sexta-feira, 22 de junho de 2018

Edital Z1c4d0


Salve Salve!

Então galera, como já é de conhecimento geral, esse novo edital veio sinistro em mudanças, a dúvida sempre ficava em relação à Economia, se seria Micro ou Macro, ou ambas... Mas pra alegria ou tristeza, não veio nenhuma nem outra.

Resolvi fazer uma boa análise dessas disciplinas pra tentar sugerir algumas ideias no novo planejamento que cada um de vocês devem fazer pra manter os estudos até a prova, é evidente que não importa o nível que você esteja, com tais alterações, seria juvenil manter qualquer plano que viesse sendo aplicado, principalmente relacionado com cronograma – Ajuste de novas prioridades.

De cara, não terá mais na prova: Atualidades, AFO, Administração, Ética e Economia.

Por outro lado, teremos como novidade Estatística; e severo aumento de questões de informática, 36, assim como 24 questões de Contabilidade. Só essas duas comportam 50% da prova.

Desta forma, colocarei abaixo uma estimativa de quantas questões tendem a cair em cada disciplina, não estou afirmando que serão exatamente isso, mas pelas análises de tendências, creio que não serão muito diferentes as quantidades estimadas.

LÍNGUA PORTUGUESA
20
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
4
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
4
NOÇÕES DE DIREITO PENAL E DE DIREITO PROCESSUAL PENAL
8
LEGISLAÇÃO ESPECIAL
4
ESTATÍSTICA
10
RACIOCÍNIO LÓGICO
10
INFORMÁTICA
36
CONTABILIDADE GERAL
24
Total
120

O principal ponto onde quero chegar é que a cada concurso o número de questões das disciplinas de direito diminui, em outras palavras, estão dizendo que não têm preferência por bacharéis em Direito nos cargos de Agente e Escrivão, é uma lógica, que de fato, eu concordo. Tendo em vista a continuidade do serviço público, os cargos ocupados por bacharéis em Direito tendem a ficarem vagos mais rapidamente em razão de que servidores com tal formação, via de regra, passam por esses cargos como trampolim, logo galgam cargos com melhores salários.  Demais servidores formados em outras áreas, como eu, caso tenham interesse, ainda terão que se forma em Direito, ou seja, ficam no mínimo mais uns 5 anos até se formarem e serem aprovados em outros cargos. É um investimento muito alto na formação de cada policial pra perdê-lo em tão pouco tempo; já ouvi casos de colegas que não ficaram 2 anos na polícia e já foram pra outros concursos de áreas jurídicas, é um direito de cada um, mas a PF acaba de certa forma não tendo o retorno esperado.

Na tabela acima, considerei ainda caírem 20 questões de direito, que é a mesma quantidade do concurso de 2014. Penso que dificilmente esse número seria maior, talvez pra escrivão chegue em torno de 30 questões. Em relação a português, pode ser que caia mais  20 questões.

Baseado nisso, Português, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática e Contabilidade compõem 100 questões, logo, merecem bem mais atenção.

Na minha preparação pra 2014, eu praticamente ignorei contabilidade, estudei, mas senti muita dificuldade, e fui fraco pra ela, deixei quase todas em branco, penso que não somei 3 pontos de 10, salvo engano. Mas com esse novo edital isso não é mais possível, 24 questões não têm como serem ignoradas, essa não é uma opção!

Pra escrivão talvez fique mais complicado, já que além da própria contabilidade, ainda tem arquivologia. Já por outro lado, arquivologia é uma disciplina de fácil estudo, e estimo umas 10 a 15 questões dela, e umas 10 de contabilidade. Algo nesse sentido. O prejuízo em não estudar contabilidade, ou estudar bem menos, nesse caso, talvez seja menor.

