. Bacana o vídeo Alexandre, me fez ficar com mais vontade ainda de me tornar um APF!

    Esses dias passei para um concurso da PC aqui de São Paulo, fiquei feliz pra caramba, imagine então quando conseguir conquistar esse sonho de ser APF.

    Valeu abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius,

      acho que todo material falando do DPF é válido independente do curso em que ele foi apresentado. Temos mais é que divulgar para mais matérias assim serem buscadas por cursinhos.. A ideia foi do amigo Caverna que me mandou por email.

      Parabéns pela aprovação, sangue de polícia na veia.

      abs

      Excluir
  2. Valeu Santos, sempre nos motivando com suas postagens.
    Larguei o curso de formação da PC RS, antes mesmo de começar, pois não iria me sobrar tempo pra estudar para APF. Estou apostando All in, hehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Iglezias,

    parabéns pela personalidade!!! Agora o seguinte: corre atrás malandro vamos buscar o distintivo. Se foi aprovado é pq está no caminho correto. Nenhuma prova de Polícia hoje é fácil quem estuda sabe disso.

    Seguimos na luta.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Estamos prontos Alexandre!
    Prontos pra passar alguns anos isolados do mundo , em um lugar pacato! Sabemos que com isso poderão vir problemas, saudades da família, solidão e arrependimento para alguns que pensaram ser diferente. É assim mesmo, depois de um tempo, ou melhor um tempo razoável na lotação, tentaremos voltar pra onde achavamos que iamos trabalhar enquanto estudavamos para o concurso. Faz parte, queremos a camisa preta!
    Valeu um forte abraço...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto não acontece a gente fica só imaginando, como será a vida de Policial Federal, mas o que mais me atrai, é a possibilidade de se trabalhar em qualquer lugar do Brasil.
    Confesso que tenho curiosidade de conhecer o norte do País, quem sabe passar uns anos por ai, igual dizem, por mais que seja ruim a estrutura, acho que vale as aventuras e histórias que terei para contar...
    Tudo mudará em minha vida, mas também espero que seja para melhor!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho, Alexandre. Tem servido como grande incentivo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  8. É para quem tem polícia no coração, o resto NUNCA SERÃO!

    ResponderExcluir
  9. Cara, muito maneira a postagem e a entrevista....rindo até agora com o Agente Rafael falando: "Toca piano então seu fox delta papa" kkkkkkkk

    Abraço galera!

    Vamos estudar!!!!

    ResponderExcluir
  10. O video é foda... Parabens Alexandre mais uma vez e obrigado por sempre nos incentivar...

    Lembrando que esse Rafael do video é aquele que escreveu um post para esse blog a respeito de Foz e o NEPOM. Fantástico. Cara é gente boa demais!

    ResponderExcluir
  11. Galera, o Agente Rafael ai do vídeo é um dos policiais federais da nova temporada da série Papo de polícia, do canal Multshow. Coloquem no YouTube que tem os vídeos da 4° temporada. São 7 episódios. Fala sobre o Nepom de Foz. Recomendadíssimo para motivação.

    ResponderExcluir
  12. "A vida é normalmente comparada a uma maratona, mas acho que
    é mais como um sprint: longos períodos de trabalho árduo,
    pontuados por breves momentos em que temos a oportunidade de
    dar o nosso melhor.” (Michael Johnson) Está chegando a hora....bons estudos aos companheiros de blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol_Federal,

      Entre em contato comigo por favor, por em-ail regianemartinsrp@gmail.com e o skype é regiane.martins75
      Te esperando querida aspira PF. Abraço carinhoso

      Excluir
  13. Colegas, alguém tem disponível este bate papo? Gostaria de vê-lo.

    Caso alguém tenha, poderia me passar? Pois não está disponível no YouTube.

    Ficarei na expectativa.

    ResponderExcluir