terça-feira, 19 de agosto de 2014

Nomeação e Cotas APF 2014

Fala meus amigos bom dia!!! Diretamente da cidade maravilhosa e curtindo minhas férias saiu a tão esperada nomeação para o concurso de Perito, Delegado e Escrivão, assim como PRF. Agora o DPF já não possui mais nenhum tipo de compromisso relacionado a concurso e cresce a expectativa em torno do Edital de 600 vagas para APF. Até o presente momento nada definido, mas acreditar que a Banca não será CESPE UNB é quase impossível. Se tiver mudança vai privilegiar as pessoas que iniciaram os estudos a pouco tempo, mas sinceramente... Cespe na cabeça!!!

Outro fato que chama atenção neste novo certame são as "cotas". Geralmente deficientes não conseguem preencher, porém negros e índios gera uma grande incógnita. Vale lembrar que não basta apenas se considerar com estas características. Vai existir um procedimento minucioso em torno do assunto para evitar o famoso "oba-oba". Na minha Academia o número de "negros"era bem reduzido realmente. A tendência é gerar um equilíbrio maior, já que possibilitará pessoas ingressarem com uma média abaixo das notas de cortes atuais. Quem tiver direito ao benefício beleza, porém, aqueles que por algum motivo pense em "burlar"o edital corre o risco de ficar de fora do concurso, passar e não levar.

Tudo indica ANP em fevereiro de 2015. Vivemos uma grande mudança no cenário nacional relacionado as eleições. Tudo gira em torno disso no DPF, pois nosso futuro depende de uma série de fatores. Lembrando que existe o Grupo de Trabalho dos EPAs que está seguindo muito bem. Estamos sendo muito bem representados e esta iminente mudança no cenário das eleições está sendo muito bem avaliada pelo efetivo. Sábado agora irei na Academia do Concurso Público bater um papo com a turma de simulado da PF, algo totalmente informal no horário do intervalo. Recebi um convite de um amigo e aceitei.

Sangue novo no Departamento e um ambiente diferente é isso que posso dizer aos amigos que estão almejando ingressar na Polícia Federal. O pior momento já passou e agora com muita luta e representação da nossa categoria tudo tende a ser melhor. Parabéns aos novos servidores federais e dentre eles para o meu "orgulho"vários integrantes do Blog!!! Adiciona no face aí galera: Alexandre Santos. Coloque recado citando o blog.

Na última quarta-feira tive a honra de conhecer os amigos Alexandre Rabelo e Carol. Na ocasião pudemos bater um papo e falar algumas coisas "sem cortes"sobre o DPF. Estão no gás dos estudos e isso é muito bom!!! Na hora de pagar a conta Rabelo puxou o contracheque "gordo" de servidor federal e fez questão de pagar a conta dizendo: "estou querendo a PF por vocação, pois a estabilidade no RJ já está conquistada". Crise é na Argentina já demonstrando estar ligado nas aulas de atualidade!!!

Valeu galera forte abraço.


63 comentários:

  1. A Polícia Federal vai melhorar a cada dia e é com esse espírito que estou estudando e me esforçando para passar.
    Parabéns pelo seu blog, meu brother! Espero um dia poder ajudar com a experiência na minha lotação...rs
    Força a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marconi,

      será uma honra trabalhar junto com você neste imenso Brasil!!! Está chegando a hora é dar o gás.

      Obrigado e bons estudos.

      Abs

      Excluir
  2. Alexandre!!! Te mandei um email!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      estamos juntos. Criei inclusive um grupo: ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS.

      Abs

      Excluir
    2. Alexandre,

      Fiz o pedido para participar do grupo tb! Abraço

      Excluir
  3. Grande Santos,
    Concordo com tudo que escreveu, exceto com a parte de contracheque gordo hahaha.
    Quero deixar registrado que foi um grande prazer conhecê-lo e saber um pouco mais sobre o DPF que tanto almejo vestir a camisa.
    Obrigado por sempre nos ajudar!
    Abraços
    Obs: Parabéns para os nomeados, sucesso na carreira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabelo,

      será sequestrado meu camarada estão de olho no seu contracheque!!!rs Brincadeiras a parte valeu muito estar com vocês, momento muito gratificante. Espero termos outros momentos assim.

      Em breve a galera nomeada vai contar novidade aqui no blog.

      Abs

      Excluir
  4. Grande Alexandre, só curtindo as férias bem merecidas! kkkkk
    É isso aí, meu chapa!!!

