domingo, 6 de abril de 2014

Pontuação para concurso de remoção

TEXTO EPF KEMSYT

Uma das maiores indagações dos candidatos (e policiais federais) é "quanto tempo vou ter que passar na fronteira?" ou "em quanto tempo posso voltar para determinado lugar (geralmente cidade natal)"? Não temos aqui a intenção de respondê-las, pois isso é bem relativo. Abaixo vamos falar um pouco sobre o Concurso de Remoção e depois voltamos a falar sobre essas perguntas.

Possibilidades de remoção
Dentre outras possibilidades, o servidor pode ser removido por:
a) concurso de remoção
b) remoção para compor grupos táticos, como COT e CAOP, em caso de aprovação em Curso específico
c) nomeação ou exoneração de cargo DAS
d) recrutamento decorrente da criação de nova unidade da PF
etc...

Concurso de remoção
Para os que não sabem, a remoção no dpf funciona da seguinte maneira:
Quando abre um concurso público, antes de serem disponibilizadas as vagas para alunos daquela academia, ocorre um concurso de remoção, uma oportunidade para os servidores que já estão na casa saírem de onde estão para outras localidades. Assim, os alunos da academia ficam com as vagas que "sobram",aquelas que os policiais não quiseram. Assim, é natural que sobrem apenas vagas em unidades de fronteira e cidades mais distantes e com menos estrutura.

Veja o artigo da IN (instrução normativa) nº 64/2012 -DG/DPF que regulamenta a remoção dos servidores da PF:
Art. 40. As unidades disponíveis para fins de lotação dos candidatos aprovados no Curso de Formação Profissional da Academia Nacional de Polícia – ANP serão previamente disponibilizadas aos servidores mediante concurso de remoção.

Cada cidade tem uma pontuação, que pode ser 1; 1,5; 2; 2,5; 3 ou 4. No Manual das lotações, do Concurseiro Robson, ele fala cada cidade e sua respectiva pontuação. A título de exemplo, Brasília é pontuação 1, Belém (PA) é pontuação 1,5; Manaus (AM) é pontuação 2; Imperatriz (MA) é pontuação 2,5; Rio Branco (AC) é pontuação 3 e Tabatinga (AM) é pontuação 4. Essa pontuação é contada POR DIA passado naquela lotação. Assim, um policial que passar 365 dias em uma cidade de pontuação 4 (por exemplo, Oiapoque/AP) vai ter 1460 pontos, ao passo que uma pessoa que passar os mesmos 365 dias em uma cidade de pontuação 2 (por exemplo, Caxias/MA), vai ter 730 pontos. Esses pontos se acumulam com o passar dos anos, não são zerados a cada vez que se muda de lotação.

PS: caso você mude DE CARGO (por exemplo, era Escrivão e passou no concurso de Perito) a pontuação de Perito não vai acumular com a que você tinha de escrivão, vai começar do ZERO quando você sair da academia do novo cargo.

Cargos em comissão e Funções Gratificadas
Existe ainda um diferencial: caso você tenha um cargo DAS (mais comum pra Delegado), a pontuação é multiplicada por 1,3. Caso seja FG, é multiplicada por 1,15. Por exemplo. Digamos que você, Escrivão de Polícia federal, passou 500 dias em uma cidade de pontuação 2, normalmente acumularia 1000 pontos. Caso tenha um cargo DAS (e passar esses 500 dias acumulando este cargo), vai ficar com 1,3 *1000 = 1300 pontos. Caso a situação seja de FG, então ficará com 1,15*1000 = 1150 pontos.

Sim, o papo tá bom... mas quanto tempo vou ter que passar na fronteira e em quanto tempo posso voltar pra minha cidade??

Calma, meu nobre aluno da ANP/Policial-doido-pra-sair-da-fronteira/Candidato a PF! Voltando às perguntas do primeiro parágrafo, o tempo que você vai passar é bastante relativo. Pode variar em decorrência do intervalo entre os concursos públicos (por exemplo, a última academia de agente foi em 2012. Antes dela, de 2010. Ou seja, o pessoal de 2010 passou pelo menos 2 anos em regiões de fronteira. Já em relação aos escrivães, está tendo uma academia nesse momento e a turma anterior foi a de 2010. Ou seja, a última turma já está há cerca de 4 anos na fronteira. O concurso atrasou por conta de uma ação impetrada pelo MPF para incluir vagas para PNEs no concurso de EPF, PCF e DPF). No final das contas, é rezar para que haja concursos frequentes!

E para ir para determinada cidade? Também depende...
a) da quantidade de vagas para ir para determinada cidade. São Paulo, por exemplo, costuma oferecer dezenas de vagas. Já capitais como João Pessoa, Florianópolis e Rio de Janeiro costumam ter menos vagas. 
b) da quantidade de pessoas que querem ir para aquelas cidades. Enquanto cidades como Fortaleza são bastante disputadas, cidades do norte como Belém, Manaus e algumas cidades de fronteira, como Oiapoque, Pacaraima, Tabatinga, etc, costumam não ter suas vagas preenchidas, por falta de interessados
c) Razões pessoais. Imagine, por exemplo, que você é um APF com 5 anos de casa e está lotado em Santo Ângelo/RS e conheceu uma garota que fez o concurso da PF e foi para para a ANP. Sabendo que ela, a princípio, não vai para onde você está, é possível que você queira ir para uma cidade tipo Boa Vista e esperar que ela vá para lá também, para que vocês vivam juntos.
etc
Além disso que já foi falado acima, ainda há a questão da pontuação. Quanto mais pontos você tiver, mais rápido vai poder ir para a lotação desejada.

