domingo, 29 de janeiro de 2017

A hora é agora!!!



As solicitações de vagas efetuadas nos últimos dias criou uma esperança “gerando” um combustível a mais para os concurseiros. Independente dos trâmites restantes, sem sombra de dúvidas, a motivação deve fazer parte do dia a dia de cada um dos senhores.  Já passou da hora de definirmos a estratégia para esta guerra que está por vir, ex: estudar as matérias comuns e quando sair o concurso mudar para as específicas ou arriscar tudo no cargo que você mais almeja? A tática para guerra é importantíssima para lograrmos êxito no certame.

Diante de toda a crise que foi amplamente divulgada ano passado e afetou diretamente o mundo dos concursos, o panorama para segurança pública (em relação a novas contratações) não poderia ser melhor. A imprensa está batendo forte em relação a nossas fronteiras, fato este que, até mesmo as autoridades já reconheceram estar falho. O Exército trabalhando na região de fronteira é uma opção, mas não a solução para o caso. Crise nos presídios e a ligação direta com a entrada de drogas e armas são fatores que influenciam diretamente na atribuição da PF e PRF.

Além disso, o DEPEN acaba de publicar no D.O, a convocação de novos servidores que já estão tomando posse. As autorizações solicitando vagas no DPF, salvo engano, abrange: Agente, Delegado, Escrivão e Perito. Se eu tivesse que apostar, apostaria em Escrivão e Delegado primeiro. A Academia nacional de Polícia não cabe muita gente. Com 600 alunos já fica complicado... Agora, se a quantidade de vagas for reduzida pelo MPOG, aí meu amigo, tudo pode acontecer.

O ano de 2017 começou quente... E o carnaval, vão curtir???kkkk


Grande abraço amigos.

68 comentários:

  1. Boa tarde! Vc acha que as provas saem antes ou depois do meio deste ano? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. No meu puro "achismo" qualquer coisa realacionada a concurso será do 2º semestre p frente.

    ResponderExcluir
  3. Grande Alexandre Santos, eu já estou na guerra e com a minha tática, deixei meu barco na praia e taquei fogo, para não ter chance de recuar! A motivação em entrar no blog e ver um post novo não tem preço! Um forte abraço e rumo a aprovação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa o barco comigo então...kkkk

      Continue fazendo a sua parte que o resultado chegará junto!

      Excluir
  4. Grande Alexandre, muito bom ver um post novo, aos amigos Caverna, Wellington e demais APF/EPF. Obrigado por colaborar sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí meu amigo. Se apague a tudo o que te faz sonhar e acrediar.

      Abs

      Excluir
    2. Só o fato de vcs disponibilizarem um tempinho para vir aqui e nos apoiar é sem sombra de dúvidas maravilhos, fico aqui todos os dias "dando f5" para ver se há novas publicações rs.. quero agradecer o flopess esse cara é demais tbm!

      Excluir
  5. Boa Tarde Alexandre, vc acredita que venha Escrivão e Delegado juntos, nesse caso arriscaria Agente e Perito posterior, ou se reduzir a quantidade de Escrivão encaixa Perito junto ja que são poucas vagas, se puder responder ficarei grato! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente... No achismo: delta, perito e escriba juntos!!!

      Excluir
    2. Valeu Alexandre, tbm acredito nessa possibilidade, uma vez que tbm geraria um lucro maior com dois editais, em relação a numero de inscritos, e bora se preparar pq o concurso vai bombar! abraço!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite Alexandre/ Caverna/ Wellington! Vcs acham que para galera que está atrasada, meu caso, ainda dá tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, já começou??? Esqueça o final da escada, inicie a subida com fé, acreditando em você. Concurso é uma guerra que envolve vários fatores. O 1º deles é acreditar!!!

      Demorei 5 anos p alcançar meu objetivo e a cada concurso que eu tentava me sentia cada vez mais preparado.

