segunda-feira, 10 de abril de 2017

Coração aberto para o desconhecido



A caminhada não é fácil, chegamos bem próximos da exaustão visando superar as adversidades do dia a dia  e além disso, conseguir manter a pegada nos estudos em busca de um sonho. Mas, o que será que nos espera no futuro? Aprovação, churrasco, felicitações dos amigos e familiares, TAF, psicotécnico, investigação social, exame médico e Academia Nacional de Polícia. Acabou? Não!!! Ainda falta a tão esperada nomeação em diário oficial.

Mesmo com todos estes problemas é fácil observar o motivo de concursos das áreas policiais serem tão disputados e difíceis. É um público diferenciado que busca a aprovação a todo custo e quando não estão aprovados, com certeza, “andaram na fila”. A cada dia que passa os órgãos de segurança pública estão perdendo força perante a sociedade. Temos algumas exceções, mas como um todo, a situação não está fácil. Na contramão de tudo isso diversas pessoas abrem mão da família e amigos em busca de um sonho. Eu também fiz isso e digo a vocês que valeu muito a pena (após sair da fronteira a família se torna mais presente).

Não existe uma pessoa que não tenha dificuldades em um concurso. Pode ser o TAF, alguma disciplina ou disciplinas, a incerteza de morar na região de fronteira e principalmente a distância da família. Faz parte senhores, faz parte... Para realização de um sonho é comum abrirmos mão de várias coisas. Já troquei ideia com muito PRF, assim como servidores da Receita, MAPA, Auditores fiscais... É cada um pagando a sua etapa sabendo que em breve as condições melhoram, embora, alguns continuem lotados na lotação inicial por algum tempo. No DPF sabemos que quanto mais complicada a lotação maior é a sua pontuação diária.

Após a minha aprovação e atualmente tendo contato com aspirantes por todo o Brasil vejo que minha luta não foi tão suada assim. Vejo muitos guerreiros(as) na luta por muitos anos, alguns já conquistaram, outros estão por conquistar a realização de um sonho.

Portanto, não deixe o desanimo tomar conta da vida de vocês. Busquem pessoas que estejam vivenciando a mesma situação, pois juntos serão ainda mais fortes. A Polícia não precisa de servidores, mas sim de “sonhadores” e tenho certeza que estão neste perfil. Estamos juntos há quatro anos e espero que esta corrente de motivação não acabe tão cedo.

Em relação ao novo concurso não estou sabendo de novidades. O que posso afirmar é que existiu uma movimentação neste sentido. Continuem firmes para não serem surpreendidos.

Vamos aos estudos aproveitando o tempo disponível de cada um.
Grande abraço,


ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS!!!

52 comentários:

  1. Obrigado meu amigo, por mais um post motivacional isso da um gás tremendo para nós que estamos aqui sonhando. Espero que demais colegas APF/EPF postem suas experiências, como foi até obter a tão sonhada nomeação.. Obrigado Alexandre!

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras Alexandre!!!!! Elas trazem um gás a mais para não pararmos não os estudos.

    Alexandre , já que você falou sobre tempo em fronteira, um amigo de um irmão meu que é APF falou que conseguir remoção pro nordeste é muito difícil. Isso procede? Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... interior é mais fácil. São Luís é uma capital fácil de ir. Também tem as cidades do interior, exemplo, Salgueiro em Pernambuco.
      João Pessoa, recife, Aracaju aí vc tem q entrar na fila...rs

      Abs

      Excluir
    2. Ah entendi Alexandre! Perguntei só por curiosidade,pois depois que eu entrar podem me colocar onde for ... Sonho é sonho!!! Abraço

      Excluir
  3. Bah Alexandre, tu não imagina o quanto esses posts são motivadores. Obrigado por continuar nos ajudando a seguir firmes em busca do sonho, que Deus te abençoe sempre irmão, com certeza és um cara diferenciado.