Planilha
Pensando em dar uma NOÇÃO ao pessoal que está na Academia ou aos policiais que estão na expectativa de serem removidos, foi montada uma tabela com os dados do último concurso de remoção de Agentes de Polícia Federal. Além disso, foi feito um simulador para simular a possibilidade de ir para determinada cidade, de acordo com a pontuação à época! Lembramos mais uma vez que a realidade pode mudar de acordo com os fatores já mencionados, a tabela é apenas para dar uma NOÇÃO.

Uma coisa a ser observada na planilha, é que algumas cidades tiveram mais vagas contempladas do que as ofertadas. Isso ocorre em decorrência das vagas surgidas no próprio concurso de remoção. Por exemplo: para a cidade de Rio Branco foram ofertadas 4 vagas no edital do Concurso de Remoção. Entretanto, pelo menos (pode ter sido mais) 3 pessoas que lá estavam pediram remoção para outro lugar (no mesmo concurso de remoção), abrindo mais vagas.

Existe também o contrário. Cidades que não conseguiram preencher todas as vagas, em decorrência da falta de interessados. Guaíra, por exemplo, ofereceu 3 vagas, mas não houve nenhuma preenchida. Assim, qualquer pessoa que quisesse ter ido para lá, ainda que contasse com poucos pontos, poderia ter ido.

Finalmente, em caso de concurso de remoção, não há necessidade de se cumprir o estágio probatório de 36 meses. Caso tenha um concurso de remoção antes desse período, você pode ser removido, sem problema!

Voltemos à IN
Art. 36. Poderão participar de recrutamentos para remoção e concursos de remoção, a critério da Administração, servidores que não tenham completado o tempo mínimo de lotação previsto em edital de concurso público [...]


Então, é isso! Boa sorte a todos os colegas e em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, por gentileza, deixe uma mensagem para que possamos melhorar (se for o caso) o trabalho.

Segue o link e em tempo, gostaria de agradecer ao trabalho realizado pela dupla e a possibilidade de postar aqui no Blog. 

Dúvidas basta postar.

Abraços









95 comentários:

  1. Show de Bola! Muito Obrigado Alexandre e a todos os parceiros que contribuem para que este blog continue sendo TOP.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi o de Guaíra. Haviam três vagas porém nenhuma foi preenchida. É porque ninguém a escolheu ou ninguém tinha a pontuação necessária para ela?

    ResponderExcluir
  3. E ai grande Alexandre Santos?!
    Excelente o post , a tabela explica bem e apesar de variar o tempo de acordo com o número de vagas disponiveis pra remoção, da pro candidato ao concurso visualizar o tempo que deve ficar longe de casa se caso aprovado! As capitais são mais disputadas, por exemplo, o Rio, que se não me engano , o servidor tem que ficar pelo menos 5 anos numa cidade que pontua com 4 pontos, no mais com 4 anos servindo numa cidade q pontua com 4 pontos parece ser suficiente pra retornar pra cidade que queira.Uma dúvida, Quantos pontos são pra cidade de Manaus?
    Ate mais, um abraço e estamos na luta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, como manaus sobraram vagas (foram ofertadas 7 e preenchidas apenas 2) isso quer dizer que quem se interessou por manaus pegou!

      Sempre que vocês verem que uma cidade teve mais vagas ofertadas que preenchidas, quer dizer que faltaram interessados. Assim, se alguém chegasse lá com 1 pontinho conseguiria pegar. Em regra as cidades do norte são bem menos disputadas, até porque o norte não costuma mandar muita gente pra pf (mesmo porque a concentração populacional do país está no sudeste, etc..).

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Isso eu entendi amigo, mais qual é a pontuação da cidade de manaus e outra quando sai esses concursos, pode colocar quantas cidades quiser? Alguem pode explicar?

      Excluir
    3. Manaus sao 2 pontos.
      Pode escolher o tanto de cidades q quiser.
      Para saber a pontuacao de outras cidades, pesquise no google planilha/manual das lotacoes
      Abraco

      Excluir
  4. Caro Rafael Silva, não houve interessados em Guaíra. Assim, qualquer pessoa que quisesse ir para lá conseguiria.

    Houve cidades que não preencheram as vagas, como Imperatriz/MA e Santo Ângelo/RS. Entretanto, não foram ofertadas para os alunos recém-egressos da academia (o que acho sacanagem, rsrs).

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ta, entendi.
      Perguntei de Guaíra porque é a cidade que foco pra ir, pois atualmente moro somente a 250km de lá, o que me permitiria vir pra minha cidade com bastante frequência.
      Obrigado

      Excluir
    2. Fico feliz pela receptividade da postagem no blog. Apenas publiquei o trabalho dos colegas já mencionados.

      As explicações estão perfeitas sabem mais do que eu!!!

      Abs

      Excluir
  5. Caro Alexandre Santos,

    Acompanho seu blog a pouco mais de 2 meses, já vi muitas de suas postagens, acompanho blogs de um outro servidor Federal, o APF Sandro Araujo, porém nunca até hoje tinha interagido com uma de suas publicações, gostaria de fazer um pedido e uma pergunta nesse momento oportuno.

    Por acaso você saberia me informar o quão complicado é conseguir integrar alguma lotação no estado Paraíba?

    E gostaria de, caso seja possível e não venha a incomoda-lo, se poderíamos trocar alguns e-mails.

    Espero ansiosamente a resposta, desde já grato, um forte abraço!
    Jeferson Alves Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson,

      Seja bem vindo! João pessoa é uma das lotações mais disputadas no DPF. Pela planilha poderá ter uma noção. Respondendo sem pensar muito chutaria uns 7, 8 anos para conseguir ser lotado lá em uma lotação de ao menos 3 pontos. Não gostaria de algo mais fácil???kkkk

      email: santosla1@hotmail.com

      abs

      Excluir
    2. Caro Alexandre,

      Muito Obrigado pela resposta, desculpe a demora, em responde-lo...
      Eu tenho outras cidades em mente, perguntei sobre "Jampa" Pois é a cidade onde morei a minha vida toda, até agora kkkkk

      Em breve estarei entrando em contato por email, novamente obrigado e fica na paz!!