      Excluir
    2. No concurso da PRF de 2003 um aluno que não estudava específico p este concurso no RJ encarou a turma de simulados. Lá, cansou de ouvir que estava muito em cima, da galera que tirava as maiores notas. Na prova o cara foi o 01 do curso e deixou um recado: "treino é treino jogo é jogo"!!!

      Vamooooo!!!

      Excluir
    3. Muito Obrigado pelas palavras Alexandre, Grande abraço!

      Excluir
    4. Leonardo, um amigo do meu alojamento iniciou os estudos quando saiu o edital e foi aprovado, claro que essa não é a regra, mas acontece, como o Alexandre disse, eu tbm imagino da mesma forma, se eu fosse apostar, no puro "achismo", diria que a prova vem em meados do próximo semestre.

      Excluir
    5. Obrigado Wellington, grande abraço!

      Excluir
  8. Estou na luta!!!!
    Fazendo coaching,todos os meus recursos são pensando nisso!!!

    ResponderExcluir
  9. Me preocupa um pouco a idade 42, já vou ser o tiozão da ANP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas. Não há nenhum tipo de discriminação em virtude de idade. Pelo contrário, pessoas de mais idade geralmente tem uma ampla gama de experiência e conhecimento que pode ajudar os colegas de turma e na própria carreira policial.
      Conheci um delegado que tomou posse aos 51 anos.
      Boa sorte!

      Excluir
  10. Que nada... Tenho um amigao do eh que entrou no último com 46 anos. Vc está um garoto!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite pessoal. Duas perguntas:

    1- a obrigatoriedade de ser lotado em fronteiras aplica-se à Delegado da PF também ?

    2- Qual a opinião em relação ao requisito da prática jurídica de 3 anos para Delegado neste próximo concurso ?

    Abs !!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,

    1- sim, também se aplica a delegado. Existem lotações em localidades que não são fronteiras, mas são exceção.

    2- O objetivo é exigir um pouco de experiência de vida para ingressar sendo chefe no DPF.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Correto Alexandre, obrigado pelas respostas.

    Você vê possibilidade de ser lotado em algum lugar no estado de Goiás ?

    Então a prática jurídica será cobrada mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goiás na 1ª lotação impossível.
      Se tá na lei é pra ser cobrado. Lembrando que pode ser prática policial também.
      Boa sorte!

      Excluir
  14. Alexandre Santos obrigado pelas respostas,sou da Polícia Militar como vc já foi, obrigado mesmo! E por favor, não demore tanto a postar no blog, ficamos ansiosos Abs kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Alexandre. ..bqcana a postagem. Serve como motivação. Bizu é comecar/continuar se preparando. Uma hora ou outra o resultado chegará. Crer nisso e agir. Estou trabalhando essa lógica.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Alexandre, tenho uma dúvida.
    Como é a aposentadoria de um policial federal hoje? É integral ou limitada ao teto?
    E como vc acha que vai ficar após essa reforma da previdência?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,

    A aposentadoria é o teto do Inss. O servidor pode fazer uma previdência complementar. Em relação a reforma é uma incógnita. Como está não vai ficar, mas acredito q seja algo diferente do geralzao.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. E ai alexandre?? tudo tranquilo???
    Pô... agora não entendi? Como assim teto do inss? Isso sempre foi assim, acho que me enganei , li em uma lei que dizia que teria que trabalhar pelo menos 20 anos na PF ou PRF, pra se aposentar com o integral, é claro que teria que ter contribuido os outros 10 anos.
    Grande abraço... e ainda nos encontramos!!! E outra ... o estado de SP é disputado nos concursos de remoção tanto escriba quanto agente?

    ResponderExcluir
  19. ahhh esqueci também de perguntar, a PF tem um plano de previência complementar ou cada um vai buscar o que melhor convém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim desde 2013, a turma de 2012 foi a última a entrar na legislacao anterior, na forma integral.
      O governo dispõe de uma previdência complementar, que é o Funpresp, hoje você já toma posse automaticamente com a contribuição ao Funpresp, e se quiser pode optar em sair.

