sábado, 27 de fevereiro de 2016

Em busca do ideal 2016



Boa tarde rapaziada!!!

Passou o carnaval e a partir de agora o ritmo deve ser acelerado. Apesar de todas as expectativas no Mundo dos concursos federais, sabemos que para ingressar na Polícia Federal a cobrança está cada vez maior. Iniciamos este blog com o objetivo de "desvendar" um pouco os mistérios de DPF. Ao longo destes quase 3 anos fizemos diversas amizades ao longo deste imenso Brasil.

Sinceramente chegou um certo momento que não tinha mais ideias, pois acreditava que os assuntos estavam esgotados. Tivemos alguns colaboradores que foram fundamentais para o andamento deste trabalho cada um dando a sua importante contribuição. Atualmente temos duas pessoas fundamentais: Caverna e Wellington Macedo (ambos policiais federias nos últimos concursos)são pessoas que precisamos enaltecer dentro deste trabalho e por isso se tornaram administradores do blog.

Recebo e-mails de diversas regiões do país e me sinto realizado por isso, assim como os demais colegas. Estava pensando em criar algo mais específico para a aprovação nos concursos do DPF. Sinto que podemos colaborar e estarmos mais próximos a vocês. Observo também algumas pessoas orientando os estudos dos concurseiros e isso ajuda muito no dia a dia principalmente no âmbito da motivação e organização. Além disso, existem as demais etapas do concurso que tiram o sono dos concorrentes.

Assim, resolvi conversar com ambos os colegas e quem sabe podemos criar em breve um grupo restrito focando exclusivamente o ingresso no Departamento de Polícia Federal. Acredito e muito nos colegas, pois como vocês mesmos são testemunhas, fazem isso por amor. Muitos colegas aqui estão por "um detalhe" de ingressar no Órgão e outros apesar de não ter muito tempo de estudos precisam otimizar os estudos. Como todos sabem demorei 5 anos para realizar o meu sonho e sou muito feliz, sinceramente, faria tudo novamente.

Dessa forma senhores, em breve podemos anunciar um trabalho mais restrito e profissional a ponto de elevarmos a sua motivação fazendo com que você esteja cada dia mais próximos ao almejado "sonho". O blog em nada vai mudar continuaremos da mesma forma, porém, "poderemos"ter um trabalho em paralelo. Já conversei com os colegas e acredito que eles vão aceitar o desafio.

E você, está disposto a aceitar este desafio???

ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS " nem melhor nem pior apenas diferente".

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Planilha de Controle de Estudo/Cronograma - Link pra Download

Salve Salve galera! Blz?!

Seguinte, está ficando inviável pra mim responder a todos pra envio da planilha. Resolvi compartilhar pra ficar mais prático. Só clicar e baixar!


https://drive.google.com/file/d/0B0QWi4rN2JNXNkRIclFaTHh0RTA/view?usp=sharing

Legenda: AFO - Item 3 da matéria de administração (Administração Financeira e Orçamentária).

Mas meu email continua à disposição pra qualquer dúvida ou opinião que você possa querer falar comigo: lingworks@hotmail.com

Bons estudos!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Título: Técnicas de Estudo - Parte II - Cronograma



Olá concurseiros, Blz? Insane mode:ON?? Haha. Finalmente a parte II está pronta! Risos...

E o cronograma que estou enviando a vocês por email está sendo útil? Pergunto porque o assunto que irei abordar neste post é um complemento da organização dos estudos. Espero conseguir fazer com que vocês compreendam a relevantíssima importância do resumo e também dar um caminho que como chegarem a um resumo realmente eficiente, eficaz e como utilizá-lo.

O resumo deve ser o mais objetivo possível e de rápida leitura para que tenha efetividade; não é só sentar e sair escrevendo tudo que “acha importante” da matéria que fará do seu resumo algo útil. Pelo contrário, quanto mais “coisas importantes” se escreve, menos útil ele se torna. Pode parecer contra-senso o que estou falando, mas explico: Tudo que se aprende durante o estudo tem a sua devida importância e merece a sua atenção, e na próxima prova esse conhecimento poderá ser necessário e fará a diferença entre ser convocado para o Curso de Formação ou continuar estudando para o próximo por mais uns 2/3 anos, assim sendo, se no resumo se escreve o que é importante, e no estudo tudo é importante, logo: Escreve-se a matéria inteira! Usando essa lógica o resumo perde a razão de existir. Então, já vai se “ligando” aí que, não é o fato de a informação ser importante que fará dela merecera de estar no sagrado resumo, risos.

