segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O próximo concurso já começou!!!



Enquanto alguns colegas estão participando das demais etapas do concurso, outros estão analisando se vale a pena ou não continuar estudando para realização de um sonho. É natural que após a prova bata um desânimo, mas é necessário “sacudir a poeira” e iniciar imediatamente os estudos. Existem pessoas que estão estudando para PRF, particularmente acho uma ótima opção, pois além da banca, muitas matérias são semelhantes no edital. Vamos com tudo! O DPRF ganhou muito espaço nos últimos anos e os seus servidores são muito orgulhosos por fazerem parte dele.

Considero o pós prova o momento mais complicado para o concurseiro. É aquele momento em que você precisa dar uma satisfação a terceiros e isso é muito ruim. Sei que a sensação: “estou abrindo mão de tanta coisa e agora só Deus sabe quando terei outra oportunidade”... Senhores, faz parte! Não é fácil, mas eu também passei por isso. Analisando o cenário atual é possível observar que a segurança pública está em destaque e sendo vista como uma das prioridades de Governo. Isso no âmbito da União e Estadual. Se você pensa em desistir, saiba que o momento é totalmente inoportuno.

Diversas Operações, em várias regiões do país, ganham destaque todos os dias na TV. A escolha do novo Ministro da Justiça aumenta ainda mais a esperança de novos concursos - e desta vez - com uma quantidade decente de vagas. O sonho de ser policial ganhou uma esperança maior. E eu não estou falando de partido politico B ou C, eu sou policial federal “este é o meu partido”. Você que já voltou a estudar os meus parabéns, e aos indecisos, este momento de incertezas pode ser crucial na hora do próximo concurso. Acredite em você, se afaste dos pessimistas e venham fazer a diferença. Planejamento é tudo. Se programando você não terá motivos para passar dificuldades, por exemplo, no teste físico. Bora galera!!!

Aos colegas que estão na luta por este concurso vigente, vamos lá!!! Falta menos do que faltava. Se alguém quiser compartilhar a experiência com os colegas, mandem e-mail: santosla1@hotmail.com

Boa semana e sucesso!!!

78 comentários:

  1. Vamos que vamos senhores(as), porque com esse novo cenário politico é bem provável termos um novo edital APF no segundo semestre de 2019 ou primeiro semestre 2020. Vamos manter o foco, por que podemos ser surpreendido com um novo certamente a qualquer momento.

    Força Sempre...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei de fora desse...mas a vida continua. Já li alguns comentários acerca de haver outro concurso em 2020. Retornando aos estudos por que a esperança só acaba para aqueles que perderam a fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega a doer ter que voltar aos conteúdos, natação etc kkkkk

      Excluir
    2. Nem fala mano. O lado bom é que já sabemos como será o edital. É difícil haver surpresas. Outro ponto positivo é que não deve demorar acontecer uma nova autorização. Creio que mais um ano de estudo firme, dá para dominar as matérias mais importantes:Português, estatística, Informática e Contabilidade.

      Excluir
    3. É isso aí, Claudio. O grande bizu é virar um perito nessas matérias rs

      Excluir
    4. Pois é... mas segundo o presidente da FENAPEF... essas materias devem mudar para o proximo concurso ... vai saber!!Digo informatica como veio e também materias q ficaram de fora.

