quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A busca pelo sonho continua.



Fala meus amigos(as), feliz 2019!!! 

Com as etapas do concurso da PF rolando e o edital da PRF lançado, acredito que grande parte da galera esteja estudando. Sem contar os colegas que seguem focados já no próximo concurso do DPF. Vamos que vamos!!! A hora de correr é agora, depois que sai o edital é apenas para fazer aquele ajuste fino. Parece que foi ontem que fui aprovado, o tempo voa. Já são 6 anos trabalhando na firma. Não existe satisfação maior em saber que um dia eu estava nesta luta e hoje tenho um sonho realizado.

“Passa logo nessa porra, a cada ano que passa fica mais difícil”. Quem acompanha o blog conhece muito bem esta frase que ouvi de um professor. A tendência é que as coisas apertem para os servidores públicos e que muitos direitos caiam com o tempo. Neste momento, seguindo um planejamento adequado e acreditando que no próximo concurso teremos uma quantidade de vagas “de verdade” o momento é muito oportuno. É a hora de fazer a diferença para não precisar correr depois.

Muita coisa mudou ao longe destes 6 anos. O Brasil de fato se tornou pequeno. Vocês irão fazer amizades por todo este imenso brasil. Quando você olhar o seu celular com DDD diferente, não pensará automaticamente que é cobrança (risos). Só tenho a agradecer e dizer que “eu só não posso é perder este emprego”!!! kkkkkkkkkkkkkk

Forte abraço.


67 comentários:

  1. Foco total no DPF, logo mais estarão recrutando novamente.

    ResponderExcluir
  2. Boa, Alexandre! Sei que não preciso dizer isso, mas não esqueça de nós. Esse fórum é responsável por não deixar a gente desistir. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Essas "vagas de verdade" contemplarão a totalidade da ANP? 600 vagas?

    ResponderExcluir
  4. Já são 6 anos realizando esta troca de informações. Confesso que como não estou mais na região de fronteira e devido ao tempo de casa, as contribuições mais relevantes já ocorreram. Mas vamos lá, devagar e sempre. Agradeço o apoio do amigo!!!

    Sobre as vagas não tem como ninguém cravar a quantidade no próximo concurso. Tudo é novo, mudança geral da direção. Só nos resta acreditar, pois necessidade existe e muita. Sem contar q este concurso em andamento só salva a galera da fronteira.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, como você mesmo disse, é muito difícil conseguir acertar alguma previsão. Mas, como excedente para APF desse concurso, gostaria de saber o que você acha (chutômetro e/ou opinião pessoal mesmo, sem compromisso) sobre a convocação além das vagas previstas no edital.
      Há algum boato interno sobre essa possibilidade?

      Excluir
    2. Cara, nos últimos concursos(2012, 2013, 2014) acredito que não chamaram os excedentes por dois motivos: quantidade expressiva de vagas(500, 350 e 600) e pelo fato de ser o mesmo governo. No atual, as circunstância mudaram: concurso com a menor quantidade de vagas da história do órgão, déficit expressivo e um novo governo que, pelo menos nas palavras, vai zelar muito pela segurança pública. Não dá para cravar, mas esses fatores animam. Ademais, vai haver pressão e apoio tanto de pessoas influentes quanto de sindicatos pela ampliação das vagas. Olha essa matéria do sindicato dos Delegados Federais de SP a exemplo: http://www.sindpfsp.org.br/noticias_detalhe.asp?codigo=1892

      Excluir
  5. Sabemos que o DPF nos últimos anos não costuma chamar excedentes. Todo concurso as pessoas se organizam e tentam a convocação. Hoje temos um Governo novo, não tem como prever o posicionamento em relação a este fato. Não custa tentar uma convocação, desde que esteja estudando para o próximo concurso. Até o meio do ano o governo deve focar em questões estratégicas.

    Não quero desaminar os colegas, inclusive mando os meus parabéns, pela dificuldade do concurso.

    Mas... não acredito muito na convocação dos excedentes. Aproveitar o concurso já em andamento reduzindo custos ou realizar um novo certame já na gestão atual?

    Vamos aguardar.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito num novo concurso por um motivo : política, marketing etc... Bolsonaro vai preferir dizer q ele aparelhou a pf etc etc e um novo concurso vai chamar mto mais atenção da mídia do q convocar excedentes do concurso do Temer.

