segunda-feira, 28 de julho de 2014

Preparação para o Exame Intelectual - Parte II


Texto Kemsyt

"Olá, futuros policias federais, tudo bem?

Enquanto aguardo nomeação, resolvi escrever a parte II da série "Preparação para o Exame Intelectual ". Hoje vou falar do que considero ser o "pulo do gato" na preparação para concursos públicos que é RESOLVER QUESTÕES.

Galera, se eu pudesse dar uma única dica para um candidato e se tem uma coisa que fará o diferencial para sua aprovação, mais do que qualquer livro, cursinho, vídeo-aula, apostila, simpatia, etc... isso se chama RESOLVER QUESTÕES.

Dentre outras razões para incentivar você, futuro policial federal, a virar uma "máquina" de fazer questões, destaco as seguintes.

a) Fazer questões é muito mais divertido que estudar teoria:
Cansou de ler a apostila? Não aguenta mais artigos, incisos e alíneas na sua frente? Dê uma relaxada, amigo! Vá resolver questões!
b) Ajuda a entender melhor a banca:
Se você já tentou outros cargos que não os da carreira da polícia federal, já deve ter tido contato com outras bancas, como ESAF, FCC, etc. Assim, percebeu que cada uma tem um estilo diferente. E para entender o CESPE, meu amigo, só tem uma maneira: resolver questões do CESPE!
c) Avaliar sua absorção do conteúdo:
De que adianta saber todo a constituição, o código penal, etc, se não souber aplicar esse conhecimento na hora de resolver a questão? Lembre-se que não necessariamente passa no concurso quem sabe mais e sim quem acerta mais questões! Somente resolvendo questões é que você ver se o estudo está rendendo e  saber as disciplinas que domina e poderá direcionar mais esforços no estudo daquelas que está mais fraco.
d) Ajuda a controlar o tempo:
Em 2013, a prova para Escrivão da PF continha 120 questões e mais a discursiva (que foi bem mais complicada que a de 2012). A duração era de cinco horas. Considerando uma hipótese que a pessoa demore 1 hora para fazer a redação, 20 minutos para preencher o gabarito e uns 10 minutos para ir ao banheiro e beber agua, restam 3 horas e meia, ou seja, 210 minutos para fazer 120 questões. E ainda tem algumas de raciocínio lógico que exigem cálculos e construção da tabela verdade. Então não dá pra perder muito tempo para resolver as questões (e é sempre bom deixar um tempo para revisar). Se você tiver o hábito de resolver questões, conseguirá fazê-las mais rápido, o que te ajudará MUITO no dia da prova.
e) AS QUESTÕES SE REPETEM!
Sim, meu amigo, futuro policial federal! Chega um tempo que mesmo o CESPE, cheio de criatividade (às vezes terrível), não tem mais o que inventar! As questões se repetem! Portanto, quanto mais você resolver questões, maior a chance de cair na prova da Polícia Federal uma questão bem parecida com aquela que você já fez! E aí essa não dá pra errar, né?!
Vou apresentar alguns exemplos de questões repetidas, começando com duas da própria Polícia Federal:
Direito Constitucional: ÍNDIOS
Polícia Federal 2009
A Constituição Federal de 1988 (CF) não reconhece aos índios a propriedade sobre as terras por eles tradicionalmente ocupadas. 
Polícia Federal (Escrivão) 2013
A CF reconheceu aos índios a propriedade e posse das terras que tradicionalmente ocupam. 
Direito Constitucional - CPI
Procurador do Espírito Santo 2008
A CPI instaurada no Poder Legislativo estadual não pode promover a quebra de sigilo bancário de pessoa submetida a investigação. 
Investigador da Polícia Civil Bahia 2013
A possibilidade de determinação da quebra do sigilo bancário e fiscal encontra-se no âmbito dos poderes de investigação das comissões parlamentares de inquérito.
Direito Administrativo: LICITAÇÕES
Antaq 2009
Verifica-se a dispensa de licitação sempre que houver impossibilidade jurídica de competição. 
Analista de Controle Externo TCU 2007
A inexigibilidade de licitação ocorre sempre que houver impossibilidade jurídica de competição, enquanto a dispensa de licitação tem lugar em contexto de viabilidade jurídica de competição.
Antaq 2009
Na modalidade pregão, é vedada a exigência de garantia da proposta. 
Analista BACEN 2013
A administração pública poderá exigir do licitante a garantia da proposta realizada.