    ResponderExcluir
  4. Fala Galera, como sempre muito bom ter essa motivação aqui no blog, Parabéns Alexandre pela iniciativa, desde quando descobri seu blog, acesso todos os dias, seja para me motivar ou para ter alguma informação. VAMOS COM TUDO! abraço!

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, faz mais de um ano que conheci o blog, e desde então não tem um dia que acordo desanimado para estudar, leitura aqui é praticamente diária! Li todos os post e continuo à ler. Uma das coisas que mais me motiva a estudar é saber que vou deixar meu depoimento aqui no dia que estiver empossado no cargo de Agente! Um Abraço guerreiro!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia galera! Alguém do Rj que queira formar parceria estou estudando pra Delta federal, faço coaching( sou aluno) tenho um ótimo material, interessados em estudar e trenar só me contactar
    alexsantana75588@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia galera ! Alô Alexandre, parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando neste Blog, diretamente de Boa vista/RR, Estudos Insane Mode: ON!
    Abraços ao pessoal do Missão Papa Fox.
    Em breve estaremos aí para a Realização de um Sonho.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!

    Estive ausente desde o meu último contato aqui no blog (quando fiz uma pergunta, na postagem “Não precisamos saber para onde vamos, nós só precisamos ir”, sobre o aspecto humano da ANP, onde o colega “Luiz Gustavo Epc” me respondeu com enorme presteza).

    Pois bem, quero novamente agradecer pela existência deste blog, é realmente algo inovador e motivante. A cada postagem nova a injeção de ânimo é tremenda!!

    Mais uma vez: Obrigado Alexandre e demais colaboradores!

    Tenho uma pergunta, especificamente voltada para os colegas Alexandre e Wellington (pelos motivos que citarei abaixo) mas caso algum colega também saiba responder, por favor não se acanhem!! Rsrsrsrsrs

    Minha dúvida: Estou estudando pelo material do Estratégia Concursos (por isso me referi aos colegas citados acima, pois vi postagens deles (técnicas de estudo) onde se referem exatamente a este material), porém “vira e mexe” me pego em uma encruzilhada:

    Assistir ou não as vídeo-aulas??

    Como os senhores faziam?

    Minha dúvida surgiu pelo fato dos PDF’s do Estratégia serem EXCELENTES, muito completos mesmo (acreditem, fiz cursinho online em outro curso, para outro cargo, e os PDF’s eram bem fraquinhos, para não dizer uma Me@#$!....rsrsrsrsr), mas os do Estratégia têm cada um, em média, mais 80, 90, 100 páginas).

    Acho as vídeo-aulas extremamente cansativas, mas fico com medo de largá-las e perder algum “bizu”, porém raramente vejo algo “a mais” nas vídeo-aulas que não estejam nos PDF’s, mas sabem como é insegurança de quem faz concursos né!!?? Rsrsrsrsr.....Ainda mais se tratando de um SONHO e não de um cargo público estável qualquer.

    Por outro lado fico me sentindo “estranho” ao assistir as famigeradas vídeo-aulas, um sentimento de “perda de tempo”, com a impressão de que o estudo não rende, não caminha como deveria, enfim, um sentimento de que estou fazendo a “mesma coisa” duas vezes, ao passo que poderia estar fazendo outra coisa (como resumos, mapas mentais, resolução de questões, etc).

    Gostaria mesmo que os senhores sanassem esta minha dúvida, pois é algo que está me tirando o sono!

    É possível estar preparado COM QUALIDADE somente com os PDF’s (desde que completos, é claro)??

    Me parece que o Wellington estudava sem vídeo-aulas, mas o Alexandre não ficou claro sua metodologia.

    Grande abraço a todos, e por favor amigos me deem uma ”luz” !!

