sábado, 11 de agosto de 2018

"Não importa o que decidiu. O que importa é que isso te faça feliz"




Aos 45 minutos do segundo tempo surgem mais 30 dias para estudar para prova. Já perceberam que este fato será narrado várias vezes pelos senhores após aprovados? E assim, cada um vai trilhando o seu caminho. Nesta semana me lembrei de algo marcante. No ano de 2004 eu fiz o concurso regional do DPF na cidade de Rio Branco/AC. Na época eu tinha pouco tempo estudando para concurso e sinceramente, não tinha “bagagem” para ser aprovado. Em um curso preparatório no Centro do RJ vários professores diziam: “façam prova no Norte, a média será baixa, o custo da passagem é alto e a concorrência será baixa”. Vale lembrar que naquele tempo poucas pessoas da região conseguiam a aprovação. Atualmente, com os cursos on line, a galera já consegue fazer pau a pau com qualquer um. Em tempo, deixo o meu abraço para o grupo de estudos ROJÃO que fica na cidade de Rio Branco/AC. Embora não estivesse preparado, isso sempre martelava na minha cabeça. Eu tinha um vizinho que era comissário de bordo da empresa Varig e trocando ideia com ele eis que surge uma proposta. Ele disse que me levaria e buscaria no Acre e eu só pagaria a taxa de embarque! Na hora topei o desafio e comecei a preparar o meu psicológico.

Atualmente você tem muita informação sobre qualquer lugar no Brasil, mas antigamente, não era assim. Lembro que perguntava muito a ele sobre as condições locais. Vocês sabem que nós concurseiros gostamos de sonhar e imaginar as coisas, mas nada o que ele me dizia preocupava. Eu só queria realizar o meu sonho. Começava a se aproximar a data da prova. Todos os dias você ouvia comentários sobre colegas que iriam viajar. Lembro que do RJ saiu um ônibus para o Estado do Acre. Chegou a hora, mala pronta, encontrei o meu vizinho, partiu Acre!!!

Foi a primeira vez que eu andei de avião. Saímos do RJ e fizemos a conexão em Brasília. Irmão, quando entramos no voo, o meu vizinho falou: “irmão, eu nunca vi isso”. Simplesmente estava todo o avião estudando e isso me assustou. O clima era pesado, de rivalidade. Ali eu percebi que o concurso já tinha começado. Chegando na capital Rio Branco eu percebi que a cidade era muito melhor do que eu imaginava. Era época de eleição, a cidade estava vivendo o período de campanha eleitoral. Fiz a prova, errei muita coisa boba, e não passei por 2 pontos. Embarcado na aeronave para o retorno, ainda não sabia o resultado, mas falei com o meu vizinho: “posso não passar agora, mas eu serei PF”.
Fui aprovado no concurso de 2012 e já não tinha mais contato com este amigo. Após alguns contatos, consegui falar com ele, e a primeira coisa que ele falou foi: “cara, bem que você falou que iria passar, lembro disto até hoje”. E olha que eu nem tinha comentado nada com ele...

Acredite, confie e seja positivo. Palavra tem poder!!! Após 2004 eu dei uma parada nos estudos. Voltei com força em 2008, mas o meu sonho nunca saiu da cabeça. Se eu cheguei lá, todos vocês também podem. Ah, esqueci de dizer que a minha primeira lotação foi no Estado do Acre. Coincidência ou não?

Grande abraço.

45 comentários:

  1. Dureza em Alexandre. Não passar por dois pontos deve ter sido desanimador. Porém, hoje você pertence. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Disciplina e perseverança é tudo nessa vida de concursando. Parabéns Alexandre e a todos vocês do blog, como podemos ver vocês colheram a vitória e em breve nós estaremos colhendo a nossa também senhores(as). Insane Mode: ON 2.0 rumo DPF.

    ResponderExcluir
  3. Grande Alexandre, obrigado por lembrar e acompanhar as ações do grupo de estudo Rojão. Grupo formado por 5 amigos com o sonho da PF.
    Agradeço seus conselhos e motivação.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Epitaciolância, se me lembro bem dos antigos posts kkk, Alexandre sobre o taf estou com dúvida, ele será adiado ou permanece a mesma data após a retificação do edital. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cespe já emitiu um comunicado, que as datas serão remarcadas, dê uma olhada lá no site.