E eu poderia passar a noite toda (são 02:33 da manhã enquanto escrevo essas linhas) colocando para vocês verem questões do CESPE que são praticamente idênticas! Restou alguma dúvida de que o candidato que tem o hábito de resolver questões sai na frente daquele que pensa mais em decorar leis, conteúdo da apostila ou assistir horas e horas de aulas?

Quantidade de questões.
E aí? Quantas questões devo fazer? Meu amigo, a resposta é O MÁXIMO QUE VOCÊ PUDER! Durante o estudo da teoria, eu fazia questões do assunto que tinha acabado de estudar (umas 20 questões de cada matéria, que dava umas 60 por dia). E tirava um dia na semana para fazer questões de todas as matérias que tinha estudado até então (neste dia fazia algumas centenas de questões, algo entre 200 e 400). Minhas últimas duas semanas antes da prova foram TOTALMENTE dedicadas a resolver questões.

Como estudar por questões.
a) Dê preferência a resolver questões comentadas. Se as questões tiverem apenas o gabarito, você pode ficar sem saber porque errou ou acertou, além disso, lendo os comentários das questões, você aprende e reforça o conhecimento. Caso o assunto na sua mente já esteja completamente batido (por exemplo: se você já está careca de saber que prisão só pode ser feita com ordem judicial ou em flagrante), não precisa ficar lendo o comentário.
b) Marque as questões que você errou (e aquelas que você acertou mas ficou com dúvida) para resolver novamente, até fixar aquele conhecimento na mente. Ler o comentário dessas questões é muito importante!
c) Caso tenha acabado as questões (já tenha resolvido tudo), faça de novo!
 d) Faça somente questões da banca organizadora do concurso. No caso da PF, há muito tempo é o CESPE. Como cada banca tem sua peculiaridade, se especialize no CESPE. E dê preferência às questões mais recentes, de 2007 pra frente (considerando que estamos em 2014). Também é interessante buscar outras provas de carreiras policiais que foram feitas pelo CESPE. Para quem vai estudar para Agente, recomendo pegar as provas de Escrivão e Delegado Federal de 2013, Agente PF de 2009 além das prova da Polícia Civil da Bahia (concurso que também foi organizada pelo CESPE), etc.
Aproveito a oportunidade para recomendar o site: www.questoesdeconcursos.com.br
Neste site, você pode fazer seus cadernos de questões (eu fazia com as questões que tinha errado, para refazer até não erra mais) e filtrar questões (por exemplo, dentro de direito administrativo, questões de pregão, do cespe, no ano de 2014). Se puder pagar (não é caro) vale muito a pena. Se não, a assinatura gratuita permite você fazer 10 questões por dia. Ah! Não estou ganhando royalties nem desconto, recomendo porque é bom mesmo!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou discordem de algo, fiquem à vontade para comentar. Também estou lá no Fórum Correio Web para tentar ajudar no que for possível.

Bom, o texto ficou grande (obrigado pela paciência), espero que tenha ficado bem claro que é imprescindível resolver questões. Realmente vai fazer a diferença na sua vida, acredite!

Um grande abraço a todos e estudem bastante (sem esquecer da parte física), pois vale a pena! Entrar pelos portões da ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA (e, principalmente, sair formado e ver o orgulho estampado no rosto de familiares e amigos) não tem preço!"




28 comentários:

  1. Obrigado, companheiro Kemsyt,

    muito valiosas suas dicas!! Obrigado por ceder um tempo para nós, candidatos a uma vaga na ANP!

    Você, Caverna, o Grande Alexandre e tantos outros que já estão no DPF (já considero você e o Caverna), são um diferencial para nós todos!!!

    Sempre segui essa tua dica, de fazer exercícios! Realmente ajuda muito!
    E quando resolvo questões que não são comentadas, fico meio perdido, procuro na lei ou pesquiso em sites jurídicos!

    Graças a resolver exercícios da banca, que hoje praticamente não erro questões de Constitucional e Administrativo!