      Att.
      Jeferson Alves Rodrigues

      Excluir
  6. Alexandre, não vou abandonar meu sonho e bixo, te prepara que VOU TE RENDER AI NO ACRE!

    Tá rolando muita polêmica nas redes sociais, sobre essa #CriseNaPF
    Tão até pedindo para não fazer esse concurso!

    O que você me diz a respeito colega?

    ResponderExcluir
  7. Jeferson,

    isso é uma coisa muito pessoal. Precisa avaliar se neste momento compensa para você. A crise todo mundo sabe que esta aí.

    Só acredito na desistência de quem efetivamente é aprovado e na hora não assume. Existem muitos que devido a dificuldade e pela dificuldade de aprovação ficam nessa. Quando passei na PF também fui aprovado na PCERJ. Muitos que faziam o curso de formação na Civil dizia que não compensava sair do RJ com esta crise. Resultado: todos os que conheço que se formaram lá e passaram para escrivão estão na ANP. Obs: eram inspetores!!!

    Portanto, é uma coisa pessoal.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Alexandre gostaria de uma orientacao, pois preciso me motivar de vez ou desistir! Como esta o fundo complementar da aposentadoria, ressalto que estou como PCMG/Investigador e estou com receio de largar a aposentadoria integral da PCMG e entrar numa fria com esse novo regime, o que acha? Tenho changes de continuar com regime integarl? Esse novo regime presta?
    Obrigado e parabens pela proatividade em ajudar os colegas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no cellular, desculpe os erros de gramatica e pontuacoes!

      Excluir
    2. Lucas,

      não estou muito por dentro deste assunto, mas vamos lá: para aposentar de forma integral será necessário você contribuir por conta própria. Isso já ocorre que os novos servidores da Receita. Muitos deles ainda estão observando a melhor opção, não estão desesperados. Pode ficar tranquilo pois contribuindo se aposentará de forma integral!

      Acho que o maior problema hoje não é isso e sim o clima no DPF. Os colegas que estão no curso estão passando um sufoco. Digo isso pq citou anteriormente se vale ou não a pena. Na minha lotação tenho um amigo que já foi civil aí e mesmo com todos os problemas diz que a estrutura nem se compara. Por outro lado, gostava do clima da PCMG.

      abs

      Excluir
  9. Respostas
    1. Caro Rodrigo ribeiro.
      PNE significa "portador de necessidades especiais". Termo politicamente correto pra designar outrora chamadas "pessoas com deficiência".
      Um abraço!

      Excluir
  10. Alguém sabe informar como foi a procura para santarém após a ANP?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Rabelo,

    até a posição 300 ainda tinha vaga para Santarém. Tenho que conseguir a posição do último.

    abs

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, passei para o concurso de agente da PCDF e sou de João Pessoa. Tendo em vista toda essa crise e o plano de carreira da polícia civil do DF ser semelhante ao da PF, vale a pena largar a pcdf para ir para PF? Falo isso, pois gostaria de um dia voltar para minha terra, e a PCDF não dar essa oportunidade, mas em compensação você passa muito tempo na fronteira. O que você me aconselharia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      João Pessoa é uma lotação muito desejada no DPF vai precisar de paciência, porém um dia volta. Tenho um colega que saiu do Tribunal de Contas de Rondônia mesmo ganhando mais justamente visando retornar a sua cidade. A crise existe, mas não é possível que não vá melhorar.

      Pense nos prós e contra para não se arrepender. O momento está bem complicado. É como se hoje você apostasse na Bolda de valores comprando ações com um valor baixo sabendo que futuramente o valor pode e "deve" subir, caso contrário...

      Até onde vai o seu sonho? Realmente voltar para João Pessoa faz a diferença??? Particularmente, faria a prova e esperaria o resultado.

      abs

      Excluir
    2. Meu coração tá na PF e vou fazer a prova com muita força e confiança.
      Vou seguir meu coração que eh ser PF.
      Amo minha cidade, mas o sonho eh mais forte.
      Espero fazer parte em breve de tudo isso.
      Obrigado pelos toques.
      Abraço!

      Excluir
  13. E ai alexandre , como taxas coisas ai em epitacio? Seguinte cara, as coisas estao andando mal pro lado do Dpf, vi um video onde alguns intrutores da academia se recusaram a cantar o hino da PF em uma cerimônia de 70 anos, em sinal de protesto! E por fim os Deltas trasnsferiram todos, caramba hein rapaz! Acho q essa crise e esses acontecimento vao fazer algumas pessoas desistirem do proximo concurso , nao nós q estamos aqui direto! Soube tambem que tem aluno pedindo pra ir embora, vc ta sabendo como anda o clima no curso q esta sendo realizado? Nos passa ai, valeu , td de bom e um abraco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não foram transferidos. Eles foram dispensados da Academia, e voltaram para suas lotações oficiais. Deixando assim, provavelmente, de ganhar diarias ou alguma outra bonificação que não sei.

      E tbm não foram os que não cantaram o hino, foram o que, em protesto seguinte, foram na sexta feira, no hasteamento da bandeira, de PRETO (o que é proibido na ANP) e não de vermelho, como de costume.