      Excluir
  3. Olá pessoal, td bem? Meu nome é Rafael.Sensacional esse blog, li praticamente inteiro! A pf está na minha cabeça faz 5 anos, sou servidor federal de nível médio, e sempre protelei a ideia por medo do risco. Porém conforme os anos passam eu me sinto mais inútil fazendo o q faço, sou mto ideológico , casos de corrupção, mal caráter etc me deixam p.. da vida , quando vejo a pf me arrepio, dá um negócio dentro de mim q me faz querer mtoo estar lá .
    Por causa do meu medo q antes era maior vi q no serviço público na minha formação adm, só PF, TCU e CGU me interessam.
    Tcu e cgu trabalham mtas vezes com a pf , ganham bem mais, menos riscos e mais infraestrutura, PF atividades mil vezes mais interessantes , mas salário menor e ambiente pelo q tenho visto não mto amistoso .
    Vcs têm como me ajudar a escolher? Vcs conhecem gente da pf q foi pro tcu,cgu ou o inverso??
    Não consigo decidir, e quero entrar pra fazer a diferença, melhorar o País!! E cansado de estudar pra concurso, não quero mais pular de cargo em cargo.
    Por favor me ajudem rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rafael,
      Sua situação é igual a de muitas pessoas que almejam o ingresso no DPF.
      A carreira no DPF é peculiar, se comparada a outros Órgãos Públicos.
      Fazer a diferença você faz em qualquer cargo público, desde que suas intenções sejam servir ao país e não ser servido pelo cargo público.
      Obviamente, algumas ações têm uma repercussão (positiva) maior na sociedade. Desbaratar uma organização criminosa tem mais efeitos do que atender um cidadão que busca seus direitos num balcão de algum órgão público, mas ambos são importantes.
      É preciso ter a consciência do que é visto na impressa sobre operações da PF é apenas a cereja do bolo. O trabalho pesado e chato, algumas vezes, as dificuldades, a burocracia do sistema ficam nos bastidores.
      Eu já tenho 15 anos de serviço público em 02 Órgãos diametralmente opostos (Forças Armadas e Judiciário) e posso lhe afirmar o que mais vale são suas ações capazes de melhorar o ambiente em que você está inserido. Aqui na Justiça vejo tanta coisa errada, partindo de todos os cargos, mas naquilo que depende de mim, tento fazer o melhor e ainda tento influenciar para que outros melhorem a prestação jurisdicional.
      Em suma, no DPF você terá muitas dificuldades de trabalho, como em qualquer Órgão Público, ainda mais no Executivo, mas poderá fazer a diferença, ciente que a efetiva melhora virá a longo prazo, e talvez, não estejamos mais aqui para apreciá-la.
      No meu caso, tento ponderar as dificuldades e ver se aguento o tranco. Não é fácil deixar sua família e partir para fronteira, sabendo que demorará para voltar. No meu caso, tenho um filho pequeno e não poderei levá-lo comigo. Cada um tem sua história de dificuldades para superar.
      O DPF tem muitas funções interessantes e que motivam o policial a fazer um ótimo trabalho, mas tem um tanto de outras funções bem chatas e que ninguém quer fazer. Enfim, a escolha é muito pessoal e a responsabilidade perante seus familiares também.
      Trabalhe seu emocional para ingressar no DPF já consciente de todas dificuldades que poderá enfrentar e a jornada será mais suave.
      Que venha o próximo concurso.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Sensacional a explicação do colega!!!

      De fato o que você vê na TV são as grandes Operações da PF. A maior parte dos trabalhos no DPF são funções administrativas. Vejo que muitas pessoas entram pensando nas grandes Operações, mas com pouco tempo optam por funções administrativas. Isso não por ser melhor ou pior que terceiros, mas devido ao fato de vc ter uma vida mais regrada, com hora para entrar e sair do trabalho. A boa notícia é que se vc de fato quiser trabalhos de investigação (análise ou rua), possívelmente terá esta oportunidade. Na primeira lotação as pessoas entram querendo fazer o que "aparece na tv", mas após algum tempo as pessoas vão optando por outras funções.

      TCU e CGU são grandes parceiros, ams a CGU e Receita Federal costumam atuar mais com a PF (pelo menos nos trabalhos que eu participei). Não conheço pessoas que tenham saído de um Órgão para o outro.

      Sucesso.

      Excluir
  4. OBRIGADO Alexandre... realmente bate um desânimo... várias coisas, várias perguntas... mas obrigado por sua experiência aqui...

    ResponderExcluir
  5. Tá complicado mesmo. Voltar pra estaca zero depois de vários anos. Vamos manter a esperança mesmo. Não há o que ser feito, a não ser continuar.