    ResponderExcluir
  7. E ai alexandre... mais uma vez nos motivando mesmo sem previsão de prova. Alexandre, queria saber se você ou outro federal sabem de alguma coisa a respeito de como podem ser as vagas no próximo concurso?
    Digo porque alguns integrantes da PRF disseram que a instituição decidiu fazer o concurso regionalizado devido aos problemas que estavam ocorrendo. Quando o concurso anunciava vagas nacionais, o candidato se empolgava com salário e status, só que depois que escolhia a lotação via que não era o que queria, e ai começava os problemas; trabalhar com má vontade, problemas de saúde (depressão), até entrar na justiça solicitando remoção. Como a PRF já disponibilizou as vagas antes, o candidato já vai adquirir uma pequena noção de onde possa ser lotado, visto que todas as fases são realizadas no local de escolha da vaga, e depois não vai poder reclamar que não gostaria de estar ali. Inclusive o MPF aceitou a ideia de as provas também serem regionalizadas, somente nas capitais dos estados que têm vaga.
    O que vocês federais acham? Será que a PF compra a ideia?
    Valeu Alexandre.. grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ao meu ver isso mais piora que ajuda. Inclusive que eu saiba terá colegas questionando isso na justiça, não é justo (minha opinião), por exemplo, colegas que no concurso passado acabaram sendo lotados no Amapá (exemplo) agora não conseguirem pontuação devido à quantidade menor de vagas para o RS, MS, enfim, e o pessoal que entrar agora já ser lotado nesses estados. Novamente, minha opinião.

    Sobre a PF, creio que o concurso de 2004 já trouxe essa experiência, sendo negativa, não acho que pensem em voltar a regionalizar o concurso, além disso, a remoção na PF, pelo que converso com colegas da PRF, é mais demorada de se chegar na lotação desejada (varia), ou seja, o efeito negativo que mencionei antes seria ainda pior na PF ao meu ver.

    Os “problemas” mencionados por você vão existir sempre, colegas com depressão, problemas de saúde, desmotivados. Nem sempre isso é relacionado à lotação, tem muitos casos de depressão com colegas em lotações tidas como as melhores da firma, desmotivados idem. As lotações mais temidas terão que ser cobertas por alguém, com concurso regionalizado ou não, mesmo tendo de ideia de pra onde vai isso não altera, muitos entram gritando: “faca na caveira “, “sei o que vou enfrentar” mas depois de um tempo vivenciando a ideia muda, isso é muito mais comum que imagina.

    ResponderExcluir
  9. Complementando, para mim esse argumento não é suficiente, se o órgão disser que precisa regionalizar devido à dificuldade de efetivo nos estados X ou Y, ok, mais compreensível.

    Explico, o edital já prevê (PF) que a lotação será região norte e fronteiras (preferencialmente), você já tem essa ideia que mencionou de onde vai ser lotado desde sua inscrição, você se prepara para o “pior”. Mas, o que eu vejo é que nenhuma previsão se compara com a vivência, moradia e trabalho na sua lotação depois de meses/anos, ainda que saiba para onde vai, é o dia a dia depois de lotado que vai testa-lo.

    Você vê isso na academia, todos entram sabendo das lotações difíceis, saem da academia vibrando, mas depois de um tempo, não raro, as coisas mudam. Por isso digo, não é bem assim esse argumento para regionalizar concurso.

    Alexandre pode dizer melhor que eu sobre esse tipo de “choque de realidade” pois creio que minha primeira lotação nem se compara com a dele no quesito de dificuldades (felizmente) hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, quando sobrar um pouco de tempo e paciência por aí, fale um pouco sobre a sua primeira lotação (adaptação ao local de moradia, trabalho, tempo que ficou lá etc). Um grande abraço!

      Excluir
    2. Renato, ainda estou em minha primeira lotação, há 3 anos. Estou na fronteira do MS, clínica geral, ótimo estado para ser polícia, muita ação e vibração, pelo fato de ter família não senti as dificuldades de uma cidade do interior e a sua falta de entretenimento, para solteiros já é um pouco complicado, há escolas e hospitais razoavelmente bons. Era minha primeira opção de escolha de lotação na ANP, não tinha como ser mais próximo de casa e ainda em pontuação 4.
      O trabalho é muito bom, tem de tudo para se combater por aqui, operamos com muita gente boa, aprendemos muito, muitos trabalhos bacanas... por tudo isso, mesmo sendo fronteira eu considero uma ótima primeira lotação.
      Abraço.