      Acho que foi isso. =)

      Excluir
    2. FLR,

      O Claudio foi perfeito. Clima não está nada bom e os alunos na ANP estão enfrentando grande dificuldades. A questão é se você acredita em um futuro melhor caia dentro. O concurso de APF está vindo aí sim saberemos como realmente os candidatos irão se portar diante disso. Ta igual ao Tiririca, pior do que tá não fica.
      Ainda acredito em algo de bom, pois todos os dias torcemos por isso. É hora de avaliar até onde vale a pena.

      abs

      Excluir
  14. Olá nobre guerreiros! Hj é dia 12 de abril! Para muitos, trata-se de uma data comum, mas para mim tem um profundo significado. Primeiro por ser aniversário de meu saudoso pai que hj completaria 97 anos. Segundo porque faz exatamente um ano que eu escolhi a Polícia Federal p/ ser o meu horizonte. No dia 12 de abril de 2013, eu estava 25 kg mais gorda, deitada em uma cama, 3 meses pagos de academia sem nem sequer ter passado na porta, depressão absurda, vivendo de dormir e comer! Me lembro como se fosse hj. Meu grande questionamento naquele dia era saber oq fazer da vida. Eu sabia q tinha q prestar concurso, mas qual??? Por ser aniversário de meu pai, com muita saudade, passei o dia me lembrando de suas palavras e ensinamentos e um desses era sua grande admiração pelos policiais federais. Foi a partir de então que assisti o meu primeiro vídeo sobre o DPF no youtube e nunca mais parei. Me lembro q quando peguei o edital de APF do concurso de 2012, levei um susto com a grande quantidade de matéria e o pesado TAF. Como nunca fui covarde para alcançar meus objetivos, li tudo e o encarei de frente. Quando pedi uma orientação p/ meu cunhado que é Major do Exército, ele riu muito de mim e disse q nem as R2 conseguem fazer aquilo. Na hora tive asma emocional e passei 15 dias me tratando. Passada a crise asmática, levantei 5 da manhã e fui correr. Doce ilusão! Meu joelho pifou e tive dores horríveis na batata pelo excesso de peso. Tudo bem, vou respeitar o meu corpo e começar a caminhar! E foi assim, caminhando, trotando e correndo q eu consegui...foi com o distintivo da PF na mente q eu controlava meu apetite e não desanimava com as inúmeras dores musculares que suportava. Quando o ano de 2014 chegou, já mais leve e fortalecida emocionalmente, fui em busca da parte intelectual do concurso. Conheci a "Família Santos" que me acolheu com muita amizade e companheirismo. Sou muito grata a todos vcs. Sem dúvida, o concurso tá na porta, mas eu já sou muito feliz e grata ao DPF e a todos os amigos que aqui fiz. Estou cumprindo a minha parte, mas não posso garantir a minha pela vitória. Sei que Deus está no comando de tudo e o agradeço por ter me feito uma pessoa diferente das demais. Poderia continuar com meu vidão de esposa e passeando pelo Brasil. Pago um preço alto por minha escolha, mas sou muito mais feliz hj.
    Tenho muita admiração pelo nosso herói brasileiro Ayrton Senna por ele ter sido, antes de tudo, diferente! A CORAGEM é a virtude suprema p/ ser diferente dos demais. O Ayrton poderia ter sido mais um riquinho qualquer casado com uma dondoca paulista, mas não..ele teve a coragem e a disciplina para encarar as pistas e ser o nosso ídolo. Deus tb me deu coragem p/ largar os meus luxos de esposa e hj estar na arena lutando por um ideal. Hj eu ainda não sei o real significado de tudo isso, mas lá no futuro eu entenderei melhor. Muito obrigada aos especiais amigos q aqui fiz e desejo muita sorte para todos na conquista de nossa vitória maior: ser um APF que luta por um Brasil melhor.

    “Existem durante nossa vida, sempre dois caminhos a seguir : aquele que todo mundo segue, e aquele que a nossa imaginação nos leva a seguir. O primeiro pode ser mais seguro, o mais confiável, o menos crítico, o que você encontrará mais amigos … mas, você será apenas mais um a caminhar. O segundo, com certeza vai ser o mais difícil, mais solitário, o que você terá maiores críticas; mas também, o mais criativo, o mais original possível. Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.” (Ayrton Senna)

    ResponderExcluir
  15. Carol,

    antes mesmo de fazer a prova você já pode dizer que venceu, mas isso não é o suficiente. Todos os dias lutamos contra os nossos limites buscando viver um grande sonho. Parabéns pela força e dedicação que vem fazendo você superar toda esta adversidade.

    Fico feliz por várias pessoas aqui terem compartilhado material e ter entrado em contato com você, dessa forma, vejo que o blog superou todas as expectativas. Espero que a data de hoje te dê ainda mais força nos estudos.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Alexandre Santos! Seu blog foi fundamental em tudo. Faço um agradecimento especial aos amigos Alexandre Rabelo, Cláudio Henrique,Flopess,Camilinha, Leonardo Santos, Luiz Lopes e os demais que foram muito companheiros e amigos comigo. OBRIGADA! Quero muito desejar boa sorte a todos e dizer que estou correndo contra o prejuízo kkk...Não sei se irei passar, mas já sou muito feliz e grata desde já. Grandes bjos e vamos juntos na conquista desse sonho ;-)

      Excluir
    2. Gata, que história linda. Me fortaleceu e eu é que agradeço, obrigada.