      Quanto a remoção para SP, o interior é concorrido, não sei dizer quais cidades mais e quais menos, para a SR (capital) não é concorrido, sendo inclusive oferecidas vagas (várias) nas ultimas ANPs de EPF e APF.

      Excluir
    2. Bom dia,
      Legal sua resposta Vitor, moro uns 30 minutos de carro da SR da capital aquela que fica ali no bairro do limão caso eu venha passar no próximo certame irei pleitear uma vaga para lá, ou para o interior rs..

      Excluir
    3. Para EPF tiveram algumas poucas vagas para o interior, na ANP, São José dos Campos, por exemplo, para APF foram apenas para a SR mesmo.

      Excluir
    4. Conheço bastante SP, pois trabalhava viajando, SJC, é uma cidade bacana bem estruturada, quem for para lá ira gostar, além do mais, fica perto das praias do litoral norte, como: Maresias, Ubatuba, Ilha bela, Paraty etc.

      Excluir
  20. Camarada ASTI NALVA, vc é de Barueri ? sou de São roque, fica 60 minutos da SR da capital, sempre que passo por la, me imagino trabalhando naquele lugar! Abraço, bons estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pedro,

      Sou de Carapicuiba, trabalho com entregas, sempre estou em São Roque, cidade bacana hein!! vou sempre ali na vinicula góes tomar uns vinhos rs. como carrego no brás sou obrigado a passar pela marginal tiete e consequentemente vejo o prédio da PF. Assim como você eu tbm sonho em atuar na PF, cara vamos montar um grupo de estudos? lembro que o companheiro Wellington disse que ele tinha um amigo que o animava na hora dos estudos, se você topar estou aqui.

      Excluir
    2. E ae Asti, blz ? é alguns vinhos aqui são bons kk, Cara eu topo sim, ve com a galera quem quiser participar, pra ver como vai ser feito! demorei pra responder pq só consigo publicar pelo computador. Vlw

      Excluir
  21. Boa noite, Alexandre.

    Novo aqui no blog, mas já li bastante postagens suas (muito esclarecedoras, por rinal). Quanto ao adicional de fronteira? Já foi regulamentado? Já estão recebendo? Vi uma proposta em que algumas cidades do Maranhão seriam contempladas como local de difícil fixação de efetivo; e trabalhar em Caxias do MA pra mim seria perfeito, pois sou de Teresina-PI e fica pertinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi regulamentado, eu recebo por ação individual, há uma ação coletiva rolando que vai começar a pagar todos colegas, mas sabe como é liminar... Não dá para contar com isso, infelizmente.

      Excluir
    2. Blz Vitor. Muito obrigado pela informação.

      Excluir
  22. Bom dia Alexandre!
    Sou novo no blog, mas já persigo APF desde o último concurso em 2014. Na ocasião fui classificado para o TAF, estava na posição oitocentos e poucos, mas reprovei na natação... Deixei pra começar a nadar em cima da prova, e faltou pouco pra conseguir o índice. Enfim, bola pra frente, o foco agora é passar dentro do número de vagas!
    Gostaria de saber de você e dos amigos do blog se alguém tem a pontuação ou colocação do último a ingressar na ANP - não cotista. Digo isso para ter uma noção de pontuação para estar dentro do número de vagas no próximo certame.
    To firme na batalha novamente, e dessa vez vai!
    Um abraço aos amigos do grupo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae amigo, quantos segundo vc fez na natação ? to treinando sozinho sem professor, é foda hein, isso pq sou um ex atleta de Karate.kkk

      Excluir

    2. Cara eu fiz 45 seg., três segundos acima do limite.
      Nunca tinha nadado antes, então fiz umas aulas com professor em piscina de 25m, durante uns 40 dias antes do TAF.
      O que faltou pra mim foi prática mesmo, como dizem, km de piscina...
      Mesmo nadando sozinho, não fica só treinando tempo não, nada bastante pra aperfeiçoar sua técnica.
      Falou abraço!