Mas deixo claro que isso não números estimados, e no mundo ideal, bom seria que tudo fosse estudado e revisado inúmeras vezes, mas são várias situações do dia-a-dia, trabalho, família, e tantas outras situações que fica quase inviável alcançar um preparo ideal, sobretudo para os que iniciaram os estudos há pouco tempo. Então, ressalto que o ideal seria se preparar 100% em todas as disciplinas, mas, se eu tivesse que apostar, iria pela minha estimativa, que, apesar de ser um palpite fundado em muitas análises, posso estar errado; Considero também que as disciplinas de Direito são sempre as mesmas, logo, não faria sentido deixar pra estuda-las pós edital, seria o momento apenas pra ler resumo, lei seca e responder exercício.

Então analise os números que mencionei, verificando com seu cronograma como estão as divisões pra cada disciplina e adequá-lo às novas mudanças.

Uma dica quase que automática é maior tempo de estudo pra Português, Informática, Contabilidade, Raciocínio Lógico e Estatística, por razões óbvias, estamos falando de 100 questões. Isso representa quase 85% da prova inteira.

Tais informações serão melhor analisadas se o concurseiro possuir um cronograma, afinal, qualquer concurseiro que se preze, tem um.


Nesse link acima está o cronograma que eu utilizei, é simples, mas de extrema importância, na net por aí você pode encontrar outros mais elaborados, mas a única coisa que vai importar é você de fato utilizá-lo ou não. Na própria planilha tem um link para o post que fiz aqui explicando como aplicá-lo, de qualquer forma, o link é:


Para mais algum esclarecimento ou outras dúvidas, meu email é lingworks@hotmail.com.

Então é isso galera, espero que isso os ajude daqui pra frente na sua programação e futuras aprovações!

PS: Em breve pretendo fazer outro post com ideias de temas pra redação.

Bons Estudos! Vlw!!






63 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas. Praticamente bate com as dicas dos professores. Tirando estatística que vejo a maioria dos professores falando de 5 a 6 questões, mas vai saber. De repente como e a primeira vez pode ser que tenha até menos. Achei o conteúdo desta matéria muito exagerado para um item novo, poderiam ter lançado um conteúdo neste edital mais enxuto e no próximo edital aí sim ter toda esta cobrança. Meu foco agora é a PRF e mesmo assim acompanho aqui, até por que estou pensando em fazer essa prova como um treino. Uma boa prova para quem pretendem a Polícia Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo brother, boa atitude, manter o foco em um!
      quanto à quantidade de questões sempre podemos ser surpreendidos, vide o último da PRF com apenas 6 questões de trânsito...

      Excluir
  2. Excelente meu camarada que postagem. Isso que é dedicação. Vc sabe como é difícil a situação do concurseiro, principalmente com estas mudanças. Fez uma excelente análise. Agora é importante usar a estratégia. Muito bom!!!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw brother! Vc precisa de uma folga de vez em quando! kkkk

      Excluir

  3. Ae Alexandre.... gostei da análise sobre priorização de algumas disciplinas. Mas vc acha que poderiam cobrar a parte de direito na discursiva... uma mescla dos direitos? será???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa brother, então, a realidade é que sempre se cobrou algo sobre direito na discursiva, a exceção foi a última prova de Agente. Ainda estou estudando temas possíveis pra discursiva, em breve tá saindo um post sobre isso.
      abs

      Excluir
    2. Wellington Macedo, anota ai o tema da discursiva para agente "Migração". Estrategicamente, saiu atualidades, porém entrou a lei 13.445/2017. Como a cespe vai cobrar? Ela vai juntar os fatos que estão ocorrendo com essa lei. Vai ser batata.

      Excluir
    3. É uma das possibilidades Ricardo. A lei 13445 entrou porque o Estatuto do Estrangeiro (que já tinha antes) foi revogado.
      Outra possibilidade também é a questão de facções criminosas, entre outras que em breve estarei postando aqui. Sempre bom se preparar pra qualquer coisa.