      Excluir
    3. Valeuuu Vitor pela explanação... não deu para escrever tudo, mas a PRF alegou isso também para o MPF, a dificuldade em fixar o efetivo em determinadas regiões. Bom, nós queremos a camisa preta de letras douradas e o distintivo, pode ser em São Gabriel da Cachoerira-AM como em Santo Ângelo-RS, vamos em frente. Muito obrigado!

      Excluir
    4. Legal, Vitor! Valeu pela explicação. Ah, só por curiosidade ... qual a lotação que tu está buscando quando rolar uma remoção? Sou de Curitiba, acho que deve ser bem complicado remover pra cá rsrsrs

      Excluir
    5. Busco interior do PR, dificilmente conseguirei nessa remoção, acredito que Curitiba também precise de ao menos uns seis anos lotado numa pontuação 4.

      Excluir
    6. Grande Vitor, eu passei para o cargo de papiloscopista nesse último concurso e já sou agente de polícia na civil de goiás. Gosto mais da parte operacional e gostaria de saber como é a seleção para operar pelo GPI e se há oportunidades para papilo nos trabalhos mais operacionais na delegacia! desde já agradeço, irmão

      Excluir
    7. Há oportunidades com certeza e há necessidade, primeiramente seja voluntário, vai depender também da lotação para a qual você irá, na fronteira eu diria que é mais fácil para escrivão trabalhar fora do cartório e papiloscopistas trabalharem fora do nucleo de identificação.

      GPI: a seleção acontece primeiramente no estado, por óbvio sua lotação tem que ser num estado que tenha GPI. Há estados que os operadores são lotados nas SRs, em outros os operadores ficam em suas lotações de origem e são acionados quando necessário para missão/treinamento. Na seleção é realizado o TAF, basicamente: barras, flexões, abdominais, corrida e natação, passado essa seleção ai você deve aguardar o curso (CTI) em Brasília que é aplicado pelo COT, para se formar e operar. Alguns estados, devido à falta de efetivo, tem realizado o TAF e em seguida um curso de ambientação, sendo aprovado nos dois você já começa a operar com o grupo enquanto aguarda vaga e data de realização do curso em Brasília, mas como disse, varia um pouco de um estado para o outro, alguns exigem também que o candidato tenha ao menos um ano de firma para se inscrever.
      Basicamente é isso, abraço.

      Excluir
  10. Acredito que as regras de hoje para lotação inicial da PF são mais difíceis de serem derrubadas judicialmente. Como já mencionado pelo Vitor, vem expresso no edital que a lotação será preferencialmente nas regiões de fronteira.
    Ademais, o grande problema do concurso de 2004 foi a possibilidade de inscrição simultânea nos concursos Regional e Nacional, em mais de um cargo. Isso ocasionou candidatos repetindo a academia mais de uma vez. Era possível concorrer aos cargos de delegado ou perito, agente e escrivão, em cada concurso Nacional e Regional, pois as provas foram em datas e turnos diferentes. Se não e falha a memória, os cursos de formação foram até 2009, ou seja, um concurso com 5 anos de duração.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, td bem?
    Vcs sabem me dizer como é o dia a dia de um papiloscopista na prática ? A Rotina por ex em sp?
    Tenho 35 anos e penso em virar agente ou papilo , fazer facu de Direito e tentar Delegado, qual a média de idade dos delegados?
    Virar delegado com 42 anos rola algum preconceito interno ?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que algum colega PPF tire suas dúvidas sobre o dia a dia na prática, não conheço o bastante para lhe dizer, o único PPF que tinha na minha lotação removeu quando nossa turma de APF chegou então não tive muito conhecimento de suas funções.
      Sobre preconceito de idades afirmo que não existe isso, ao menos nunca presenciei, de qualquer cargo. Na ANP há alunos de todas as idades, na última academia de APF tinha aluno de 49 anos, salvo engano, e é comum na academia de delta ter alunos que são provenientes de outros cargos.

      Excluir
  12. Estou com 47 e o meu maior calo será a parte física. Mas se deixar pra praticar os exercícios em cima da hora, ficarei fora.

