segunda-feira, 25 de agosto de 2014

E o edital???

Fonte: Grupo de estudos ROJÃO/AC
Início de mais uma semana e até agora nada do edital. O importante é estar focado como se ele já estivesse na “praça”. Sabemos que com a sua publicação a mente dá uma travada e a dificuldade aumenta para o entendimento da matéria. É estudar com força agora para depois administrar da melhor forma. Apesar de poucas informações continuo batendo na mesma tecla: todas as pessoas que tive contato (instrutores) dizem que o interesse da Administração é prova este ano e curso de formação em fevereiro!!! Não acreditamos em hipótese alguma que o prazo da autorização irá expirar, pois será uma depressão total nas fronteiras do Brasil…

No sábado tive a oportunidade de bater um papo na turma de simulado de um curso onde estudei. A sala estava cheia, mas na minha época, era o dobro de pessoas.  Muita gente das antigas provando que o nosso concurso possue este diferencial: a pessoa não passa, mas acumula conhecimento e parte para outra tentativa. Assim é o sonho de se tornar um Policial Federal! Portanto, do Oiapoque ao Chuí neste imenso Brasil diversos candidatos estão se armando para a guerra que está por vir. Com certeza torcendo mais do que vocês para o edital estão os policiais do último concurso. Tenho a convicção que o edital será comemorado com churrasco.rs

Na ocasião do bate papo, notei que a “gana”de ingressar no DPF é muito grande. Além disso, vi que existem algumas dúvidas básicas que as pessoas que frequentam este blog não possuem mais. Ex: ANP reprova? Era sábado de sol, mais de quarenta minutos para estacionar o veículo e eu não tinha vinculo algum com o curso… Foi muito bom sentir a energia da galera gosto disso! Achei que fosse me complicar, mas foi tudo 100% inclusive a receptividade.

A cidade do Rio de Janeiro continua maravilhosa, mas o Acre me espera, a missão precisa ser cumprida! Com a nomeação (escrivão, Delta e Papilo) cresce a expectativa em relação as mudanças e com certeza será para melhor. Acreditamos muito que o DPF está em uma fase de mudança e o orgulho de ser Federal voltará a ser o diferencial por todo o país.

Bons estudos.

28 comentários:

  1. Sempre estou aki no blog em QAP... Rs
    Parabéns Alexandre !!! VC sempre muito atencioso e humilde com todos...
    Parabéns VC merece... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton Jr,

      a nossa diferença é apenas momentânea. Um dia já fui estudante, ou melhor, continuo sendo, pois a vida é uma escola.
      Não esqueço da minha época de estudos pesados, pois isso sempre estaremos juntos.

      Abs

      Excluir
  2. Show de bola! enquanto o edital não sai, vamos estudar mais!
    Admiro muito essa galera do Rojão, dedicação pura.....estamos juntos.
    Abs e bons estudos a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabelo,

      toda sexta-feira os caras viram a Madruga estudando é muita dedicação!!! Prontos para guerra com certeza, mas tem coisas que não depende só do Homem e sim de Deus!!!

      Gás total todo e cada um dando o melhor de si de acordo com as suas possibilidades.

      Abs

      Abs

      Excluir
  3. Não posso dizer nunca mas depois que eu passar não pretendo estudar tão cedo.
    Não sei se vou ficar mais feliz pelo fato de ter passado ou de não ter que dormir pesando em estudar. Para mim estudar é um peso, nunca fui bom aluno e nunca levei a sério os estudos.
    Massssss aqui estou!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho,

      após aprovação nunca mais estudei... Porém, sinto muita falta. Independente de concurso estudar é bom sempre. Quando estiver em um cidade melhor pretendo ao menos uma pós e curso de línguas.

      abs

      Excluir
  4. Matéria que não acaba mais (DESABAFO)...
    Força e fé a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício,

      parece que não tem fim mas quando sai o edital é desespero total!!! Reta final mantenha a pegada.

      abs

      Excluir
  5. Grande Alexandre,

    pois é, rapaz! Pra quem está começando agora, tudo é novidade. Toda essa tensão pre´-Edital pesa bastante!!!

    Para quem é veterano em concursos PF, nada muda!! Tudo igual. Tensão é a mesma. Ninguém sabe se haverá mudanças de disciplinas, ninguém sabe nada!!!
    Missão: estudar!!!!

    Muita fé em Deus, sempre!!!!

    À propósito, você quis dizer: "Com a nomeação (Escrivão, Delta e Perito)..." Pois Papilo foi com sua turma!!! Rsrsrsrs

    Abração amigo e tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Floppes,

      Perfeito irmão somos sócios!!! Comigo não tem revisão escrevi atualizei quem sabe faz ao vivo. Novos servidores muito motivados. Já estou retornando para acompanhar de perto.