    Também gosto de ver vídeo-aulas com resoluções de exercícios CESPE, há muitas no EUVOUPASSAR!

    Os cursos em PDF do ponto trás bastante questões também. Melhor ainda os de teoria + exercícios!!! Sempre comentadas!!!

    Abração amigo e que chegue logo essa bendita nomeação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, flopess, todos os materiais que envolvam a resolução de questões, como cursos pdf e vídeo aulas são muito bem vindos.

      Um abraço e vamos aguardando essa nomeação :-D

      Excluir
  2. Kemsyt,

    Qual seu nome de usuário no QC? Acredito que seus cadernos podem nos ajudar bastante. Eu já tenho essa prática de separar as questões que erro, mas é sempre bom ter mais material.

    Realmente a parte de exercícios é fundamental e, na minha opinião a mais importante.

    Obrigado por mais uma vez disponibilizar seu tempo para nos ajudar, tanto aqui como no Forum CW.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode procurar lá por Kemsyt QC
      Fico feliz de saber que vc já tem esse hábito, considero algo muito importante.
      É uma satisfação ajudar.
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  3. Valeu Kemsyt,
    As dicas de que já passou são sempre valiosas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço que vc tenha vindo prestigiar a postagem!

      No que pudermos fazer para ajudar os aspirantespf, estamos à disposição!

      Espero um dia vê-los todos nas operações da PF pelo Brasil.

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  4. Valeu mesmo Kemsyt,

    Sempre fortalecendo o blog, muito obrigado pelas dicas e incentivos.

    Parabéns pela vitória e torcendo para essa nomeação sair logo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a todos vocês pela presença e mais uma vez ao Alexandre, que abriu o espaço do blog para os textos.
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Amigão, mandei uma MP para você lá no CW, quando puder, dê uma força!
      Abração

      Excluir
  5. Não tenho dúvida que nesta reta final o assunto é completamente relevante. Na prova de 2012 caiu a questão referente a propriedade da Terra dos índios. Vi a questão e falei é pegadinha. Ao sair do local da prova geral comentando questão igualzinha do concurso passado. Dá um aperto no coração que vocês não imaginam.

    Vários colegas já estão nas capitais aguardando a posse e até agora nada, muitos inclusive gastando o que não tem. Tensa a situação dos colegas.

    Valeu Kemsyt... Valeu pelas dicas. Aproveito a oportunidade de desejar boa sorte a galera do ROJÃO Rio Branco que foi prestar concurso para Polícia Civil.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Kemsyt,

    observei que na minha turma muito colegas marcavam toda a prova, ou seja, faziam o que sabiam e depois marcava em relação as outras questões de acordo com os 50% de C e E... Na sua turma também foi assim???

    Muitos ganharam bastantes pontos. Eu não tenho esta coragem, mas pelo que vi a galera se deu bem. Alguem colega teria algo a respeito para falar? Se já fez experiências, enfim...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Alexandre, eu já ouvi falar dessa tática (e bem!) mas por professores. Não conheci ninguém que tivesse dito que a aplicou. Eu também não tenho essa coragem. Me lembro que deixei, salvo engano, 18 ou 20 em branco.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Alexandre, também não acho bom essa técnica!
      Também, assim como o kemsyt, vi professores dando esse bizú! O João Antônio do EUVOUPASSAR é um exemplo desses!

      Rapaz, não me envergonho em dizer que usei essa técnica em dois concursos PF (Agente 2012 e Escrivão 2013), e em ambos me dei mal!!!
      E o pior é que, mesmo dando um resultado ruim em 2012, repeti o gesto em 2013!!!

      Prefiro o método mais prático, marcar apenas o que sabe (ou imagina, logicamente falando, ser o correto)!
      Só assim me saí melhor nas outras provas que fiz!
      PRF 2013, respondi apenas 106 (deixei 14 em branco). Fiquei com 62 líquidos. Na de Agente Administrativo PF 2014, respondi 111 (deixei 9 em branco). Fiquei com 67 líquidos!

      Repetirei esse método!!

      Talvez, pra quem tem certeza absoluta de todas as suas respostas marcadas, chutando as demais, se dê bem! Mas, certeza absoluta numa prova do CESPE é complicado!!