      Excluir
  5. Muito bom Alexandre! Isso aí. Exemplo pra todos!

    ResponderExcluir
  6. MPF querendo travar o concurso da PF novamente. Pelo jeito essa prova vai mudar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despacho do juiz: https://eproc.jfrs.jus.br/eprocV2/controlador.php?acao=acessar_documento_publico&doc=711534349406470421508245445822&evento=712&key=f11a891bc8f20797e2467975794c224bf54692326743bac48ea02086116ad1f4&hash=75f20169e4d69a5609a59868f3b6ceea

      Excluir
    2. Link do processo:

      https://www2.jfrs.jus.br/consulta-processual/?selForma=NU&txtValor=5015627-96.2018.4.04.7107&selOrigem=RS&g-recaptcha-response=03AHqfIOkxISTmZViy6wQ5KYMP29vV0qhcU79lQBEtA3mbMlmt3qU6gh4EmdxJb-CTtUn9OdyfRhT4cPgPh7PF76XZkGKf5CgRvvaVVj8Abf8RIIerSf76LoK2jtnmFpfoCY0GNXAAkielOHrQVHlj7Hmdx6FFp611pXUY5cmHNx8ac7vbaMR1u4VB-svLSeNcnORroQGTQoPjgvCH46TZ7bzMzM66ynuNwMa5RgZR8lsOd1V3k0_QcSdMiKPbeRw8S5xOrnLF519syZdCwDiUq41aqlmOY5oiH2ROIoYt3fJaS-YHRO3M2UM_qH2ysY1cQ8m0yIYH-n7IjCESUYVtXPzl8Pj_eU8Hvg&consulta-processual=1

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Senhores(as) como podemos ver tudo que indica é que teremos mudanças novamente e talvez a data da prova tenha alteração, pois com relação a última retificação do dia 06.08.2018 do CESPE o Ministério Público Federal (MPF) não ta de acordo. Segundo o procurador da República Fabiano de Moraes “Não basta a previsão de reservas de vagas meramente para fins de inscrição no certame. Para perfectibilizar (tornar perfeita) a igualdade substancial, é necessária a adaptação das fases seguintes de acordo com eventuais limitações dos candidatos”. O MPF pede que os itens 5.5 e 7.4.9.12 do edital sejam reformulados. Para o MPF o CESPE violou direitos dos candidatos que concorrem pelo sistema de cotas destinadas às pessoas com deficiência não apenas nas duas etapas do certame, mas durante a fase de lotação. Além disso, o MPF pede, ainda, a reabertura do período de inscrições não inferior a 10 dias úteis, permitindo que candidatos possam concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência e possam solicitar atendimento especializado para realização das demais fases e etapas do certame, onde indicarão as adaptações de que necessitam, ou que os já inscritos na ampla concorrência possam alterar suas inscrições para o sistema de cotas. É importante ressaltar a decisão do Juízo da 4ª Vara Federal de Canoas (RS) determina que a União tem o prazo de 72 horas para se pronunciar sobre o pedido do MPF e que caso as solicitações não sejam atendidas, o concurso pode ser suspenso. Lembramos que essa Ação Civil Pública foi distribuída no dia 15 de agosto. Alexandre, Caverna e Wellington o que os senhores acham, será que teremos mais alguns dias para nos preparamos.

    ResponderExcluir
  9. Concurso Polícia Federal: AGU se manifesta sobre pedido de retificação do edital feito pelo MPF

    AGU considera que pedido pode atrapalhar andamento do concurso

    Após a abertura do prazo de 72 horas, a Advocacia Geral da União se manifestou nos autos da ação movida pelo MPF que pede a retificação do edital e reabertura das inscrições do concurso da Polícia Federal para candidatos com deficiência em todos os cargos.

    O MPF ingressou com uma Ação Civil Pública contra a previsão do edital que estabelece que não haverá adaptação do exame de aptidão física, da prova oral, da prova prática de digitação, da avaliação médica, da avaliação psicológica ou do Curso de Formação Profissional às condições do candidato, com deficiência física ou não.