      Abs

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Cheguei há pouco tempo aqui no blog e to quase terminando de ler todas as postagens (pena que ta acabando! Sempre que dá eu venho aki ler um pouco). Toda hora tenho informações novas q ñ encontro em lugar algum!
    Parabéns pelas postagens.
    Vejo também que os antigos concurseiros não esquecem do blog e voltam para dar depoimento...Muito legal! Muito legal mesmo... N tenho dúvidas que o clima da PF vai mudar. Um amigo meu que é agente me ligou e disse que os novinhos chegaram cheios de gás! Isso é muito bom pra instituição.
    Espero que eu possa realizar meu sonho. Espero que eu consiga uma vaga. Às vezes o desespero bate e vc acha q não sabe nada, mas tenho fé em Deus que minha hora vai chegar. Nessa reta final o principal é conseguir controlar a ansiedade para n prejudicar os estudos. N achar que aquele assunto já foi visto demais e não precisa revisar... Vamo revisar tudo com ânimo de assunto novo!!!!!
    To usando esse espaço para agradecer pelo blog (me ajuda demais) e para desabafar um pouco (rs).
    Mais uma vez, parabéns! Sou mais um assíduo participante.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marconi,

      Sei como é... Concurseiro é maluco e temos que ser assim, caso contrario, não passamos. Aqui todos estão no mesmo barco. A idéia do blog foi justamente esta esclarecer é mostrar algo que poucos conheciam. Sem duvida as principais informações já foram citadas do inicio para cá. Hoje administro e conto com vcs. Sempre teremos duvida de somos capazes ou não aconteceu comigo e minha vida mudou de um dia para o outro. Acha que valeu a pena??? Vestir o preto para quem sonha não tem preço!!!

      Abs

      Excluir
  8. Parabéns Alexandre pela grande iniciativa. Sua orientação está sendo de fundamental importância.
    Ademais, poderia me esclarecer se: "é possível um policial estadual se matricular no curso de formação na ANP, caso fosse classificado?" A dúvida é fundada no argumento que "curso de formação não é cargo público, logo não há posse." Concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Manuel,
      vou tentar passar algumas experiências que talvez possam te ajudar no esclarecimento.

      Uma coisa é certa, como falou o Alexandre, realmente o problema todo deve estar na questão salarial, ou seja, a ajuda de custo que há. Pois, tem que haver uma opção: ou continua recebendo normalmente o salário do atual cargo que ocupa, ou opta por receber a ajuda de custo no curso de formação (que ao meu ver, dependendo de quanto você recebe aí na PM, deve ser bem mais lá na ANP).

      Aqui no Exército, um amigo passou no último concurso da Polícia Civil do Ceará. Ao ser dispensado para realizar o curso de formação, foi aquele estresse. Optaram por deixá-lo ir, mas recebendo a ajuda de custo lá, que era bem menos do que ele recebia aqui.
      Ele até já concluiu o curso e já tomou posse e entrou em exercício lá. Está muito feliz!!!!
      Mas não precisou dar baixa para realizar o curso.

      Eu mesmo, quando era soldado da PMPE, e passei para Sargento do Exército, não precisei dar baixa. Optei por receber o salário da PM enquanto estava no curso de formação. Mas isso já faz muito tempo!!!!

      Não precisa dar baixa, não!!! Passando, sendo classificado, opte pelo salário adequado às suas necessidades!

      Espero ter esclarecido!!!

      Abração e bons estudos!!!!!

      Excluir
    2. Excelente Flopess,

      quando falo em relação a baixa é pq aconteceu de um aluno ter assumido um cargo pouco antes de passar no DPF. E no caso, diz ele, que só teve esta opção. De qualquer forma a situação você resolve com o seu atual emprego. na ANP ninguém está preocupado se vc abandonou seu antigo cargo, será matriculado!!! A única coisa que realmente terá que optar será a remuneraçao. Isso será a única indagação que será feita. Se abandonou o EB e se refugiou lá é com o aluno. É tudo bem prático lá. Qualquer procedimento que for adotar é necessário ter tranquilidade e não sair fazendo o que te disserem, salvo se for conveniente para você. A única decisão será da remuneração, pois é vedado você receber dois valores da União memso que seja o "Bolsa família". Acho que agora ficou claro.

      Valeu flopes

      Abs

      Excluir
    3. Flopess, valeu mesmo kra. Gostei do post .

      Excluir
  9. Manuel,

    Este assunto é polêmico e varia de Órgão para Órgão... Existem casos em que o aluno é obrigado a pedir "baixa" para frequentar o curso. Outros entram com licença se tiver direito. No meu caso a PMERJ estudou p ver como seria, pois não havia caso de um servidor ir p concurso federal. Contei com o apoio de todos não posso reclamar. Geralmente o problema que ocorre é optar a remuneração. Resumindo: não existe uma regra clara vai depender do seu caso concreto. Fiquei com receio de ter que pedir baixa e caso não desse certo ficaria sem nada, mas isso não foi necessário.

    Obrigado pelas palavras.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Alexandre, bom dia!
    Você sabe informar a possibilidade do edital para APF não ser na data prevista(26/09)?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. LADEF buenos,

    Acho impossível isto ocorrer!!! Tudo na base do ACHISMO não tenho nada para embasar a minha resposta. Concurso 2009 eu torcia para não sair o edital. No finalmente, já achávamos que não sairia, estava eu na biblioteca e uma amiga ligou. Deu aquele "gelo" por dentro.