    ResponderExcluir
  13. opa, deixa não fera. Eu rodei nesse ultimo TAF por 10 metros na corrida.
    Fiz 10 barras, saltei 2,35m, nadei em 34,21s mas na corrida fiz 2340....... e o mínimo era de 2350m.
    Fiquei com uma ressaca moral gigantesca, akele banzo gigantesco, parecia que havia morrido alguém que eu gostava. Mas agora já voltei para a prancheta, e estou dando uma ênfase na corrida. 2020 ta ae na porta.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tu foi bem demais na natação, heim? É realmente uma pena tu ter rodado na corrida que normalmente é mais "fácil".

      Excluir
    2. Os brothers disseram zuando "nunca vi negro nada bem e não correr". Mas essa foi a realidade. depois surgiram duvidas em relação ao tamanho da pista, que havia uns preciosos metros a mais, mas não era a minha vez..... Bora 2020.

      Excluir
    3. poxa cara, que tenso :( mas não desiste não.. uma pergunta no dia da prova como você fica sabendo durante a execução da corrida o quanto ja correu? pode usar relogio ou algo assim? pq se não fica meio tenso né você fica lá correndo sem saber se esta indo bem se deve acelerar ou não

      Excluir
    4. A pista tem 400 m e, se não me engano, tem marcação de 20 em 20 metros. Ademais, pode usar relógio, sim! Fazendo 2 minutos por volta, passa no limite!

      Excluir
    5. Na pista ao qual fiz tinha 270 metros, tinha que realizar quase 9 voltas completas, e havia marcação de 10 em 10. Pode usar relógio sim.
      Na minha bateria, os fiscais disseram as regras e que não poderia utilizar nenhum aparelho que melhorasse a performance, mas algumas pessoas utilizaram dilatador nasal. Eu vi na hr mas nem me liguei.

      Excluir
  14. Bom dia Galera!

    Alguém ai fez PRF? foi bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz eu fiz mas não fui bem não, fiz 66 liquidos, mesmo que anulem umas duas questões acho que não foi dessa vez :(

      Excluir
    2. Fiz para o Tocantins.. de inicio fiquei animado com a nota por talvez ter a a redação corrigida, agora desanimei de acordo com aquele site olho na vaga a nota de corte para o TO será 76..

      Excluir
    3. Desanima não Marcos. Não se pode confiar nesses ranking, geral mentem sua nota, tem nego que vai lá só pra zuar velho. Fiz para o Tocantins tbm, minha nota foi 70.

      Excluir
    4. Galera, tiveram 4 questões que eu fiz marcação dupla para anular a resposta porque mudei de ideia.
      Em uma eventual anulação ou mudança de gabarito destas questões eu perco/ganho algo?

      Excluir
    5. Marcelo, se anular você ganha o ponto se houver mudança de gabarito você não ganha e nem perde, pois seria como se você tivesse deixado em branco, mas em caso de anulação todo mundo ganha

      Excluir
    6. Marcos, não desanima não, tem 2 questões de trânsito e 2 de direito que é praticamente certeza trocar o gabarito. Se vc tiver errado essas, só aí vc Jah ganha 8 pontos. E se anularem, vc ganha de qlqr jeito tbm kkkkk. Vai treinando pro taf, nunca se sabe !!

      Excluir
  15. Senhores com base no levamento dos municípios de fronteira, pude observar que temos um total de 3 regiões e 15 municípios para escolher de preferência da futura lotação depois da formação na ANP. Pela experiencia e relatos de amigos da firma em uma escala de ruim, bom e excelente, qual seria os municípios que melhor se encaixaria nessas classificações.


    Região Norte

    Cidade Pontuação Estado Região
    Cruzeiro do Sul 4 AC Norte
    Epitaciolândia 4 AC Norte
    Tabatinga 4 AM Norte
    Oiapoque 4 AP Norte
    Altamira 4 PA Norte
    Redenção 4 PA Norte
    Guajará-Mirim 4 RO Norte
    Ji Paraná 4 RO Norte
    Vilhena 4 RO Norte
    Pacaraima 4 RR Norte

    Região Centro-oeste

    Cidade Pontuação Estado Região
    Naviraí 4 MS Centro-Oeste
    Ponta Porã 4 MS Centro-Oeste
    Cáceres 4 MT Centro-Oeste

    Região Sul

    Cidade Pontuação Estado Região
    Guaíra 4 PR Sul
    Uruguaiana 4 RS Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder com minha opinião pessoal, apesar de considerar que há fronteira muito boas, vou me ater em dividir entre boas e ruins, não conheço todas as cidades acima pessoalmente, algumas sim, então utilizarei como base os comentários de outros colegas.