    Olha, aproveito para parabenizar os nossos companheiros Caverna e Kemsyt, e demais que tiveram sua tão esperada nomeação.
    Depois de tanta espera, tomem logo posse e entrem em exercício, daqui há um ano já estarão aqui contando estarem de férias!!! kkkkk

    Pois é, Alexandre, como mencionei aqui em outros posts, eu irei me beneficiar dessa Lei de cotas. Mas, sinceramente, estou estudando muito para não depender dela.
    Quanto ao critério que irão adotar para provar se você realmente se "enquadra" na Lei de cotas, bem, quem me ver não me chama de "meu loiro"!! kkkkk

    Brincadeiras à parte, o negócio é sério!

    Bola pra frente!! Estudar muito!!!

    Abração Alexandre!!!

    E bons estudos, companheiros!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flopess,

      Não se ache diminuido por jogar com o regulamento concurso é isso aí. Ninguém duvida de sua capacidade. Estou aqui curtindo férias nada melhor do que estar com a família!!!

      Vamos cair dentro, pois a próxima novidade será o edital!!!

      abs

      Excluir
  5. Parabéns aos nomeados!
    Estou em uma crise de ansiedade "fdp". Kkkkkkk
    Último gás nos estudos.
    Abraço a todos os futuros APF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre como eu te acho no Face? kkkk

      Excluir
    2. Estou na forto junto com minha filha de casaco e em uma paisagem diferente (Peru). Já tenho alguns colegas adicionados criei um grupo.

      Teve gente que me mandou email com convite, dessa forma só aceitei.

      abs

      Excluir
  6. Alexandre, muito bacana o post! E que bom que algumas pessoas tiveram a oportunidade ímpar de te conhecer e bater um papo mais informal sobre o DPF! Espero ter a honra de poder trabalhar contigo em alguma operação por este Brasil.

    Quanto à nomeação:
    Finalmente saiu a nomeação, estávamos realmente ansiosos.
    Vários colegas estavam na lotação há mais de 1 mês na expectativa do dia de hoje.
    (Alguns foram e voltaram e agora vão de novo, rsrsrs).

    Obrigado pelos parabéns flopess!

    No mais, boa sorte a todos os "aspirantespf" no concurso de APF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora será questão de tempo!!!

      O prazer será todo meu.

      Grande abraço

      Excluir
  7. Parabéns aos novos Policiais Federais. Saibam que são motivo de admiração e inveja (branca) pra todos aqui.
    E em relação as cotas galera, me tirem uma dúvida. Quais serão os critérios além desse de se declarar negro ou pardo?
    Pois sempre me considerei pardo. Mas já li matérias informando que tem um critério a ser observado através da classificação feita pelo IBGE. Mas vou ser sincero, não vi um consenso em nenhum lugar. E nem o IBGE deixa claro quais são os critérios para classificar alguém como pardo.
    Então se alguém puder ajudar em relação ao assunto, vou ser grato.
    Assim como o flopess, estou estudando muito para não precisar, mas vou utilizar dessa arma a mais que estão nos dando.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Adriano Gomes! Eu fiz uma breve pesquisa no "Deus" google e achei um documento que pode dizer algo sobre a sua dúvida. Por volta da página 91.

      http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/pcerp_classificacoes_e_identidades.pdf

      Excluir
    2. Adriano,

      acho que o link do serginho poderá esclarecer sua dúvida. Nào se sinta constrangido pela regra do jogo se possui os requisitos caia dentro. Não estamos aqui para dicutir se é certo ou não cotas. É lógico que poderá gerar debates, mas nunca visando diminuir alguém.

      abs

      Excluir
  8. Vendo a foto do Alexandre cabeludo me animei mais ainda para entrar no DPF, tendo em vista que cada dia que passa estou ficando mais careca, hahahaha...

    Excelentes férias Alexandre, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PELO AMOR DE DEUS!!!!

      Nunca respondi tão rápido um comentário. Este não sou eu não porra!!!hehehe Cheguei a sentir um aperto no coração aqui, até minha mulher riu pra cacete. Mas isso é coisa do Mévio e Tício. Desde que derrotei vocês na prova estão assim comigo.

      Esta foto recebi em um grupo do Whats, sei lá o que é isso, mas foi justamente quando falaram em cotas. Não é servidor da PF.

      Explicado???

      Essa foi boa!!!!kkkkkkk

      Excluir
    2. 95% dos aspirantes vão acreditar que é você na foto Alexandre, mas em alguma missão ultra secreta disfarçado, hahahahahahahaha...

      Excluir
    3. A foto é sensacional! Parece o Alexandre mesmo.