    ResponderExcluir
  6. Na opinião a maior incerteza são as novas mudanças desse provável novo edital( A PF parece que gosta de pegar de surpresa a galera). Quem garante que não irão inserir novamente administração, AFO, economia., atualidades ?? É complicado, eu mesmo perdi muito tempo nessas disciplinas (apostei tudo nelas). Estatistica ninguém estudou a fundo (até pq não dava). Agora quem garante que irá permanecer essa disciplina com aqueles conteúdos. Em fim, fiquei com 67 pontos líquidos. Perdi 4 pontos com o CESPE (ele trocou duas questões que eu tinha acertado.). é duro ficar nessa indefinição. Porém , não resta outra coisa a não ser continuar. Com a PRF eu estou com um pé atrás em relação as disciplinas que irão vir nesse novo edital. Com certeza írá ter mudanças. Boa sorte a todos. Contudo, apesar de ser muito bonito falar "não desistam", é o que temos pra hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei na mesma situação que a sua, bati na trave com 66 e perdi pontos com as questões alteradas.
      Fica aquela pulga na orelha, é claro que esse edital botaram as vagas para APF só para constar mesmo, a prioridade foi o cargo de Delegado.
      Será que no próximo edital, que provavelmente virá apenas com o cargo de APF, irá manter essas disciplinas? Não duvido uma boa mudança.
      Também estava estudando o antigo edital a finco antes do novo, como exemplo Economia e Administração/AFO. Quem caiu de paraquedas no concurso e não vinha se dedicando antes saiu na mesma vantagem dos que almejavam o concurso.

      Excluir
    2. Na objetiva pode até ter se dado bem , mas a maioria caiu no TAF. Concurso da PF tem índice muito grande de reprovação nas outras fases. Acho dificil maranheiro de primeira viagem passar na objetiva e nas outras fases, devido a exigência do órgão em outros aspectos.

      Excluir
    3. Então, irmão, não sei como foi sua jornada, mas eu consegui lograr êxito nesse concurso como papilo. Acho que a grande sacada é focar nas matérias básicas, ou aquelas que são certeza de continuarem no certame. já estudp há 2 anos e meio para a PRF e estou focando em CTB, exatas, português, informática e DH. Para o resto eu farei adaptações pós edital. O mesmo pode ser feito para a PF e, na verdade, foi o que fiz nesse último concurso. Já estava bem nas básicas e só adaptei pegando pesado em informática, biologia e arquivologia no pós edital

      Excluir
  7. Moro escolheu como DG o Maurício Valeixo, o que podemos esperar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta! Ontem vi uma entrevista do G.Heleno em que ele fala sobre fortalecimento do efetivo da PF. Acredito que, se Deus quiser, vamos ter ótimas oportunidades na área da seg pública, principalmente na PF.

      Excluir
    2. "Indicado por Sergio Moro para o posto de diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Maurício Valeixo fez uma avaliação pessimista em palestra que proferiu no último dia 27 de março. Considerou “extremamente preocupante” que o quadro funcional da PF seja hoje “menor do que foi há dez anos.” Citando a Lava Jato como exemplo, disse que a “complexidade” das operações especiais produz um “desgaste natural”. E previu uma queda no número de ações em 2018 e 2019. A redução se aprofundará, disse o delegado, “até que nós tenhamos a recuperação do efetivo.” https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2018/11/21/desgaste-da-lava-jato-reduz-operacoes-especiais-da-pf-declara-novo-diretor/

      Tem no vídeo a fala. Vontade de recuperar o efetivo ele deve ter. Resta saber se o Governo irá liberar a verba. Eu acho que o Governo eleito com a bandeira de segurança deveria aumentar o efetivo logo de cara.

      Excluir
    3. Até agora ouvi boas referências sobre o novo DG.

      O cenário é otimista.

