terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

"Não precisamos saber para onde vamos, nós só precisamos ir"



“Policiais deste imenso Brasil”... Acredito que esta parte do hino ilustra bem uma grande importância dentro do DPF que é a possibilidade de atuar em qualquer parte do território nacional. Baseado nisso, gostaria de alertar sobre a necessidade de ter prática de direção. Digo isso, devido ao fato de uma hora para outra você e mais um colega ter que percorrer grandes distâncias pelas rodovias. Não pensem que será escolhido quem gosta de dirigir ou possui experiência na estrada. Quando sai a ordem de missão é você e seu companheiro de trabalho! Detalhe é que você também não sabe o que vai fazer no local. É separar o material, roupas e partir. Este é o diferencial de nossa profissão. Nos grupos de colegas você apenas escreve: cidade X alguém??? Geralmente você sempre encontra um amigo na época da Academia Nacional de Polícia.

Semana passada tive a oportunidade de conhecer uma bela cidade “Goiânia” (mais uma que o DPF me apresenta). Na ocasião fui eu e dois colegas percorrendo um total de 1700 km. Para muitos, distância normal, mas eu ainda tenho receio quando vejo deslocamentos assim. O ritual geralmente é o mesmo: saber qual viatura, verificar óleo e demais itens de segurança, abastecer, lava jato e definir o horário de saída. Ao longo do caminho novas amizades são construídas - e de uma forma ou de outra - ao passar pelo colega nos corredores do trabalho nunca mais será a mesma coisa. “Cortar o Brasil”, observar lugares idênticos ao da propaganda “passa no posto Ipiranga” e  ficar sem sinal no celular - fazem com que você dependa ainda mais do colega que está ao seu lado.

Já perdi as contas dos lugares que conheci devido a minha profissão (e olha que eu não sou de viajar). Quem for solteiro ou estiver precisando de dinheiro terá muitas oportunidades. No início é mais complicado, pois geralmente “novinhos” gostam de viajar. Porém, nas lotações com policiais mais antigos são poucos os voluntários para missão.


Vestir o uniforme preto, desvendar mistérios do Oiapoque ao Chuí e poder morar em qualquer região do país foram fatores determinantes para que eu pudesse me tornar um Policial Federal. Bons estudos amigos, aguardo vocês aqui.

76 comentários:

  1. Grande Alexandre e demais colegas, é um prazer ler posts novos! fico todos os dias em buscas dessa inspiração(posts), sei que a vida de você é muito corrida, obrigado por dedicar um tempinho para nós! quanto a dirigir a longas distancias, para mim não há nenhum problema. Só não achava que deslocamentos assim era feito via automóvel, pensei que a chefia disponibilizava passagem aeréa, mas pegar estrada é muito bom! como você disse Alexandre, faz necessário que o seu companheiro esteja preparado tbm. e quanto ao concurso nada de novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria das vezes deslocamos de avião, mas podem existir motivos especiais para irmos de viatura.

      Em relação ao concurso recebi a informação em off de que estavam definidos o primeiro concurso: delta, perito e escrivão e após agente (existe um movimento exigindo concurso p papiloscopistas), mas nada é oficial.

      Estamos juntos meu amigo.

      Excluir
    2. Obrigado meu amigo, ainda quero poder conhecer você pessoalmente, o dia que estiver aqui por São Paulo não exite em me avisar, podemos tomar umas brejas ou suco mesmo rs. Qualquer desses que sair esta de bom tamanho, visto que as matérias são bem parecidas! pelo que o companheiro Flopess disse, para o edital escrivão existe pequena diferença no edital né? parece que algumas matérias são tiradas e entra arquivologia, bom vou dar uma olhada em relação a isso! estamos juntos!

      Excluir
    3. Será uma honra meu amigo grande abraço.