      Abração!!!

      Excluir
    3. No Depen Federal, usei essa técnica e deu certo, pensei comigo: já marquei todas que tenho certeza, salvo engano umas oitenta questões, agora é tudo ou nada...
      E fui para cima, equilibrei a prova, deixando apenas duas em branco. Pena... que fiquei na redação por dois décimos e não consegui nota para aprovação com recurso....

      Acho que vai de cada um, e da confiança no dia da prova. Se for para dar certo, vai ter que dar de qualquer jeito!!!

      Abraços e bons estudos galera!!! O Brasil é nosso!!!

      Excluir
  7. Eu sempre utilizei uma outra técnica, que vai pro campo da probabilidade. Eu só deixo em branco as questões que realmente eu não sei, se eu já tiver 60% de achar que e C ou E eu marco, e explico o porque. Supondo que você tenha 2 questões em que se tenha 60% de certeza. Nesse conjunto voce tera 36% de acertar as duas, e apenas 16% de errar as 2. No caso de 3, vc tem 21.6% de acertar as 3, 43,2% de acertar 2, 28,8% de acertar 1 e apenas 6,4% de errar todas. Nessa hipotese vc tem 64,8% de somar pontos ao seu resultado final. Se a probabilidade de outras questões for maior que 60%, essa porcentagem aumenta conforme sua certeza também aumenta. Na prova de 2012 deixei apenas 7 em branco.

    ResponderExcluir
  8. E parabens aos novos colegas!!!! Algum dia vcs conseguem tomar posse. eheheheheheeheeh. Tem ate dia 01/9 agora...

    ResponderExcluir
  9. Olá Alexandre, Kemsyt e demais aprovados no concurso. Primeiramente, gostaria de agradecê-los por esclarecerem dúvidas de quem ainda está estudando. Enfim, a partir de outubro iniciarei minha preparação (acredito que de alguns anos, pelo fato nunca ter estudado as matérias do edital - estou me formando em Biomedicina) e gostaria de saber qual o melhor curso on-line da atualidade (LFG, CERS, Alfa, ponto dos concursos, etc.) para Agente da PF. Apesar de saber que cada um seguiu um caminho diferente para a aprovação, acredito que um bom curso no inicio da preparação pode fazer a diferença. Obrigado.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, no meu caso, não assisti vídeo aulas para este concurso da PF.

      Até escrevi sobre como estudei para Atualidades em outro post:
      "Para conseguir uma boa nota aqui, basta assistir/ler jornal frequentemente. Recomendo comprar a série Atualidades Vestibular, da editoral Abril, que ajuda MUITO a lembrar o que de mais relevante ocorreu recentemente no cenário nacional e mundial. Outra dica é acompanhar esse site aqui http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/"

      Em relação à preparação por "anos", dependendo da forma de estudar, você consegue reduzir bastante esse tempo!

      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Valeu pelas dicas! Quando falei "da atualidade" estava me referindo a qual curso on-line vocês acham que - atualmente - tem a melhor equipe de professores, metodologia, material, etc.

      Abraço e parabéns pela aprovação!

      Excluir
    3. Meu amigo, mas que vacilo o meu (em não ter reparado "da atualidade")!

      Então, como não usei video aulas (vá lá, vi uma de arquivologia do LFG, rsrs) não saberia dizer o melhor curso.
      Boa sorte!

      Excluir
  10. Este blog tá cada dia melhor!!! Excelente artigo e p/ quem nunca participou de uma competição dessas (como eu) É fundamental aprender com os colegas mais experientes. Eu fico imaginando o dia q sair o tão esperado edital...muita emoção! Falta bem pouco...afinal, já estamos em agosto! Na minha situação, vejo este concurso como um jogo cujos participantes possuem cartas... poucos manipulam o baralho ...outros, nem sabem jogar, mas se arriscam...e alguns possuem a esperteza de competir com pouco treino. Acredito que jogar no CESPE é um risco...ainda mais quando não temos a certeza absoluta na marcação de questões. O melhor é treinar muito, fazendo questões, e marcar muito pouco. Quero sempre agradecer aos amigos e colegas do blog pela sempre ajuda e desejar muita sorte para todos. Uma ótima e produtiva semana de estudos para todos;)
    OBS: Sempre brinco que sou a Croácia dessa Copa, pois nunca participei de um mundial na vida kkk...ainda bem q não sou o Brasil, q se acha o "fodão" e tomou 7. Oq não falta neste concurso são os "doutores" de plantão. Vamos aguardar se os mesmos serão a Alemanha da vez. #fikadik