      Excluir
  8. Se o MPF "cair em cima", a coisa pode mudar "na marra":

    http://www.mpf.mp.br/pr/sala-de-imprensa/noticias-pr/justica-acata-pedido-do-mpf-para-ampliar-efetivo-da-pf-em-guaira

    A decisão judicial prevê que, dentre os aprovados no concurso em andamento, seja lotada em Guaíra, quantidade necessária para atingir o mínimo de 8 delegados, 12 escrivães 2 papiloscopistas, 42 agentes, 6 peritos, 4 administrativos e 42 terceirizados. Atualmente, estão lotados na unidade 3 delegados (sendo que um está afastado em razão de uma enfermidade), além de 6 escrivães, 2 papiloscopistas, 30 agentes, 6 peritos e 38 terceirizados.

    Também foi determinada a apresentação, até 20 de janeiro de 2019, de um plano de missão que gere efeitos a partir de 1º de fevereiro de 2019 e que seja capaz de elevar o efetivo da Delegacia da Polícia Federal em Guaíra em número suficiente para fazer frente ao passivo de inquéritos e devolver à unidade a capacidade investigatória.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre, já sou policial civil em Goiás e passei nesse último concurso para o cargo de papilo. Minha vocação é a área operacional. Você poderia fazer um post sobre os quesitos para entrar no GPI, como os índices e exercícios para fazer o CTI, tempo médio do curso, de quanto em quanto tempo abre etc.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou correr atrás destas informações, deixa comigo.

      Tenho um amigão que também passou para o seu cargo.

      abs

      Excluir
    2. Vou tomar a liberdade de dizer com o pouco que me lembro, depois o alexandre pode complementar com mais propriedade.
      Já adianto que o que vou falar é com base nos últimos editais, pode mudar algo nos próximos.

      - O CTI, que é o curso que forma o operador do GPI, ocorreu anualmente nos últimos dois anos, creio que o interesse da administração é manter isso, o curso acontece em Brasília e tem duração média de 2 meses;
      - Tem sido exigido no minimo 1 ano de lotação/posse para fazer o curso, não sei se isso é maleável;
      - A operacionalidade ainda que fora do GPI vai depender do ânimo da galera, é relativo, a fronteira é um parque de diversões do serviço de rua, minha turma chegou animada na lotação e saíamos com frequência para fazer vários tipos de serviços bacanas, a chance de tropeçar num flagrante sempre é boa e a galera se amarra, ou seja, vai muito da animação dos novos;

      Sobre o TAF, não me recordo os índices mas são os mesmos do COT, basta uma pesquisada que deve ter na internet, os testes são (novamente, isso pode mudar, tem muito chão pela frente):
      - Barra fixa (pronada);
      - Flexões
      - Abdominal remador
      - Corrida de 12min
      - Natação 200m
      - Subida em corda (salvo engano)
      - Salto de plataforma de 10m
      - Flutuação fardado

      O óbvio merece ser dito, se têm tal pretensão, busque uma lotação em um estado que tenha GPI, quando estiver na ANP terá contato com professores que pertencem ao grupo e conseguirá tirar mais dúvidas e saber sobre a rotina e trabalho do grupo da lotação que almeja.

      Excluir
    3. Complementando a informação:

      10 barras
      2.400 metros em 12 minutos (corrida)
      Natação 200 metros em 5 minutos
      30 flexões de braço.
      *Parece que a plataforma de 10 metros não tem mais.
      Um colega me passou estas informações.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Além do formato das disciplinas inovado nesse edital para APF tivemos a validade de 30 dias. Muitos estranharam mas os editais de concursos militares ja preveem esse interstício. Penso que o orgao tomou essa iniciativa afim de evitar questionamento judicial. Talvez haja uma solicitação de concurso para ocorrer em 2020. Vamos esperar.

    ResponderExcluir
  13. Rapaz, nos próximos dois anos, tudo pode acontecer, inclusive nada! O fato é que a galera desse atual concurso vai brigar com unhas e dentes pelo aumento, de pelo menos 50%, das vagas. Isso pode acontecer pq tem pessoas com influência que estão "prometendo" comprar essa briga junto ao novo governo. Veremos o que vai acontecer, mas a galera, mesmo antes de finalizar as demais fases, já está tomando as primeiras providências: https://www.aprovadospf2018.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Araújo, quanto tu tiver com um tempinho e paciência, faça um relato sobre psico + exames médicos aqui pra nóis. Um grande abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Cara, sou do atual concurso. Assim que eu passar pelas demais etapas, posso fazer sim. Enquanto isso, opinarei naquilo que eu sei. Por conseguinte, qualquer dúvida que estiver ao meu alcance, tentarei esclarecer! Se Deus quiser, em breve, já como policial federal, poderei falar com mais prioridade!