      Excluir
  4. Muito obrigado pela força, amigo! Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Una coisa é certa. Essa prova vai ser muito louca, pra uns vai ser fácil, pra outros vai ser tensa. Acredito que o primeiro lugar pra agente tirará nota acima dos 3 dígitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso estar enganado, mas acho MUITO difícil(para não dizer impossível). Falo isso embasado no certame anterior. Salvo engano, o primeiro colocado ficou com 92 na objetiva. Acima dos 3 dígitos, em prova do Cespe, só vi em cargos de nível médio. Enfim, vamos que vamos, pois o 1º e 180º vão para o mesmo lugar! Avante!

      Excluir
    2. 3 dígitos só na prova é pouco provável, em geral fazem 90-95 + Discursiva

      Excluir
  6. Ricardo, pelo simulados que acompanho , as notas despecaram entre 10 a 25 pontos em média. Tirando uma meia dúzia que mantiveram as notas, pois devem ser bons ambos em informática avançada e afiados em contabilidade (uma menória esmagadora). Ninguém próximo dos 3 dígitos, antes tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc, tbm faco simulados e acompanho os rankinks. minha nota diminuiu muito assim como as das outras pessoas tbm. agora é encarar e aumentar mais a nota ate o dia da prova

      Excluir
    2. por onde vocês fazem esses simulados?

      Excluir
    3. Marcos, Missão Papa Fox é muito bom.

      Excluir
    4. Tbm participei do Missão Papa Fox, 2013-2014. Foi muito importante na minha preparação. Hj não sei como estão, mas creio que o nível só pode ter aumentado.

      Excluir
  7. Muito obrigado meu caro amigo sempre nos orientando da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmj brother, qualquer coisa, estamos aqui! Bons estudos!

      Excluir
  8. Obrigado pelo post. Na verdade obrigado pelo tempo despendido pra fornecer esse tipo de informação.Em relação ao post, eu to botando fé que a banca irá cobrar na prova dissertativa algo relacionado ao direito (principalmente penal). O que a galera acha disso? To viajando?

    ResponderExcluir
  9. a nota de corte da PRF normalmente é menor do que a da PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO, A NOTA DE CORTE DA PF É MAIS BAIXA QUE PRF ,EXATAMENTE PELO FATOS DE CAIR MATERIAS QUE NAO COSTUMAM CAIR EM CONCURSOS...!

      Excluir
    2. a nota de corte pra ter a redação corrigida é praticamente a mesma coisa, mas que não servem pra nada. Já que quem alcança apenas a nota de corte não tem a mínima possibilidade de ser chamado, mesmo na PRF que chamam muito mais gente assim como a redação vale mais pontos (20).
      No último concurso da PRF a nota mais baixa foi 63 na prova.
      Já na PF - Ampla concorrência, a menor foi 65.
      A "facilidade" da PRF é que como a redação vale 20, fazendo 63 + 20, se pode alcançar na melhor hipótese 83. Já na PF a redação vale apenas 13, e geralmente as notas ficam em torno de 9-12. Isso tende a puxar a nota um pouco pra baixo em comparação com a PRF.
      Mas fato é que hj, numericamente falando, mais fácil é passar na PRF, em razão da quantidade de vagas. 180 pra PF e, em geral, 1000 pra PRF...
      Na PF a nota máxima é de 133 pontos 120 + 13
      Na PRF a nota máxima é de 140 pontos, 120 + 20.
      Na PF com 75 + 8 você está dentro.
      Na PRF 75 + 15 você está dentro.
      Quanto ao fato de ser disciplinas que não costumam cair...não é bem isso, já que, salvo estatística, todas as demais são as mesmas desde 2004. Sobretudo, quem estuda pra esse concurso, faz-se necessário foco específico. (pular de galho em galho pra PF raramente funciona, portanto, quem quer ser PF, deve estudar pra PF) Logo as disciplinas são fatalmente estudadas. Não é um concurso pra "aventureiros". Talvez especificamente nesse concurso agora saia da regra em razão das novas mudanças. Mas pro próximo... já entra na regra.
      Espero ter esclarecido mais um pouco!


