sábado, 26 de abril de 2014

Boa Vista - RR

Policia Federal
Boa Vista. Sem dúvida alguma arrependimento não é a palavra que define a minha escolha por essa maravilhosa cidade. Pelo contrário. Tenho convicção absoluta de que não poderia ter escolhido cidade melhor do que esta, considerando o conjunto da obra.
Quando estava na academia fiz uma grande lista com a ordem decrescente de preferência, isto é, da que era minha zero um até minha zero última. Entretanto elenquei alguns fatores que iriam basear minha escolha:


1)     Proximidade do Aeroporto – Absolutamente não queria ter que viajar mais de 100 km até chegar num Aeroporto. Existem cidades melhores que Boa Vista, mas que teria que viajar horas num ônibus até chegar ao Aeroporto e isso estava fora de cogitação pra mim. Já em Boa Vista eu demoro no máximo 7 minutos pra chegar ao aeroporto saindo da minha casa. Algumas vezes eu consigo ouvir o barulho do avião chegando da minha casa, sair e pegar o povo ainda desembarcando. Isso porque moro no bairro onde vivem a maioria dos colegas da firma. Mas mesmo assim Boa Vista é muito pequena, logo mesmo do bairro mais distante no qual você provavelmente nunca morará e irá no máximo à trabalho demorará no máximo 20 minutos até o aeroporto.

2)     Infraestrutura mínima – Já ouvi muita gente dizendo que pela PF vai morar em qualquer lugar.  Mesmo que a cidade não tenha nada. Até mesmo eu sou do conceito de que se o lugar tem internet e sky já consigo viver bem. Mas na prática não é bem assim.  Vejo muitos colegas que falam isso e depois passam anos reclamando e só atrapalhando os outros. Queria mesmo uma cidade que, além disso, dispusesse de Universidades, comércio, cursinhos, cinema e também uma baladinha. E Boa Vista possui tudo isso. Ainda estão construindo dois novos shoppings. Um na saída da cidade pra Venezuela e outro no bairro mais nobre. Atualmente sofremos, de vez em quando, com alguns picos de luz, mas pelo que acompanho nos telejornais nacionais, isso não é exclusividade de Boa Vista. O problema daqui é que recebemos uma parte da energia da Venezuela, e como vocês devem saber o ambiente institucional lá não é positivo.


3)     Pontuação, no mínimo 3 ou 4, para remoção – O processo de remoção na Polícia Federal, em regra, ocorre por meio de concurso de remoção (CR). No concurso de remoção ficará com determinada vaga aquele servidor que dispuser de mais pontos e se candidatar para a mesma e não tiver nenhum tipo de impedimento. Mas como assim pontos? Cada lotação é classificada por pontos, que vão de 1 a 4. As lotações consideradas melhores e que ficam nas grandes capitais pontuam 1 e quanto pior vai ficando a lotação a pontuação vai subindo até chegar a 4, como é o caso de Pacaraima, Tabatinga e Cruzeiro do Sul. Essa pontuação é contada diariamente por dia de efetivo exercício. Logo se você está lotado numa lotação de pontuação 3, após 1000 dias de efetivo exercício você terá 3000 pontos. Se você quiser ir pro Rio de Janeiro, terá que ser o servidor que se candidatou pra vaga e que tinha mais pontos que todos os outros que também se candidataram. Alguns colegas preferem ir pra um lugar muito ruim pra pontuar 4 e ter mais pontos mais rápido. Eu particularmente não acho bizu, principalmente se você for casado e tiver filhos. Pense que você terá que viver no mínimo 2 anos e meio naquele local e qualidade de vida mínima é um dos requisitos básico para uma boa higiene mental. Não fique sofrendo achando que tem que voltar logo pra casa. Deixe as coisas acontecerem. Mas voltando a minha escolha. Boa Vista é Capital, dispõe de tudo que já falei acima e você pontua 3, de uma pontuação que vai até 4. Melhor relação custo benefício não há. Rio Branco e Porto velho também são 3 pontos, mas as cidades são bem piores que Boa Vista, e tenho vários colegas de lá que disseram que se soubessem que Boa Vista era do jeito que é, teriam também vindo pra cá. Logo a relação custo x benefício de Boa Vista é excelente.