      Excluir
    4. Então beleza, Araújo. Ficamos no aguardo dos relatos. Um abraço!

      Excluir
    5. valeu Lucas,

      os colegas precisam deste incentivo.

      abs

      Excluir
  14. Renato, se quiser fazer alguma pergunta específica...

    Psico: não tem muito o que dizer após os excelentes manuais do concurseiro Robson, é dar uma lida nos materiais e prestar atenção no dia do teste. As reprovações diminuiram bem depois que o pessoal passou a estudar os materiais.

    Médico: prestar muita atenção no que o edital está pedindo, criteriosamente, assinatura, especialidade, etc. Se algum exame der alteração, refaça, alterações pequenas são toleradas, no meu caso eu refiz uns 3 exames de sangue mesmo as alterações sendo pequenas (fiquei sem beber uns 20 dias e refiz), cuide de alimentação e da bebedeira. O óbvio é sempre bom ser dito, confira todos exames, papeis, raio-x, etc, não esqueça nada. Se a pressão arterial estiver alterada no dia que for entregar os exames e passar pela junta médica vão pedir para você aguardar um pouco e refazer, não se desespere, muitos ficaram reprovados na primeira divulgação por conta da pressão e foi solicitado fazer o MAPA, muitos desesperados com isso, assusta, mas na lista definitiva estavam aprovados, pelo menos não conheci algum colega na anp subjudice do médico especificamente por conta da pressão. O índice de reprovação é baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Vitor ... Para ser mais objetivo, um assunto que sempre me causou medo foi o raio-x da coluna. Há algum tempo fiz uma radiografia da coluna, pois sempre desconfiei que tinha lordose e escoliose, mas graças a Deus esses problemas não foram diagnosticados. Inclusive, no laudo, consta que os corpos vertebrais, espaços discais, pedículos e lâminas estão íntegros. Entretanto, sinto algumas dores que me fazem desconfiar de algum problema que possa me eliminar nessa fase. Tu lembra quais os tipos de exames que são exigidos para verificar possíveis problemas nessa região? Ah, já aproveito para agradecer a atenção. Abraços!

      Excluir
    2. Cara, é que ficamos apreensivos com qualquer etapa, seja nas mais “simples” como exame medico ou investigação social, faz parte do sofrimento até a posse na PF, mas pelo que descreveu não tem muito o que se preocupar.

      No dia do exame vão olhar seus exames e raio-x mas só conferir mesmo, se no seu raio-x não está com o laudo especificando um valor de desvio além do aceitavel pelo edital não tem com o que se preocupar.
      Continuando, após conferir os exames vão te fazer perguntas sobre doenças e etc, depois você irá tirar a roupa e ser examinado de maneira simples, frente, costas, aferição de pressão e verificar existência de hérnia tateando, pedindo para você assoprar a mão, etc, nada além disso, é rapido e tranquilo mesmo, a tensão maior é a aferição da pressão ter que ser repetida e/ou pedirem para fazer o MAPA. O conselho é: fique calmo, confie nos exames, no que está sendo entregue, sua calma já pode evitar a tensão de refazer a pressão ou o mapa, se tiver que fazer qualquer uma das duas também não deve ser motivo de preocupação a não ser que realmente saiba que tem algum problema de pressão alta.

      Vença uma etapa por vez e tente se manter calmo, é difícil, eu sei, essa odisseia só termina quando assina o termo de posse.

      Excluir
    3. Complementando, ainda que você tenha dor na região não acredito que consigam verificar isso lá no dia da entrega dos exames. Eu tinha uma paranóia da minha coluna ter desvio quando olhava no espelho e pensava no concurso kkkkkk desencane, todo mundo é um pouco torto kkkk como ja falei, só se preocupe se o lado tiver acusando desvio com os graus coob acima do que está no edital.