      Nossa como tem espírito sem luz nesse mundo, tem gente que perde a oportunidade de ficar calado.
      Daqui a pouquinho você vai estar rindo desse cunhado e de tantos outros em Paris e eu vou renovar meu bronze em Honolulu e mandar uma fotinha surfando pros invejosos! Morram kkk
      Olha, você bem como os outros daqui e de outros lugares que conheço, irão passar sim, sabe porque? Porque todas as suas ações estão voltadas para a aprovação nesse concurso.
      Vejo que estão se esforçando de verdade e renunciando o que for preciso para alcançar esse propósito.
      As ações é que confirmam as palavras.
      Hoje em dia concurso policial está mais difícil do que outros que exigem tão somente a parte intelectual do candidato.
      Se o caboco estiver com 20, 30 quilos a mais e o colesterol lá em cima pode ser o primeiro lugar na prova de magistratura, porém se resolver enveredar para um concurso de delta por exemplo, se arrebentará no TAF.
      E o pior não é perder é manter, nessa parte Carol você dá uma aula viu.
      Vamos treinar e direcionar nossa mente, pois, essa sim é a maior inimiga.
      Espero um dia poder agradecer pessoalmente aos amigos que aqui fiz.
      A cereja do bolo será a nossa aprovação nessa parada, eu creio!
      Deus é fiel e está nos guiando nesse projeto até o fim.
      E vamos estudar mais ainda nessa semana santa.

      Abraços



      Excluir
    3. É isso mesmo Camilinha, vamos dar beijinho no ombro pra geral kkkk..obrigada por tudo..bjos no coração;)

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Carol saiba q sua história de superação nos serve de inspiração para continuar na batalha. Estamos juntos nessa. Um Abraço.Claudio!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, amigão..obrigada por tudo! Fiu Fiu heim kkkk...finalmente apareceu oficialmente no blog!!! Sabe q sou brincalhona com vc, mas tb puxo sua orelha p/ algumas coisas..é p/ seu bem, saiba disso! bjos e vamos juntos...vou fazer turma de exercício aos sábados, acho q já te contei isso.

      Excluir
  18. Carol,

    Continue firme na direcao de sua meta. A recompensa certamente vira.
    Que bacana ver vc e Camila por aqui, fortalecendo o time das mulheres.
    Ah, e desculpem os erros de escrita, eh que o teclado estah pessimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cláudia, não conhecia vc! Somos então as 3 SUPER PODEROSAS do blog??? Eu, Vc e Camilinha. Bem, eu sou ruiva a Camila é morena, por acaso vc é loira??? kkkk...Q tríplice aliança não formaremos no DPF heim??? Caso não seja loira, não tem problema...faremos então o trio das Panteras uhuuu.... vamos juntas meninas... o Brasil necessita de nós!

      Excluir
    2. Olá Carol!
      Sou morena e por enquanto não pretendo ser loira. .rsrs
      Adorei o trio "Panteras".
      Bjs

      Excluir
    3. Panteras, que massa hahahahahaha Adorei!
      Já está formado :))
      Carol, não deixa passar uma! Penseee kkkk
      E não me peça para ser a loira, porque é sem chance :P
      Ana, só no açaí aí né? Então, quer dizer que você é de Boa Vista, olha só... Quando passarmos no concurso, você será a nossa guia aí na área, quero só ver seu post.
      Abs

      Excluir
    4. Tá formado o trio então: Ana Duncan, Camila Garrett e Carol Munroe - As Panteras!!!! Sou muito brincalhona mesmo kkkk...vi nós 3 e pensei logo. Zoar e fazer bagunça é comigo mesmo! Pena q a Camila quer Delta, já pensou nós 3 no mesmo quarto kkk...Pow, q legal a Ana ser de Boa Vista, vou lutar p/ pegar esta capital ou Pacaraima. Minha irmã morou lá e só me fala coisa boa. Assim como Camilinha, tô aguardando ansiosa o post de Boa Vista. Vamos juntas meninas..desejo tudo de melhor p/ vcs. bjao

      Excluir
    5. Camila e Carol, trio formado. Vamos derramar sangue para conseguir essas vagas e a melhor lotacao, Boa Vista, claro...rsrs. Camilinha, quanto ao acai, eh muito calorico...rsrs...preciso perder uns quilinhos.
      Ah! As tres passando, lanco o desafio de subirmos o Monte Roraima...rsrs..Topam?!
      Comecei a gostar da animacao aqui. Ajuda a nos mantermos firmes.
      Beijos

      Excluir
  19. E ai alexandre ?!
    É como você disse em uma de suas respostas é hora do candidato pensar mesmo se quer ou nao por CAUSA DO MOMENTO Q VIVE O DPF! Eu sei o que quero , a camisa preta e o distintivo. Ficou uma dúvida, quando o policial é nomeado instrutor na academia quais sao os benefícios que ele recebe, e é por quanto tempo ele fica la, durante o curso apenas? E sobre o processo de nomeação acontece como? Valeu , um abraço e um bom domingo...

    ResponderExcluir
  20. FLR,

    não existe benefício específico. Continua trabalhando normalmente em sua lotação de origem, porém pode ser convocado a qualquer momento para ministrar aulas em qualquer lugar do Brasil. Dessa forma, receberá a título de diárias.

    O curso para instrutor é aberto e os voluntários se candidatam. O curso ocorre na ANP e os aprovados ficam aptos a passarem o conhecimento. Não existe setor específico onde são lotados.

    Entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, enviei o texto sobre Boa Vista para teu e-mail.
      abcs
      Ana

      Excluir
  21. Valeu Alexandre, grato por responder!

    ResponderExcluir
  22. Carol,
    Parabéns pelas conquistas!

    Com certeza muito em breve você estará colhendo os frutos de todo esforço, tornando-se uma Agente Federal. Atitude você já mostrou que tem - e como tem!


    Sucesso! à você.
    Abraços.

    Spartanski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q coisa boa ler suas palavras Spartanski! Muito obrigada mesmo. Sabe, o primeiro passo p/ ter atitude é ter, antes de tudo,coragem. Aristóteles nos ensinou que a coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras. Digo isso pq se eu tivesse tido medo de enfrentar o desafio contido naquele edital de 2012, hj, eu não estaria aqui com tanta atitude e confiança. Mesmo que eu não passe, eu já me sinto feliz. Meu saudoso pai sempre dizia: "Carol, minha filha, meu maior medo é saber que vc não tem medo!" Eu mudo de vida, como se muda de roupa...essa é a verdade! Pago um preço altíssimo por tamanha petulância, mas sigo feliz com minhas ilusões e metas. É isso aí...seguindo adiante sempre. Boa sorte p/ todos nós. Obrigada pela força. bjao, Carol.