      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Fala Wellington, vou ter que discordar do "não tem a mínima possibilidade de ser chamado", em 2014 a nota de corte pra agente foi 64, um amigo fez ela +10,6(de 13) na redação e hoje é PF, eu fiz 68 (mas não alcancei o mínimo na redação). Nem tentei recurso pq minha redação estava lastimável e realmente estaria lá atrás (como ele) na lista, mas o teste físico sempre corta com força como bem sabe.
      Sei que já é outro caso, mas um conhecido passou delta na prova anterior também com a nota de corte.
      De toda forma, concordo, não contem com a nota de corte.

      Excluir
    5. Opa Paulo, boa observação. Pra delegado a nota é por aí mesmo.
      Pelas informações que eu tinha, com essa nota aí de 74 apenas tinha entrado PNE e Cotista. Na ampla concorrência não tinha. Mas de toda forma, eram 600 vagas. Agora é apenas um terço disso. Mas isso varia mais em relação ao nível da prova, provas quanto mais difícil menor a nota de corte. Confio em pelo menos 10 pontos acima da nota de corte pra ter chances claras. Deve considerar também que os testes que mais reprovam são Salto e Natação, e ambos tiveram uma redução significativa. Diminuindo ainda mais as eliminações no TAF. Acredito que a quantidade de reprovações nesse TAF serão bem menores.

      Excluir
  10. Bom, após passar o agito da abertura, segue a batalha até o dia 19.

    Fico feliz pela saída do edital, porém triste com as poucas vagas e essas mudanças drásticas na forma de abordagem dos assuntos. Prejudicou bastante o pessoal, como eu, que estava focado apenas na PF, e beneficiou os aventureiros (dos fiscos principalmente) que nunca tinham pensado no DPF a prestarem o certame, no qual vão levar muita vantagem por já saberem boa parte do edital, ficando só a nova parte de informática para estudar.

    Mas não adianta nada lamentar antecipado, vamos fazer nossa parte que é o que importa, passar é consequência, o importante é chegar no dia da prova e você olhar para esses dois meses e saber que deu o seu melhor, estando em paz consigo mesmo.

    Avante futuros federais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os aventureiros podem ate se dar bem na prova ,mas é quase certo caírem no TAF ,so lembrar o TAF DA PF É UM DOS
      MAIS DIFÍCEIS DO BRASIL...!

      Excluir
    2. isso mesmo brother, lamentar não é o caminho!
      todos que estão estudando foram pegos de surpresa.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu! Não aparece a "mão" pra clicar em comprovante, mesmo com a inscrição já paga.

      Excluir
    2. Idem! Não está aparecendo, abaixo do item comprovante de inscrição, a opção imprimir.

      Excluir
    3. o meu também não esta aparecendo, conseguiu resolver o problema do seu?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Boa noite galera!
    Gostaria de saber se o uso de anabolizantes é motivo de reprovacao no exame médico na PF ou PRF.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Melhor análise do edital e explico o motivo. Ao meu ver a PF está buscando pessoas com conhecimentos em Ciência de dados. Por isso o peso maior em informática. Quando você busca no mercado um cientista de dados os conhecimentos desejados são: Bancos de dados, Mineração de dados, além de Cloud (Minerar dados consome muitos recursos computacionais, por isso eles são feitos na Nuvem), Programação (Python e R são as linguagens usadas por cientistas de dados). Fora a base forte em Estatística e Raciocínio logico. Por isso, quando estima 10 questões de Raciocínio lógico e 10 de Estatística está bem alinhado com o profissional de Ciência de dados. Outro indicador é a forte cobrança de contabilidade, pois é o tipo de dado que o Agente irá analisar. Se realmente ciência de dados for o foco da PF, direito deve vir questões mais fáceis e Informática, Estatística e Raciocínio lógico devem vir mais difíceis. Beneficiando esse tipo de profissional. Para finalizar, Um fator que ajuda é que profissionais em Ciência de dados são altamente disputados no mercado e dificilmente passariam no TAF. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando. Um super parabéns pelo Blog, tem me ajudado muito. Sou novo nesse mundo de concurseiros e as postagens aqui ajudam muito. Forte abraço.

