domingo, 28 de abril de 2019

Trajetória de um vencedor!!!



Fala, galera.

Beleza?

Conversando com o APF Santos, agora depois de todas as fases terem sido concluídas e aguardando a convocação definitiva para a ANP ( que é mais uma fase do certame ), ele me pediu para fazer uma espécie de depoimento, contando um pouco da minha trajetória no mundo dos concursos, falar um pouco de como foi a preparação e tudo mais, pra quem sabe poder ajudar o pessoal do blog na preparação pro certame das carreiras policiais.

Vamos lá:

Meu tempo de estudo do início dos estudos até a aprovação na PF foi de 2 anos, me dediquei quase que integralmente aos estudos, pois de vez em quando precisava ir à empresa para resolver alguns pepinos- que sempre aparecem.

O material utilizado foi SEMPRE o do Estratégia Concursos, que considero um dos mais completos do mercado, fiquei única e exclusivamente nos Pdfs e alguns livros , além de participar do grupo de estudos e simulados do Projetos Missão, que foi um diferencial enorme na preparação, pois assim podia medir meu desempenho e direcionar o estudo aos pontos fracos.

Utilizando o Telegram ( aplicativo de mensagens parecido com o Whatsapp ), criamos um grupo com alguns amigos e mandávamos questões e jurispdruências dia e noite, de segunda a segunda, o que me ajudou demais.

Eis que o  edital foi publicado, mudou tudo, e foi uma correria para conseguir absorver a maior quantidade de informação possível no curto espaço de tempo e mandar bem na prova, de repente o concurso teve a prova adiada por 30 dias, motivado pela ação pública do MPF referente às adaptações para PCD, o que por um lado foi bom, pois tive mais um tempinho pra estudar.

Chegou o dia da prova, obviamente achei a prova muito díficil, questões ambíguas ( pra variar um pouco ), e tive quase certeza que não tinha sido dessa vez, mas quando o edital dos aprovados saiu, meu nome estava lá, graças a Deus.

Fizemos todas as demais fases, TAF,  exames médicos, psicotécnico... é coisa que não acaba mais, tensão do início ao fim, e agora falta a etapa mais longa, a ANP ( duração aproximada de 5 meses ).

No grupo do telegram, fiz amigos que levarei para toda a vida, e infelizmente a mudança brusca no edital prejudicou  muita gente, inclusive meus amigos deste grupo que estavam tão preparados quanto eu, que por um acaso do destino não conseguiram obter sucesso no certame.

Mesmo depois da prova, estamos enviando questões todos os dias, sem perder o pique, pra ficar na frente dos concorrentes quando o próximo edital for publicado, e estaremos juntos até todo mundo entrar na PF.

Bom, é mais ou menos isso....Infelizmente não tenho uma história de diversos concursos e uma vasta experiência na área, cheguei a fazer 4 provas apenas, pois meu objetivo final sempre foi a PF. Qualquer dúvida pode entrar em contato e no que eu puder ajudar, estou a disposição.

16 comentários:

  1. Parabéns, boa sorte na ANP, na hora da entrega dos exames médicos, eles examinam os exames que o candidato leva no dia já, junto com a avaliação médica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, esse ano foi tudo diferente e, consequentemente, fomos o cobaia desse novo modelo. Todos os exames/documentos solicitados tinham que ser enviados por upload no formato jpg. No dia da avaliação médica, bastava a presença com o documento de identificação.

      Excluir
    2. Ah sim, parece que deu uma facilitada no processo pois o risco de levar aquele monte de papelada no dia do exame é eminente.
      Referente a exames complementares foi pedido algum pra você ?
      Por exemplo ressonância magnetica da coluna.
      E existe muita reprovação no exame médico?
      Pelo que vejo no edital mostra uma lista gigantesca de doenças, a banca é muito severa nessa parte ou é flexível ?

      Excluir
    3. Graças a Deus, passei na primeira lista. Mas, também, depois de muitas idas, vindas e estresses em algumas clínicas para cumprir as formalidades - sobretudo o RQE - exigidas pelo Cespe. Alguns amigos tiveram que apresentar exames complementares e apenas um deles, injustamente, foi reprovado. Em relação à lista de condições incapacitantes, ela é gigantesca e assustadora mesmo, mas, se vc pegar uma banca flexível, é de boa. No meu caso mesmo, fui de tênis e eles nem exigiram a retirada; nem mesmo da bermuda. No entanto, colegas que foram para banca ao lado tiveram que ficar sem roupas e fazer diversos movimentos. A reprovação nessa fase é baixa: no máximo 5%. Caso tenha algum desvio na coluna, tranquilize-se, pois existe um limite tolerável. Um colega tem um desvio e passou.

      Excluir
    4. Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas, parabéns pela aprovação, creio que deve ter sido uma caminhada muito árdua, assim como a minha está sendo.
      Continuo na luta, quem sabe daqui uns anos seremos colegas de trabalho.
      Boa sorte na ANP e que Deus abençoe todos os seus objetivos !

      Excluir
    5. Disponha, Israel! Sinta-se à vontade para fazer qualquer questionamento que, assim que puder, irei responder. Isso serve também para qualquer pessoa. Sinto prazer, mesmo que de forma singela, em ajudar quem continua na luta. Sonho não é para desistir! Que Deus abençoe o meu, o seu e de quem for correr atrás de um sonho!

      Excluir
  2. Agradeço ao amigo pelo depoimento. Não existe fórmula mágica para aprovação em concurso, o que existe é muita dedicação. É lógico que existem pessoas que assimilam com mais facilidades os conteúdos (o que não foi o meu caso). Em breve estaremos trabalhando juntos por este imenso Brasil. A Academia Nacional de não vê a hora de poder contar com novos alunos. Na realidade ela não faz sentido sem a presença dos senhores(as). Não esqueçam que no 2º semestre a temperatura cai muito em BSB se tornando um grande problema para os alunos.

    Parabéns pela aprovação, DPF Brasil!!!

    ResponderExcluir
  3. Fui aprovado em 2012 e na ocasião passei por uma junta de médicos que exigiram alguns movimentos, exames e a retirada da roupa. Apesar do nervosismo foi de boa. Neste dia vários colegas apresentaram a pressão mais elevada do que o comum, inclusive eu, difícil não rolar uma adrenalina. Mas foi tudo de boa.

    ResponderExcluir
  4. tenho 15 anos e comecei a estudar em janeiro de 2019 pra pf. Me sinto perdido em todos os conteúdos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, também estou aguardando a ANP/2019, todos ficamos perdidos no início, o segredo é não desistir. Abraço.

      Excluir
    2. Parabéns por decidir desde cedo fazer parte do DPF. No meu caso só decidi isso com a idade avançada, mas vale e muito a pena.

      Excluir
  5. Isso é reflexo da Reforma da Previdência kkkkkk

    Mike, você é a pessoa mais jovem que eu já vi estudando para PF, parabéns. A minha sugestão é que assista vídeo aula ou faça algum curso presencial. As disciplinas são complicadas mesmo. Se estudar por PDF a dificuldade será grande.

    Você está jovem, vai levando de boa.

    abs

    ResponderExcluir
  6. Boa noite pessoal! na opinião dos veteranos daqui o ideal seria levar para a academia um ou dois coturnos? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Um coturno é o suficiente. Existem pessoas que levam dois, mas não tem necessidade. Se você já tiver e preferir assim, tudo bem. Caso tenha que comprar não faça isso.

    abs

    ResponderExcluir