      Excluir
  2. Sensacional irmãos, vibro muito com esse blog, todo dia venho aqui ver se tem alguma novidade. Alexandre não sei se vc já abordou esse assunto, mas na prova vc se ateve mais a algumas disciplinas ou focou em tudo..Andei dando uma olhada nas provas e vi que as disciplinas como português é RLM caem bem mais.... Tô estudando tudo, mas sinto que algumas coisas acabam sendo irrelevantes e consomem muita energia para o aprendizado e acabam caindo 4 questões. Dá essa moral pra gente. Kkkk

    ResponderExcluir
  3. Após eu explorar vários tipos de materiais um colega de curso fechou as seguintes matérias em um curso: contabilidade, afo, economia e RLM. Paralelo a isso eu entrei na "turma da vitória" de informática. O professor ficava rodando o edital... Zerava e começava novamente. Fazia uma turma de exercícios cespe apenas de português, além de simulados... Estas matérias q citei fui aperfeiçoando, não sei se deu certo, mas passei!!!kkkkk

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com relação as outras disciplinas qual foi o seu critério? desculpa te importunar, isso realmente me traz muita dúvida...

      Excluir
    2. Eu estudava todas as matérias, mas gastar dinheiro com aulas foram as q citei acima. Vale salientar q eu já tinha uma boa bagagem de estudos por isso optei por esta tática.

      Excluir
  4. Boa tarde!
    Muito bom o post, como sempre!
    Motivante demais!!
    Espero em breve estar em missão também, se Deus quiser!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Alexandre acompanho o blog a um tempo, e tenho uma duvida, apos o concurso de remoção, tendo vaga para a cidade natal do policial ele fica ate aposentar nessa lotação se quiser ou existe a possibilidade do DPF pedir o mesmo para ficar alguns anos em outra unidade, ou tipo um prazo para ficar em uma lotação.

    ResponderExcluir
  6. Na prática você só sai se quiser. Pode ser que vc receba um convite e caso concorde mude de lotação. Chegou na sua lotação desejada poderá se aposentar por lá. Não se preocupe com isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. E ai Alexandre...mais uma excelente matéria, show de bola, também achei que era só de avião! Pode nos dizer qual a situação do adicional de fronteira hj na PF, se não me engano até o último post, somente os servidores que estavam no Acre recebiam, sabe alguma coisa a mais?
    Grande abraço, e parabéns pelo post;....

    ResponderExcluir
  8. Grande parte das categorias que recebem o adicional de fronteira entraram por Brasília. Em dezembro a liminar de grande parte dos agraciados caiu. A ação da associação que engloba APF, EPF, PPF, e AADM ganhou o direito em setembro mas até agora, por trâmites administrativos não foi pago. O problema é que está ação tbm se iniciou em Brasília e dizem que está não mão do mesmo desembargador que derrubou as demais, ou seja, praticamente nasceu morta.

    Existem categorias q entraram em seus próprios Estados e estão no aguardo ou até mesmo recebendo, porém eu não sei quais são p exemplificar.

    Aumenta a pressão por regulamentação. Existe um documento único da PF, PRF e receita unificando uma lista com as cidades. Vamos ver se adianta alguma coisa.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Bom dia...Como funciona a lotação para peritos? tem a ultima listagem?

    ResponderExcluir
  10. Putz, não tenho listagem. As lotações p peritos são melhores. A delegacia deve ter uma estrutura p existir a perícia. No acre, por exemplo, só existe perito na capital.

    Infelizmente não tenho muita informação p te passar. Se algum colega puder ajudar...

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Alexandre... sabemos que o crime não para, essas grandes operações que você descreveu no post, rola todo mês, quero dizer que praticamente toda semana em essas viagens seja de carro ou avião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia muito de acordo com a sua lotação. Galera do Paraná, com a lava jato, estão sendo acionados a todo momento. O deslocamento não ocorrem só para Operações. Existe também a necessidade administrativa, cursos, seminários, escolta de presos e etc...