    O juízo da 4ª Vara Federal de Canoas estabeleceu um prazo para que a União se manifestasse. A AGU protocolou uma petição contestando os pedidos do MPF no fim da tarde da sexta-feira, 17 de agosto.

    Segundo a AGU, a previsão do edital está em consonância com a Constituição, que permite o estabelecimento de requisitos diferenciados quando a natureza do cargo existir, o que é o caso da carreira da Polícia Federal.

    De acordo com a manifestação da AGU, os requisitos legais de reserva de vagas foram todos cumpridos e a jurisprudência do STF é pacífica no sentido de que os candidatos com deficiência deverão concorrer em condições de igualdade com os demais candidatos, devendo ser aferida a compatibilidade da deficiência com o exercício do cargo.

    Para a União, se o pedido formulado pelo MPF for aceito, o cronograma do certame será prejudicado, inviabilizando o provimento das vagas de acordo com as necessidades operacionais da Polícia Federal.

    Ainda de acordo com a AGU, a adaptação dessas fases do certame poderia criar um precedente perigoso, pois o exercício das funções de um policial federal envolve uma série de riscos, sendo importante aferir a compatibilidade dos candidatos com as tarefas do cargo.

    A prova está prevista para acontecer no dia 16 de setembro. Até uma nova decisão da Justiça Federal, esta data está mantida.

    ResponderExcluir
  10. Força galera, nossa hora tá chegando. É na subida que a canela engrossa.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, acho que talvez nem receba uma resposta por que o blog ta desatualizado, mas não custa tentar....

    Admiro muito seu blog a cada tópico eu tenho certeza que quero ser agente da PF.

    Me tira uma dúvida:

    - Agentes da policia federal viajam bastante? as lotações da fronteira viajam bastante também?

    - Quantos dias costumam ficar fora?

    - Se tiver, tem algumas lotações onde os policiais não viajam tanto, e ficam mais em plantão ou expediente?

    Sou do sul e muito seu fã.

    Salveeeeee!

    ResponderExcluir
  13. - Agentes da policia federal viajam bastante? as lotações da fronteira viajam bastante também?
    Sim, particularmente viajei bastante nesses quase três anos, independente da lotação existem missões fora onde são demandados, seja missões longas ou curtas. Uns viajam mais outros menos, voluntariamente ou não, não há uma regra exata, depende de onde está, delegacia, SR, setor, depende dos colegas (muitos gostam de viajar), do trabalho que está ocorrendo para onde estão demandando, etc.

    - Quantos dias costumam ficar fora?
    Não há um número exato, já viajei em missões de 3, 5, 15, 30, 60 dias, enfim, vai depender da demanda.

    - Se tiver, tem algumas lotações onde os policiais não viajam tanto, e ficam mais em plantão ou expediente?
    Desconheço se há lugar X ou Y que viaje menos, acredito que nas superintendências pelo efetivo ser maior. Plantão ou expediente depende do que vai fazer, o mais comum na PF é expediente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito a explicação Vitor, valeu.

      Excluir
    2. Caramba mew, eu já tinha lido (aqui no blog de vocês mesmo) sobre ficar fora em missão. Mas 60 dias? Esse tempo todo que você fica fora, só recebe a diária? Ou alguma ajuda de custo extra, porque 60 dias, é tempo pra danar. Caramba, seis vão cumprir missão lá no oriente médio? kkkkkk

      Excluir
  14. OLA, COMO FAZER PRA ENTRAR NA INTERPOL DA PF ? PRECISAR FAZER PROVAS INTERNAMENTE ?

    ResponderExcluir
  15. Fala Rafhael,

    não existe prova para isso. Você é selecionado e passa a ser o representante local da Interpol. Existem pessoas que são lotadas em Brasília e também existem representantes nos Estado. Geralmente os componentes fazem parte da DELEMIG (pessoas que trabalham com atendimento aos estrangeiros).