      Vejo no colete um simbolo da Maçonaria. Uma coincidencia, pois justo hoje (dia 20/08) é dia do Maçom. Então, para aqueles que assim como eu são maçons, espero que haja mais alguem, um parabens.

      Parabens aos nomeados tbm. Hoje a vez de voces, amanha a nossa. Nos aguardem! =)

      Grande abraço Alexandre!

      Excluir
    4. Hoje é aniversário da minha mãe!!!

      Como é bom estar em companhia da família. Provavelmente este cara achou a camisa ou ganhou, enfim... Mistério!!!

      Abs

      Excluir
    5. Eu também achei que era o Alexandre. Sou novo aqui no fórum e to começando a ler as postagens. Ainda pensei: "pô, magrinho miseravi! Como ele passou no TAF?" kkkkkkkkkkkk...
      Muita onda!
      FORTE ABRAÇO!

      Excluir
    6. Valeu galera vamos com tudo!!!

      Abs

      Excluir
  9. Valeu Serginho_sp, olhei lá o material do IBGE, e fiquei mais animado. Apesar de ainda achar muito subjetivo os critérios do estudo, me deu pelo menos uma luz. Dos três critérios estabelecidos lá, só fica perigoso para o candidato a questão a heteroatribuição, que será a avaliação do próprio órgão.
    Valeu cara, ajudou muito.

    Alexandre, com certeza vou utilizar. Assim como nas universidades, isso é questão de muitos debates. Mas vou ser sincero com você, não sou a favor. Acho injusto cotas raciais, primeiro devido a grande miscigenação existente no Brasil, e segundo porque se fosse para existir cotas no nosso país, que fossem SOCIAIS, e não raciais.
    Mas não vou ser hipócrita e dizer que não vou utilizar das cotas. No momento não estou podendo escolher muita coisa, a não ser passar. Então vou cair matando na oportunidade que tiver. E isso serve para todos os amigos daqui. Onde encontrarem uma oportunidade, legítima e honesta, para ajudar a passar nesse concurso, segurem-na com todas as forças.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada.

      Também achei um pouco vago este método de identificação mas acho que é isso visto que o documento é de 2013.
      Tudo o que for a seu favor você tem que usar.
      Abraço.

      Excluir
  10. Opaaa, agora esse edital saai!
    Parabéns, aos novos integrantes do DPF!!!
    A sensação de dever cumprido deve ser indescritível.
    Oww como queria estar no Rio agora :(
    Ah, Ale essa conversas sem cortes, muita gnt tá querendo ter, inclusive eu que não pergunto quase nada...kkkkk
    Flopess, agora tu faz um face quero nem saber, hummmm rs
    Ritmo espartano, povo!!

    ResponderExcluir
  11. Alexandre eu vi o seu Face. Cabeludo ? kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Olá. Meu nome é Emanoel e sou militar de carreira das Forças Armadas. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Fonte muito boa de informações para os aspirantes a PF. Então vamos à minha pergunta. Sei que as armas de porte institucionais da PF são em calibre 9mm. Mas gostaria de saber se o agente pode possuir arma particular em calibre diverso, como a .40, por exemplo. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoel,

      existem muitos colegas das Forças Armadas sendo aprovados na PF. Só na minha turma existiam três militares. Os Policiais federais podem portar sim armas de outros calibres como .40 e 45, assim como 380 e etc... Não sou a pessoa mais indicada para falar de arma, pois sou "casado"com a minha Glock 9mm.

      Posso ver com colegas que trabalham especificamente com isso. Ocorre que o trâmite para comprar a glock está complicado e muitos adotam a pratica de comprar diretamente da Taurus.

      Seja bem vindo ao blog.

      Abs

      Excluir
    2. Ué, Alexandre,
      eu pensava que a PF "dava" a arma ao Policial assim que ele entrasse em exercício, ou tomasse posse!!?

      Quer dizer que o policial PF após posse/exercício recebe apenas o distintivo e a funcional?

      À propósito, soube que nesse último concurso para Delegado PF, um ex-tenente temporário que serviu aqui no quartel onde sirvo, passou!!!
      Ele vinha se preparando "exclusivamente" para concurso para Delegado PF desde que terminou a faculdade.
      Como não tenho muito contato com ele, não soube da lotação dele.
      Gente finíssima!! Bom profissional! O DPF ganhou muito com ele aí!

      Abração e tudo de bom!!!

      Excluir
    3. Flopess,

      você ganha sua glock 9mm acautelada em seu nome. Mas você pode comprar outras armas se assim tiver interesse. Em relação ao seu colega de trabalho se eu tiver novidades lhe passo.