      Excluir
    2. Isso mesmo Marcos, entendeu bem a linha de raciocínio! Nessa linha também faz sentido "reduzir" um pouco a cobrança no TAF, bem apontado!

      Excluir
    3. A ideia do blog é isso mesmo, buscar "esclarecer" o máximo possível todas as nuances que envolvem esse concurso. Vlw!

      Excluir
    4. Cara... explicou bem pra caramba!!! Tá loko!! Vão complicar em estatística mesmo, faz sentido.

      Excluir
  14. Sobre o que Marcos H B Santos falou eu conheço muita gente de TI e eles tem dificuldade enorme nesta teoria que foi incrementada na parte de info, tanto que alguns demoraram 8 anos para se formar e alguns trocaram até de faculdade por causa de professores, pois para eles é sentar e futucar o computador, pois essa teoria toda é chata demais ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa teoria não é aplicada ao mercado e realmente é muito chata. Eu estou tendo que rever uma parte dela. Mas mesmo quem é de TI (Programação) tem que rever essa parte de pacote office e rede. Abraço!

      Excluir
  15. Olá pessoal. Eu atuo na área de TI a 13 anos e nos último ano com Ciência de dados e IA. Mas devido um sonho antigo e precisar emagrecer eu comecei no final de 2017 a estudar para a PRF. Conheci o blog através do vídeo da Karol França, que também é de Curitiba e formada em TI, se não me engano. PF estava fora dos meus planos. Iria fazer apenas como preparo para PRF. Mas ao ler o edital, ficou claro que buscavam alguém desse setor. O triste é ver Todos os cursinhos (Eu estudo pelo Alfacon) e "especialistas" do youtube analisarem o Edital e não chegarem aos números de questões que o Wellington Macedo. Fora que os professores de informática dos cursinho na sua maioria conhecem muito pouco de ciência de dados e programação. Por isso os meus parabéns ao Wellington Macedo e equipe aqui do Blog por divulgar algo que ninguém ainda o fez. Mas não vamos desanimar. Na minha visão das 36 de informática 16 serão do que já é cobrado de informática nos concursos policiais em geral. Focar forte em Contabilidade e Português. Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Na minha humilde opinião acerca dessa prova "Acerte pelo menos o Básico na prova", o difícil não será fácil pra ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, tudo piorou, a parte de TI não é um bicho de sete cabeças, mas o próprio pessoal da informática acha chato e é difícil arrumar um prifesdpr que passe o que cai em concurso. Vai passar um caminhão de informação que não faz acertar nem 30% das provas.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com você!!! Vamos a luta pessoal!!!

      Excluir
  17. Marcos H B Santos, o problema é que boa parte dos professores de TI são ruins de didática, jogam um montão de matéria para o aluno de básico, como se fosse TI, aí o candidato estuda um monte de coisa e na hora da prova fica perdido, sendo que seria bem melhor serem suscitos, passando o que cai na prova e não querendo transformar o cara em um formando.

    ResponderExcluir
  18. Wellington Macedo, saberia, por favor, dizer a lotação dos peritos do último concurso, sou da área 4 (Eng Agronômica). Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar saber, até o momento ainda não consegui levantar essa informação.

      Excluir
  19. Alexandre, Wellington ou qualquer outro PF. Qual a opinião do pessoal aí dentro do órgão sobre essa pequena quantidade de vagas para Agente, ainda mais se comparado com o número que veio para Delegado? Pessoal espera que por causa disso tenha outro concurso logo? Até por que, com 180 vagas pouca gente conseguirá a remoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother, esse número de vagas pra delegado/agente causou várias questões dentro da própria PF, considerando que a quantidade de cargos vagos pra EPA é muito maior. Alguns Sindicados até entraram com ação na justiça sobre isso; Mas acho pouco provável que chegue a alguma coisa, uma vez que a quantidade a ser "escolhida" é puramente discricionária da administração. Não acho que isso aponte pra um eventual novo concurso. Penso que o maior problema foi a pouca quantidade de vagas autorizadas, 500 vagas é pouco demais. A falta de gente está em todos os cargos.

