sábado, 21 de julho de 2018

Você é do tamanho do seu sonho.



Está chegando a hora da verdade senhores!!!

Dias de luta, dia de glória... Sonho é sonho e vamos em busca dele. Cada um com a sua dificuldade, lamentações e estratégia... A hora é agora! Não é momento de desespero, muito pelo contrário. Temos que buscar motivação e a tática para alcançar o nosso objetivo. É muito comum nesta fase colegas começarem a ter desentendimentos, justamente pela ansiedade que cada um carrega. Cuidado com as palavras, simulado é um ótimo parâmetro, mas “treino é treino, jogo é jogo”. Todos que estudam estão na briga. É lógico que aquela rapaziada que manda bem nos simulados apresentam uma excelente chance, pois só disputam com feras, mas para isso devem se manter focados. O dia da prova é fundamental. O candidato precisa estar bem. A ansiedade faz parte, mas até certo limite. Eu era aluno mediano nos simulados e fui aprovado, assim como os colegas que estavam sempre nas cabeças.

Algumas pessoas estão preocupadas com a paralisação do concurso por causa do edital. O que está ocorrendo é que os EPAs não possuem atribuições em lei e no edital constaram alguns termos desnecessários. A expressão “auxiliar” desagrada e fere a nossa classe. Não acredito que o concurso será suspenso por uma decisão judicial. Existem muitos colegas aguardando este concurso de remoção. Na realidade isso engloba muitas famílias que fazem planos e uma paralisação deixaria o efetivo completamente frustrado.

Sei que neste momento o desgaste é grande. Estão muito próximos  do objetivo. Sabemos que este concurso é complicado, devido aos fatores que já foram amplamente divulgados, mas o fato é que o DPF conta com vocês. A oxigenação no efetivo é de grande importância, principalmente na região de fronteira. Não se preocupem com lotação: “Não existe lotação ruim. Ruim é estar fora do DPF”. Existem lotações que são mais complicadas, mas se dedicando na ANP você consegue uma cidade legal no ponto de vista para levar a família.

20 comentários:

  1. vlw Alexandre, em breve estarei nessa fronteira dando minha contribuição.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia senhores. Alexandre, aproveitando além de sua boa vontade, eu fiz o simulado do estratégia hoje cedo e o assunto abordado na redação me complicou um pouco. Quando você fez o concurso, você estava 100% em relação ao que cairia na redação? Tipo, qualquer coisa que pedissem na redação se tava seguro de matar a pau? Valeu abraço.

    ResponderExcluir
  3. É impossível vc estar 100% seguro na redação. Qdo vi o assunto da redação na minha prova, pensei: domino o assunto!

    Fique tranquilo. Redação sempre eleva a nossa ansiedade. Mas eu estava acompanhando tudo na imprensa em relação a atualidades... a minha prova foi de 2012 falou sobre atribuição da PF, contrabando e tal. Não tive dificuldades. Se preocupe na organização da redação e não fugir do tema. Tirei 12,93 uma nota q eu jamais imaginava, inclusive tinha receio de reprovar na discursiva.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Tmj!!! Alexandre esperamos em breve fazermos parte dessa tropa e estar contribuindo com o efetivo APF. Obrigado pelo apoio e atenção que sempre nós dá. Como você salientou acima, estamos amil e muitos ansiosos, mas nosso Deus nós dará essa VITÓRIA. AMÉM!!! Por gentileza não esqueça da sua sugestão do tema da redação, pois será de suma importância para nós e quem sabe você não acerte o tema. ;-) Obrigadão!

    ResponderExcluir
  5. Francisco, agradeço pelas palavras. Dar uma opinião sobre a redação é complicado. Passei no concurso de 2012, e desde então, não tenho mais contato com as disciplinas. Vcs q estão acompanhando o cenários estão muito mais aptos do que eu. Eu não tenho nem como “chutar”.rs

    Aí vc pensa: estão cobrando menos as disciplinas jurídicas na prova, então na redação não terá um adianto neste aspecto. Aí a banca pensa: cobramos menos as disciplinas de Direito na prova objetiva e colocamos na discursiva.rs