      Excluir
  12. Fiquei muito feliz por encontrar um blog tão completo e motivador sobre concursos como este. Lhe dou os parabéns pelo trabalho executado aqui e humildemente peço licença para criar meu próprio blog nos formatos do seu para narrar minha caminhada rumo a RFB.
    Fique com Deus, um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Será uma honra meu amigo. Existem muitos colegas que sonham com a RFB, órgão este que fiz muitos amigos, principalmente nas regiões de fronteira. Você já faz parte da RFB ou está estudando?

    abs

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde companheiros, como sempre uma ótima postagem. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual material utilizar. Devo estudar por livros ou por uma apostila de qualidade? ou vai depender do nível que estou? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estiver fazendo nenhum curso online, te indico comprar apostilas do Ponto, e mesmo assim vai ter que complementar com com livros , porque o cespe sempre cobra algo a mais e que você só vai encontrar em livros. Então estude pelas apostilas e se precisar aprofundar utilize alguns livros, eu particularmente estudo contabilidade e economia por livros... mas cada um tem seu jeito.

      Excluir
    2. Olá Gustavo, blz? Cara, indico exclusivamente as apostilas do Ponto e do Estratégia. Sem necessidades de livro. Os livros tendem a ir muito a fundo, coisa que não é comum ser cobrada em nosso concurso. Já que a cobrança é de "Noções". Um questão ou outra pode vir um pouco mais complexa, mas não compensa o tempo gasto.
      A única coisa que usei além das apostilas foi uma gramática do Agnaldo Martino. Aí é uma situação específica que caem 30 questões (25% da prova), daí vale sim a pena. De 30 questões que caiu, acertei as 26 que marquei.
      Bons estudos!

      Excluir
  15. Alexandre, acompanho o Blog há algm tempo..
    Parabéns pela sua disposição em ajudar todos aqueles que querem fazer parte da PF, como é o meu caso. Estou abrindo mão do exército pra ir pra pm de Fortaleza (ganhar um pouco menos porém ter mais tempo livre e estudar pra PF). Muitos me julgam louco..mas, vou provar que estão errados!
    No mais agradeço sua boa vontade de tirar a dúvida de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho é sonho meu amigo!!! Você teve peito, parabéns!!!

      Caia dentro dos estudos. Em breve estaremos juntos.

      Abs

      Excluir
  16. Boa tarde Alexandre! Quanto tempo em média demora para voltar para o Estado de origem, no meu caso RJ, não que isso seja uma preocupação, e sim informação mesmo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei 3 anos e localidade de pontuação 4. Posso estar enganado, mas acho que daria p pegar campos RJ. O que vai dizer o tempo p o seu retorno é a cidade onde está lotado (pontuação). Niterói e a capital são bem disputadas,seguidas por volta redonda. Pontuando 4 por dia chutaria 6 anos p conseguir a remoção.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez pelos os esclarecimentos, grande abraço.

      Excluir
  18. Grande Alexande,com o seu conhecimento você acha que o próxima concurso da PF virá igual ao último, quero dizer, 70 Básicas e 50 específicas, para APF? E sabe dizer se a pontuação para Manaus é alta? Obrigado desde já, um abraço!👍💪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando digo pontuação, quero dizer sobre ir para essa lotação, no caso Manaus, depois do tempo de fronteira, claro! 👍

      Excluir
    2. Manaus, na primeira remoção vc pega. Alto índice de rotatividade. Pode ir inclusive direto da ANP, pois no meu concurso foram ofertadas vagas p lá.

      Abs

      Excluir
    3. Em relação a quantidade de questões na prova grande probabilidade de ser a mesma. O que sempre vem mudando é o número de questões por disciplina.

      Abs

      Excluir
  19. Ai alexandre ... diz pra gente quais são as cidades mais disputadas em um processo de remoção, ou um post sei lá? grande abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil pergunta, mas acredito que seja: Rio de Janeiroapitais do nordeste com exceção de São Luís MA, Florianópolis, vitória ES e cidades de Santa Catarina.