      Excluir
  23. Sou de Belém e gostaria de saber as reais possibilidades de eu voltar pra cá ainda na minha primeira lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belém não é difícil ir de primeira. Basta não ficar mal colocado na ANP (e isso não é difícil, basta estudar, não precisa ser muito).
      No Estado do pará COM CERTEZA você consegue, nem que seja altamira, rsrs.
      Na segunda lotação, é CERTEZA de ir pra Belém.
      Boa sorte!

      Excluir
  24. Ae galera notícia fresquinha

    http://jcconcursos.uol.com.br/portal/noticia/concursos/concursos-vagas-pf-agentes-54559.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Serginho..tava prevendo edital em maio p/ ser igual escrivão, mas ganhei mais um mês. Obrigada. Vamos juntos galera. Boa sorte a todos nós ;-)

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Que notícia boa, Serginho_sp!
    Obrigada.
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaua.. Ana, vc é linda! Este trio de Panteras (Ana, Camilinha e eu) tá arrasando... vamos distribuir beijinho no ombro p/ geral kkkk....ANP será nossa! bjao meninas, vamos juntas na conquista deste sonho!

      Excluir
  27. Que notícia massa! Obg serginho.
    Ana, muito linda você e o desafio está aceito sim, aqui ninguém abre!! kkkk
    Me mande seu e-mail.

    O de delta até arquivado foi, pois foi desmembrado do de vocês.
    Oi Alê e o feriado?
    Lendo o último caderno temático dos deltas, pensei muito sobre a possível implantação de um ponto especificamente:
    Sobre a participação da OAB em todas as fases com exigência da prática jurídica e aprovação na ordem, tal qual as provas da magistratura como exemplo. Você acha que realmente irá ser implantado?
    (Em alguns concursos já estão começando a cobrar).
    Eu concordo com a exigência da aprovação na OAB, mas não com a prática jurídica pela incompatibilidade, para quê isso..
    Só vejo uma explicação: uma proteção contra a PEC, não deveria ser assim.
    Mudar as regras, implica muitas consequências, devendo-se pensar no coletivo e não em x pessoas.
    Assino em baixo em tudo na pec, porém pensando na parte prática, só não vejo mais como uma boa a carreira única, já que não há critérios que garantam a imparcialidade plena e efetiva baseada na meritocracia rumo à delta e para mim os epas seriam os maiores prejudicados, a não ser que inventem outra forma, aí tudo bem. No restante acho legítima a pec com toda certeza, a luta é de todos e da sociedade principalmente.
    Ah minha gente e nada de chocolate viu, olha o taf aí!!
    Sigamos firmes na trincheira, bons estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer levantar polêmicas, estou muito crítica hoje e revoltada com o bendito caderno, até o Taf estão querendo tirar danou-se kkk
      Ah e que fique bem claro, não se trata de uma falha no projeto em si, o Brasil é que não fornece as condiçoes de segurança, para receber isso...Infelizmente.
      Vamos que vamos meninas!

      Excluir
  28. Meninas, Carol e Camila, obrigada pelo linda. Meu e-mail é anaclaudia.rr@hotmail.com. Podem adicionar no Facebook, e verão que esse linda tem um pouco (muiito) de foto shop....rsrs.
    Alexandre e demais, desejo uma semana Santa abençoada com Cristo.
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  29. "Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A páscoa ou pessach é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, páscoa é
    amor." (Albert Einstein)

    Entrando neste clima de amor e companheirismo, quero desejar a toda Família Santos uma abençoada Páscoa e um ótimo feriado. Grandes bjos, Carol.
    OBS: Bem, vou malhar todos os dias do feriado (minha academia abre domingos e feriados, ainda bem!), não sofrerei por chocolates pq não sou chegada a doces (amo uma picanha na brasa kkk...) e estudar, claro!!!!

    ResponderExcluir
  30. Vou esquecer esse caderno e tudo de ruim que há nele, está na cara que é uma retaliação. Espero que não vá adiante. :))

    Carol
    Essa está aqui no meu caderno, leio assim que abro:
    A pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos daquilo que nunca plantou.
    Ah e sorte a sua não gostar de doces, sofri no ovoculto do estágio, muitoo chocolate! Picanha pode não...kkk
    Força e Honra.

    Alê, outra coisa kkkk
    Comecei a usar óculos, terça agora ( ocasionada pela leitura excessiva de livros no note) quem usa direto, vai ter algum problema na ANP, nas aulas e tal? E no dia a dia das operações, terá que usar lente é isso?
    Bom feriado, gente :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre óculos na ANP, a resposta é: relaxa.
      Leve lentes para atividades que for necessário retirar os óculos e boa.

      Excluir
  31. Prezados(as),

    estou de missão em um local que para realizar contato é necessário fazer fumaça. Por isso estou ausente. Fico feliz em observar os colegas interagindo e mandando informações. Vejo que o blog já caminha sozinho. Estou trabalhando com dois antigões que possuem orgulho e fizeram o nome do DPF. Me informaram que sempre foi assim, momentos bons e ruins, porém que nunca demorou tanto e com certeza vai melhorar tanto o clima como a questão salarial e frisaram: "são 7 anos sem nada".

    Vou tentar preprara alguma postagem ou derrepente publicar material que recebi.