O tamanho de um resumo que a meu ver é o ideal é uma folha (frente/verso) para cada 20 páginas de apostila. Ou seja, se a aula tiver 60 páginas, vai dar 3 folhas de resumo; se tiver 100 páginas, 5 folhas de resumo, isso é excelente, isso é um resumo de qualidade. Estamos falando de uma proporção de 10% resumo/apostila. Imagino que você esteja dizendo: Wellington, é impossível! Hahaha. A maioria dos resumos que vejo, a proporção resumo/apostila varia de 50 a 70%, isso é um absurdo, pelo amor de Deus, chame isso de qualquer outra coisa menos de resumo! Mas não julgo, quando não se tem uma base de como se faz, ele acaba ficando gigante mesmo. Os meus também já foram grandes no início, mas foram grandes porque não tive a oportunidade que vocês estão tendo agora, de ler um texto como esse escrito por quem passou exatamente pela minha situação, pelas mesmas dificuldades, pro mesmo cargo, explicando como é e como se faz e como se usa.

Já disse como deve ser, agora vou tentar lhe explicar como fazê-lo, seguinte: Não pegue uma aula nova e já vai lendo e fazendo resumo, não faça isso! Será um resumo feito às segas! Esse é o primeiro passo: Leia toda a aula e resolva os exercícios, tente apenas entender o assunto, se questionando e respondendo, vai ser difícil não escrever nada, a solução que encontrei foi a seguinte: guarde as canetas e cruze os braços, pode rir de mim, hahaha, mas funciona! Tendo esse primeiro contato com a aula e respondendo os exercícios verá o que realmente é cobrado nas provas sobre aquele assunto, com base nisso, quando for fazer a aula pela segunda vez faça primeiro os exercícios, logo que terminar, aí sim você faz o resumo procurando selecionar as informações do que é cobrado. Dessa forma já vai focando o resumo pra sua prova baseado na prática, e tendo sempre em mente a proporção de 10 páginas de apostila para uma página de resumo, 20 páginas de apostila para duas páginas (1 folha frente/verso).

Pode ser que dependendo do seu nível (iniciante) talvez seja necessário um resumo um pouco maior, sendo assim faça na proporção de 10 a 30%, não mais que isso! E sempre com o intuito de ir reduzindo ele até ficar nos 10%..

Neste momento você deve estar se perguntando porque estou apontando tanto para essa questão de tamanho, simplesmente porque é fundamental na racionalização do tempo! Explico: O ideal é estudar um assunto em um dia e no dia seguinte revisá-lo (creio que você nunca ouviu falar nisso, realmente não é algo que se ver falando por aí), mas como fazer isso sem comprometer as matérias do outro dia? Lendo o resumo pequeno e objetivo! Pela minha experiência, digo que a revisão do dia seguinte é mais importante do que estudar um conteúdo novo. Digo isso porque é comprovado que nós esquecemos muito mais coisas nas primeiras 24 horas do que ao longo de um mês. Seria mais ou menos assim: você decora hoje sobre um assunto, amanhã só irá lembrar de uns 60% (esqueceu 40% em 24h), e daqui a um mês só irá lembra de uns 40%, ou seja, as primeiras 24 horas é o pior momento da memorização, então se você der uma revisada as chances de esquecimento são absurdamente reduzidas, comigo isso foi um descobrimento e tanto, meu estudo ficou muito mais agressivo dessa forma, a minha memorização melhorou muito; desse jeito olhe o que ocorre: Você estuda hoje, amanhã ler o resumo, e no fim de semana revisa novamente e refaça outra vez os exercícios, lhe garanto, fazendo assim não tem como esquecer o assunto! E como o resumo vai ficar pequeno, em uns 5 a 10 minutos você ler ele todo e não atrapalha o cronograma. LEMBRE-SE SEMPRE DE LER O RESUMO! LEIA-O SEMPRE QUE PUDER, DECORE TODO O SEU RESUMO!

Sei muito bem que resumo não é algo simples de se fazer e exige uma certa experiência e prática pra ficar legal, mas eu garanto que se você colocar em prática o cronograma do qual tanto falo e buscar aprender a fazer um resumo objetivo, o seu estudo será muito bem aproveitado.

Tem gente que não acha necessário fazer resumo, ledo engano. Se você não faz resumo, ouso fazer o comentário a seguir: Ou você é um super dotado de elevado QI ou então seu estudo no médio/longo prazo não está rendendo, é insustentável. Conheci lá na ANP alguns que estudaram sem resumo, mas foi um estudo de curtíssimo prazo, coisa de 5 meses de estudo e a maioria que fez assim já possuía uma boa base de estudos anteriores, não saíram do zero...aí tudo bem, o resumo exige um certo tempo a mais, mas não é esse o nosso caso, sequer foi autorizado o concurso, então no mínimo teremos aí talvez até mais de um ano pro próximo de EPF e uns 2 anos pro próximo de APF, portanto, um bom resumo se faz necessário.

Quanto ao resumo que você já fez, veja o tamanho dele e compare com o que estou falando e se envergonhe! Hahahaha. Estou brincando...Eu comprei um caderno novo e fui refazendo meus resumos aos poucos, até porque muito do que está lá você certamente já aprendeu ou não é cobrado em provas, logo não tem necessidade de compor o resumo, portanto, na medida que os estudos forem evoluindo os seus resumos obrigatoriamente devem ir diminuindo, é como se fossem inversamente proporcionais um ao outro.