      Excluir
    4. Entendi. Agradeço pelo tempo e atenção, mais uma vez. Esse contato direto contigo, Alexandre e cia é bastante importante pra nós.

      Excluir
    5. Obrigado pela explanação, Vitor! Trouxe alguns fatores que eu nem sabia ainda. Confesso que essas três próximas fases - avaliação médica, psico e investigação social - estão me deixando bem aflito. Isso pq, diferentemente da prova escrita e do Taf, são bem subjetivas e não dependem da sua própria força. Enfim, só me resta esperar até o dia 28 de janeiro e torcer para que tudo dê certo!

      Excluir
  15. Bom dia.

    Alexandre, Wellington e demais companheiros da PF, vi uma decisão do STJ a qual fala que o adicional noturno é devido inclusive pra quem trabalha em regime de plantão.

    Vcs sabem dizer se na prática isso já ocorre ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicional noturno não é compatível com os proventos em subsídio como recebemos, não há esse adicional para qualquer servidor, mesmo quem trabalha em regime de plantão, que no caso são poucos nessa situação.
      O que você recebe/pode receber “a mais” é:
      - auxílio alimentação
      - auxílio plano de saúde
      - auxílio creche (filhos até seis anos)
      - adicional de fronteira para as lotações que fazem jus

      Excluir
  16. Vitor,

    muito obrigado por dedicar o seu tempo ao blog e responder a pergunta dos colegas. A sua participação é fundamental para o esclarecimento dos concurseiros. Você está mais atualizado sobre os fatos, pois já sou antigão kkkkkkkkkk

    Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo, eatamos aí pra isso, perguntei muito aqui em 2014/2015 hehehehe...
      Ps: acho que nos esbarramos na SR essa semana na Op, fiquei na dúvida se era você, colete com a escrita da DRE

      Abraço

      Excluir
    2. Tá de saca...

      Provavelmente era eu!!! Quando estiver em campo Grande passe aqui DRE. Será uma satisfação.

      abs

      Excluir
  17. Opa, boa noite.

    Alguém aqui do blog já utilizou os simulados do Missão papa Fox (Projetos Missão)?? Achei um por R$120... Sabem dizer se vale a pena /é confiável ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. considero o melhor projeto de simulados. Mas não surtirá efeito satisfatório se não estudar.


      Sobre simulado, realmente acho o melhor.
      mas tem o Projeto Caveira, que também é bom muito parecido e o Operações Federais, também outo.

      Excluir
    2. Utilizei na minha época simulados do missão papa fox e gostava bastante, da para ter uma boa base e é um treinamento muito bom.
      Participei também do Missão Federal, este era colaborativo e havia limite de participantes.

      Excluir
    3. Show de bola, vou comprar essa semana. Obg !!

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Aspiras de todo Brasil...para mim o próximo concurso para APF começa hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enderson! Minha postagem é para incentivar aqueles que não conseguiram ser aprovados neste concurso. Sendo assim os preparativos devem ser iniciados o mais rápido possível. O meu reinício é com data de hoje:13/12/18.

      Excluir
    2. muito bom!! também reinicio os estudos focado na PF, hoje! pra cima!!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Caramba, rapaziada, como tá difícil retomar os estudos depois desse último concurso. O ritmo/consistência está horrível, ainda mais nessa época do ano (verão, calorzão, família viajando etc). Vestir a farda preta e colocar a Glock na cintura dá um trabalho da poha rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para mim a retomada aos estudos foi bem complicada nas primeiras semanas após o resultado da prova objetiva da PF, fiquei com o moral lá embaixo, tive que buscar a retomada aos estudos meio que sei lá da onde!! rsrs... Nesses quase 2 anos de estudos, só tomei pedrada!! Enfim, retomei com força no fim de outubro, remanejei o planejamento agora pra PRF e o que mais me causa temor é o fato de estar desempregado, com 2 filhos pequenos e a companheira segurando as pontas... Acho que cada um sabe onde calo aperta, acredito muito que o papai do céu nunca nos dá uma cruz mais pesada que não possamos carregar, escrevendo aqui parece tudo muito bonito, só mesmo cada um pra saber o que realmente acontece no íntimo, naquele momento que "peão" para e pensa: Porra sou o animal de teta mais retardado do mundo, até onde minha família vai me apoiar, naquele momento que por mais que sua mulher te apoie, ela ainda fala pros vizinhos que você estuda pra concurso, para que não pensem que você é um vagabundo que só fica enfiado no quarto...
      Caros colegas, desculpem pelo desabafo, acredito que muitos aqui estão passando por circunstâncias parecidas, ou até mesmo piores, mas vamos ficar firmes... É "só" continuar.. rsrs