    ResponderExcluir
  16. E ai pessoal do Blog... algum dos federais ai tem informação de quantos inscritos?? No blog do servidor segundo um delegado foram realizadas em torno de 150 000 inscrições, achei muito alto, a não ser q a maioria tem sido para delegado e perito, devido as mudanças do edital muita gente preferiu caminhar para prf ou ficar na PC do estado de origem! Alguém sabe ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo visto foram 150 mil inscritos no total (TODOS os cargos). Fonte: Delano Bunn, diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal para http://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/provas-do-concurso-da-pf-mantidas-para-setembro/

      Excluir
    2. Bem menos do que eu imaginava.

      Excluir
  17. FLR,

    não tenho esta informação. Vou começar a sondar se alguém ouviu algo.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Federais, sabem dizer se multa de trânsito reprova na investigação social?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Só não pode estar sem a habilitação (suspensa ou cassada).

      Excluir
    2. Vitor e se estiver respondendo só a processo de suspensão de carteira sem decisão ainda, acredito q não é impeditivo certo?

      Excluir
    3. Complicado, tem que conferir no edital, não me lembro, mas acredito que basicamente se você estiver podendo dirigir então está apto. Isso é cobrado na apresentação na ANP e se extende até a posse, o que não significa que durante sua carreira não será mais necessário, pelo contrário, é pré requisito do cargo, ninguém fica conferindo sua habilitação depois mas é normal você ser convocado para uma missão e chegando lá terá que fazer parte de uma equipe, nessa equipe pode ser escalado como o motorista, por exemplo.

      Excluir
    4. Valeu Vitor obrigado pelo esclarecimento e pela a ajuda q vc tem dado aqui no blog

      Excluir
  19. Boa tarde.

    Alexandre, já ocorreu o concurso de remoção interna ??

    Em 2014 deu pra ter uma ideia das lotações que iam ser ofertadas aos novos APF com base na remoção interna ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ocorreu ainda, geralmente ocorre concomitantemente com a ANP, pode ser que isso mude, boatos.
      Mas geralmente se têm uma noção das lotações a partir do último mês do curso.

      Excluir
  20. Coração acelerado, momento de procurar a paz interna e concentrar, prova a menos de 2 semanas, foco, fé e força guerreiros, em breve estaremos lá.

    Bons estudos!!

    ResponderExcluir
  21. Eh galera, prova confirmada no site da Cespe. Vitória na guerra kkkkk

    ResponderExcluir
  22. Iae pessoal, a cespe ainda não divulgou o número de inscritos?

    ResponderExcluir
  23. NAS OLIMPIADAS DO BRASIL ,APENAS ALGUNS PFS FORAM SELECIONADOS PRA PARTICIPAR ,ENTAO, QUAL É O PROCESSO DE ESCOLHAS DESSES AGENTES ?

    ResponderExcluir
  24. Algumas funções possuem critérios: falar inglês, espanhol, antibomba, ser de grupo espacializado, interpol, ter curso de segurança de dignitário... Mas a grande maioria das vagas não tem, critério. Chega o peido para tantos policiais daquela lotação e o chefe indica.

    ResponderExcluir
  25. Prova domingo, ansiedade a mil.. 514 candidatos por vaga para agente..

    ResponderExcluir
  26. Olá Alexandre,Wellington, e demais pfs! Sensacional esse blog, li praticamente inteiro! A pf está na minha cabeça faz 5 anos, sou servidor federal de nível médio, e sempre protelei a ideia por medo do risco. Porém conforme os anos passam eu me sinto mais inútil fazendo o q faço, sou mto ideológico , casos de corrupção, mal caráter etc me deixam p.. da vida , quando vejo a pf me arrepio, dá um negócio dentro de mim q me faz querer mtoo estar lá .
    Por causa do meu medo q antes era maior vi q no serviço público na minha formação adm, só PF, TCU e CGU me interessam.
    Tcu e cgu trabalham mtas vezes com a pf , ganham bem mais, menos riscos e mais infraestrutura, PF atividades mil vezes mais interessantes , mas salário menor e ambiente pelo q tenho visto não mto amistoso .
    Vcs têm como me ajudar a escolher? Vcs conhecem gente da pf q foi pro tcu,cgu ou o inverso??
    Não consigo decidir, e quero entrar pra fazer a diferença, melhorar o País!! E cansado de estudar pra concurso, não quero mais pular de cargo em cargo.
    Por favor me ajudem rs

    ResponderExcluir