    Obs: Cabe aqui uma ressalva: Estou ciente de que para matérias exatas (Raciocínio Lógico, no caso da PF, e Matemática e física, no caso da PRF, sejam uma caso à parte, onde as vídeo-aulas ganham maior importância).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Pedro.
      Prefiro os PDF's,resumos e mapas.
      Acredito que as vídeo-aulas sejam pra quem está começando e precisa de uma base.
      O material do Estratégia realmente é excelente.
      PDF >> Exercícios >> Resumos >> Mapas >> REVISÃO!!!
      A repetição é que te colocará lá!!!
      Valeu!

      Excluir
    2. Boa tarde Diego!

      Obrigado pelo retorno, amigo.

      É bacana ver sua opinião sobre o material escrito do Estratégia, pois vejo que muitos falam a mesma coisa, e pude constatar também.

      Concordo com o que diz sobre as vídeo-aulas, de certa forma é o meu pensamento também.

      Também penso que a chave do sucesso, o "segredo" são as revisões, e com bastante resolução de questões.

      Mais uma vez obrigado pela atenção!

      Abraços.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Pedro,
      Só esqueci de falar dos simulados! São fundamentais para melhorar o seu desempenho.
      Participo do grupo Missão Papa Romeu Fox. Pra galera focada na PF tem o Missão Papa Fox. Dá uma pesquisada.
      Abraço!

      Excluir
    5. Boa tarde Diego!

      Você tem razão, simulados são de fundamental importância na preparação.

      Opa, valeu pelas dicas, irmão!

      Vou dar uma pesquisada sim.

      Grande abraço.

      Excluir
    6. Pedro,

      já faz algum tempo que fui aprovado a galera está mais atualizada.Gostei da resposta dos colegas é justamente a forma que os recém aprovados seguiram.

      Excluir
    7. Na minha época eu estudava por livros e cadernos. Assistia vídeo aula para descansar. Simulado foi fundamental para me dar ânimo e ritmo de prova e competição. Provas anteriores então nem se fala. O Mundo dos concursos é dinâmico atualmente não sei qual o melhor caminho.

      Excluir
  9. Boa tarde Pedro !! Não sei se posso contribuir para sua resposta.
    Mais os estudo vai do perfil de cada um, você não dever se basear no que outros te passam, você tem que acha a melhor maneira de estudar para concursos públicos. No meu caso, no início fiquei igual seco em tiroteio. kkkkkkk!! pois estava sem rumo. Fiz 1 ano e meio de cursinho achando que iria passar no primeiro concurso, mais estava totalmente enganado. Por que estudar para concurso você tem que uma estratégia. Tem gente que acha melhor estudo 8 horas por dia, outros por vídeo-aula, outros por apostila, outros por livros, eu estudo por apostilas do AlfaCon, mais quando tenho dúvidas assisto vídeo-aula, outros até acham melhor estudar em grupos. Você tem achar a maneira em que você aprende mais rápido, faça um teste como você mesmo, se você aprende mais, assistindo vídeo-aulas ou por apostilas, pdf´s etc. Ai sim você vai saber se é melhor estudar por pfd´s ou vídeo-aulas. Estamos juntos rumo a ANP. Abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Ronaldo!

    Obrigado pelo retorno, amigo.

    Creio que tenha me entendido mal, na verdade não estou me baseando na maneira de outros, é que é a primeira vez que estudo pelo material do Estratégia, e de certa forma fico entusiasmado em ver o quão completos são os seus materiais impressos.

    Já fiz outro curso online, em outro concurso, as vídeo-aulas eram boas, porém o material escrito era "bizarro"( para você ter ideia, em 2 horas e meia de vídeo-aulas os caras conseguiam a "façanha" de produzirem um PDF com 05 páginas!! Detalhe: 1 era de exercício e outro com gabarito, ou seja, 03 páginas de material para 2:30:00 de aula!! Estranho não?!)

    Visto isso, vira e mexe eu tinha que ficar procurando apostilas e livros de outras empresas para completar o estudo, o que gerava extremo desgaste, insegurança e perda de tempo (deu até relativamente certo, pois fiquei excedente neste tal concurso, mas o resultado foi muito aquém do que eu esperava).