      Excluir
    3. Guerreiro, fiz 67 e 10,78 na redação, ao entrar na ANP estava dentro das vagas, mas isso muda muito a cada concurso, a tendência é sempre aumentar a média.

      Excluir
  23. Bom dia.
    Alexandre/Wellington, pelo que vcs vivenciam internamente, tem como dar alguma previsão sobre quais cidades serão ofertadas para as próximas lotações dos APF?

    Tipo, seriam mais cidades de fronteira ou um pouco mais abrangente? Falo isso pq no de 2014 teve vaga pra São Paulo e Belém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para não dizer impossível, direi que é muito difícil prever. As vagas em região de fronteira são prioridade e quase certas, pode acontecer alguma coisa diferente na época da próxima anp, devido a diversos fatores e ao resultado do concurso de remoção, adicional de fronteira e etc... Na nossa academia, por exemplo (2014), não tiveram vagas para Guaíra, que era minha primeira opção.
      São Paulo, Belém, São Luis, Manaus, são as capitais que costumam ter vagas e isso deve se manter, na minha opinião, mas a maioria das vagas são região norte e fronteira.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ahh, blz. Obg!
      Só mais uma dúvida. Como funciona essa escolha da lotação? Junto com a lista dos aprovados na ANP é fornecida a lista com as lotaçoes, ou cada um é chamado individualmente e escolhe a cidade conforme a colocação obtida??

      Excluir
    4. No fim da academia (em 2014 a formatura foi dia 20/06. Salvo engano, a escolha de vagas rolou no dia 18/06)), todos se reúnem no auditório. As vagas aparecem em um painel (no dia anterior rola uma lista impressa com as vagas).
      Os alunos são chamados à frente pela ordem de colocação (lembrando que a colocação é única e exclusivamente levando em consideração as provas DENTRO da ANP. A nota do concurso pra isso não tem serventia nenhuma). O aluno declara no microfone a vaga que quer (dentre as disponíveis, obviamente) e assina um papel confirmando o que ele acabou de falar.

      É um momento de tensão (pra onde vou passar pelo menos os próximos 3 anos da minha vida?) e alívio (por ter acabado a academia, rs).

      Boa sorte!

      Excluir
    5. Eita! Legal então. Já dá pra pessoa ter uma noção prévia das opções. Ter que decidir na hr ia ser tenso!! Kkkkkkkk.

      Vlw brother, obg!

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!
    Primeiramente quero parabenizar o senhor Alexandre Santos pela iniciativa de ter criado este blog, parabéns!
    Parabéns mesmo!
    Muito bacana também a participação dos demais colaboradores, show de bola!
    Este espaço é de suma importância para todos aqueles que sonham com o cargo de APF!
    Sou novo por aqui, descobri este espaço há três dias e estou absolutamente espantado (no sentido positivo da palavra) com a quantidade de informações EXTREMAMENTE úteis e relevantes para quem sonha em entrar no DPF.
    Comecei a me preparar para a PF também há pouquíssimos dias, mas seguirei firme na luta.
    Abraços a todos e vamos juntos até nossa tão sonhada vitória, amigos!
    Em tempo: Alguém saberia me dizer ou mesmo me enviar via e-mail o "manual do psicotécnico" do Robson Concurseiro?
    Não é passar a "carroça na frente dos bois", mas gosto de buscar informações sempre, e gostaria de ler tal material.
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo e parabéns pela escolhar de estudar para fazer parte da PF. Não será fácil, mas valerá a pena.

      Em relação à sua demanda, uma Sugestão: coloque no google
      manual do psicotécnico concurseiro robson 2 edição

      Boa sorte e até breve!

      Excluir
    2. ?!, boa tarde!

      Obrigado pela força!

      Sei que com nossos esforços sairemos todos vencedores, se Deus quiser!
      Então, eu coloquei no google mas não consegui encontrar, nem mesmo as partes "picadas" que antes tinham, não achei mais.
      Em um tal de "scrib" (confesso que não sou muito antenado nas coisas da net) tinha o manual, mas agora aparece como "removido."

