sexta-feira, 7 de junho de 2019

Estratégia para o futuro




Fala Rapaziada, na luta?

ANP em festa para receber os novos alunos “Policiais Federais” que irão atuar por este imenso Brasil. A galera não pode esquecer que no segundo semestre faz muito frio em Brasília. Era um sofrimento no mês de agosto quando eu o curso de formação. Não demora muito e logo o tempo volta a melhorar. Os colegas estão bem próximos da realização de um sonho. É importante se dedicar para conseguir uma lotação boa. Vai fazer grande diferença nos próximos anos da vida dos senhores. Porém, parece que a primeira turma pode ficar por pouco tempo nas lotações, pois logo em seguida, entrará a segunda turma. O pessoal precisa ficar ligado aí para traçar a estratégia, mas é como sempre eu digo: “não existe lotação ruim, ruim é estar de fora do DPF”.


Enquanto muitos comemoram, outros passam por momentos difíceis, pois acompanham a convocação dos alunos para realizarem inscrição na academia. Pessoal, é natural este sentimento, sonho é sonho!!! Mas a diferença para o próximo concurso será exatamente a renovação da motivação. Superar este sentimento e voltar a focar nos estudos. Planejamento, estratégia, material... Isso tudo deve ser levado em consideração. Eu estudei 5 anos de forma ininterrupta para aprovação, mas meu sonho começou em 2004. Poderia ter desanimado e hoje não ser uma pessoa realizada. Hoje, tenho a melhor profissão do Mundo, e isso faz um diferencial muito grande em minha vida.


Chegou a hora de tomar a decisão, pois o futuro é feito baseado nas atitudes do presente. Seja qual for a sua estratégia faça de coração. Alguns colegas optaram por focar momentaneamente em outros concursos (fato que pode ser uma boa também). Cada uma sabe de suas dificuldades e isso é algo muito particular. Por diversas vezes fiquei olhando a convocação dos classificados, até o dia que após muita insistência, chegou a minha vez.

Grande abraço.

28 comentários:

  1. Boaaaa!!! Negócio é não desistir dos objetivos traçados.

    Há uns 3 anos coloquei na cabeça que queria ser policial civil ou federal. Sempre tive muita admiração pelo trabalho prestado pelos policiais, mas de fato, antes não me via como um, até porque meu trabalho em nada tinha de similar com as atividades desempenhadas pela polícia. Foi então que abriu o concurso para a Polícia Civil de Santa Catarina, em 2017. Decidi entrar de cabeça nesse "sonho". Alinhei os estudos com o trabalho e fui fazer a prova, sem o peso de obrigatoriedade em ser aprovado, visto que era meu primeiro concurso prestado para a área. Para a minha surpresa fui convocado para o TAF e aí foi uma corrida contra o tempo para conseguir fazer as 5 barras exigidas no edital (mal saía do lugar nas tentativas). Mesmo assim não desanimei e em pouco mais de 1 mês de treinamento saí de 0 para 4 barras, faltava apenas 1 para conseguir avançar para as próximas fases. Chegou o dia do TAF, nervosismo batendo e mesmo sem nunca ter atingido as 5 barras, fui a Florianópolis tentar. Infelizmente não consegui e a sensação de reprovação no TAF é indescritível. Família ligando para perguntar se deu certo e... Enfim, bateu o desânimo, mas segui adiante. Quando saiu o edital para a PF, decidi que esse era meu próximo alvo, mesmo sabendo da imensa dificuldade da prova e da concorrência para o certame. Fui para a prova relativamente preparado e mais uma vez, tentando tirar o peso da obrigação em ser aprovado. Prova cansativa + dissertação. Saí com a sensação de que fiz uma boa prova, mas não suficiente para a correção da dissertação. Em outubro, quando saiu o resultado, recebi uma mensagem de um amigo, avisando que meu nome estava no edital. Caramba, conferi e que felicidade. Infelizmente, estava longe das vagas, mas mesmo assim me preparei para o TAF como se não houvesse amanhã. E o que um dia já foi problema, ali já não era mais, conseguia fazer as barras de maneira tranquila. Enfim, fiz todas as etapas mesmo achando que os excedentes não seriam convocados, mas quis fazer a minha parte, para ter a sensação de tarefa cumprida. Aos poucos foi surgindo um pequeno barulho de uma possível, mas remota convocação de excedentes. O barulho foi se tornando mais forte e finalmente o decreto foi publicado. Uma felicidade que não tem explicação. Mesmo assim, o sonho não acabou, vem aí a ANP em fevereiro de 2020. O sonho está próximo, mas vamos lutar até se concretizar.

    Desculpe pelo longo texto, mas sempre gostei de ler comentários explicando a trajetória das pessoas que foram aprovadas nos concursos, de certa maneira me motivava.

    Grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela conquista!!! Emociante meu camarada, sensacional.

      Me manda um email: santosla1@hotmail.com

      Senhores(as), qualquer um q tenha dúvida ou queira falar sobre algum assunto, estou a disposição no mesmo contato.