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário! Se tivesse a opção de curtir...rsrsrs

      Excluir
    2. Oi Carol. Que bom que gostou do artigo. Não canso de agradecer ao Alexandre pela oportunidade de interagir com os futuros POLICIAIS FEDERAIS através deste blog que serviu de inspiração pra mim.

      Interessante sua comparação do concurso com jogo de baralho. E o mais legal é que nem sempre o que ganha é o que tem as melhores cartas (livros, participação em cursinho, dedicação em tempo integral ao estudo, etc), mas sim aquele que melhor joga com as que tem.

      Em relação à Croácia, fique tranquila, pois conheci muitos (e me incluo neste rol) que fizeram a prova da PF pela primeira vez e deu certo :-D

      Excluir
    3. Obrigada pela força Kemsyt...muito obrigada pelo post! De fato, nessa "Copa" teremos muitas surpresas..é sempre assim! Estou adorando vivenciar tudo isso...aprendendo um lado da vida q eu não conhecia. Assim como vc, espero ter um final feliz nesse mundial q me espera ;-) Só sei q se o Brasil adesivou seu ônibus escrevendo "Rumo ao Hexa" , a Alemanha fazia seus treinos sem ar condicionado e sob sol de meio dia p/ acostumar com o clima quente brasileiro. TREINO FORTE, JOGA FÁCIL!
      OBS: obrigada pela "curtida" Alessandro..bons estudos p/ vc e sorte na partida!

      Excluir
  11. É só aqui em casa, ou vocês também estão escutando frases como:

    1. Você não sai mais comigo.
    2. Só pensa nos seus interesses (tudo relacionado ao concurso).
    3. Tem tempo para malhar (de olho no TAF, isso se passar né rsrsrsr), mas não tem tempo para me dá atenção.

    E blá blá blá blá...

    Isso tudo já está me afetando. Desculpa o relato fora do contexto do blog, mas se isso ocorre com alguém daqui gostaria de opiniões.

    FOCO, FORÇA E FÉ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, que isso seja um problema no qual, quase todos temos de lidar.
      Se fosse meu namorado, terminaria sem sombra de dúvidas. (Sou radical nesse ponto).
      Agora, quando se é casado, creio que o caminho seja muita conversa para que seu parceiro(a) compreenda que você está lutando por um futuro melhor para ambos e que é só uma fase.
      Se não adiantar, releve.
      Para mim está pipocando os convites para formaturas, festas, churras, shows e tudo mais. (Inclusive com a frase fatal: vou buscar você e deixar em ksa kkkk, mas estou resistindo)
      Aí a maioria já começa:
      1- Não te chamo nunca mais, pra nada.
      2 Você está doida e passando dos limites com essa história de concurso, está perdendo a melhor fase da vida.
      3 Você está na obrigação de passar, pois, não sai de jeito nenhum, só estuda.

      No fim das contas, quem gosta de você de verdade, compreende e te apóia.
      Vamos seguindo!!

      Excluir
    2. Cara já ouvi de mais essas frases, mas sonho é sonho. Me viro em 5 pra conciliar esposa, filho, trabalho, estudos e taf.
      Foi muito bom saber que não sou só eu que passo por isso.

      Excluir
  12. Camila, isso que você disse é a pura verdade. Quem compreende, apoia. Mas mulher é mulher né. Sempre rola uns dramas. rsrsrs

    Iglezias, você ainda está pior que eu. No momento não tenho filhos. E esse já é um dos problemas. Por que digo que só quero ter filhos quando passar em um concurso bom, mas a minha esposa já fica repetindo que não vai querer mais ter filho depois dos 29 anos. Estamos com 27. Tenho dois anos de margem ainda.

    Abraço e boa sorte para todos nós!

    ResponderExcluir