4)     Possibilidade de adicional de fronteira – A lei que disciplina o adicional de fronteira para os servidores da PF, PRF, Receita e etc já foi aprovada. Mas ainda não foi regulamentada pela nossa querida Presidenta. Na época que eu estava na academia ainda era lenda, mas já se vislumbrava que tal lei sairia. Logo eu queria vir pra um local que tivesse possibilidade de ter adicional de fronteira e Boa Vista estava na possível relação. Para quem não sabe o adicional vai nos pagar algo em torno de 2000 reais líquido a mais no subsídio. Atualmente ainda não sabemos se Boa Vista entrará, mas a cidade se enquadra em todos os requisitos da lei. Agora é esperar.
Bem esses eram os requisitos que eu adotei na minha escolha enquanto eu estava na Academia. Agora vou falar abaixo das minhas impressões sobre Boa Vista depois de ter chegado à cidade.

Policia federal


Boa Vista é uma capital com ares de cidade do interior. Trânsito tranquilo (mas com muitos acidentes. Neguinho aqui é muito ruim de roda. Muita moto e ninguém ter carteira), poucos prédios na cidade, área urbana relativamente pequena, população muito pequena, mas acolhedora. O Estado todo tem em torno de 480 mil habitantes. Mas digamos que a única cidade que “presta” mesmo é Boa Vista. O Resto são cidades bem de interior e com pouquíssima infraestrutura.
Educação – Boa Vista tem uma Universidade Federal, um Universidade Estadual, além de mais umas 4 faculdade particulares. Além disso, dispõe de todos os cursinhos de línguas que existem nas grandes capitais, cursinhos para concurso como LFG, Damásio, dentre outros. Inlcusive eu virei professor de cursinho aqui em Boa Vista. Mas isso é outra história...
Para quem tem filho pequeno a cidade dispõe de diversas creches e escolinhas muito boas. Acho que o ensino aqui só deixa um pouco a desejar no Ensino médio
Moradia – Para quem deseja alugar acho que os preços são muito bons. Eu mesmo moro em uma casa (mas por aqui chamam de apartamento), que fica dentro de um condomínio que possui 4 casinhas coladas uma na outra, muito comum por aqui. Garagem, dois quartos, sala e cozinha americana, além de um quintalzinho. Morando no bairro com mais status da cidade. Não vou dizer que é o melhor porque isso é relativo. Pago um aluguel de R$ 740 reais atualmente. Acho justo se comparado com o preço de outras capitais. Já pra quem quer comprar, a cidade vive ainda um processo de expansão. Os preços já foram mais baixos, mas ainda são baratos quando comparados com capitais maiores. Com 300 mil você compra um terreno numa área boa e ainda constrói sua casinha.
Violência – Boa Vista é uma cidade relativamente tranquila. A violência vem aumentando sim, mas é algo natural diante de um processo de crescimento da cidade, infelizmente. Mas ser policial aqui é algo que não te oferece risco de vida como RJ ou SP. Entre os colegas até dizemos que Boa Vista é ruim nesse sentido. Pois pelo fato de a cidade ser tranquila acaba que os policias negligenciam certas normas básicas de segurança pessoal. Eu particularmente ando sempre ligado, pois nunca sabemos o que esta por vir e quando seremos testados.
Comércio-A cidade atualmente não dispõe de Shopping, mas dois estão sendo construídos e estão numa fase relativamente avançada. Mesmo assim BV dispõe de um comércio de rua, no qual dá pra encontrar tudo que se precisa. Em termos de roupas eu acho fraco. Só existem duas ou 3 lojas com roupas de qualidade. O resto é o resto...rss...
Os mercados daqui também tem tudo, porém você não encontra algumas coisas de marca, mas somente os genéricos locais, como por exemplo, pão de forma. Isto porque Boa Vista é muito distante e se torna mais caro e às vezes inviável economicamente trazer certos produtos pra cá. Frutas, legumes e verduras boas também não se encontram em qualquer mercado, tem uns pontos específicos. Mas se encontra tudo que precisa.