    Mas eu quis a opinião da galera simplesmente pelo fato de terem estudado pelo mesmo material que estou estudando agora, daí já rola um "bizu" maior.

    De qualquer forma muito obrigado por sua opinião, é sempre bom ver as coisas de vários ângulos diferentes.

    Estamos juntos nessa caminhada em busca do tão almejado sonho!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Pedro!!

      Realmente interpretei sua pergunta errada. Mas, intendi sua posição. Estamos juntos nessa caminhada em busca do tão almejado sonho!!
      Abraço!!

      Excluir
  11. Também estudo pelo material do estratégia e Caio dentro do PDF, só quando fico com dúvida em alguma coisa parto para vídeo aula....Mas de fato o estudo some te por vídeo aulas toma muito tempo e na minha opinião te dá uma falsa ideia de que já sabe a matéria toda. Não sei se é assim com vocês...De qualquer forma o bizú é esse cair dentro do PDF, fazer resumo de tudo e muito mas muito exercício mesmo.

    Não sei o que acham, mas poderíamos criar um grupo de estudo focado.. seria interessante compartilharmos experiências e bizús de questões..Valeu #
    insanemodeon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Aluma!

      Obrigado por sua opinião.

      Abraços.

      Excluir
  12. Amigos,

    Recebi de um colega um vídeo interessante, e resolvi compartilhar com os amigos aqui do blog.

    Chama-se:

    "Panorama dos Concursos Policiais em 2017 (PF, PRF, PMs, PC)"

    Está disponível no youtube, link abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=fkSA41hMaU4


    O vídeo é pra lá de interessante.

    É um bate-papo de quase 2 horas com 4 professores do Estratégia, onde eles fazem um mapeamento DETALHADO da previsão de todos os concursos da área policial.

    O interessante é que falam de região por região, estado por estado, é bem bacana mesmo.

    Outra coisa que achei interessante é que eles NÃO tentam enganar ninguém para venderem cursos, eles são bem realistas com relação aos editais de PF e PRF (para vocês terem uma ideia o professor que foi mais "otimista" acredita que o edital da PRF, que provavelmente virá antes da PF, sairá nos últimos meses do ano, com provas em Dezembro ou até mesmo no primeiro trimestre de 2018), achei bastante plausível estas datas, inclusive está de acordo com o que penso também.

    Enfim, é isso.

    Quem se interessar dê uma olhada lá.

    Acho que vale a pena, pois tem muitos concursos de polícia espalhados pelo Brasil para serem realizados ainda em 2017.

    Apesar das bancas serem diferentes, creio que compensa fazer um ou outro como forma de "calibragem", pois as matérias são geralmente 90% iguais em todos os concursos de polícia.

    Fica a dica.

    Em tempo: Para quem estava com a mesma dúvida que eu (sobre a questão das vídeo-aulas), reparem que lá pela 1 hora e 06 minutos do vídeo um dos professores (acredito ser o dono do curso ou mesmo o chefe, não sei direito, pois a primeira vez que estudo com eles) diz que os cursos deles estão apoiados em 3 "pontos-chave", sendo o primeiro deles os PDF's, e o segundo as vídeo-aulas (que segundo eles serve para que seja consultada caso surja alguma dúvida na matéria dos PDF's), ou seja, os próprios professores avaliam que os PDF's são suficientes para o estudo.

    Creio que serve de consolo ou mesmo para tirar aquela "pulga atrás da orelha" sobre a necessidade ou não de se assistir às vídeo-aulas, claro que observando sempre a individualidade de cada um, pois todos temos métodos diferentes de estudar.

    Abraços, guerreiros(as).

    ResponderExcluir
  13. Pra quem anda meio pessimista, só na última semana foram mais de 400 nomeações de outros concursos que estavam barradas e o Planejamento liberou.