      Enfim, caso você tenha ou outro amigo aqui do blog tenha, solicito, por gentileza, que me envie por e-mail.
      pedropcn1986@gmail.com

      Desde já agradeço.

      Abraços.

      Excluir
    3. ...Opa, dando uma olhada mais detalhada na net acabei encontrando o manual.

      Deixo o link abaixo para os amigos que também tiverem interesse:

      https://concurseirosnet.files.wordpress.com/2015/03/manual-do-psicotc3a9cnico-2c2aa-edic3a7c3a3o.pdf

      Achei também o "Manual do exame médico", link abaixo:

      https://concurseirosnet.files.wordpress.com/2015/03/manual-do-exame-mc3a1dico.pdf

      Excluir
    4. E ainda tem o manual das lotações, hahaha Concurseiro Robson é um cara parceiro!

      Excluir
  27. E ai??? Tudo beleza??? Esse mês teremos postagem??? Focado nível máximo p esse ano......Vamos com tudo....

    ResponderExcluir
  28. Que tal fazer um grupo no Whats pessoal? Trocar bizus de questões e etc.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Alexandre,

    Sou formado em TI e gostaria de saber se o DPF além do concurso de remoção (a cada concurso externo) realiza concurso interno? Minha dúvida é se conseguiria mesmo esntando em estágio probatório concorrer a uma vaga que a experiencia em TI fosse relevante. Obrigado Felipe

    ResponderExcluir
  30. Existem recrutamentos que vc pode ser contemplado. A área de TI sempre desperta uma grande demanda do DPF. Bem provável de vc receber um convite de atuar em sua área. Brasília demanda muito tbm. Acho que se vc quiser atuar nesta área "as portas" tendem a se abrir.

    ResponderExcluir
  31. ola! quero muito entrar na PF, fiquei 9 anos pelo inss por conta de uma hernia de disco..sempre sonhei em ser policia federal,mas o DPF e muito exigente em ralação a vida progressa do candidato.minha hernia é pequena e não da pra ver no raio -x e hoje estou totalmente capacitado para atuar nos serviços policiais.mas com a avaliação da vida pregressa e a investigação social tenho medo que eles descubram o meu problema consultando o orgão inss.isso é possivel? sera que eles consultam o inss,embora que eu tenha dado baixa no beneficio ? pois lendo comentarios de amigos que no curso de formação foram eliminados,ja que a investigação so acaba depois da nomeação.eles pedem a carteira de trabalho dos ultimos serviços a fim de que possam encontrar demissão por justa causa entre outros aspectos?estou na duvida se vale apena estudar tanto e depois ser eliminado por conta de algo que omitirei,pois eles investiga tudo.e a investigação não se restringi na vida criminal,mas alcança outros aspectos relevantes.preciso saber.é um sonho q depende de uma analise profunda nesse aspecto.recorro á vcs porque vejo experiencias na area policial principalmente policia federal.ja tem um ano que estudo,faço simulados fico na media de 80 pontos,faços exercicios e a tão temida natação e fico na media de 35 segundos enfim,estou realmente preparado nessa fase,mas a investigação é a minha pedra no sapato.algumas pessoas dizem que não tem problema,pois a PF so investiga aquilo que coloco na FIC,mas em se tratando de um orgão que tem bancos de dados integrados para eventuais consultas.Vcs podem sanar esta duvida ou essa questão é relativa? atenciosamente.

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito deste blog! Tem muitas informações que eu procurava. Alexandre e amigos, gostaria de saber a respeito da "investigação social". O que vocês veem aí como motivo para reprovação nesta fase? A gente deve se preocupar com isso? Tive um problema uma vez nas juizado especial (pequenas causas) com uma causa de danos materiais.. Coisa pouca, um acidente de trânsito onde estraguei o para choque de outro carro. Paguei 200 reais no acordo. Isso pode ser um problema? E multas leves de trânsito, pode afetar em algo? Muito obrigado amigos!

    ResponderExcluir