Mas resumindo. Acho as coisas no mercado aqui mais caras, acho que pela distância que enfrentam pra chegar aqui, já chegam mais caras. Qual a solução? Fazer compras na Venezuela. Muitos colegas que tem família e fazem aquelas compras de mês vão até a Venezuela e fazem grandes compras nos mercados de lá, onde tudo é bem mais barato e compram no atacado.
Internet – A única que presta por aqui é a da OI e eu, por exemplo, tenho um link de 10 mega na minha casa. Entretanto não tem disponibilidade pra cidade toda. Mas terá se vocês vierem morar no bairro onde vivem a maioria dos colegas. Consigo até mesmo jogar play 3 on line sem cair o link rs...A internet é boa sim!
Celular- Tem todas as operadoras, mas a melhor aqui é a VIVO. Em segundo lugar a TIM.
Balada – Pros solteiros aqui é o paraíso. Não vou entrar em detalhes, pois vão me chamar de machista, mas a cidade tem muito mais mulher que homem. E muitas mulheres bonitas!
 Pras mulheres solteiras é ruim. E por sinal mulher, principalmente se for bonita ou mais ou menos...não fica muito tempo solteira na firma rs...
Mas com relação à balada a galera aqui curte Sertanejo e forró. Eu até brinco que se tiver um show do U2 numa esquina e na outra tiver um show do Jorge e Matheus, a cidade inteira vai pro Jorge e Matheus rs. Tem várias baladinhas legais por aqui e a noite começa a partir de quinta-feira.
Já pros casais as opções são mais reduzidas, mas nem por isso piores. A cidade dispõe de alguns restaurantes e bares legais como a Cachaçaria Água doce, O Cajueiro,  Barbarous e o Rei Arthur.
Camaradagem – Os colegas por aqui, no geral são bem unidos. Jogamos futebol toda quarta-feira num campo de grama sintética paga pelo sindicato e outros dias da semana outra galera se reúne em uma das diversas quadras da cidade pra jogar um vôlei! Além de sempre realizarmos churrasco. A atividade policial exige união.
Lazer – A maioria dos colegas é sócia do Clube dos oficiais do Exército aqui em Boa Vista. Melhor clube da cidade e bem no centro. Super bem cuidado e legal pra relaxar. Piscina, campo e churrasqueira.
Viagens – De cara você vai conhecer dois Países. A Guiana inglesa, que mais parece um cenário de filmes de Western e a Venezuela. O mais interessante é a Venezuela. Primeiro porque é possível ir a Santa Helena, que é a cidade Venezuelana fronteiriça e fazer compras nos mercados, além do free shop onde é possível comprar perfumes, bebidas e chocolate. Não. Não têm eletrônicos. Outro ponto positivo da Venezuela é a possibilidade de viajar de lá. Inclusive pra conhecer o Caribe Venezuelano ( Isla Margarita e Los roques). As viagens são muitos baratas lá e partindo de lá. Isto porque nossa moeda é muito valorizada sobre a moeda deles. Atualmente com 1 real é possível comprar 22 bolivares.
Ponto negativo – Pra mim o único ponto negativo marcante de Boa Vista é a distância do resto do Brasil e o preços das passagens. Sempre rolam promoções e se consegue sim um preço justo. Mas se precisar comprar em cima da hora vai sair uma nota. O que eu faço pra conseguir um voo mais barato é tentar comprar o trecho saindo de Manaus e comprar à parte uma passagem Boa Vista/Manaus.
Não existe voo direto saindo e nem chegando em Boa Vista. Todos param em Manaus.
As cias Áreas que atendem Boa Vista são Gol, Tam e Azul.

Caros amigos.
Acho que consegui falar do básico e essencial dessa cidade. Hoje não tenho dúvida que Boa Vista é a melhor Capital do Norte para o Policial Federal. Caso surjam outras dúvidas podem me adicionar no Facebook: Antonio Fortunato Jr ou mandar e-mail para afortunatjr@hotmail.com.