Infelizmente após a prova em 21/12/2014 me mudei duas vezes, e nessas mudanças acabei perdendo meus cadernos de resumo, se eventualmente eu encontrar eles irei digitar tudo e postar aqui pra vocês. Já deixo aqui a dica, procurem ao menos digitalizar os resumos pra isso não acontecer, e outra coisa, guardem eles bem guardados, resumo de qualidade é trabalhoso pra se fazer, é jóia rara, eu tinha muito ciúmes dos meus, só emprestava pro amigo que estudava junto comigo, e ele só emprestava os dele pra mim, isso porque sabíamos da dificuldade de se fazer bons resumos, então tínhamos muito cuidado, outros colegas me pediam pra levar pra casa pra darem uma lida e eu dizia não! Não por individualismo, mas porque certa vez emprestei e acabaram deixando filhos pequenos “brincar” com meu caderno e perdi 4 páginas de resumo muito bem trabalhadas. Sempre eu falava “não tenho como emprestar, mas se quiser ler, pode sentar aí e leia à vontade!”.

Já pra aqueles que estudam por vídeo aulas, infelizmente não tenho muita experiência, pois meu preparo praticamente todo foi por apostilas do Ponto dos Concursos e do Estratégia. Mas a aplicação é a mesma, você assiste a aula (como se estivesse lendo) e depois responde os exercícios, após isso volte a assistir as aulas e vai anotando o que cai nas provas. Não muda muito.

Espero ter ajudado!

Como dizia o pernalonga: “Isso é tudo pessoal!”. Hahahaha

Bons Estudos, vlw!


Meus posts anteriores:





quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

INSANE MODE: ON!



Iae pessoal, blz? Finalmente já estou empossado e operacional! É o meu primeiro post como Agente Federal! Hahaha.

Em menos de um mês já fiz escolta, barreira, levantamento de informação, intimação, apoio em fiscalização com cão farejador em aeroporto, correios...muito massa a atividade! Todo dia quando vc chega no trabalho não sabe como será, pode ser que o dia seja muito operacional ou não; é o que se diz aqui: “tudo pode acontecer, inclusive nada”, risos.

É impressionante a credibilidade e o tratamento que recebemos da sociedade de bem quando nos identificamos, a sensação é sem igual; a sociedade espera muito de nós e paga muito bem nossos salários; espero conseguir retribuir à altura com o melhor do meu trabalho.

Depois de um mês de muita atividade, agora em fevereiro estarei trabalhando em plantão 24/72, e hoje é meu primeiro dia, 24 horas em uma sala sozinho sentado “à espera de uma ligação”... hahaha. Só volto às atividades operacionais em Março...x(

Parando com esse “lálálá” e voltando ao assunto do post (risos)...

Firmeza nos estudos?! Início de ano é pra estar a todo vapor! Como eu gostava de dizer: Insane Mode: On! É isso mesmo, o papiro tem que estar no modo insano, agressivo, aumentando o conhecimento a cada dia, elevando a taxa de acerto nas questões, decorando mais uma lei, a cada dia mais confiante... E como saber se está insano? Da seguinte forma: Quando você ler alguma coisa e encontrar um erro de acento em alguma palavra vc vai saber o que está errado e como deve ser e o porquê. Quando ver obra pública vc vai recordar de licitação...obras...ampla concorrência. Quando ver em um jornal determinado crime, vai tipificar a conduta, verificar causas de aumento/redução de pena...concurso material, formal? Dizer se é da Polícia Federal/Civil...Se a perícia é obrigatória ou não...alguma excludente de ilicitude? Imputabilidade? Testemunhas...obrigação de dizer a verdade? Sim/não? Quando ver seus documentos ou de sua família ou trabalho vai analisar se estão acondicionados da forma correta, o que deve fazer pra ficar ‘no padrão’? Sua certidão de nascimento está se deteriorando, qual técnica de recuperação utilizar? Quando ouvir algo sobre balança interna/externa, oferta, demanda...vai saber do que se trata... e assim vai. O edital da PF é um dos mais interessantes que acho das carreiras policiais, pois as matérias envolvem bastante o dia-a-dia. Fazendo isso, além de provar que vc está no caminho certo vai servir também como uma espécie de revisão.

Bastante gente me enviou email solicitando a planilha de controle de estudos do meu último post, já enviei aqui pra muuuuuuuuuuuuita gente, gostaria de ter um feedback de você aqui no blog, como está sendo? Tá conseguindo “respeitar” a planilha? Muita dificuldade? Já está percebendo o benefício que ela proporciona?

Em breve vai tá “saindo” a parte II das técnicas de estudo.

Quem ainda não está com a planilha, meu email é lingworks@hotmail.com



Bons Estudos!