      Abs

      Excluir
  2. Acredito que sim, pois geraria muitas ações judiciais. Acredito que ao longo do curso de formação este tema será esclarecido.

    ResponderExcluir
  3. tbm tenho esperança de um dia ter meu nome na lista dos convocados.
    agora focado em outras provas, mas nao desistirei

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, sua postagem expressa em palavras tudo o que eu sinto neste momento.Como é doído ver a convocação da galera para este momento único e, não ver o seu nome na lista. Já estou há 2,5 anos nessa caminhada e, de certa forma, me considero prematuro nesta jornada, embora esteja aguardando a convocação para a PMDF, que foi o 1º concurso de fé e fato que fui aprovado. Todos os dias, praticamente, entro aqui pra ver se há algo novo ou algum site, rede social com algo relacionado à PF pra dar um gás a mais e não perder o foco. A verdade é que acho que tenho que viver uma etapa de cada vez e fazer a minha parte, porque essa ansiedade misturado com angústia atrapalha todo o percurso. A verdade é que o não é sobre o fim da trajetória, mas o percurso e os obstáculos enfretados que te mostram o verdadeiro orgulho da vitória. Muito obrigado por continuar com o blog e com as postagens motivacionais e, parabéns pra galera que vestirá o uniforme preto com as letras douradas. Vão e vençam!

    ResponderExcluir
  5. Segundo os boatos na rádio corredor, SIM.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Alexandre.
    Sou Lucas já comentei anteriormente em outro post, na época do comentário o resultado da prova objetiva do concurso da PF tinha acabado de sair. Minha história contei de forma breve, talvez não se lembre de mim, tenho um filho cadeirante que passou por algumas cirurgias no decorrer da minha preparação.
    Enfim, continuo na pegada, quando o edital da PRF estava na iminência de sair, redirecionei meus estudos, escolhi o estado do MT e fui com fé, pois estava confiante. Quando saiu o resultado da prova objetiva não sabia se ficava contente por ter ficado por UMA questão (nota de corte afro 77) minha nota 75, ou se ficava triste por ter ficado por muito pouco de novo, como foi o caso do concurso da PF. Caaara quando vi a nota de corte não acreditei, por isso que falo um pontinho faz toda diferença. hahahaha
    Hoje estudo de forma mais estratégica e posso dizer que melhorei muito nas matérias onde tinha mais dificuldades. Quero saldar os colegas tanto os que estão dentro das vagas, como também os excedentes!!!
    Aos colegas que estão na mesma situação que a minha, não desanimem, pois o momento de estudar é agora, a grande maioria das pessoas que querem deixam pra estudar quando o edital está próximo ou quando ele está aberto, sejam diferentes queiram essa vaga mais do que qualquer um. Só parem quando conseguirem, custe o que custar!!!
    Grande abraço a todos, logo estarei na firma também, cedo ou tarde.
    Valeu

    ResponderExcluir
  7. Claro que lembro!!!

    Você é um grande exemplo para todos nós. É importante estes relatos aqui, pois muitas pessoas passam por dificuldades. A vida do concurseiro é sofrida demais. No seu caso você é um herói, meus parabéns.

    Lucas, obrigado por compartilhar a sua luta e trajetória conosco. Foi por muito pouco na PRF, mas a sua hora vai chegar.

    Um Grande abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Aos colegas que quiserem relatar sua aprovação, sensação ao chegar na ANP e etc... O espaço é de vocês.

    Mandem email: santosla1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Uma turma está prestes a iniciar. Como há previsão de ter duas turmas, presumo que a próxima pode ter início em fevereiro de 2020. Como devemos prever o próximo APF? Será que só em 2021?

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo, acho que a previsão é isso mesmo. Ate pq não vejo chances de fazer outro concurso com alunos na academia. Só se o Governo quiser mesmo. Então, acho que provas só em 2021 mesmo, até pq 2022 tem eleição novanente.

    ResponderExcluir
  11. Senhores(as),

    comentei no início da semana que não existia previsão de concurso. Depois da convoação dos excedentes, não duvido mais de nada.Vo os boatos aumentando até que realmente vi que era verdade...

    Agora, começam indícios de concurso para AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL, após a formação da segunda turma na ANP.

    Alguém ouviu algo parecido? Mais de uma fonte sinalizou neste sentido. Qualquer novidade passo para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados (as)

      a informação que obtive é a de foi encaminhado ao Ministério da Economia solicitação de verificação de disponibilidade financeira para outro concurso já neste ano (2019) com provável curso de formação para o segundo semestre de 2020. ao que parece, a pretensão da PF é a de realizar concursos regulares pelos próximos 4 anos, e que o próximo concurso visaria o provimento de 600 cargos de agente de polícia federal, alternando-se nos demais certames (anos seguintes) a distribuição de vagas pelos demais cargos. acho improvável a realização de concurso este ano (já estamos em junho) mas o atual governo tem demonstrado vontade política no que se refere à recomposição dos quadros da PF e PRF (nomeação de excedentes). não acho que outro concurso ocorra a longo prazo e minha opinião é a de que devemos manter o foco, o tempo vai passar rápido e no futuro, quando sair o novo concurso, aquele que permaneceu fiel ao objetivo de ser policial federal será recompensado.