Um abraço.


39 comentários:

  1. Muito bom ter esse panorama das lotações. Obrigado pela colaboração Antônio Fortunato e Alexandre Santos.
    Agora, é estudar e estudar para fazer parte da firma.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinha minha cidade!!
    Valeu, Alexandre.
    Falei do seu blog ao Fortunato.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço aos Amigos "Fortunato e Ana Claúdia" por colaborarem com o blog. Quem tiver dúvida o cara colocou email e facebook este é bom mesmo!!!

    abs

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu, ficou show o post!!!!!!
    Obrigado ao Afortunato, Ale e Ana.
    Gostei muito daí, achei em uns 3 aspectos parecidos aqui com a terrinha.
    Nos outros completamente diferente, mas isso é bom.
    Sinceramente Afortunato vou estudar muito para te render aí kkkk
    Depois dessas infos, o que vai ter de gente querendo ir pra Boa vista.. ..
    Ahhh fiquei suspirando com as Ilhas Margaritas, Ana vc deve ter ido né? Tá bem morando aí, viu.

    ResponderExcluir
  5. Agradecida fico eu, Alexandre.
    Certamente, Boa Vista é bem mais que isso..rsrs. Já tivemos época em que as pessoas não gostavam de ser lotadas aqui por ficar distante dos grandes centros urbanos. Ocorre que está cada vez mais complicado viver nas grandes cidades, devido à violência, engarrafamento e etc.
    A preferência por Boa Vista também ocorre nas primeiras lotações de Procuradores da República, dizem ter o melhor clima para se trabalhar, povo hospitaleiro.
    Para quem gosta de esportes, a cidade tem muitas praças, inclusive umas 8 quadras de tênis, uma Vila Olímpica, onde costumam aplicar o TAF da PF aqui.
    Quanto à Venezuela, apesar de toda crise atual, as populações roraimense e amazonense continuam indo com frequência, onde o Real chega a valer 36 bolivares. Além de belíssimas praias, preço da gasolina e diversos produtos, a Venezuela tem atraído muitas mulheres para realização de Cirurgias plásticas, que chega a ser 7 vezes inferior ao valor pago no Brasil.
    Bom, poderia falar bem mais. Mas vou deixar para lhes dizer quando estiver na ANP e já tiver feito a escolha de minha lotação. ..rsrs
    Fica a dica, Alexandre! A esposa passando, escolhe BV como lotação, e vc, remoção. ..rsrs.
    Abraços e bons estudos aos aspiras.
    Ana.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de enviar as perguntas.
    Nossa tenho que tirar uma foto igual a dele, muito preocupada no caribe e pensando em todas as desgraças e dívidas da minha vida, kkkk Meu projeto agora!!

    ResponderExcluir
  7. Tadinho dele, Camila. ..rsrs. Receberá e mails com tantas perguntas.
    Quanto à Isla de Margarita, existem praias bem mais bonitas que ela. Tem dois anos que fui, mas sinceramente?! Não gosto da forma como tratam os brasileiros e evito ir.

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu amei TUDO! Finalmente, o post de minha futura escolha e caso eu não consiga...PACARAIMA será minha solução. Minha irmã fala exatamente assim de BV e inclusive fala que posso continuar treinando natação no belíssimo clube do Exército q ela frequentava semanalmente. Só motivos p/ estudar mais e mais. Agradeço muito a amiga Ana e ao companheiro Fortunato por ter sido tão legal conosco.
    Agora, Ana...não sabia que os brasileiros não são bem tratados em Isla de Margarita. Fui ao Caribe Colombiano (San Andres e Santa Marta) e lá eles adoravam "hablar" comigo..amei e quero voltar mais vezes. Poxa, fiquei triste com esta notícia...então o Caribe Venezuelano é chato??? Outro lugar q fui muito bem acolhida foi o Panamá. Quando cheguei, fui super bem recebida e quando fui conhecer o Canal do Panamá, nossa...super gentis os panamenhos. Não conheço, ainda, a Venezuela..mas essa notícia me preocupa pq será minha rota e minha segunda morada. bjos galera e não vamos perder o foco;)

    ResponderExcluir
  9. Boa Vista realmente parece ser o melhor da região norte. Faz pouco tempo que um coelga foi lá de missão e voltou impressionado com a cidade embora tenha ficado poucos dias. Seria interessante o Fortunato falar qual foi a sua colocação na ANP.