      É mais ou menos isso.

      Abs

      Excluir
    2. boa ... ja deu pra dar uma noção de quem quer voltar pra casa, o que vai ser disputado, sendo assim resta ir pra uma cidade de 4 pontos e ficar um bom tempo , quatro ou cinco anos!
      Muito obrigado...

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Fala, Alexandre! Tudo bem ?
    Tenho 24 anos, Carioca, sou Militar de Carreira das FFAA, porém insatisfeito com a minha atividade atual e especialidade.
    Tenho o perfil totalmente operacional, porém escolhi a especialidade errada, enfim... Papirando pra sair.
    Dentro da PF, qual a forma de trilhar um caminho mais operacional ? Claro que levo em consideração que a PF não é ostensiva, e sim, Polícia Judiciária, mas, há unidades majoritariamente operacionais além do COT e CAOP ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Gláuber Lopes,
      bem vindo a essa luta constante por uma vaga na PF!!

      Estude que você chega lá!!
      Eu também estou na luta e já há algum tempo!!!

      Novinho você, tanto de idade como de FFAA, certo?
      Também sou das FFAA, de carreira. Já estou nas FFAA há 17 anos.
      Você diz que escolheu a especialidade errada?! És de que arma, quadro, serviço? Oficial ou Praça?
      Estás servindo no Rio mesmo?

      Abração e bons estudos!!!

      Excluir
    2. Fala, meu camarada! Chegaremos sim, irmão.
      Tenho 4 anos de Força Aérea, sou 3º Sgt especialista em Administração.
      Sirvo no Hell de Janeiro mesmo, dessa forma, qualquer lugar é lugar...

      Excluir
    3. Bem, se é 3° Sgt então posição de sentido pra falar com o primeirão aqui!!! kkkk
      Brincadeira!!!

      Sou 1° Sgt do Exército!! Serviço de Intendência! Sirvo em quartel aqui mesmo em minha terra - Pernambuco.

      Teu nome de guerra não é Lopes não, né? kkkk

      Abração e bons estudos!!!

      Excluir
    4. Kkkkk...É isso aí, antigão !
      Meu nome de guerra é o primeiro mesmo.
      Pernambuco é uma terrinha muito boa. Meu pai é de Paulista-PE.
      Além disso, dentre os "cabeças de turma" da minha turma havia uma galera de PE.
      Vi que o estágio, na Caatinga, do COT foi com a galera da brioza PMPE.
      Espero ter essa oportunidade na minha etapa...
      Nos vemos na ANP,antigão !
      Um abraço!

      Excluir
    5. Oxente, que coincidência!!

      Eu trabalho no Recife, mas moro em Paulista. kkk

      Excluir
  22. Oi...Alexandre !
    Você pode nos contar um pouco sobre a investigação social no concurso da PF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhes não podem ser citados, mas a dica que eu dou é não omitir nada. Escrevi tbm p um colega sobre isso neste mesmo post.

      Abs

      Excluir
  23. grande Alexandre, um homem com um coração enorme e que tive o prazer de conhecê-lo. Continuo firme e forme na minha labuta. Logrei êxito em minha primeira aprovação (a primeira a gente nunca se esquece haha), e você sabe que FAZ PARTE dessa e das demais que ainda virão. Espera-me que logo mais estou chegando. Rumo á ANP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh garotooo!!! Vc fez por merecer!!! Olha que coisa boa o estudo rendendo frutos. A partir de agora a motivação cresce e o seu é o limite.

      Abs

      Excluir
  24. Alexandre,vc pode falar mais sobre a investigação social da PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigação social não tem mistério, desde que seja elencado tudo o que for solicitado na FIC. O grande problema são omissões que são descobertas pelo DPF. A minha dica é não omitir nada.