      Excluir
  22. Pois é Lucas e Renato, a vida é feita de passos... retornei dia 13/12 porém sem agonia.

    ResponderExcluir
  23. O ano começou. Já ouvi pelo Estratégia que pode ser que ocorra um concurso para o órgão ano que vem. Como o titulo diz "o próximo concurso ja começou", melhor não ficar se sentindo como se tivesse levado um caldo. E hora de começar a se preparar...

    ResponderExcluir
  24. O Estratégia quer vender! Se quiser comprar para se prepara , tá certíssimo, porém o que manda no país é a política! Não tem nada na LDO 2019 falando de autorização para concurso da PF, o que tem fala sobre as nomeações do atual concurso que está rolando, esse sim já está autorizado nomeação. Somente o Presidente pode alterar isso, acredito que concurso mesmo só em 2020. O Alexandre ou outros federais poderiam dizer algo, valeu ....

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho 17 anos, terminei a escola agora e tô naquela fase q não sei oq fazer da minha vida, uma duvida cruel de qual curso superior é o melhor pra quem quer ser da PF kkkkkkkk (fiz alguns vestibulares pra faculdades particulares perto da minha cidade e passei nas que fiz)
    Mas tá complicado!! a minha opção de curso principal é direito.. Pq me parece q fazendo direito, vou ter mais chances de passar na prova da Polícia Federal
    Além de ser um curso que sempre tive um grande interesse e admiração
    Mas aí vem as pessoas me dizendo que direito é perca de tempo.. que eu só vou gastar dinheiro e que não vai dar em nada
    Haaaa!!! É uma frustração
    Pq eu quero um curso q possa ser uma segunda opção caso eu não consiga passar na prova da PF
    Eu literalmente tô muito perdida..
    Alguém pelo amor de Deus pode me dar um conselho????? Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem admiração pelo curso, faça! Você não sabe quanto tempo levará para lograr êxito na PF e, enquanto isso, pode ir advogando. Ademais, em matéria de concurso, é, sem sombra de dúvidas, o curso que lhe abre mais leque de possibilidades. Na PF mesmo, você poderá fazer, com exceção de Perito, para todos os cargos.

      Excluir
    2. Se formos levar em consideração o último concurso de agente, acho que é melhor ela buscar uma graduação relacionada a algo como sistemas de informação, programadora computacional, contadora..kkkkk

      Excluir
  26. Só tens 17 anos? Já vi seu Nick em outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  27. Quanto ao curso isso deve ser subjetivo por que cada um tem uma personalidade.

    ResponderExcluir
  28. Alexandre ou algum PF que frequente o blog saberia me dizer quais exames a banca realiza no dia da entrega dos exames? Eu sei que eles medem a pressão, por exemplo. Mas minha dúvida é mais sobre algum exame de visão, para saber se preciso levar meu óculos.

    ResponderExcluir
  29. Não é verificado a visão, basta o laudo que você já vai entregar do oftalmologista.
    Basicamente vão conferir os exames, aferir sua pressão, te pedir para tirar a roupa ou parte dela para verificar a existência de hérnias.
    É a etapa mais tranquila eu diria, tirando o psicológico do candidato sempre achando que falta algo, que vai dar problema, ou se pedem para aguardar para aferir a pressão novamente, rsrs. A dica mais válida é: confira os exames e assinaturas dos médicos exatamente como pede o edital (já deve ter feito isso dezenas de vezes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Vitor. E o pior é que agora mudaram e não precisa levar no dia os exames. Agora, será tudo enviado via web para banca antes da avaliação do dia 27.