    Vai ter postagem de Pacaraima também fiquem tranquilos.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Essa sério de posts sobre as lotações está excelente. Parabéns ao pessoal que ajuda o blog. Isso tudo só dá mais motivação para estudar

    ResponderExcluir
  11. Estou no aguardo de uma postagem sobre Guaíra ;) :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oz,

      Guaíra ta aí... Não conheço ninguém de lá. Será que alguém do blog conhece?

      Fica a dica.

      Vou tentar por aqui também.

      abs

      Excluir
  12. Show de bola! Entrou na minha lista. Só uma pergunta, o clima daí, como é? Muito quente? Chove muito?

    ResponderExcluir
  13. Matheus,
    Clima quente e úmido, típico da região amazônica, com mínima de 23 e máxima de 38. Mas tem dias que a sensação térmica é de temperatura mais elevada, a vantagem é que é bastante ventilado. Pois apesar de Roraima ser um estado da Amazônia, possui uma extensa área de Savana, campos limpos ou lavrado como chamamos aqui.
    Quanto às chuvas, são bem distribuídas, seis meses de período chuvoso e seis de período seco.

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal,

    Gostei muito, estudando e treinando! Quero ser parte desse família.
    Obrigada pelas postagens, acho incrível.

    ResponderExcluir
  15. Alexandre pode me ajudar?

    É o seguinte: eu me formei, porém a minha faculdade demora muito para expedir o diploma... em alguns casos leva mais de 4 anos. O que eu recebi foi um certificado dizendo que conclui o curso e que meu diploma se encontra em fase de registro.

    Com esse certificado seria possível tomar posse? O último edital pede diploma já registrado :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Oz.

      Para a posse, é necessário o diploma, confome edital.

      Já para cursar a academia, uma declaração da universidade dizendo que vc já terminou também serve.

      Entretanto, em caso de demora na expedição do diploma, você pode:

      1) recorrer ao judiciário contra a universidade para que faça a expedição do diploma

      2) recorrer ao judiciário contra o departamento de polícia federal para que aceite a declaração de conclusão de curso como documento válido para a posse (uma vez que você não tem culpa no atraso da universidade)

      Enfim, não deixe de fazer o concurso em virtude disso, certo?

      Boa sorte e venha que a ANP é show :-D

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Valeu irmão :)

    Deixar de fazer o concurso? Jamais!!! Hehehe
    Já estou brigando com a faculdade, vamos ver o que vira.

    ResponderExcluir
  18. E ai grande Alexandre Santos!
    Tranquilo...
    Você vai conseguir pra gente a lista com as cidades e vagas do curso de escrivao que esta em realizado na ANP? Ja deve estar no fim neh!
    Valeu , um abraço e tudo de bom...

    ResponderExcluir
  19. OZ,

    ?! foi perfeito na sua explicação. Porém, quatro anos para expedir o diploma??? Por acaso está cursando medicina em Cobija-Bolívia???kkkkk

    FLR,

    com certeza teremos a lista temos alguns colegas lá dentro da ANP. A relação só sai no dia da escolha de vagas último dia de curso.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk é uma "faculdadezinha" do interior de sp... mais enrolada que namoro de cobra rs

      Excluir
  20. Por onde anda o Floppes??? apresente-se companheiro!
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado aos colaboradores do blog.
    Hoje feriado, como o carnaval, foi dia normal aqui para nós na ANP. Faltam 50 dias para o fim do curso. Contagem regressiva já kkkk. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai caverna , tranquilo, parabens por estar cursando e ter sido aprovado na PF, merece respeito total dos admiradores do blog!
      Seguinte durante este curso vocês tiveram feriados liberados, ja q você disse que foi normal o feriado de 1° de maio? Valeu um abraço e boa sorte...