    Feliz Páscoa.

    abs

    ResponderExcluir
  32. Me tira uma dúvida. Se o agente que mora em João Pessoa - PB, por exemplo, tiver sua primeira lotação em Oiapoque, que tem a pontuação 4, e nela permanecer por 3 anos, ele teria 3*365*4 = 4380. Porém, imaginemos que abre um concurso de remoção interna e se ele já não aguenta mais ficar em Oiapoque, no entanto, não dá para vim para casa ainda, no entanto, com seus pontos dá para vim morar em Salgueiro - PE, que tem pontuação 3, ou seja, mais próximo de casa.
    Nesse caso, imagine que no próximo concurso de remoção só ocorra com mais 2 anos à frente, então ele teria 2*365*3 = 2190, ou os pontos se acumulam, ficando com 4380 +2190 = 6570 ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antônio, os pontos se acumulam sim. Vão se acumulando enquanto você estiver na carreira.
      Mas se você mudar de carreira, por exemplo, era escrivão e acumulou 5000 pontos. Passou pra Delegado.
      Quando assumir o cargo de Delegado, vai começar do ZERO.

      Muita gente inclusive faz isso que você exemplificou;
      - vai pra uma cidade de fronteira, depois vai se aproximando de casa (ou então depois vai pra uma fronteira MENOS PIOR, rsrs)

      Boa sorte!

      Excluir
  33. Pessoal, segue o links abaixo da PONTUAÇÃO DE REMOÇÃO APF 2012

    https://www.dropbox.com/s/gz7sp8m60xovqrv/Pontuação%20para%20remoção%20(alterado).xlsx

    Espero ter ajudado !

    ResponderExcluir
  34. Alexandre, parabéns pelo post e pelo blog! Me esclareceu várias dúvidas que tinha em relação as provas, ao concurso em si, etc.

    Mas, ainda estou com uma dúvida que considero a maior de todas, kkkk.

    Como vc mesmo colocou no post, a preferência para escolha da lotação é dada àqueles com maior pontuação na ANP. E que essa pontuação origina-se de provas teóricas, de tiro e taf (se tiver mais alguma modalidade, por favor me corrija!). Ok. Contudo, vc poderia me especificar exatamente como é dada essa nota? Ou seja, as notas são atribuídas semanalmente? Mensalmente? Quais os armamentos utilizados nas aulas de tiro? Quais as modalidades cobradas no TAF? Quais as matérias cobradas nas aulas teóricas??

    PS.: Não sei se o blog ainda está na ativa, mas vou aguardar ansiosamente a resposta! Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael, apesar de a perguntar não ser para mim, vou tentar responder.

      1) A nota é atribuída por disciplina. A maioria das disciplinas tem apenas uma prova e outras, mais de uma prova. As provas teóricas são de múltipla escolha.

      2) As notas não são atribuídas semanalmente nem mensalmente. As disciplinas vão acabando e vão acontecendo as provas. Não existe "semana de prova".

      3) O TAF na academia é igual ao do concurso.

      4) As armas são as de uso do departamento, exceto fuzil (precisa de um curso específico).

      5) Quanto às matérias teóricas, não acredito que aqui seja o lugar de se falar sobre isso.

      Boa sorte no concurso!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Huuuumm. Obrigado pela reposta, era uma dúvida e tanto!

      _Quanto ao item 5, se vc puder me enviar por email, agradeceria bastante!

      emanuellern89@gmail.com (Estou usando o email da minha namorada pois o meu foi desativado)

      Excluir
    4. Caro Rafael, talvez isso ajude.

      http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?t=9862&start=09

      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  35. Olá, meu nome é Bruna e tenho algumas dúvidas relacionadas a remoção.
    1. Como é a remoção de perito criminal para Belo Horizonte é muito complicado de voltar ?
    2. Seria bom eu ficar em uma cidade com pontuação 4 e ficar lá por 4 anos e acumular no total 5840 pontos daria pra eu voltar para BH como perito?
    3. Tem como "trocar" de cidade com outro servidor, por exemplo: Eu trabalho em São Paulo e conheço alguém de Belo Horizonte que queira se remover para SP e solicitarmos uma troca, há essa possibilidade?
    4. Há algum processo mais rápido para a remoção de peritos para a cidade desejada?
    Obrigada desde ja!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Inicialmente, parabenizo por pensar em estudar para Perito Criminal. Carreira top do executivo.

      Já adianto que o perito, de forma geral, é o PIOR cargo para conseguir remoção (pois é dividido em várias áreas)

      1. Muito complicado BH. Muito concorrido.

      2. Ninguém garante que você consegue voltar para BH depois de 4 anos.
      Aconselho a pegar uma cidade melhorzinha (pelo menos 3 pontos, aeroporto, shopping, proximidade de algo interessante para viajar) para viver bem do que ir para um fim de mundo esperando remoção.

      3. Tem sim, através de permuta. Basta ter 1 ano de lotação, ser do mesmo cargo (no caso, perito) e ser da classe imediatamente posterior ou anterior. No DPF, temos 4 classes. 3ª (inicial), 2ª (depois de 3 anos), 1ª (mais 5 anos, ou seja, total de 8 anos) e Especial (mais 5 anos, ou seja, total de 13 anos). Um 3ª classe só pode permutar com o de segunda. O de 2ª, pode permutar com o de 3ª e 1ª e assim vai. Difícil é achar alguém nessas características que queira permutar e que esteja na cidade que você quer.

      4. O normal é concurso de remoção (tem que esperar concurso público e abrir vaga para a cidade e, no caso de perito, para a sua área). As outras maneiras são:
      - problema de saúde (depressão, por exemplo) seu ou de pessoa da família
      - casamento com outro servidor do DPF
      - remoção de ofício (geralmente na peixada, rs)

      Se não tiver preparo psicológico para passar um booooooooooooooooom tempo longe de casa, é bom pensar 2x antes de fazer o concurso. Não tô falando para desestimular, mas a realidade é dura e é essa.