      Excluir
  30. Boa noite, galera!
    Exame toxicológico, se der alteração, ainda que pequena, reprova? Será que deixam realizar de novo e entregar novo resultado?
    Meu caso é o seguinte: fiz um exame com amostra de pelos e descobri depois que pelos pelos a janela é de 180 dias, sendo que se a amostra fosse de cabelo, seriam só 90 dias. O drama é que, apesar de não ser nem um pouco maconheiro, eu fumei um cigarro de maconha com 2 amigos em menos de 6 meses atrás. Se fosse a janela de 90 dias, não me pegaria. Mas como o resultado do exame demora a sair e a entrega dos resultados está marcada para daqui a 1 semana, não consigo realizar um novo exame para ter o resultado limpo.
    Minha dúvida é se entrego um resultado sujo, com alteração (de 180 dias) e se, nesse caso, eu teria como entrar com recurso e apresentar um exame limpo.

    Quem puder ajudar, agradeço.

    Obrigado! Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. E se alguém tb souber onde realizar toxicológico no Rio e que entreguem o resultado em 1 semana ou menos, também seria de grande ajuda.

    Obrigado novamente. ABS!

    ResponderExcluir
  32. Aos administradores do blog, tirem-me uma dúvida: sou servidor municipal desde antes de 2003. Ao tomar posse como federal entro no regime novo previdenciario ou consigo permanecer no antigo?

    ResponderExcluir
  33. By Eduardo Figueiredo
    Servidor que entrou antes de 2003, mas após 16121998, tem direito a paridade e integralidade não?

    Resposta da advogada:

    By Camila Magalhães
    Obrigado por nos consultar.

    O servidor que ingressou no serviço público depois de 16/12/1998 e até 19/12/2003, nos termos do art. 6º e 7º da EC nº 41/2003, poderá se aposentar com proventos calculados sobre o valor da remuneração do cargo em que se der a aposentadoria, reajustados os proventos toda vez que a remuneração dos servidores em atividade for majorada quando preenchidos os requisitos dispostos no referido artigo. Veja:

    Art. 6º Ressalvado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 40 da Constituição Federal ou pelas regras estabelecidas pelo art. 2º desta Emenda, o servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até a data de publicação desta Emenda poderá aposentar-se com proventos integrais, que corresponderão à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei, quando, observadas as reduções de idade e tempo de contribuição contidas no § 5º do art. 40 da Constituição Federal, vier a preencher, cumulativamente, as seguintes condições:
    I – sessenta anos de idade, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade, se mulher;
    II – trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;
    III – vinte anos de efetivo exercício no serviço público; e
    IV – dez anos de carreira e cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria.

    Art. 7º Observado o disposto no art. 37, XI, da Constituição Federal, os proventos de aposentadoria dos servidores públicos titulares de cargo efetivo e as pensões dos seus dependentes pagos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, em fruição na data de publicação desta Emenda, bem como os proventos de aposentadoria dos servidores e as pensões dos dependentes abrangidos pelo art. 3º desta Emenda, serão revistos na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos aposentados e pensionistas quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, na forma da lei.

    Assim, se o senhor ingressou no período entre 16/12/1998 e até 19/12/2003 e possui 60 anos de idade, 35 anos de contribuição, 20 anos de efetivo exercício no serviço público, 10 anos de carreira e 5 anos no cargo poderá se aposentar com integralidade e paridade

    Estou à disposição.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  34. Nobres amigos, bom dia!

    Sabem me dizer quantas vagas foram oferecidas nos cargos de perito fisico, biologo, quimico e informatica?

    ResponderExcluir
  35. Uma turma está prestes a iniciar. Como há previsão de ter duas turmas, presumo que a próxima pode ter início em fevereiro de 2020. Como devemos prever o próximo APF? Será que só em 2021?

    ResponderExcluir