    ResponderExcluir
  14. Exatamente Bruno,

    é melhor não ser surpreendido é gás total.

    ResponderExcluir
  15. estudo pelo material do estratégia são ótimos ... só tem um porém só n curto muito os de direito penal e processo penal essas duas matérias estudo por livro mas fora isso gosto muito dos pdfs..

    ResponderExcluir
  16. E ai Alexandre td tranquilo?
    Nos diz ai ... sai alguma coisa esse ano ainda?
    Tem alguma informação mesmo que não seja oficial?
    Valeu , grande abraço...

    ResponderExcluir
  17. Olá galera!
    Parece que houve uma movimentação lá no MPOG, se alguém souber de algo avisa aqui.. https://jcconcursos.uol.com.br/portal/noticia/concursos/pf-edital-previstos-delegado-perito-2016-63155.html

    ResponderExcluir
  18. Companheiro ASTI & NALVA,
    houve movimentação sim, pelos comentários.

    E não foi só quanto ao processo de pedido para Delegado PF e Perito PF não.
    Houve movimentação também nos pedidos para Agente PF (600 vagas) e Escrivão PF (600 vagas).

    Quando houve autorização em 2012, saíram dois Editais: um para Agente PF (500 vagas) e Papiloscopista PF (100 vagas), e outro para Escrivão PF (350 vagas), Perito PF (100 vagas) e Delegado PF (150 vagas).

    Ou seja, autorizaram a capacidade de pessoal da ANP nos cursos de formação (600 alunos).

    Talvez saiam mais de um Edital, se houver autorização, com datas de provas diferentes e com cursos de formação em períodos diferentes também!!

    Na torcida!!!

    Abração e bons estudos a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo flopess, tudo bem com você rapaz?
      Tomara mano que saia dessa forma como você descreveu, não aguento mais vê operação da PF e eu não está lá participando rs.. da mesma forma que eu fico orgulhoso de os irmãos de pretos esta desempenhando um bom papel, fico na vontade de esta com eles.. bons estudos e nos vemos lá na ANP se Deus assim quiser!

      Excluir
  19. Que beleza meu amigo, você acredita que venha APF antes de ESCRIBA E delta? Ah e aproveitando que vc esta por aqui companheiro Flopess, poderia me mandar aquele material de afo que vc passou para galera ? se possível.Segue meu E-mail: pedro.jonasfoliveira@gmail.com. Abraços e valeu!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Flopess, Obrigado pelo material, muito bom o conteúdo, valeu por dar essa força para a galera! abraço, e vamos com tudo.

    ResponderExcluir
  22. Flopess bom dia. Se possível,gostaria que vc me enviasse também este material de AFO. jwaltergaldino@gmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Mais um novo ministro da Justiça na praça! está uma novela essa pasta rs, espero que não prejudique o andamento do concurso da PRF!

    ResponderExcluir
  24. "No caso de escrivão e agente, o Ministério da Justiça deve encaminhar uma solicitação ao MPOG até o próximo dia 31 para a complementação de verbas, uma vez que o processo que tramita no Planejamento desde 2015, e que voltou a avançar, ainda tratava apenas das carreiras de perito e delegado. Este processo, que estava parado no MPOG desde junho de 2016, foi redistribuído para diversos setores do MPOG para análise, no último dia 19 de maio" delegado e perito que estariam na agulha de acordo com essa informação!

    ResponderExcluir
  25. Referente ao ano de 2012, que houve uma grande demanda e veio APF e PPF, e posteriormente DPF,EPF e PCF.. nesse certame como foi a autorização ? saiu junto as vagas e editais separados? ou primeiro foi autorizado um veio o edital. depois o outra autorização e outro edital ?

    ResponderExcluir
  26. Caro Flopess, poderia enviar aquele material de AFO para o meu E-mail? Não consigo achar uma apostila específica para agente ou escrivão da PF na internet. (aspirante.federal@hotmail.com). Abraço Brown.

    ResponderExcluir