      Abs

      Excluir
    4. Valeu, meu camarada. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar esse concurso mais uma vez, já que em 2009 fiquei bem perto. No ano passado acabei não fazendo, mas agora vou encarar essa empreitada de novo. Que seja feita a vontade de Deus. Um abraço e felicidades na carreira.

      Excluir
    5. Ale, com quanto tempo mais ou menos chega a arma?
      Estava pensando aqui:
      1-Acabei de chegar na lotação e o pessoal é designado para alguma diligência punk, porém, eu ainda não recebi minha arma.Nesse caso ou eu compro, ou tem alguma de reserva ou vou ter de ficar mesmo na delegacia?

      2-Armas de calibre mais pesado e diferenciadas (para diligências mais punks) ficam nas delegacias de fronteiras ou nas SRs? (Quais são?) ou há um deficit quanto a este ponto?





      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Não sou a pessoa mais indicada pra responder Camila, mas acredito que quando vc chega na DElefcaia em que é desegnado, lá vc assina papeis de posse (?), recebe sua arma, sua funcional e entra em exercicio. Não pode entrar em exercicio antes de ser empossado e receber sua arma.

      Excluir
    8. Camila,

      comprar arma requer um trâmite que não é tão rápido assim. Ao entrar em exercício receberá a sua arma. As armas padrões do DPF são glock 9mm e HK MP5 submetralhadora 9mm. Existem alguns fuzis, por exemplo M16 556, porém é necessário que o policial tenha o curso para utilizar. Todas as unidades de fronteira possuem armamento para o desempenho da atividade além da arma individual de cada servidor.

      abs

      Excluir
  13. Boa noite Alexandre, como faço para participar do grupo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo,

      busque pelo meu nome. Como relatei, estou em uma foto ao lado da minha filha. Logo após peça autorização para fazer parte do grupo ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS.

      Assim estará tudo ok.

      abs

      Excluir
    2. https://www.facebook.com/laupinhorj

      abs

      Excluir
  14. Alexandre, lhe enviei uma solicitação lá no face!
    Parabéns pessoal pela nomeação, na próxima é nóis! kkk
    abraço!

    ResponderExcluir
  15. Alexandre antes de tudo gostaria de parabenizar a iniciativa espetacular de realização deste blog pois além de policial federal você é um grande fomentador de sonhos. Tenho 33 anos e atualmente sou guarda municipal operacional na minha cidade, de lá tiro meu sustento e tento ficar próximo da segurança pública. Minha grande meta de vida sempre foi fazer parte desta instituição que tanto admiro e que de alguns anos pra cá acabou se tornando cada vez mais difícil. Como qualquer pessoa acabei tomando decisões erradas na vida e uma delas foi me formar em redes de computadores no famigerado curso sequencial (nível superior), o resultado é que o curso não foi reconhecido e eu acabei por perder um tempo extremamente valioso de minha vida, para reparar o erro me matriculei em uma graduação tecnológica de 2 anos onde me formo em junho de 2015, estava estudando com afinco a bastante tempo visando exclusivamente esse concurso e tinha a esperança que o mesmo ocorresse somente ano que vem. Infelizmente vou ter que esperar uma nova oportunidade daqui a alguns anos, de qualquer modo venho acompanhando o blog desde o início mesmo sem efetuar postagens e dedico esse texto para desejar sorte a todos os companheiros que estão na batalha e que guardem a minha vaga para um futuro concurso de remoção de vocês rsrs. É muito difícil descrever a dor de ficar fora desse certame que com certeza mudaria minha vida, saber que está completamente preparado para realizar sua meta de vida e colaborar para uma causa maior e ser impedido por um “maldito” semestre. Desculpem o tamanho do texto e o desabafo e mais uma vez parabéns pelo blog, você se tornou uma referência pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro R. Mota, talvez vc não saiba, mas é possível fazer a academia nacional de polícia com uma declaração de vc estaria formado apenas algumas semanas depois que ela acaba. Por exemplo, nesta academia de 2014, o curso de formação acabou dia 20 de junho de 2014, mas era permitido fazer com o seguinte documento:

      iii - declaração, expedida por Instituição de Ensino Superior, de que o candidato terá condição de implementar o requisito de escolaridade até 31 de julho de 2014, período previsto para nomeação e posse, mesmo estando matriculado no Curso de Formação Profissional de Escrivão de Polícia Federal, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília/DF, sob regime de internato, de 7h30min de segunda-feira às 18h de sábado, não podendo frequentar as atividades letivas da Instituição de Ensino Superior durante este período;

      Trocando em miúdos: NÃO ADIE SEU SONHO! Se conseguir conciliar sua faculdade e sua vida pessoal com os estudos para APF bote quente! Se a academia ocorrer no 1º semestre de 2015 e você conseguir negociar com sua faculdade para fazer as matérias à distância enquanto estiver lá (teve gente na ANP 2014 que fez assim) e garantir o diploma no meio do ano, você vai poder cursar a academia de boa!!!
      Caso seja possível, não perca a oportunidade! Um abraço e boa sorte!!!