    É difícil meu amigo. Nesta, prefiro me omitir.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Os cursinhos de maneria geral estão falando em possibilidade de tema de atualidades na redação. Eu não consigo visualizar essa possibilidade, pois a disciplina Atualidades saiu do edital, então como a banca cobrar??? É lógico que não irei deixar de olhar temas relacionados a atualidades, mas estou estudando de maneira superficial, tipo algo sobre: Tráfico de pessoas, drogas, armas, crimes cibernéticos. Não estou aprofundando em temas pesados de atualidades como crise na Venezuela, Terrorismo e tal, pois isso já é Atualidades e não está no edital. Eu sinceramente aposto num tema de direito, algo dentro do edital. Um tema que poucos falam é licitações, descrever sobre as modalidades, tipos etc.. se cair meio mundo vai embora. Enfim, eu estou focando em temas da área do direito, mas por precaução as vezes dou uma olhada em alguns temas fora do direito conforme citei.

    ResponderExcluir
  7. Tem razão, não me atentei quanto a isso. Para vc ter noção como ano tenho parâmetro.kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Grande Alexandre, sempre arrumando um tempinho na correria do dia a dia para nos motivar!!!

    Companheiros, vejo muita gente aqui se preocupando com tema da redação. Realmente, é algo preocupante!!!

    Mas, dizer que não cairá temas de atualidades por não constar essa disciplina no edital é algo a não se precipitar!!

    No concurso da Polícia Civil daqui de Pernambuco, não tinha a matéria Atualidades no edital e o tema foi: "URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E DESAFIOS".

    Ou seja, o CESPE "deixou", digamos assim, o tema livre nessa atual prova da PF. Tipo ENEM!!!


    Lembrem-se, qualquer assunto que envolva segurança pública, imigração, direitos sociais, direitos humanos, etc. estão dentro dos tópicos das disciplinas abordadas no edital, assim como não deixam de ser algo cotidiano (atualidade).


    Até arrisco um possível tema: "FAKE NEWS".


    Lembrando que esse tema aborda segurança pública, sistemas de informação, banco de dados, etc...


    Abração a todos e bons estudos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repassar notícias falsas versus direito de liberdade de expressão; consequências (linchamentos, eleições etc); principais meios de disseminação. O que pode ser feito?

      É sempre bom passar pela página da PF e ver as últimas apreensões, os crimes cometidos. Se o tema for de Direito, Cespe adora crime contra adm pública (apesar de estar batido) e também pode tirar da própria página, como já fez em vários outros concursos.

      Exemplo: http://www.pf.gov.br/agencia/noticias/2018/07/pf-combate-golpes-via-aplicativos-de-mensagens

      http://www.pf.gov.br/agencia/noticias/2018/07/pf-combate-divulgacao-de-pornografia-infantil-pela-internet-no-ce

      Excluir
  9. Esse momento é ímpar, só quem "realmente" almeja à PF sabe o que se passa na cabeça.

    ResponderExcluir
  10. Parece que até amanhã sai a autorização da PRF.

    ResponderExcluir
  11. Lutar até o final! Bora galera, menos de um mês!

    ResponderExcluir
  12. Ótima notícia. O certame foi adiado para o dia 16/09.

    ResponderExcluir
  13. Tava demorando pra ter uma "surpresinha" nessa prova da PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem, que foi uma surpresa boa!!!

      Excluir
    2. concordo, um boa surpresa, mais tempo pra focar nas materias novas.

      Excluir
  14. Fala Alexandre, bom dia. Acabei de descobrir seu blog velho, muito legal você tirar esse tempo pra escrever essas palavras de incentivo!! Pretendo continuar acompanhando e, se Deus quiser, 2019 serei perito federal na área 2. Agora vou voltar aos estudos, grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Independente do resultado. Quero te dizer um sincero obrigado pela força, coragem e incentivo, pela forma como alimenta o sonho. Passa sempre um filme a cada post.
    Você é um exemplo a ser seguido. Pretendo também defender o escudo e os ideais do DPF com afinco e vontade. #nasci para servir a essa nação! DPF na veia sempre!

    ResponderExcluir
  16. Eu que fico feliz por poder incentivar o sonho de vocês.

    Grato pelas palavras.

    ResponderExcluir