      Primeiramente informo que a pontuação de Oiapoque, Tabatinga e Pacaraima foram alteradas para 4,5;

      Classificação:
      Boas:
      - Guaira
      - Uruguaiana
      - Naviraí
      - Ponta Porã
      - Caceres
      - Vilhena
      - Ji Paraná
      - Redenção (não conheço pessoalmente mas estive no Pará e não ouvi comentários muito ruins)

      Ruins:
      - Cruzeiro do Sul
      - Epitaciolandia
      - Tabatinga
      - Oiapoque
      - Altamira *(acho que em termos de cidade não é tão ruim, mas parece que o aluguel era muito elevado por conta da Belo Monte, não tenho muitas informações então fica em aberto aqui)
      - Guajará-Mirim
      - Pacaraima

      Lembrando que o “ruim” é relativo, estou dizendo em linhas gerais e com base nas que ficam de ultima escolha na academia. Comentei apenas as que listou mas acredito que faltaram algumas aí, nesse caso pesquise no google pelo Manual das Lotações do concurseiro Robson, está um pouco desatualizado mas serve muito bem de base, tem fotos e comentários de colegas que são lotados em cada cidade.
      Abraços

      Excluir
  16. Há um manual em PDF do ex-policial Robson concurseiro no qual relatava todas as cidades contempladas.

    ResponderExcluir
  17. Sobre qualificar uma cidade como ruim ou boa e muito subjetivo. Eu escolheria Tabatinga sem problemas ou outra qualquer. Pacaraima também ficaria nos meus planos.

    ResponderExcluir
  18. Rapaz, na boa ficaria na boa em uma dessas cidades, pois "não existe lotação ruim, ruim e está fora do DPF".
    Realmente existe a particularidade de cada cidade, mas para mim que já estou em área de fronteira, da pra levar na boa.

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi muito isso, já falei isso, inclusive, mas a coisa muda, camaradas, quem sente na pele sabe. Não peguei lotação “ruim” mas já fui de missão e digo, essa frase que eu mesmo dizia quando ainda estudava hoje eu vejo que tem mais sentimento nela que qualquer outra coisa, principalmente se é casado e tem filhos. Convivi com colegas na minha lotação que eram militares e vieram de cidades como essas e eles mesmos dizem que não é fácil, você sobrevive, mas se tiver outra opção com certeza vai abraçar.
    Dá pra levar, com certeza, mas não é essa disneylandia do “fico de boa”, depois de dois, três anos, começa a realidade falar mais alto na mente que a emoção pré-lotação.

    Como falei no meu post, o “ruim” é relativo, mas todas cidades que mencionei nessa classificação ali, com exceção de Altamira, são as últimas a serem escolhidas na ANP, então há um motivo para isso, quem for para a ANP vai ouvir a célebre frase dos professores: Você não escolhe Tabatinga, Tabatinga escolhe você.

    Alexandre que encarou Epitaciolost pode dizer melhor que eu, fácil não deve ser, e quem pode escolher algo melhor obviamente escolhe, ou seja, você enfrenta mas não dá para dizer que é bom hehehe. Mas é a minha opinião, sem querer desmotivar ninguém óbvio, estar fora é pior com certeza, mas quando estiverem na ANP se dediquem para poderem escolher e não serem escolhidos, mas na segunda hipótese, vão de mente e coração aberto, é uma etapa e ela passa.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande realidade é que deve ser osso demais ficar em algumas lotações, principalmente para quem é bastante apegado à família. Se o peão não estiver com o emocional blindado é fácil, fácil para entrar em uma depressão braba. Valeu por sempre estar presente aqui no blog, Vitor!