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, rs. Obrigada por ter me respondido!!!! Eu pretendo sim estudar o quanto antes (durante a minha graduação) porque acho que isso me colocaria um pouco mais a frente e também pra já ter uma ideia do que poderá cair. Mas então, eu pretendo seguir essa carreira podendo ser federal ou civil, acho uma profissão muito interessante... Só que eu iria sim ficar um tempo longe da minha atual cidade, BH, mas gostaria de poder voltar, claro! rs, e eu antei conversando com um pessoal da área e até mesmo pesquisando e vi que muitos conseguiram isso (remoção) bem rápido para o local desejado! Que pelo menos ter essa "garantia" de que um dia eu poderei voltar, não importa onde eu iria ficar mas pelo ou menos poder saber que um dia poderei voltar!!!
      Eu sei que a pontuação para voltar para BH é muito alta, mas como conseguir isso? Não seria realmente interessante eu ficar nessas pequenas cidades não?
      A prova de remoção é muito difícil? Se eu passar eu posso escolher a cidade que eu quero?
      Caso eu passe no concurso seria interessante eu estudar durante a minha carreira como perita dentro da PF?
      E essa prova ela pode garantir que eu possa voltar?
      Obriga por ter me respondido e espero que possa me responder novamente!!!! ^^

      Excluir
    3. Desculpe-me pelos erros de português, mas foi porque eu digitei muito rápido e nem notei alguns deles rss...!

      Excluir
    4. E oq é remoção de ofício? E essa expressão "na peixada" rss ?

      Excluir
    5. Desculpe a demora, só vi agora. Espero q esteja firme nos estudos.
      1. Pra conseguir pontuação alta, tem que ficar em cidades mais afastadas.
      2. Não há prova de remoção. Basta ter a pontuação necessária (que é contada por dia que vc está lotada em tal cidade)
      3. Remoção de ofício é no interesse do serviço. Dizem que rola muita peixada também, rs, mas não necessariamente. Por exemplo, que se forma no COT é removido de ofício e isso certamente não foi peixada, pois tem que passar em um curso muito difícil.
      Boa sorte

      Excluir
  36. Primeiramente quero te agradecer pelo blog, pelas postagens por tudo !! Obrigado você é baixinha 1,59 mas com um coração imenso hahahaha.
    To no meu 2 ano de faculdade e ser perito criminal da polícia federal é o meu maior sonho, por enquanto nao consigo ter uma rotina diária de estudos mas no fds sempre pego pra estudar.
    Quanto a locação...
    Sou de SP e como muitos aqui gostaria de um dia voltar pra Sampa e minha dúvida é de como funciona as transferências.
    Tipo quando fica os 36 meses na fronteira e depois Dependendo dos seus pontos você escolhe uma cidade. E depois ? Você fica nessa cidade por mais x anos e depois é transferido automaticamente ou você tem o poder de escolha e não querer mais trocar de estado.

    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser 36 meses na fronteira ou mais, dependendo se vai ter concurso público ou não.
      A remoção não é automática, vc tem que requerer. Pode ficar na lotação até a aposentadoria, se quiser.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela conquista cara! Estou estudando para o próximo concurso de agente, vc acha possível q a primeira lotação seja numa capital do norte mais não em região de fronteira? Palmas-TO seria minha primeira opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber no meu caso para Macapá- AP.

      Excluir
    2. Palmas e Macapá abrem na academia. Se vocês não conseguirem ir, provavelmente conseguem no primeiro concurso de remoção possível.
      Macapá é uma das últimas opções. Das capitais do Norte, só perde para Manaus e Belém.

      Excluir
  39. Alexandre,
    sabe me dizer se a lotação de Brasília é disputada?

    ResponderExcluir
  40. Você pontuando 3 ou 4 pontos no máximo no segundo concurso você consegue. É muito comum recrutamos para BSB e colegas que vão de missão e desenvolvem um bom trabalho serem convidados (principalmente envolvendo a a´rea de informática).

    ResponderExcluir
  41. Alexandre,
    Realmente não é necessário ter completado o estágio probatório de 36 meses na lotação inicial para participar do concurso de lotação?
    Já vi informações de que era um requisito para participar.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Art. 36. Poderão participar de recrutamentos para remoção e concursos de remoção, a critério da Administração, servidores que não tenham completado o tempo mínimo de lotação previsto em edital de concurso público [...]. A informação está na matéria, abraço!

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Alexandre, eu sou da PB. e li todos os comentários da matéria, vi que algumas pessoas da PB. já te fez algumas perguntas e tals, notei tbm. que vc. disse que pra conseguir uma remoção da APF pra João Pessoa, demora em torno de 7 a 8 anos, minha dúvida é: em relação a PRF seria o mesmo tempo pra conseguir uma remoção? a outra dúvida, será que eu conseguiria com menos tempo voltar pra uma cidade mais próxima da PB: recife/pe, natal-rn, caruaru-pe ? muito obrigado pela atenção e vai desculpando o incomodo, mas vc. sabe como é a aflição neh kkk... É muito importante para mim, tenho q abrir mão ou me contentar com a realidade da PF / PRF. OBG!!

    ResponderExcluir
  44. A remoção para delegado é mais dificil?

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde amigão! Tudo bem? Tentei baixar a planilha mas infelizmente ela não está mais disponível... Poderia disponibiliza-la novamente? Considero ela de grande importância para ter alguma noção (nem que seja mínima) de quanto tempo demoraria pra voltar para o meu estado caso eu passe na PF. Não existe nada parecido com esta planilha na internet, ela é bem única

    ResponderExcluir