      Fiquem tranqüilos nesta etapa são poucas pessoas não indicadas e com certeza devido a problemas bem graves. Já as omissões, mesmo que pequenas, pode gerar um grande problema.

      Abs

      Excluir
    2. cara vc é o cara.kkkk sempre respondendo nossas inumeras perguntas.

      Excluir
  25. Que orgulho vê a PF nas ruas com muitas operações a de ontem foi a maior da instituição, quando vejo o irmãos de preto atuando só me da mais vontade de ombrear com eles em cada operação dessa, parabéns a Policia Federal... orgulho!!

    ResponderExcluir
  26. Agradeço o elogio em nome do DPF. São pessoas apaixonadas assim que precisamos em nosso quadro.

    Vamos à luta.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! espero um dia esta nessas missões também. continuem fazendo bonito a população agradece.

      Excluir
  27. alexandre na sua humilde opinião,qual concurso abre primeiro APF ou EPF?

    ResponderExcluir
  28. Olá Alexandre!! Primeiramente, já faz um bom tempo que acompanho o blog, há uns 2 anos, e nunca escrevi, mas gostaria de te agradecer bem como os demais colaboradores pelas informações e disponibilidade conosco. Estou estudando bem há quase um ano, focado nesse sonho que decidi por fim tentar realizá-lo. Já que um colega entrou e vc respondeu sobre o tema Investigação Social, gostaria de te fazer uma pergunta: Sofri um processo de despejo e cobrança de dívida e e fui condenado a pagar a dívida, mas ainda não consegui.. Na época tinha sido demitido do emprego em outra cidade, entrei em depressão e tal, enfim.. Gostaria de saber de vc ou dos demais colaboradores se esse fato pode me causar a não indicação pela investigação social?? Isso tem me tirado a tranquilidade, pois só tenho estudado e apenas para o DPF, portanto seria uma grande frustração todo esse estudo e expectativa ser em vão.. Desde já agradeço a atenção, e envio um forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Aproveito a pergunta do colega e faço também meu questionamento: SPC/SERASA elimina?

      Entrei umas duas vezes (pagamento atrasado da faculdade e mais recentemente cartão de crédito), mas foi coisa rápida (menos de uma semana em ambos os casos), será que interfere na Investigação Social?

      Desde já agradeço pela atenção!

      Excluir
  29. Fiquem tranqüilos. Este fato é o que mais leva colegas a prestarem esclarecimentos durante o curso. Se o caso existe e constar na "fic" cite o caso "não omitir". Durante o curso provavelmente vcs prestarão esclarecimentos sobre o caso. Uma coisa é certa: se vc for eliminado e ficar sem emprego como vai pagar? O que acontece de fato é que na hora da pressão quem pode pagar quita a dívida ou negocia. Existem casos de cobrança tbm que o colega nem sabia. O ideal é, se aprovado, já tentar uma negociação p deixar o caso ainda mais tranquilo.

    Quero salientar que numa trabalhei com investigação social e tbm não sei os critérios de avaliação. Falo em relação aos casos que acompanhei na ANP e todos foram resolvidos sem problema (pelo menos q tive conhecimento).

    Foquem na prova, pois isso não será problema.

    Abs

    ResponderExcluir
  30. Pedro,

    Atire a primeira pedra quem nunca entrou no spc ou serasa!!!kkkkk

    Relaxa vc será apenas mais um na multidão. Bons estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas respostas, Alexandre.
      Realmente quem já não foi sócio do SPC/SERASA?? rsrsrsrsrs...Acontece nas melhores famílias! hehe
      .
      Só fiquei com uma dúvida:

      Eu entrei e já saí, mesmo assim eu terei que informar isso no FIC, ou é melhor ficar quieto, uma vez que já aconteceu a mais de 1 ano?

      Desde já agradeço a atenção!

      Abraços.