      Excluir
  20. Fiz uma divisão parecida do bloco I, também acredito que estatística e RL venha de 7 a 10 cada, só acho difícil a Cespe reduzir tanto o português, na passada foram 30 (sendo 6 de redação oficial), mesmo em 2012 foram 26.
    No fim não achei ruim a mudança do edital, realinhei o foco e pau dentro, se caísse japonês, eu ia aprender japonês, uma vaga é minha.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse que tem que ser o espírito! Português creio que virá de 20 a 30.

      Excluir
  21. Momento de desabafo (Escolhas erradas).

    Estou meio desanimado para esse concurso.
    Em 2014 eu cheguei perto da aprovação e era para ter continuado firme nos estudos para o próximo, mas fui na conversa alheia e acabei mudando o foco (fui estudar para delegado, mesmo não tendo a mínima vontade de exercer o cargo).
    Meu sonho sempre foi ser agente da PF, desde os tempos de escola. Contudo, por questões familiares (nascimento de filho) e pressões para não ir morar em fronteiras, acabei desistindo da PF.
    Quando começou a aparecer notícias de um novo edital o coração disparou e o sonho voltou com força total.
    Com a aproximação da prova e por ter parado de estudar por quase 4 anos para o cargo, meus rendimentos nos simulados estão baixos (50 pontos Líquidos) e estou vendo que mais uma vez vou ficar de fora. É triste ver que por escolhas erradas podemos perder algo que poderíamos ter.
    Então meus amigos, quem não passar nesse concurso e por ventura pensar em mudar o foco, pare e pense se é isso mesmo o que você quer. Não cometa o mesmo erro que eu. Não desista de algo que você sonha todos os dias por conta de ideias alheias.
    Desafios são para ser vencidos, e com esse pensamento vou seguir firme pelo tempo que for necessário para conquistar esse cargo que move meus sonhos: AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, vc ainda tem um mes para a prova, foca nas revisoes, ve só os pontos princpais do primeiro bloco e foca no segundo e terceito, se quiser um cronograma dos ultimos 30 dias eu tenho um muito bom.
      eu tbm sou remanescente de 2014, fui muito perto como vc, apesar de muitos problemas eu nunca parei, mesmo cansado de esperar estava aqui lendo pelo menos uma materia.
      mas enfim, ainda da tempo, vc ja tem uma boa bagagem e com essas mudanças no edital todos nos diminuimos as notas.

      estou com vc! meu email caso queira o cronograma:endersonfernandez@hotmail.com

      Excluir
    2. Muito obrigado brother. Estamos juntos nessa luta sim. Entrarei em contato através do email.
      Obrigado!

      Excluir
    3. Irmão, se servir de consolo: Em meados de 2013 eu estudava para PF, super focado, tava até indo bem, porém; bummm, minha esposa fica grávida, detalhe; já tinha um pirralhinho de 4 anos à época do fato. Minha decisão; desisti do concurso, motivos: mesmo do que o seu, imagina se eu eu passar, ir com mulher, criança de 4 anos e um bebê pra região de fronteira, não daria muito certo, ao menos eu imaginava. Hoje, 2018, meu filho tá com 8, minha filha tá com 4, tô com gás total pra esse concurso, se não passar, amém, não era pra mim, pego o rabo da fila e vida que segue, se passar, pego até meus dois cachorros e vou até pra cabeça do cachorro se precisar. Resumindo, se tens um sonho, não desista, vá até o final.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Estou com esse mesmo pensamento, Ricardo Borges.
      O objetivo agora é estudar sem parar até passar. Se não for nesse, será no próximo.
      Quem fizer esse concurso e por ventura não passar, mas continuar estudado, com certeza, no próximo já estará na vantagem.
      Como esse concurso ofereceu poucas vagas para agente, acho que virá outro em no máximo dois anos. Então a missão é não parar, independente das dificuldades!
      Vamos vencer!

      https://www.youtube.com/watch?v=qeyFkfSq1u4

      Excluir