      Excluir
    2. Com certeza Vitor. Sou militar. Passei 3 anos em São Félix do Araguaia, foi pesado. Passei 2 anos na "Boca do Acre". tenso tb. Hoje estou em Ladário-MS, fronteira com a Bolívia, e aqui e melhor em relação a essas outras que citei, mas mesmo assim e pesado. Minha sorte e que minha família fecha comigo, e sempre estivemos juntos. Férias de Julho e Dezembro e janeiro, ele partem para o Rio de Janeiro, para dar akela aliviada.
      Vi uns videos de um escrivão aposentado no youtube e ele comenta sobre algumas cidades, Oiapoque, Altamira, Tabatinga, e só da uma olhada que ninguém e pego de calça curta. Bora para o próximo, 2020 ta logo ali.

      Excluir
    3. É isso aí, realmente é bem diferente, apesar do calor infernal rsrs, conheço Ladario, Corumbá, estou em outra fronteira do MS e acho todas muito boas para uma primeira lotação.
      Abraços!

      Excluir
    4. eloy acompanho o blog há algum tempo e vejo que muitos que hoje estão na PF vieram de outras instituições. Bem, faz 2 anos que travo essa batalha pra ingressar no DPF e peguei apenas esse último concurso, que surpreendeu todo mundo, seja pelo quantitativo de vagas, seja pelas matérias abordadas.Enfim, nesse meio tempo me surgiu a oportunidade prestar o concurso da PMDF, o qual consegui lograr êxito. Apesar de me achar ainda novo (tenho 25 anos) a ansiedade de entrar na PF me consome diariamente, mas vi a PMDF como uma escada pra ter mais tranquilidade pra chegar lá, até pq não sabemos quando será o próximo e como virá. Resumindo esse blá blá blá todo, como militar e muito difícil se adaptar? sei que há prós e contras como em todo lugar, mas no momento ''é o que temos pra janta'' , então penso diariamente em agarrar a oportunidade e continuar na busca pelo sonho, até pq estou na segunda turma e devo ser chamado so em 2020 se tudo correr bem. Se puder dar um feedback, agradeceria muito!

      Excluir
    5. Então fera. Meu primeiro foi Boca do Acre, irmão foi pancada. Sai direto do Rio e fui pra lá. fiquei 4 meses sozinho depois família foi, meu mulek pirou mas com muita conversa e promessas consegui segurar a onda. O foda que quem mais sente são eles, pois tu trabalha, sai em missão e eles que ficam. São Félix do Araguaia já estava "calejado". Eram melhor pois estava mais "próximo" de Palmas, 900 KM DE estrada. Agora estou em Ladário, e do lado de Corumbá. o bom e que tem aeroporto, com voos de segunda, quarta, sexta e domingo e a capital e próxima tb 450 km.
      Não tem jeito, quem e dos grandes centros ou de cidades com mais recursos, sente pra kct....... mas e so mentalizar e que por um periodo de 4, 5 anos e pronto. E o preço que se paga.

      Excluir
    6. Acho que me expressei mal, a minha dúvida seria quanto a rotina militar, o serviço em sí, pelo que vejo a PMDF parece ser uma instituição legal de se manter como escada, visto toda a estrutura, questão salarial e até mesmo por ficar em brasilia e seu entorno. Pelo que eu entendi vc é do EB né? o que difere um pouco se comparar com a policia militar em sí, ou estou enganado?

      Excluir
    7. Q nada, sou da Marinha. A rotina e completamente diferente da PM. Muito poça ostensividade. Dedicação exclusiva. Algumas missões que duram 15, 30, 40 dias. PMDF a remuneração e muito boa e para usar como "escada" e excelente. Vai se dar bem.

      Excluir
    8. valeu pelo feed irmao, com certeza no próximo estaremos juntos na PF

      Excluir
  20. Já peço desculpas pela péssima escrita, celular e na rua é osso de ficar revisando texto kkkkk