    Irmão, vão sair ate o fim do prazo.

    Oremos!!!kkkk

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, esse boato de que os 600 novos agentes desse novo concurso que ainda está por vir serem nomeados somente em 2016 é verdadeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,

      Primeira vez que alguém comenta isso comigo. Acredito que seja lenda urbana para afastar concorrentes. Se for isso terá que vir expresso no edital com prazo para nomeação. Neste ultimo constou 30+30. Na PRF nomearam apenas 500 o restante ainda no aguardo. Acho uma falta de compromisso com os novos servidores. Sinceramente acho impossível esta hipótese no DPF.

      Abs

      Excluir
    2. Valeu pela resposta, Alexandre.

      E essa informação aqui da FD, você acha que procede?

      "Uma das grandes dúvidas daqueles que aguardam a publicação do edital do concurso para 600 vagas de agente (nível superior) da Polícia Federal (PF) é o tempo de estudo que terão entre a divulgação do documento que trará o conteúdo programático oficial da seleção e a realização das provas. E de acordo com fonte no órgão ouvida pela FOLHA DIRIGIDA, a não ser que haja uma reviravolta, será observado o intervalo mínimo de 60 dias previsto no Decreto 6.944/09. Com isso, as provas deverão ser aplicadas somente a partir da segunda quinzena de novembro, tendo em vista que a publicação do edital ainda leverá alguns dias, sendo mais provável que aconteça somente na segunda metade deste mês.

      A dúvida dos futuros candidatos quanto ao tempo para estudo do novo programa se deve ao fato de no último concurso para agente, realizado em 2012, o departamento ter lançado mão da possibilidade de redução do prazo mínimo entre edital e provas, de 60 para 45 dias. Entretanto, a medida depende de autorização do Ministério da Justiça e segundo a fonte consultada não há, até o momento, nenhum processo solicitando tal permissão. E com prazo somente até o dia 26 deste mês para publicar o edital, não deverá haver tempo hábil para solicitação e aprovação da redução do intervalo.

      Outro fator determinante é que, como a PF não conseguiu divulgar o edital de abertura até agosto, não haverá como iniciar o curso de formação profissional, etapa final do concurso, no começo do ano que vem, como era pretendido. Sendo assim, a formação dos novos policiais só deverá ser iniciada em agosto do próximo ano. Isso porque os cursos são iniciados sempre no início de cada semestre, de acordo com a fonte no órgão. Com o cronograma mais folgado, a PF não precisará acelerar as etapas do concurso. A etapa inicial será composta por provas objetivas e discursivas (aplicadas em todas as capitais), avaliações física, médica e psicológica, além de investigação social.

      Organizadora – Até a próxima sexta-feira, dia 5, representantes do departamento e da organizadora escolhida deverão se reunir para tratar dos últimos detalhes para a assinatura do contrato para a realização do concurso. Como a FOLHA DIRIGIDA noticiou no último dia 25, a contratação da instituição escolhida foi aprovada pela Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, com o processo sendo devolvido ao departamento no dia 22 do mês passado para a concretização das negociações. O extrato de dispensa de licitação será divulgado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias, tornando público o nome da instituição a ser contratada, que segue sendo mantida em sigilo pela PF.

      Os requisitos para o ingresso no cargo de agente são o ensino superior completo em qualquer área e carteira de habilitação, na categoria B ou superior. Os concursados são contratados pelo regime estatutário (estabilidade), com remuneração inicial de R$7.887,33, incluindo o auxílio-alimentação, no valor de R$373. Com o reajuste previsto para janeiro do ano que vem, o valor passará para R$9.075,20, também com o auxílio."

      Excluir
  13. Jorge,

    Antes da publicação do edital 2012 já sabíamos que seria em caráter de urgência com prazo reduzido.

    O curso na ANP costuma ser inicio de semestre, porém se tiver vontade da administração fazem quando quiser não existe regra.

    Banca 99% de ser cespe. Ninguém imagina algo diferente.

    Se o curso começar somente no segundo semestre vai ser foda para vcs e para nós da fronteira.

    O salário divulgado depende de votação da MP 650 que será avaliada hoje no CN. O valor do subsídio divulgado será este pois já conta com auxílio alimentação.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Alexandre parabéns pelo blog, muito inspirador!

    Tenho dúvida em relação a altura mínima se tem alguma exigência ? Pois só vejo PF altos, tenho essa preocupação pois só tenho 1,62 porem com corpo atlético, será que teria alguma dificuldade no TAF e na ANP ?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  16. Parada,

    na realidade amaior dificuldade em relação a altura é o salto. Realmente a maioria dos Policiais Federais possuem uma altura elevada. Acredito que seja devido ao teste físico. O importante é que não existe restrição quanto a altura.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação ao salto fiz alguns teste e consigo salta acima de 2,20 sendo o necessário mínimo 2,14.. Mas tem agentes de estatura baixa na PF ?

      Grato, abs

      Excluir