      Excluir
    2. Alexandre,

      Aproveito e faço uma sugestão de postagem, caso você não se interesse a fazê-la, lhe peço que considere a possibilidade de me passar estas informações via e-mail.

      É um assunto que nunca vi ser abordado em lugar algum, é sobre o aspecto HUMANO da ANP.

      Já vi muitas postagens sobre a questão dos TAF's e provas na ANP, mas nunca vi ninguém falar sobre a questão humana da coisa.

      O que quero dizer com isso?

      Gostaria de saber como é o dia-a-dia na ANP:

      - Sobre o alojamento (quantos por quarto, como é feita esta escolha);

      -Sobre banheiro (cada alojamento tem o seu, ou é comunitário tipo vestiário);

      -Sobre os momentos de relaxamento;

      -Sobre os momentos das refeições;

      -Se podemos usar a academia/piscina/biblioteca/jogar um futebol como forma de lazer;

      -Questão da vestimenta (se a todo momento temos que usar algum tipo de uniforme, ou depois das aulas podemos usar roupa pessoal;

      Se é necessário ir de carro para o curso (ou temos um guarda-volume onde podemos guardar nossos pertences);

      Como funciona a questão de lavar roupas (cada um lava a sua quando bem preferir ou tem um dia específico ou tem uma pessoa que lava, sei lá);

      Enfim, meu camarada, gostaria muito de saber sobre este aspecto mais Humano da ANP, algo que foge completamente sobre o lance tradicional que sempre lemos por aí (TAF's e demais cobranças).

      Agradeço demais se puder me responder com uma postagem, pois acredito que outros também tenham a mesma dúvida que eu.

      Caso ache melhor falar em particular, deixo aqui meu e-mail:

      pedropcn1986@gmail.com

      Sei que ainda é cedo pensar em ANP, não quero colocar a "carroça na frente dos bois", mas para mim este assunto é algo que tenho bastante interesse, é essencial.

      Grande abraço.

      Excluir
    3. Boa noite Pedro, sei que não perguntou para mim, mas acredito poder esclarecer algumas coisas.
      Se eu falar algumas besteira alguém por favor me corrija.
      Os alojamentos são de quatro ou seis ocupantes, sendo que as camas são beliches. Cada quarto tem seu banheiro, geralmente com uma privada, duas pias e dois chuveiros elétricos.
      Em baixo do refeitório tem uma sala de TV com wifi e sala de jogos, sendo que nas horas de folga era permitido aos alunos frequentar o local.
      Na época em que estava lá não era permitido usar o campo de futebol, academia e piscina fora dos horários de aula. Apenas era permitido usar a pista de corrida.
      La tem um refeitório com uma empresa terceirizada no comando, a comida é razoável, eu gastava em torno de 30 reais por dia com alimentação.
      Após sair das aulas você pode ficar com roupas normais na área dos alojamentos, porém para se deslocar pela ANP tinha estar uniformizado, a não ser que estivesse em direção ao portão para sair da ANP.
      Sobre as roupas, muita gente lavava no banheiro, mas tem o Seu Laércio que ia lá duas vezes na semana buscar as roupas para lavar. Ele tinha o preço tabelado por peça de roupa. Esse mesmo Senhor ao final do dia ficava na frente da ANP fazendo serviço de UBER, levando o pessoal para os postos Colorado e Flamingo, pontos próximos a ANP em que os alunos vão comer ou tomar uma cerveja. Mas se puder ir de carro para lá, recomendo bastante. Dentro dos alojamentos tem armários com gavetas para guardas as coisas. Pessoal guardava as coisas lá e o que não cabia ficava nas malas. Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
    4. Fala meu amigo,

      Obrigado pelo auxílio. Eu não seria tão feliz na explicação. Se tiver alguma experiência ou dica p compartilhar manda email: santosla1@hotmail.com

      Abs

      Excluir
    5. Boa noite Luiz Gustavo!