      Excluir
    2. Só tivemos a sexta santa com Tiradentes. Acabou dando uma boa folga de 4 dias.

      Excluir
  22. A melhor capital do norte!!!! Po alexandre to meio sumido daqui, mas e que essa copa ta me consumindo. Hehehehhe. Qnto a boa vista o ultimo a escolher foi o de n 252. Mas acho q deve se valorizar pra proxima. A galera ta descobrindo isso aqui. Eu falo que so saio daqui qndo puder realmente ir pra o lugar que desejo.

    ResponderExcluir
  23. Alexandre, uma dúvida... Quando saiu da prova objetiva e discursiva de 2012, tinha quantos por cento, de certeza de que tinha passado?? Tipo, existe aquela máxima, de que o cara está fazendo a prova da vida dele, ou seja, ela veio com itens que ele sabe fazer tranquilamente)...

    ResponderExcluir
  24. Mévio, já respondendo sua indagação ao Alexandre, acredito que quase todos que sairam daquela prova de 2012, sairam de cabeça baixa, arrasados, cansados, sem ter noção de como seria o resultado final, sem saber dizer se estava muito difícil, mediana ou fácil. Quanto à Discursiva, aquela prova foi feita para mim...rsrs. justamente o que eu tinha revisado no dia anterior à prova foi o que caiu.
    Quando saiu o gabarito fiquei em estado de choque, havia feito 58 pontos, e pensando que mais uma vez conseguiria aprovação. Posteriormente, ao consultar a notas de colegas que sempre estudaram muito, e estavam com notas inferiores a minha, percebi que tinha chances sim. Continuei treinando intensamente, e na natação conheci mais três pessoas com notas parecidas, trocamos contato, e no dia que sairia o resultado preliminar da objetiva um deles me ligou afirmando que nós havíamos classificado, que eu teria arrebentado na discursiva com 12,60 pontos, o que me colocou em mais ou menos na classificação 380, enfim, estava dentro das vagas. No entanto, como deixei para treinar salto e natação depois do resultado, perdi no salto. Enfim, valeu a experiência. Hoje sei onde preciso melhorar.

    Bons estudos.

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, sei que redação é meio pessoal, mas se você puder peço que me mande o espelho da sua. A única que consegui ver até agora desse concurso 2012 foi a do Alexandre Santos.
      Meu e-mail é: "alepeixe@hotmail.com".
      Obrigado.

      Excluir
    2. Se não muito incomodo, poderia mandar para mim também?
      email: leeiglezias@gmail.com

      Excluir
    3. Bacana suas explicações Ana, obrigado pela atenção. Se puder enviar a redação, também ficaria feliz.
      E-mail: eduardomevio@gmail.com

      Bons estudos, tamo junto!

      Excluir
    4. Olá Mévio Tício, enviei o espelho da Discursiva, mesmo você não sendo flor que se cheire....rsrs...brincadeiras..rsrs
      Obrigada. Boa sorte para nós todos!!!

      Excluir
  25. Alexndre Rabelo e Iglesias,

    Enviei o espelho da Discursiva, se puderem confirmar o recebimento pois enviei do celular. Na verdade, Cespe me deu 13 pontos e com os descontos dos erros fiquei com 12,60.
    A torcida antes do resultado era que me dessem pelo menos 6,5...rsrs. Já fui professora e não me daria aquela nota.

    Ana

    ResponderExcluir
  26. Antônio Fortunato, tudo bem?
    Tenho uma dúvida. O Concurso de Remoção só acontece quando houver novos concursos?..E eu tenho que escolher apenas uma cidade por concurso, por exemplo, se não consigo pontuação necessária para determinada cidade, posso tentar outra no mesmo concurso de remoção??...
    Obrigado...Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pelo post, estou de partida para Boa Vista daqui um mês, moro em Cuiaba/MT estou ansiosa para conhecer esta cidade, espero gostar, mais pelo visto a cidade é ótima. espero que não seja tao quente como é aqui rsrsr. Muito bacana da sua parte tirar um tempo para falar sobre BV.

    ResponderExcluir