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Vitor pelas informações, como sempre vocês nos surpreendendo com elas que de fato são de suma importância para cada um de nós. Pois como você salientou já consultei o manual do Robson que inclusive soube da existência dele por uma das postagens que vocês fizeram aqui no blog, porém está desatualizado e além disso, não tem opinião melhor para quem de fato está vivenciando a realidade nas nossas fronteiras. Um exemplo é essa questão da pontuação dos municípios Oiapoque, Tabatinga e Pacaraima que tiveram aumento na nota de pontuação para 4,5. Observei que você falou que alguns municípios que ficaram de fora. Contudo, só passei os municípios que o Robson indicou como pontuação 4 e que são os que provavelmente os novos formandos irão servir. Além desses tem outros que podemos escolher no dia das escolhas de fronteiras? Aproveitando o gancho gostaria de saber de vocês o que os senhores acham desse movimento que está ocorrendo por trás dos bastidores referentes a convocação dos aprovados do concurso PF 2018 (https://www.aprovadospf2018.com.br/). Muito obrigado por tudo, pois o blog é nota mil e saibam que esse feedback é importantíssimo para nós que ainda estamos de fora e com a expectativa de entrar e poder de fazer parte dessa policia que é orgulho nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu sigo o movimento no instagram e tem ganhado muita força, a qual nem esperava! Muitos deputados, inclusive Eduardo Bolsonaro, prometeram comprar essa briga. Acho que nunca antes um movimento de excedentes contou com tanto apoio de políticos e de todos os sindicatos. Talve pq a chamada "nata da PF", os delegados, está no jogo. Por fim, uma coisa é certa: se não rolar excedentes agora, nunca mais rolará!

      Excluir
    2. Cara, não lembro a pontuação se são 4, mas teria outras cidades que pintam na ANP, Santarem/PA, por exemplo, eu acredito que apareça umas cidades pontuações 3 na ANP, da lista que classifiquei acima como boas eu acho difícil abrir vagas na ANP, ao menos para APF, tem muita gente que está nas “ruins” que não vai conseguir ir para a lotação final e vai querer pagar mais um tempo em uma boa lotação de pontuação 4, além do adicional de fronteira que pode levar alguns colegas a removerem de lotações intermediárias, por outro lado tem a mudança da previdência que pode ocasionar uma debandada dos que estão para se aposentar, enfim, também estou curioso das lotações que vão aparecer na ANP.
      Sobre o movimento estou por fora, vocês acabam sabendo mais que nós de muita coisa, pois vivenciam isso tudo, lotacoes, pontuacao, foruns, movimentação de excedentes. Pessoalmente acho válido é necessário, o momento político é mais favorável, pessoal está fazendo a parte deles pelo visto então só o tempo dirá se teremos excedentes para uma segunda ANP.

      Excluir
    3. Fiquei pensando a mesma coisa em relação ao excedentes, mas no caso de aproveitar a capacidade máxima da ANP, pois, em tese, caberia 600 e se fosse o caso mais uns 70 80, não sei.
      Agora em relação a segunda turma o edital diz que quando homologado o concurso terá validade de 30 dias. Não sei como funcionaria nesse caso. Mas tomara que chamem geral mesmo.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Alguém poderia postar, se possível, a matéria do O Globo deste dia (09/02/2019) que tem como tema a proposta de aposentadoria para polícias cuvis e federais?
    Só pra assinantes.

    ResponderExcluir
  24. Aos administradores do blog, tirem-me uma dúvida: sou servidor municipal desde antes de 2003. Ao tomar posse como federal entro no regime novo previdenciario ou consigo permanecer no antigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente entra no antigo, desde que averbe o tempo de serviço/contribuição.

      Excluir
  25. https://folhadirigida.com.br/noticias/concurso/pf/presidente-da-adpf-diz-que-concurso-pf-pode-chamar-mais-mil-policiais O que acham? Acho teremos concurso bem antes do que esperávamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chamarem além do número previsto no edital o próximo concurso vai acontecer daqui uns 10 anos rsrs

      Excluir
    2. Q isso irmão, acho q não pow. O diretor falou em novos 1000 policiais, com uma turma no segundo semestre desse ano e outra no primeiro do ano q vem. Não está considerando esse último concurso de 500 vagas. Os excedentes desse último não chega a 500, muita gente já caiu. Quem não teve a redação corrigida já está eliminado. Essas 1000 vagas já e outra demanda. De uma assistida no vídeo e veja se chega a mesma conclusão. De QQ forma vamos torcer para esse orçamento seja aprovado.

      Excluir
    3. O negócio é ficar na torcida rsrs

      Excluir
  26. Fala Alexandre, Vitor e pessoal q contribui aqui..Acompanho o blog ha bastante tempo e queria saber se corre alguma informação sobre uma possível segunda turma na Anp para o início de 2020? Tenho interesse nisso pq provavelmente ficarei como excedente nesse concurso, já q vou pro psico no dia 17 mas ainda não estou dentro das vagas..

    ResponderExcluir