      Excluir
  12. Obrigado pelas informações. Acho essa informação de grande importância. Acredito que o panorama seja este mesmo. Concurso da PF só quando terminar a 2ª turma em meados junho.

    ResponderExcluir
  13. Será que o próximo concurso irá prever dois cursos de formação, nos moldes do atual, ou seja, a cada 600 vagas autorizadas, chama-se 1.200? Nesse caso, seria melhor uma autorização de 600 vagas, distribuídas entre todos os cargos do DPF.

    ResponderExcluir
  14. Jornal O DIA 22/06/2019

    Brasília - O presidente Jair Bolsonaro informou neste sábado que o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu reduzir concursos públicos a poucas áreas, e citou que as exceções são para Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O motivo seria falta de verba. "Fora isso, dificilmente teremos concursos no Brasil nos próximos poucos anos", afirmou o presidente a jornalistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que essa tal exceção num é a contratação dos aprovados nas vagas + excedentes?

      Excluir
  15. Será que podemos criar uma bibliografia específica para APF? Seja por livros ou PDF?
    Atualmente estudo por livros. Mas a indicação dos futuros colegas já é uma grande ajuda.

    ResponderExcluir
  16. OLÁ, ALGUÉM PODERIA RESOLVER ESSA MINHA PERGUNTA. OS POLICIAS QUE ATUAM EM AEROPORTOS PELO BRASIL. DIFICILMENTE ELES SAEM DA ANP DIRETO PARA ELES NÉ?
    E A OUTRA!
    FALAR OUTRO IDIOMA TEM ALGUM PESO EM CONSEGUIR UMA LOTAÇÃO EM UM AEROPORTO?
    ASSISTO O PROGRAMA AEROPORTO: SÃO PAULO, QUE PASSA NA NATIONAL GEOGRAPHIC, E PERCEBO QUE TODOS OS AGENTES FALAM OUTROS IDIOMAS!

    ResponderExcluir
  17. Não e não.
    Sair da ANP para ser lotado em São Paulo era até possível na ultima academia, tinham bastante vagas e não são disputadas, essa academia em curso já não sei se terão essas vagas, provavelmente será só norte. Ainda que vá para São Paulo, ser lotado em Guarulhos, aeroporto, é outra história, por ser regime de plantão é uma lotação disputada pelos mais antigos.
    O fato de falar outro idioma pode até ter algum peso, mas acho que não suficiente para um novinho, muitos colegas falam outros idiomas.

    ResponderExcluir
  18. Oi pessoal, blza?
    Vcs sabem como é a rotina diária de um Papiloscopista da Federal?

    ResponderExcluir
  19. Guerreiro, o melhor achado foi esse blog. Nos intervalos de estudo já li algumas coisas, tá de parabéns por tudo, Deus te abençoe.

    Eu estou numa duvida que me aflinge, possuo 2,75 graus de miopia e 0,5 de astigmatismo (mesmo grau nos 2 olhos). Contudo, minha visão é 100% perfeita tanto com óculos como com o uso de lentes de contato.
    Eu precisaria fazer cirurgia corretiva? Ou poderia fazer o exame com óculos ou lentes de contato independente do grau?
    Pois não tenho dinheiro para a cirurgia e estou forte a 3 meses no estudo e as vezes me bate um medo de esse problema de visão me impedir de seguir no certame.

    ResponderExcluir
  20. Essa nova previdência, com idade mínima de 55 anos (ambos os sexos), 30 anos de contribuição para homens e 25 para mulheres, sendo obrigatórios 25 anos de efetivo exercício e com o fim da integralidade e paridade (o limite de aposentadoria será o teto do INSS, hoje em ~ R$ 5.900,00, o qual pouquíssimos alcançarão), foi um balde d'água fria nas pretensões de quem deseja ingressar na PF e PRF. O único atrativo restante foi a estabilidade, que também está com os dias contados. Como já disseram alguns integrantes do governo, dentro de 5 (mínimo) ou 10 anos (máximo), serão necessárias novas alterações na previdência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa forma, só ficarão de fora os militares e os cargos políticos.

      Excluir
  21. Esse blog é fantástico, sem palavras pra dimensionar a satisfação de ler os posts, os comentários!!!

    Srs se não for incômodo, Gostaria que me tirassem algumas dúvidas:

    1° - Trabalho atualmente em um Banco estatal e, estava pensando caso chegasse a fase de ir para ANP, pedir um pouco antes uma licença interesse do meu trabalho, tendo em vista,que se der alguma coisa "errada" lá no curso (o que não é impossível),ainda teria o meu velho emprego disponível, isto é possível? ou tenho que pedir demissão antes e ou em qual etapa?

    2° - Estou vendo uma galera bem jovem aprovada neste último concurso (20 a 25.anos) dando entrevistas e tal, aí bateu a dúvida e os "veinhos" (acima dos 40, no meu caso) rsrs tem algum na ANP? Conseguiram se formar?

    Att.

    Pablo

    ResponderExcluir