      Excluir
    2. amigo eu agradeço demais o esclarecimento, fico feliz que já tenha ocorrido casos semelhantes, amanhã mesmo vou tentar de tudo para negociar com a faculdade, se for preciso eu pago o triplo ou vendo até um rim rsrs. se houver a possibilidade por parte da faculdade eu me desdobro em 5 durante a ANP para que tudo dê certo. Novamente agradeço o apoio e que Deus nos abençoe nesse caminho e vamos todos para ANP ano que vem.

      Excluir
    3. R. Mota,

      é isso aí na base da luta.

      Estou de saida depois te respondo.

      abs

      Excluir
    4. com certeza será na base da luta e perseverança, passe o tempo que for nunca desistirei dessa meta de vida, te agradeço mais uma vez o incentivo.

      Excluir
    5. R. Mota,

      imagino como é difícil superar está frustração... O importante é manter a cabeça erguida e seguir em frente. Não encare como um erro sua decisão tudo tem uma explicação. Você terá muitas outras oportunidades na vida.

      Força e honra.

      abs

      Excluir
    6. Com certeza alexandre, você tem toda razão. Só corrigindo "muitas outras oportunidades na vida" para "caso não dê certo, outros concursos da PF virão" rsrs, desistir do sonho jamais. Abraço e fica com deus.

      Excluir
  16. Agora finalmente posso falar: "- Quem é sabe!"
    Ufaaaaaaaaa \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, parabéns mais uma vez, rapaz!!!!

      Tudo de bom em tua lotação!!!!

      Abração!!

      Excluir
  17. Alexandre não consigo achar VC no face!!!
    Coloca o link aqui.....
    Abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/laupinhorj

      Galera o link está ai!!!

      abs

      Excluir
    2. Agora sim !!! Achei o Federal
      Obrigado meu amigo!!
      Add ai... A minha foto é meu filho segurando um cachorrinho

      Excluir
  18. Caramba, o blog tá bombando e só agora q cheguei aqui kkk....Bem, quero agradecer o convite e dizer que foi uma honra conhecê-lo pessoalmente. Sem dúvida, olhar um distintivo PF “ao vivo” faz o coração acelerar kkk...tirei muitas dúvidas! Obrigada por ser tão cordial com todos nós que sonhamos chegar onde chegou. Desejo ótimas férias com sua família e curta esse nosso Rio que é lindo demaiXXX .... Ótimos rendimentos nos estudos p/ todos nós;)

    ResponderExcluir
  19. Santos, parabéns pela iniciativa do Face...faço parte de outros grupos PFs, mas nós aqui do blog já somos uma família né? Quem quiser me add, segue meu link:

    https://www.facebook.com/caroline.zimermann.5

    Já tenho amigos como Camilinha, Ana Cláudia, Cláudio Henrique, Alexandre Santos e os demais tb serão muito bem vindos :-)

    ResponderExcluir
  20. kkkk...muito engraçado esse índio doido da foto (é um índio né?)...coisa de maluco...tem até o símbolo da maçonaria no colete dele kkk...deixa um maçon ver isso...vai rolar processo kkk...

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Alexandre.
    Gostaria de saber como é o curso de formação na A.N.P.. Disciplinas aplicadas, assuntos abordados, essas coisas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Alexandre Praia,

    são muitas disciplinas e seria muito complicado relacionar cada uma delas. Porem, posso lhe dizer que nao adianta esgotar codigo penal, processo, constitucional... As disciplinas sao relacionadas as atividades do cotidiano: moeda falsa, indios, quartel, pedofilia, quimicos, drogas, seguranca privada, passamorte, imigracao, interpol e etc...

    São diversas provas ao longo do curso. Quando vc tiver alguma prova objetiva todo curso por exemplo APF tera a avaliacao no mesmo dia e horario. Ao final da prova o gabarito e divulgado. Prova objetiva abaixo da nota minima esta fora. Salvo engano o corte e 6.

    abs

    ResponderExcluir