      Brother,

      Muito obrigado pela resposta, me ajudou bastante!

      Esclareceu várias dúvidas que eu tinha.

      Fiquei surpreso e curioso com duas coisas:

      "eu gastava em torno de 30 reais por dia com alimentação."

      Nossa, caro hein!?!

      Não imaginava que fosse tanto assim, creio que torna-se necessário o candidato ter pelo menos uns R$ 4.000 ou 5.000 de reserva! Bem puxado!!

      ..."Esse mesmo Senhor ao final do dia ficava na frente da ANP fazendo serviço de UBER, levando o pessoal para os postos Colorado e Flamingo, pontos próximos a ANP em que os alunos vão comer ou tomar uma cerveja".

      DIA??

      Achei que os alunos só fossem liberados aos sábado à partir de meio dia.

      Te agradeço novamente pela presteza em me responder.

      Abraços.

      Excluir
    6. Pedro, é bom lembrar que os alunos recebem um auxílio mensal, que é metade do valor que será percebido no cargo.

      Excluir
  31. alexandre sei que é cedo de mais para dizer algo a respeito,mas ja que vc esta nos oferecendo um suporte incrivel em relaçao ao concurso e principalmente á motivação de lutar por um sonho tão disputado por muitos,enfim,vc é raro caro amigo.melhor blog q tenho orgulho de participar.na sua opinião qual concurso virá primeiro APF OU EPF?outra, é verdade que APF vivem viajando em missão? e os EPF tambem? ATENCIOSAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EPF e depois APF. Não existe uma regra p isso, mas na rendição da fronteira, estes dois cargos costumam oscilar. Imagine o seu cargo ficando e o outro sendo rendido 2x. Eu falei entre APF e EPF, pois os papiloscipotas costumam viver com este problema. Agora, também existe a possibilidade do concurso sair junto, mas acho muito remota está possibilidade.

      Excluir
    2. Não viajam tanto assim, depende do seu interesse. Quem não quer viajar viaja em média 30 ou 60 dias por ano. Já quem tem interesse depende da sorte.

      Excluir
    3. Na pratica escrivão fazendo a função de escrivão viaja menos que o agente.

      Excluir
  32. Luiz Gustavo gostei do seu comentario isso nos motiva mais ainda.tenho uma duvida em ralaçao aqueles que ja moram em Brasilia DF,sei que o regime é de internato,mas os que moram aqui tem possibilidade de dormir em casa ou não?

    ResponderExcluir
  33. Todos são liberados sábado ao meio dia e necessitam retornar segunda pela manhã antes das aulas. Durante a semana vc ficará na anp

    ResponderExcluir
  34. OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO.SO VC SABE O QUANTO É DURO ESTA AQUI DO OUTRO LADO SONHANDO COM A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAR DO DPF,AS LUTAS QUE ENFRENTAMOS E AS VEZES AS INCERTEZAS DE UM FUTURO BRILHANTE.COISAS DESSE TIPO QUE CONVIVEMOS DIARIAMENTE E PARECE QUE TODO O ESFORÇO NÃO RENDE NADA.SO VCS SABEM O QUANTO É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PARA NÓS A AJUDA DE VCS.TEMOS UMA LUTA PELA FRENTE A NÍVEL NACIONAL.OBRIGADO POR ESSAS INFORMAÇOES DE GRANDE VALIA.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite pessoal, acompanho o blog.
    Sou Sargento do exército e estou atrás da minha vaga na ANP, tenho uma dúvida enorme em saber quando é removido de estado nós das forças armadas recebemos uma movimentação que é um dinheiro que dá pra comprar os móveis e etc.
    Na pf também funciona assim?

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pela conquista cara! Estou estudando para o próximo concurso de agente, vc acha possível q a primeira lotação seja numa capital do norte mais não em região de fronteira? Palmas-TO seria minha primeira opção.

    ResponderExcluir